Nome do Projeto
Bora Programar
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
22/04/2021 - 22/04/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
Este projeto visa criar um grupo de estudos com foco em programação de computadores. O diferencial do projeto está na forma dos encontros. Os encontros são na plataforma Discord onde os alunos dos três cursos de Computação da UFPEL (Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Pós-Graduação em Computação) criaram um ambiente de colaboração para discutir e colaborar nas diversas disciplinas dos cursos. Nesse ambiente foi criado um canal chamado Bora Programar onde o proponente deste projeto convida toda a comunidade da Computação para participar de encontros síncronos onde os participantes estão interessados em programação de computadores e auxiliam uns aos outros no processo de aprendizado.
Desde o primeiro semestre remoto em 2020 este evento tem acontecido de forma regular por iniciativa do proponente e devido ao sucesso e crescimento da demanda e oferta de alunos em auxiliar na tarefa é que surgiu a motivação para a apresentação deste projeto.
Objetivo Geral
O objetivo geral do projeto é alavancar o ensino de programação de computadores a partir de encontros síncronos em um formato mais atrativo e informal em plataformas/redes sociais alternativas. O público alvo é toda a comunidade da UFPEL interessada em programação de Computadores em especial os 3 cursos de Computação.
Justificativa
Programação de computadores é conhecimento base dos cursos de Computação sendo um tópico de suma importância também para outros cursos. Porém, a curva de aprendizado é muito variada. Isso pode ser comprovado pela grande variação nas notas nas disciplinas de programação, dificilmente uma turma tem a maioria dos alunos com média acima de 8. A distribuição é geralmente uniforme no intervalor entre 0 e 10.
Este projeto visa aprimorar o ensino de programação a partir de encontros remotos em plataformas como o Discord. Essas plataformas são utilizadas pelos estudantes para muitas atividades que envolvem discussão de momentos compartilhados, tais como o compartilhamento de jogos onde um dos participantes está jogando e outros estão acompanhando ou jogando em conjunto. Por isso é uma plataforma muito utilizada e familiar para eles. Dessa forma, buscar as plataformas familiares para o aprimoramento do aprendizado se mostrou um sucesso em 2020 durante vários eventos realizados.
Este projeto visa aprimorar o ensino de programação a partir de encontros remotos em plataformas como o Discord. Essas plataformas são utilizadas pelos estudantes para muitas atividades que envolvem discussão de momentos compartilhados, tais como o compartilhamento de jogos onde um dos participantes está jogando e outros estão acompanhando ou jogando em conjunto. Por isso é uma plataforma muito utilizada e familiar para eles. Dessa forma, buscar as plataformas familiares para o aprimoramento do aprendizado se mostrou um sucesso em 2020 durante vários eventos realizados.
Metodologia
O projeto visa organizar com regularidade eventos na plataforma Discord. O evento consiste em um encontro síncrono onde todos os participantes são convidados a ficarem programando durante o evento. Cada participante estará programando para as suas respectivas disciplinas e se alguém tiver dúvidas ou sugestões para a programação dos colegas pode falar no canal.
Com isso, alunos de diversos semestres participam e auxiliam uns aos outros. Essa troca de experiências por ser num ambiente informal e familiar tem auxiliado muito no aprendizado e na integração entre alunos.
Como forma de motivar o coordenador do projeto também participa da ação de compartilhar sua tela enquanto programa para suas atividades de aula e pesquisa. Professores dos cursos de Computação são convidados a participar dos eventos.
Já os alunos participantes do projeto auxiliam na divulgação dos eventos e na organização durante o evento, além de auxiliar com as dúvidas de programação dos participantes.
Com isso, alunos de diversos semestres participam e auxiliam uns aos outros. Essa troca de experiências por ser num ambiente informal e familiar tem auxiliado muito no aprendizado e na integração entre alunos.
Como forma de motivar o coordenador do projeto também participa da ação de compartilhar sua tela enquanto programa para suas atividades de aula e pesquisa. Professores dos cursos de Computação são convidados a participar dos eventos.
Já os alunos participantes do projeto auxiliam na divulgação dos eventos e na organização durante o evento, além de auxiliar com as dúvidas de programação dos participantes.
Indicadores, Metas e Resultados
O resultado esperado é uma maior integração entre os alunos de diversos semestres e o estimulo a prática de programação. Com isso, é esperado que o rendimento acadêmico nas diversas disciplinas de programação dos cursos da UFPel seja afetado positivamente.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALEXANDRE THUROW BENDER | |||
ANNA GABRIELE MARQUES DE OLIVEIRA | |||
CÁSSIO FEHLBERG LEMOS | |||
EDUARDA ABREU CARVALHO | |||
LAURA QUEVEDO JURGINA | |||
LEONARDO DOS SANTOS GÜTHS | |||
LUCAS ZANUSSO MORAIS | |||
MARILTON SANCHOTENE DE AGUIAR | 2 | ||
PATRICK MENEGASSI WALTER | |||
RAFAEL LINHARES FERREIRA | |||
RAFAEL PICCIN TORCHELSEN | 4 | ||
RAQUEL DE SOUZA ZIMMER | |||
RICARDO FERREIRA PADILHA | |||
VICTOR KUNDE BERGMANN | |||
ÍTALO TEIXEIRA DA SILVEIRA |