Nome do Curso / Conceitos (*)
Música - Composição
CC (2017)4
Nível / Grau
GRADUAÇÃO / Bacharelado
Modalidade
Presencial
Turno
MATUTINO
Código UFPel
3760
Código e-MEC
113624
Unidade
Coordenador
Criação e Reconhecimento
Curso criado pelo Conselho Superior conforme Portaria nº 1.655 de 25/10/2010.
Curso reconhecido pela Portaria nº 857 de 04/08/2017. Publicada no D.O.U de 07/08/2017.

Contextualização

O curso prepara de forma consistente o futuro profissional para um mercado cada vez mais competitivo, onde a versatilidade é essencial. O aluno adquire formação metodológica e científica na área das Composição Musical, instrumentalizando-o para a pesquisa em música. Adquire também sensibilização para o patrimônio musical brasileiro e dos fenômenos de identidade e diversidade das culturas musicais nele inseridos. Adquire conhecimentos e capacidade de compreensão nas diversas áreas científicas de Composição Musical, mais especificamente nas de História da Música, Sociologia Musical, Etnomusicologia, Filosofia e Estética Musical, Teoria, Análise e Técnicas de Composição. Desenvolve capacidades de aplicação autônoma e simultaneamente colaborativa dos conhecimentos adquiridos na formulação e resolução de problemas nas áreas científicas acima referidas. Promove a capacidade de selecionar, classificar e interpretar informações provenientes de investigação documental, em acervos e coleções multidisciplinares, e de campo, nos domínios musicológicos e etnomusicológicos . Desenvolve no aluno competências para comunicar a diferentes públicos análises sistemáticas sobre aspectos específicos, parciais e contextualizados, de práticas musicais. Promove a divulgação e difusão do conhecimento construído e desenvolvido no meio acadêmico em diálogos coma sociedade, através de recitais, concerto, mostras, apresentações, shows, espetáculos, pesquisas, artigos, textos acadêmicos, gravações e palestras. Forma um profissional que além de competente em sua linha de formação específica, possa atuar nos diversos processos de criação e manifestação artística e do conhecimento musical.

Objetivos

  • estimular o aluno à criação musical através de atividades que privilegiem a ação conjunta, a colaboração entre compositores e intérpretes, bem como a reflexão e o espírito investigativo e científico;

  • promover a divulgação e difusão do conhecimento construído e desenvolvido no meio acadêmico em diálogo com a sociedade, através de recitais, concertos, mostras, apresentações, shows, espetáculos, pesquisas, artigos, textos acadêmicos, gravações e palestras;

  • formar um profissional que além de competente em sua linha de formação específica, possa atuar nos diversos processos de criação e manifestação artística e do conhecimento musical;

  • formar um profissional apto a se situar e dialogar com o atual estado das pesquisas em composição;

  • oferecer ao aluno uma formação sólida através de uma ampla gama de possibilidades e técnicas de composição, mediante disciplinas específicas rigorosamente estruturadas;

  • estimular o aluno a transitar e dialogar com as diversas possibilidades estéticas instituídas, da música de concerto ou popular, respeitando a sua identidade cultural e incentivando a construção de suas próprias concepções estéticas;

  • instrumentalizar o aluno para utilização e exploração das tecnologias musicais tais como composição com meios eletrônicos, manipulação de softwares musicais específicos e interação com outras mídias, tais como cinema, dança, teatro, vídeo e jogos eletrônicos;

  • viabilizar projetos de pesquisa, ensino e extensão na área de composição, visando a difusão e o desenvolvimento do conhecimento artístico e intelectual.

Perfil do Egresso

 Espera-se do formando o pensamento crítico-reflexivo, a sensibilidade artística e o domínio técnico-musical que potencializem as habilidades e aptidões indispensáveis à atuação profissional e sua capacidade transformadora na sociedade. Espera-se que esteja apto a adequar-se ao mercado de trabalho existente e a identificar novas possibilidades de atuação. Além disso, são desejadas habilidades de organização coletiva, de colaboração e de respeito à diversidade de identidades culturais, como forma de construção do conhecimento e consolidação de um paradigma ético.

 

Competências e habilidades

 O curso de graduação em Música, atento às tecnologias de produção e reprodução musical, de novas demandas de mercado e de sua contextualização marcada pela competição e pela excelência nas diferentes modalidades de formação profissional, deve possibilitar formação profissional que revele, pelo menos, as competências e habilidades para que o formando possa:

  • intervir na sociedade de acordo com suas manifestações culturais, demonstrando sensibilidade e criação artísticas e excelência prática;
  • viabilizar pesquisa científica e tecnológica em música, visando à criação, compreensão e difusão da cultura e seu desenvolvimento;

  • atuar, de forma significativa, nas manifestações musicais, instituídas ou emergentes;

  • atuar nos diferenciados espaços culturais e, especialmente, em articulação com instituições de ensino específico de música;

  • estimular criações musicais e sua divulgação como manifestação do potencial artístico.

  • desenvolver e implementar projetos de criação artística, em uma atitude colaborativa que integre compositores, intérpretes, produtores culturais, órgãos de fomento e espaços culturais;

  • estar atento a seu papel de difusor da música de seu tempo, contribuindo para a formação de novas platéias e de novos paradigmas de espetáculos;

  • contribuir para o avanço da pesquisa em composição musical no âmbito acadêmico e para o desenvolvimento epistemológico da área;

  • ter desenvolvidas suas principais concepções estéticas e ter competência para refletir sobre elas e sobre os desdobramentos e possibilidades futuras;

  • dominar as principais técnicas composicionais, ferramentas e tecnologias de composição com meios eletrônicos, possibilitando a ele adaptar-se às diversas demandas de criação musical impostas pelo mercado de trabalho;

Organização Curricular

A carga horária total do Curso de Música, linha de formação Composição musical, é de 2834 horas, divididos entre a formação Específica, a Formação Complementar e a Formação Livre, conforme o seguinte quadro: Formação Específica -Disciplinas do Núcleo Comum 850horas/aula - 708 horas - 25% -Disciplinas Específicas 1190horas/aula - 992 horas - 35% Total Formação Específica 2040horas/aula - 1700 horas - 60% Formação Complementar - 567horas - 20% Formação Livre 680horas/aula - 567horas - 20% TOTAL 2412horas - 100%

Procedimentos e metodologias de ensino

O projeto pedagógico, em consonância com as orientações legais propostas pelo MEC (LDB 9394/96; CNE/CES 2/2004), é fruto de um diagnóstico identificado na unidade que visa adequar as propostas curriculares vigentes em relação às novas demandas artísticas, socioculturais, científicas e tecnológicas da sociedade contemporânea. Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Música, apresentadas na resolução nº2 de 8 de março de 2004,

o curso de graduação em Música deve ensejar [...] a capacitação para apropriação do pensamento reflexivo, da sensibilidade artística,[...] revelando habilidades e aptidões indispensáveis à atuação profissional na sociedade, nas dimensões artísticas, culturais, sociais, cientificas e tecnológicas, inerentes à área da música.

 

Frente a estas demandas, entende-se a necessidade de um Curso de Música que induza a uma postura dinâmica empreendedora, reflexiva e ativa, em interação com a sociedade.

Conforme estabelecido no parecer nº0195/2003, do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior, as Diretrizes Curriculares Nacionais

devem induzir à criação de diferentes formações e habilitações para cada área do conhecimento, possibilitando ainda definirem múltiplos perfis profissionais, garantindo uma maior diversidade de carreiras, promovendo a integração do ensino de graduação com a pós-graduação, privilegiando, no perfil de seus formandos, as competências intelectuais que reflitam a heterogeneidade das demandas sociais.

 

Indispensável para um efetivo diálogo com as variáveis demandas sociais do nosso tempo é a valorização de uma formação sólida envolvendo estudos básicos relacionados com a cultura, as artes e também as ciências humanas e sociais; envolvendo estudos relacionados com a pluralidade de conhecimentos instrumentais, composicionais, tecnológicos e estéticos; bem como estudos que permitam a integração teoria/prática relacionada com o exercício da arte musical e do desempenho profissional. Deste modo, o curso propicia a constituição de habilidades ou capacidades para se situar e dialogar com o atual estado das pesquisas em música e que possibilitam o trânsito nas diversas correntes estéticas instituídas, da música de concerto e popular.

Consonante a isto, esta concepção de curso prioriza a flexibilização do percurso acadêmico, aliando a construção de perfis profissionais individuais ao desenvolvimento de competências e habilidades específicas do fazer musical. A flexibilidade da formação se reflete na possibilidade de trânsito nas diversas linhas de formação do bacharelado em música e na valorização da formação livre e das Atividades Complementares.

Ao mesmo tempo, o curso apresenta uma formação acadêmica que é estabelecida através de um eixo comum de saberes em sintonia com outras IES, tais como os da História da Música (Geral e Brasileira) e da Teoria Musical (Harmonia, Contraponto e Análise). Esta característica é fundamental para facilitar a mobilidade acadêmica e a integração da graduação com pós-graduação.

A valorização da reflexão sobre o fazer musical, sobre a relação do músico com a sociedade, com o mercado trabalho, assim como sobre as concepções estéticas e éticas também é tônica do curso. Com este objetivo, há um eixo da formação composto por disciplinas obrigatórias (Música e Sociedade; Estética; Produção Cultural) e que pode ser aprofundado em disciplinas da formação livre. Este eixo serve de embasamento para a consolidação de uma postura engajada e ativa dos alunos, no sentido de construir um percurso acadêmico condizente com os interesses particulares e respeitador de sua identidade cultural, mas, ao mesmo tempo, crítico e consciente de suas responsabilidades com a sociedade e do espírito colaborativo dentro e fora do âmbito acadêmico.

Avaliação do ensino e da aprendizagem

 De acordo com os princípios norteadores do processo de ensino-aprendizagem, apresentamos os procedimentos e critérios a serem utilizados para a avaliação do referido processo. Os procedimentos e critérios estão subdivididos em quatro categorias, de acordo com os tipos de disciplinas, quais sejam: teóricas, teórico-práticas, práticas interpretativas e composição.

Nas quatro categorias estão contemplados os procedimentos de avaliação continuada e a participação do aluno no processo avaliativo, de modo a propiciar uma maior eficiência de ensino-aprendizagem.

Disciplinas de cunho Teórico


 

Métodologia e critérios:

O processo de avaliação será composto pela Avaliação Contínua, constituída por diversas ferramentas de avaliação.

Avaliação contínua: adaptada a necessidade de cada disciplina e realizada com a participação do professor e do aluno na discussão sobre a eficiência no processo de ensino-aprendizagem, avaliando o processo de leitura, reflexão e escrita. Poderá ser realizado individualmente (professor e aluno) ou compartilhado em aula com os demais alunos, segundo as necessidades e possibilidades do grupo.

  • Tarefas (extra-classe): solicitadas e discutidas em aula, discutindo relação entre texto contexto e música (relação entre o que ouviram e o que leram), gerando avaliação continuada a partir da participação dos alunos. Objetivos: verificar a autonomia do aluno com a escuta, a leitura e a tarefa de leitura/pesquisa solicitada, verificar o envolvimento extra-classe com os conteúdos estudados.


 

  • Produção textual em caráter dissertativo: Objetivos: verificar o envolvimento do aluno com a difusão escrita do conhecimento científico; verificar a capacidade reflexiva do aluno; verificar a capacidade de elaboração e exposição dissertativa de idéias. Critérios de valoração: Conteúdo (objetividade na apresentação do tema e conteúdo do trabalho solicitado; desenvolvimento com capacidade em relacionar o conteúdo com as demais disciplinas de sua formação, referência aos autores-chave da área, posicionamento crítico frente às idéias do autor, propriedade nas exemplificações; conclusão com fechamento do tema, apontando para possibilidades futuras de trabalho e/ou pesquisas na área); Forma (organização, seqüência lógica, correção lingüística); Normas técnicas.

  • Apresentação de trabalhos: Objetivos: verificar o desempenho do aluno na comunicação oral do conhecimento científico; verificar a capacidade reflexiva do aluno; verificar a capacidade de elaboração e exposição de idéias. Critérios de valoração: Desempenho do aluno (postura, espontaneidade, auto-controle, dicção, clareza de exposição); Apresentação do conteúdo (objetividade, seqüência lógica, propriedade nas exemplificações, capacidade em relacionar o conteúdo com as demais disciplinas de sua formação, referência aos autores-chave da área, posicionamento crítico frente às idéias do autor, observância do tempo de apresentação de trabalho); Emprego de recursos audiovisuais.

  • Participação em aula: Objetivos: verificar o desempenho do aluno no processo de ensino-aprendizagem; desenvolver a capacidade crítica e auto-crítica em relação ao seu engajamento nas discussões em classe, bem como nas apresentações orais das tarefas solicitadas. Critérios de valoração: intencionalidade intelectual, artística e acadêmica.


 

Disciplinas Teórico-Práticas


 

Metodologia e critérios:

O processo de avaliação será composto pela Avaliação Contínua e pelo Projeto da Disciplina (trabalho final).


 

a) Avaliação contínua: realizada periodicamente, com a participação do professor e do aluno na discussão sobre a eficiência no processo de ensino-aprendizagem;


 

  • Exercícios realizados em aula. Objetivos: verificar a capacidade do aluno de envolvimento imediato com os conteúdos estudados. Critérios de valoração: empenho individual e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem.

  • Tarefas extra-classe: Objetivos: verificar a autonomia do aluno e envolvimento extra-classe com os conteúdos estudados. Critérios de valoração: empenho individual, envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem e apropriação de conhecimentos, habilidades e competências.

  • Participação em aula: Objetivos: verificar o envolvimento do aluno com o processo de ensino-aprendizagem; desenvolver a capacidade crítica e auto-crítica em relação à produção da turma. Critérios de valoração: intencionalidade intelectual, artística e acadêmica.

 

b) Projeto da disciplina - trabalho final: Objetivos: Verificar a capacidade do aluno na aplicação dos conteúdos desenvolvidos para o projeto final da disciplina. Critérios de valoração: empenho individual, domínio prático da intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos específicos de cada disciplina.

 

Disciplinas de Práticas Interpretativas


 

Métodologia e critérios:

O processo de avaliação será composto pela Avaliação Contínua e pela Avaliação por Banca.

a) Avaliação contínua: realizada periodicamente, com a participação do professor e do aluno na discussão sobre a eficiência no processo de ensino-aprendizagem;


 

  • Exercícios realizados em aula. Objetivos: verificar a capacidade do aluno de envolvimento imediato com os conteúdos estudados. Critérios de valoração: empenho individual e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem.

  • Estudo extra-classe: Objetivos: verificar a autonomia do aluno e envolvimento extra-classe com os conteúdos estudados e o seu desenvolvimento progressivo. Critérios de valoração: empenho individual, envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem e apropriação de conhecimentos, habilidades e competências.

  • Projeto de práticas interpretativas: Objetivos: verificar a capacidade do aluno na tomada de decisões interpretativas a aplicação dos conteúdos envolvendo organicidade, sonoridade, temporalidade, e condução dramática. Critérios de valoração: empenho individual, domínio prático da intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos acima.


 

b) Avaliação por banca.

  • 1ª Avaliação por banca: Realizada na 8ª semana, com a participação dos professores de práticas interpretativas e do próprio aluno; não é aberta ao público;

Projeto em curso (duração de 10 minutos): Objetivos: verificar a eficácia do processo de estudo, a capacidade do aluno na tomada de decisões interpretativas a aplicação dos conteúdos envolvendo organicidade, sonoridade, temporalidade, e condução dramática. Viabilizar a autocrítica e a conscientização do trabalho em desenvolvimento. Critérios de valoração: empenho individual, domínio prático da intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos acima considerando os resultados alcançados até o momento.

 

  • 2ª Avaliação por banca: realizada na última semana, banca formada pelos professores de práticas interpretativas; é aberta ao público;

Apresentação do Projeto de práticas interpretativas: Objetivos: verificar a capacidade do aluno na tomada de decisões interpretativas a aplicação dos conteúdos envolvendo organicidade, sonoridade, temporalidade, e condução dramática. Critérios de valoração: domínio da intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos acima.

 

Disciplinas de Prática de Conjunto


 

Métodologia e critérios:

O processo de avaliação será composto pela Avaliação Contínua e pela Avaliação por Banca.

a) Avaliação contínua: realizada a cada aula, com a participação do professor, do próprio aluno e dos colegas na discussão sobre a eficiência no processo de ensino-aprendizagem;

  • Exercícios realizados em aula. Objetivos: verificar a capacidade do aluno de envolvimento imediato com os conteúdos estudados. Critérios de valoração: esforço individual e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem.

  • Tarefas extra-classe: Objetivos: verificar a autonomia do aluno e envolvimento extra-classe com os conteúdos estudados. Critérios de valoração: esforço individual, envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem e apropriação de conhecimentos, habilidades e competências.

  • Projeto composicional semestral: Objetivos: verificar a capacidade do aluno na tomada de decisões composicionais e aplicação dos conteúdos envolvendo o tratamento da forma, o desenvolvimento de materiais, a condução dramática e a concepção estética em seu projeto composicional semestral. Critérios de valoração: esforço individual, intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos acima e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem.

  • Produção textual em caráter dissertativo: Objetivos: verificar o envolvimento do aluno com a difusão escrita do conhecimento científico; verificar a capacidade reflexiva do aluno; verificar a capacidade de elaboração e exposição dissertativa de idéias. Critérios de valoração: esforço individual, intencionalidade intelectual e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem.

  • Participação em aula: Objetivos: verificar o envolvimento do aluno com o processo de ensino-aprendizagem; desenvolver a capacidade crítica e auto-crítica em relação à produção composicional da turma. Critérios de valoração: intencionalidade intelectual, artística e acadêmica.

b) Avaliação por Banca

Projeto composicional semestral: Objetivos: verificar a capacidade do aluno na tomada de decisões composicionais e aplicação dos conteúdos envolvendo o tratamento da forma, o desenvolvimento de materiais, a condução dramática e a concepção estética em seu projeto composicional semestral. Critérios de valoração: intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos acima.

  • 1ª Avaliação por banca: realizada na 4ª semana, banca formada pelos professores de composição; não é aberta ao público e aos alunos; os apontamentos realizados pela banca são encaminhados pelo professor à sua turma e discutidos em sala de aula.

  • 2ª Avaliação por banca: realizada na 8ª semana, banca formada pelos professores de composição; não é aberta ao público e aos alunos; os apontamentos realizados pela banca são encaminhados pelo professor à sua turma e discutidos em sala de aula.

  • 3ª Avaliação por banca: realizada na última semana, banca formada pelos professores de composição; é aberta ao público; os apontamentos da banca são apresentados diretamente aos alunos durante a realização da avaliação;

 

 

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

Não há Pós-Graduação em Música na UFPel até o momento.

Acompanhamento de Egressos

 O conhecimento das realidades profissionais, acadêmicas e pessoais dos alunos e ex-alunos pode constituir-se em uma ferramenta útil e eficiente na avaliação e reavaliação do curso e de suas concepções pedagógicas, contribuindo diretamente com sua qualificação e atualização. Através do acompanhamento de egressos, e também dos alunos que ainda não concluíram o curso, é possível observar a trajetória profissional e inserção no mercado de trabalho, bem como identificar possíveis deficiências, lacunas de formação e as novas demandas e necessidades da sociedade.

Com esta finalidade, pretende-se acompanhar e avaliar aspectos relacionados à inserção dos egressos no mercado de trabalho; obter elementos que identifiquem níveis de qualidade dos cursos através do acompanhamento do desenvolvimento profissional dos ex-alunos; implementar a criação de um Banco de Dados dos egressos, contendo informações pessoais, acadêmicas, profissionais e outras adicionais; atualizar continuamente as fontes de comunicação com alunos e ex-alunos; realizar cursos e eventos, articulando a integração dos egressos com os alunos da Graduação, da Extensão e da Pesquisa.

 

Matriz Curricular

1º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0590037HISTÓRIA DA MÚSICA IObrigatória234
0460035INICIAÇÃO À COMPOSIÇÃO IObrigatória468
0140259LABORATÓRIO CORAL IObrigatória234
0460353MÚSICA E SOCIEDADEObrigatória234
0140004TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IObrigatória468

2º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0460016CONTRAPONTO IObrigatória234
0590150ESTÉTICA MUSICAL0460353 - MÚSICA E SOCIEDADEObrigatória234
0590124HISTÓRIA DA MÚSICA II0590037 - HISTÓRIA DA MÚSICA IObrigatória234
0460213INICIAÇÃO À COMPOSIÇÃO II0460035 - INICIAÇÃO À COMPOSIÇÃO IObrigatória468
0140184TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA II0140004 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IObrigatória468

3º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0460224COMPOSIÇÃO I0460213 - INICIAÇÃO À COMPOSIÇÃO IIObrigatória468
0460431HARMONIA IObrigatória234
0590125HISTÓRIA DA MÚSICA III0590124 - HISTÓRIA DA MÚSICA IIObrigatória234
0460412ORQUESTRAÇÃO IObrigatória234
0460486PRODUÇÃO CULTURAL0590150 - ESTÉTICA MUSICALObrigatória234
0460405TÉCNICAS COMPOSICIONAIS DOS SÉCULOS XX E XXI - IObrigatória234
0140192TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA III0140184 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IIObrigatória468

4º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0460407COMPOSIÇÃO II0460224 - COMPOSIÇÃO IObrigatória468
0460434HARMONIA II0460431 - HARMONIA IObrigatória234
0590127HISTÓRIA DA MÚSICA IV0590125 - HISTÓRIA DA MÚSICA IIIObrigatória234
0460417ORQUESTRAÇÃO II0460412 - ORQUESTRAÇÃO IObrigatória234
0460406TÉCNICAS COMPOSICIONAIS DOS SÉCULOS XX E XXI - II0460405 - TÉCNICAS COMPOSICIONAIS DOS SÉCULOS XX E XXI - IObrigatória234
0140151TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IV0140192 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IIIObrigatória468

5º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0460410COMPOSIÇÃO III0460407 - COMPOSIÇÃO IIObrigatória468
0460027CONTRAPONTO II0460016 - CONTRAPONTO IObrigatória234
0460435HARMONIA III0460434 - HARMONIA IIObrigatória234
0590165HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA IObrigatória234
0460212PROCESSOS E ESTRUTURAS DE ANÁLISE MUSICAL I0460431 - HARMONIA IObrigatória234
0460411TÉCNICAS COMPOSICIONAIS DOS SÉCULOS XX E XXI - III0460406 - TÉCNICAS COMPOSICIONAIS DOS SÉCULOS XX E XXI - IIObrigatória234

6º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0460415COMPOSIÇÃO IV0460410 - COMPOSIÇÃO IIIObrigatória468
0460487CONTRAPONTO III0460027 - CONTRAPONTO IIObrigatória234
0460408HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA II0590165 - HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA IObrigatória234
0460217PROCESSOS E ESTRUTURAS DE ANÁLISE MUSICAL II0460212 - PROCESSOS E ESTRUTURAS DE ANÁLISE MUSICAL IObrigatória234
0460414TÉCNICAS COMPOSICIONAIS DOS SÉCULOS XX E XXI - IV0460411 - TÉCNICAS COMPOSICIONAIS DOS SÉCULOS XX E XXI - IIIObrigatória234

7º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0460418COMPOSIÇÃO V0460415 - COMPOSIÇÃO IVObrigatória468
0460419MÚSICA ELETROACÚSTICA IObrigatória468
0460421PROCESSOS E ESTRUTURAS DE ANÁLISE MUSICAL III 0460217 - PROCESSOS E ESTRUTURAS DE ANÁLISE MUSICAL IIObrigatória234

8º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0460422COMPOSIÇÃO VI0460418 - COMPOSIÇÃO VObrigatória468
0460424MÚSICA ELETROACÚSTICA II0460419 - MÚSICA ELETROACÚSTICA IObrigatória468
0460220PROJETO DE PESQUISA EM MÚSICA IObrigatória234

9º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0460426COMPOSIÇÃO VII0460422 - COMPOSIÇÃO VIObrigatória468
0460228PROJETO DE PESQUISA EM MÚSICA II0460220 - PROJETO DE PESQUISA EM MÚSICA IObrigatória234

10º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0460427COMPOSIÇÃO VIII0460426 - COMPOSIÇÃO VIIObrigatória468
0460429SEMINÁRIO ORIENTAÇÃO TRAB CONCLUSÃO CURSO0460228 - PROJETO DE PESQUISA EM MÚSICA IIObrigatória234

Complementares

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0460519ATIVIDADES COMPLEMENTARESAtividade complementar567

Optativas

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0460148ACÚSTICA MUSICALOptativa234
0460335APRECIAÇÃO E CRÍTICA MUSICALOptativa234
0460512ARRANJO I 0460431 - HARMONIA IOptativa234
0460504ARRANJO IIOptativa234
0140227ARRANJO VOCAL E INSTRUMENTALOptativa234
0460267CAMERATA DE VIOLÕESOptativa234
0460446COMPOSIÇÃO DE MÚSICA P/ CINEMA0460419 - MÚSICA ELETROACÚSTICA IOptativa234
0460276CONJUNTO DE FLAUTASOptativa234
0460495CONJUNTO DE VIOLÕESOptativa234
0460496CONJUNTO VOCALOptativa234
0460510CRIAÇÃO DE ACOMPANHAMENTOOptativa234
0590147CULTURA ARTÍSTICA DOS SÉCULOS XVI AO XIXOptativa234
0460503DIDÁTICA DO INSTRUMENTOOptativa234
0460214FUNDAMENTOS DA ACÚSTICA APLICADOS À MÚSICAOptativa234
0460404GÊNEROS E RITMOS POPULARES DO PAMPAOptativa234
0460497HARMONIA APLICADA AO INSTRUMENTOOptativa234
0460436HARMONIA IV0460435 - HARMONIA IIIOptativa234
0590153HISTÓRIA DA MÚSICA NO RIO GRANDE DO SULOptativa234
0460286IMPROVISAÇÃO MUSICAL II0460285 - IMPROVISAÇÃO MUSICAL IOptativa234
0460464INSTRUMENTO COMPLEMENTAR IOptativa234
0460465INSTRUMENTO COMPLEMENTAR IIOptativa234
0460466INSTRUMENTO COMPLEMENTAR IIIOptativa234
0460469INSTRUMENTO COMPLEMENTAR VOptativa234
0460498INSTRUMENTO SUPLEMENTAROptativa234
0460499INSTRUMENTO SUPLEMENTAR IIOptativa234
0460488INTERPRETAÇÃO DA MÚSICA CONTEMPORÂNEAOptativa234
0140260LABORATÓRIO CORAL IIOptativa234
0460352LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO MUSICAL IIOptativa234
0460492LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO MUSICAL IVOptativa234
0460500LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO MUSICAL IVOptativa234
0460425MÚSICA ELETROACÚSTICA III0460424 - MÚSICA ELETROACÚSTICA IIOptativa468
0460508MÚSICA EM CONJUNTOOptativa234
0590149MÚSICA E TECNOLOGIAOptativa234
0460420ORQUESTRAÇÃO III0460417 - ORQUESTRAÇÃO IIOptativa234
0460501PERCEPÇÃO CORPORALOptativa234
0460494PRÁTICA DE LEITURA A PRIMEIRA VISTAOptativa234
0460509PRÁTICA DE MPBOptativa234
0460423PROCESSOS E ESTRUTURAS DE ANÁLISE MUSICAL IV0460421 - PROCESSOS E ESTRUTURAS DE ANÁLISE MUSICAL III Optativa234
0460341PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IOptativa234
0460342PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IIOptativa234
0460513PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IIIOptativa234
0460490RÍTMICAOptativa234
1440042RÍTMICA IOptativa234
1440043RÍTMICA II1440042 - RÍTMICA IOptativa234
1440044RÍTMICA III1440043 - RÍTMICA IIOptativa234
1440045RÍTMICA IV1440044 - RÍTMICA IIIOptativa234
0460354SEMIÓTICA GERALOptativa234
0460355SEMIÓTICA MUSICALOptativa234
0460489SEQUENCIAMENTO E ORQUESTRAÇÃO MIDIOptativa234
0460511TEORIAS DA PERFORMANCE INTERPRETAÇÃO MUSICALOptativa234
1440051TREINAMENTO AUDITIVO III0460345 - TREINAMENTO AUDITIVO IIOptativa234
0460324VIOLÃO COMPLEMENTAR IIOptativa234
0460329VIOLINO COMPLEMENTAR IOptativa234

Optativas

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0460448A CANÇÃO POPULAR NO SÉC. XX E XXIOptativa234
0460447A MÚSICA DOS FESTIVAIS NATIVISTAS0460448 - A CANÇÃO POPULAR NO SÉC. XX E XXIOptativa234
0460336ARRANJO E TRANSCRIÇÃO PARA GRUPOS DE VIOLÕESOptativa234
0460268CAMERATA VOCALOptativa234
0460269CANTO COMPLEMENTAR IOptativa234
0460270CANTO COMPLEMENTAR IIOptativa234
0460271CANTO COMPLEMENTAR IIIOptativa234
0460272CANTO COMPLEMENTAR IVOptativa234
0460273CANTO SUPLEMENTAR IOptativa234
0460274CANTO SUPLEMENTAR IIOptativa234
0460445DIDÁTICA E TÉCNICA DE ENSAIOOptativa234
0460284HARMONIA E IMPROVISAÇÃO AO PIANOOptativa234
0460443HIST. DA MÚSICA POP. CONTEMPORÂNEA I0590165 - HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA IOptativa234
0460444HIST. DA MÚSICA POP. CONTEMPORÂNEA II0460443 - HIST. DA MÚSICA POP. CONTEMPORÂNEA IOptativa234
0460285IMPROVISAÇÃO MUSICAL I0140151 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IVOptativa234
0590154INTRODUÇÃO A MUSICOLOGIAOptativa234
0460442INTRODUÇÃO À REGÊNCIAOptativa234
0460351LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO MUSICAL IOptativa234
1310406LÍNGUA ESTRANGEIRA INSTRUMENTAL P/MÚSICA - INGLÊSOptativa468
1310405LÍNGUA ESTRANGEIRA INSTRUM MÚSICA-FRANCÊSOptativa468
0460338MÚSICA DE VÍDEOOptativa234
0460287MÚSICA EM CONJUNTO IOptativa234
0460337MÚSICA E MULTIMEIOSOptativa234
0460440MÚSICA PARA PROPAGANDAOptativa234
0460441MÚSICA P/JOGOS ELETRÔNICOS,CDROMS E INTERNETOptativa234
0460289ORIENTAÇÃO PARA RECITAL - CANTO IOptativa234
0460293ORIENTAÇÃO PARA RECITAL - PIANO IOptativa234
0460295ORIENTAÇÃO PARA RECITAL - VIOLÃO IOptativa234
0460296ORIENTAÇÃO PARA RECITAL - VIOLÃO IIOptativa234
0460304PIANO SUPLEMENTAR IOptativa234
0460305PIANO SUPLEMENTAR IIOptativa234
0460340PRINCÍPIOS BÁSICOS SOFTWARES NOTAÇÃO MUSICALOptativa234
0460439PROJETO ESPECIAL MÚSICA E CINEMAOptativa234
0460358TÓPICOS ESPECIAIS EM MÚSICA BRASILEIRAOptativa234
0460357TÓPICOS ESPECIAIS EM MÚSICA POPULAR BRASILEIRA Optativa234
0460344TREINAMENTO AUDITIVO IOptativa234
0460345TREINAMENTO AUDITIVO IIOptativa234
0460438TRILHA SONORA PARA TEATRO0460035 - INICIAÇÃO À COMPOSIÇÃO IOptativa234
0460323VIOLÃO COMPLEMENTAR IOptativa234
0460325VIOLÃO COMPLEMENTAR IIIOptativa234
0460327VIOLÃO SUPLEMENTAR IOptativa234
0460328VIOLÃO SUPLEMENTAR IIOptativa234
0460334VIOLINO SUPLEMENTAR IIOptativa234

Turmas ofertadas em 2018 / 2

2º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
0460016 - CONTRAPONTO IProfessor responsável pela turma: CARLOS WALTER ALVES SOARES
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T1618
0460016 - CONTRAPONTO IProfessor responsável pela turma: CARLOS WALTER ALVES SOARES
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T21129
0590150 - ESTÉTICA MUSICALProfessor responsável pela turma: JOSE HOMERO DE SOUZA PIRES JUNIOR
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T12053
0590124 - HISTÓRIA DA MÚSICA IIProfessor responsável pela turma: WERNER EWALD
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T1824
0590124 - HISTÓRIA DA MÚSICA IIProfessor responsável pela turma: WERNER EWALD
Horários
ManhãTardeNoite
QUA10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T21015
0460213 - INICIAÇÃO À COMPOSIÇÃO IIProfessor responsável pela turma: CARLOS WALTER ALVES SOARES
Horários
ManhãTardeNoite
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M12015
0140184 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IIProfessor responsável pela turma: JORGE GERALDO ROCHEDO MELETTI
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M12054

4º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
0460407 - COMPOSIÇÃO IIProfessor responsável pela turma: JORGE GERALDO ROCHEDO MELETTI
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1207
0460434 - HARMONIA IIProfessor responsável pela turma: GUILHERME CAMPELO TAVARES
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M1820
0460434 - HARMONIA IIProfessor responsável pela turma: CARLOS WALTER ALVES SOARES
Horários
ManhãTardeNoite
QUI18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
M2720
0590127 - HISTÓRIA DA MÚSICA IVProfessor responsável pela turma: WERNER EWALD
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T11523
0460417 - ORQUESTRAÇÃO IIProfessor responsável pela turma: CARLOS WALTER ALVES SOARES
Horários
ManhãTardeNoite
SEX10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M1205
0460406 - TÉCNICAS COMPOSICIONAIS DOS SÉCULOS XX E XXI - IIProfessor responsável pela turma: JORGE GERALDO ROCHEDO MELETTI
Horários
ManhãTardeNoite
TER17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M12012
0140151 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IVProfessor responsável pela turma: JORGE GERALDO ROCHEDO MELETTI
Horários
ManhãTardeNoite
SEG15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
QUA15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M12019

6º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
0460415 - COMPOSIÇÃO IVProfessor responsável pela turma: JORGE GERALDO ROCHEDO MELETTI
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1157
0460487 - CONTRAPONTO IIIProfessor responsável pela turma: JORGE GERALDO ROCHEDO MELETTI
Horários
ManhãTardeNoite
SEX10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M1203
0460408 - HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA IIProfessor responsável pela turma: WERNER EWALD
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T12034
0460217 - PROCESSOS E ESTRUTURAS DE ANÁLISE MUSICAL IIProfessor responsável pela turma: FELIPE MERKER CASTELLANI
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
M11510
0460414 - TÉCNICAS COMPOSICIONAIS DOS SÉCULOS XX E XXI - IVProfessor responsável pela turma: FELIPE MERKER CASTELLANI
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M1204

8º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
0460422 - COMPOSIÇÃO VIProfessor responsável pela turma: JAMES CORREA SOARES
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1151
0460422 - COMPOSIÇÃO VIProfessor responsável pela turma: JORGE GERALDO ROCHEDO MELETTI
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M222
0460424 - MÚSICA ELETROACÚSTICA IIProfessor responsável pela turma: JAMES CORREA SOARES
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1156
0460220 - PROJETO DE PESQUISA EM MÚSICA IProfessor responsável pela turma: RAFAEL DA SILVA NOLETO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
T12024

10º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
0460427 - COMPOSIÇÃO VIIIProfessor responsável pela turma: JAMES CORREA SOARES
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1125
0460429 - SEMINÁRIO ORIENTAÇÃO TRAB CONCLUSÃO CURSOProfessor responsável pela turma: JAMES CORREA SOARES
P343

Optativas

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
0460335 - APRECIAÇÃO E CRÍTICA MUSICALProfessor responsável pela turma: LUIZ GUILHERME DURO GOLDBERG
Horários
ManhãTardeNoite
QUA10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T156
0460504 - ARRANJO IIProfessor responsável pela turma: RAFAEL HENRIQUE SOARES VELLOSO
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M1108
0460214 - FUNDAMENTOS DA ACÚSTICA APLICADOS À MÚSICAProfessor responsável pela turma: FELIPE MERKER CASTELLANI
Horários
ManhãTardeNoite
SEG17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
T1810
0460436 - HARMONIA IVProfessor responsável pela turma: GUILHERME CAMPELO TAVARES
Horários
ManhãTardeNoite
SEG15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M134
0460464 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR IProfessor responsável pela turma: MARCELO MACEDO CAZARRE
Horários
ManhãTardeNoite
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
P114
0460464 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR IProfessor responsável pela turma: GERMANO GASTAL MAYER
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
P216
0460464 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR IProfessor responsável pela turma: MARCIO DE SOUZA
Horários
ManhãTardeNoite
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
P314
0460464 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR IProfessor responsável pela turma: RAFAEL HENRIQUE SOARES VELLOSO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
P423
0460464 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR IProfessor responsável pela turma: LILIANA MICHELSEN DE ANDRADE
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
P625
0460465 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR IIProfessor responsável pela turma: GUILHERME SPERB
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
P322
0460488 - INTERPRETAÇÃO DA MÚSICA CONTEMPORÂNEAProfessor responsável pela turma: FELIPE MERKER CASTELLANI
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M128
0460509 - PRÁTICA DE MPBProfessor responsável pela turma: GUILHERME SPERB
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M1214
0460423 - PROCESSOS E ESTRUTURAS DE ANÁLISE MUSICAL IVProfessor responsável pela turma: FELIPE MERKER CASTELLANI
Horários
ManhãTardeNoite
SEG15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1100
0460341 - PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IProfessor responsável pela turma: LILIANA MICHELSEN DE ANDRADE
Horários
ManhãTardeNoite
SEG18:00 - 18:50
SEG18:50 - 19:40
T2115
0460341 - PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IProfessor responsável pela turma: JORGE GERALDO ROCHEDO MELETTI
Horários
ManhãTardeNoite
SEG10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T411
0460342 - PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IIProfessor responsável pela turma: LUIS FERNANDO HERING COELHO
Horários
ManhãTardeNoite
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T1207
0460342 - PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IIProfessor responsável pela turma: LUIS FERNANDO HERING COELHO
Horários
ManhãTardeNoite
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T2209
0460342 - PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IIProfessor responsável pela turma: JAMES CORREA SOARES
Horários
ManhãTardeNoite
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T3104
0460513 - PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IIIProfessor responsável pela turma: JORGE GERALDO ROCHEDO MELETTI
Horários
ManhãTardeNoite
SEG10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M12010
0460513 - PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IIIProfessor responsável pela turma: FELIPE MERKER CASTELLANI
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M21011
0460513 - PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IIIProfessor responsável pela turma: JOAO VICTOR BOTA
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M486
1440042 - RÍTMICA IProfessor responsável pela turma: GUILHERME SPERB
Horários
ManhãTardeNoite
QUA15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1111
0460489 - SEQUENCIAMENTO E ORQUESTRAÇÃO MIDIProfessor responsável pela turma: JAMES CORREA SOARES
Horários
ManhãTardeNoite
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
M11013

Optativas

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
0460448 - A CANÇÃO POPULAR NO SÉC. XX E XXIProfessor responsável pela turma: RAFAEL DA SILVA NOLETO
Horários
ManhãTardeNoite
QUA15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M129
0460285 - IMPROVISAÇÃO MUSICAL IProfessor responsável pela turma: RAFAEL HENRIQUE SOARES VELLOSO
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
T177
0460337 - MÚSICA E MULTIMEIOSProfessor responsável pela turma: FELIPE MERKER CASTELLANI
Horários
ManhãTardeNoite
SEG15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T11012
0460345 - TREINAMENTO AUDITIVO IIProfessor responsável pela turma: LUIS FERNANDO HERING COELHO
Horários
ManhãTardeNoite
SEX10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T11016

Alunos Matriculados

Nome Ano de ingresso Semestre de ingresso
ANDRÉ DUARTE DA ROCHA20182
CHARLESTOW IBEIRO DE SOUZA20182
DANILO MAROSTEGA SALVADE20181
ELIAS CUSTODIO DULTRA DOS SANTOS20181
GABRIEL RODRIGUES SOARES20181
GABRIEL VERGARA PEREIRA20181
GUSTAVO DOS SANTOS BALDI20181
ISAAC POLETTO NUNES MOREIRA20181
JOAO VITOR WOUTERS DE OLIVEIRA20181
JÔNATAS SOUZA DA SILVA20182
KHALLIL ACOSTA PORTO20181
PIETRO ROCHA DE CASTRO20181
RAFAEL ALEXSANDER DIOGO DA SILVA20182
BERNARD REHERMANN LOUREIRO DA SILVA20171
CASSIO RITTA MENDES20171
CHRISTIAN LUCAS TEIXEIRA20171
ESTELA DEUNISIO20171
GUSTAVO BORBA SOUTO MAYOR20171
IZABELLA CAMILA DOMINGOS SANTOS20171
JOSÉ ANTÔNIO FRÓES PETRUCCI20172
LUCAS BORBA DA SILVEIRA20171
MARIA CAROLINA DA SILVA JUSTINO20171
MARYNEL FURTADO DE SOUZA BARCELLOS20171
OTÁVIO SEQUEIRA LUZZARDI20172
RAFAEL ZORZOLLI NEBEL20172
THIAGO HENRIQUE PEREIRA NUNES20171
ABNER EDUARDO COSTA VARGAS20161
ANA CLARA NIEVES LAMONACA20161
CAIQUE CHAGAS BERGER20161
DANIEL JUNIOR DOS SANTOS CARNALES20161
DOUGLAS LEMOS BIERHALZ20161
GABRIEL FARO DEZORDI20161
HENRIQUE BARENHO MENDES LARROSSA20161
KLISMANN TIMM BRANCO20161
LORENA BETANIA OLIVEIRA FONTES20161
MARCIO ARY DIAS SILVA20161
RAFAEL DA SILVA DIAS20161
GABRIEL DA COSTA REIS PORTELA20151
GUSTAVO SOARES FERNANDES PIRES20151
JOSE UBIRAJARA MEDEIROS RIBAS20151
PABLO CID BEMBER20151
DARLAN FREITAS PEREIRA20141
FLAVIO DE LANA PEREIRA20141
LUCIO SATTE ALAM FERRO20141
PEDRO MATTOS WOJCIECHOWSKI SILVA20141
POLYANA ROCHA DE OLIVEIRA SANTOS20141
AUGUSTO CARVALHO DOS SANTOS20131
JOSE LUIS DOS SANTOS FRIGERIO20121
ARTUR SARTORI LACERDA20111
ROBERTO LUÍS ALVES PÔRTO20101

Alunos Egressos

Nome Ano de ingresso Ano de conclusão
ELDER DOS SANTOS OLIVEIRA JUNIOR20082012
RENATO DA COSTA MACHADO20082013
GUSTAVO OLIVEIRA DA SILVEIRA20092014
RENNÃ HIGOR FEDRIGO20102014
EUGÊNIO NUNES BASSI20082015
JOSÉ AUGUSTO DE LIMA FILHO20112015
LEANDRO DA ROSA MENESES20092015
YURI SCHMEGEL MARIMON20102015
DAVI RAUBACH TUCHTENHAGEN20122016
GUSTAVO LEITE DA CUNHA20122016
ROGERIO LUIZ MENEGAZ RODRIGUES20142016
FABRICIO SOLANO GONÇALVES20122017
LEANDRO RODIGHERI HIRT MATOS20132017
MARCUS MATTOS PORTELLA GARGIONI20102017
THIAGO COSTA PERDIGÃO20142017
VICTOR HUGO RODRIGUES CAMARGO20112017

(*) Conceitos de curso:

(**) Vagas e formas de ingresso:

  • A0 - Ampla concorrência;
  • L1 - Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L2 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L5 - Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L6 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L9 - Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L10 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012
  • L13 - Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L14 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)

Localização e contatos

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