Nome do Projeto
Bora Programar
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
22/04/2021 - 22/04/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
Este projeto visa criar um grupo de estudos com foco em programação de computadores. O diferencial do projeto está na forma dos encontros. Os encontros são na plataforma Discord onde os alunos dos três cursos de Computação da UFPEL (Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Pós-Graduação em Computação) criaram um ambiente de colaboração para discutir e colaborar nas diversas disciplinas dos cursos. Nesse ambiente foi criado um canal chamado Bora Programar onde o proponente deste projeto convida toda a comunidade da Computação para participar de encontros síncronos onde os participantes estão interessados em programação de computadores e auxiliam uns aos outros no processo de aprendizado. Desde o primeiro semestre remoto em 2020 este evento tem acontecido de forma regular por iniciativa do proponente e devido ao sucesso e crescimento da demanda e oferta de alunos em auxiliar na tarefa é que surgiu a motivação para a apresentação deste projeto.

Objetivo Geral

O objetivo geral do projeto é alavancar o ensino de programação de computadores a partir de encontros síncronos em um formato mais atrativo e informal em plataformas/redes sociais alternativas. O público alvo é toda a comunidade da UFPEL interessada em programação de Computadores em especial os 3 cursos de Computação.

Justificativa

Programação de computadores é conhecimento base dos cursos de Computação sendo um tópico de suma importância também para outros cursos. Porém, a curva de aprendizado é muito variada. Isso pode ser comprovado pela grande variação nas notas nas disciplinas de programação, dificilmente uma turma tem a maioria dos alunos com média acima de 8. A distribuição é geralmente uniforme no intervalor entre 0 e 10.

Este projeto visa aprimorar o ensino de programação a partir de encontros remotos em plataformas como o Discord. Essas plataformas são utilizadas pelos estudantes para muitas atividades que envolvem discussão de momentos compartilhados, tais como o compartilhamento de jogos onde um dos participantes está jogando e outros estão acompanhando ou jogando em conjunto. Por isso é uma plataforma muito utilizada e familiar para eles. Dessa forma, buscar as plataformas familiares para o aprimoramento do aprendizado se mostrou um sucesso em 2020 durante vários eventos realizados.

Metodologia

O projeto visa organizar com regularidade eventos na plataforma Discord. O evento consiste em um encontro síncrono onde todos os participantes são convidados a ficarem programando durante o evento. Cada participante estará programando para as suas respectivas disciplinas e se alguém tiver dúvidas ou sugestões para a programação dos colegas pode falar no canal.
Com isso, alunos de diversos semestres participam e auxiliam uns aos outros. Essa troca de experiências por ser num ambiente informal e familiar tem auxiliado muito no aprendizado e na integração entre alunos.

Como forma de motivar o coordenador do projeto também participa da ação de compartilhar sua tela enquanto programa para suas atividades de aula e pesquisa. Professores dos cursos de Computação são convidados a participar dos eventos.
Já os alunos participantes do projeto auxiliam na divulgação dos eventos e na organização durante o evento, além de auxiliar com as dúvidas de programação dos participantes.

Indicadores, Metas e Resultados

O resultado esperado é uma maior integração entre os alunos de diversos semestres e o estimulo a prática de programação. Com isso, é esperado que o rendimento acadêmico nas diversas disciplinas de programação dos cursos da UFPel seja afetado positivamente.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXANDRE THUROW BENDER
ANNA GABRIELE MARQUES DE OLIVEIRA
CÁSSIO FEHLBERG LEMOS
EDUARDA ABREU CARVALHO
LAURA QUEVEDO JURGINA
LEONARDO DOS SANTOS GÜTHS
LUCAS ZANUSSO MORAIS
MARILTON SANCHOTENE DE AGUIAR2
PATRICK MENEGASSI WALTER
RAFAEL LINHARES FERREIRA
RAFAEL PICCIN TORCHELSEN4
RAQUEL DE SOUZA ZIMMER
RICARDO FERREIRA PADILHA
VICTOR KUNDE BERGMANN

Página gerada em 25/04/2024 14:52:59 (consulta levou 0.164116s)