Nome do Projeto
Ensino de Primeiros Socorros
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
11/07/2022 - 31/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Projeto voltado para o ensino de primeiros socorros para disciplina de terapia ocupacional e medicina da universidade federal de Pelotas.

Objetivo Geral

trazer o aluno que já cursou a cadeira de primeiros socorros junto ao departamento de clínica médica, da faculdade de medicina da universidade federal de Pelotas, a repassar os conhecimentos adquiridos a novos ingressantes da cadeira de primeiros socorros. Além disso, oferece a possibilidade de reciclagem do conhecimento dos alunos de forma periódica, garantindo com que o conhecimento sempre esteja atualizado e de qualidade, servindo aos interesses da comunidade.

Justificativa

Através da lei Lucas o conhecimento em primeiros socorros tornou-se obrigatório em todo o território nacional em escolas e instituições de ensino superior. Através deste projeto, se objetiva ensinar aos alunos de graduação ingressantes em cursos da área da saúde técnicas de primeiros socorros compreendendo ressuscitação cardiopulmonar em adulto e crianças entre outras técnicas fundamentais para a manutenção da vida a partir do conhecimento do leigo

Metodologia

Os módulos são organizados e executados pelo professor com os multiplicadores respeitando as cinco etapas do ciclo de instruções proposto pela AHA:
1. preparar (briefing),
2. ensinar,
3. testar (avaliação) e corrigir (feedback),
4. fechar (debriefing) e
5. manter-se atualizado.
No final de cada módulo, o estudante deverá prestar uma prova prática com o professor coordenador. Os alunos que, naquele momento, não estiverem preparados para atuar de acordo com o protocolo proposto terão a chance de repetir uma vez mais a prova depois de retreinarem com os multiplicadores. Se não demonstrarem preparo para atuar de acordo com o protocolo proposto, terão que repetir todo o curso. Havendo mais de um professor em condições de avaliar, o estudante pode solicitar para fazer a prova com o outro professor. Os alunos aprovados e que tiverem demonstrado boa interação e boa iniciativa durante o curso, serão convidados a seguirem como como multiplicadores. Desses, os que tiverem interesse, serão entrevistados pelo professor e assistirão a aula de instrução para os novos multiplicadores.

Indicadores, Metas e Resultados

1. RCP adulto - ativo
2. RCP pediátrico – falta equipamento.
3. Primeiros socorros - ativo
4. Higiene das mãos – pronto
5. Acesso venoso periférico - ativo
6. Técnicas de estudo – projeto

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CARLOS KADIS MINEIRO DE SOUZA
CAROLINA IGANCI HEIDEN
CLAUDIA CALDEIRA GOMES5
CLEITON EUDIS NUNES SILVA
GABRIEL MARCELO RIBEIRO ROCHA
GEORGE FURTADO DE BORBA
GUSTAVO GOMES ORUGIAN SANTOS
GUSTAVO OLIVEIRA ANASTACIO SILVA
ISADORA NASCIMENTO SAVI
JULIA MARTINS LACERDA
LUAN LUCAS VALINS DA SILVEIRA
LUCIANO DE SIQUEIRA PIMENTEL
LUIS FELLIPE DE OLIVEIRA MANCO
MAITE ENZWEILER BARBOZA ALVES
MURILLO OLIVEIRA HONORIO
MURILO PERTILE CAMPOS
Nathalia Mahl Scherer
SAMIR LUIZ DOS SANTOS SCHNEID11
UBIRAJARA BORGES BARROS JUNIOR
VALENTINA SIQUEIRA RODRIGUES
YURI RAFFAELLI SANTOS

Página gerada em 13/04/2024 23:00:56 (consulta levou 0.158212s)