Nome da Atividade
ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO
CÓDIGO
22000286
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Fundamentos teóricos para Análise Ergonômica do Trabalho. Metodologia para projeto do trabalho. Levantamento e análise de dados. Noções de Higiene e Segurança do Trabalho. Legislação básica sobre Higiene e Segurança do Trabalho. Agentes de riscos à saúde do trabalhador. Riscos ambientais: riscos físicos, riscos químicos, riscos biológicos, riscos ergonômicos e riscos de acidentes. Acidentes do trabalho e doenças profissionais: causas, conseqüências, análise e legislação. Normas regulamentadoras. Proteção individual. Sinalização de segurança. Proteção contra incêndios. Resíduos Industriais, PPP, LTCAT, PCMSO, PPRA e CIPA.

Objetivos

Objetivo Geral:

Permitir o entendimento e familiarização dos conceitos de base da ergonomia e da segurança do trabalho, essenciais para compreensão e melhoria dos processos sem perder de vista a qualidade na condição do ambiente em que se insere o trabalhador.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • AYRES, D.O.; CORREA, J.A. Manual de prevenção de acidentes do trabalho. São Paulo, Editora Atlas, 2001. BENSOUSSAN, E.; ALBIERI, S.. Manual de Higiene, Segurança e Medicina do Trabalho. Editora Atheneu. BISSO, E.M.. O que é segurança do trabalho? Editora Brasiliense. CAMPOS, A.. CIPA Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Editora Senac. São Paulo. MORAES, A.; MONTÁLVÃO, C.. Ergonomia, conceitos e aplicações. 2AB série Design, Rio de Janeiro, 2000.

Bibliografia Complementar:

  • BELLUSCI, S.M.. Doenças profissionais ou do trabalho. Editora Senac, São Paulo. TAVARES, J.C.. Noções de prevenção e controle de perdas em segurança do trabalho. Editora Senac, São Paulo. WISNER, A.. A Inteligência no trabalho: textos selecionados de ergonomia. Fundacentro, São Paulo, 1994. ZOCCHIO, A.. Política de Segurança e Saúde no Trabalho. Editora LTR.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO Engenharia de Computação (Bacharelado)

Página gerada em 24/04/2024 06:50:02 (consulta levou 0.117583s)