Nome da Atividade
ESTATÍSTICA EXPERIMENTAL
CÓDIGO
15000047
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CRÉDITOS
3
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Base conceitual e metodológia da pesquisa experimental; planejamento de experimentos; planejamento de experimentos com delineamentos simples e com parcelas dividas; análise de experimentos; análise da variação; procedimentos para discriminação da variação atribuível a tratamentos; análise de esquemas fatoriais; análise de experimentos de ampla abrangência espacial e temporal.

Objetivos

Objetivo Geral:

Habilitar o estudante para a compreensão da metodologia estatística para o planejamento de pesquisa experimental e a análise e interpretação de seus resultados. Fundamentação estatística para o estudo de outras disciplinas do ciclo profissional.

Conteúdo Programático

UNIDADE I
1.1 Pesquisa cientifica e pesquisa experimental; história, conceito de experimento; processo do experimento; protocolo de experimento; organização e trabalho do trabalho experimental.
1.2 Conceitos básicos; fator, nível de um fator; tratamento; material experimental; unidade experimental; erro experimental.
1.3 Delineamento da resposta. Delineamento das condições experimentais; delineamento do controle experimental.
1.4 Delineamento de experimento; estrutura dos fatores experimentais; estrutura dos fatores de unidade; delineamento experimental.
1.5 Precisão, viés e exatidão do experimento; requisitos do plano de experimento; princípios básicos do delineamento de experimento: controle local, casualização, balanceamento e confundimento.

UNIDADE II
Delineamento Experimentais Simples
2.1. Delineamentos de experimentos com tratamentos completamente casualizados, em blocos casualizados e em quadrado latino: caracterização; usos; vantagens e desvantagens; casualização; fontes de variação e modelo estatístico.
2.2. Estimação dos parâmetros; análise estatística; teste F.
2.3. Procedimentos para discriminação da variação entre tratamentos: contrastes ortogonais, polinômios ortogonais, comparações múltiplas de tratamentos.
2.4. Violações das pressuposições do modelo estatístico; suas conseqüências e remédios. Transformação de dados.
2.5. Experimentos com esquemas fatoriais completos. Efeito principal e efeito simples de um fator; Interação. Análise de variação e testes de significância. Estudo da interação.

UNIDADE III
Delineamentos Experimentais Complexos
3.1. Delineamentos de experimentos com parcelas divididas:
Características; usos; vantagens e desvantagens; casualização; análise estatística. Experimentos em faixas.
3.2. Delineamentos de experimentos de ampla abrangência espacial e temporal;: experimentos conduzidos em vários locais e períodos; caracterização; análise da variação e procedimentos de inferência.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CORRÊA DA SILVA, J.G. Estatística Experimental. 1. Planejamento de Experimentos. Versão preliminar. Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas.
  • CORRÊA DA SILVA, J.G. Estatística Experimental. 1. Planejamento de Experimentos. Delineamentos Experimentais Simples. Versão Preliminar. Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 1997.39p.
  • CORRÊA DA SILVA, J.G., Estatística Experimental. 2. Análise Estatística de Experimentos. Versão Preliminar. Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 1997. 265p.

Bibliografia Complementar:

  • COCHRAN, W.G., COX, G. M. Experimental Design, Second Edition. John Wiley & Sons. New York, 1957.
  • GOMEZ, K. A; GOMEZ, A A . Statistical Procedures for Agricultural Research, Second Edition. John Wiley & Sons. New York, 1984
  • LE CLERG, L.L.; LEONARD, W.H.; CLARK, A C. Field Plot Technique, Second Edition. Burgess Publishing Company. Minneapolis, 1984

Página gerada em 24/04/2024 06:14:19 (consulta levou 0.111480s)