AC | LB_EP | LB_PCD | LB_PPI | LB_Q | LI_EP | LI_PCD | LI_PPI | LI_Q | VR | Total | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
NOTA DO ENEM 2024/1 | 3 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 9 |
AC | L01 | L02 | L05 | L06 | L09 | L10 | L13 | L14 | Total | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
PAVE 2024/1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 9 |
AC | LB_EP | LB_PCD | LB_PPI | LB_Q | LI_EP | LI_PCD | LI_PPI | LI_Q | Total | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
SISU 2024/1 | 1 | 1 | 2 |
Curso Reconhecido pela Portaria nº 794 de 26/07/2017. Publicada na Seção 1, página 16 do D.O.U de 28/07/2017.
Contextualização
Objetivos
-
Adquirir formação metodológica e científica na área das Ciências Musicais, instrumentalizando o aluno para a pesquisa em música;
-
Adquirir sensibilização para o estudo do patrimônio musical brasileiro e dos fenômenos de identidade e diversidade das culturas musicais nele inseridos;
-
Adquirir conhecimentos e capacidade de compreensão nas diversas áreas científicas de Ciências Musicais, mais especificamente nas de História da Música, Sociologia Musical, Etnomusicologia, Filosofia e Estética Musical, Teoria, Análise e Técnicas de Composição;
-
Desenvolver capacidade de aplicação autônoma e simultaneamente colaborativa dos conhecimentos adquiridos na formulação e resolução de problemas nas áreas científicas acima referidas;
-
Promover a capacidade de selecionar, classificar e interpretar informações provenientes de investigação documental, em acervos e coleções multidisciplinares, e de campo, nos domínios musicológicos e etnomusicológicos;
-
Desenvolver no aluno competências para comunicar a diferentes públicos análises sistemáticas sobre aspectos específicos, parciais e contextualizados, de práticas musicais;
-
promover a divulgação e difusão do conhecimento construído e desenvolvido no meio acadêmico em diálogo com a sociedade, através de recitais, concertos, mostras, apresentações, shows, espetáculos, pesquisas, artigos, textos acadêmicos, gravações e palestras;
-
formar um profissional que além de competente em sua linha de formação específica, possa atuar nos diversos processos de criação e manifestação artística e do conhecimento musical.
Perfil do Egresso
Competências e habilidades
- Proceder à pesquisa científica e tecnológica em música, visando à compreensão e à difusão da cultura em suas dinâmicas e na perspectiva de sua diversidade;
- Atuar como investigador e assessor de projetos de ensino, cultura e pesquisa em diferentes espaços culturais e educacionais;
- Colaborar no estabelecimento de Centros de Documentação Musical interligados, como forma de estimular a ampliação do conhecimento e reforçar o elo entre o ensino e a pesquisa.
Organização Curricular
Procedimentos e metodologias de ensino
O projeto pedagógico do curso, em consonância com as orientações legais propostas pelo MEC (LDB 9394/96; CNE/CES 2/2004), é fruto de um diagnóstico identificado na unidade que visa adequar as propostas curriculares vigentes em relação às novas demandas artísticas, socioculturais, científicas e tecnológicas da sociedade contemporânea. Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Música, apresentadas na resolução nº2 de 8 de março de 2004,
o curso de graduação em Música deve ensejar [...] a capacitação para apropriação do pensamento reflexivo, da sensibilidade artística,[...] revelando habilidades e aptidões indispensáveis à atuação profissional na sociedade, nas dimensões artísticas, culturais, sociais, cientificas e tecnológicas, inerentes à área da música.
Frente a estas demandas, entende-se a necessidade de um Curso de Música que induza a uma postura dinâmica empreendedora, reflexiva e ativa, em interação com a sociedade.
Conforme estabelecido no parecer nº0195/2003, do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior, as Diretrizes Curriculares Nacionais
devem induzir à criação de diferentes formações e habilitações para cada área do conhecimento, possibilitando ainda definirem múltiplos perfis profissionais, garantindo uma maior diversidade de carreiras, promovendo a integração do ensino de graduação com a pós-graduação, privilegiando, no perfil de seus formandos, as competências intelectuais que reflitam a heterogeneidade das demandas sociais.
Indispensável para um efetivo diálogo com as variáveis demandas sociais do nosso tempo é a valorização de uma formação sólida envolvendo estudos básicos relacionados com a cultura, as artes e também as ciências humanas e sociais; envolvendo estudos relacionados com a pluralidade de conhecimentos instrumentais, composicionais, tecnológicos e estéticos; bem como estudos que permitam a integração teoria/prática relacionada com o exercício da arte musical e do desempenho profissional. Deste modo, o curso propicia a constituição de habilidades ou capacidades para se situar e dialogar com o atual estado das pesquisas em música e que possibilitam o trânsito nas diversas correntes estéticas instituídas, da música de concerto e popular.
Consonante a isto, esta concepção de curso prioriza a flexibilização do percurso acadêmico, aliando a construção de perfis profissionais individuais ao desenvolvimento de competências e habilidades específicas do fazer musical. A flexibilidade da formação se reflete na possibilidade de trânsito nas diversas linhas de formação do bacharelado em música e na valorização da formação livre e das Atividades Complementares.
Ao mesmo tempo, o curso apresenta uma formação acadêmica que é estabelecida através de um eixo comum de saberes em sintonia com outras IES, tais como os da História da Música (Geral e Brasileira) e da Teoria Musical (Harmonia, Contraponto e Análise). Esta característica é fundamental para facilitar a mobilidade acadêmica e a integração da graduação com pós-graduação.
A valorização da reflexão sobre o fazer musical, sobre a relação do músico com a sociedade, com o mercado trabalho, assim como sobre as concepções estéticas e éticas também é tônica do curso. Com este objetivo, há um eixo da formação composto por disciplinas obrigatórias (Fundamentos da Cultura; Estética; Produção Cultural) e que pode ser aprofundado em disciplinas da formação livre. Este eixo serve de embasamento para a consolidação de uma postura engajada e ativa dos alunos, no sentido de construir um percurso acadêmico condizente com os interesses particulares e respeitador de sua identidade cultural, mas, ao mesmo tempo, crítico e consciente de suas responsabilidades com a sociedade e do espírito colaborativo dentro e fora do âmbito acadêmico.
Avaliação do ensino e da aprendizagem
De acordo com os princípios norteadores do processo de ensino-aprendizagem, apresentamos os procedimentos e critérios a serem utilizados para a avaliação do referido processo. Os procedimentos e critérios estão subdivididos em quatro categorias, de acordo com os tipos de disciplinas, quais sejam: teóricas, teórico-práticas, práticas interpretativas e composição.
Nas quatro categorias estão contemplados os procedimentos de avaliação continuada e a participação do aluno no processo avaliativo, de modo a propiciar uma maior eficiência de ensino-aprendizagem.
Disciplinas de cunho Teórico
Métodologia e critérios:
O processo de avaliação será composto pela Avaliação Contínua, constituída por diversas ferramentas de avaliação.
Avaliação contínua: adaptada a necessidade de cada disciplina e realizada com a participação do professor e do aluno na discussão sobre a eficiência no processo de ensino-aprendizagem, avaliando o processo de leitura, reflexão e escrita. Poderá ser realizado individualmente (professor e aluno) ou compartilhado em aula com os demais alunos, segundo as necessidades e possibilidades do grupo.
-
Tarefas (extra-classe): solicitadas e discutidas em aula, discutindo relação entre texto contexto e música (relação entre o que ouviram e o que leram), gerando avaliação continuada a partir da participação dos alunos. Objetivos: verificar a autonomia do aluno com a escuta, a leitura e a tarefa de leitura/pesquisa solicitada, verificar o envolvimento extra-classe com os conteúdos estudados.
-
Produção textual em caráter dissertativo: Objetivos: verificar o envolvimento do aluno com a difusão escrita do conhecimento científico; verificar a capacidade reflexiva do aluno; verificar a capacidade de elaboração e exposição dissertativa de idéias. Critérios de valoração: Conteúdo (objetividade na apresentação do tema e conteúdo do trabalho solicitado; desenvolvimento com capacidade em relacionar o conteúdo com as demais disciplinas de sua formação, referência aos autores-chave da área, posicionamento crítico frente às idéias do autor, propriedade nas exemplificações; conclusão com fechamento do tema, apontando para possibilidades futuras de trabalho e/ou pesquisas na área); Forma (organização, seqüência lógica, correção lingüística); Normas técnicas.
-
Apresentação de trabalhos: Objetivos: verificar o desempenho do aluno na comunicação oral do conhecimento científico; verificar a capacidade reflexiva do aluno; verificar a capacidade de elaboração e exposição de idéias. Critérios de valoração: Desempenho do aluno (postura, espontaneidade, auto-controle, dicção, clareza de exposição); Apresentação do conteúdo (objetividade, seqüência lógica, propriedade nas exemplificações, capacidade em relacionar o conteúdo com as demais disciplinas de sua formação, referência aos autores-chave da área, posicionamento crítico frente às idéias do autor, observância do tempo de apresentação de trabalho); Emprego de recursos audiovisuais.
-
Participação em aula: Objetivos: verificar o desempenho do aluno no processo de ensino-aprendizagem; desenvolver a capacidade crítica e auto-crítica em relação ao seu engajamento nas discussões em classe, bem como nas apresentações orais das tarefas solicitadas. Critérios de valoração: intencionalidade intelectual, artística e acadêmica.
Disciplinas Teórico-Práticas
Metodologia e critérios:
O processo de avaliação será composto pela Avaliação Contínua e pelo Projeto da Disciplina (trabalho final).
a) Avaliação contínua: realizada periodicamente, com a participação do professor e do aluno na discussão sobre a eficiência no processo de ensino-aprendizagem;
-
Exercícios realizados em aula. Objetivos: verificar a capacidade do aluno de envolvimento imediato com os conteúdos estudados. Critérios de valoração: empenho individual e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem.
-
Tarefas extra-classe: Objetivos: verificar a autonomia do aluno e envolvimento extra-classe com os conteúdos estudados. Critérios de valoração: empenho individual, envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem e apropriação de conhecimentos, habilidades e competências.
-
Participação em aula: Objetivos: verificar o envolvimento do aluno com o processo de ensino-aprendizagem; desenvolver a capacidade crítica e auto-crítica em relação à produção da turma. Critérios de valoração: intencionalidade intelectual, artística e acadêmica.
b) Projeto da disciplina - trabalho final: Objetivos: Verificar a capacidade do aluno na aplicação dos conteúdos desenvolvidos para o projeto final da disciplina. Critérios de valoração: empenho individual, domínio prático da intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos específicos de cada disciplina.
Disciplinas de Práticas Interpretativas
Métodologia e critérios:
O processo de avaliação será composto pela Avaliação Contínua e pela Avaliação por Banca.
a) Avaliação contínua: realizada periodicamente, com a participação do professor e do aluno na discussão sobre a eficiência no processo de ensino-aprendizagem;
-
Exercícios realizados em aula. Objetivos: verificar a capacidade do aluno de envolvimento imediato com os conteúdos estudados. Critérios de valoração: empenho individual e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem.
-
Estudo extra-classe: Objetivos: verificar a autonomia do aluno e envolvimento extra-classe com os conteúdos estudados e o seu desenvolvimento progressivo. Critérios de valoração: empenho individual, envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem e apropriação de conhecimentos, habilidades e competências.
-
Projeto de práticas interpretativas: Objetivos: verificar a capacidade do aluno na tomada de decisões interpretativas a aplicação dos conteúdos envolvendo organicidade, sonoridade, temporalidade, e condução dramática. Critérios de valoração: empenho individual, domínio prático da intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos acima.
b) Avaliação por banca.
-
1ª Avaliação por banca: Realizada na 8ª semana, com a participação dos professores de práticas interpretativas e do próprio aluno; não é aberta ao público;
Projeto em curso (duração de 10 minutos): Objetivos: verificar a eficácia do processo de estudo, a capacidade do aluno na tomada de decisões interpretativas a aplicação dos conteúdos envolvendo organicidade, sonoridade, temporalidade, e condução dramática. Viabilizar a autocrítica e a conscientização do trabalho em desenvolvimento. Critérios de valoração: empenho individual, domínio prático da intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos acima considerando os resultados alcançados até o momento.
-
2ª Avaliação por banca: realizada na última semana, banca formada pelos professores de práticas interpretativas; é aberta ao público;
Apresentação do Projeto de práticas interpretativas: Objetivos: verificar a capacidade do aluno na tomada de decisões interpretativas a aplicação dos conteúdos envolvendo organicidade, sonoridade, temporalidade, e condução dramática. Critérios de valoração: domínio da intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos acima.
Disciplinas de Prática de Conjunto
Métodologia e critérios:
O processo de avaliação será composto pela Avaliação Contínua e pela Avaliação por Banca.
a) Avaliação contínua: realizada a cada aula, com a participação do professor, do próprio aluno e dos colegas na discussão sobre a eficiência no processo de ensino-aprendizagem;
-
Exercícios realizados em aula. Objetivos: verificar a capacidade do aluno de envolvimento imediato com os conteúdos estudados. Critérios de valoração: esforço individual e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem.
-
Tarefas extra-classe: Objetivos: verificar a autonomia do aluno e envolvimento extra-classe com os conteúdos estudados. Critérios de valoração: esforço individual, envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem e apropriação de conhecimentos, habilidades e competências.
-
Projeto composicional semestral: Objetivos: verificar a capacidade do aluno na tomada de decisões composicionais e aplicação dos conteúdos envolvendo o tratamento da forma, o desenvolvimento de materiais, a condução dramática e a concepção estética em seu projeto composicional semestral. Critérios de valoração: esforço individual, intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos acima e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem.
-
Produção textual em caráter dissertativo: Objetivos: verificar o envolvimento do aluno com a difusão escrita do conhecimento científico; verificar a capacidade reflexiva do aluno; verificar a capacidade de elaboração e exposição dissertativa de idéias. Critérios de valoração: esforço individual, intencionalidade intelectual e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem.
-
Participação em aula: Objetivos: verificar o envolvimento do aluno com o processo de ensino-aprendizagem; desenvolver a capacidade crítica e auto-crítica em relação à produção composicional da turma. Critérios de valoração: intencionalidade intelectual, artística e acadêmica.
b) Avaliação por Banca
Projeto composicional semestral: Objetivos: verificar a capacidade do aluno na tomada de decisões composicionais e aplicação dos conteúdos envolvendo o tratamento da forma, o desenvolvimento de materiais, a condução dramática e a concepção estética em seu projeto composicional semestral. Critérios de valoração: intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos acima.
-
1ª Avaliação por banca: realizada na 4ª semana, banca formada pelos professores de composição; não é aberta ao público e aos alunos; os apontamentos realizados pela banca são encaminhados pelo professor à sua turma e discutidos em sala de aula.
-
2ª Avaliação por banca: realizada na 8ª semana, banca formada pelos professores de composição; não é aberta ao público e aos alunos; os apontamentos realizados pela banca são encaminhados pelo professor à sua turma e discutidos em sala de aula.
-
3ª Avaliação por banca: realizada na última semana, banca formada pelos professores de composição; é aberta ao público; os apontamentos da banca são apresentados diretamente aos alunos durante a realização da avaliação;
Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação
Acompanhamento de Egressos
O conhecimento das realidades profissionais, acadêmicas e pessoais dos alunos e ex-alunos pode constituir-se em uma ferramenta útil e eficiente na avaliação e reavaliação do curso e de suas concepções pedagógicas, contribuindo diretamente com sua qualificação e atualização. Através do acompanhamento de egressos, e também dos alunos que ainda não concluíram o curso, é possível observar a trajetória profissional e inserção no mercado de trabalho, bem como identificar possíveis deficiências, lacunas de formação e as novas demandas e necessidades da sociedade.
Com esta finalidade, pretende-se acompanhar e avaliar aspectos relacionados à inserção dos egressos no mercado de trabalho; obter elementos que identifiquem níveis de qualidade dos cursos através do acompanhamento do desenvolvimento profissional dos ex-alunos; implementar a criação de um Banco de Dados dos egressos, contendo informações pessoais, acadêmicas, profissionais e outras adicionais; atualizar continuamente as fontes de comunicação com alunos e ex-alunos; realizar cursos e eventos, articulando a integração dos egressos com os alunos da Graduação, da Extensão e da Pesquisa.
Matriz Curricular
1º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
05001706 | ETNOMUSICOLOGIA I | Obrigatória | 3 | 45 |
05001465 | HISTÓRIA DA MÚSICA I | Obrigatória | 2 | 30 |
05001549 | INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - PIANO I | Obrigatória | 2 | 30 |
05001468 | LABORATÓRIO CORAL I | Obrigatória | 2 | 30 |
05001467 | METODOLOGIA CIENTÍFICA | Obrigatória | 2 | 30 |
05001726 | MUSICOLOGIA I | Obrigatória | 3 | 45 |
05001464 | TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO I | Obrigatória | 4 | 60 |
2º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
05001734 | CONTRAPONTO I05001464 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO I | Obrigatória | 4 | 60 |
05001707 | ETNOMUSICOLOGIA II05001706 - ETNOMUSICOLOGIA I | Obrigatória | 3 | 45 |
05001472 | HISTÓRIA DA MÚSICA II05001465 - HISTÓRIA DA MÚSICA I | Obrigatória | 2 | 30 |
05001727 | MUSICOLOGIA II05001726 - MUSICOLOGIA I | Obrigatória | 3 | 45 |
05001471 | TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO II05001464 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO I | Obrigatória | 4 | 60 |
3º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
05001708 | ETNOMUSICOLOGIA III05001706 - ETNOMUSICOLOGIA I | Obrigatória | 3 | 45 |
05001480 | HARMONIA I05001471 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO II05001734 - CONTRAPONTO I | Obrigatória | 2 | 30 |
05001479 | HISTÓRIA DA MÚSICA III05001472 - HISTÓRIA DA MÚSICA II | Obrigatória | 2 | 30 |
05001728 | MUSICOLOGIA III05001726 - MUSICOLOGIA I | Obrigatória | 3 | 45 |
05001478 | TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO III05001471 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO II05001468 - LABORATÓRIO CORAL I | Obrigatória | 4 | 60 |
4º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
05001709 | ETNOMUSICOLOGIA IV05001706 - ETNOMUSICOLOGIA I | Obrigatória | 3 | 45 |
05001486 | HARMONIA II05001480 - HARMONIA I | Obrigatória | 2 | 30 |
05001485 | HISTÓRIA DA MÚSICA IV05001479 - HISTÓRIA DA MÚSICA III | Obrigatória | 2 | 30 |
05001729 | MUSICOLOGIA IV05001726 - MUSICOLOGIA I | Obrigatória | 3 | 45 |
05001484 | TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IV05001478 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO III | Obrigatória | 4 | 60 |
5º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
05001490 | ANÁLISE MUSICAL I05001467 - METODOLOGIA CIENTÍFICA05001486 - HARMONIA II | Obrigatória | 2 | 30 |
05001530 | ESTÉTICA MUSICAL05001485 - HISTÓRIA DA MÚSICA IV05001467 - METODOLOGIA CIENTÍFICA | Obrigatória | 2 | 30 |
05001492 | HARMONIA III05001486 - HARMONIA II | Obrigatória | 2 | 30 |
05001491 | HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA I05001485 - HISTÓRIA DA MÚSICA IV05001467 - METODOLOGIA CIENTÍFICA | Obrigatória | 2 | 30 |
05001842 | PRÁTICAS DE PESQUISA EM CIÊNCIAS MUSICAIS I05001727 - MUSICOLOGIA II05001728 - MUSICOLOGIA III05001729 - MUSICOLOGIA IV05001707 - ETNOMUSICOLOGIA II05001708 - ETNOMUSICOLOGIA III05001709 - ETNOMUSICOLOGIA IV05001467 - METODOLOGIA CIENTÍFICA05001471 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO II | Obrigatória | 4 | 60 |
6º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
05001496 | ANÁLISE MUSICAL II05001490 - ANÁLISE MUSICAL I | Obrigatória | 2 | 30 |
05001497 | HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA II05001491 - HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA I | Obrigatória | 2 | 30 |
05001843 | PRÁTICAS DE PESQUISA EM CIÊNCIAS MUSICAIS II05001707 - ETNOMUSICOLOGIA II05001708 - ETNOMUSICOLOGIA III05001709 - ETNOMUSICOLOGIA IV05001727 - MUSICOLOGIA II05001728 - MUSICOLOGIA III05001729 - MUSICOLOGIA IV05001471 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO II05001467 - METODOLOGIA CIENTÍFICA | Obrigatória | 4 | 60 |
7º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
05001509 | ANÁLISE MUSICAL III05001496 - ANÁLISE MUSICAL II | Obrigatória | 2 | 30 |
05001844 | PRÁTICAS DE PESQUISA EM CIÊNCIAS MUSICAIS III05001727 - MUSICOLOGIA II05001728 - MUSICOLOGIA III05001729 - MUSICOLOGIA IV05001707 - ETNOMUSICOLOGIA II05001708 - ETNOMUSICOLOGIA III05001709 - ETNOMUSICOLOGIA IV05001467 - METODOLOGIA CIENTÍFICA05001471 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO II | Obrigatória | 4 | 60 |
05001502 | PROJETO DE PESQUISA EM MÚSICA05001467 - METODOLOGIA CIENTÍFICA | Obrigatória | 2 | 30 |
8º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
05001845 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - CIÊNCIAS MUSICAIS05001502 - PROJETO DE PESQUISA EM MÚSICA | Obrigatória | 6 | 90 |
66
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
05001545 | INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - CANTO I | Optativa | 2 | 30 |
05001546 | INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - CANTO II05001545 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - CANTO I | Optativa | 2 | 30 |
05001547 | INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - CANTO III05001546 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - CANTO II | Optativa | 2 | 30 |
05001548 | INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - CANTO IV05001547 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - CANTO III | Optativa | 2 | 30 |
05001715 | INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - FLAUTA TRANSVERSAL I | Optativa | 2 | 30 |
05001716 | INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - FLAUTA TRANSVERSAL II05001715 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - FLAUTA TRANSVERSAL I | Optativa | 2 | 30 |
05001717 | INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - FLAUTA TRANSVERSAL III05001716 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - FLAUTA TRANSVERSAL II | Optativa | 2 | 30 |
05001718 | INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - FLAUTA TRANSVERSAL IV05001717 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - FLAUTA TRANSVERSAL III | Optativa | 2 | 30 |
05001550 | INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - PIANO II05001549 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - PIANO I | Optativa | 2 | 30 |
05001551 | INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - PIANO III05001550 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - PIANO II | Optativa | 2 | 30 |
05001552 | INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - PIANO IV05001551 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - PIANO III | Optativa | 2 | 30 |
05001553 | INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - PIANO V05001552 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - PIANO IV | Optativa | 2 | 30 |
05001554 | INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - PIANO VI05001553 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - PIANO V | Optativa | 2 | 30 |
05001555 | INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - PIANO VII05001554 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - PIANO VI | Optativa | 2 | 30 |
05001556 | INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - PIANO VIII05001555 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - PIANO VII | Optativa | 2 | 30 |
05001557 | INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - VIOLÃO I | Optativa | 2 | 30 |
05001558 | INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - VIOLÃO II05001557 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - VIOLÃO I | Optativa | 2 | 30 |
05001559 | INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - VIOLÃO III05001558 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - VIOLÃO II | Optativa | 2 | 30 |
05001560 | INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - VIOLÃO IV05001559 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - VIOLÃO III | Optativa | 2 | 30 |
05001562 | INSTRUMENTO COMPLEMENTAR – VIOLINO I | Optativa | 2 | 30 |
05001561 | INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - VIOLINO II05001562 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR – VIOLINO I | Optativa | 2 | 30 |
05001598 | SAXOFONE I | Optativa | 2 | 30 |
05001599 | SAXOFONE II05001598 - SAXOFONE I | Optativa | 2 | 30 |
05001600 | SAXOFONE III05001599 - SAXOFONE II | Optativa | 2 | 30 |
05001601 | SAXOFONE IV05001600 - SAXOFONE III | Optativa | 2 | 30 |
Complementares
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
05001853 | ATIVIDADES COMPLEMENTARES | Atividade complementar | 24 | 360 |
Optativas
Professores que ministraram disciplinas no Curso nos últimos três semestres
Turmas ofertadas em 2024 / 2
Versão do Currículo: 1336 (ATUAL)
2º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
05001734 - CONTRAPONTO IProfessor responsável pela turma: CARLOS WALTER ALVES SOARES Horários
| T1 | 10 | 24 | ||||||
05001707 - ETNOMUSICOLOGIA IIProfessor responsável pela turma: RAFAEL DA SILVA NOLETO Horários
| M1 | 5 | 2 | ||||||
05001472 - HISTÓRIA DA MÚSICA IIProfessor responsável pela turma: WERNER EWALD Horários
| T1 | 2 | 28 | ||||||
05001472 - HISTÓRIA DA MÚSICA IIProfessor responsável pela turma: WERNER EWALD Horários
| T2 | 2 | 20 | ||||||
05001727 - MUSICOLOGIA IIProfessor responsável pela turma: WERNER EWALD Horários
| M1 | 6 | 0 | ||||||
05001471 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IIProfessor responsável pela turma: JORGE GERALDO ROCHEDO MELETTI Horários
| M1 | 10 | 29 |
4º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
05001709 - ETNOMUSICOLOGIA IVProfessor responsável pela turma: LUIS FERNANDO HERING COELHO Horários
| M1 | 3 | 0 | ||||||
05001486 - HARMONIA IIProfessor responsável pela turma: DAVI RAUBACH TUCHTENHAGEN Horários
| M1 | 3 | 24 | ||||||
05001485 - HISTÓRIA DA MÚSICA IVProfessor responsável pela turma: WERNER EWALD Horários
| T1 | 3 | 41 | ||||||
05001729 - MUSICOLOGIA IVProfessor responsável pela turma: LUIZ GUILHERME DURO GOLDBERG Horários
| M1 | 5 | 0 | ||||||
05001484 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IVProfessor responsável pela turma: JORGE GERALDO ROCHEDO MELETTI Horários
| M1 | 7 | 19 |
6º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
05001496 - ANÁLISE MUSICAL IIProfessor responsável pela turma: CAROLINE DOS SANTOS PERES Horários
| M1 | 1 | 14 | ||||||
05001497 - HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA IIProfessor responsável pela turma: LUIS FERNANDO HERING COELHO Horários
| T1 | 2 | 16 | ||||||
05001843 - PRÁTICAS DE PESQUISA EM CIÊNCIAS MUSICAIS IIProfessor responsável pela turma: RAFAEL DA SILVA NOLETO Horários
| M1 | 10 | 2 |
8º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. |
---|---|---|---|
05001845 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - CIÊNCIAS MUSICAIS | M1 | 0 | 0 |
66
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
05001545 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - CANTO IProfessor responsável pela turma: CAROLINE DOS SANTOS PERES Horários
| M1 | 2 | 8 | ||||||
05001545 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - CANTO IProfessor responsável pela turma: CAROLINE DOS SANTOS PERES Horários
| M2 | 2 | 7 | ||||||
05001546 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - CANTO IIProfessor responsável pela turma: CAROLINE DOS SANTOS PERES Horários
| M1 | 1 | 5 |
Optativas
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
05001487 - A CANÇÃO POPULAR NOS SEC. XX E XXIProfessor responsável pela turma: LEANDRO ERNESTO MAIA Horários
| M1 | 1 | 25 | ||||||
05001513 - APRECIAÇÃO E CRÍTICA MUSICAL IProfessor responsável pela turma: LUIZ GUILHERME DURO GOLDBERG Horários
| M1 | 1 | 2 | ||||||
05001514 - APRECIAÇÃO E CRÍTICA MUSICAL IIProfessor responsável pela turma: LUIZ GUILHERME DURO GOLDBERG Horários
| M1 | 1 | 0 | ||||||
05001846 - ARQUIVOLOGIA MUSICALProfessor responsável pela turma: LUIZ GUILHERME DURO GOLDBERG Horários
| M1 | 5 | 1 | ||||||
05001488 - ARRANJO IProfessor responsável pela turma: RAFAEL HENRIQUE SOARES VELLOSO Horários
| M1 | 1 | 16 | ||||||
05001498 - IMPROVISAÇÃO MUSICAL IProfessor responsável pela turma: RAFAEL HENRIQUE SOARES VELLOSO Horários
| M1 | 1 | 13 | ||||||
05001565 - INTRODUÇÃO À FLAUTA TRANSVERSA IIProfessor responsável pela turma: RAUL COSTA DAVILA | M1 | 1 | 1 | ||||||
05001566 - INTRODUÇÃO À TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IProfessor responsável pela turma: LUIS FERNANDO HERING COELHO Horários
| M1 | 2 | 14 | ||||||
05001567 - INTRODUÇÃO À TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IIProfessor responsável pela turma: LUIS FERNANDO HERING COELHO Horários
| M1 | 2 | 8 | ||||||
05001575 - MÚSICA, GÊNERO, RAÇA E SEXUALIDADEProfessor responsável pela turma: RAFAEL DA SILVA NOLETO Horários
| T1 | 1 | 10 | ||||||
05001587 - PRÁTICAS MUSICAIS NAS SOCIEDADES INDÍGENAS DAS TERRAS BAIXAS DA AMÉRICA DO SULProfessor responsável pela turma: RAFAEL DA SILVA NOLETO Horários
| T1 | 1 | 6 | ||||||
05001591 - PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IVProfessor responsável pela turma: LUIZ GUILHERME DURO GOLDBERG Horários
| M1 | 1 | 2 | ||||||
05001612 - TREINAMENTO AUDITIVO IIProfessor responsável pela turma: JORGE GERALDO ROCHEDO MELETTI Horários
| M1 | 7 | 10 |
Alunos Matriculados
Nome | Ano de ingresso | Semestre de ingresso |
---|---|---|
ANDRIELE DORNELLES ZARNOTT | 2024 | 1 |
DANIELA GOMES MACHADO | 2024 | 1 |
Fábio Solano Cardoso dos Santos | 2022 | 2 |
WESLEY BUENO DA COSTA CARDOZO | 2022 | 2 |
ABDUL SHAKIR FERREIRA ALVES GAJARDO VEGA | 2021 | 1 |
LUCAS NUNES DA SILVA BARROS | 2020 | 1 |
Rafaela Canez Camargo | 2019 | 1 |
EDNEIA SANDRA DA ROSA BRAZÃO GONÇALVES | 2018 | 1 |
JONAS SILVA DE ALMEIDA | 2018 | 1 |
Alunos Egressos
Nome | Ano de ingresso | Ano de conclusão |
---|---|---|
CAROLINA BORGES FERREIRA | 2009 | 2012 |
ANANDA ALVES BRANDÃO | 2010 | 2014 |
RUTHE ZOBOLI POCEBON | 2011 | 2015 |
MARCELE PEDROTTI DUTRA MENESES | 2010 | 2016 |
AMANDA OLIVEIRA DE SOUZA | 2014 | 2018 |
RAÍSSA RODRIGUES LEAL | 2013 | 2019 |
DANIEL ALVES DOS SANTOS | 2016 | 2020 |
FELIPE FRANÇA DE ANDRADE JUNQUEIRA | 2018 | 2021 |
REBECA KLIPPEL BREHM | 2019 | 2023 |
(*) Conceitos de curso:
(**) Formas de ingresso:
AC | Ampla concorrência |
LB_EP | Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PCD | Candidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_EP | Candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PCD | Candidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
VR | Vaga reservada |
AC | Ampla concorrência |
L01 | Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L02 | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L05 | Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L06 | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L09 | Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L10 | Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012) |
L13 | Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L14 | Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
AC | Ampla concorrência |
LB_EP | Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PCD | Candidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_EP | Candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PCD | Candidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
Localização e contatos
- Rua Cel. Alberto Rosa, 62, Sala 301
96010-770 Pelotas, Rio Grande do Sul - Horário de Atendimento:
De segunda a sexta-feira das 8h às 14h Centro de Artes (Sala 301 - Bloco I) - (53) 32845518
- clique para ver o e-mail
- /UFPelMusicaBach