
Resumo
Possui Bacharelado em Música pela Universidade Federal de Pelotas (Brasil), Mestrado e Doutorado em Música pela Universidade de Aveiro (Portugal). Atualmente atua como Professor Assistente Substituto na Universidade Federal de Pelotas, ministrando disciplinas de Instrumento Complementar (Saxofone), Improvisação, História da Música, História da Música Popular Brasileira, História da Música Brasileira e Tecnologias na Educação Musical, integrando o Núcleo de Música Popular da UFPel. Coordenou o projeto de extensão "Palhetas em Questão: Conversações, provocações e práticas", voltado às práticas do saxofone, tanto no âmbito da música de concerto quanto no meio popular. Ainda, coordena o projeto de extensão "Mosaico: Conversações, provocações e práticas estéticas", que convida participantes de diferentes áreas a dialogarem sobre temas como "Paisagem", "Ensino da Arte" e "Popularidades e erudições na pós-modernidade". Ao longo de sua trajetória acadêmica e artística, estudou com Arthur Kampela (BR-USA), Luigi Abbate (ITA), Beat Furrer (CHE), Rogério Constante (BR), Sara Carvalho (PT), Filipe Lopes (PT), Iancu Dumitrescu (ROM) e Ana-Maria Avram (ROM). Realizou performances juntamente com o Grupo Internacional Hyperion Ensemble, em diferentes locais em Berlim; na Onassis Cultural Centre, em Atenas. Suas instalações sonoras e demais musicas de concerto foram apresentadas no Brasil, Portugal, Canadá e Espanha. Seus trabalhos artísticos e de pesquisa seguem com ênfase na Composição Musical, na Arte Sonora e na Educação Ambiental, compondo música instrumental, eletroacústica e instalações sonoras que detalham diálogos com espaços específicos e as relações entre ser humano e paisagem sonora envolvente. Ao longo de sua trajetória acadêmica, propôs diferentes estudos na área da composição musical. Sua Dissertação de Mestrado, "O Gesto no Processo Composicional", aborda os movimentos de produção sonora do intérprete. Ainda, proporciona reflexões acerca da transformação do timbre em relação ao espaço e ao tempo de performance, com base em obras de Iancu Dumitrescu e Janis Christou. Com base nas pesquisas de mestrado, em 2017 publicou o livro "O gesto no processo composicional", apresentando ferramentas composicionais que auxiliam na comunicação entre compositor e interprete e entre intérpretes. No Programa Doutoral em Música da Universidade de Aveiro (PT) propôs a criação de instalações sonoras e performances à céu aberto, numa composição musical que acolhe características de espaços específicos ao longo de seu processo de criação. Logo, resultou na tese "Registo, composição e instalação sonora para espaços específicos através da revisitação". Prêmios Acadêmicos: Em 2015, seu projeto doutoral foi premiado com bolsa integral de estudos integral da University College Cork (Irlanda), nomeada "College of Arts, Celtic Studies and Social Sciences: PhD Excellence Scholar (Music)".
Formação acadêmica
Doutorado em Música (Universidade de Aveiro, 2019)
Mestrado em Música (Universidade de Aveiro, 2015)
Graduação em Música (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2011)
Graduação em Música - Composição (Universidade Federal de Pelotas, 2013)
Áreas de atuação
Música - Composição Musical
Artes
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Extensão | ||||
---|---|---|---|---|
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
NUCLEO DE MUSICA POPULAR - Fase II | 11/03/2019 | 31/12/2020 | 4 | |
Mosaico: Conversações, provocações e práticas estéticas COORDENADOR DO PROJETO | 31/07/2020 | 15/12/2020 | 5 | |
Palhetas em questão: conversações, provocações e práticasCOORDENADOR DO PROJETO | 05/07/2020 | 10/12/2020 | 2 |
Disciplinas ministradas nos três últimos semestres
* CH - na Graduação indica a carga horária no período; na Pós-Graduação indica a carga horária semanal.