Nome do Curso / Conceitos (*)
Música - Música Popular
CC (2014)3
Nível / Grau
GRADUAÇÃO / Bacharelado
Modalidade
Presencial
Turno
INTEGRAL
Código UFPel
3790
Código e-MEC
1260513
Unidade
Coordenador
A0L1L2L5L6L9L10L13L14Total
PAVE 2019/11111111119
SISU 2019/111222211122
Criação e Reconhecimento
Curso reconhecido pela Portaria nº 494 de 29/06/2015. Publicada no D.O.U de 30/06/2015.
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 277 de 20/04/2018. Publicada no D.O.U. de 23/04/2018.

Contextualização

O curso tem como objetivo estimular o aluno a criação musical através de atividades que privilegiem a ação conjunta, a colaboração entre compositores e intérpretes, bem como a reflexão e o espírito investigativo e científico; promover a divulgação e difusão do conhecimento construído e desenvolvido no meio acadêmico em diálogo com a sociedade, através de mostras, apresentações, shows, espetáculos, pesquisas, artigos, textos acadêmicos, gravações e palestras; formar um profissional que além de competente em sua linha de formação específica, possa atuar nos diversos processos de criação e manifestação artística e do conhecimento musical; formar um profissional apto a situar-se e dialogar com o atual estado das pesquisas de Música Popular; oferecer ao aluno uma formação sólida através de uma ampla gama de possibilidades mediante disciplinas específicas rigorosamente estruturadas; estimular o aluno a transitar e dialogar com as diversas possibilidades estéticas instituídas, da musica de concerto ou popular, respeitando a sua identidade cultural e incentivando a construção de suas próprias concepções estéticas; instrumentalizar o aluno para utilização e exploração de variadas tecnologias musicais e interação com outras mídias, tais como cinema, dança, teatro, vídeo e jogos eletrônicos; viabilizar projetos de pesquisa, ensino e extensão na área de Música Popular, visando a difusão e o desenvolvimento do conhecimento artístico e intelectual.

Objetivos

  1. estimular o aluno à criação musical através de atividades que privilegiem a ação conjunta, a colaboração entre compositores e intérpretes, bem como a reflexão e o espírito investigativo e científico;

  2. promover a divulgação e difusão do conhecimento construído e desenvolvido no meio acadêmico em diálogo com a sociedade, através de mostras, apresentações, shows, espetáculos, pesquisas, artigos, textos acadêmicos, gravações e palestras;

  3. formar um profissional que além de competente em sua linha de formação específica, possa atuar nos diversos processos de criação e manifestação artística e do conhecimento musical;

  4. formar um profissional apto a situar- se e dialogar com o atual estado das pesquisas em Música Popular;

  5. oferecer ao aluno uma formação sólida através de uma ampla gama de possibilidades mediante disciplinas específicas rigorosamente estruturadas;

  6. estimular o aluno a transitar e dialogar com as diversas possibilidades estéticas instituídas, da música de concerto ou popular, respeitando a sua identidade cultural e incentivando a construção de suas próprias concepções estéticas;

  7. instrumentalizar o aluno para utilização e exploração de variadas tecnologias musicais e interação com outras mídias, tais como cinema, dança, teatro, vídeo e jogos eletrônicos;

  8. viabilizar projetos de pesquisa, ensino e extensão na área de Música Popular, visando a difusão e o desenvolvimento do conhecimento artístico e intelectual.

Perfil do Egresso

Espera-se do formado o pensamento crítico-reflexivo, a sensibilidade artística e o domínio técnico-musical que potencializem as habilidades e aptidões indispensáveis à atuação profissional e sua capacidade transformadora na sociedade. Espera-se que esteja apto a adequar-se ao mercado de trabalho existente e a identificar novas possibilidades de atuação. Além disso, são desejadas habilidades de organização coletiva, de colaboração e de respeito à diversidade de identidades culturais, como forma de construção do conhecimento e consolidação de um paradigma ético.

Competências e habilidades

O curso de graduação em Música, atento às tecnologias de produção e reprodução musical, de novas demandas de mercado e de sua contextualização marcada pela competição e pela excelência nas diferentes modalidades de formação profissional, deve possibilitar ao formando:

  1. intervir na sociedade de acordo com suas manifestações culturais, demonstrando sensibilidade e criatividade artísticas e excelência prática;

  2. viabilizar pesquisa científica e tecnológica em música, visando à criação, compreensão e difusão da cultura e seu desenvolvimento;

  3. atuar, de forma significativa, nas manifestações musicais instituídas ou emergentes;

  4. atuar nos diferenciados espaços culturais e, especialmente, em articulação com instituições de ensino específico de música;

  5. estimular criações musicais e sua divulgação como manifestação do potencial artístico.

  6. desenvolver e implementar projetos de criação artística, em uma atitude colaborativa que integre compositores, intérpretes, produtores culturais, órgãos de fomento e espaços culturais;

  7. estar atento a seu papel de difusor da música de seu tempo, contribuindo para a formação de novas platéias e de novos paradigmas de espetáculos;

  8. contribuir para o avanço da pesquisa em Música Popular no âmbito acadêmico e para o desenvolvimento epistemológico da área;

  9. ter desenvolvidas suas principais concepções estéticas, com competência para refletir sobre elas, seus desdobramentos e possibilidades futuras;

  10. demonstrar conhecimento de diversos aspectos teóricos da música, assim como o domínio de diferentes ferramentas tecnológicas ligadas ao fazer musical.

Organização Curricular

A carga horária total do Curso de Música, linha de formação Música Popular, é de 2572 horas, divididos entre a formação Específica, a Formação Complementar e a Formação Livre. Formação Específica -Disciplinas do Núcleo Comum 884horas/aula - 736,66horas - 28,6% -Disciplinas Específicas 1020horas/aula - 850horas - 33,4% Total Formação Específica 1904horas/aula - 1586,66horas - 62% Formação Complementar - 504horas - 19,5% Formação Livre 578horas/aula - 481,66horas - 18,5% TOTAL 2572,2horas - 100%

Procedimentos e metodologias de ensino

O projeto pedagógico do curso, em consonância com as orientações legais propostas pelo MEC (LDB 9394/96; CNE/CES 2/2004), é fruto de um diagnóstico identificado na unidade que visa adequar as propostas curriculares vigentes em relação às novas demandas artísticas, socioculturais, científicas e tecnológicas da sociedade contemporânea. Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Música, apresentadas na resolução nº2 de 8 de março de 2004,

o curso de graduação em Música deve ensejar [...] a capacitação para apropriação do pensamento reflexivo, da sensibilidade artística,[...] revelando habilidades e aptidões indispensáveis à atuação profissional na sociedade, nas dimensões artísticas, culturais, sociais, cientificas e tecnológicas, inerentes à área da música.

 

Frente a estas demandas, entende-se a necessidade de um Curso de Música que induza a uma postura dinâmica empreendedora, reflexiva e ativa, em interação com a sociedade. Conforme estabelecido no parecer nº0195/2003, do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior, as Diretrizes Curriculares Nacionais

devem induzir à criação de diferentes formações e habilitações para cada área do conhecimento, possibilitando ainda definirem múltiplos perfis profissionais, garantindo uma maior diversidade de carreiras, promovendo a integração do ensino de graduação com a pós-graduação, privilegiando, no perfil de seus formandos, as competências intelectuais que reflitam a heterogeneidade das demandas sociais.

 

Indispensável para um efetivo diálogo com as variáveis demandas sociais do nosso tempo é a valorização de uma formação sólida envolvendo estudos básicos relacionados com a cultura, as artes e também as ciências humanas e sociais, envolvendo estudos relacionados com a pluralidade de conhecimentos instrumentais, composicionais, tecnológicos e estéticos, bem como estudos que permitam a integração teoria/prática relacionada com o exercício da arte musical e do desempenho profissional. Deste modo, o curso propicia a constituição de habilidades ou capacidades para se situar e dialogar com o atual estado das pesquisas em música e que possibilitam o trânsito nas diversas correntes estéticas instituídas, da música de concerto e popular.

Consonante a isto, esta concepção de curso prioriza a flexibilização do percurso acadêmico, aliando a construção de perfis profissionais individuais ao desenvolvimento de competências e habilidades específicas do fazer musical. A flexibilidade da formação se reflete na possibilidade de trânsito nas diversas linhas de formação do bacharelado em música e na valorização da formação livre e das Atividades Complementares.

Ao mesmo tempo, o curso apresenta uma formação acadêmica que é estabelecida através de um eixo comum de saberes em sintonia com outras IES, tais como os da História da Música (Geral e Brasileira) e da Teoria Musical (Harmonia, Contraponto e Análise). Esta característica é fundamental para facilitar a mobilidade acadêmica e a integração da graduação com pós-graduação.

A valorização da reflexão sobre o fazer musical, sobre a relação do músico com a sociedade, com o mercado trabalho, assim como sobre as concepções estéticas e éticas também é tônica do curso. Com este objetivo, há um eixo da formação composto por disciplinas obrigatórias (Música e Sociedade; Estética; Produção Cultural) e que pode ser aprofundado em disciplinas da formação livre. Este eixo serve de embasamento para a consolidação de uma postura engajada e ativa dos alunos, no sentido de construir um percurso acadêmico condizente com os interesses particulares e respeitador de sua identidade cultural, mas, ao mesmo tempo, crítico e consciente de suas responsabilidades com a sociedade e do espírito colaborativo dentro e fora do âmbito acadêmico.

 

Avaliação do ensino e da aprendizagem

 De acordo com os princípios norteadores do processo de ensino-aprendizagem, apresentamos os procedimentos e critérios a serem utilizados para a avaliação do referido processo. Os procedimentos e critérios estão subdivididos em quatro categorias, de acordo com os tipos de disciplinas, quais sejam: teóricas, teórico-práticas, práticas interpretativas e composição.

Nas quatro categorias estão contemplados os procedimentos de avaliação continuada e a participação do aluno no processo avaliativo, de modo a propiciar uma maior eficiência de ensino-aprendizagem.

Disciplinas de cunho Teórico


 

Métodologia e critérios:

O processo de avaliação será composto pela Avaliação Contínua, constituída por diversas ferramentas de avaliação.

Avaliação contínua: adaptada a necessidade de cada disciplina e realizada com a participação do professor e do aluno na discussão sobre a eficiência no processo de ensino-aprendizagem, avaliando o processo de leitura, reflexão e escrita. Poderá ser realizado individualmente (professor e aluno) ou compartilhado em aula com os demais alunos, segundo as necessidades e possibilidades do grupo.

  • Tarefas (extra-classe): solicitadas e discutidas em aula, discutindo relação entre texto contexto e música (relação entre o que ouviram e o que leram), gerando avaliação continuada a partir da participação dos alunos. Objetivos: verificar a autonomia do aluno com a escuta, a leitura e a tarefa de leitura/pesquisa solicitada, verificar o envolvimento extra-classe com os conteúdos estudados.


 

  • Produção textual em caráter dissertativo: Objetivos: verificar o envolvimento do aluno com a difusão escrita do conhecimento científico; verificar a capacidade reflexiva do aluno; verificar a capacidade de elaboração e exposição dissertativa de idéias. Critérios de valoração: Conteúdo (objetividade na apresentação do tema e conteúdo do trabalho solicitado; desenvolvimento com capacidade em relacionar o conteúdo com as demais disciplinas de sua formação, referência aos autores-chave da área, posicionamento crítico frente às idéias do autor, propriedade nas exemplificações; conclusão com fechamento do tema, apontando para possibilidades futuras de trabalho e/ou pesquisas na área); Forma (organização, seqüência lógica, correção lingüística); Normas técnicas.

  • Apresentação de trabalhos: Objetivos: verificar o desempenho do aluno na comunicação oral do conhecimento científico; verificar a capacidade reflexiva do aluno; verificar a capacidade de elaboração e exposição de idéias. Critérios de valoração: Desempenho do aluno (postura, espontaneidade, auto-controle, dicção, clareza de exposição); Apresentação do conteúdo (objetividade, seqüência lógica, propriedade nas exemplificações, capacidade em relacionar o conteúdo com as demais disciplinas de sua formação, referência aos autores-chave da área, posicionamento crítico frente às idéias do autor, observância do tempo de apresentação de trabalho); Emprego de recursos audiovisuais.

  • Participação em aula: Objetivos: verificar o desempenho do aluno no processo de ensino-aprendizagem; desenvolver a capacidade crítica e auto-crítica em relação ao seu engajamento nas discussões em classe, bem como nas apresentações orais das tarefas solicitadas. Critérios de valoração: intencionalidade intelectual, artística e acadêmica.


 

Disciplinas Teórico-Práticas


 

Metodologia e critérios:

O processo de avaliação será composto pela Avaliação Contínua e pelo Projeto da Disciplina (trabalho final).


 

a) Avaliação contínua: realizada periodicamente, com a participação do professor e do aluno na discussão sobre a eficiência no processo de ensino-aprendizagem;


 

  • Exercícios realizados em aula. Objetivos: verificar a capacidade do aluno de envolvimento imediato com os conteúdos estudados. Critérios de valoração: empenho individual e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem.

  • Tarefas extra-classe: Objetivos: verificar a autonomia do aluno e envolvimento extra-classe com os conteúdos estudados. Critérios de valoração: empenho individual, envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem e apropriação de conhecimentos, habilidades e competências.

  • Participação em aula: Objetivos: verificar o envolvimento do aluno com o processo de ensino-aprendizagem; desenvolver a capacidade crítica e auto-crítica em relação à produção da turma. Critérios de valoração: intencionalidade intelectual, artística e acadêmica.

 

b) Projeto da disciplina - trabalho final: Objetivos: Verificar a capacidade do aluno na aplicação dos conteúdos desenvolvidos para o projeto final da disciplina. Critérios de valoração: empenho individual, domínio prático da intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos específicos de cada disciplina.

 

Disciplinas de Práticas Interpretativas


 

Métodologia e critérios:

O processo de avaliação será composto pela Avaliação Contínua e pela Avaliação por Banca.

a) Avaliação contínua: realizada periodicamente, com a participação do professor e do aluno na discussão sobre a eficiência no processo de ensino-aprendizagem;


 

  • Exercícios realizados em aula. Objetivos: verificar a capacidade do aluno de envolvimento imediato com os conteúdos estudados. Critérios de valoração: empenho individual e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem.

  • Estudo extra-classe: Objetivos: verificar a autonomia do aluno e envolvimento extra-classe com os conteúdos estudados e o seu desenvolvimento progressivo. Critérios de valoração: empenho individual, envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem e apropriação de conhecimentos, habilidades e competências.

  • Projeto de práticas interpretativasObjetivos: verificar a capacidade do aluno na tomada de decisões interpretativas a aplicação dos conteúdos envolvendo organicidade, sonoridade, temporalidade, e condução dramática. Critérios de valoração: empenho individual, domínio prático da intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos acima.


 

b) Avaliação por banca.

  • 1ª Avaliação por banca: Realizada na 8ª semana, com a participação dos professores de práticas interpretativas e do próprio aluno; não é aberta ao público;

Projeto em curso (duração de 10 minutos): Objetivos: verificar a eficácia do processo de estudo, a capacidade do aluno na tomada de decisões interpretativas a aplicação dos conteúdos envolvendo organicidade, sonoridade, temporalidade, e condução dramática. Viabilizar a autocrítica e a conscientização do trabalho em desenvolvimento. Critérios de valoração: empenho individual, domínio prático da intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos acima considerando os resultados alcançados até o momento.

 

  • 2ª Avaliação por banca: realizada na última semana, banca formada pelos professores de práticas interpretativas; é aberta ao público;

Apresentação do Projeto de práticas interpretativas: Objetivos: verificar a capacidade do aluno na tomada de decisões interpretativas a aplicação dos conteúdos envolvendo organicidade, sonoridade, temporalidade, e condução dramática. Critérios de valoração: domínio da intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos acima.

 

Disciplinas de Prática de Conjunto


 

Métodologia e critérios:

O processo de avaliação será composto pela Avaliação Contínua e pela Avaliação por Banca.

a) Avaliação contínua: realizada a cada aula, com a participação do professor, do próprio aluno e dos colegas na discussão sobre a eficiência no processo de ensino-aprendizagem;

  • Exercícios realizados em aula. Objetivos: verificar a capacidade do aluno de envolvimento imediato com os conteúdos estudados. Critérios de valoração: esforço individual e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem.

  • Tarefas extra-classe: Objetivos: verificar a autonomia do aluno e envolvimento extra-classe com os conteúdos estudados. Critérios de valoração: esforço individual, envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem e apropriação de conhecimentos, habilidades e competências.

  • Projeto composicional semestralObjetivos: verificar a capacidade do aluno na tomada de decisões composicionais e aplicação dos conteúdos envolvendo o tratamento da forma, o desenvolvimento de materiais, a condução dramática e a concepção estética em seu projeto composicional semestral. Critérios de valoração: esforço individual, intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos acima e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem.

  • Produção textual em caráter dissertativo: Objetivos: verificar o envolvimento do aluno com a difusão escrita do conhecimento científico; verificar a capacidade reflexiva do aluno; verificar a capacidade de elaboração e exposição dissertativa de idéias. Critérios de valoração: esforço individual, intencionalidade intelectual e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem.

  • Participação em aula: Objetivos: verificar o envolvimento do aluno com o processo de ensino-aprendizagem; desenvolver a capacidade crítica e auto-crítica em relação à produção composicional da turma. Critérios de valoração: intencionalidade intelectual, artística e acadêmica.

b) Avaliação por Banca

Projeto composicional semestral: Objetivos: verificar a capacidade do aluno na tomada de decisões composicionais e aplicação dos conteúdos envolvendo o tratamento da forma, o desenvolvimento de materiais, a condução dramática e a concepção estética em seu projeto composicional semestral. Critérios de valoração: intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos acima.

  • 1ª Avaliação por banca: realizada na 4ª semana, banca formada pelos professores de composição; não é aberta ao público e aos alunos; os apontamentos realizados pela banca são encaminhados pelo professor à sua turma e discutidos em sala de aula.

  • 2ª Avaliação por banca: realizada na 8ª semana, banca formada pelos professores de composição; não é aberta ao público e aos alunos; os apontamentos realizados pela banca são encaminhados pelo professor à sua turma e discutidos em sala de aula.

  • 3ª Avaliação por banca: realizada na última semana, banca formada pelos professores de composição; é aberta ao público; os apontamentos da banca são apresentados diretamente aos alunos durante a realização da avaliação;

 

 

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

Não há Pós-Graduação em Música na UFPel até o momento.

Acompanhamento de Egressos

O conhecimento das realidades profissionais, acadêmicas e pessoais dos alunos e ex-alunos pode constituir-se em uma ferramenta útil e eficiente na avaliação e reavaliação do curso e de suas concepções pedagógicas, contribuindo diretamente com sua qualificação e atualização. Através do acompanhamento de egressos, e também dos alunos que ainda não concluíram o curso, é possível observar a trajetória profissional e inserção no mercado de trabalho, bem como identificar possíveis deficiências, lacunas de formação e as novas demandas e necessidades da sociedade.

Com esta finalidade, pretende-se acompanhar e avaliar aspectos relacionados à inserção dos egressos no mercado de trabalho; obter elementos que identifiquem níveis de qualidade dos cursos através do acompanhamento do desenvolvimento profissional dos ex-alunos; implementar a criação de um Banco de Dados dos egressos, contendo informações pessoais, acadêmicas, profissionais e outras adicionais; atualizar continuamente as fontes de comunicação com alunos e ex-alunos; realizar cursos e eventos, articulando a integração dos egressos com os alunos da Graduação, da Extensão e da Pesquisa.

 

Matriz Curricular

1º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05000724HISTÓRIA DA MÚSICA IObrigatória230
05000725LABORATÓRIO CORAL IObrigatória230
05000459MÚSICA E SOCIEDADEObrigatória230
05000726MÚSICA E TECNOLOGIA Obrigatória230
05000939PRÁTICA DE CONJUNTO IObrigatória460
05000140TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IObrigatória460

2º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05000937CONTRAPONTO I05000140 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IObrigatória230
05000657ESTÉTICA MUSICALObrigatória230
05000931HISTÓRIA DA MÚSICA II05000724 - HISTÓRIA DA MÚSICA IObrigatória230
05000940PRÁTICA DE CONJUNTO II05000939 - PRÁTICA DE CONJUNTO IObrigatória460
05000938PRÁTICA DE ESTÚDIOObrigatória230
05000168TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA II05000140 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IObrigatória460

3º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05000540A CANÇÃO POPULAR NO SÉC. XX E XXI05000140 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IObrigatória230
05000526HARMONIA I05000168 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IIObrigatória230
05000932HISTÓRIA DA MÚSICA III05000931 - HISTÓRIA DA MÚSICA IIObrigatória230
05000941PRÁTICA DE CONJUNTO III05000940 - PRÁTICA DE CONJUNTO IIObrigatória460
05000572PRODUÇÃO CULTURAL05000657 - ESTÉTICA MUSICALObrigatória230
05000174TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA III05000168 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IIObrigatória460

4º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05000527HARMONIA II05000526 - HARMONIA IObrigatória230
05000933HISTÓRIA DA MÚSICA IV05000932 - HISTÓRIA DA MÚSICA IIIObrigatória230
05000947IMPROVISAÇÃO MUSICAL I05000174 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IIIObrigatória230
05000949LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO MUSICAL I05000140 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IObrigatória230
05000942PRÁTICA DE CONJUNTO IV05000941 - PRÁTICA DE CONJUNTO IIIObrigatória460
05000156TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IV05000174 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IIIObrigatória460

5º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05000934ANÁLISE MUSICAL I05000527 - HARMONIA IIObrigatória230
05000597ARRANJO I 05000526 - HARMONIA IObrigatória230
05000528HARMONIA III05000527 - HARMONIA IIObrigatória230
05000668HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA IObrigatória230
05000948IMPROVISAÇÃO MUSICAL II05000947 - IMPROVISAÇÃO MUSICAL IObrigatória230
05000943PRÁTICA DE CONJUNTO V05000942 - PRÁTICA DE CONJUNTO IVObrigatória460

6º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05000935ANÁLISE MUSICAL II05000934 - ANÁLISE MUSICAL IObrigatória230
05000589ARRANJO II05000597 - ARRANJO I Obrigatória230
05000595CRIAÇÃO DE ACOMPANHAMENTO05000156 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IVObrigatória230
05000508HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA II05000668 - HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA IObrigatória230
05000944PRÁTICA DE CONJUNTO VI05000943 - PRÁTICA DE CONJUNTO VObrigatória460
05000385PROJETO DE PESQUISA EM MÚSICA IObrigatória230

7º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05000936ANÁLISE MUSICAL III05000935 - ANÁLISE MUSICAL IIObrigatória230
05000945PRÁTICA DE CONJUNTO VII05000944 - PRÁTICA DE CONJUNTO VIObrigatória460
05000391PROJETO DE PESQUISA EM MÚSICA II05000385 - PROJETO DE PESQUISA EM MÚSICA IObrigatória230

8º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05000946PRÁTICA DE CONJUNTO VIII05000945 - PRÁTICA DE CONJUNTO VIIObrigatória460
05000525SEMINÁRIO ORIENTAÇÃO TRAB CONCLUSÃO CURSO05000391 - PROJETO DE PESQUISA EM MÚSICA IIObrigatória230

Optativas

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05000962ANÁLISE MUSICAL IV05000936 - ANÁLISE MUSICAL IIIOptativa230
05000960APRECIAÇÃO E CRÍTICA MUSICAL I05000657 - ESTÉTICA MUSICALOptativa230
05000952ARRANJO E TRANSCRIÇÃO PARA VIOLÃO05000168 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IIOptativa230
05000957COMPOSIÇÃO MUSICAL PARA MULTIMEIOS05000156 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IV05000575 - SEQUENCIAMENTO E ORQUESTRAÇÃO MIDIOptativa460
05000430CONJUNTO DE FLAUTAS05000168 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IIOptativa230
05000580CONJUNTO DE VIOLÕES05000168 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IIOptativa230
05000581CONJUNTO VOCAL05000168 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IIOptativa230
05000951FUNDAMENTOS DA ACÚSTICA APLICADOS À MÚSICAOptativa230
05000504GÊNEROS E RITMOS POPULARES DO PAMPAOptativa230
05000582HARMONIA APLICADA AO INSTRUMENTO05000526 - HARMONIA IOptativa230
05000529HARMONIA IV05000528 - HARMONIA IIIOptativa230
05000961HISTÓRIA DA MÚSICA NO RIO GRANDE DO SULOptativa230
05000959HISTÓRIA DO JAZZOptativa230
05000958HISTÓRIA DO ROCKOptativa230
05000550INSTRUMENTO COMPLEMENTAR IOptativa230
05000551INSTRUMENTO COMPLEMENTAR IIOptativa230
05000552INSTRUMENTO COMPLEMENTAR IIIOptativa230
05000553INSTRUMENTO COMPLEMENTAR IVOptativa230
05000555INSTRUMENTO COMPLEMENTAR VOptativa230
05000557INSTRUMENTO COMPLEMENTAR VIOptativa230
05000559INSTRUMENTO COMPLEMENTAR VIIOptativa230
05000560INSTRUMENTO COMPLEMENTAR VIIIOptativa230
05000574INTERPRETAÇÃO DA MÚSICA CONTEMPORÂNEAOptativa230
05000950LABORATÓRIO CORAL IIOptativa230
05000956LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO MUSICAL II05000949 - LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO MUSICAL IOptativa230
05000586PERCEPÇÃO CORPORALOptativa230
05000579PRÁTICA DE LEITURA A PRIMEIRA VISTAOptativa230
05000594PRÁTICA DE MPB05000168 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IIOptativa230
05000953PRINCÍPIOS BÁSICOS PARA SOFTWARES DE NOTAÇÃO MUSICAL05000140 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IOptativa230
05000954PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IOptativa230
05000955PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IIOptativa230
05000598PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IIIOptativa230
05000723PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IVOptativa230
05000719RÍTMICA IOptativa230
05000720RÍTMICA II05000719 - RÍTMICA IOptativa230
05000575SEQUENCIAMENTO E ORQUESTRAÇÃO MIDIOptativa230
05000596TEORIAS DA PERFORMANCE INTERPRETAÇÃO MUSICAL05000942 - PRÁTICA DE CONJUNTO IVOptativa230

Optativas

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05000882ATIVIDADES COMPLEMENTARESAtividade complementar504

Turmas ofertadas em 2019 / 1

1º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05000724 - HISTÓRIA DA MÚSICA I
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
M1100
05000724 - HISTÓRIA DA MÚSICA I
Horários
ManhãTardeNoite
QUA10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M2100
05000725 - LABORATÓRIO CORAL I
Horários
ManhãTardeNoite
SEG17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
P1200
05000459 - MÚSICA E SOCIEDADE
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T1100
05000459 - MÚSICA E SOCIEDADE
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T2110
05000726 - MÚSICA E TECNOLOGIA
Horários
ManhãTardeNoite
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
M1200
05000939 - PRÁTICA DE CONJUNTO I
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M1150
05000939 - PRÁTICA DE CONJUNTO I
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M2150
05000140 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA I
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M3110
05000140 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA I
Horários
ManhãTardeNoite
SEG15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
QUA15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M4100

2º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05000657 - ESTÉTICA MUSICAL
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
T1100
05000938 - PRÁTICA DE ESTÚDIO
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
M100

3º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05000540 - A CANÇÃO POPULAR NO SÉC. XX E XXI
Horários
ManhãTardeNoite
TER17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M1150
05000526 - HARMONIA I
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M100
05000526 - HARMONIA I
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
M200
05000932 - HISTÓRIA DA MÚSICA III
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
M1150
05000941 - PRÁTICA DE CONJUNTO III
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M1200
05000572 - PRODUÇÃO CULTURAL
Horários
ManhãTardeNoite
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M1200
05000174 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA III
Horários
ManhãTardeNoite
SEG10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUA10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M1200

4º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05000949 - LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO MUSICAL I
Horários
ManhãTardeNoite
SEX17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M1200

5º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05000934 - ANÁLISE MUSICAL I
Horários
ManhãTardeNoite
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
M1200
05000597 - ARRANJO I
Horários
ManhãTardeNoite
TER17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M1150
05000528 - HARMONIA III
Horários
ManhãTardeNoite
SEG15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M140
05000528 - HARMONIA III
Horários
ManhãTardeNoite
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M2150
05000668 - HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA I
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T100
05000948 - IMPROVISAÇÃO MUSICAL II
Horários
ManhãTardeNoite
QUI17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M1200
05000943 - PRÁTICA DE CONJUNTO V
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1150

7º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05000936 - ANÁLISE MUSICAL III
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
M1200
05000945 - PRÁTICA DE CONJUNTO VII
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1150
05000391 - PROJETO DE PESQUISA EM MÚSICA II
Horários
ManhãTardeNoite
SEG15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T1150

Optativas

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05000960 - APRECIAÇÃO E CRÍTICA MUSICAL I
Horários
ManhãTardeNoite
QUA10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M1100
05000550 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR I
Horários
ManhãTardeNoite
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
P130
05000551 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR II
Horários
ManhãTardeNoite
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
P130
05000551 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR II
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
P230
05000551 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR II
Horários
ManhãTardeNoite
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
P330
05000552 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR III
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
P160
05000552 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR III
Horários
ManhãTardeNoite
QUA15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
P260
05000552 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR III
Horários
ManhãTardeNoite
SEG15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
P300
05000553 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR IV
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
P100
05000553 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR IV
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
P240
05000555 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR V
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
P100
05000557 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR VI
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
P140
05000557 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR VI
Horários
ManhãTardeNoite
QUA10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
P250
05000559 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR VII
Horários
ManhãTardeNoite
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
P140
05000560 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR VIII
Horários
ManhãTardeNoite
QUA15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
P100
05000954 - PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA I
Horários
ManhãTardeNoite
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
M1100
05000954 - PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA I
Horários
ManhãTardeNoite
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M2100
05000954 - PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA I
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M350
05000955 - PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA II
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M100
05000955 - PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA II
Horários
ManhãTardeNoite
SEG20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M200
05000598 - PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA III
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
M300
05000723 - PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IV
Horários
ManhãTardeNoite
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
M1150
05000723 - PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IV
Horários
ManhãTardeNoite
SEG20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M200
05000720 - RÍTMICA II
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M140

Alunos Matriculados

Nome Ano de ingresso Semestre de ingresso

Alunos Egressos

Nome Ano de ingresso Ano de conclusão
BRENDA POSTINGHER BRUGALLI20152018
JOAO FRANCISCO PINHEIRO NETO20132018
LÍGIA POLIANA DE OLIVEIRA20142018

(*) Conceitos de curso:

(**) Vagas e formas de ingresso:

  • A0 - Ampla concorrência;
  • L1 - Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L2 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L5 - Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L6 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L9 - Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L10 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012
  • L13 - Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L14 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)

Localização e contatos

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