Nome do Curso / Conceitos (*)
Música - Composição
CC (2017)4
Nível / Grau
Graduação / Bacharelado
Modalidade
Presencial
Turno
MATUTINO
Código UFPel
3760
Código e-MEC
113624
Unidade
Coordenador
A0L1L2L5L6L9L10L13L14L30Total
NOTA DO ENEM 2023/17222215
PAVE 2023/11111111119
SISU 2023/16221213
Criação e Reconhecimento
Curso criado pelo Conselho Superior conforme Portaria nº 1.655 de 25/10/2010.
Curso reconhecido pela Portaria nº 857 de 04/08/2017. Publicada na Seção 1, página 38 do D.O.U de 07/08/2017.

Contextualização

O curso prepara de forma consistente o futuro profissional para um mercado cada vez mais competitivo, onde a versatilidade é essencial. O aluno adquire formação metodológica e científica na área das Composição Musical, instrumentalizando-o para a pesquisa em música. Adquire também sensibilização para o patrimônio musical brasileiro e dos fenômenos de identidade e diversidade das culturas musicais nele inseridos. Adquire conhecimentos e capacidade de compreensão nas diversas áreas científicas de Composição Musical, mais especificamente nas de História da Música, Sociologia Musical, Etnomusicologia, Filosofia e Estética Musical, Teoria, Análise e Técnicas de Composição. Desenvolve capacidades de aplicação autônoma e simultaneamente colaborativa dos conhecimentos adquiridos na formulação e resolução de problemas nas áreas científicas acima referidas. Promove a capacidade de selecionar, classificar e interpretar informações provenientes de investigação documental, em acervos e coleções multidisciplinares, e de campo, nos domínios musicológicos e etnomusicológicos . Desenvolve no aluno competências para comunicar a diferentes públicos análises sistemáticas sobre aspectos específicos, parciais e contextualizados, de práticas musicais. Promove a divulgação e difusão do conhecimento construído e desenvolvido no meio acadêmico em diálogos coma sociedade, através de recitais, concerto, mostras, apresentações, shows, espetáculos, pesquisas, artigos, textos acadêmicos, gravações e palestras. Forma um profissional que além de competente em sua linha de formação específica, possa atuar nos diversos processos de criação e manifestação artística e do conhecimento musical.

Objetivos

  • estimular o aluno à criação musical através de atividades que privilegiem a ação conjunta, a colaboração entre compositores e intérpretes, bem como a reflexão e o espírito investigativo e científico;

  • promover a divulgação e difusão do conhecimento construído e desenvolvido no meio acadêmico em diálogo com a sociedade, através de recitais, concertos, mostras, apresentações, shows, espetáculos, pesquisas, artigos, textos acadêmicos, gravações e palestras;

  • formar um profissional que além de competente em sua linha de formação específica, possa atuar nos diversos processos de criação e manifestação artística e do conhecimento musical;

  • formar um profissional apto a se situar e dialogar com o atual estado das pesquisas em composição;

  • oferecer ao aluno uma formação sólida através de uma ampla gama de possibilidades e técnicas de composição, mediante disciplinas específicas rigorosamente estruturadas;

  • estimular o aluno a transitar e dialogar com as diversas possibilidades estéticas instituídas, da música de concerto ou popular, respeitando a sua identidade cultural e incentivando a construção de suas próprias concepções estéticas;

  • instrumentalizar o aluno para utilização e exploração das tecnologias musicais tais como composição com meios eletrônicos, manipulação de softwares musicais específicos e interação com outras mídias, tais como cinema, dança, teatro, vídeo e jogos eletrônicos;

  • viabilizar projetos de pesquisa, ensino e extensão na área de composição, visando a difusão e o desenvolvimento do conhecimento artístico e intelectual.

Perfil do Egresso

 Espera-se do formando o pensamento crítico-reflexivo, a sensibilidade artística e o domínio técnico-musical que potencializem as habilidades e aptidões indispensáveis à atuação profissional e sua capacidade transformadora na sociedade. Espera-se que esteja apto a adequar-se ao mercado de trabalho existente e a identificar novas possibilidades de atuação. Além disso, são desejadas habilidades de organização coletiva, de colaboração e de respeito à diversidade de identidades culturais, como forma de construção do conhecimento e consolidação de um paradigma ético.

 

Competências e habilidades

 O curso de graduação em Música, atento às tecnologias de produção e reprodução musical, de novas demandas de mercado e de sua contextualização marcada pela competição e pela excelência nas diferentes modalidades de formação profissional, deve possibilitar formação profissional que revele, pelo menos, as competências e habilidades para que o formando possa:

  • intervir na sociedade de acordo com suas manifestações culturais, demonstrando sensibilidade e criação artísticas e excelência prática;
  • viabilizar pesquisa científica e tecnológica em música, visando à criação, compreensão e difusão da cultura e seu desenvolvimento;

  • atuar, de forma significativa, nas manifestações musicais, instituídas ou emergentes;

  • atuar nos diferenciados espaços culturais e, especialmente, em articulação com instituições de ensino específico de música;

  • estimular criações musicais e sua divulgação como manifestação do potencial artístico.

  • desenvolver e implementar projetos de criação artística, em uma atitude colaborativa que integre compositores, intérpretes, produtores culturais, órgãos de fomento e espaços culturais;

  • estar atento a seu papel de difusor da música de seu tempo, contribuindo para a formação de novas platéias e de novos paradigmas de espetáculos;

  • contribuir para o avanço da pesquisa em composição musical no âmbito acadêmico e para o desenvolvimento epistemológico da área;

  • ter desenvolvidas suas principais concepções estéticas e ter competência para refletir sobre elas e sobre os desdobramentos e possibilidades futuras;

  • dominar as principais técnicas composicionais, ferramentas e tecnologias de composição com meios eletrônicos, possibilitando a ele adaptar-se às diversas demandas de criação musical impostas pelo mercado de trabalho;

Organização Curricular

A carga horária total do Curso de Música, linha de formação Composição musical, é de 2834 horas, divididos entre a formação Específica, a Formação Complementar e a Formação Livre, conforme o seguinte quadro: Formação Específica -Disciplinas do Núcleo Comum 850horas/aula - 708 horas - 25% -Disciplinas Específicas 1190horas/aula - 992 horas - 35% Total Formação Específica 2040horas/aula - 1700 horas - 60% Formação Complementar - 567horas - 20% Formação Livre 680horas/aula - 567horas - 20% TOTAL 2412horas - 100%

Procedimentos e metodologias de ensino

O projeto pedagógico, em consonância com as orientações legais propostas pelo MEC (LDB 9394/96; CNE/CES 2/2004), é fruto de um diagnóstico identificado na unidade que visa adequar as propostas curriculares vigentes em relação às novas demandas artísticas, socioculturais, científicas e tecnológicas da sociedade contemporânea. Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Música, apresentadas na resolução nº2 de 8 de março de 2004,

o curso de graduação em Música deve ensejar [...] a capacitação para apropriação do pensamento reflexivo, da sensibilidade artística,[...] revelando habilidades e aptidões indispensáveis à atuação profissional na sociedade, nas dimensões artísticas, culturais, sociais, cientificas e tecnológicas, inerentes à área da música.

 

Frente a estas demandas, entende-se a necessidade de um Curso de Música que induza a uma postura dinâmica empreendedora, reflexiva e ativa, em interação com a sociedade.

Conforme estabelecido no parecer nº0195/2003, do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior, as Diretrizes Curriculares Nacionais

devem induzir à criação de diferentes formações e habilitações para cada área do conhecimento, possibilitando ainda definirem múltiplos perfis profissionais, garantindo uma maior diversidade de carreiras, promovendo a integração do ensino de graduação com a pós-graduação, privilegiando, no perfil de seus formandos, as competências intelectuais que reflitam a heterogeneidade das demandas sociais.

 

Indispensável para um efetivo diálogo com as variáveis demandas sociais do nosso tempo é a valorização de uma formação sólida envolvendo estudos básicos relacionados com a cultura, as artes e também as ciências humanas e sociais; envolvendo estudos relacionados com a pluralidade de conhecimentos instrumentais, composicionais, tecnológicos e estéticos; bem como estudos que permitam a integração teoria/prática relacionada com o exercício da arte musical e do desempenho profissional. Deste modo, o curso propicia a constituição de habilidades ou capacidades para se situar e dialogar com o atual estado das pesquisas em música e que possibilitam o trânsito nas diversas correntes estéticas instituídas, da música de concerto e popular.

Consonante a isto, esta concepção de curso prioriza a flexibilização do percurso acadêmico, aliando a construção de perfis profissionais individuais ao desenvolvimento de competências e habilidades específicas do fazer musical. A flexibilidade da formação se reflete na possibilidade de trânsito nas diversas linhas de formação do bacharelado em música e na valorização da formação livre e das Atividades Complementares.

Ao mesmo tempo, o curso apresenta uma formação acadêmica que é estabelecida através de um eixo comum de saberes em sintonia com outras IES, tais como os da História da Música (Geral e Brasileira) e da Teoria Musical (Harmonia, Contraponto e Análise). Esta característica é fundamental para facilitar a mobilidade acadêmica e a integração da graduação com pós-graduação.

A valorização da reflexão sobre o fazer musical, sobre a relação do músico com a sociedade, com o mercado trabalho, assim como sobre as concepções estéticas e éticas também é tônica do curso. Com este objetivo, há um eixo da formação composto por disciplinas obrigatórias (Música e Sociedade; Estética; Produção Cultural) e que pode ser aprofundado em disciplinas da formação livre. Este eixo serve de embasamento para a consolidação de uma postura engajada e ativa dos alunos, no sentido de construir um percurso acadêmico condizente com os interesses particulares e respeitador de sua identidade cultural, mas, ao mesmo tempo, crítico e consciente de suas responsabilidades com a sociedade e do espírito colaborativo dentro e fora do âmbito acadêmico.

Avaliação do ensino e da aprendizagem

 De acordo com os princípios norteadores do processo de ensino-aprendizagem, apresentamos os procedimentos e critérios a serem utilizados para a avaliação do referido processo. Os procedimentos e critérios estão subdivididos em quatro categorias, de acordo com os tipos de disciplinas, quais sejam: teóricas, teórico-práticas, práticas interpretativas e composição.

Nas quatro categorias estão contemplados os procedimentos de avaliação continuada e a participação do aluno no processo avaliativo, de modo a propiciar uma maior eficiência de ensino-aprendizagem.

Disciplinas de cunho Teórico


 

Métodologia e critérios:

O processo de avaliação será composto pela Avaliação Contínua, constituída por diversas ferramentas de avaliação.

Avaliação contínua: adaptada a necessidade de cada disciplina e realizada com a participação do professor e do aluno na discussão sobre a eficiência no processo de ensino-aprendizagem, avaliando o processo de leitura, reflexão e escrita. Poderá ser realizado individualmente (professor e aluno) ou compartilhado em aula com os demais alunos, segundo as necessidades e possibilidades do grupo.

  • Tarefas (extra-classe): solicitadas e discutidas em aula, discutindo relação entre texto contexto e música (relação entre o que ouviram e o que leram), gerando avaliação continuada a partir da participação dos alunos. Objetivos: verificar a autonomia do aluno com a escuta, a leitura e a tarefa de leitura/pesquisa solicitada, verificar o envolvimento extra-classe com os conteúdos estudados.


 

  • Produção textual em caráter dissertativo: Objetivos: verificar o envolvimento do aluno com a difusão escrita do conhecimento científico; verificar a capacidade reflexiva do aluno; verificar a capacidade de elaboração e exposição dissertativa de idéias. Critérios de valoração: Conteúdo (objetividade na apresentação do tema e conteúdo do trabalho solicitado; desenvolvimento com capacidade em relacionar o conteúdo com as demais disciplinas de sua formação, referência aos autores-chave da área, posicionamento crítico frente às idéias do autor, propriedade nas exemplificações; conclusão com fechamento do tema, apontando para possibilidades futuras de trabalho e/ou pesquisas na área); Forma (organização, seqüência lógica, correção lingüística); Normas técnicas.

  • Apresentação de trabalhos: Objetivos: verificar o desempenho do aluno na comunicação oral do conhecimento científico; verificar a capacidade reflexiva do aluno; verificar a capacidade de elaboração e exposição de idéias. Critérios de valoração: Desempenho do aluno (postura, espontaneidade, auto-controle, dicção, clareza de exposição); Apresentação do conteúdo (objetividade, seqüência lógica, propriedade nas exemplificações, capacidade em relacionar o conteúdo com as demais disciplinas de sua formação, referência aos autores-chave da área, posicionamento crítico frente às idéias do autor, observância do tempo de apresentação de trabalho); Emprego de recursos audiovisuais.

  • Participação em aula: Objetivos: verificar o desempenho do aluno no processo de ensino-aprendizagem; desenvolver a capacidade crítica e auto-crítica em relação ao seu engajamento nas discussões em classe, bem como nas apresentações orais das tarefas solicitadas. Critérios de valoração: intencionalidade intelectual, artística e acadêmica.


 

Disciplinas Teórico-Práticas


 

Metodologia e critérios:

O processo de avaliação será composto pela Avaliação Contínua e pelo Projeto da Disciplina (trabalho final).


 

a) Avaliação contínua: realizada periodicamente, com a participação do professor e do aluno na discussão sobre a eficiência no processo de ensino-aprendizagem;


 

  • Exercícios realizados em aula. Objetivos: verificar a capacidade do aluno de envolvimento imediato com os conteúdos estudados. Critérios de valoração: empenho individual e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem.

  • Tarefas extra-classe: Objetivos: verificar a autonomia do aluno e envolvimento extra-classe com os conteúdos estudados. Critérios de valoração: empenho individual, envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem e apropriação de conhecimentos, habilidades e competências.

  • Participação em aula: Objetivos: verificar o envolvimento do aluno com o processo de ensino-aprendizagem; desenvolver a capacidade crítica e auto-crítica em relação à produção da turma. Critérios de valoração: intencionalidade intelectual, artística e acadêmica.

 

b) Projeto da disciplina - trabalho final: Objetivos: Verificar a capacidade do aluno na aplicação dos conteúdos desenvolvidos para o projeto final da disciplina. Critérios de valoração: empenho individual, domínio prático da intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos específicos de cada disciplina.

 

Disciplinas de Práticas Interpretativas


 

Métodologia e critérios:

O processo de avaliação será composto pela Avaliação Contínua e pela Avaliação por Banca.

a) Avaliação contínua: realizada periodicamente, com a participação do professor e do aluno na discussão sobre a eficiência no processo de ensino-aprendizagem;


 

  • Exercícios realizados em aula. Objetivos: verificar a capacidade do aluno de envolvimento imediato com os conteúdos estudados. Critérios de valoração: empenho individual e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem.

  • Estudo extra-classe: Objetivos: verificar a autonomia do aluno e envolvimento extra-classe com os conteúdos estudados e o seu desenvolvimento progressivo. Critérios de valoração: empenho individual, envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem e apropriação de conhecimentos, habilidades e competências.

  • Projeto de práticas interpretativas: Objetivos: verificar a capacidade do aluno na tomada de decisões interpretativas a aplicação dos conteúdos envolvendo organicidade, sonoridade, temporalidade, e condução dramática. Critérios de valoração: empenho individual, domínio prático da intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos acima.


 

b) Avaliação por banca.

  • 1ª Avaliação por banca: Realizada na 8ª semana, com a participação dos professores de práticas interpretativas e do próprio aluno; não é aberta ao público;

Projeto em curso (duração de 10 minutos): Objetivos: verificar a eficácia do processo de estudo, a capacidade do aluno na tomada de decisões interpretativas a aplicação dos conteúdos envolvendo organicidade, sonoridade, temporalidade, e condução dramática. Viabilizar a autocrítica e a conscientização do trabalho em desenvolvimento. Critérios de valoração: empenho individual, domínio prático da intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos acima considerando os resultados alcançados até o momento.

 

  • 2ª Avaliação por banca: realizada na última semana, banca formada pelos professores de práticas interpretativas; é aberta ao público;

Apresentação do Projeto de práticas interpretativas: Objetivos: verificar a capacidade do aluno na tomada de decisões interpretativas a aplicação dos conteúdos envolvendo organicidade, sonoridade, temporalidade, e condução dramática. Critérios de valoração: domínio da intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos acima.

 

Disciplinas de Prática de Conjunto


 

Métodologia e critérios:

O processo de avaliação será composto pela Avaliação Contínua e pela Avaliação por Banca.

a) Avaliação contínua: realizada a cada aula, com a participação do professor, do próprio aluno e dos colegas na discussão sobre a eficiência no processo de ensino-aprendizagem;

  • Exercícios realizados em aula. Objetivos: verificar a capacidade do aluno de envolvimento imediato com os conteúdos estudados. Critérios de valoração: esforço individual e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem.

  • Tarefas extra-classe: Objetivos: verificar a autonomia do aluno e envolvimento extra-classe com os conteúdos estudados. Critérios de valoração: esforço individual, envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem e apropriação de conhecimentos, habilidades e competências.

  • Projeto composicional semestral: Objetivos: verificar a capacidade do aluno na tomada de decisões composicionais e aplicação dos conteúdos envolvendo o tratamento da forma, o desenvolvimento de materiais, a condução dramática e a concepção estética em seu projeto composicional semestral. Critérios de valoração: esforço individual, intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos acima e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem.

  • Produção textual em caráter dissertativo: Objetivos: verificar o envolvimento do aluno com a difusão escrita do conhecimento científico; verificar a capacidade reflexiva do aluno; verificar a capacidade de elaboração e exposição dissertativa de idéias. Critérios de valoração: esforço individual, intencionalidade intelectual e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem.

  • Participação em aula: Objetivos: verificar o envolvimento do aluno com o processo de ensino-aprendizagem; desenvolver a capacidade crítica e auto-crítica em relação à produção composicional da turma. Critérios de valoração: intencionalidade intelectual, artística e acadêmica.

b) Avaliação por Banca

Projeto composicional semestral: Objetivos: verificar a capacidade do aluno na tomada de decisões composicionais e aplicação dos conteúdos envolvendo o tratamento da forma, o desenvolvimento de materiais, a condução dramática e a concepção estética em seu projeto composicional semestral. Critérios de valoração: intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos acima.

  • 1ª Avaliação por banca: realizada na 4ª semana, banca formada pelos professores de composição; não é aberta ao público e aos alunos; os apontamentos realizados pela banca são encaminhados pelo professor à sua turma e discutidos em sala de aula.

  • 2ª Avaliação por banca: realizada na 8ª semana, banca formada pelos professores de composição; não é aberta ao público e aos alunos; os apontamentos realizados pela banca são encaminhados pelo professor à sua turma e discutidos em sala de aula.

  • 3ª Avaliação por banca: realizada na última semana, banca formada pelos professores de composição; é aberta ao público; os apontamentos da banca são apresentados diretamente aos alunos durante a realização da avaliação;

 

 

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

Não há Pós-Graduação em Música na UFPel até o momento.

Acompanhamento de Egressos

 O conhecimento das realidades profissionais, acadêmicas e pessoais dos alunos e ex-alunos pode constituir-se em uma ferramenta útil e eficiente na avaliação e reavaliação do curso e de suas concepções pedagógicas, contribuindo diretamente com sua qualificação e atualização. Através do acompanhamento de egressos, e também dos alunos que ainda não concluíram o curso, é possível observar a trajetória profissional e inserção no mercado de trabalho, bem como identificar possíveis deficiências, lacunas de formação e as novas demandas e necessidades da sociedade.

Com esta finalidade, pretende-se acompanhar e avaliar aspectos relacionados à inserção dos egressos no mercado de trabalho; obter elementos que identifiquem níveis de qualidade dos cursos através do acompanhamento do desenvolvimento profissional dos ex-alunos; implementar a criação de um Banco de Dados dos egressos, contendo informações pessoais, acadêmicas, profissionais e outras adicionais; atualizar continuamente as fontes de comunicação com alunos e ex-alunos; realizar cursos e eventos, articulando a integração dos egressos com os alunos da Graduação, da Extensão e da Pesquisa.

 

Matriz Curricular

1º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05000606HISTÓRIA DA MÚSICA IObrigatória230
05000371INICIAÇÃO À COMPOSIÇÃO IObrigatória460
05000213LABORATÓRIO CORAL IObrigatória230
05000459MÚSICA E SOCIEDADEObrigatória230
05000140TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IObrigatória460

2º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05000365CONTRAPONTO IObrigatória230
05000657ESTÉTICA MUSICAL05000459 - MÚSICA E SOCIEDADEObrigatória230
05000635HISTÓRIA DA MÚSICA II05000606 - HISTÓRIA DA MÚSICA IObrigatória230
05000378INICIAÇÃO À COMPOSIÇÃO II05000371 - INICIAÇÃO À COMPOSIÇÃO IObrigatória460
05000168TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA II05000140 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IObrigatória460

3º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05000388COMPOSIÇÃO I05000378 - INICIAÇÃO À COMPOSIÇÃO IIObrigatória460
05000526HARMONIA IObrigatória230
05000636HISTÓRIA DA MÚSICA III05000635 - HISTÓRIA DA MÚSICA IIObrigatória230
05000511ORQUESTRAÇÃO IObrigatória230
05000572PRODUÇÃO CULTURAL05000657 - ESTÉTICA MUSICALObrigatória230
05000505TÉCNICAS COMPOSICIONAIS DOS SÉCULOS XX E XXI - IObrigatória230
05000174TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA III05000168 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IIObrigatória460

4º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05000507COMPOSIÇÃO II05000388 - COMPOSIÇÃO IObrigatória460
05000527HARMONIA II05000526 - HARMONIA IObrigatória230
05000638HISTÓRIA DA MÚSICA IV05000636 - HISTÓRIA DA MÚSICA IIIObrigatória230
05000514ORQUESTRAÇÃO II05000511 - ORQUESTRAÇÃO IObrigatória230
05000506TÉCNICAS COMPOSICIONAIS DOS SÉCULOS XX E XXI - II05000505 - TÉCNICAS COMPOSICIONAIS DOS SÉCULOS XX E XXI - IObrigatória230
05000156TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IV05000174 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IIIObrigatória460

5º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05000509COMPOSIÇÃO III05000507 - COMPOSIÇÃO IIObrigatória460
05000368CONTRAPONTO II05000365 - CONTRAPONTO IObrigatória230
05000528HARMONIA III05000527 - HARMONIA IIObrigatória230
05000668HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA IObrigatória230
05000377PROCESSOS E ESTRUTURAS DE ANÁLISE MUSICAL I05000526 - HARMONIA IObrigatória230
05000510TÉCNICAS COMPOSICIONAIS DOS SÉCULOS XX E XXI - III05000506 - TÉCNICAS COMPOSICIONAIS DOS SÉCULOS XX E XXI - IIObrigatória230

6º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05000513COMPOSIÇÃO IV05000509 - COMPOSIÇÃO IIIObrigatória460
05000573CONTRAPONTO III05000368 - CONTRAPONTO IIObrigatória230
05000508HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA II05000668 - HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA IObrigatória230
05000382PROCESSOS E ESTRUTURAS DE ANÁLISE MUSICAL II05000377 - PROCESSOS E ESTRUTURAS DE ANÁLISE MUSICAL IObrigatória230
05000512TÉCNICAS COMPOSICIONAIS DOS SÉCULOS XX E XXI - IV05000510 - TÉCNICAS COMPOSICIONAIS DOS SÉCULOS XX E XXI - IIIObrigatória230

7º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05000515COMPOSIÇÃO V05000513 - COMPOSIÇÃO IVObrigatória460
05000516MÚSICA ELETROACÚSTICA IObrigatória460
05000518PROCESSOS E ESTRUTURAS DE ANÁLISE MUSICAL III 05000382 - PROCESSOS E ESTRUTURAS DE ANÁLISE MUSICAL IIObrigatória230

8º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05000519COMPOSIÇÃO VI05000515 - COMPOSIÇÃO VObrigatória460
05000521MÚSICA ELETROACÚSTICA II05000516 - MÚSICA ELETROACÚSTICA IObrigatória460
05000385PROJETO DE PESQUISA EM MÚSICA IObrigatória230

9º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05000523COMPOSIÇÃO VII05000519 - COMPOSIÇÃO VIObrigatória460
05000391PROJETO DE PESQUISA EM MÚSICA II05000385 - PROJETO DE PESQUISA EM MÚSICA IObrigatória230

10º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05000524COMPOSIÇÃO VIII05000523 - COMPOSIÇÃO VIIObrigatória460
05000525SEMINÁRIO ORIENTAÇÃO TRAB CONCLUSÃO CURSO05000391 - PROJETO DE PESQUISA EM MÚSICA IIObrigatória230

Complementares

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05000604ATIVIDADES COMPLEMENTARESAtividade complementar567

Optativas

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05000376ACÚSTICA MUSICALOptativa230
05000448APRECIAÇÃO E CRÍTICA MUSICALOptativa230
05000597ARRANJO I 05000526 - HARMONIA IOptativa230
05000589ARRANJO IIOptativa230
05000199ARRANJO VOCAL E INSTRUMENTALOptativa230
05000422CAMERATA DE VIOLÕESOptativa230
05000538COMPOSIÇÃO DE MÚSICA P/ CINEMA05000516 - MÚSICA ELETROACÚSTICA IOptativa230
05000430CONJUNTO DE FLAUTASOptativa230
05000580CONJUNTO DE VIOLÕESOptativa230
05000581CONJUNTO VOCALOptativa230
05000595CRIAÇÃO DE ACOMPANHAMENTOOptativa230
05000654CULTURA ARTÍSTICA DOS SÉCULOS XVI AO XIXOptativa230
05000588DIDÁTICA DO INSTRUMENTOOptativa230
05000379FUNDAMENTOS DA ACÚSTICA APLICADOS À MÚSICAOptativa230
05000504GÊNEROS E RITMOS POPULARES DO PAMPAOptativa230
05000582HARMONIA APLICADA AO INSTRUMENTOOptativa230
05000529HARMONIA IV05000528 - HARMONIA IIIOptativa230
05000658HISTÓRIA DA MÚSICA NO RIO GRANDE DO SULOptativa230
05000433IMPROVISAÇÃO MUSICAL II05000432 - IMPROVISAÇÃO MUSICAL IOptativa230
05000550INSTRUMENTO COMPLEMENTAR IOptativa230
05000551INSTRUMENTO COMPLEMENTAR IIOptativa230
05000552INSTRUMENTO COMPLEMENTAR IIIOptativa230
05000555INSTRUMENTO COMPLEMENTAR VOptativa230
05000583INSTRUMENTO SUPLEMENTAROptativa230
05000584INSTRUMENTO SUPLEMENTAR IIOptativa230
05000574INTERPRETAÇÃO DA MÚSICA CONTEMPORÂNEAOptativa230
05000214LABORATÓRIO CORAL IIOptativa230
05000458LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO MUSICAL IIOptativa230
05000577LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO MUSICAL IVOptativa230
05000585LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO MUSICAL IVOptativa230
05000522MÚSICA ELETROACÚSTICA III05000521 - MÚSICA ELETROACÚSTICA IIOptativa460
05000593MÚSICA EM CONJUNTOOptativa230
05000656MÚSICA E TECNOLOGIAOptativa230
05000517ORQUESTRAÇÃO III05000514 - ORQUESTRAÇÃO IIOptativa230
05000586PERCEPÇÃO CORPORALOptativa230
05000579PRÁTICA DE LEITURA A PRIMEIRA VISTAOptativa230
05000594PRÁTICA DE MPBOptativa230
05000520PROCESSOS E ESTRUTURAS DE ANÁLISE MUSICAL IV05000518 - PROCESSOS E ESTRUTURAS DE ANÁLISE MUSICAL III Optativa230
05000453PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IOptativa230
05000454PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IIOptativa230
05000598PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IIIOptativa230
05000576RÍTMICAOptativa230
05000719RÍTMICA IOptativa230
05000720RÍTMICA II05000719 - RÍTMICA IOptativa230
05000721RÍTMICA III05000720 - RÍTMICA IIOptativa230
05000722RÍTMICA IV05000721 - RÍTMICA IIIOptativa230
05000460SEMIÓTICA GERALOptativa230
05000461SEMIÓTICA MUSICALOptativa230
05000575SEQUENCIAMENTO E ORQUESTRAÇÃO MIDIOptativa230
05000596TEORIAS DA PERFORMANCE INTERPRETAÇÃO MUSICALOptativa230
05000727TREINAMENTO AUDITIVO III05000456 - TREINAMENTO AUDITIVO IIOptativa230
05000442VIOLÃO COMPLEMENTAR IIOptativa230
05000446VIOLINO COMPLEMENTAR IOptativa230

Optativas

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05000540A CANÇÃO POPULAR NO SÉC. XX E XXIOptativa230
05000539A MÚSICA DOS FESTIVAIS NATIVISTAS05000540 - A CANÇÃO POPULAR NO SÉC. XX E XXIOptativa230
05000449ARRANJO E TRANSCRIÇÃO PARA GRUPOS DE VIOLÕESOptativa230
05001171BIOGRAFIAS MUSICAISOptativa460
05000423CAMERATA VOCALOptativa230
05000424CANTO COMPLEMENTAR IOptativa230
05000425CANTO COMPLEMENTAR IIOptativa230
05000426CANTO COMPLEMENTAR IIIOptativa230
05000427CANTO COMPLEMENTAR IVOptativa230
05000428CANTO SUPLEMENTAR IOptativa230
05000429CANTO SUPLEMENTAR IIOptativa230
05000537DIDÁTICA E TÉCNICA DE ENSAIOOptativa230
05001166 ESTUDOS DE RÍTMICAOptativa230
05000431HARMONIA E IMPROVISAÇÃO AO PIANOOptativa230
05000535HIST. DA MÚSICA POP. CONTEMPORÂNEA I05000668 - HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA IOptativa230
05000536HIST. DA MÚSICA POP. CONTEMPORÂNEA II05000535 - HIST. DA MÚSICA POP. CONTEMPORÂNEA IOptativa230
05000432IMPROVISAÇÃO MUSICAL I05000156 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IVOptativa230
05000659INTRODUÇÃO A MUSICOLOGIAOptativa230
05000534INTRODUÇÃO À REGÊNCIAOptativa230
05000457LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO MUSICAL IOptativa230
20000129LÍNGUA ESTRANGEIRA INSTRUMENTAL P/MÚSICA - INGLÊSOptativa460
20000128LÍNGUA ESTRANGEIRA INSTRUM MÚSICA-FRANCÊSOptativa460
05000451MÚSICA DE VÍDEOOptativa230
05000434MÚSICA EM CONJUNTO IOptativa230
05000450MÚSICA E MULTIMEIOSOptativa230
05001173 MÚSICA, GÊNERO, RAÇA E SEXUALIDADE Optativa460
05000532MÚSICA PARA PROPAGANDAOptativa230
05000533MÚSICA P/JOGOS ELETRÔNICOS,CDROMS E INTERNETOptativa230
05000435ORIENTAÇÃO PARA RECITAL - CANTO IOptativa230
05000436ORIENTAÇÃO PARA RECITAL - PIANO IOptativa230
05000437ORIENTAÇÃO PARA RECITAL - VIOLÃO IOptativa230
05000438ORIENTAÇÃO PARA RECITAL - VIOLÃO IIOptativa230
05000439PIANO SUPLEMENTAR IOptativa230
05000440PIANO SUPLEMENTAR IIOptativa230
05000452PRINCÍPIOS BÁSICOS SOFTWARES NOTAÇÃO MUSICALOptativa230
05000531PROJETO ESPECIAL MÚSICA E CINEMAOptativa230
05001172TÓPICOS DE ESTUDOS E PESQUISA EM PROCESSOS CRIATIVOSOptativa230
05001167TÓPICOS DE LITERATURA, POESIA E LETRA DE MÚSICA Optativa230
05001168TÓPICOS DE PESQUISA EM MÚSICA POPULAROptativa230
05001169TÓPICOS EM PERFORMANCE MUSICALOptativa230
05001170TÓPICOS EM TEORIA MUSICAL Optativa230
05000464TÓPICOS ESPECIAIS EM MÚSICA BRASILEIRAOptativa230
05000463TÓPICOS ESPECIAIS EM MÚSICA POPULAR BRASILEIRA Optativa230
05000455TREINAMENTO AUDITIVO IOptativa230
05000456TREINAMENTO AUDITIVO IIOptativa230
05000530TRILHA SONORA PARA TEATRO05000371 - INICIAÇÃO À COMPOSIÇÃO IOptativa230
05000441VIOLÃO COMPLEMENTAR IOptativa230
05000443VIOLÃO COMPLEMENTAR IIIOptativa230
05000444VIOLÃO SUPLEMENTAR IOptativa230
05000445VIOLÃO SUPLEMENTAR IIOptativa230
05000447VIOLINO SUPLEMENTAR IIOptativa230

Turmas ofertadas em 2023 / 1

1º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05000606 - HISTÓRIA DA MÚSICA IProfessor responsável pela turma: WERNER EWALD
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T31021
05000606 - HISTÓRIA DA MÚSICA IProfessor responsável pela turma: WERNER EWALD
Horários
ManhãTardeNoite
QUA10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T417
05000371 - INICIAÇÃO À COMPOSIÇÃO I
Horários
ManhãTardeNoite
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M12510
05000213 - LABORATÓRIO CORAL I
Horários
ManhãTardeNoite
SEX10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T11021
05000459 - MÚSICA E SOCIEDADE
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T11043
05000140 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA I
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M1209
05000140 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA I
Horários
ManhãTardeNoite
SEG15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
QUA15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M2206

2º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05000657 - ESTÉTICA MUSICAL
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
T1413

3º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05000388 - COMPOSIÇÃO I
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M1208
05000526 - HARMONIA IProfessor responsável pela turma: JAMES CORREA SOARES
Horários
ManhãTardeNoite
TER17:10 - 18:00
17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
18:00 - 18:50
M12029
05000636 - HISTÓRIA DA MÚSICA IIIProfessor responsável pela turma: WERNER EWALD
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T1712
05000511 - ORQUESTRAÇÃO I
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
M1157
05000572 - PRODUÇÃO CULTURAL
Horários
ManhãTardeNoite
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M1728
05000174 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA III
Horários
ManhãTardeNoite
SEG10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUA10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M12014

4º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05000156 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IV
Horários
ManhãTardeNoite
QUI18:00 - 18:50
18:00 - 18:50
QUI19:00 - 19:50
19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
20:40 - 21:30
M12017

5º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05000509 - COMPOSIÇÃO III
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1204
05000368 - CONTRAPONTO II
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
T1208
05000528 - HARMONIA III
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
08:50 - 09:40
M12025
05000668 - HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA IProfessor responsável pela turma: WERNER EWALD
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T1724
05000377 - PROCESSOS E ESTRUTURAS DE ANÁLISE MUSICAL IProfessor responsável pela turma: CAROLINE DOS SANTOS PERES
Horários
ManhãTardeNoite
SEG17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M12014
05000510 - TÉCNICAS COMPOSICIONAIS DOS SÉCULOS XX E XXI - III
Horários
ManhãTardeNoite
QUA10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
10:50 - 11:40
M11514

7º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05000515 - COMPOSIÇÃO V
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1206
05000516 - MÚSICA ELETROACÚSTICA I
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1206
05000518 - PROCESSOS E ESTRUTURAS DE ANÁLISE MUSICAL III
Horários
ManhãTardeNoite
SEG10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M12015

9º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05000523 - COMPOSIÇÃO VII
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1205
05000391 - PROJETO DE PESQUISA EM MÚSICA II
Horários
ManhãTardeNoite
SEG15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T1319

10º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05000525 - SEMINÁRIO ORIENTAÇÃO TRAB CONCLUSÃO CURSOP200
05000525 - SEMINÁRIO ORIENTAÇÃO TRAB CONCLUSÃO CURSO
Horários
ManhãTardeNoite
QUA10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
P452

Optativas

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05000448 - APRECIAÇÃO E CRÍTICA MUSICALProfessor responsável pela turma: LUIZ GUILHERME DURO GOLDBERG
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T134
05000597 - ARRANJO I Professor responsável pela turma: RAFAEL HENRIQUE SOARES VELLOSO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M1113
05000581 - CONJUNTO VOCAL
Horários
ManhãTardeNoite
QUA10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
P116
05000550 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR I
Horários
ManhãTardeNoite
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
P126
05000551 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR IIP111
05000551 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR IIP411
05000551 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR II
Horários
ManhãTardeNoite
SEG15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
P613
05000555 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR V
Horários
ManhãTardeNoite
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
P312
05000453 - PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA I
Horários
ManhãTardeNoite
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T1202
05000719 - RÍTMICA I
Horários
ManhãTardeNoite
QUI18:00 - 18:50
QUI19:00 - 19:50
M138
05000727 - TREINAMENTO AUDITIVO III
Horários
ManhãTardeNoite
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M12010

Optativas

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05001171 - BIOGRAFIAS MUSICAISProfessor responsável pela turma: RAFAEL DA SILVA NOLETO
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T1311
05000457 - LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO MUSICAL I
Horários
ManhãTardeNoite
SEX15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T155
05000455 - TREINAMENTO AUDITIVO I
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T12015

Alunos Matriculados

Nome Ano de ingresso Semestre de ingresso
ADRIENE PIMENTA FONSECA20231
DENISSON TERRA CARDOSO20231
FELIPE BRIÃO WEISS20231
FILIPE LUCERO COSTA20231
HEITOR JOSE DE OLIVEIRA ANTUNES20231
João Pedro Couto Cruz20231
JOAO PEDRO DITADI PADILHA20231
NELSON JOSE PEREIRA DA SILVA ZAGO20231
RAISSA FOSCHIANI DIAS BAPTISTA20231
GIULLIANO MARTINI DA FONTOURA20222
RICARDO FERREIRA DA SILVA20222
VICTOR JAMBEIRO FERREIRA20222
GIANNA DELABARY VIEIRA ALVES20221
LUIZ PAULO GARCIA ALVES20221
SAMUEL DE OLIVEIRA MOLON20221
BRENDO MOISES BAUNGARTNER20211
EGNER PEREIRA AIRES20211
GESSYCA SILVA BOSA20211
GIOVANNA STELLA DE LIMA20211
GUSTAVO BELLOTTO ROSA20211
JOAO ANTONIO BOCK CABREIRA20211
LETICIA MAGALHAES BRITO SANTOS20211
LUIZ RENATO DE OLIVEIRA BARBOZA JUNIOR20211
MICAEL CONCATO20211
Milena de Souza Clavé20211
MILI CARDOSO MURTA20201
DAIANE VIEIRA MORAES20191
JOAO VICTOR BALDUINO PAULINO20191
MARCIO DE MIRANDA PETIT20191
MAURICIO DA CUNHA SALLES20191
RAFAELA EDUARDA HAVEROTH20191
RAPHAEL MEIRELES DE OLIVEIRA20191
RAFAEL ALEXSANDER DIOGO DA SILVA20182
DANILO MAROSTEGA SALVADE20181
Elias Custódio Dultra dos Santos20181
GABRIEL RODRIGUES SOARES20181
GUSTAVO DOS SANTOS BALDI20181
GUSTAVO BORBA SOUTO MAYOR20171
CAIQUE CHAGAS BERGER20161
LORENA BETANIA OLIVEIRA FONTES20161

Alunos Egressos

Nome Ano de ingresso Ano de conclusão
ELDER DOS SANTOS OLIVEIRA JUNIOR20082012
RENATO DA COSTA MACHADO20082013
GUSTAVO OLIVEIRA DA SILVEIRA20092014
RENNÃ HIGOR FEDRIGO20102014
EUGÊNIO NUNES BASSI20082015
JOSÉ AUGUSTO DE LIMA FILHO20112015
LEANDRO DA ROSA MENESES20092015
YURI SCHMEGEL MARIMON20102015
DAVI RAUBACH TUCHTENHAGEN20122016
GUSTAVO LEITE DA CUNHA20122016
ROGERIO LUIZ MENEGAZ RODRIGUES20142016
FABRICIO SOLANO GONÇALVES20122017
Leandro Rodigheri Hirt Matos20132017
MARCUS MATTOS PORTELLA GARGIONI20102017
THIAGO COSTA PERDIGÃO20142017
VICTOR HUGO RODRIGUES CAMARGO20112017
CHARLESTOW IBEIRO DE SOUZA20182018
FLÁVIO DE LANA PEREIRA20142019
GABRIEL DA COSTA REIS PORTELA20152019
POLYANA ROCHA DE OLIVEIRA SANTOS20142019
ROBERTO LUÍS ALVES PÔRTO20102019
ARTUR SARTORI LACERDA20112020
LÚCIO SATTE ALAM FERRO20142020
PABLO CID BEMBER20152020
ABNER EDUARDO COSTA VARGAS20162021
DARLAN FREITAS PEREIRA20142021
GABRIEL FARO DEZORDI20162021
GUSTAVO SOARES FERNANDES PIRES20152021
MÁRCIO ARY DIAS SILVA20162021
CHRISTIAN LUCAS TEIXEIRA20172022

(*) Conceitos de curso:

(**) Vagas e formas de ingresso:

  • A0 - Ampla concorrência;
  • L1 - Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L2 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L5 - Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L6 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L9 - Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L10 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012
  • L13 - Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L14 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)

Localização e contatos

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