Nome do Curso / Conceitos (*)
Música - Ciências Musicais
CC (2017)4
Nível / Grau
GRADUAÇÃO / Bacharelado
Modalidade
Presencial
Turno
MATUTINO
Código UFPel
3770
Código e-MEC
118522
Unidade
Coordenador
A0L1L2L5L6L9L10L13L14Total
SISU 2018/1412119
Criação e Reconhecimento
Curso criado pelo Conselho Superior conforme Portaria nº 1.553 de 06/10/2010.
Curso Reconhecido pela Portaria nº 794 de 26/07/2017. Publicada no D.O.U de 28/07/2017.

Contextualização

O curso prepara de forma consistente o futuro profissional para um mercado cada vez mais competitivo, onde a versatilidade é essencial. O aluno adquire formação metodológica e científica na área das Ciências Musicais, instrumentalizando-o para a pesquisa em música. Adquire também sensibilização para o patrimônio musical brasileiro e dos fenômenos de identidade e diversidade das culturas musicais nele inseridos. Adquire conhecimentos e capacidade de compreensão nas diversas áreas científicas de Ciências Musicais, mais especificamente nas de História da Música, Sociologia Musical, Etnomusicologia, Filosofia e Estética Musical, Teoria, Análise e Técnicas de Composição. Desenvolve capacidades de aplicação autônoma e simultaneamente colaborativa dos conhecimentos adquiridos na formulação e resolução de problemas nas áreas científicas acima referidas. Promove a capacidade de selecionar, classificar e interpretar informações provenientes de investigação documental, em acervos e coleções multidisciplinares, e de campo, nos domínios musicológicos e etnomusicológicos . Desenvolve no aluno competências para comunicar a diferentes públicos análises sistemáticas sobre aspectos específicos, parciais e contextualizados, de práticas musicais. Promove a divulgação e difusão do conhecimento construído e desenvolvido no meio acadêmico em diálogos coma sociedade, através de recitais, concerto, mostras, apresentações, shows, espetáculos, pesquisas, artigos, textos acadêmicos, gravações e palestras. Forma um profissional que além de competente em sua linha de formação específica, possa atuar nos diversos processos de criação e manifestação artística e do conhecimento musical.

Objetivos

  • Adquirir formação metodológica e científica na área das Ciências Musicais, instrumentalizando o aluno para a pesquisa em música;

  • Adquirir sensibilização para o estudo do patrimônio musical brasileiro e dos fenômenos de identidade e diversidade das culturas musicais nele inseridos;

  • Adquirir conhecimentos e capacidade de compreensão nas diversas áreas científicas de Ciências Musicais, mais especificamente nas de História da Música, Sociologia Musical, Etnomusicologia, Filosofia e Estética Musical, Teoria, Análise e Técnicas de Composição;

  • Desenvolver capacidade de aplicação autônoma e simultaneamente colaborativa dos conhecimentos adquiridos na formulação e resolução de problemas nas áreas científicas acima referidas;

  • Promover a capacidade de selecionar, classificar e interpretar informações provenientes de investigação documental, em acervos e coleções multidisciplinares, e de campo, nos domínios musicológicos e etnomusicológicos;

  • Desenvolver no aluno competências para comunicar a diferentes públicos análises sistemáticas sobre aspectos específicos, parciais e contextualizados, de práticas musicais;

  • promover a divulgação e difusão do conhecimento construído e desenvolvido no meio acadêmico em diálogo com a sociedade, através de recitais, concertos, mostras, apresentações, shows, espetáculos, pesquisas, artigos, textos acadêmicos, gravações e palestras;

  • formar um profissional que além de competente em sua linha de formação específica, possa atuar nos diversos processos de criação e manifestação artística e do conhecimento musical.

 

Perfil do Egresso

A linha de formação em Ciências Musicais deve oferecer, ao seu egresso, a possibilidade do desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo em conjunto com a sensibilidade artística necessária ao trato dos assuntos musicais, potencializando habilidades e aptidões indispensáveis a sua atuação profissional na sociedade, na área da Música. Daí, pretende-se que seus egressos estejam aptos para o desenvolvimento de ações em diversos campos das atividades musicais, como a Crítica e Divulgação Musical ( nas várias mídias existentes), a Conservação e Gestão do Patrimônio Musical ( entre grupos sociais tradicionais, em Fundações, Museus, Bibliotecas, Arquivos e Fonotecas), o Planejamento e a Gestão de Politicas Culturais ligadas à Música, a Edição Musical ( gráfica e sonora), a Investigação e o Ensino Musical em nível superior, entre outras. Além disto, é esperado o desenvolvimento de habilidades de organização coletiva e de colaboração, necessárias entre os profissionais da área, como forma de construção do conhecimento, viabilizando uma rede de base de dados em constante atualização, a partir da qual o ensino e a pesquisa possam dialogar e avançar na produção de conhecimento.

Competências e habilidades

  1. Proceder à pesquisa científica e tecnológica em música, visando à compreensão e à difusão da cultura em suas dinâmicas e na perspectiva de sua diversidade;
  2. Atuar como investigador e assessor de projetos de ensino, cultura e pesquisa em diferentes espaços culturais e educacionais;
  3. Colaborar no estabelecimento de Centros de Documentação Musical interligados, como forma de estimular a ampliação do conhecimento e reforçar o elo entre o ensino e a pesquisa.

 

Organização Curricular

A carga horária total do Curso de Música, linha de formação Canto, é de 2412 horas, divididos entre a formação Específica, a Formação Complementar e a Formação Livre, conforme o seguinte quadro: Formação Específica -Disciplinas do Núcleo Comum 850horas/aula - 708horas - 29,3% -Disciplinas Específicas 816horas/aula - 680horas - 28,2% Total Formação Específica 1666horas/aula - 1388horas - 57,5% Formação Complementar 543horas - 22,5% Formação Livre 578horas/aula - 481 - 20% TOTAL 2412horas - 100%

Procedimentos e metodologias de ensino

O projeto pedagógico do curso, em consonância com as orientações legais propostas pelo MEC (LDB 9394/96; CNE/CES 2/2004), é fruto de um diagnóstico identificado na unidade que visa adequar as propostas curriculares vigentes em relação às novas demandas artísticas, socioculturais, científicas e tecnológicas da sociedade contemporânea. Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Música, apresentadas na resolução nº2 de 8 de março de 2004,

o curso de graduação em Música deve ensejar [...] a capacitação para apropriação do pensamento reflexivo, da sensibilidade artística,[...] revelando habilidades e aptidões indispensáveis à atuação profissional na sociedade, nas dimensões artísticas, culturais, sociais, cientificas e tecnológicas, inerentes à área da música.

 

 

Frente a estas demandas, entende-se a necessidade de um Curso de Música que induza a uma postura dinâmica empreendedora, reflexiva e ativa, em interação com a sociedade.

Conforme estabelecido no parecer nº0195/2003, do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior, as Diretrizes Curriculares Nacionais

devem induzir à criação de diferentes formações e habilitações para cada área do conhecimento, possibilitando ainda definirem múltiplos perfis profissionais, garantindo uma maior diversidade de carreiras, promovendo a integração do ensino de graduação com a pós-graduação, privilegiando, no perfil de seus formandos, as competências intelectuais que reflitam a heterogeneidade das demandas sociais.

 

 

Indispensável para um efetivo diálogo com as variáveis demandas sociais do nosso tempo é a valorização de uma formação sólida envolvendo estudos básicos relacionados com a cultura, as artes e também as ciências humanas e sociais; envolvendo estudos relacionados com a pluralidade de conhecimentos instrumentais, composicionais, tecnológicos e estéticos; bem como estudos que permitam a integração teoria/prática relacionada com o exercício da arte musical e do desempenho profissional. Deste modo, o curso propicia a constituição de habilidades ou capacidades para se situar e dialogar com o atual estado das pesquisas em música e que possibilitam o trânsito nas diversas correntes estéticas instituídas, da música de concerto e popular.

Consonante a isto, esta concepção de curso prioriza a flexibilização do percurso acadêmico, aliando a construção de perfis profissionais individuais ao desenvolvimento de competências e habilidades específicas do fazer musical. A flexibilidade da formação se reflete na possibilidade de trânsito nas diversas linhas de formação do bacharelado em música e na valorização da formação livre e das Atividades Complementares.

Ao mesmo tempo, o curso apresenta uma formação acadêmica que é estabelecida através de um eixo comum de saberes em sintonia com outras IES, tais como os da História da Música (Geral e Brasileira) e da Teoria Musical (Harmonia, Contraponto e Análise). Esta característica é fundamental para facilitar a mobilidade acadêmica e a integração da graduação com pós-graduação.

A valorização da reflexão sobre o fazer musical, sobre a relação do músico com a sociedade, com o mercado trabalho, assim como sobre as concepções estéticas e éticas também é tônica do curso. Com este objetivo, há um eixo da formação composto por disciplinas obrigatórias (Fundamentos da Cultura; Estética; Produção Cultural) e que pode ser aprofundado em disciplinas da formação livre. Este eixo serve de embasamento para a consolidação de uma postura engajada e ativa dos alunos, no sentido de construir um percurso acadêmico condizente com os interesses particulares e respeitador de sua identidade cultural, mas, ao mesmo tempo, crítico e consciente de suas responsabilidades com a sociedade e do espírito colaborativo dentro e fora do âmbito acadêmico.

Avaliação do ensino e da aprendizagem

De acordo com os princípios norteadores do processo de ensino-aprendizagem, apresentamos os procedimentos e critérios a serem utilizados para a avaliação do referido processo. Os procedimentos e critérios estão subdivididos em quatro categorias, de acordo com os tipos de disciplinas, quais sejam: teóricas, teórico-práticas, práticas interpretativas e composição.

Nas quatro categorias estão contemplados os procedimentos de avaliação continuada e a participação do aluno no processo avaliativo, de modo a propiciar uma maior eficiência de ensino-aprendizagem.

Disciplinas de cunho Teórico


 

Métodologia e critérios:

O processo de avaliação será composto pela Avaliação Contínua, constituída por diversas ferramentas de avaliação.

Avaliação contínua: adaptada a necessidade de cada disciplina e realizada com a participação do professor e do aluno na discussão sobre a eficiência no processo de ensino-aprendizagem, avaliando o processo de leitura, reflexão e escrita. Poderá ser realizado individualmente (professor e aluno) ou compartilhado em aula com os demais alunos, segundo as necessidades e possibilidades do grupo.

  • Tarefas (extra-classe): solicitadas e discutidas em aula, discutindo relação entre texto contexto e música (relação entre o que ouviram e o que leram), gerando avaliação continuada a partir da participação dos alunos. Objetivos: verificar a autonomia do aluno com a escuta, a leitura e a tarefa de leitura/pesquisa solicitada, verificar o envolvimento extra-classe com os conteúdos estudados.


 

  • Produção textual em caráter dissertativo: Objetivos: verificar o envolvimento do aluno com a difusão escrita do conhecimento científico; verificar a capacidade reflexiva do aluno; verificar a capacidade de elaboração e exposição dissertativa de idéias. Critérios de valoração: Conteúdo (objetividade na apresentação do tema e conteúdo do trabalho solicitado; desenvolvimento com capacidade em relacionar o conteúdo com as demais disciplinas de sua formação, referência aos autores-chave da área, posicionamento crítico frente às idéias do autor, propriedade nas exemplificações; conclusão com fechamento do tema, apontando para possibilidades futuras de trabalho e/ou pesquisas na área); Forma (organização, seqüência lógica, correção lingüística); Normas técnicas.

  • Apresentação de trabalhos: Objetivos: verificar o desempenho do aluno na comunicação oral do conhecimento científico; verificar a capacidade reflexiva do aluno; verificar a capacidade de elaboração e exposição de idéias. Critérios de valoração: Desempenho do aluno (postura, espontaneidade, auto-controle, dicção, clareza de exposição); Apresentação do conteúdo (objetividade, seqüência lógica, propriedade nas exemplificações, capacidade em relacionar o conteúdo com as demais disciplinas de sua formação, referência aos autores-chave da área, posicionamento crítico frente às idéias do autor, observância do tempo de apresentação de trabalho); Emprego de recursos audiovisuais.

  • Participação em aula: Objetivos: verificar o desempenho do aluno no processo de ensino-aprendizagem; desenvolver a capacidade crítica e auto-crítica em relação ao seu engajamento nas discussões em classe, bem como nas apresentações orais das tarefas solicitadas. Critérios de valoração: intencionalidade intelectual, artística e acadêmica.


 

Disciplinas Teórico-Práticas


 

Metodologia e critérios:

O processo de avaliação será composto pela Avaliação Contínua e pelo Projeto da Disciplina (trabalho final).


 

a) Avaliação contínua: realizada periodicamente, com a participação do professor e do aluno na discussão sobre a eficiência no processo de ensino-aprendizagem;


 

  • Exercícios realizados em aula. Objetivos: verificar a capacidade do aluno de envolvimento imediato com os conteúdos estudados. Critérios de valoração: empenho individual e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem.

  • Tarefas extra-classe: Objetivos: verificar a autonomia do aluno e envolvimento extra-classe com os conteúdos estudados. Critérios de valoração: empenho individual, envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem e apropriação de conhecimentos, habilidades e competências.

  • Participação em aula: Objetivos: verificar o envolvimento do aluno com o processo de ensino-aprendizagem; desenvolver a capacidade crítica e auto-crítica em relação à produção da turma. Critérios de valoração: intencionalidade intelectual, artística e acadêmica.

 

b) Projeto da disciplina - trabalho final: Objetivos: Verificar a capacidade do aluno na aplicação dos conteúdos desenvolvidos para o projeto final da disciplina. Critérios de valoração: empenho individual, domínio prático da intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos específicos de cada disciplina.

 

Disciplinas de Práticas Interpretativas


 

Métodologia e critérios:

O processo de avaliação será composto pela Avaliação Contínua e pela Avaliação por Banca.

a) Avaliação contínua: realizada periodicamente, com a participação do professor e do aluno na discussão sobre a eficiência no processo de ensino-aprendizagem;


 

  • Exercícios realizados em aula. Objetivos: verificar a capacidade do aluno de envolvimento imediato com os conteúdos estudados. Critérios de valoração: empenho individual e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem.

  • Estudo extra-classe: Objetivos: verificar a autonomia do aluno e envolvimento extra-classe com os conteúdos estudados e o seu desenvolvimento progressivo. Critérios de valoração: empenho individual, envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem e apropriação de conhecimentos, habilidades e competências.

  • Projeto de práticas interpretativasObjetivos: verificar a capacidade do aluno na tomada de decisões interpretativas a aplicação dos conteúdos envolvendo organicidade, sonoridade, temporalidade, e condução dramática. Critérios de valoração: empenho individual, domínio prático da intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos acima.


 

b) Avaliação por banca.

  • 1ª Avaliação por banca: Realizada na 8ª semana, com a participação dos professores de práticas interpretativas e do próprio aluno; não é aberta ao público;

Projeto em curso (duração de 10 minutos): Objetivos: verificar a eficácia do processo de estudo, a capacidade do aluno na tomada de decisões interpretativas a aplicação dos conteúdos envolvendo organicidade, sonoridade, temporalidade, e condução dramática. Viabilizar a autocrítica e a conscientização do trabalho em desenvolvimento. Critérios de valoração: empenho individual, domínio prático da intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos acima considerando os resultados alcançados até o momento.

 

  • 2ª Avaliação por banca: realizada na última semana, banca formada pelos professores de práticas interpretativas; é aberta ao público;

Apresentação do Projeto de práticas interpretativas: Objetivos: verificar a capacidade do aluno na tomada de decisões interpretativas a aplicação dos conteúdos envolvendo organicidade, sonoridade, temporalidade, e condução dramática. Critérios de valoração: domínio da intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos acima.

 

Disciplinas de Prática de Conjunto


 

Métodologia e critérios:

O processo de avaliação será composto pela Avaliação Contínua e pela Avaliação por Banca.

a) Avaliação contínua: realizada a cada aula, com a participação do professor, do próprio aluno e dos colegas na discussão sobre a eficiência no processo de ensino-aprendizagem;

  • Exercícios realizados em aula. Objetivos: verificar a capacidade do aluno de envolvimento imediato com os conteúdos estudados. Critérios de valoração: esforço individual e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem.

  • Tarefas extra-classe: Objetivos: verificar a autonomia do aluno e envolvimento extra-classe com os conteúdos estudados. Critérios de valoração: esforço individual, envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem e apropriação de conhecimentos, habilidades e competências.

  • Projeto composicional semestralObjetivos: verificar a capacidade do aluno na tomada de decisões composicionais e aplicação dos conteúdos envolvendo o tratamento da forma, o desenvolvimento de materiais, a condução dramática e a concepção estética em seu projeto composicional semestral. Critérios de valoração: esforço individual, intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos acima e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem.

  • Produção textual em caráter dissertativo: Objetivos: verificar o envolvimento do aluno com a difusão escrita do conhecimento científico; verificar a capacidade reflexiva do aluno; verificar a capacidade de elaboração e exposição dissertativa de idéias. Critérios de valoração: esforço individual, intencionalidade intelectual e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem.

  • Participação em aula: Objetivos: verificar o envolvimento do aluno com o processo de ensino-aprendizagem; desenvolver a capacidade crítica e auto-crítica em relação à produção composicional da turma. Critérios de valoração: intencionalidade intelectual, artística e acadêmica.

b) Avaliação por Banca

Projeto composicional semestral: Objetivos: verificar a capacidade do aluno na tomada de decisões composicionais e aplicação dos conteúdos envolvendo o tratamento da forma, o desenvolvimento de materiais, a condução dramática e a concepção estética em seu projeto composicional semestral. Critérios de valoração: intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos acima.

  • 1ª Avaliação por banca: realizada na 4ª semana, banca formada pelos professores de composição; não é aberta ao público e aos alunos; os apontamentos realizados pela banca são encaminhados pelo professor à sua turma e discutidos em sala de aula.

  • 2ª Avaliação por banca: realizada na 8ª semana, banca formada pelos professores de composição; não é aberta ao público e aos alunos; os apontamentos realizados pela banca são encaminhados pelo professor à sua turma e discutidos em sala de aula.

  • 3ª Avaliação por banca: realizada na última semana, banca formada pelos professores de composição; é aberta ao público; os apontamentos da banca são apresentados diretamente aos alunos durante a realização da avaliação;

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

Não há Pós-Graduação em Música na UFPel até o momento.

Acompanhamento de Egressos

 O conhecimento das realidades profissionais, acadêmicas e pessoais dos alunos e ex-alunos pode constituir-se em uma ferramenta útil e eficiente na avaliação e reavaliação do curso e de suas concepções pedagógicas, contribuindo diretamente com sua qualificação e atualização. Através do acompanhamento de egressos, e também dos alunos que ainda não concluíram o curso, é possível observar a trajetória profissional e inserção no mercado de trabalho, bem como identificar possíveis deficiências, lacunas de formação e as novas demandas e necessidades da sociedade.

Com esta finalidade, pretende-se acompanhar e avaliar aspectos relacionados à inserção dos egressos no mercado de trabalho; obter elementos que identifiquem níveis de qualidade dos cursos através do acompanhamento do desenvolvimento profissional dos ex-alunos; implementar a criação de um Banco de Dados dos egressos, contendo informações pessoais, acadêmicas, profissionais e outras adicionais; atualizar continuamente as fontes de comunicação com alunos e ex-alunos; realizar cursos e eventos, articulando a integração dos egressos com os alunos da Graduação, da Extensão e da Pesquisa.

 

Matriz Curricular

1º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0460449ETNOMUSICOLOGIA - INTRODUÇÃO E MÉTODOSObrigatória351
0590037HISTÓRIA DA MÚSICA IObrigatória234
0460464INSTRUMENTO COMPLEMENTAR IObrigatória234
0140259LABORATÓRIO CORAL IObrigatória234
0460450MUSICOLOGIA IObrigatória351
0140004TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IObrigatória468
2º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0460016CONTRAPONTO IObrigatória234
0460456ETNOMUSICOLOGIA BRASILEIRA0460449 - ETNOMUSICOLOGIA - INTRODUÇÃO E MÉTODOSObrigatória351
0590124HISTÓRIA DA MÚSICA II0590037 - HISTÓRIA DA MÚSICA IObrigatória234
0460465INSTRUMENTO COMPLEMENTAR IIObrigatória234
0460452MUSICOLOGIA II0460450 - MUSICOLOGIA IObrigatória351
0140184TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA II0140004 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IObrigatória468
3º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0460454ETNOMUSICOLOGIA LATINOAMERICANA0460456 - ETNOMUSICOLOGIA BRASILEIRAObrigatória351
0140267HARMONIA IObrigatória234
0590125HISTÓRIA DA MÚSICA III0590124 - HISTÓRIA DA MÚSICA IIObrigatória234
0460466INSTRUMENTO COMPLEMENTAR IIIObrigatória234
0460455MUSICOLOGIA III0460452 - MUSICOLOGIA IIObrigatória351
0140192TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA III0140184 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IIObrigatória468
4º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0460462ETNOMUSICOLOGIA - CULTURAS MUSICAIS DO MUNDO0460454 - ETNOMUSICOLOGIA LATINOAMERICANAObrigatória351
0460434HARMONIA II0460431 - HARMONIA IObrigatória234
0590127HISTÓRIA DA MÚSICA IV0590125 - HISTÓRIA DA MÚSICA IIIObrigatória234
0460467INSTRUMENTO COMPLEMENTAR IVObrigatória234
0460460MUSICOLOGIA IV0460455 - MUSICOLOGIA IIIObrigatória351
0140151TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IV0140192 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IIIObrigatória468
5º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0590150ESTÉTICA MUSICALObrigatória234
0460435HARMONIA III0460434 - HARMONIA IIObrigatória234
0590165HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA IObrigatória234
0460469INSTRUMENTO COMPLEMENTAR VObrigatória234
0460468PRÁTICAS DE PESQUISA EM CIÊNCIAS MUSICAIS IObrigatória234
0460212PROCESSOS E ESTRUTURAS DE ANÁLISE MUSICAL IObrigatória234
6º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0460408HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA II0590165 - HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA IObrigatória234
0460471INSTRUMENTO COMPLEMENTAR VIObrigatória234
0460470PRÁTICA DE PESQUISA EM CIÊNCIAS MUSICAIS IIObrigatória234
0460217PROCESSOS E ESTRUTURAS DE ANÁLISE MUSICAL II0460212 - PROCESSOS E ESTRUTURAS DE ANÁLISE MUSICAL IObrigatória234
0460220PROJETO DE PESQUISA EM MÚSICA IObrigatória234
7º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0460473INSTRUMENTO COMPLEMENTAR VIIObrigatória234
0460472PRÁTICAS DE PESQUISA EM CIÊNCIAS MUSI. IIIObrigatória234
0460421PROCESSOS E ESTRUTURAS DE ANÁLISE MUSICAL III 0460217 - PROCESSOS E ESTRUTURAS DE ANÁLISE MUSICAL IIObrigatória234
0460228PROJETO DE PESQUISA EM MÚSICA II0460220 - PROJETO DE PESQUISA EM MÚSICA IObrigatória234
8º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0460474INSTRUMENTO COMPLEMENTAR VIIIObrigatória234
0460429SEMINÁRIO ORIENTAÇÃO TRAB CONCLUSÃO CURSO0460228 - PROJETO DE PESQUISA EM MÚSICA IIObrigatória234
OPTATIVAS
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0460448A CANÇÃO POPULAR NO SÉC. XX E XXIOptativa234
0460335APRECIAÇÃO E CRÍTICA MUSICAL0590150 - ESTÉTICA MUSICALOptativa234
0460475APRECIAÇÃO E CRÍTICA MUSICAL II0460335 - APRECIAÇÃO E CRÍTICA MUSICALOptativa234
0460476APRECIAÇÃO E CRÍTICA MUSICAL III0460475 - APRECIAÇÃO E CRÍTICA MUSICAL IIOptativa234
0460484ARQUIVOLOGIA E EDIÇÃO MUSICAL I0460452 - MUSICOLOGIA IIOptativa234
0460485ARQUIVOLOGIA E EDIÇÃO MUSICAL II0460484 - ARQUIVOLOGIA E EDIÇÃO MUSICAL IOptativa234
0590148CULTURA ARTÍSTICA DOS SÉCULOS XIX AO XXIOptativa234
0590147CULTURA ARTÍSTICA DOS SÉCULOS XVI AO XIXOptativa234
0460481ETNOMUSICOLOGIA HISTÓRICA0460452 - MUSICOLOGIA II0460456 - ETNOMUSICOLOGIA BRASILEIRAOptativa234
0460461ETNOPEDAGOGIAS MUSICAISOptativa234
0460214FUNDAMENTOS DA ACÚSTICA APLICADOS À MÚSICAOptativa234
1440041HISTÓRIA DA MÚSICA NO RSOptativa234
0460048INTERPRETACAO IVOptativa234
0460353MÚSICA E SOCIEDADEOptativa234
0460483OFICINA DE CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOSOptativa468
0460509PRÁTICA DE MPBOptativa234
0460482PRÁTICAS MUSICAIS AFRO-BRASILEIRASOptativa234
0460480PRÁTICAS MUSICAIS DE CONTEXTOS URBANOS0460449 - ETNOMUSICOLOGIA - INTRODUÇÃO E MÉTODOS0460450 - MUSICOLOGIA IOptativa234
0460479PRÁTICAS MUSICAIS NA IMIGRAÇÃO E DIÁSPORA0460449 - ETNOMUSICOLOGIA - INTRODUÇÃO E MÉTODOS0460450 - MUSICOLOGIA IOptativa234
0460477PRÁTI. MUSI. NAS SOCIE. INDÍ. AMÉRICA SUL Optativa234
0460340PRINCÍPIOS BÁSICOS SOFTWARES NOTAÇÃO MUSICALOptativa234
0590155PRODUÇÃO CULTURAL0590150 - ESTÉTICA MUSICALOptativa234
0460513PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IIIOptativa234
0460478PROJETOS MUSICAIS COLABORATIVOSOptativa234
1440042RÍTMICA IOptativa234
1440043RÍTMICA II1440042 - RÍTMICA IOptativa234
1440044RÍTMICA III1440043 - RÍTMICA IIOptativa234
1440045RÍTMICA IV1440044 - RÍTMICA IIIOptativa234
1440051TREINAMENTO AUDITIVO III0460345 - TREINAMENTO AUDITIVO IIOptativa234
99
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0460520ATIVIDADES COMPLEMENTARESObrigatória543

Turmas ofertadas em 2018 / 1

1º Semestre
Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
0460449 - ETNOMUSICOLOGIA - INTRODUÇÃO E MÉTODOSProfessor responsável pela turma: WERNER EWALD
TER (16:00-16:50) TER (17:10-18:00) TER (18:00-18:50)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30
14:20
15:10
16:00X
17:10X
18:00X
T1107
0590037 - HISTÓRIA DA MÚSICA IProfessor responsável pela turma: WERNER EWALD
QUA (10:00-10:50) QUA (10:50-11:40)
MANHÃ
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
08:00
08:50
10:00X
10:50X
11:40
T258
0460464 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR IProfessor Regente: IVANOV ROBERTSON DE OLIVEIRA BASSO
Professor responsável pela turma: MARCIO DE SOUZA
QUI (10:00-10:50) QUI (10:50-11:40)
MANHÃ
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
08:00
08:50
10:00X
10:50X
11:40
P113
0140259 - LABORATÓRIO CORAL IProfessor responsável pela turma: João Alberto dos Santos Ferreira Filho
SEG (17:10-18:00) SEG (18:00-18:50)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30
14:20
15:10
16:00
17:10X
18:00X
T11038
0460450 - MUSICOLOGIA IProfessor responsável pela turma: LUIZ GUILHERME DURO GOLDBERG
TER (13:30-14:20) TER (14:20-15:10) TER (15:10-16:00)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30X
14:20X
15:10X
16:00
17:10
18:00
T1108
0140004 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IProfessor responsável pela turma: JORGE GERALDO ROCHEDO MELETTI
SEG (13:30-14:20) SEG (14:20-15:10) QUA (13:30-14:20) QUA (14:20-15:10)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30XX
14:20XX
15:10
16:00
17:10
18:00
M11027
0140004 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IProfessor responsável pela turma: JORGE GERALDO ROCHEDO MELETTI
SEG (15:10-16:00) SEG (16:00-16:50) QUA (15:10-16:00) QUA (16:00-16:50)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30
14:20
15:10XX
16:00XX
17:10
18:00
M21027
2º Semestre
Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
0460465 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR IIProfessor responsável pela turma: JOANA CUNHA DE HOLANDA
QUA (15:10-16:00) QUA (16:00-16:50)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30
14:20
15:10X
16:00X
17:10
18:00
P138
0460465 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR IIProfessor Regente: IVANOV ROBERTSON DE OLIVEIRA BASSO
Professor responsável pela turma: MARCIO DE SOUZA
QUA (13:30-14:20) QUA (14:20-15:10)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30X
14:20X
15:10
16:00
17:10
18:00
P222
3º Semestre
Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
0460454 - ETNOMUSICOLOGIA LATINOAMERICANAProfessor responsável pela turma: MARIO DE SOUZA MAIA
QUI (13:30-14:20) QUI (14:20-15:10) QUI (15:10-16:00)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30X
14:20X
15:10X
16:00
17:10
18:00
T2104
0140267 - HARMONIA IProfessor responsável pela turma: GUILHERME CAMPELO TAVARES
SEG (13:30-14:20) SEG (14:20-15:10)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30X
14:20X
15:10
16:00
17:10
18:00
P100
0140267 - HARMONIA IProfessor responsável pela turma: CARLOS WALTER ALVES SOARES
SEX (08:00-08:50) SEX (08:50-09:40)
MANHÃ
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
08:00X
08:50X
10:00
10:50
11:40
P200
0590125 - HISTÓRIA DA MÚSICA IIIProfessor responsável pela turma: WERNER EWALD
TER (08:00-08:50) TER (08:50-09:40)
MANHÃ
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
08:00X
08:50X
10:00
10:50
11:40
T1431
0460466 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR IIIProfessor responsável pela turma: RAFAEL HENRIQUE SOARES VELLOSO
QUA (15:10-16:00) QUA (16:00-16:50)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30
14:20
15:10X
16:00X
17:10
18:00
P111
0460455 - MUSICOLOGIA IIIProfessor responsável pela turma: LUIS FERNANDO HERING COELHO
SEX (08:00-08:50) SEX (08:50-09:40) SEX (10:00-10:50)
MANHÃ
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
08:00X
08:50X
10:00X
10:50
11:40
M1100
0140192 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IIIProfessor responsável pela turma: JORGE GERALDO ROCHEDO MELETTI
SEG (10:00-10:50) SEG (10:50-11:40) QUA (10:00-10:50) QUA (10:50-11:40)
MANHÃ
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
08:00
08:50
10:00XX
10:50XX
11:40
M11027
5º Semestre
Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
0590150 - ESTÉTICA MUSICALProfessor responsável pela turma: JOSE HOMERO DE SOUZA PIRES JUNIOR
QUA (13:30-14:20) QUA (14:20-15:10)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30X
14:20X
15:10
16:00
17:10
18:00
T11017
0460435 - HARMONIA IIIProfessor responsável pela turma: GUILHERME CAMPELO TAVARES
SEG (15:10-16:00) SEG (16:00-16:50)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30
14:20
15:10X
16:00X
17:10
18:00
M179
0590165 - HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA IProfessor responsável pela turma: WERNER EWALD
TER (10:00-10:50) TER (10:50-11:40)
MANHÃ
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
08:00
08:50
10:00X
10:50X
11:40
T1539
0460469 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR VProfessor responsável pela turma: LEONORA OXLEY RODRIGUES
SEG (21:20-22:10) SEG (22:10-23:00)
NOITE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
18:50
19:40
20:30
21:20X
22:10X
P111
0460469 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR VProfessor Regente: JOANA CUNHA DE HOLANDA
Professor responsável pela turma: MENAN MEDEIROS DUWE
QUA (08:00-08:50) QUA (08:50-09:40)
MANHÃ
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
08:00X
08:50X
10:00
10:50
11:40
P226
0460469 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR VProfessor Regente: GERMANO GASTAL MAYER
Professor responsável pela turma: MENAN MEDEIROS DUWE
QUI (10:00-10:50) QUI (10:50-11:40)
MANHÃ
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
08:00
08:50
10:00X
10:50X
11:40
P323
0460469 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR VProfessor responsável pela turma: RAFAEL HENRIQUE SOARES VELLOSO
QUA (13:30-14:20) QUA (14:20-15:10)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30X
14:20X
15:10
16:00
17:10
18:00
P422
0460212 - PROCESSOS E ESTRUTURAS DE ANÁLISE MUSICAL IProfessor responsável pela turma: GERMANO GASTAL MAYER
QUI (08:00-08:50) QUI (08:50-09:40)
MANHÃ
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
08:00X
08:50X
10:00
10:50
11:40
M11026
6º Semestre
Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
0460471 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR VIProfessor responsável pela turma: GERMANO GASTAL MAYER
TER (08:00-08:50) TER (08:50-09:40)
MANHÃ
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
08:00X
08:50X
10:00
10:50
11:40
P133
7º Semestre
Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
0460421 - PROCESSOS E ESTRUTURAS DE ANÁLISE MUSICAL III Professor responsável pela turma: CARLOS WALTER ALVES SOARES
QUA (08:00-08:50) QUA (08:50-09:40)
MANHÃ
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
08:00X
08:50X
10:00
10:50
11:40
M12013
0460228 - PROJETO DE PESQUISA EM MÚSICA IIProfessor responsável pela turma: LUIZ GUILHERME DURO GOLDBERG
SEG (15:10-16:00) SEG (16:00-16:50)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30
14:20
15:10X
16:00X
17:10
18:00
T11019
8º Semestre
Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
0460429 - SEMINÁRIO ORIENTAÇÃO TRAB CONCLUSÃO CURSOProfessor responsável pela turma: WERNER EWALD
P610
88
Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
0460448 - A CANÇÃO POPULAR NO SÉC. XX E XXIProfessor responsável pela turma: LUIS FERNANDO HERING COELHO
TER (17:10-18:00) TER (18:00-18:50)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30
14:20
15:10
16:00
17:10X
18:00X
M1417
0460335 - APRECIAÇÃO E CRÍTICA MUSICALProfessor responsável pela turma: LUIZ GUILHERME DURO GOLDBERG
QUA (10:00-10:50) QUA (10:50-11:40)
MANHÃ
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
08:00
08:50
10:00X
10:50X
11:40
T147
0460353 - MÚSICA E SOCIEDADEProfessor responsável pela turma: LUIS FERNANDO HERING COELHO
TER (08:00-08:50) TER (08:50-09:40)
MANHÃ
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
08:00X
08:50X
10:00
10:50
11:40
T1031
0460353 - MÚSICA E SOCIEDADEProfessor responsável pela turma: RAFAEL HENRIQUE SOARES VELLOSO
TER (10:00-10:50) TER (10:50-11:40)
MANHÃ
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
08:00
08:50
10:00X
10:50X
11:40
T2519
0460483 - OFICINA DE CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOSProfessor responsável pela turma: MARIO DE SOUZA MAIA
TER (13:30-14:20) TER (14:20-15:10) TER (15:10-16:00) TER (16:00-16:50)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30X
14:20X
15:10X
16:00X
17:10
18:00
P177
0590155 - PRODUÇÃO CULTURALProfessor responsável pela turma: JOANA CUNHA DE HOLANDA
QUI (10:00-10:50) QUI (10:50-11:40)
MANHÃ
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
08:00
08:50
10:00X
10:50X
11:40
T1101
0460513 - PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IIIProfessor responsável pela turma: LUIZ GUILHERME DURO GOLDBERG
QUA (15:10-16:00) QUA (16:00-16:50)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30
14:20
15:10X
16:00X
17:10
18:00
M2105
0460513 - PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IIIProfessor responsável pela turma: MARCELO MACEDO CAZARRE
SEX (13:30-14:20) SEX (14:20-15:10)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30X
14:20X
15:10
16:00
17:10
18:00
M448
1440043 - RÍTMICA IIProfessor responsável pela turma: GUILHERME CAMPELO TAVARES
QUA (15:10-16:00) QUA (16:00-16:50)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30
14:20
15:10X
16:00X
17:10
18:00
M1211
1440051 - TREINAMENTO AUDITIVO IIIProfessor responsável pela turma: IVANOV ROBERTSON DE OLIVEIRA BASSO
SEX (13:30-14:20) SEX (14:20-15:10)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30X
14:20X
15:10
16:00
17:10
18:00
M11012

Alunos Matriculados

Nome Ano de ingresso Semestre de ingresso
EDNEIA SANDRA DA ROSA BRAZÃO GONÇALVES20181
FELIPE FRANCA DE ANDRADE JUNQUEIRA20181
Igor Reichow Amaral20181
JONAS SILVA DE ALMEIDA20181
JULIANO QUINTANILHA DE ANDRADE20181
LUCAS UILSON DA SILVA20171
SARA TEIXEIRA MUNARETTO20172
DANIEL ALVES DOS SANTOS20161
MARCUS VINICIUS TISO MACHADO20161
FELIPE DA SILVA MARTINS20151
VALMIRO PEREIRA MACHADO JUNIOR20151
AMANDA OLIVEIRA DE SOUZA20141
RAISSA RODRIGUES LEAL20131

Alunos Egressos

Nome Ano de ingresso Ano de conclusão
CAROLINA BORGES FERREIRA20092012
ANANDA ALVES BRANDÃO20102014
RUTHE ZOBOLI POCEBON20112015
MARCELE PEDROTTI DUTRA MENESES20102016

(*) Conceitos de curso:

(**) Vagas e formas de ingresso:

  • A0 - Ampla concorrência;
  • L1 - Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L2 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L5 - Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L6 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L9 - Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L10 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012
  • L13 - Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L14 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)

Localização e contatos

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