Nome do Projeto
Simulação virtual para treinamento médico em procedimentos invasivos
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/06/2020 - 01/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
Este projeto visa estudar técnicas de computação gráfica para aplicação em simulações de ambientes virtuais voltados ao treinamento médico em procedimentos invasivos. Para elaboração de ferramentas virtuais de cirurgias são necessários vários avanços sendo alguns explorados neste projeto. O objetivo não é ter um sistema completo pronto para o uso médico e sim avançar o estado na arte em algumas frentes. Entre as frentes elencadas estão o uso de sistemas de dinâmica de fluído para elaboração de ambientes cirúrgicos onde o médico infla o órgão com liquido para poder ver o interior e manobrar o instrumento cirúrgico. Outra frente visa reduzir a latência em óculos de realidade virtuais onde o tempo de resposta do computador e a velocidade com o que o usuário movimenta a cabeça gera um atraso na imagem apresentada podendo ocasionar náusea no usuário.

Objetivo Geral

Avançar o estado da arte em técnicas de computação gráfica utilizadas em simuladores cirúrgicos

Justificativa

O treinamento médico em especial o de cirurgiões envolve muitas vezes animais, cadáveres ou bonecos. Em todas essas abordagens existem desvantagens. Uma alternativa é o uso de realidade virtual porém existem diversos desafios técnicos para tal. Grande parte dos desafios estão ligados a técnicas de computação gráfica. Este projeto visa aprimorar e elaborar novas técnicas de computação gráfica para este fim.

Metodologia

Primeiramente será feita uma revisão bibliográfica. Em seguida serão escolhidos cenários cirúrgicos para serem utilizados em estudo de caso. Duas frentes serão exploradas: utilização de técnicas de dinâmica de fluídos e redução de latência em equipamentos de realidade virtual. Essas duas frentes são descritas como ações neste projeto.

Indicadores, Metas e Resultados

É esperado a elaboração de um ambiente para treinamento cirúrgico em procedimentos que utilizam líquido como meio de abrir espaço no órgão sendo explorado pelo médico. O segundo resultado esperado é uma técnica de redução de latência em óculos de realidade virtual.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXANDRE JOAO CARDOSO
ANDREI BORGES GALLO LA ROSA
EDUARDA ABREU CARVALHO
JOAO VITOR BELMONTE DA SILVA
LAURA QUEVEDO JURGINA
LUCAS ALVIENE PEREIRA
LUCAS ZANUSSO MORAIS
NIDAL MARTINS ALI
PEDRO DE MOURA GARCIA
RAFAEL LINHARES FERREIRA
RAFAEL PICCIN TORCHELSEN18
RAQUEL DE SOUZA ZIMMER
RICARDO FERREIRA PADILHA
VICTOR KUNDE BERGMANN
VINICIUS GARCIA PERUZZI

Página gerada em 18/04/2024 06:24:28 (consulta levou 0.135691s)