Nome do Curso / Conceitos (*)
Letras - Espanhol - Polo Sapiranga
Nível / Grau
GRADUAÇÃO / Licenciatura
Modalidade
A distância
Turno
INTEGRAL
Código UFPel
93654
Código e-MEC
1153383
Unidade
Coordenador
Criação e Reconhecimento
Curso criado pela portaria 694 de 24/05/2010.
Curso reconhecido pela Portaria nº 291 de 16/05/2014. Publicada na seção 1, página 23 do D.O.U. de 19/05/2014.

Contextualização

O Curso proposto pela Universidade Federal de Pelotas vem ao encontro da necessidade de formação de professores em língua estrangeira para atender à demanda da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), e assim criar novas pontes no processo educativo de alunos de 3º grau. O Curso foi idealizado em 2005 e teve seu Projeto Pedagógico aprovado pelo MEC em 2008, com inauguração no segundo semestre do ano seguinte. A iniciativa tem como objetivo a formação de professores habilitados no domínio dos princípios técnico-metodológicos de ensino da língua espanhola como língua estrangeira, nas modalidades presencial e a distância, ampliando suas perspectivas de atuação num mercado de trabalho cada vez mais baseado nas novas tecnologias da informação e da comunicação. Dessa maneira, o curso visa não somente à preparação de professores de espanhol, mas também à inovação no processo de formação docente, ao utilizar uma plataforma de EAD – Educação à Distância, potencializando o espaço e o tempo, permitindo a experiência e a formação em ambientes digitais.

Objetivos

Perfil do Egresso

Apesar de termos uma estrutura que procura dar suporte ao aluno no processo de ensino-aprendizagem, o aluno que estuda a distância precisa desenvolver a prática da pesquisa, uma vez que, seu aprendizado depende também de seu próprio interesse, esforço e desempenho. A organização do tempo do aluno para este processo é fundamental, já que o curso exige dedicação para o desenvolvimento das atividades propostas, mas não define os horários do aluno, excetuando no encontro presencial.

Competências e habilidades

Organização Curricular

Procedimentos e metodologias de ensino

Avaliação do ensino e da aprendizagem

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

Acompanhamento de Egressos

Matriz Curricular

2º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
20000378ESPANHOL IIObrigatória575
20000377FUNDAMENTOS DA EAD IObrigatória345
20000379INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS IIObrigatória460
20000381LINGUÍSTICA GERAL IObrigatória345
20000380PRODUÇÃO LEITURA E ESCRITA EM LÍNGUA PORT. IIObrigatória345
17360063PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃOObrigatória460

3º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
20000382ESPANHOL IIIObrigatória575
20000386FUNDAMENTOS DE EAD IIObrigatória345
17360064INTRODUÇÃO À METODOLOGIA DO ENSINO E DA PESQ.Obrigatória345
20000384LATIMObrigatória345
20000383LINGUÍSTICA GERAL IIObrigatória460
20000385TEORIA E CRÍTICA LITERÁRIASObrigatória345

5º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
20000392ESPANHOL VObrigatória575
20000394LIBRAS IObrigatória460
20000393LINGUÍSTICA APLICADA IObrigatória460
20000395LITERATURAS HISPÂNICAS IObrigatória460

6º Semestre

7º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
20000403COMPREENSÃO E PRODUÇÃO ESCRITA DE ELEObrigatória230
20000401ESPANHOL VIIObrigatória575
20000405ESTÁGIO CURRIC. SUPERVISIONADO ENS. MÉDIOObrigatória140
20000404LEITURAS HISPÂNICAS IIIObrigatória460
20000402LINGUÍSTICA APLICADA IIIObrigatória460

8º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
20000406ESPANHOL VIIIObrigatória575
20000409ESTÁGIO CURRIC. SUPERVISIONADO TUTORIA EADObrigatória120
20000407LITERATURAS HISPÂNICAS IVObrigatória460
20000408TCCObrigatória460

Complementares

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
17360061ATIVIDADES COMPLEMENTARESAtividade complementar200

Optativas

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
20000410LINGUÍSTICA GERAL IIIOptativa345

Alunos Matriculados

Nome Ano de ingresso Semestre de ingresso
IVÂNIA MÜHL DE MOURA20142
JAQUELINE RODRIGUES CANOFRE20142

Alunos Egressos

Nome Ano de ingresso Ano de conclusão
ANDERSON BRIZOLLA DE BASTOS20092013
BETÂNIA MÜLLER20092013
CÁTIA CILENE DA SILVA20092013
EDIANE CAETANO FETTER20092013
FELIPE ANDRÉ FRITZ20092013
GESLAINE TAÍS WASEM20092013
IANDARA JAQUES DA SILVA20092013
JAQUELINE JAQUES DA SILVA20092013
JOSÉ ROBERTO DA SILVEIRA20092013
JULIO ADRIÁN SOMARRIBA PEREIRA20092013
MARISA DE MIRANDA20092013
MARISA PINHEIRO20092013
MICHELE CABRAL SEVERO20092013
NOELI DA SILVA PIMENTA DOS SANTOS20092013
ROSA DE LIMA SCHNORR BOUFLEUR20092013
ROSELAINE DIEFENBACH20092013
ROSA MARIA PEIXOTO DA ROSA20092014
ANA GLÓRIA BLUME20142018
ANA PAULA BLUME SCHMITT20142018
ANDRÉ RICARDO CONSENÇA20142018
ANICEIA DE FATIMA POLESSO20142018
CAMILA JULIANA DA SILVA VARGAS20142018
CINARA VIRIDIANA ULMANN OLIVEIRA20142018
CLARICE MARIA LEAL20142018
ELIANE SOUZA DOMINGUES GOTTLIEB20142018
FABÍOLA GRASIELE GROSS20142018
FLÁVIA DA ROSA20142018
GRAZIELA DIAS FLOCKE20142018
JEAN RENATO ELGUY VILLAMIL FERNANDES20182018
JOBER KEITEL20142018
LEONEL JÚNIOR CEZARIO DA SILVA20142018
LUCIANE ANDRÉA BECKER DA CRUZ20142018
MARIA CRISTINA ALTENHOFEN20142018
MARUÁ FRANCIELE DE BRITO ELLWANGER20142018
MIRTA PUFAL PINTO RENNER20142018
POLIANA DA SILVA20142018
TERESINHA MELLO CASSANEGO20142018
VALDICLÉIA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BARATTO20142018
VIVIANA ALVES DE MORAES MORENO20142018

(*) Conceitos de curso:

(**) Vagas e formas de ingresso:

  • A0 - Ampla concorrência;
  • L1 - Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L2 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L5 - Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L6 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L9 - Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L10 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012
  • L13 - Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L14 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)

Localização e contatos

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