Nome do Projeto
Ensino de Primeiros Socorros
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
11/07/2022 - 31/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Projeto voltado para o ensino de primeiros socorros para disciplina de terapia ocupacional e medicina da universidade federal de Pelotas.

Objetivo Geral

trazer o aluno que já cursou a cadeira de primeiros socorros junto ao departamento de clínica médica, da faculdade de medicina da universidade federal de Pelotas, a repassar os conhecimentos adquiridos a novos ingressantes da cadeira de primeiros socorros. Além disso, oferece a possibilidade de reciclagem do conhecimento dos alunos de forma periódica, garantindo com que o conhecimento sempre esteja atualizado e de qualidade, servindo aos interesses da comunidade.

Justificativa

Através da lei Lucas o conhecimento em primeiros socorros tornou-se obrigatório em todo o território nacional em escolas e instituições de ensino superior. Através deste projeto, se objetiva ensinar aos alunos de graduação ingressantes em cursos da área da saúde técnicas de primeiros socorros compreendendo ressuscitação cardiopulmonar em adulto e crianças entre outras técnicas fundamentais para a manutenção da vida a partir do conhecimento do leigo

Metodologia

Os módulos são organizados e executados pelo professor com os multiplicadores respeitando as cinco etapas do ciclo de instruções proposto pela AHA:
1. preparar (briefing),
2. ensinar,
3. testar (avaliação) e corrigir (feedback),
4. fechar (debriefing) e
5. manter-se atualizado.
No final de cada módulo, o estudante deverá prestar uma prova prática com o professor coordenador. Os alunos que, naquele momento, não estiverem preparados para atuar de acordo com o protocolo proposto terão a chance de repetir uma vez mais a prova depois de retreinarem com os multiplicadores. Se não demonstrarem preparo para atuar de acordo com o protocolo proposto, terão que repetir todo o curso. Havendo mais de um professor em condições de avaliar, o estudante pode solicitar para fazer a prova com o outro professor. Os alunos aprovados e que tiverem demonstrado boa interação e boa iniciativa durante o curso, serão convidados a seguirem como como multiplicadores. Desses, os que tiverem interesse, serão entrevistados pelo professor e assistirão a aula de instrução para os novos multiplicadores.

Indicadores, Metas e Resultados

1. RCP adulto - ativo
2. RCP pediátrico – falta equipamento.
3. Primeiros socorros - ativo
4. Higiene das mãos – pronto
5. Acesso venoso periférico - ativo
6. Técnicas de estudo – projeto

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