Nome do Curso / Conceitos (*)
Engenharia de Controle e Automação
Enade (2019)3CPC (2019)4CC (2012)4
Nível / Grau
Graduação / Bacharelado
Modalidade
Presencial
Turno
INTEGRAL (MATUTINO+VESPERTINO)
Código UFPel
6900
Código e-MEC
1113663
Unidade
Coordenador
A0 | L1 | L2 | L5 | L6 | L9 | L10 | L13 | L14 | L30 | Total | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
NOTA DO ENEM 2023/1 | 3 | 1 | 1 | 1 | 1 | 7 |
Criação e Reconhecimento
Curso criado pela portaria 1561 de 06 de outubro de 2010.
Curso reconhecido pela Portaria nº 276 de 14/12/2012. Publicada no D.O.U. de 18/12/2012.
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 111 de 04/02/2021. Publicada na Seção 1, página 136 do D.O.U. de 05/02/2021.
Curso reconhecido pela Portaria nº 276 de 14/12/2012. Publicada no D.O.U. de 18/12/2012.
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 111 de 04/02/2021. Publicada na Seção 1, página 136 do D.O.U. de 05/02/2021.
Contextualização
A automação faz parte de um movimento global em direção ao que chamamos de sociedade da informação, uma sociedade que utiliza o computador em quase todos os aspectos de sua organização. Isso pode ser claramente percebido em nosso dia a dia, em bancos, em supermercados, em reservas de passagens nos aeroportos, etc. É a chamada automação comercial. Na área industrial a automação visa aumentar a qualidade, produtividade e segurança dos processos de produção, bem como preservar os trabalhadores de um ambiente hostil, como é o caso da soldagem robotizada muito utilizada pela indústria automobilística. A Engenharia de Controle e Automação demanda profissionais com conhecimentos interdisciplinares: em processos, eletrônica, mecânica e na Informática. Essa diversidade de áreas envolvidas, e a grande responsabilidade que pesa sobre os sistemas de automação e controle, fazem com que a Engenharia de Controle e Automação seja alvo de constantes aperfeiçoamentos tecnológicos, estando normalmente em fase com as tecnologias mais modernas existentes no mercado. A automação das atividades industriais é um dos principais requisitos para o desenvolvimento econômico do país e para uma participação mais eficiente da nossa indústria no mercado internacional. A região de Pelotas dispõe de um perfil econômico que envolve o setor agrícola a agroindústria e o pólo naval localizado na cidade de Rio Grande, com isso, está surgindo a necessidade da região sul do estado do Rio Grande do Sul de fortalecer a formação de profissionais com a visão ao processo de automação. É nesse contexto que a Universidade Federal de Pelotas propõe a criação do curso de Engenharia de Controle e Automação.
Objetivos
O curso de Engenharia de Controle e Automação tem como objetivo formar profissionais de nível superior, de perfil generalista, com visão ética e humanística, preparando-os para atuar de forma crítica e criativa na resolução de problemas ligados à área de Engenharia de Controle e Automação considerando, além dos seus aspectos técnicos, também as implicações políticas, econômicas, sociais e ambientais atendendo assim os preceitos das Diretrizes Curriculares Nacionais.
Perfil do Egresso
O Engenheiro de Controle e Automação será um profissional habilitado para o planejamento, supervisão, inspeção, execução de montagem, operação e manutenção de equipamentos e instalações de sistemas de automação e controle, podendo também participar da elaboração de projetos, incluindo o hardware e software em sistemas usados em controle de processos. A Engenharia de Controle e Automação espera formar profissionais com sólidos conhecimentos interdisciplinares: em controle de processos, sistemas eletro-eletrônicos, sistemas mecânicos e de Informática. Com uma formação abrangente, e uma diversidade de conhecimentos adquiridos, o Engenheiro de Automação e Controle pode ser considerado um Engenheiro de Sistemas, na sua área de atuação, diferenciando-se na sua formação, dos Engenheiros de processo (mecânico, elétrico, químico etc…). Espera-se, também, que o profissional formado possa desenvolver e gerenciar o seu próprio negócio, tornando-se um empreendedor capaz de gerar oportunidades de emprego e melhoria de qualidade de vida para a população, por meio da sua sólida formação crítica e criativa, capaz de considerar sempre os aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística.
Competências e habilidades
Em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino de engenharia, instituída pela Resolução CNE/CES 11/2002, o profissional formado em Engenharia de Controle e Automação deverá desenvolver, no que couber à sua habilitação, as seguintes competências e habilidades gerais:
I - aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia;
II - projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;
III - conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;
IV - planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia;
V - identificar, formular e resolver problemas de engenharia;
VI - desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;
VII - supervisionar a operação e a manutenção de sistemas;
VIII - avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas;
IX - comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
X - atuar em equipes multidisciplinares;
XI - compreender e aplicar à ética e responsabilidade profissionais;
XII - avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental;
XIII - avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia;
XIV - assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.
Organização Curricular
http://wp.ufpel.edu.br/ceca/matriz-curricular-2/
Procedimentos e metodologias de ensino
O processo ensino-aprendizagem de Engenharia de Controle e Automação é executado utilizando uma estrutura curricular híbrida: disciplinas tradicionais, ensino baseado em situações problemas e ensino baseado em montagem e execução de projetos, atividades complementares, trabalho de conclusão de curso e estágio.
O educando é preparado para descobrir as relações entre o conteúdo clássico das disciplinas e os problemas de engenharia que surgem na vida profissional. A realidade do educando é ampliada através de estudos de casos reais, experiências de laboratórios e projetos.
Projetos ou a solução de problemas de engenharia levantados pelo ambiente produtivo são, também, alvo de trabalhos em atividades de iniciação científica.
O ensino prima, ainda, pelo desenvolvimento, no educando, de uma postura pró-ativa baseada em análise crítica da situação-problema. Para isto torna-se fundamental desenvolver conteúdos estabelecendo uma relação custo/benefício, limites de aplicação, comparação com outros métodos, técnicas, conceitos ou algoritmos.
O formalismo matemático, a modelagem de sistemas, o raciocínio abstrato orientam as práticas pedagógicas, a fim de promover a capacidade de abstração, sobretudo nas disciplinas da área básica, e o relacionamento entre o conteúdo assimilados na disciplina e seus conceitos teóricos com sua aplicabilidade.
A criatividade é trabalhada em todas as atividades acadêmicas, o que é conseguido com liberdade de participação do educando. Proposições criativas e devidamente justificadas com argumentos adequados são estimuladas e consideradas relevantes para o processo de aprendizagem.
O empreendedorismo é cultivado em todas as disciplinas, levando o educando a buscar e empreender soluções criativas que levem à descoberta de novos conhecimentos, de técnicas e à aplicação de conceitos que caracterizem um novo processo ou novo produto.
Paralelamente a isto o aluno é incentivado a participar de uma Empresa Junior da UFPel conforme a sua vocação sendo que o seu envolvimento é anotado no histórico como atividade complementar. O processo ensino-aprendizagem, auxiliado por novas tecnologias de comunicação, suscita a curiosidade, o interesse e a capacidade de organização do educando, e permite a disponibilização de conteúdos por meio eletrônico, assim como a execução de trabalhos colaborativos que se utilizem de tais recursos.
Os conteúdos ministrados são relacionados com estudos atualizados na engenharia sobre o assunto, vislumbrando-se a possibilidade de trabalhos de iniciação científica, indicando ao educando a existência de um corpo de conhecimento, além do disponibilizado em sala de aula e, ainda, que eles podem contribuir para seu desenvolvimento. A formalização de problemas e experimentação de conceitos e técnicas são condições necessárias para a atuação profissional.
Deve ser criada a expectativa do uso de conceitos sem ambiguidade, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento científico do educando.
O ensino fundamentado em problemas e projetos leva à necessidade de se definir qual é a abrangência e profundidade adequadas destes. Embora não existam regras, os problemas e projetos devem ter tamanhos adequados que permita a aplicação dos princípios a aprender e o manuseio dentro das restrições de tempo disponíveis.
O educando é preparado para descobrir as relações entre o conteúdo clássico das disciplinas e os problemas de engenharia que surgem na vida profissional. A realidade do educando é ampliada através de estudos de casos reais, experiências de laboratórios e projetos.
Projetos ou a solução de problemas de engenharia levantados pelo ambiente produtivo são, também, alvo de trabalhos em atividades de iniciação científica.
O ensino prima, ainda, pelo desenvolvimento, no educando, de uma postura pró-ativa baseada em análise crítica da situação-problema. Para isto torna-se fundamental desenvolver conteúdos estabelecendo uma relação custo/benefício, limites de aplicação, comparação com outros métodos, técnicas, conceitos ou algoritmos.
O formalismo matemático, a modelagem de sistemas, o raciocínio abstrato orientam as práticas pedagógicas, a fim de promover a capacidade de abstração, sobretudo nas disciplinas da área básica, e o relacionamento entre o conteúdo assimilados na disciplina e seus conceitos teóricos com sua aplicabilidade.
A criatividade é trabalhada em todas as atividades acadêmicas, o que é conseguido com liberdade de participação do educando. Proposições criativas e devidamente justificadas com argumentos adequados são estimuladas e consideradas relevantes para o processo de aprendizagem.
O empreendedorismo é cultivado em todas as disciplinas, levando o educando a buscar e empreender soluções criativas que levem à descoberta de novos conhecimentos, de técnicas e à aplicação de conceitos que caracterizem um novo processo ou novo produto.
Paralelamente a isto o aluno é incentivado a participar de uma Empresa Junior da UFPel conforme a sua vocação sendo que o seu envolvimento é anotado no histórico como atividade complementar. O processo ensino-aprendizagem, auxiliado por novas tecnologias de comunicação, suscita a curiosidade, o interesse e a capacidade de organização do educando, e permite a disponibilização de conteúdos por meio eletrônico, assim como a execução de trabalhos colaborativos que se utilizem de tais recursos.
Os conteúdos ministrados são relacionados com estudos atualizados na engenharia sobre o assunto, vislumbrando-se a possibilidade de trabalhos de iniciação científica, indicando ao educando a existência de um corpo de conhecimento, além do disponibilizado em sala de aula e, ainda, que eles podem contribuir para seu desenvolvimento. A formalização de problemas e experimentação de conceitos e técnicas são condições necessárias para a atuação profissional.
Deve ser criada a expectativa do uso de conceitos sem ambiguidade, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento científico do educando.
O ensino fundamentado em problemas e projetos leva à necessidade de se definir qual é a abrangência e profundidade adequadas destes. Embora não existam regras, os problemas e projetos devem ter tamanhos adequados que permita a aplicação dos princípios a aprender e o manuseio dentro das restrições de tempo disponíveis.
Avaliação do ensino e da aprendizagem
A Filosofia da Avaliação
O curso entende a aprendizagem como ferramenta da construção do conhecimento e não meramente na quantificação, ao final do processo, dos conhecimentos adquiridos. Pretende-se, através de várias metodologias, que os alunos sejam atores da sua formação e não meros espectadores. Dentro das disciplinas, a ênfase solicitada é sempre neste sentido, de desenvolver as habilidades de raciocínio, através da problematização e contextualização do conteúdo e, aproveitar, sempre que possível, as experiências de cada um. Através desta visão é possível explorar de maneira natural a interdisciplinaridade.
A avaliação do desempenho discente é pautada nos objetivos e critérios de cada disciplina, determinados nos planos de ensino, e inclui a frequência e o aproveitamento acadêmico, em consonância com critérios e formas de avaliação propostos no Regimento Geral da UFPel. O processo de ensino/aprendizagem das Engenharias em geral deve ser coerente com a maneira como o raciocínio se desenvolve, buscando-se o aprendizado ativo através do envolvimento dos estudantes em atividades de descoberta. O professor não é um simples manancial de conhecimento, mas um orientador de estudos e experiências, em que os estudantes buscam informação pela ação e não apenas pela audição ou leitura. A avaliação, então, não se limita apenas na medição de conteúdos aprendidos, mas também de métodos cognitivos e habilidades adquiridas.
Com este intuito os instrumentos de avaliação são variados destacando-se: avaliação prática, avaliação teórica, seminários, atividades de prática de pesquisa, relatórios, estudos de artigos científicos, entre outras atividades que busquem a verificação das relações de ensino-aprendizagem. Devem ser priorizadas atividades que permitam uma avaliação contínua (formativa) e não apenas classificatória (somativa).
Operacionalização e o Registro das Avaliações
A verificação do aproveitamento do aluno será realizada por disciplina, abrangendo aspectos de assiduidade e avaliação de conhecimentos. A aprovação em cada disciplina é apurada semestralmente e fica condicionada a frequência do aluno de pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) das aulas teóricas e 75% (setenta e cinco por cento) das aulas práticas.
O aproveitamento será aferido em cada disciplina mediante a realização de, pelo menos, 2 (duas) verificações com o mesmo peso, distribuídas ao longo do período, sem prejuízo de outras verificações de aula e trabalhos previstos no plano de ensino da disciplina.
Os graus atribuídos aos trabalhos escolares serão em número de 0 (zero) a 10 (dez), admitida a primeira decimal. A média aritmética das verificações constitui a nota semestral, considerando-se aprovado o aluno que obtiver nota semestral igual ou superior a 7,0 (sete).
Considerar-se-á definitivamente reprovado o aluno que obtiver, média semestral inferior a 3,0 (três).O aluno que obtiver média semestral inferior a 7,0 (sete) e igual ou superior a 3,0 (três), submeter-se-á a um exame, versando sobre toda a matéria lecionada no período.
Considerar-se-á aprovado o aluno que, feito o referido exame, obtiver média igual ou superior a 5,0 (cinco), resultante da divisão por 2 (dois) da soma da nota semestral com a do exame.
O curso entende a aprendizagem como ferramenta da construção do conhecimento e não meramente na quantificação, ao final do processo, dos conhecimentos adquiridos. Pretende-se, através de várias metodologias, que os alunos sejam atores da sua formação e não meros espectadores. Dentro das disciplinas, a ênfase solicitada é sempre neste sentido, de desenvolver as habilidades de raciocínio, através da problematização e contextualização do conteúdo e, aproveitar, sempre que possível, as experiências de cada um. Através desta visão é possível explorar de maneira natural a interdisciplinaridade.
A avaliação do desempenho discente é pautada nos objetivos e critérios de cada disciplina, determinados nos planos de ensino, e inclui a frequência e o aproveitamento acadêmico, em consonância com critérios e formas de avaliação propostos no Regimento Geral da UFPel. O processo de ensino/aprendizagem das Engenharias em geral deve ser coerente com a maneira como o raciocínio se desenvolve, buscando-se o aprendizado ativo através do envolvimento dos estudantes em atividades de descoberta. O professor não é um simples manancial de conhecimento, mas um orientador de estudos e experiências, em que os estudantes buscam informação pela ação e não apenas pela audição ou leitura. A avaliação, então, não se limita apenas na medição de conteúdos aprendidos, mas também de métodos cognitivos e habilidades adquiridas.
Com este intuito os instrumentos de avaliação são variados destacando-se: avaliação prática, avaliação teórica, seminários, atividades de prática de pesquisa, relatórios, estudos de artigos científicos, entre outras atividades que busquem a verificação das relações de ensino-aprendizagem. Devem ser priorizadas atividades que permitam uma avaliação contínua (formativa) e não apenas classificatória (somativa).
Operacionalização e o Registro das Avaliações
A verificação do aproveitamento do aluno será realizada por disciplina, abrangendo aspectos de assiduidade e avaliação de conhecimentos. A aprovação em cada disciplina é apurada semestralmente e fica condicionada a frequência do aluno de pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) das aulas teóricas e 75% (setenta e cinco por cento) das aulas práticas.
O aproveitamento será aferido em cada disciplina mediante a realização de, pelo menos, 2 (duas) verificações com o mesmo peso, distribuídas ao longo do período, sem prejuízo de outras verificações de aula e trabalhos previstos no plano de ensino da disciplina.
Os graus atribuídos aos trabalhos escolares serão em número de 0 (zero) a 10 (dez), admitida a primeira decimal. A média aritmética das verificações constitui a nota semestral, considerando-se aprovado o aluno que obtiver nota semestral igual ou superior a 7,0 (sete).
Considerar-se-á definitivamente reprovado o aluno que obtiver, média semestral inferior a 3,0 (três).O aluno que obtiver média semestral inferior a 7,0 (sete) e igual ou superior a 3,0 (três), submeter-se-á a um exame, versando sobre toda a matéria lecionada no período.
Considerar-se-á aprovado o aluno que, feito o referido exame, obtiver média igual ou superior a 5,0 (cinco), resultante da divisão por 2 (dois) da soma da nota semestral com a do exame.
Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação
Cada professor pesquisador tem os seus projetos de pesquisa e suas respectivas publicações nas suas áreas de interesse conforme se pode ver nos seus Currículos Lattes.
Acompanhamento de Egressos
Os alunos egressos são convidados a retornar a instituição nas semanas acadêmicas para participarem de conversas e mesas redondas com alunos e professores. Também existem páginas em redes sociais onde alunos e egressos podem trocar experiências.
Matriz Curricular
1º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
15000393 | ÁLGEBRA LINEAR | Obrigatória | 4 | 60 |
22000294 | ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO | Obrigatória | 4 | 60 |
15000341 | CÁLCULO A | Obrigatória | 6 | 90 |
15000678 | FUNDAMENTOS DE CIRCUITOS | Obrigatória | 2 | 30 |
15000677 | INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO E À EXTENSÃO | Obrigatória | 2 | 30 |
15000679 | LABORATÓRIO DE INSTRUMENTOS | Obrigatória | 2 | 30 |
12000262 | QUÍMICA GERAL | Obrigatória | 4 | 60 |
2º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
15000346 | CÁLCULO B15000341 - CÁLCULO A15000393 - ÁLGEBRA LINEAR | Obrigatória | 6 | 90 |
15000680 | CIRCUITOS ELÉTRICOS (AUT)15000678 - FUNDAMENTOS DE CIRCUITOS | Obrigatória | 4 | 60 |
15000447 | ESTATÍSTICA BÁSICA15000341 - CÁLCULO A | Obrigatória | 4 | 60 |
11090032 | FÍSICA BÁSICA I15000341 - CÁLCULO A | Obrigatória | 4 | 60 |
15000394 | GEOMETRIA DESCRITIVA | Obrigatória | 4 | 60 |
22000296 | PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES22000294 - ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO | Obrigatória | 4 | 60 |
3º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
15000682 | ELETRÔNICA ANALÓGICA (AUT)15000680 - CIRCUITOS ELÉTRICOS (AUT) | Obrigatória | 4 | 60 |
15000681 | ELETRÔNICA DIGITAL (AUT)15000678 - FUNDAMENTOS DE CIRCUITOS | Obrigatória | 4 | 60 |
15000405 | ENGENHARIA ECONÔMICA I | Obrigatória | 2 | 30 |
15000348 | EQUAÇÕES DIFERENCIAIS A15000346 - CÁLCULO B | Obrigatória | 4 | 60 |
11090033 | FÍSICA BÁSICA II11090032 - FÍSICA BÁSICA I | Obrigatória | 4 | 60 |
15000684 | LABORATÓRIO DE MEDIDAS ELÉTRICAS15000680 - CIRCUITOS ELÉTRICOS (AUT) | Obrigatória | 2 | 30 |
15000683 | PROGRAMAÇÃO ORIENTADA À OBJETOS22000296 - PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES | Obrigatória | 2 | 30 |
4º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
15000690 | ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO I (ACE I) | Obrigatória | 5 | 75 |
15000391 | CÁLCULO NUMÉRICO E APLICAÇÕES15000348 - EQUAÇÕES DIFERENCIAIS A22000296 - PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES | Obrigatória | 4 | 60 |
15000689 | CONTROLE DIMENSIONAL15000394 - GEOMETRIA DESCRITIVA | Obrigatória | 4 | 60 |
15000687 | LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA ANALÓGICA15000682 - ELETRÔNICA ANALÓGICA (AUT)15000684 - LABORATÓRIO DE MEDIDAS ELÉTRICAS | Obrigatória | 2 | 30 |
15000686 | MATEMÁTICA DISCRETA22000296 - PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES | Obrigatória | 2 | 30 |
15000412 | MÉTODOS OPERACIONAIS15000348 - EQUAÇÕES DIFERENCIAIS A | Obrigatória | 4 | 60 |
15000688 | MICROCONTROLADORES15000681 - ELETRÔNICA DIGITAL (AUT)22000296 - PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES | Obrigatória | 4 | 60 |
15000685 | SISTEMAS DINÂMICOS15000348 - EQUAÇÕES DIFERENCIAIS A11090033 - FÍSICA BÁSICA II | Obrigatória | 4 | 60 |
5º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
15000697 | ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO II (ACEII) | Obrigatória | 5 | 75 |
15000692 | CONTROLADORES LÓGICOS PROGRAMÁVEIS15000686 - MATEMÁTICA DISCRETA15000688 - MICROCONTROLADORES | Obrigatória | 2 | 30 |
15000691 | CONTROLE CLÁSSICO15000391 - CÁLCULO NUMÉRICO E APLICAÇÕES15000412 - MÉTODOS OPERACIONAIS15000685 - SISTEMAS DINÂMICOS | Obrigatória | 4 | 60 |
15000696 | ELEMENTOS DE MÁQUINA15000689 - CONTROLE DIMENSIONAL | Obrigatória | 2 | 30 |
15000695 | ELETROMAGNETISMO APLICADO15000680 - CIRCUITOS ELÉTRICOS (AUT) | Obrigatória | 4 | 60 |
15000404 | MECÂNICA DOS SÓLIDOS15000341 - CÁLCULO A11090033 - FÍSICA BÁSICA II | Obrigatória | 4 | 60 |
15000693 | PROCESSOS DE FABRICAÇÃO15000689 - CONTROLE DIMENSIONAL | Obrigatória | 4 | 60 |
15000694 | SISTEMAS EMBARCADOS15000683 - PROGRAMAÇÃO ORIENTADA À OBJETOS15000688 - MICROCONTROLADORES | Obrigatória | 2 | 30 |
6º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
15000705 | ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO III (ACEIII) | Obrigatória | 5 | 75 |
15000703 | FUNDAMENTOS DE CONVERSÃO DE ENERGIA15000695 - ELETROMAGNETISMO APLICADO | Obrigatória | 4 | 60 |
15000700 | LABORATÓRIO DE INSTRUMENTAÇÃO VIRTUAL15000694 - SISTEMAS EMBARCADOS | Obrigatória | 2 | 30 |
15000704 | MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE SISTEMAS15000693 - PROCESSOS DE FABRICAÇÃO | Obrigatória | 2 | 30 |
15000701 | PROJETO ASSISTIDO POR COMPUTADOR I15000404 - MECÂNICA DOS SÓLIDOS15000693 - PROCESSOS DE FABRICAÇÃO | Obrigatória | 4 | 60 |
15000699 | REDES INDUSTRIAIS15000688 - MICROCONTROLADORES | Obrigatória | 4 | 60 |
15000698 | TÉCNICAS DE AJUSTE DE CONTROLADORES15000691 - CONTROLE CLÁSSICO | Obrigatória | 4 | 60 |
15000702 | TECNOLOGIA DE COMANDO NUMÉRICO15000404 - MECÂNICA DOS SÓLIDOS15000693 - PROCESSOS DE FABRICAÇÃO | Obrigatória | 2 | 30 |
7º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
15000712 | ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO IV (ACE IV) | Obrigatória | 5 | 75 |
15000706 | CONTROLE MODERNO15000691 - CONTROLE CLÁSSICO | Obrigatória | 4 | 60 |
15000707 | DOMÓTICA15000699 - REDES INDUSTRIAIS | Obrigatória | 2 | 30 |
15000708 | LABORATÓRIO DE CONTROLE CONTÍNUO15000698 - TÉCNICAS DE AJUSTE DE CONTROLADORES15000687 - LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA ANALÓGICA | Obrigatória | 2 | 30 |
15000020 | MECÂNICA DOS FLUÍDOS15000404 - MECÂNICA DOS SÓLIDOS | Obrigatória | 4 | 60 |
15000711 | QUALIDADE DE ENERGIA E ACIONAMENTOS ELÉTRICOS15000703 - FUNDAMENTOS DE CONVERSÃO DE ENERGIA | Obrigatória | 4 | 60 |
15000710 | ROBÓTICA15000691 - CONTROLE CLÁSSICO | Obrigatória | 4 | 60 |
15000709 | SISTEMAS NÃO LINEARES15000691 - CONTROLE CLÁSSICO | Obrigatória | 4 | 60 |
8º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
15000298 | ACIONAMENTOS HIDRÁULICOS E PNEUMÁTICOS15000020 - MECÂNICA DOS FLUÍDOS15000692 - CONTROLADORES LÓGICOS PROGRAMÁVEIS | Obrigatória | 4 | 60 |
15000719 | ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO V (ACE V) | Obrigatória | 5 | 75 |
15000716 | CONTROLE ADAPTATIVO15000691 - CONTROLE CLÁSSICO | Obrigatória | 2 | 30 |
15000717 | CONTROLE PREDITIVO15000691 - CONTROLE CLÁSSICO | Obrigatória | 4 | 60 |
15000714 | IDENTIFICAÇÃO DE SISTEMAS15000691 - CONTROLE CLÁSSICO15000694 - SISTEMAS EMBARCADOS | Obrigatória | 2 | 30 |
15000713 | INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL15000691 - CONTROLE CLÁSSICO | Obrigatória | 4 | 60 |
15000715 | LABORATÓRIO DE CONTROLE DISCRETO15000694 - SISTEMAS EMBARCADOS15000698 - TÉCNICAS DE AJUSTE DE CONTROLADORES | Obrigatória | 2 | 30 |
15000718 | SISTEMAS INTELIGENTES APLICADOS À AGRICULTURA15000691 - CONTROLE CLÁSSICO15000694 - SISTEMAS EMBARCADOS | Obrigatória | 2 | 30 |
9º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
15000722 | ATIVIDADES COMPLEMENTARES | Atividade complementar | 6 | 90 |
10º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
15000721 | ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIOMínimo de 160 créditos | Obrigatória | 11 | 165 |
15000720 | TCCMínimo de 215 créditos | Obrigatória | 2 | 30 |
Optativas
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
15000724 | ANÁLISE E CONTROLE VIA LMI15000706 - CONTROLE MODERNO | Optativa | 2 | 30 |
15000728 | CONTROLE DE SISTEMAS FLUIDOTÉRMICOS E FLUIDOMECÂNICOS15000694 - SISTEMAS EMBARCADOS15000698 - TÉCNICAS DE AJUSTE DE CONTROLADORES15000020 - MECÂNICA DOS FLUÍDOS | Optativa | 4 | 60 |
15000731 | CONTROLE DE SISTEMAS NÃO-LINEARES15000709 - SISTEMAS NÃO LINEARES | Optativa | 4 | 60 |
15000732 | CONTROLE DE SISTEMAS ROBOTIZADOS15000710 - ROBÓTICA15000715 - LABORATÓRIO DE CONTROLE DISCRETO15000701 - PROJETO ASSISTIDO POR COMPUTADOR I | Optativa | 2 | 30 |
15000726 | CONTROLE ESTOCÁSTICO15000714 - IDENTIFICAÇÃO DE SISTEMAS | Optativa | 2 | 30 |
15000727 | CONTROLE ROBUSTO15000706 - CONTROLE MODERNO | Optativa | 2 | 30 |
10910003 | ETNOLOGIA AFRO-AMERICANA I | Optativa | 4 | 60 |
20000084 | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I ) | Optativa | 4 | 60 |
15000725 | OTIMIZAÇÃO DE SISTEMAS15000706 - CONTROLE MODERNO | Optativa | 2 | 30 |
15000729 | PROGRAMAÇÃO 3D MAKER15000702 - TECNOLOGIA DE COMANDO NUMÉRICO | Optativa | 2 | 30 |
15000723 | PROJETO ASSISTIDO POR COMPUTADOR II15000701 - PROJETO ASSISTIDO POR COMPUTADOR I | Optativa | 4 | 60 |
15000733 | ROBÓTICA MÓVEL15000710 - ROBÓTICA15000694 - SISTEMAS EMBARCADOS15000698 - TÉCNICAS DE AJUSTE DE CONTROLADORES | Optativa | 2 | 30 |
15000730 | VISÃO COMPUTACIONAL15000694 - SISTEMAS EMBARCADOS | Optativa | 2 | 30 |
Professores que ministraram disciplinas no Curso nos últimos três semestres
Turmas ofertadas em 2023 / 1
1º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
11090032 - FÍSICA BÁSICA IProfessor responsável pela turma: VIRGINIA MELLO ALVES Horários
| T5 | 6 | 29 | ||||||
11090032 - FÍSICA BÁSICA IProfessor responsável pela turma: JAVIER ANTONIO GOMEZ ROMERO Horários
| T6 | 6 | 33 | ||||||
11090032 - FÍSICA BÁSICA IProfessor responsável pela turma: JAVIER ANTONIO GOMEZ ROMERO Horários
| T7 | 6 | 20 |
3º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
11090033 - FÍSICA BÁSICA IIProfessor responsável pela turma: PEDRO LOVATO GOMES JARDIM Horários
| T4 | 10 | 26 | ||||||
11090033 - FÍSICA BÁSICA IIProfessor responsável pela turma: FRANCISCO AMARAL VILLELA Horários
| T6 | 10 | 22 |
1º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
15000393 - ÁLGEBRA LINEARProfessor responsável pela turma: EDUARDO PAIVA SCARPARO Horários
| M4 | 50 | 38 | ||||||
15000341 - CÁLCULO AProfessor responsável pela turma: CARLOS EDUARDO ESPINOSA Horários
| M1 | 51 | 38 |
2º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
22000294 - ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃOProfessor responsável pela turma: TIAGO THOMPSEN PRIMO Horários
| M30 | 22 | 17 | ||||||
22000294 - ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃOProfessor responsável pela turma: TIAGO THOMPSEN PRIMO Horários
| M31 | 22 | 15 | ||||||
15000346 - CÁLCULO BProfessor Regente: LETICIA TONETTO Professor responsável pela turma: MARCELO SCHRAMM Horários
| M2 | 9 | 41 | ||||||
15000447 - ESTATÍSTICA BÁSICAProfessor responsável pela turma: RITA DE CASSIA FRAGA DAME Horários
| M2 | 10 | 7 | ||||||
11090032 - FÍSICA BÁSICA IProfessor responsável pela turma: VIRGINIA MELLO ALVES Horários
| T5 | 6 | 29 | ||||||
11090032 - FÍSICA BÁSICA IProfessor responsável pela turma: JAVIER ANTONIO GOMEZ ROMERO Horários
| T6 | 6 | 33 | ||||||
11090032 - FÍSICA BÁSICA IProfessor responsável pela turma: JAVIER ANTONIO GOMEZ ROMERO Horários
| T7 | 6 | 20 |
3º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
15000348 - EQUAÇÕES DIFERENCIAIS AProfessor responsável pela turma: GUILHERME JAHNECKE WEYMAR Horários
| M1 | 6 | 34 | ||||||
11090033 - FÍSICA BÁSICA IIProfessor responsável pela turma: PEDRO LOVATO GOMES JARDIM Horários
| T4 | 10 | 26 | ||||||
11090033 - FÍSICA BÁSICA IIProfessor responsável pela turma: FRANCISCO AMARAL VILLELA Horários
| T6 | 10 | 22 | ||||||
22000296 - PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORESProfessor responsável pela turma: DANIEL MUNARI VILCHEZ PALOMINO Horários
| M30 | 22 | 21 |
4º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
15000391 - CÁLCULO NUMÉRICO E APLICAÇÕESProfessor responsável pela turma: FABRÍCIO MONTE FREITAS Horários
| M2 | 12 | 33 |
6º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
15000404 - MECÂNICA DOS SÓLIDOSProfessor responsável pela turma: RAFAEL DE AVILA DELUCIS Horários
| M1 | 20 | 39 |
9º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
15000405 - ENGENHARIA ECONÔMICA IProfessor responsável pela turma: EVERTON ANGER CAVALHEIRO Professor Regente: LEONARDO ROSA ROHDE Horários
| M1 | 25 | 23 |
1º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
15000393 - ÁLGEBRA LINEARProfessor responsável pela turma: EDUARDO PAIVA SCARPARO Horários
| M4 | 50 | 38 | ||||||
22000294 - ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃOProfessor responsável pela turma: TIAGO THOMPSEN PRIMO Horários
| M30 | 22 | 17 | ||||||
22000294 - ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃOProfessor responsável pela turma: TIAGO THOMPSEN PRIMO Horários
| M31 | 22 | 15 | ||||||
15000341 - CÁLCULO AProfessor responsável pela turma: CARLOS EDUARDO ESPINOSA Horários
| M1 | 51 | 38 | ||||||
15000678 - FUNDAMENTOS DE CIRCUITOSProfessor responsável pela turma: CARLOS GUILHERME DA COSTA NEVES Horários
| T1 | 50 | 36 | ||||||
15000677 - INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO E À EXTENSÃOProfessor responsável pela turma: SIGMAR DE LIMA Horários
| T1 | 50 | 34 | ||||||
15000679 - LABORATÓRIO DE INSTRUMENTOSProfessor responsável pela turma: MATEUS BECK FONSECA Horários
| P1 | 24 | 18 | ||||||
15000679 - LABORATÓRIO DE INSTRUMENTOSProfessor responsável pela turma: MATEUS BECK FONSECA Horários
| P2 | 24 | 17 | ||||||
12000262 - QUÍMICA GERALProfessor responsável pela turma: ANDRE FRANCISCO PIVATO BIAJOLI Horários
| T1 | 50 | 33 |
2º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
15000346 - CÁLCULO BProfessor Regente: LETICIA TONETTO Professor responsável pela turma: MARCELO SCHRAMM Horários
| M2 | 9 | 41 | ||||||
15000447 - ESTATÍSTICA BÁSICAProfessor responsável pela turma: RITA DE CASSIA FRAGA DAME Horários
| M2 | 10 | 7 | ||||||
11090032 - FÍSICA BÁSICA IProfessor responsável pela turma: VIRGINIA MELLO ALVES Horários
| T5 | 6 | 29 | ||||||
11090032 - FÍSICA BÁSICA IProfessor responsável pela turma: JAVIER ANTONIO GOMEZ ROMERO Horários
| T6 | 6 | 33 | ||||||
11090032 - FÍSICA BÁSICA IProfessor responsável pela turma: JAVIER ANTONIO GOMEZ ROMERO Horários
| T7 | 6 | 20 | ||||||
15000394 - GEOMETRIA DESCRITIVAProfessor responsável pela turma: MARIVAN DA SILVA PINHO Horários
| M5 | 9 | 32 | ||||||
22000296 - PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORESProfessor responsável pela turma: DANIEL MUNARI VILCHEZ PALOMINO Horários
| M30 | 22 | 21 |
3º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
15000682 - ELETRÔNICA ANALÓGICA (AUT)Professor responsável pela turma: MATEUS BECK FONSECA Horários
| T1 | 30 | 13 | ||||||
15000681 - ELETRÔNICA DIGITAL (AUT)Professor responsável pela turma: MARLON MAURICIO HERNANDEZ CELY Professor Regente: ELMER ALEXIS GAMBOA PENALOZA Horários
| M1 | 16 | 8 | ||||||
15000405 - ENGENHARIA ECONÔMICA IProfessor responsável pela turma: EVERTON ANGER CAVALHEIRO Professor Regente: LEONARDO ROSA ROHDE Horários
| M1 | 25 | 23 | ||||||
15000348 - EQUAÇÕES DIFERENCIAIS AProfessor responsável pela turma: GUILHERME JAHNECKE WEYMAR Horários
| M1 | 6 | 34 | ||||||
11090033 - FÍSICA BÁSICA IIProfessor responsável pela turma: PEDRO LOVATO GOMES JARDIM Horários
| T4 | 10 | 26 | ||||||
11090033 - FÍSICA BÁSICA IIProfessor responsável pela turma: FRANCISCO AMARAL VILLELA Horários
| T6 | 10 | 22 | ||||||
15000684 - LABORATÓRIO DE MEDIDAS ELÉTRICASProfessor responsável pela turma: MATEUS BECK FONSECA Horários
| P1 | 16 | 10 | ||||||
15000683 - PROGRAMAÇÃO ORIENTADA À OBJETOSProfessor responsável pela turma: PAULO JEFFERSON DIAS DE OLIVEIRA EVALD Horários
| P1 | 20 | 17 | ||||||
15000683 - PROGRAMAÇÃO ORIENTADA À OBJETOSProfessor responsável pela turma: PAULO JEFFERSON DIAS DE OLIVEIRA EVALD Horários
| P2 | 20 | 7 |
4º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
15000391 - CÁLCULO NUMÉRICO E APLICAÇÕESProfessor responsável pela turma: FABRÍCIO MONTE FREITAS Horários
| M2 | 12 | 33 | ||||||
15000688 - MICROCONTROLADORESProfessor responsável pela turma: MARLON MAURICIO HERNANDEZ CELY Horários
| M1 | 20 | 9 |
5º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
15000697 - ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO II (ACEII)Professor responsável pela turma: ELMER ALEXIS GAMBOA PENALOZA Professor Regente: CARLOS GUILHERME DA COSTA NEVES | 1 | 8 | 8 | ||||||
15000692 - CONTROLADORES LÓGICOS PROGRAMÁVEISProfessor responsável pela turma: MARLON MAURICIO HERNANDEZ CELY Horários
| P1 | 10 | 10 | ||||||
15000691 - CONTROLE CLÁSSICOProfessor responsável pela turma: ELMER ALEXIS GAMBOA PENALOZA Professor Regente: MARLON MAURICIO HERNANDEZ CELY Horários
| M1 | 20 | 14 | ||||||
15000696 - ELEMENTOS DE MÁQUINAProfessor responsável pela turma: EDUARDO WALKER Horários
| T1 | 25 | 21 | ||||||
15000695 - ELETROMAGNETISMO APLICADOProfessor responsável pela turma: CARLOS GUILHERME DA COSTA NEVES Horários
| T1 | 35 | 21 | ||||||
15000404 - MECÂNICA DOS SÓLIDOSProfessor responsável pela turma: RAFAEL DE AVILA DELUCIS Horários
| M1 | 20 | 39 | ||||||
15000693 - PROCESSOS DE FABRICAÇÃOProfessor responsável pela turma: EDUARDO WALKER Horários
| M1 | 30 | 20 | ||||||
15000694 - SISTEMAS EMBARCADOSProfessor responsável pela turma: MARCELO LEMOS ROSSI Horários
| P1 | 20 | 20 |
7º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
15000712 - ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO IV (ACE IV)Professor responsável pela turma: EDUARDO WALKER Professor Regente: MARLON MAURICIO HERNANDEZ CELY | 1 | 8 | 8 | ||||||
15000706 - CONTROLE MODERNOProfessor responsável pela turma: SIGMAR DE LIMA Professor Regente: CARLOS GUILHERME DA COSTA NEVES Horários
| M1 | 15 | 11 | ||||||
15000707 - DOMÓTICAProfessor responsável pela turma: ELMER ALEXIS GAMBOA PENALOZA Horários
| P1 | 10 | 10 | ||||||
15000708 - LABORATÓRIO DE CONTROLE CONTÍNUOProfessor responsável pela turma: LUCIANO ANACKER LESTON Horários
| P1 | 16 | 13 | ||||||
15000020 - MECÂNICA DOS FLUÍDOSProfessor responsável pela turma: WILLIAN CEZAR NADALETI Professor Regente: CICERO COELHO DE ESCOBAR Horários
| M1 | 25 | 1 | ||||||
15000711 - QUALIDADE DE ENERGIA E ACIONAMENTOS ELÉTRICOSProfessor responsável pela turma: CARLOS GUILHERME DA COSTA NEVES Professor Regente: SIGMAR DE LIMA Horários
| M1 | 20 | 10 | ||||||
15000710 - ROBÓTICAProfessor responsável pela turma: LUCIANO ANACKER LESTON Professor Regente: EDUARDO WALKER Horários
| M1 | 16 | 14 | ||||||
15000709 - SISTEMAS NÃO LINEARESProfessor responsável pela turma: SIGMAR DE LIMA Horários
| M1 | 15 | 11 |
10º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. |
---|---|---|---|
15000721 - ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIOProfessor responsável pela turma: SIGMAR DE LIMA Professor Regente: EDUARDO WALKER | P1 | 20 | 18 |
15000720 - TCCProfessor responsável pela turma: LUCIANO ANACKER LESTON Professor Regente: PAULO JEFFERSON DIAS DE OLIVEIRA EVALD | P1 | 30 | 24 |
Optativas
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
15000727 - CONTROLE ROBUSTOProfessor responsável pela turma: ELMER ALEXIS GAMBOA PENALOZA Horários
| P1 | 16 | 11 | ||||||
15000725 - OTIMIZAÇÃO DE SISTEMASProfessor responsável pela turma: ELMER ALEXIS GAMBOA PENALOZA Horários
| P1 | 16 | 10 | ||||||
15000723 - PROJETO ASSISTIDO POR COMPUTADOR IIProfessor responsável pela turma: EDUARDO WALKER Professor Regente: LUCIANO ANACKER LESTON Horários
| M1 | 16 | 14 | ||||||
15000733 - ROBÓTICA MÓVELProfessor responsável pela turma: LUCIANO ANACKER LESTON Horários
| P1 | 16 | 3 | ||||||
15000730 - VISÃO COMPUTACIONALProfessor responsável pela turma: MARCELO LEMOS ROSSI Horários
| P1 | 16 | 12 |
Alunos Matriculados
Nome | Ano de ingresso | Semestre de ingresso |
---|---|---|
ALESSANDRA DA COSTA VIEIRA | 2023 | 1 |
AUGUSTO HUNEMEIER | 2023 | 1 |
BRUNO VALADAO DA SILVA | 2023 | 1 |
CAIO WEEGE MOREIRA | 2023 | 1 |
CAUA FIDELIS DUARTE | 2023 | 1 |
DANIELLE MARTINS DECKER | 2023 | 1 |
DOUGLAS CARRILHO ROSA | 2023 | 1 |
EDUARDA ALMEIDA SCHNEIDER | 2023 | 1 |
GABRIEL ROMMEL LOPES | 2023 | 1 |
GABRIEL SOUZA DA SILVA | 2023 | 1 |
GRACIELA BARBOSA VIANA | 2023 | 1 |
GUSTAVO PALMEIRA MONTENEGRO | 2023 | 1 |
Henrique da silva antunes | 2023 | 1 |
ISAAC NICHOLAS MULE MORAES | 2023 | 1 |
ISAAC VICTOR CAMPELO DE SOUZA | 2023 | 1 |
JAEL SANERA SIGALES GONCALVES | 2023 | 1 |
JULIANO SCAGLIONI DA FONSECA | 2023 | 1 |
LEANDRO BRITO LIMA | 2023 | 1 |
Leandro de Carvalho Oliveira | 2023 | 1 |
LORENZZO VILELA DA SILVA | 2023 | 1 |
LUIZA MARTINS DE OLIVEIRA | 2023 | 1 |
Marcos Takashi Hirano Lentini Netto | 2023 | 1 |
MARIANE PADILHA DOS SANTOS | 2023 | 1 |
MATHEUS DA FONTOURA GONCALVES | 2023 | 1 |
MAURICIO FREITAS BASGALUPE | 2023 | 1 |
MAURO LUIZ BORGES SILVEIRA | 2023 | 1 |
MILENE DA SILVA CARVALHO | 2023 | 1 |
MURILO CORREA ROSSALES | 2023 | 1 |
NATHAN GERBAUDE COSTA | 2023 | 1 |
NICOLAS NEUNFELD | 2023 | 1 |
NICOLLAS RIBEIRO DE SOUZA | 2023 | 1 |
PEDRO CAETANO FRARE PECK | 2023 | 1 |
PEDRO ENRIQUE OLIVEIRA DE ALMEIDA | 2023 | 1 |
RAFAEL VIEIRA DA CUNHA GULARTE | 2023 | 1 |
RICHARD BUUCHVAITZ NUNES | 2023 | 1 |
RUI GUILHERME VILELLA CARNEIRO | 2023 | 1 |
SAMUEL BRUNO SILVA | 2023 | 1 |
TAGIANE VITORIA MACHADO DE CARVALHO | 2023 | 1 |
THALES DE FREITAS AMARAL COSTA | 2023 | 1 |
VINICIUS DOS SANTOS REIS | 2023 | 1 |
VITOR SATOSHI HOELLER NONAKA | 2023 | 1 |
YASSER NUNES PAIVA | 2023 | 1 |
Fernanda Polga Souza | 2022 | 2 |
JUAN RUTZ BUENO | 2022 | 2 |
ALISSON DOS SANTOS DA SILVEIRA | 2022 | 1 |
BERNARDO VASCONCELLOS | 2022 | 1 |
CHRISTIAN SILVA DO NASCIMENTO PEREIRA | 2022 | 1 |
EDEN TAYLOR DALA BARBA CORREA | 2022 | 1 |
EDUARDO BURONI MACHADO | 2022 | 1 |
Felipe Oliveira Lemes | 2022 | 1 |
GILSON SILVEIRA MELLO JUNIOR | 2022 | 1 |
Gustavo Dias Das Neves | 2022 | 1 |
GUSTAVO ELIAEL BONOW NEVES | 2022 | 1 |
JOAO PEDRO BARBOSA LOPES | 2022 | 1 |
JORDANI PEREIRA DA SILVA | 2022 | 1 |
LUIS FELIPPE SOUSA DE LIMA | 2022 | 1 |
MARCELO WEEGE ROSSALES | 2022 | 1 |
MATEUS MIELKE SCHWONKE | 2022 | 1 |
RAFAEL MULLER LIMA | 2022 | 1 |
RENATO HENRIQUE CRUZ ANJOS | 2022 | 1 |
VILSON LEMOS COSTA JUNIOR | 2022 | 1 |
Ana Caroline de Oliveira Bastos | 2021 | 2 |
ALEXANDRE MACEDO FERREIRA | 2021 | 1 |
ALLAN MALDANER RODRIGUES | 2021 | 1 |
BRUNO PINTADO FERREIRA | 2021 | 1 |
DANIEL URTASSUM DA SILVA | 2021 | 1 |
DOUGLAS SILVA DOS SANTOS | 2021 | 1 |
EMANUEL STORI DE LARA | 2021 | 1 |
GABRIEL ALVES DE SOUSA | 2021 | 1 |
HERICK DALL AGNOL NUNES | 2021 | 1 |
KAROLINA ALVES DE AZEVEDO | 2021 | 1 |
KEVIN SAMUEL DIEDRICH MELO | 2021 | 1 |
LEANDRO BRITO LIMA | 2021 | 1 |
LUCAS DA SILVA PERLEBERG | 2021 | 1 |
LUIS CARLOS RODRIGUES LINARES | 2021 | 1 |
MARLON DA SILVA HARTWIG | 2021 | 1 |
NATHALIA MENEZES WEBER | 2021 | 1 |
OTAVIO PINTADO FERREIRA | 2021 | 1 |
SOFIA PAGLIARINI | 2021 | 1 |
VITOR DANIEL DE ALMEIDA BELO | 2021 | 1 |
VITORIA DE SOUZA FABRICIO | 2021 | 1 |
CAIRO TULIO GOMES BARROS OLIVEIRA | 2020 | 1 |
CRISTOPHER BORGES SILVEIRA | 2020 | 1 |
ESTHER DA COSTA LESSA | 2020 | 1 |
GABRIEL BRAZ DE CADIMA | 2020 | 1 |
GUILHERME SCHONS | 2020 | 1 |
GUSTAVO HENRIQUE DOS SANTOS KRUGER | 2020 | 1 |
ISADORA CAMARGO DO AMARAL | 2020 | 1 |
JOAB TAVARES FAGUNDES | 2020 | 1 |
JOAO GABRIEL PIRAINE BANDEIRA | 2020 | 1 |
JOAO VITOR ESTAFOR FERREIRA | 2020 | 1 |
LUCAS MELO DUARTE | 2020 | 1 |
LUCAS PEPE SANTOS | 2020 | 1 |
MATEUS DE OLIVEIRA | 2020 | 1 |
MAURO RICARDO OTONI SILVA | 2020 | 1 |
QUEZIA LOBATO LA BANCA GOMES | 2020 | 1 |
THAIS DE ALMEIDA LUCAS | 2020 | 1 |
THEO LOMBARDY MEDEIROS | 2020 | 1 |
VINICIUS WILKE TREICHEL | 2020 | 1 |
VITORIO GRIEP MANCINI KNEIP | 2020 | 1 |
ALBERTO JESKE HARTER | 2019 | 1 |
BRENDA BIERHALS | 2019 | 1 |
BRUNO DUTRA BELHALVE | 2019 | 1 |
BRUNO NOVACK VON DER PUTEN | 2019 | 1 |
CARLLOS EDUARDO ALVES DA SILVA | 2019 | 1 |
CARLOS EDUARDO DA SILVA MOSCARELLI | 2019 | 1 |
GUILHERME SOARES LULHIER DA ROSA | 2019 | 1 |
LIDIA MARTINELLI DE OLIVEIRA | 2019 | 1 |
LUCAS BILHALVA MAIA | 2019 | 1 |
LUCAS DOS SANTOS PEREIRA | 2019 | 1 |
LUCAS MAYDANA MENDES | 2019 | 1 |
MARCO AURELIO JUSTINIANO ALKIMIM | 2019 | 1 |
MIGUEL BECK BERNO | 2019 | 1 |
PEDRO HENRIQUE ARRIADA BESKOW | 2019 | 1 |
PEDRO HENRIQUE DIEHL | 2019 | 1 |
PIERRI LOPES FERREIRA | 2019 | 1 |
RAFAEL TROMMER STOLARUCK | 2019 | 1 |
TARICK MICAEL TIMM BLODORN | 2019 | 1 |
ELIAS SILVA FERNANDES | 2018 | 2 |
ERIK KLEN ALVES DA SILVA | 2018 | 2 |
HERONALDO PEREIRA DE SOUZA | 2018 | 2 |
ALBERT DE CASTRO SCHULZ | 2018 | 1 |
GUSTAVO MARTIM DA ROSA | 2018 | 1 |
GUSTAVO RABAIOLLI | 2018 | 1 |
JOAO PEDRO PERES | 2018 | 1 |
JOHN BRENO SANTOS FREITAS | 2018 | 1 |
JOSE PEDRO DE ALMEIDA SCHULTE | 2018 | 1 |
LAURA ALVES DA SILVA | 2018 | 1 |
LUCAS MARQUEZAN | 2018 | 1 |
MARQUES DE CAMPOS SPERB | 2018 | 1 |
RAFAELA ARAUJO RAUBER | 2018 | 1 |
RODRIGO TORRES MARQUES | 2018 | 1 |
RONALDO PEREIRA DE OLIVEIRA JUNIOR | 2018 | 1 |
SANTIAGO ZARNOTT RAMALHO | 2018 | 1 |
VINICIUS AVILA EICHENBERG | 2018 | 1 |
VITOR LEITZKE BRAGA | 2018 | 1 |
ALEXANDRE SILVA LUCENA | 2017 | 1 |
ANDREI SCHWARTZ | 2017 | 1 |
ARTHUR PETER GARCIA | 2017 | 1 |
DENIS LEMKE MAASS | 2017 | 1 |
EMANOEL ANGELO BORGES DE JESUS | 2017 | 1 |
HENRIQUE DE LIMA CAVALHEIRO | 2017 | 1 |
JOAO PAULO DOS SANTOS SIMAO | 2017 | 1 |
MARCOS GABRIEL TEIXEIRA BARRETO | 2017 | 1 |
RAFAEL DE OLIVEIRA FABRES | 2017 | 1 |
THIAGO CARVALHO MAGALHAES BASTOS | 2017 | 1 |
FELIPE LOURENCO GALESKI | 2016 | 1 |
GABRIEL HACKBARDT MORALES | 2016 | 1 |
GUILHERME DA SILVA SANTOS | 2016 | 1 |
GUILHERME VALENTE RODRIGUES | 2016 | 1 |
IVOMAR RODRIGUES DA SILVA | 2016 | 1 |
MARCELI DE VASCONCELLOS DE ABREU | 2016 | 1 |
DANIEL WILSON DA SILVA BATISTA | 2015 | 1 |
ITALO DE OLIVEIRA FRANK | 2015 | 1 |
IZADORA MUNHOZ RODRIGUES | 2015 | 1 |
JÔNATAS LEMUEL BISPO ZOTTIS | 2015 | 1 |
RUBIMAR ALMEIDA GOUVEA | 2015 | 1 |
THOMAZ NICOLAS BELINI | 2015 | 1 |
MARCELO DA COSTA LOPES | 2014 | 2 |
EMILLY RODRIGUES DE CARVALHO | 2014 | 1 |
RUDINEI QUADRO VELASQUES JÚNIOR | 2014 | 1 |
BETINA DUMMER UCZAK | 2013 | 1 |
KAUÊ BRANCO GONÇALVES DA SILVA | 2013 | 1 |
RAFAEL WESLLEY MIRON | 2013 | 1 |
THIARLES MARTINS SARAIVA | 2013 | 1 |
MARCELO DA SILVA SARAIVA | 2012 | 2 |
WILLIAN RAMIRES ANDRADE | 2012 | 2 |
GABRIEL RAMOS CAROSIELLO | 2011 | 2 |
JADER DAS NEVES MARTINS | 2011 | 2 |
MIRIAN ROSA FAVA | 2011 | 2 |
JULIANE WEBER PETERS | 2010 | 2 |
Alunos Egressos
Nome | Ano de ingresso | Ano de conclusão |
---|---|---|
ÁLVARO PALMEIRA MONTENEGRO | 2010 | 2015 |
FELIPE VESENICK RADEL | 2010 | 2015 |
GABRIEL FIGUEIREDO SCHMITZ | 2010 | 2015 |
NOUARA CÂNDIDA XAVIER | 2010 | 2015 |
VINICIUS TORRADA PEREIRA | 2010 | 2015 |
CAROLINA AMARAL EHLERT | 2010 | 2016 |
CRISTIANO TELLES GINAR | 2010 | 2016 |
MÁRCIO TELIS SILVEIRA | 2011 | 2016 |
MICHAEL EDUARDO RÖPKE | 2011 | 2016 |
WELLINGTON RYUITI YAMADA | 2011 | 2016 |
GABRIEL IEPSEN WESTPHAL | 2011 | 2017 |
GIOVANE STORGATTO DA SILVA JUNIOR | 2011 | 2017 |
KARINE DA SILVA DUMMER | 2011 | 2017 |
PEDRO TAUÃ LOPES PEREIRA | 2011 | 2017 |
RAFAELLA CANEZ DE PINHO | 2011 | 2017 |
RAFAEL MAGALHÃES SALES | 2010 | 2017 |
RENNAN MOREIRA SANTOS DE MELO | 2011 | 2017 |
AMILSON MARTINS DA ROSA JÚNIOR | 2010 | 2018 |
EDUARDO FRANKE KNEBEL | 2013 | 2018 |
GILMAR PEREIRA DA CRUZ JÚNIOR | 2013 | 2018 |
LUAM FERNANDES DE MENEZES | 2014 | 2018 |
MURILO THUROW MACHADO | 2012 | 2018 |
PAULO HENRIQUE DE ALMEIDA TESSMER | 2012 | 2018 |
RAFAEL MAITO | 2011 | 2018 |
RAFAEL MENEZES | 2013 | 2018 |
TARSO RODRIGUES DE AVILA | 2014 | 2018 |
BRUNO HEINZELMANN VIEIRA | 2013 | 2019 |
CASSIO TRAPP KRÜGER | 2015 | 2019 |
KIVAL BETENCOURT PEREIRA JUNIOR | 2011 | 2019 |
LUCAS MAZZETTI | 2011 | 2019 |
MATEUS BOEIRA DE OLIVEIRA | 2014 | 2019 |
MATEUS MAIA FONSECA | 2017 | 2019 |
NATHAN BELLUZZO DA SILVEIRA | 2014 | 2019 |
OTÁVIO SOARES FOLHARINI | 2014 | 2019 |
THIAGO STÖCKER LACERDA | 2013 | 2019 |
WILLIAN VIEIRA BORGES | 2013 | 2019 |
DEÍVIDI PINHEIRO CAVALHEIRO | 2014 | 2020 |
FRANCO DAMIAN BROCCA CABALLERO | 2015 | 2020 |
GUSTAVO LUIZ HECK | 2015 | 2020 |
RACQUEL KNUST DOMINGUES | 2013 | 2020 |
ANTONELA BITTENCOURT MAAG | 2016 | 2021 |
CAIO CESAR DA CAS BROCA | 2013 | 2021 |
EDUARDO VARGAS ZUMMACH | 2016 | 2021 |
JOÃO HENRIQUE MEIRA REICHERT | 2015 | 2021 |
PAULO ROBERTO RASEIRA GOMES | 2014 | 2021 |
RICARDO DA SILVEIRA DOS SANTOS | 2016 | 2021 |
THIAGO RAPHAEL DOS ANJOS FARIAS | 2013 | 2021 |
BRUNO RAMOS VAHL | 2015 | 2022 |
JAIR HEBERTH BRITO FERREIRA | 2016 | 2022 |
LEONARDO LEAL TAVARES | 2019 | 2022 |
LUÍS HÄRTER | 2015 | 2022 |
MARCO AURÉLIO FARIAS DA SILVA | 2011 | 2022 |
RENAN PRESTES CARDOSO | 2015 | 2022 |
SAMUEL LETZOW SILVA BECKER | 2014 | 2022 |
RONALDO PEREIRA DE OLIVEIRA JUNIOR | 2018 | 2023 |
(*) Conceitos de curso:
(**) Vagas e formas de ingresso:
- A0 - Ampla concorrência;
- L1 - Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
- L2 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
- L5 - Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
- L6 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
- L9 - Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
- L10 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012
- L13 - Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
- L14 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
Localização e contatos
- Benjamin Constant, 989- Sala 309 Cotada
96010-020 Pelotas, Rio Grande do Sul - Horário de Atendimento:
A secretaria do colegiado funciona das 8 às 14h, sem fechar ao meio dia. - (53) 3284 - 1690
- clique para ver o e-mail