Nome do Curso / Conceitos (*)
Engenharia de Controle e Automação
Enade (2019)3CPC (2019)4CC (2012)4
Nível / Grau
Graduação / Bacharelado
Modalidade
Presencial
Turno
INTEGRAL (MATUTINO+VESPERTINO)
Código UFPel
6900
Código e-MEC
1113663
Unidade
Coordenador
ACL01L02L05L06L09L10L13L14Total
PAVE 2024/11111111119
ACLB_EPLB_PCDLB_PPILB_QLI_EPLI_PCDLI_PPILI_QTotal
SISU 2024/117215131535
Criação e Reconhecimento
Curso criado pela portaria 1561 de 06 de outubro de 2010.
Curso reconhecido pela Portaria nº 276 de 14/12/2012. Publicada no D.O.U. de 18/12/2012.
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 111 de 04/02/2021. Publicada na Seção 1, página 136 do D.O.U. de 05/02/2021.

Contextualização

A automação faz parte de um movimento global em direção ao que chamamos de sociedade da informação, uma sociedade que utiliza o computador em quase todos os aspectos de sua organização. Isso pode ser claramente percebido em nosso dia a dia, em bancos, em supermercados, em reservas de passagens nos aeroportos, etc. É a chamada automação comercial. Na área industrial a automação visa aumentar a qualidade, produtividade e segurança dos processos de produção, bem como preservar os trabalhadores de um ambiente hostil, como é o caso da soldagem robotizada muito utilizada pela indústria automobilística. A Engenharia de Controle e Automação demanda profissionais com conhecimentos interdisciplinares: em processos, eletrônica, mecânica e na Informática. Essa diversidade de áreas envolvidas, e a grande responsabilidade que pesa sobre os sistemas de automação e controle, fazem com que a Engenharia de Controle e Automação seja alvo de constantes aperfeiçoamentos tecnológicos, estando normalmente em fase com as tecnologias mais modernas existentes no mercado. A automação das atividades industriais é um dos principais requisitos para o desenvolvimento econômico do país e para uma participação mais eficiente da nossa indústria no mercado internacional. A região de Pelotas dispõe de um perfil econômico que envolve o setor agrícola a agroindústria e o pólo naval localizado na cidade de Rio Grande, com isso, está surgindo a necessidade da região sul do estado do Rio Grande do Sul de fortalecer a formação de profissionais com a visão ao processo de automação. É nesse contexto que a Universidade Federal de Pelotas propõe a criação do curso de Engenharia de Controle e Automação.

Objetivos

O curso de Engenharia de Controle e Automação tem como objetivo formar profissionais de nível superior, de perfil generalista, com visão ética e humanística, preparando-os para atuar de forma crítica e criativa na resolução de problemas ligados à área de Engenharia de Controle e Automação considerando, além dos seus aspectos técnicos, também as implicações políticas, econômicas, sociais e ambientais atendendo assim os preceitos das Diretrizes Curriculares Nacionais.

Perfil do Egresso

O Engenheiro de Controle e Automação será um profissional habilitado para o planejamento, supervisão, inspeção, execução de montagem, operação e manutenção de equipamentos e instalações de sistemas de automação e controle, podendo também participar da elaboração de projetos, incluindo o hardware e software em sistemas usados em controle de processos. A Engenharia de Controle e Automação espera formar profissionais com sólidos conhecimentos interdisciplinares: em controle de processos, sistemas eletro-eletrônicos, sistemas mecânicos e de Informática. Com uma formação abrangente, e uma diversidade de conhecimentos adquiridos, o Engenheiro de Automação e Controle pode ser considerado um Engenheiro de Sistemas, na sua área de atuação, diferenciando-se na sua formação, dos Engenheiros de processo (mecânico, elétrico, químico etc…). Espera-se, também, que o profissional formado possa desenvolver e gerenciar o seu próprio negócio, tornando-se um empreendedor capaz de gerar oportunidades de emprego e melhoria de qualidade de vida para a população, por meio da sua sólida formação crítica e criativa, capaz de considerar sempre os aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística.

Competências e habilidades


Em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino de engenharia, instituída pela Resolução CNE/CES 11/2002, o profissional formado em Engenharia de Controle e Automação deverá desenvolver, no que couber à sua habilitação, as seguintes competências e habilidades gerais:

I - aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia;
II - projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;
III - conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;
IV - planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia;
V - identificar, formular e resolver problemas de engenharia;
VI - desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;
VII - supervisionar a operação e a manutenção de sistemas;
VIII - avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas;
IX - comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
X - atuar em equipes multidisciplinares;
XI - compreender e aplicar à ética e responsabilidade profissionais;
XII - avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental;
XIII - avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia;
XIV - assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.

Organização Curricular

http://wp.ufpel.edu.br/ceca/matriz-curricular-2/

Procedimentos e metodologias de ensino

O processo ensino-aprendizagem de Engenharia de Controle e Automação é executado utilizando uma estrutura curricular híbrida: disciplinas tradicionais, ensino baseado em situações problemas e ensino baseado em montagem e execução de projetos, atividades complementares, trabalho de conclusão de curso e estágio.
O educando é preparado para descobrir as relações entre o conteúdo clássico das disciplinas e os problemas de engenharia que surgem na vida profissional. A realidade do educando é ampliada através de estudos de casos reais, experiências de laboratórios e projetos.
Projetos ou a solução de problemas de engenharia levantados pelo ambiente produtivo são, também, alvo de trabalhos em atividades de iniciação científica.
O ensino prima, ainda, pelo desenvolvimento, no educando, de uma postura pró-ativa baseada em análise crítica da situação-problema. Para isto torna-se fundamental desenvolver conteúdos estabelecendo uma relação custo/benefício, limites de aplicação, comparação com outros métodos, técnicas, conceitos ou algoritmos.
O formalismo matemático, a modelagem de sistemas, o raciocínio abstrato orientam as práticas pedagógicas, a fim de promover a capacidade de abstração, sobretudo nas disciplinas da área básica, e o relacionamento entre o conteúdo assimilados na disciplina e seus conceitos teóricos com sua aplicabilidade.
A criatividade é trabalhada em todas as atividades acadêmicas, o que é conseguido com liberdade de participação do educando. Proposições criativas e devidamente justificadas com argumentos adequados são estimuladas e consideradas relevantes para o processo de aprendizagem.
O empreendedorismo é cultivado em todas as disciplinas, levando o educando a buscar e empreender soluções criativas que levem à descoberta de novos conhecimentos, de técnicas e à aplicação de conceitos que caracterizem um novo processo ou novo produto.
Paralelamente a isto o aluno é incentivado a participar de uma Empresa Junior da UFPel conforme a sua vocação sendo que o seu envolvimento é anotado no histórico como atividade complementar. O processo ensino-aprendizagem, auxiliado por novas tecnologias de comunicação, suscita a curiosidade, o interesse e a capacidade de organização do educando, e permite a disponibilização de conteúdos por meio eletrônico, assim como a execução de trabalhos colaborativos que se utilizem de tais recursos.
Os conteúdos ministrados são relacionados com estudos atualizados na engenharia sobre o assunto, vislumbrando-se a possibilidade de trabalhos de iniciação científica, indicando ao educando a existência de um corpo de conhecimento, além do disponibilizado em sala de aula e, ainda, que eles podem contribuir para seu desenvolvimento. A formalização de problemas e experimentação de conceitos e técnicas são condições necessárias para a atuação profissional.
Deve ser criada a expectativa do uso de conceitos sem ambiguidade, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento científico do educando.
O ensino fundamentado em problemas e projetos leva à necessidade de se definir qual é a abrangência e profundidade adequadas destes. Embora não existam regras, os problemas e projetos devem ter tamanhos adequados que permita a aplicação dos princípios a aprender e o manuseio dentro das restrições de tempo disponíveis.

Avaliação do ensino e da aprendizagem

A Filosofia da Avaliação
O curso entende a aprendizagem como ferramenta da construção do conhecimento e não meramente na quantificação, ao final do processo, dos conhecimentos adquiridos. Pretende-se, através de várias metodologias, que os alunos sejam atores da sua formação e não meros espectadores. Dentro das disciplinas, a ênfase solicitada é sempre neste sentido, de desenvolver as habilidades de raciocínio, através da problematização e contextualização do conteúdo e, aproveitar, sempre que possível, as experiências de cada um. Através desta visão é possível explorar de maneira natural a interdisciplinaridade.
A avaliação do desempenho discente é pautada nos objetivos e critérios de cada disciplina, determinados nos planos de ensino, e inclui a frequência e o aproveitamento acadêmico, em consonância com critérios e formas de avaliação propostos no Regimento Geral da UFPel. O processo de ensino/aprendizagem das Engenharias em geral deve ser coerente com a maneira como o raciocínio se desenvolve, buscando-se o aprendizado ativo através do envolvimento dos estudantes em atividades de descoberta. O professor não é um simples manancial de conhecimento, mas um orientador de estudos e experiências, em que os estudantes buscam informação pela ação e não apenas pela audição ou leitura. A avaliação, então, não se limita apenas na medição de conteúdos aprendidos, mas também de métodos cognitivos e habilidades adquiridas.
Com este intuito os instrumentos de avaliação são variados destacando-se: avaliação prática, avaliação teórica, seminários, atividades de prática de pesquisa, relatórios, estudos de artigos científicos, entre outras atividades que busquem a verificação das relações de ensino-aprendizagem. Devem ser priorizadas atividades que permitam uma avaliação contínua (formativa) e não apenas classificatória (somativa).
 
Operacionalização e o Registro das Avaliações
A verificação do aproveitamento do aluno será realizada por disciplina, abrangendo aspectos de assiduidade e avaliação de conhecimentos. A aprovação em cada disciplina é apurada semestralmente e fica condicionada a frequência do aluno de pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) das aulas teóricas e 75% (setenta e cinco por cento) das aulas práticas.
O aproveitamento será aferido em cada disciplina mediante a realização de, pelo menos, 2 (duas) verificações com o mesmo peso, distribuídas ao longo do período, sem prejuízo de outras verificações de aula e trabalhos previstos no plano de ensino da disciplina.
Os graus atribuídos aos trabalhos escolares serão em número de 0 (zero) a 10 (dez), admitida a primeira decimal. A média aritmética das verificações constitui a nota semestral, considerando-se aprovado o aluno que obtiver nota semestral igual ou superior a 7,0 (sete).
Considerar-se-á definitivamente reprovado o aluno que obtiver, média semestral inferior a 3,0 (três).O aluno que obtiver média semestral inferior a 7,0 (sete) e igual ou superior a 3,0 (três), submeter-se-á a um exame, versando sobre toda a matéria lecionada no período.
Considerar-se-á aprovado o aluno que, feito o referido exame, obtiver média igual ou superior a 5,0 (cinco), resultante da divisão por 2 (dois) da soma da nota semestral com a do exame.

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

Cada professor pesquisador tem os seus projetos de pesquisa e suas respectivas publicações nas suas áreas de interesse conforme se pode ver nos seus Currículos Lattes.

Acompanhamento de Egressos

Os alunos egressos são convidados a retornar a instituição nas semanas acadêmicas para participarem de conversas e mesas redondas com alunos e professores. Também existem páginas em redes sociais onde alunos e egressos podem trocar experiências.

Matriz Curricular

1º Semestre

2º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
15000346CÁLCULO B15000341 - CÁLCULO A15000393 - ÁLGEBRA LINEARObrigatória690
15000680CIRCUITOS ELÉTRICOS (AUT)15000678 - FUNDAMENTOS DE CIRCUITOSObrigatória460
15000447ESTATÍSTICA BÁSICA15000341 - CÁLCULO AObrigatória460
11090032FÍSICA BÁSICA I15000341 - CÁLCULO AObrigatória460
15000394GEOMETRIA DESCRITIVAObrigatória460
22000296PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES22000294 - ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃOObrigatória460

3º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
15000682ELETRÔNICA ANALÓGICA (AUT)15000680 - CIRCUITOS ELÉTRICOS (AUT)Obrigatória460
15000681ELETRÔNICA DIGITAL (AUT)15000678 - FUNDAMENTOS DE CIRCUITOSObrigatória460
15000405ENGENHARIA ECONÔMICA IObrigatória230
15000348EQUAÇÕES DIFERENCIAIS A15000346 - CÁLCULO BObrigatória460
11090033FÍSICA BÁSICA II11090032 - FÍSICA BÁSICA IObrigatória460
15000684LABORATÓRIO DE MEDIDAS ELÉTRICAS15000680 - CIRCUITOS ELÉTRICOS (AUT)Obrigatória230
15000683PROGRAMAÇÃO ORIENTADA À OBJETOS22000296 - PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORESObrigatória230

4º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
15000690ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO I (ACE I)Obrigatória575
15000391CÁLCULO NUMÉRICO E APLICAÇÕES15000348 - EQUAÇÕES DIFERENCIAIS A22000296 - PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORESObrigatória460
15000689CONTROLE DIMENSIONAL15000394 - GEOMETRIA DESCRITIVAObrigatória460
15000687LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA ANALÓGICA15000682 - ELETRÔNICA ANALÓGICA (AUT)15000684 - LABORATÓRIO DE MEDIDAS ELÉTRICASObrigatória230
15000686MATEMÁTICA DISCRETA22000296 - PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORESObrigatória230
15000412MÉTODOS OPERACIONAIS15000348 - EQUAÇÕES DIFERENCIAIS AObrigatória460
15000688MICROCONTROLADORES15000681 - ELETRÔNICA DIGITAL (AUT)22000296 - PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORESObrigatória460
15000685SISTEMAS DINÂMICOS15000348 - EQUAÇÕES DIFERENCIAIS A11090033 - FÍSICA BÁSICA IIObrigatória460

5º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
15000697ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO II (ACEII)Obrigatória575
15000692CONTROLADORES LÓGICOS PROGRAMÁVEIS15000686 - MATEMÁTICA DISCRETA15000688 - MICROCONTROLADORESObrigatória230
15000691CONTROLE CLÁSSICO15000391 - CÁLCULO NUMÉRICO E APLICAÇÕES15000412 - MÉTODOS OPERACIONAIS15000685 - SISTEMAS DINÂMICOSObrigatória460
15000696ELEMENTOS DE MÁQUINA15000689 - CONTROLE DIMENSIONALObrigatória230
15000695ELETROMAGNETISMO APLICADO15000680 - CIRCUITOS ELÉTRICOS (AUT)Obrigatória460
15000404MECÂNICA DOS SÓLIDOS15000341 - CÁLCULO A11090033 - FÍSICA BÁSICA IIObrigatória460
15000693PROCESSOS DE FABRICAÇÃO15000689 - CONTROLE DIMENSIONALObrigatória460
15000694SISTEMAS EMBARCADOS15000683 - PROGRAMAÇÃO ORIENTADA À OBJETOS15000688 - MICROCONTROLADORESObrigatória230

6º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
15000705ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO III (ACEIII)Obrigatória575
15000703FUNDAMENTOS DE CONVERSÃO DE ENERGIA15000695 - ELETROMAGNETISMO APLICADOObrigatória460
15000700LABORATÓRIO DE INSTRUMENTAÇÃO VIRTUAL15000694 - SISTEMAS EMBARCADOSObrigatória230
15000704MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE SISTEMAS15000693 - PROCESSOS DE FABRICAÇÃOObrigatória230
15000701PROJETO ASSISTIDO POR COMPUTADOR I15000404 - MECÂNICA DOS SÓLIDOS15000693 - PROCESSOS DE FABRICAÇÃOObrigatória460
15000699REDES INDUSTRIAIS15000688 - MICROCONTROLADORESObrigatória460
15000698TÉCNICAS DE AJUSTE DE CONTROLADORES15000691 - CONTROLE CLÁSSICOObrigatória460
15000702TECNOLOGIA DE COMANDO NUMÉRICO15000404 - MECÂNICA DOS SÓLIDOS15000693 - PROCESSOS DE FABRICAÇÃOObrigatória230

7º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
15000712ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO IV (ACE IV)Obrigatória575
15000706CONTROLE MODERNO15000691 - CONTROLE CLÁSSICOObrigatória460
15000707DOMÓTICA15000699 - REDES INDUSTRIAISObrigatória230
15000708LABORATÓRIO DE CONTROLE CONTÍNUO15000698 - TÉCNICAS DE AJUSTE DE CONTROLADORES15000687 - LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA ANALÓGICAObrigatória230
15000020MECÂNICA DOS FLUÍDOS15000404 - MECÂNICA DOS SÓLIDOSObrigatória460
15000711QUALIDADE DE ENERGIA E ACIONAMENTOS ELÉTRICOS15000703 - FUNDAMENTOS DE CONVERSÃO DE ENERGIAObrigatória460
15000710ROBÓTICA15000691 - CONTROLE CLÁSSICOObrigatória460
15000709SISTEMAS NÃO LINEARES15000691 - CONTROLE CLÁSSICOObrigatória460

8º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
15000298ACIONAMENTOS HIDRÁULICOS E PNEUMÁTICOS15000020 - MECÂNICA DOS FLUÍDOS15000692 - CONTROLADORES LÓGICOS PROGRAMÁVEISObrigatória460
15000719ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO V (ACE V)Obrigatória575
15000716CONTROLE ADAPTATIVO15000691 - CONTROLE CLÁSSICOObrigatória230
15000717CONTROLE PREDITIVO15000691 - CONTROLE CLÁSSICOObrigatória460
15000714IDENTIFICAÇÃO DE SISTEMAS15000691 - CONTROLE CLÁSSICO15000694 - SISTEMAS EMBARCADOSObrigatória230
15000713INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL15000691 - CONTROLE CLÁSSICOObrigatória460
15000715LABORATÓRIO DE CONTROLE DISCRETO15000694 - SISTEMAS EMBARCADOS15000698 - TÉCNICAS DE AJUSTE DE CONTROLADORESObrigatória230
15000718SISTEMAS INTELIGENTES APLICADOS À AGRICULTURA15000691 - CONTROLE CLÁSSICO15000694 - SISTEMAS EMBARCADOSObrigatória230

9º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
15000722ATIVIDADES COMPLEMENTARESAtividade complementar690

10º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
15000721ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIOMínimo de 160 créditosObrigatória11165
15000720TCCMínimo de 215 créditosObrigatória230

Optativas

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
15000724ANÁLISE E CONTROLE VIA LMI15000706 - CONTROLE MODERNOOptativa230
15000728CONTROLE DE SISTEMAS FLUIDOTÉRMICOS E FLUIDOMECÂNICOS15000694 - SISTEMAS EMBARCADOS15000698 - TÉCNICAS DE AJUSTE DE CONTROLADORES15000020 - MECÂNICA DOS FLUÍDOSOptativa460
15000731CONTROLE DE SISTEMAS NÃO-LINEARES15000709 - SISTEMAS NÃO LINEARESOptativa460
15000732CONTROLE DE SISTEMAS ROBOTIZADOS15000710 - ROBÓTICA15000715 - LABORATÓRIO DE CONTROLE DISCRETO15000701 - PROJETO ASSISTIDO POR COMPUTADOR IOptativa230
15000726CONTROLE ESTOCÁSTICO15000714 - IDENTIFICAÇÃO DE SISTEMASOptativa230
15000727CONTROLE ROBUSTO15000706 - CONTROLE MODERNOOptativa230
10910003ETNOLOGIA AFRO-AMERICANA IOptativa460
20000084LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )Optativa460
15000725OTIMIZAÇÃO DE SISTEMAS15000706 - CONTROLE MODERNOOptativa230
15000729PROGRAMAÇÃO 3D MAKER15000702 - TECNOLOGIA DE COMANDO NUMÉRICOOptativa230
15000723PROJETO ASSISTIDO POR COMPUTADOR II15000701 - PROJETO ASSISTIDO POR COMPUTADOR IOptativa460
15000733ROBÓTICA MÓVEL15000710 - ROBÓTICA15000694 - SISTEMAS EMBARCADOS15000698 - TÉCNICAS DE AJUSTE DE CONTROLADORESOptativa230
15000730VISÃO COMPUTACIONAL15000694 - SISTEMAS EMBARCADOSOptativa230

Professores que ministraram disciplinas no Curso nos últimos três semestres

Nome
ANDRE FRANCISCO PIVATO BIAJOLICentro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos
ANGELA PETRUCCI VASCONCELOSCentro de Engenharias
ARLAN DA SILVA FERREIRAInstituto de Física e Matemática
CARLOS EDUARDO ESPINOSACentro de Engenharias
CARLOS GUILHERME DA COSTA NEVESCentro de Engenharias
CICERO COELHO DE ESCOBARCentro de Engenharias
DANIEL MUNARI VILCHEZ PALOMINOCentro de Engenharias
DOUGLAS LANGIE DA SILVAInstituto de Física e Matemática
EDUARDO DA SILVA SCHNEIDERCentro de Engenharias
EDUARDO PAIVA SCARPAROCentro de Engenharias
EDUARDO WALKERCentro de Engenharias
ELMER ALEXIS GAMBOA PENALOZACentro de Engenharias
EVERTON ANGER CAVALHEIROCentro de Engenharias
FABRÍCIO MONTE FREITASCentro de Engenharias
FRANCISCO AMARAL VILLELAInstituto de Física e Matemática
GABRIELA MELLERCentro de Engenharias
GUILHERME JAHNECKE WEYMARCentro de Engenharias
JAVIER ANTONIO GOMEZ ROMEROInstituto de Física e Matemática
LEONARDO ROSA ROHDECentro de Engenharias
LETICIA TONETTOCentro de Engenharias
LUCIANO ANACKER LESTONCentro de Engenharias
MARCELO LEMOS ROSSICentro de Engenharias
MARCELO SCHRAMMCentro de Engenharias
MARCO PAULSEN RODRIGUESCentro de Engenharias
MARIVAN DA SILVA PINHOCentro de Engenharias
MARLON MAURICIO HERNANDEZ CELYCentro de Engenharias
MATEUS BECK FONSECACentro de Engenharias
PAULO JEFFERSON DIAS DE OLIVEIRA EVALDCentro de Engenharias
PAULO SERGIO KUHNInstituto de Física e Matemática
PEDRO LOVATO GOMES JARDIMInstituto de Física e Matemática
RAFAEL DE AVILA DELUCISCentro de Engenharias
RITA DE CASSIA FRAGA DAMECentro de Engenharias
RUTH DA SILVA BRUMCentro de Engenharias
SIGMAR DE LIMACentro de Engenharias
SÔNIA SOUZA FRANCOCentro de Engenharias
TIAGO THOMPSEN PRIMOCentro de Engenharias
VIRGINIA MELLO ALVESInstituto de Física e Matemática
Wagner Barreto da SilveiraCentro de Engenharias
WILLIAN CEZAR NADALETICentro de Engenharias

Turmas ofertadas em 2023 / 2

Versão do Currículo: 1082

1º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11090032 - FÍSICA BÁSICA IProfessor responsável pela turma: PAULO SERGIO KUHN
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T5413
11090032 - FÍSICA BÁSICA IProfessor responsável pela turma: VIRGINIA MELLO ALVES
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T81834

3º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11090033 - FÍSICA BÁSICA IIProfessor responsável pela turma: DOUGLAS LANGIE DA SILVA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T31514

8º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
15000298 - ACIONAMENTOS HIDRÁULICOS E PNEUMÁTICOSProfessor responsável pela turma: MARLON MAURICIO HERNANDEZ CELY
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M1128

Versão do Currículo: 1083

1º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
15000393 - ÁLGEBRA LINEARProfessor responsável pela turma: RUTH DA SILVA BRUM
Professor Regente: MARCELO SCHRAMM
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M42011
15000341 - CÁLCULO AProfessor responsável pela turma: CARLOS EDUARDO ESPINOSA
Horários
ManhãTardeNoite
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
QUA15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
M31828

2º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
22000294 - ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃOProfessor responsável pela turma: TIAGO THOMPSEN PRIMO
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
QUI15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M30224
15000346 - CÁLCULO BProfessor responsável pela turma: RUTH DA SILVA BRUM
Professor Regente: MARCELO SCHRAMM
Horários
ManhãTardeNoite
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M23118
15000447 - ESTATÍSTICA BÁSICAProfessor responsável pela turma: RAFAEL DE AVILA DELUCIS
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M33025
11090032 - FÍSICA BÁSICA IProfessor responsável pela turma: PAULO SERGIO KUHN
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T5413
11090032 - FÍSICA BÁSICA IProfessor responsável pela turma: VIRGINIA MELLO ALVES
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T81834

3º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
15000348 - EQUAÇÕES DIFERENCIAIS AProfessor responsável pela turma: GUILHERME JAHNECKE WEYMAR
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M21231
11090033 - FÍSICA BÁSICA IIProfessor responsável pela turma: DOUGLAS LANGIE DA SILVA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T31514
22000296 - PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORESProfessor responsável pela turma: DANIEL MUNARI VILCHEZ PALOMINO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M302521

4º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
15000391 - CÁLCULO NUMÉRICO E APLICAÇÕESProfessor responsável pela turma: EDUARDO DA SILVA SCHNEIDER
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M1321
15000412 - MÉTODOS OPERACIONAISProfessor Regente: Wagner Barreto da Silveira
Professor responsável pela turma: PAULO JEFFERSON DIAS DE OLIVEIRA EVALD
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M11729

8º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
15000298 - ACIONAMENTOS HIDRÁULICOS E PNEUMÁTICOSProfessor responsável pela turma: MARLON MAURICIO HERNANDEZ CELY
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M1128

Versão do Currículo: 1156 (ATUAL)

1º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
15000393 - ÁLGEBRA LINEARProfessor responsável pela turma: RUTH DA SILVA BRUM
Professor Regente: MARCELO SCHRAMM
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M42011
22000294 - ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃOProfessor responsável pela turma: TIAGO THOMPSEN PRIMO
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
QUI15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M30224
15000341 - CÁLCULO AProfessor responsável pela turma: CARLOS EDUARDO ESPINOSA
Horários
ManhãTardeNoite
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
QUA15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
M31828
15000679 - LABORATÓRIO DE INSTRUMENTOSProfessor responsável pela turma: MATEUS BECK FONSECA
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
P1166

2º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
15000346 - CÁLCULO BProfessor responsável pela turma: RUTH DA SILVA BRUM
Professor Regente: MARCELO SCHRAMM
Horários
ManhãTardeNoite
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M23118
15000680 - CIRCUITOS ELÉTRICOS (AUT)Professor responsável pela turma: CARLOS GUILHERME DA COSTA NEVES
Horários
ManhãTardeNoite
SEG15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
QUA15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T14024
15000447 - ESTATÍSTICA BÁSICAProfessor responsável pela turma: RAFAEL DE AVILA DELUCIS
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M33025
11090032 - FÍSICA BÁSICA IProfessor responsável pela turma: PAULO SERGIO KUHN
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T5413
11090032 - FÍSICA BÁSICA IProfessor responsável pela turma: VIRGINIA MELLO ALVES
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T81834
15000394 - GEOMETRIA DESCRITIVAProfessor responsável pela turma: ANGELA PETRUCCI VASCONCELOS
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M34427
22000296 - PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORESProfessor responsável pela turma: DANIEL MUNARI VILCHEZ PALOMINO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M302521

3º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
15000682 - ELETRÔNICA ANALÓGICA (AUT)Professor responsável pela turma: MATEUS BECK FONSECA
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T1107
15000348 - EQUAÇÕES DIFERENCIAIS AProfessor responsável pela turma: GUILHERME JAHNECKE WEYMAR
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M21231
11090033 - FÍSICA BÁSICA IIProfessor responsável pela turma: DOUGLAS LANGIE DA SILVA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T31514
15000684 - LABORATÓRIO DE MEDIDAS ELÉTRICASProfessor responsável pela turma: MATEUS BECK FONSECA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
P1161

4º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
15000690 - ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO I (ACE I)Professor Regente: ELMER ALEXIS GAMBOA PENALOZA
Professor responsável pela turma: SIGMAR DE LIMA
11515
15000391 - CÁLCULO NUMÉRICO E APLICAÇÕESProfessor responsável pela turma: EDUARDO DA SILVA SCHNEIDER
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M1321
15000689 - CONTROLE DIMENSIONALProfessor responsável pela turma: EDUARDO WALKER
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M14015
15000687 - LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA ANALÓGICAProfessor responsável pela turma: MATEUS BECK FONSECA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
P1104
15000687 - LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA ANALÓGICAProfessor responsável pela turma: MATEUS BECK FONSECA
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
P2104
15000686 - MATEMÁTICA DISCRETAProfessor responsável pela turma: ELMER ALEXIS GAMBOA PENALOZA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
T13016
15000412 - MÉTODOS OPERACIONAISProfessor Regente: Wagner Barreto da Silveira
Professor responsável pela turma: PAULO JEFFERSON DIAS DE OLIVEIRA EVALD
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M11729
15000688 - MICROCONTROLADORESProfessor responsável pela turma: MARLON MAURICIO HERNANDEZ CELY
Horários
ManhãTardeNoite
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M12010
15000685 - SISTEMAS DINÂMICOSProfessor responsável pela turma: LUCIANO ANACKER LESTON
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M12515

6º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
15000705 - ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO III (ACEIII)Professor Regente: MATEUS BECK FONSECA
Professor responsável pela turma: MARLON MAURICIO HERNANDEZ CELY
12020
15000703 - FUNDAMENTOS DE CONVERSÃO DE ENERGIAProfessor Regente: SIGMAR DE LIMA
Professor responsável pela turma: CARLOS GUILHERME DA COSTA NEVES
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M11614
15000700 - LABORATÓRIO DE INSTRUMENTAÇÃO VIRTUALProfessor responsável pela turma: MARLON MAURICIO HERNANDEZ CELY
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
P11010
15000704 - MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE SISTEMASProfessor responsável pela turma: LUCIANO ANACKER LESTON
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
P12221
15000701 - PROJETO ASSISTIDO POR COMPUTADOR IProfessor responsável pela turma: EDUARDO WALKER
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M12014
15000699 - REDES INDUSTRIAISProfessor responsável pela turma: MARCELO LEMOS ROSSI
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M14422
15000698 - TÉCNICAS DE AJUSTE DE CONTROLADORESProfessor Regente: CARLOS GUILHERME DA COSTA NEVES
Professor responsável pela turma: SIGMAR DE LIMA
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M11511
15000702 - TECNOLOGIA DE COMANDO NUMÉRICOProfessor responsável pela turma: EDUARDO WALKER
Horários
ManhãTardeNoite
SEG10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
P13015

8º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
15000298 - ACIONAMENTOS HIDRÁULICOS E PNEUMÁTICOSProfessor responsável pela turma: MARLON MAURICIO HERNANDEZ CELY
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M1128
15000719 - ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO V (ACE V)Professor Regente: CARLOS GUILHERME DA COSTA NEVES
Professor responsável pela turma: EDUARDO WALKER
12018
15000716 - CONTROLE ADAPTATIVOProfessor responsável pela turma: PAULO JEFFERSON DIAS DE OLIVEIRA EVALD
Horários
ManhãTardeNoite
SEX17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
P12020
15000717 - CONTROLE PREDITIVOProfessor Regente: Wagner Barreto da Silveira
Professor responsável pela turma: PAULO JEFFERSON DIAS DE OLIVEIRA EVALD
Horários
ManhãTardeNoite
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M12019
15000714 - IDENTIFICAÇÃO DE SISTEMASProfessor responsável pela turma: LUCIANO ANACKER LESTON
Horários
ManhãTardeNoite
TER15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
P11210
15000713 - INTELIGÊNCIA ARTIFICIALProfessor responsável pela turma: ELMER ALEXIS GAMBOA PENALOZA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M1127
15000715 - LABORATÓRIO DE CONTROLE DISCRETOProfessor responsável pela turma: LUCIANO ANACKER LESTON
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
P11612
15000718 - SISTEMAS INTELIGENTES APLICADOS À AGRICULTURAProfessor responsável pela turma: ELMER ALEXIS GAMBOA PENALOZA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
P1105

10º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
15000721 - ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIOProfessor Regente: LUCIANO ANACKER LESTON
Professor responsável pela turma: SIGMAR DE LIMA
P13010
15000720 - TCCProfessor Regente: ELMER ALEXIS GAMBOA PENALOZA
Professor responsável pela turma: CARLOS GUILHERME DA COSTA NEVES
P13025

Optativas

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
15000731 - CONTROLE DE SISTEMAS NÃO-LINEARESProfessor responsável pela turma: SIGMAR DE LIMA
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M11010
15000727 - CONTROLE ROBUSTOProfessor responsável pela turma: ELMER ALEXIS GAMBOA PENALOZA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
P1169

Alunos Matriculados

Nome Ano de ingresso Semestre de ingresso
HIAGO REGO ROCKEMBACH20232
Sulivane Nunes Andrade 20232
AUGUSTO HUNEMEIER20231
BRUNO VALADAO DA SILVA20231
CAIO WEEGE MOREIRA20231
CAUA FIDELIS DUARTE20231
DANIELLE MARTINS DECKER20231
EDUARDA ALMEIDA SCHNEIDER20231
GABRIEL SOUZA DA SILVA20231
GRACIELA BARBOSA VIANA20231
GUSTAVO PALMEIRA MONTENEGRO20231
Henrique da silva antunes20231
ISAAC NICHOLAS MULE MORAES20231
ISAAC VICTOR CAMPELO DE SOUZA20231
LEANDRO BRITO LIMA20231
Leandro de Carvalho Oliveira20231
LORENZZO VILELA DA SILVA20231
LUIZA MARTINS DE OLIVEIRA20231
Marcos Takashi Hirano Lentini Netto 20231
MATHEUS DA FONTOURA GONCALVES20231
MAURICIO FREITAS BASGALUPE20231
MILENE DA SILVA CARVALHO20231
MURILO CORREA ROSSALES20231
NATHAN GERBAUDE COSTA20231
NICOLAS NEUNFELD20231
PEDRO CAETANO FRARE PECK20231
PEDRO ENRIQUE OLIVEIRA DE ALMEIDA20231
RAFAEL VIEIRA DA CUNHA GULARTE20231
RUI GUILHERME VILELLA CARNEIRO20231
SAMUEL BRUNO SILVA20231
VINICIUS DOS SANTOS REIS20231
VITOR SATOSHI HOELLER NONAKA20231
YASSER NUNES PAIVA20231
Fernanda Polga Souza20222
JUAN RUTZ BUENO20222
ALISSON DOS SANTOS DA SILVEIRA20221
BERNARDO VASCONCELLOS20221
CHRISTIAN SILVA DO NASCIMENTO PEREIRA20221
EDEN TAYLOR DALA BARBA CORREA20221
EDUARDO BURONI MACHADO20221
Felipe Oliveira Lemes20221
GILSON SILVEIRA MELLO JUNIOR20221
JOAO PEDRO BARBOSA LOPES20221
LUIS FELIPPE SOUSA DE LIMA20221
MARCELO WEEGE ROSSALES20221
MATEUS MIELKE SCHWONKE20221
RAFAEL MULLER LIMA20221
VILSON LEMOS COSTA JUNIOR20221
Ana Caroline de Oliveira Bastos20212
ALEXANDRE MACEDO FERREIRA20211
ALLAN MALDANER RODRIGUES20211
BRUNO PINTADO FERREIRA20211
EMANUEL STORI DE LARA20211
GABRIEL ALVES DE SOUSA20211
HERICK DALL AGNOL NUNES20211
KAROLINA ALVES DE AZEVEDO20211
KEVIN SAMUEL DIEDRICH MELO20211
LUCAS DA SILVA PERLEBERG20211
LUIS CARLOS RODRIGUES LINARES20211
NATHALIA MENEZES WEBER20211
SOFIA PAGLIARINI20211
VITOR DANIEL DE ALMEIDA BELO20211
VITORIA DE SOUZA FABRICIO20211
CAIRO TULIO GOMES BARROS OLIVEIRA20201
CRISTOPHER BORGES SILVEIRA20201
ESTHER DA COSTA LESSA20201
GUILHERME SCHONS20201
GUSTAVO HENRIQUE DOS SANTOS KRUGER20201
ISADORA CAMARGO DO AMARAL20201
JOAB TAVARES FAGUNDES20201
JOAO GABRIEL PIRAINE BANDEIRA20201
JOAO VITOR ESTAFOR FERREIRA20201
LUCAS PEPE SANTOS20201
MATEUS DE OLIVEIRA20201
MAURO RICARDO OTONI SILVA20201
QUEZIA LOBATO LA BANCA GOMES20201
THAIS DE ALMEIDA LUCAS20201
THEO LOMBARDY MEDEIROS20201
VINICIUS WILKE TREICHEL20201
VITORIO GRIEP MANCINI KNEIP20201
ALBERTO JESKE HARTER20191
BRENDA BIERHALS20191
BRUNO NOVACK VON DER PUTEN20191
CARLLOS EDUARDO ALVES DA SILVA20191
CARLOS EDUARDO DA SILVA MOSCARELLI20191
GUILHERME SOARES LULHIER DA ROSA20191
LIDIA MARTINELLI DE OLIVEIRA20191
LUCAS BILHALVA MAIA20191
LUCAS DOS SANTOS PEREIRA20191
LUCAS MAYDANA MENDES20191
MARCO AURELIO JUSTINIANO ALKIMIM20191
MIGUEL BECK BERNO20191
PEDRO HENRIQUE ARRIADA BESKOW20191
PEDRO HENRIQUE DIEHL20191
PIERRI LOPES FERREIRA20191
RAFAEL TROMMER STOLARUCK20191
TARICK MICAEL TIMM BLODORN20191
ELIAS SILVA FERNANDES20182
ERIK KLEN ALVES DA SILVA20182
HERONALDO PEREIRA DE SOUZA20182
ALBERT DE CASTRO SCHULZ20181
GUSTAVO MARTIM DA ROSA20181
GUSTAVO RABAIOLLI20181
JOAO PEDRO PERES20181
JOHN BRENO SANTOS FREITAS20181
JOSE PEDRO DE ALMEIDA SCHULTE20181
LAURA ALVES DA SILVA20181
LUCAS MARQUEZAN20181
RAFAELA ARAUJO RAUBER20181
SANTIAGO ZARNOTT RAMALHO20181
VINICIUS AVILA EICHENBERG20181
VITOR LEITZKE BRAGA20181
ALEXANDRE SILVA LUCENA20171
ANDREI SCHWARTZ20171
ARTHUR PETER GARCIA20171
EMANOEL ANGELO BORGES DE JESUS20171
JOAO PAULO DOS SANTOS SIMAO20171
MARCOS GABRIEL TEIXEIRA BARRETO20171
RAFAEL DE OLIVEIRA FABRES20171
THIAGO CARVALHO MAGALHAES BASTOS20171
GABRIEL HACKBARDT MORALES20161
GUILHERME DA SILVA SANTOS20161
GUILHERME VALENTE RODRIGUES20161
IVOMAR RODRIGUES DA SILVA20161
MARCELI DE VASCONCELLOS DE ABREU20161
DANIEL WILSON DA SILVA BATISTA20151
ITALO DE OLIVEIRA FRANK20151
IZADORA MUNHOZ RODRIGUES20151
JÔNATAS LEMUEL BISPO ZOTTIS20151
RUBIMAR ALMEIDA GOUVEA20151
THOMAZ NICOLAS BELINI20151
MICHELE COUTINHO DA SILVA20141
BETINA DUMMER UCZAK20131
EDUARDO SANTOS DA VEIGA20131
KAUÊ BRANCO GONÇALVES DA SILVA20131
RAFAEL WESLLEY MIRON20131
THIARLES MARTINS SARAIVA20131
MARCELO DA SILVA SARAIVA20122
WILLIAN RAMIRES ANDRADE20122
JADER DAS NEVES MARTINS20112
MIRIAN ROSA FAVA20112

Alunos Egressos

Nome Ano de ingresso Ano de conclusão
ÁLVARO PALMEIRA MONTENEGRO20102015
FELIPE VESENICK RADEL20102015
GABRIEL FIGUEIREDO SCHMITZ20102015
NOUARA CÂNDIDA XAVIER20102015
VINICIUS TORRADA PEREIRA20102015
CAROLINA AMARAL EHLERT20102016
CRISTIANO TELLES GINAR20102016
MÁRCIO TELIS SILVEIRA20112016
MICHAEL EDUARDO RÖPKE20112016
WELLINGTON RYUITI YAMADA20112016
GABRIEL IEPSEN WESTPHAL20112017
GIOVANE STORGATTO DA SILVA JUNIOR20112017
KARINE DA SILVA DUMMER20112017
PEDRO TAUÃ LOPES PEREIRA20112017
RAFAELLA CANEZ DE PINHO20112017
RAFAEL MAGALHÃES SALES20102017
RENNAN MOREIRA SANTOS DE MELO20112017
AMILSON MARTINS DA ROSA JÚNIOR20102018
EDUARDO FRANKE KNEBEL20132018
GILMAR PEREIRA DA CRUZ JÚNIOR20132018
LUAM FERNANDES DE MENEZES20142018
MURILO THUROW MACHADO20122018
PAULO HENRIQUE DE ALMEIDA TESSMER20122018
RAFAEL MAITO20112018
RAFAEL MENEZES20132018
TARSO RODRIGUES DE AVILA20142018
BRUNO HEINZELMANN VIEIRA20132019
CASSIO TRAPP KRÜGER20152019
KIVAL BETENCOURT PEREIRA JUNIOR20112019
LUCAS MAZZETTI20112019
MATEUS BOEIRA DE OLIVEIRA20142019
MATEUS MAIA FONSECA20172019
NATHAN BELLUZZO DA SILVEIRA20142019
OTÁVIO SOARES FOLHARINI20142019
THIAGO STÖCKER LACERDA20132019
WILLIAN VIEIRA BORGES20132019
DEÍVIDI PINHEIRO CAVALHEIRO20142020
FRANCO DAMIAN BROCCA CABALLERO20152020
GUSTAVO LUIZ HECK20152020
RACQUEL KNUST DOMINGUES20132020
ANTONELA BITTENCOURT MAAG20162021
CAIO CESAR DA CAS BROCA20132021
EDUARDO VARGAS ZUMMACH20162021
JOÃO HENRIQUE MEIRA REICHERT20152021
PAULO ROBERTO RASEIRA GOMES20142021
RICARDO DA SILVEIRA DOS SANTOS20162021
THIAGO RAPHAEL DOS ANJOS FARIAS20132021
BRUNO RAMOS VAHL20152022
JAIR HEBERTH BRITO FERREIRA20162022
LEONARDO LEAL TAVARES20192022
LUÍS HÄRTER20152022
MARCO AURÉLIO FARIAS DA SILVA20112022
RENAN PRESTES CARDOSO20152022
SAMUEL LETZOW SILVA BECKER20142022
DENIS LEMKE MAASS20172023
EDUARDO SANTOS DA VEIGA20132023
FELIPE LOURENÇO GALESKI20162023
GABRIEL RAMOS CAROSIELLO20112023
HENRIQUE DE LIMA CAVALHEIRO20172023
JULIANE WEBER PETERS20102023
MARCELO DA COSTA LOPES20142023
RODRIGO TORRES MARQUES20182023
RONALDO PEREIRA DE OLIVEIRA JUNIOR20182023
RUDINEI QUADRO VELASQUES JÚNIOR20142023

(*) Conceitos de curso:

(**) Formas de ingresso:

ACAmpla concorrência
L01Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L02Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L05Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L06Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L09Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L10Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
L13Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L14Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
ACAmpla concorrência
LB_EPCandidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_PCDCandidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_QCandidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_EPCandidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_PCDCandidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_QCandidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).

Localização e contatos

  • Benjamin Constant, 989- Sala 309 Cotada
    96010-020 Pelotas, Rio Grande do Sul
  • Horário de Atendimento:
    A secretaria do colegiado funciona das 8 às 14h, sem fechar ao meio dia.
  • (53) 3284 - 1690
  • clique para ver o e-mail

Página gerada em 19/03/2024 01:11:25 (consulta levou 0.854029s)