Nome do Projeto
Seminários de Dialetologia Hispânica
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
14/02/2024 - 19/03/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
A diversidade linguística, considerada um dos "grandes tesouros da humanidade", caracteriza-se por numerosos aspectos e condicionantes históricos, geográficos, sociais, culturais, econômicos, etc. No caso da língua espanhola, esta diversidade é sumamente interessante e rica, dado o grande número de países em que é falada. Neste contexto, é imprescindível que o profissional vinculado à área do espanhol (como língua estrangeira / segunda língua / ensino / tradução) tenha uma visão clara de dita heterogeneidade, para atuar pedagogicamente de maneira consciente e não reducionista. Os Seminários tratam de promover o conhecimento e o contato com as variedades do espanhol, nos diversos âmbitos relacionados.

Objetivo Geral

Investigar, conhecer e socializar aspectos geográficos, demográficos, culturais, particularidades linguísticas (fonéticas/fonológicas; lexicais; sintáticas), etc. das diferentes variedades da língua espanhola.

Realizar leituras e discussões sobre diferentes aportes teóricos relativos ao estudo das variedades da língua espanhola.

Acessar diferentes e variados bancos de dados relacionados ao tema das variedades, visando o conhecimento dos mesmos enquanto aportes para as práticas do profissional em formação.

Justificativa

Os Seminários propostos como projeto de ensino permitirão aos alunos participantes a familiarização com os diferentes aspectos que distinguem as variedades geográficas do espanhol. Neste sentido, amplia sua relevância ao proporcionar ao profissional em formação uma visão mais clara da diversidade que permeia a língua espanhola e do seu posicionamento frente ao questionamento: "Que espanhol ensinar / traduzir?".

Metodologia

Os seminários, que contarão com a participação de alunos da UFPel e convidados falantes nativos de espanhol, buscarão contemplar aspectos relacionados à:

EL LUGAR:

1) Situación geográfica (Mapa con indicación/ubicación de la/s región/regiones correspondientes).
2) Demografía (número de habitantes)
3) Situación lingüística (lenguas oficiales, por ejemplo).



ARTE Y CULTURA:

Principales aspectos culturales peculiares interesantes
(hábitos cotidianos, juegos infantiles, alimentación, vestuario, manifestaciones artísticas – ritmos, danzas, celebraciones, por ejemplo).


CARACTERÍSTICAS LINGÜÍSTICAS:

1) Plano fónico (pronunciación característica/diferencial; mostrar audio auténtico de la variedad – radio, por ejemplo). Para muestra del fónico, utilizar el Catálogo o la Radio Garden: https://radio.garden/

2) Plano gramatical (particularidades sintácticas, pronominales etc.).

3) Plano lexical (palabras o expresiones características/peculiares).

4) Diccionarios específicos (en línea, por ejemplo).

Outros aspectos poderão ser integrados aos seminários, no decorrer da realização das ações.

Indicadores, Metas e Resultados

Construção de conhecimentos e habilidades pedagógicas para o profissional da área de espanhol em formação.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA LUCIA PEDERZOLLI CAVALHEIRO RECUERO5
ANAÍS DOS SANTOS
ANDRÉ LUIZ SALDANHA ANDRES
Alessandra Meirelles Costa
CAROLINA ALVES
CAROLINA SALDANHA NUNES
EMANUELE CAMARGO VIEIRA
GEANE DANIELE RÖPKE ZITZKE
GIOVANA CANEZ VALERÃO
HENRIQUE FENZKE KÖNIG
Isabelly Felipe Marques
LUANA PERES GULARTE
MAIRA MARQUES FAO
MATHEUS DE AVILA LUIZ BATISTA
ROSALIA GARCIA HERNANDEZ

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