Nome da Atividade
RESÍDUOS NA INDÚSTRIA DE BASE MADEIREIRA
CÓDIGO
15000053
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Ecossistemas e desenvolvimento sustentável. Resíduos líquidos. Resíduos sólidos. Resíduos gasosos. Legislação ambiental. Resíduos da indústria do processamento da madeira.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo(s) Geral(ais)
Propiciar aos alunos os conhecimentos sobre as características dos resíduos, líquidos, sólidos e gasosos, os principais métodos de tratamento e disposição final e a suas relações com o ambiente.

Objetivo(s) Específico(s)
1. Fornecer ao aluno o conhecimento básico e aplicado sobre as características químicas, físicas e biológicas dos resíduos;
2. Fornecer ao aluno o conhecimento necessário sobre os principais métodos de tratamento e disposição final dos resíduos de base madeireira;
3. Formação de competências e habilidades dos engenheiros industriais madeireiros para tratamento, disposição e reaproveitamento dos resíduos gerados.

Conteúdo Programático

Resíduos Líquidos: Características das águas residuárias, Autodepuração, Legislação sobre lançamento de efluentes. Teoria e dimensionamento de sistemas preliminar e primário de tratamento de efluentes (sistema de gradeamento, caixa de areia, calha parshall, equalizador, reator primário, peneiras estáticas e rotativas). Teoria e dimensionamento de sistemas biológicos de tratamento de efluente (reator biológico aerado, reator UASB, Filtros, lagoas anaeróbias, aeróbias e de maturação).
Resíduos Sólidos: Caracterização de resíduos sólidos segunda a sua origem, suas características físicas e químicas e normas técnicas vigentes. Sistema de Armazenamento, coleta e transporte de resíduos sólidos urbanos; Técnicas de tratamento de resíduos sólidos; Aproveitamento de resíduos sólidos; Disposição Final de Resíduos Sólidos.
Poluição Atmosférica: Fontes de poluição do ar. Qualidade do ar; Impactos Ambientais da poluição atmosférica. Sistemas de controle da poluição do ar (particulados, gases, vapores, fumos etc)

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • VON SPERLING, M. Lodos de esgotos: tratamento e disposição final I. Editora da UFMG, 2001
  • VON SPERLING, M. Lagoas de estabilização. Vol. III.. Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental. UFMG, 1996, 1a edição, 134p.
  • VON SPERLING, M. Lodos ativados. Editora da UFMG, 1997.
  • CHERNICHARO, C.A.L. Reatores anaeróbios. Editora da UFMG, 1997
  • VON SPERLING, M. Introdução a qualidade das águas e ao tratamento de esgotos. Editora da UFMG, 1996.

Bibliografia Complementar:

  • TCHOBANOGLOUS, G.; BURTON, F.L.; STENSEL, D. Wastewater engineering, treatment and reuse. 4th edition, McGraw-Hill, 2003 (METCALF & EDDY).
  • BAILEY, J.E., OLLIS, D.F. Biochemical Engineering Fundamentals, 2 ed. McGraw-Hill, 1986.
  • METCALF& EDDY ET AL. Wastewater Engineering: Treatment and reuse, McGraw Hill Book Company, 4th Edition, 2002.
  • BRAGA ET AL. Introdução a engenharia ambiental, Pearson Education do Brasil Ltda., 2005
  • IMHOFF, K. R. Manual de tratamento de águas residuárias. Edgard Blucher, 2003.

Página gerada em 28/03/2024 08:51:24 (consulta levou 0.123953s)