Nome da Atividade
INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - PIANO VI
CÓDIGO
05001554
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Consolidação da proficiência ao instrumento de teclado como apoio à formação do músico, e como recurso pedagógico, criativo e interpretativo.
Objetivos
Objetivo Geral:
Dominar ferramentas para o desenvolvimento de habilidades musicais a partir do teclado.Ampliar a exploração de elementos da linguagem musical a partir do teclado.
Aprimorar a leitura e proficiência no teclado.
Desenvolver o domínio funcional no uso de instrumentos de teclado.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BENNETT, Roy. Instrumentos de teclado. Rio de Janeiro: Zahar, 1993. 52 p. (Cadernos de música da Universidade de Cambridge).
- LABOISSIÈRE, Marilia. Interpretação musical: a dimensão recriadora da ‘comunicação’ poética. São Paulo: Annablume, 2007. 195 p.
- LYKE, James e ENOCH Yvonne. Creative Piano Teaching. Illinois: Stipes Publishing, 1987.
Bibliografia Complementar:
- ADOLFO, Antonio. O livro do músico: harmonia e improvisação para piano, teclados e outros instrumentos. 4. ed. Rio de Janeiro: Lumiar, c1989. 182 p.
- AGUETTANT, Louis. La musique de piano de origens a Ravel. Paris (Franca): Albin Michel, 1954. 447 p.
- KAPLAN, José Alberto. O ensino do piano: o domínio psicomotor nas práticas curriculares da educação músico-instrumental. João Pessoa: Ed. Universitária UFPB, 1978. 37 p. (Coleção Texto didático. Série pedagógica).
- KOSTKA, Stefan M.; PAYNE, Dorothy; ALMÉN, Byron. Workbook for tonal harmony: with an introduction to twentieth-century music. 7th ed. Boston: McGraw-Hill Higher Education, c2013. 330 p.
- MANTOVANI, Michele Rosita. Perspectivas de deliberação do fenômeno da prática pianística em diferentes níveis de expertise. São Paulo: ANPPOM, 2019. 352 p.