Resumo
Rafael P. Torchelsen possui doutorado em Ciência da Computação pela UFRGS, bacharelado em Ciência da Computação pela UCPel e mestrado em Ciência da Computação pela UNISINOS. Atualmente, é professor na Universidade Federal de Pelotas (UFPel).Rafael tem ampla experiência no desenvolvimento de engines de jogo para diversos jogos de PC, Xbox e PlayStation. Seus interesses de pesquisa incluem Computação Gráfica, Algoritmos Geométricos, Desenvolvimento de jogos digitais e o uso de IA para jogos e Computação Gráfica. Publicou vários artigos sobre esses tópicos e atuou como membro de conselho, chair e editor convidado em várias conferências e revistas de pesquisa.Orientou mais de 20 alunos de graduação, mestrado e doutorado, e foi homenageado como patrono e orador em várias cerimônias de formatura de Ciência da Computação e Engenharia da Computação.
Formação acadêmica
Doutorado em Computação (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2010)
Mestrado em Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Comp (Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2005)
Graduação em Ciência da Computação (Universidade Católica de Pelotas, 2002)
Áreas de atuação
Ciência da Computação
Metodologia e Técnicas da Computação - Processamento Gráfico (Graphics)
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Pesquisa | ||||
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Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Aplicação de fenômenos físicos em Computação GráficaCOORDENADOR DO PROJETO | 01/10/2018 | 30/09/2020 | 18 | |
Estratégias para escalonamento de tarefas em arquiteturas multithread | 13/02/2015 | 12/02/2018 | 2 | |
Tecnologias para Jogos DigitaisCOORDENADOR DO PROJETO | 26/07/2023 | 26/07/2027 | 8 | |
Ensino | ||||
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Programa de Monitoria da UFPEL | 01/04/2019 | 01/02/2027 | 5 | |
Bora ProgramarCOORDENADOR DO PROJETO | 22/04/2021 | 22/04/2025 | 4 |
Disciplinas ministradas nos três últimos semestres
Ano | Turma | Disciplina | CH * | Curso | ||||||
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2024/2 | M1 | ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS I Horários
| 36+36 | Ciência da Computação (Bacharelado) | ||||||
2024/2 | M2 | ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS I Horários
| 0+36 | Ciência da Computação (Bacharelado) | ||||||
2024/2 | T1 | COMPUTAÇÃO GRÁFICA Horários
| 72+0 | Ciência da Computação (Bacharelado) | ||||||
2024/1 | M5 | ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS I Horários
| 36+36 | Ciência da Computação (Bacharelado) Engenharia de Computação (Bacharelado) | ||||||
2024/1 | T1 | TÓPICOS ESPECIAIS EM COMPUTAÇÃO IX Horários
| 72+0 | Ciência da Computação (Bacharelado) Engenharia de Computação (Bacharelado) | ||||||
2024/1 | T1 | COMPUTAÇÃO GRÁFICA Horários
| 72+0 | Ciência da Computação (Bacharelado) | ||||||
2024/1 | T1 | TÓPICOS ESPECIAIS EM COMPUTAÇÃO IV Horários
| 0+0 | Ciência da Computação (Bacharelado) | ||||||
2023/2 | T1 | TÓPICOS ESPECIAIS EM COMPUTAÇÃO X Horários
| 72+0 | Ciência da Computação (Bacharelado) Engenharia de Computação (Bacharelado) | ||||||
2023/2 | T1 | COMPUTAÇÃO GRÁFICA Horários
| 72+0 | Ciência da Computação (Bacharelado) |
* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.