Nome do Curso / Conceitos (*)
Hotelaria
CC (2019)4
Nível / Grau
Graduação / Tecnológico
Modalidade
Presencial
Turno
INTEGRAL (MATUTINO+VESPERTINO)
Código UFPel
7700
Código e-MEC
1166641
Unidade
Coordenador
ACL01L02L05L06L09L10L13L14Total
PAVE 2024/11111111119
ACLB_EPLB_PCDLB_PPILB_QLI_EPLI_PCDLI_PPILI_QTotal
SISU 2024/110113111321
Criação e Reconhecimento
Curso reconhecido pela Portaria nº 619 de 30/10/2014. Publicada na Seção 1, página 24 do D.O.U. de 31/10/2014.
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 274 de 18/09/2020. Publicada na Seção 1, página 52 do D.O.U. de 23/09/2020.

Contextualização

A cidade de Pelotas possui inúmeros atrativos turísticos que encantam os turistas de todas as partes do Mercosul. Dentre eles, destacam-se: a riqueza de prédios históricos, as charqueadas, que serviram de cenário para minisséries e filmes, a praia do Laranjal, a Laguna dos Patos, museus, a rica gastronomia, entre outros. Na gastronomia destaca-se o chimarrão, o churrasco e o famoso doce de Pelotas, de origem portuguesa, comercializado em diversas doçarias e cafés da cidade. Desta forma, a cidade de Pelotas, por possuir inúmeros atrativos turísticos e estar inserida no Roteiro da Costa Doce e dentro da rota das rodovias que ligam Uruguai e Argentina com outras cidades do país, incluindo a capital do Rio Grande do Sul, serve de parada obrigatória para negócios, descanso e turismo. A hotelaria é um dos setores que mais avançam no país, aumentando a oferta de emprego e contribuindo para a expansão da economia. Como qualquer indústria, a hotelaria possui suas características organizacionais próprias. Sua principal finalidade é fornecer hospedagem, alimentação, segurança e vários outros serviços relacionados à atividade de bem receber, exigindo do profissional da área uma formação especializada para todos os níveis de ocupação, que compõem a estrutura organizacional de um hotel. Os cursos de hotelaria têm como foco de estudo as áreas de eventos, alimentos e bebidas, lazer e recreação, front office, governança, manutenção, comercial, segurança, gestão de qualidade e gestão sócio ambiental em meios de hospedagem. Assim, o profissional de hotelaria deve atuar na gestão hoteleira, conhecendo também os aspectos operacionais de todos os setores dos meios de hospedagem e da área de alimentos e bebidas.

Objetivos

 OBJETIVOS
 Objetivo geral
                                    O Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria possui como objetivo oferecer uma educação com vistas à formação, qualificação e requalificação de profissionais com competência para trabalhar na hotelaria em Pelotas, regiões turísticas do estado do RS, do Brasil e em qualquer parte do mundo.
 
 Objetivos Específicos
  • Formar profissionais com competência para atuar de forma ética e sustentável na hotelaria;
  • Propiciar ao profissional a compreensão e a avaliação dos impactos resultantes das atividades de hotelaria;
  • Permitir ao profissional o contato com ferramentas técnicas aplicadas a hotelaria;
  • Promover ao profissional a capacidade de continuar aprendendo e de acompanhar as mudanças nas condições de trabalho, bem como propiciar o prosseguimento de estudos em cursos de pós-graduação.
  • Formar profissionais com compromisso social, previligiando as minorias com respeito às necessidades das populações excluídas da sociedade.
  • Oportunizar diante a realidade do mundo atual a preparação para os processos que se referem aos recursos humanos, aos recursos materiais, as linguas, ao patrimônio, ao serviço de hospedagem e alimentação, aos sistemas de informações e à contabilidade.

Perfil do Egresso

A criação do CURSO TECNÓLOGO EM HOTELARIA na Universidade Federal de Pelotas se justifica pela necessidade da formação de mão-de-obra especializada para atender as demandas geradas tanto pela região de atuação da UFPel, bem como pelo país e MERCOSUL. Assim, espera-se que com esta ação de qualificação de mão-de-obra a UFPel auxilie na retomada do crescimento regional, com o aumento do turismo para a região, tendo melhores Meios de Hospedagem, oferecendo serviços de qualidade e estendendo ações de inclusão social. O (a) Tecnólogo (a) em Hotelaria deverá ser um (a) profissional com formação voltada à aplicação da tecnologia associada à capacidade especializada de prestação de serviços, atuando como um diferencial no aspecto social, econômico e financeiro. As suas atribuições envolverão os aspectos técnicos, legais e administrativos da hotelaria, incluindo o planejamento, gerenciamento e execução de atividades de hotelaria. O profissional deverá estar apto para exercer funções técnicas e de coordenação em serviços de meios de hospedagem, alimentos e bebidas e eventos.

Competências e habilidades

HABILIDADES PROFISSIONAIS ESPERADAS:
                                    As habilidades pretendidas para os egressos do curso de Tecnólogo em Hotelaria da UFPel são relacionadas com a competência profissional, capacidade de adaptação às novas realidades e necessidades do mercado, como o trabalho em equipe, bem como garantindo ao mesmo a identidade nacional da categoria profissional. Assim, especificamente, são esperadas as seguintes habilidades profissionais do egresso:
  • Responsabilidade social, consciência da qualidade e das implicações da justiça e ética no exercício profissional;
  • Formação humanística e visão global que o habilite a compreensão do meio social, político, econômico e cultural onde está inserido e a tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente;
  • Capacidade técnica e científica para atuar na administração das organizações, além de atividades específicas da prática profissional em consonância com as demandas mundiais, nacionais e regionais;
  • Competência para empreender, analisando criticamente as organizações, antecipando e promovendo suas transformações, sendo capaz de planejar, coordenar, executar e avaliar atividades relacionadas às organizações relacionadas aos meios de hospedagens.
  • Capacidade de atuação em equipes multidisciplinares;
  • Capacidade de compreensão da necessidade do contínuo aperfeiçoamento profissional e do desenvolvimento da autoconfiança, de forma a assimilar novos conhecimentos e refletir sobre o comportamento ético que a sociedade espera de sua atuação.
  • Capacidade técnica e científica para atuar na área de hotelaria.
 
 ÁREAS DE ATUAÇÃO
                                    O Técnico em Hotelaria é o profissional capaz de executar, controlar e avaliar o processo de produção dos serviços de Alimentos e Bebidas (cozinha, restaurante, room service e bar) e de hospedagem (front office e governança). Os serviços de hospedagem são prestados em hotéis – urbanos, históricos, de lazer, fazenda etc., e outros meios, como resorts, motéis, spas, pousadas, albergues colônias de férias, flats, condotel, condomínios residenciais e de lazer, instituições esportivas, escolares, militares, de saúde (hospitais, clínicas e casas de repouso), acampamentos, navios, coletividades e abrigos para grupos especiais.
                                    Os serviços de alimentação são prestados em restaurantes e bares de hotéis ou independentes, e outros meios, tais como cozinhas industriais, deliveries, fast foods, shoppings centers, casas noturnas, buffets, casas e salões de festas, clubes, e eventos que envolvam serviços especiais de alimentos e bebidas.
 

Organização Curricular

ESTRUTURA CURRICULAR
                                    O Curso de Tecnólogo em Hotelaria da Universidade Federal de Pelotas é desenvolvido em regime semestral conforme regimento da UFPel, tendo como forma de ingresso o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). E o PAVE (Programa de Avaliação da Vida Escolar)
                                    Cabe ressaltar que em sua maioria, o curso é composto por disciplinas presenciais. No entanto as disciplinas podem ter a modalidade à distância, o que é respaldado pela Portaria n° 4.059/2004, que em seu texto contempla que até 20% da carga horária do curso pode ser ofertada na modalidade à distância.
                                    Numa proposta inovadora e adequada tanto à urgência da realidade imediata quanto ao Projeto Pedagógico e também às exigências do MEC, no que tange aos princípios que norteiam a avaliação Institucional, apresentamos este programa.
                                    Seguindo o novo regulamento do ensino de graduação de nossa universidade – Resolução nº 14, de 28 de outubro de 2010, a estrutura curricular do Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria é composta por três dimensões formativas do currículo, quais sejam: Formação Específica, Formação Complementar e Formação Livre ou Opcional.

Procedimentos e metodologias de ensino

MÉTODOS
                                    Serão realizadas atividades que aproximem os alunos das situações reais de trabalho, como estudos de casos, proposição de problemas, simulações de contextos, contatos com profissionais da área, visitas técnicas e vivências em ambientes de hospedagem e alimentos e bebidas, como no hotel escola Grande Hotel. Para isso o curso terá alta carga horária de atividades práticas. No decorrer dos semestres serão desenvolvidos projetos de ensino, pesquisa e extensão, relacionados com os segmentos da hotelaria.
                                    O curso ainda poderá desenvolver pesquisas aplicadas com a finalidade de promover a melhoria dos processos e produtos no setor de hotelaria, podendo ter parcerias com as empresas de produtos e serviços para a hotelaria. Para isso deverá contar com um corpo docente graduado, pós-graduado e com experiência docente e profissional na área de meios de hospedagem e de alimentos e bebidas.

Avaliação do ensino e da aprendizagem

O Curso Superior em Tecnologia em Hotelaria irá promover o sistema de avaliação do processo de ensino-aprendizagem, considerando o novo regimento da graduação, respeitando as diversidades de ideias e de concepções teórico-metodológicas, por princípios educativos promotores da integração entre ensino, pesquisa e extensão nos processos de ensino e de aprendizagem.
                                    A criação do Núcleo Docente Estruturante - NDE vem ao encontro desta filosofia que irá implementar e institucionalizar procedimentos de avaliação como instrumento de revisão da organização curricular e do processo de ensino e de aprendizagem. 
                                    O Núcleo Docente Estruturante do Curso superior de Tecnologia em Hotelaria será constituído quando houver o número suficiente de docentes efetivo que atendam as suas demandas.
                                    Por fim entende-se que “o currículo acadêmico dos cursos de graduação deve ser entendido como um conjunto de atividades de ensino e de aprendizagem, que objetiva o desenvolvimento integral de conteúdos, competências, habilidades e atitudes formativas, capaz de contribuir para a qualificação nas diversas áreas do conhecimento’ como citado no Regulamento de Graduação. De acordo com o Regimento Geral da UFPel (1977), Cap. V do Sistema de Ensino, artigos 183 a 198, bem como o Cap. VI Do Aproveitamento Acadêmico do Regulamento do Ensino de Graduação na UFPel, a avaliação do processo ensino-aprendizagem é realizada por disciplina, abrangendo aspectos de assiduidade e avaliação do conhecimento.
                                    O aluno deve ter frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) das aulas, e, a avaliação do conhecimento é realizada mediante a realização de pelo menos 02 (duas) avaliações, distribuídas ao longo do período, sem prejuízo de outras verificações de aula e trabalhos previstos no plano de ensino da disciplina.
                                    A média aritmética das verificações constitui as notas semestrais, considerando aprovado o aluno que obtiver nota semestral igual ou superior a 7,0 (sete).
                                    O aluno que obtiver média semestral inferior a 7,0 (sete) e igual ou superior a 3,0 (três), submeter-se-á a um exame, versando sobre toda a matéria lecionada no período.
                                    Considerar-se-á aprovado o aluno que, após realizar o exame, obtiver média igual ou superior a 5,0 (cinco), resultante da divisão por 2 (dois), da soma da média semestral com a do exame.

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

As Atividades Complementares contemplam Ensino, Pesquisa e Extensão. Serão aceitos como atividades complementares os itens abaixo relacionados, após o ingresso do aluno no Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria da UFPel, ficando condicionado o estudo de aproveitamento por parte do colegiado. 
 Critério para integralização das atividades complementares.
Participação em Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão: o aluno poderá contabilizar no máximo 60 horas (sessenta) da carga horária total.
Participação em Seminários, Congressos, Fóruns, Encontros, Palestras, Workshops e Cursos: o aluno poderá solicitar aproveitamento da carga horária total dessas atividades como atividade complementar, desde que relacionadas com a formação do Tecnólogo em Hotelaria, mediante o encaminhamento de cópia do certificado de participação e relatório da atividade ao Colegiado de Curso, o qual aprovará a atividade.
Semana Acadêmica: a participação será contabilizada integralmente para a Semana Acadêmica do Curso de Hotelaria da UFPel, mediante o encaminhamento de cópia do certificado ao Colegiado. Semanas acadêmicas de outros Cursos será contabilizado o aproveitamento de 20% da carga horária.
Prática de Estudos e Atividades Independentes: serão consideradas como prática de estudos e atividades independentes como: cursos de línguas estrangeiras; cursos de redação em Português; Português Instrumental; Comunicação e oratória; cursos de informática. Serão consideradas como válidas as atividades devidamente comprovadas e que foram realizadas após o ingresso do acadêmico no curso de graduação, fica vetado o aproveitamento de tais práticas realizadas antes do ingresso na Universidade.
                                    Serão também considerados como prática de estudos a formação de grupos de estudos, tendo um professor do CSTH, do CIM e/ou de no caso de outra unidade da UFPEL(deverá ser autorizada pelo coordenador do CST em Hotelaria) como tutor, na prática de estudos de textos, discussões e reflexões de temas relacionados com o curso de Hotelaria, de forma que os participantes dos grupos construam e expressem suas ideias e percepções de forma interativa e criativa, possibilitando a construção do seu conhecimento. 
Monitoria e Bolsa de Graduação: da carga horária total de atividades de monitoria o aluno poderá contabilizar no máximo 60 (sessenta) horas como atividade complementar, mediante o encaminhamento do Relatório de Atividades devidamente assinado pelo professor orientador ao Colegiado de Curso.
Ministrante de cursos, palestras, seminário: serão considerados os temas relacionados com a formação do Tecnólogo em Hotelaria; divulgação do curso; divulgação de projetos de pesquisas e extensão; divulgação em Hotéis e outros Meios de Hospedagem, trabalhos com Escolas da rede Pública (Municipal e Estadual), Escolas Particulares e cursos Preparatórios para ingressar na Universidade. Poderão ser contabilizadas 20 (vinte) horas por atividade.
Apresentação de Trabalhos em Congressos, Fóruns e Seminários: cada apresentação de trabalho corresponderá a 20 horas, mediante o encaminhamento de uma cópia do trabalho e cópia do comprovante de apresentação, que será avaliada pelo Colegiado de Curso.
Publicações em Revistas e Anais de Congressos: cada trabalho publicado corresponderá a 20 horas, mediante o encaminhamento de cópia do artigo ao Colegiado de Curso, o qual será avaliado pelo mesmo.
Publicações em Jornais: cada trabalho publicado corresponderá a 10 horas, mediante o encaminhamento de uma cópia do artigo ao Colegiado de Curso, o qual será avaliado pelo mesmo.
 Atividades Voluntárias: serão consideradas aquelas que contribuem com a formação do aluno e do cidadão, conferindo habilidades especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com ações junto à comunidade (Associações de Bairro, ONGS, Atividades Comunitárias). Serão contabilizadas no máximo 20 (vinte) horas, desde que devidamente comprovadas e avaliadas pelo colegiado.
Produção de Vídeos e/ou material audiovisual: serão considerados os materiais produzidos que tenham vinculo com as áreas e/ou disciplinas do Curso Superior de Hotelaria da UFPel, como vídeo aulas e demais materiais produzidos com finalidade didática e/ou relacionada as atividades do Curso, conforme apreciação do Colegiado.
  

Acompanhamento de Egressos

Matriz Curricular

3º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
21000056BEBIDAS E HARMONIZAÇÃOObrigatória460
21000059LAZER RECR APLIC A ESPAÇOS HOT E EXTRA-HOTObrigatória460
21000055LÍNGUA ESPANHOLA II PARA HOTELARIA21000006 - LÍNGUA ESPANHOLA I PARA HOTELARIAObrigatória460
20000029LÍNGUA INGLESA II PARA HOTELARIA20000027 - LÍNGUA INGLESA I PARA HOTELARIAObrigatória460
21000057PLANEJAMENTO E GESTÃO D EVENTOS EM HOTELARIAObrigatória460
21000058TEC. COZINHA: REG, INTERN, ORIE, E CONTEMP21000001 - TÉC. HIG. E SANITÁR. NO MANUSEIO DOS ALIMEN.Obrigatória690

5º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
21000071CONTABILIDADE BÁSICA EM HOTELARIATodas Disciplinas até o 4 semestreObrigatória460
21000070ESTÁGIO OBRIGATÓRIO EM HOTELARIATodas Disciplinas até o 4 semestreTodas Disciplinas até o 4 semestreObrigatória460
21000281ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO PRÁTICA PROFISSIONALTodas Disciplinas até o 4 semestreObrigatória135
21000010GESTÃO DE PESSOAS E LIDERANÇA EM HOTELARIAObrigatória460
21000011HOTELARIA HOSPITALARObrigatória460
21000069TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSOTodas Disciplinas até o 4 semestreTodas Disciplinas até o 4 semestreObrigatória460

Complementares

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
21000180ATIVIDADES COMPLEMENTARESAtividade complementar60

Turmas ofertadas em 2024 / 1

Versão do Currículo: 1093 (ATUAL)

1º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
21000004 - FUND. TURISMO, HOSPITALIDADE E HOTELARIA
Horários
ManhãTardeNoite
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1300
21000003 - GES. ÉTICA RESP. SOC. EMP. HOTEL EXTRA-HOTEL
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M1300
21000002 - PROCEDIMENTOS DE FRONT OFFICE
Horários
ManhãTardeNoite
QUA15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
QUI15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1300
21000005 - SIS. INF. GEST. HOTE. REST. GEST. MÍD. SOC.
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1300
21000001 - TÉC. HIG. E SANITÁR. NO MANUSEIO DOS ALIMEN.
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1300

2º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
21000006 - LÍNGUA ESPANHOLA I PARA HOTELARIA
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1300

3º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
21000056 - BEBIDAS E HARMONIZAÇÃO
Horários
ManhãTardeNoite
QUI15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M1300
21000059 - LAZER RECR APLIC A ESPAÇOS HOT E EXTRA-HOT
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1300
20000029 - LÍNGUA INGLESA II PARA HOTELARIA
Horários
ManhãTardeNoite
SEX15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
T1300
21000057 - PLANEJAMENTO E GESTÃO D EVENTOS EM HOTELARIA
Horários
ManhãTardeNoite
QUA19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
M1300
21000058 - TEC. COZINHA: REG, INTERN, ORIE, E CONTEMP
Horários
ManhãTardeNoite
SEG19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
TER19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
M1300

5º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
21000071 - CONTABILIDADE BÁSICA EM HOTELARIA
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M1300
21000070 - ESTÁGIO OBRIGATÓRIO EM HOTELARIA
Horários
ManhãTardeNoite
SAB08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T1300
21000281 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO PRÁTICA PROFISSIONAL
Horários
ManhãTardeNoite
TER15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
P1300
21000010 - GESTÃO DE PESSOAS E LIDERANÇA EM HOTELARIA
Horários
ManhãTardeNoite
QUA15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
QUI15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1300
21000011 - HOTELARIA HOSPITALAR
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1300
21000069 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M1300

Optativas

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
21000012 - OPERAÇÕES EM HOTELARIA
Horários
ManhãTardeNoite
SEX15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M1300
21000060 - PLANEJAMENTO E GESTÃO DE POUSADAS
Horários
ManhãTardeNoite
SEX19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
M1300

Alunos Matriculados

Nome Ano de ingresso Semestre de ingresso

Alunos Egressos

Nome Ano de ingresso Ano de conclusão
ALESSANDRA DE MORAES COELHO MACHADO20122014
BEATRIZ SENNA GUIMARÃES RIBEIRO20122014
CARLOS RENATO ROCHA DE SOUZA20122014
CAROLINE DE OLIVEIRA BITENCOURT20122014
DANIEL VIANNA PEREIRA20122014
GUILHERME GARCIA MAIA20122014
JESSICA COMPIANI DUARTE SILVA20122014
JULIANA MORALES DE ALMEIDA20122014
KAMILA MELLO GOMES20122014
LARISSA VARGAS-PRADA BENTO20122014
LETÍCIA GARCIA DA COSTA20122014
MARIA HIDUVIGES DA ROCHA LOI20122014
MARIA LÚCIA DOS ANJOS DA SILVA20122014
ROCHELI ANTUNES LEAL WESTPHAL20122014
SAHYONARA RAISSA GOMES RIEG20122014
ANDRÉIA CORDEIRO LEVY20122015
ANDRESSA DA SILVA XAVIER20132015
BRUNA SCHAUN THEIS20132015
CAROLINA HONORATO MONTAGNER20132015
DANIEL TRINDADE FARIAS20122015
DEBORA CRISTINE NEUBERGER MARTINEZ20132015
ENDRIGO ZANINI SEDREZ20132015
GABRIEL NEUTZLING GONÇALVES20132015
ISADORA PEIXOTO PICKERSGILL20132015
KARINE MOURA MEDEIROS20132015
MARCÉLLI DA SILVA MOREIRA20132015
MÁRCIA PEREIRA ZANINI20122015
RENAN MACHADO COLARES20132015
ROSÂNGELA POWER DE LLANO20132015
SABRINA RODRIGUES DOBKE20132015
ALICE HELENA RODRIGUES DE OLIVEIRA20132016
BRUNO DA CRUZ AFONSO20142016
CARMEN REGINA PEREIRA NUNES20122016
CAROLINA ORTIZ MACHADO20132016
CRISTIANE BERSELLI20142016
CRISTINA MORALES NUNES CAMPOS20142016
CYRO CARLOS POMBO FAGUNDES20132016
FELIPE PEREIRA SPERLING20142016
GENTIL FRANCISCO PINCARINHA SIQUEIRA20142016
JUANE LEIVAS OLIVEIRA20132016
JULIANA BALOTA GOMES20142016
MARIANE DA SILVA BELEM20142016
Marilene Brum Böhmer20132016
MARISA PERES LEONETTI20142016
MURIEL HAMMES AFONSO20142016
NATÁLIA DAS NEVES GUIMARÃES20142016
ROSANGELA TEIXEIRA SILVEIRA20132016
RUTE JULIANA BECKER TREPTOW20142016
ADIENEZ NOBRE PARADA CASTRO20142017
ARIADNE DE OLIVEIRA SIMOES20152017
CAIQUE CÉSAR NOVAES DE OLIVEIRA20142017
CAMILA SOARES FABRICA ATHAIDE20142017
CAROLINA FISCHER20152017
CENIRA BASTOS ALVES20152017
CLAUDIA QUINCOSES MOREIRA20152017
FERNANDA DE FREITAS CARVALHO SOARES20142017
FRANTIESCA SANCHES VARGAS20152017
GABRIEL DE ARAÚJO WAGNER20152017
JÉSSICA MARIA DA SILVA CASTRO20152017
JOICE ADRIELE DA SILVA MACHADO20152017
LIANE KIMIE MIKI DA COSTA20142017
LUCIANA FARIAS DE SOUZA20152017
MARIA IZABEL DE OLIVEIRA GONÇALVES20132017
MAURÍCIO ALONSO GOES20152017
PAOLA SILVA DA SILVEIRA20152017
ROBERTA FERREIRA ENGELBRECHT20152017
ROGÉRIO FAGUNDES DE CANTOS20152017
ROSANA DOS SANTOS RODRIGUES20152017
TANARA BUND BALDON MARQUES20152017
YURI DA CRUZ MACHADO20152017
CAMILA OSÓRIO DUTRA20162018
ÍGOR BORGES DOMINGUES20162018
JÚLIA SCHWANKE HIRDES20162018
JUSSARA BEATRIS CAVALLIN20142018
KAILA SCHMIDT MENDES20162018
LILIANE DA CRUZ CALDAS20162018
MARIANA GUERRA GOMES DE PINHO20152018
ROSANE FREITAS20162018
ROSANE WALTERMANN DA ROSA20152018
TIAGO RODRIGUES BASTOS20162018
BIANCA PLANELLA DE SOUZA20152019
LARISSA HENZEL CORREIA20172019
MARIA EDUARDA GRIMALDI FERNANDES20172019
MILENA GODINHO CALDAS20172019
PALOMA DA CUNHA FONTES20162019
PATRICIA MENDES DE FREITAS20172019
PAULA BUENO FONSECA20132019
ROBERTA MARTINS VENZKE BARCELOS20172019
RONILSON SOARES VAZ20172019
SYDIA LISIANE COSTA20172019
ARTHUR RECUERO WICKBOLDT20172020
CHARLENE BRUM DEL PUERTO20182020
DÉBORA PUCINELLI DA SILVA20182020
GRAZIELLE YOUNAN SOCA20182020
JACQUELINE VALLE DE BAIRROS20182020
JULY DAMASCENO RODRIGUES20172020
LIZIANE FACHINETTO20182020
MAGALE SILVEIRA GULARTE20162020
MARCELO GOMES CASTRO FILHO20192020
MARÍLIA ROCHA LANZETTA20182020
MATEUS CONSTANTE DE OLIVEIRA20182020
MILENA TEIXEIRA TAVARES20182020
PAULA PINHEIRO MUSSI20182020
SANDRA MARIA CASTRO FERREIRA20172020
THAÍS RABASSA FRONER20182020
VICTÓRIA MACIEL ORABE20182020
ANDRESSA MOREIRA DE SOUZA20192021
DIEGO NACHTIGALL MORALES20182021
EDUARDO GONÇALVES LAUTERT20202021
ELIANA RODRIGUES PORTO20172021
GENIS RECH LOPES20162021
JOSÉ DILTON GOMES CARDOSO20192021
MANOELA PEREIRA SOUZA20162021
MONIQUE APARECIDA OLIVEIRA FREIRI20172021
PATRICIA DA CUNHA NOGUEIRA20182021
REGINA CÉLIA LUJAN20182021
ALISSON DO AMARAL BARROS20192022
ANELISE DE OLIVEIRA LOPES20202022
CARLOS AUGUSTO MUSZYNSKI DANELON20192022
DENISE MÜNCHOW CALDELLAS20202022
FERNANDA DE FREITAS PEPE20192022
INARA ROSANI VAHL20192022
JULIANE MÜLLER BRIGNOL20192022
MARLON POTTES DOS SANTOS JÚNIOR20192022
MILENE SIQUEIRA MACEDO20192022
RAÍSSA CASTRO VASCONCELOS20192022
SILVIA HELENA FERREIRA DOS SANTOS20182022
YASMIN DO AMARAL BARROS20192022
EDUARDA LEITE DA SILVA20202023
GABRIEL DE MATTOS BASCHI20202023
MARCELA DE OLIVEIRA FIRPO20202023
MATHEUS DA SILVA ROTCHILD20212023
MÍRIAM REINHARDT RODRIGUES20212023
SABLINA CLASEN DE PAULA20212023

(*) Conceitos de curso:

(**) Formas de ingresso:

ACAmpla concorrência
L01Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L02Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L05Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L06Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L09Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L10Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
L13Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L14Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
ACAmpla concorrência
LB_EPCandidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_PCDCandidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_QCandidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_EPCandidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_PCDCandidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_QCandidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).

Localização e contatos

  • Rua Andrades Neves, 1589 Prédio do MERCOSUL
    96020-080 Pelotas, Rio Grande do Sul
  • Horário de Atendimento:
    Segundas, Terças e Quartas das 8h30 às 14h30 e quintas e sextas das 9h30 às 15h30.
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