Nome da Atividade
ARRANJO I
CÓDIGO
05001488
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Estudo da escrita e organização do material musical, estimulando a criação e a prática de arranjos instrumentais e vocais em diferentes estilos de música popular, baseadas nas técnicas mecânicas e não mecânicas de harmonização em bloco e solo.
Objetivos
Objetivo Geral:
Capacitar o aluno para a elaboração de arranjos instrumentais e/ou vocais utilizando-se de técnicas mecânicas de harmonização em bloco a 2 vozes, contracanto ativo, linha de baixo e arranjo de base. Conhecer as técnicas de escrita e de organização do material musical.Conhecer a identidade sonora, extensão, timbres, transposição e escrita para diferentes formações instrumentais e vocais.
Estimular a criação musical em diferente estilos de música popular. Sistematizar as etapas planificação de um arranjo vocal e/ou instrumental.
Aplicar as técnicas de escrita e organização do material musical através da planificação e execução de um arranjo.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ADOLFO, Antônio. Arranjo: Um enfoque atual. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 1997.
- ALMADA, Carlos. Arranjo. Campinas: Editora da Unicamp, 2000.
- GUEST, Ian. Arranjo Método Prático. Volumes 1. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 1996.
Bibliografia Complementar:
- ALCHOURRÓN, Rodolfo. Composicion y arreglos de musica popular. Buenos Aires: Ricordi Americana, c1991. 111 p.
- TURKEL, Erik. Arranging Techniques for Synthesists. New York: AMSCO Publications, 1988.
- FARIA, Nelson; KORMAN, Cliff. Inside the Brazilian rhythm section. Petaluma, CA, USA: Sher Music.Co., 2001.
- PULLIG, Ken; PEASE, Ted. Voicings: Arranging for Small and Medium ensembles. Boston: Berklee Press, 2001.
- ARAGÃO, Paulo. Pixinguinha e a gênese do arranjo musical brasileiro (1929 a 1935). Rio de Janeiro: UNIRIO, 2001. 125 p. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2001.