Nome do Curso / Conceitos (*)
Música - Piano
CC (2014)4
Nível / Grau
GRADUAÇÃO / Bacharelado
Modalidade
Presencial
Turno
INTEGRAL
Código UFPel
3740
Código e-MEC
45122
Unidade
Coordenador
A0L1L2L5L6L9L10L13L14Total
PAVE 2019/1111111118
SISU 2019/1311117
Criação e Reconhecimento
Curso Reconhecido pelo Decreto nº 67.289 de 28/09/1970. Publicado no D.O.U. de 30/09/1970.
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 916 de 14/08/2017. Publicada no D.O.U. de 15/08/2017.

Contextualização

O curso prepara de forma consistente o futuro profissional para um mercado cada vez mais competitivo, onde a versatilidade é essencial. Estimula o aluno à criação através de atividades que privilegiem a ação conjunta, a colaboração entre compositores e intérpretes, bem como a reflexão e o espírito investigativo e científico. Promove a divulgação e difusão do conhecimento construído e desenvolvido no meio acadêmico em diálogo com a sociedade, através de recitais, concertos, mostras, apresentações, shows, espetáculos, pesquisas, artigos, textos acadêmicos, gravações e palestras. Forma um profissional que ale, de competente em sua linha de formação específica, possa atuar nos diversos processos de criação e manifestação artística e o conhecimento musical. Forma um profissional apto a se situar e dialogar com o atual estado das pesquisas em Piano. Oferece ao aluno uma formação sólida através de uma ampla gama de possibilidades e técnicas de Piano. Estimula o aluno a transitar e dialogar com as diversas possibilidades estéticas instituídas, da música de concerto ou popular, respeitando a sua identidade cultural e incentivando a construção de suas próprias concepções estéticas. Instrumentaliza o aluno para utilização e exploração das tecnologias musicais, manipulação de softwares musicais específicos e interação com outras mídias, tais como cinema, dança, teatro, vídeo e jogos eletrônicos. Viabiliza projetos de pesquisa, ensino e extensão na área de Piano, visando a difusão e o desenvolvimento do conhecimento artístico e intelectual.

Objetivos

  • estimular o aluno à criação musical através de atividades que privilegiem a ação conjunta, a colaboração entre compositores e intérpretes, bem como a reflexão e o espírito investigativo e científico;

  • promover a divulgação e difusão do conhecimento construído e desenvolvido no meio acadêmico em diálogo com a sociedade, através de recitais, concertos, mostras, apresentações, shows, espetáculos, pesquisas, artigos, textos acadêmicos, gravações e palestras;

  • formar um profissional que além de competente em sua linha de formação específica, possa atuar nos diversos processos de criação e manifestação artística e do conhecimento musical;

  • formar um profissional apto a se situar e dialogar com o atual estado das pesquisas em Piano;

  • oferecer ao aluno uma formação sólida através de uma ampla gama de possibilidades e técnicas de Piano;

  • estimular o aluno a transitar e dialogar com as diversas possibilidades estéticas instituídas, da música de concerto ou popular, respeitando a sua identidade cultural e incentivando a construção de suas próprias concepções estéticas;

  • instrumentalizar o aluno para utilização e exploração das tecnologias musicais, manipulação de softwares musicais específicos e interação com outras mídias, tais como cinema, dança, teatro, vídeo e jogos eletrônicos;

  • viabilizar projetos de pesquisa, ensino e extensão na área de Piano, visando a difusão e o desenvolvimento do conhecimento artístico e intelectual.

Perfil do Egresso

Espera-se do formado o pensamento crítico-reflexivo, a sensibilidade artística e o domínio técnico-musical que potencializem as habilidades e aptidões indispensáveis à atuação profissional e sua capacidade transformadora na sociedade. Espera-se que esteja apto a adequar-se ao mercado de trabalho existente e a identificar novas possibilidades de atuação. Além disso, são desejadas habilidades de organização coletiva, de colaboração e de respeito à diversidade de identidades culturais, como forma de construção do conhecimento e consolidação de um paradigma ético.

Competências e habilidades

O curso de graduação em Música, atento às tecnologias de produção e reprodução musical, de novas demandas de mercado e de sua contextualização marcada pela competição e pela excelência nas diferentes modalidades de formação profissional, deve possibilitar formação profissional que revele, pelo menos, as competências e habilidades para que o formando possa:

  • intervir na sociedade de acordo com suas manifestações culturais, demonstrando sensibilidade e criação artísticas e excelência prática;
  • viabilizar pesquisa científica e tecnológica em música, visando à criação, compreensão e difusão da cultura e seu desenvolvimento;

  • atuar, de forma significativa, nas manifestações musicais, instituídas ou emergentes;

  • atuar nos diferenciados espaços culturais e, especialmente, em articulação com instituições de ensino específico de música;

  • estimular criações musicais e sua divulgação como manifestação do potencial artístico.

  • desenvolver e implementar projetos de criação artística, em uma atitude colaborativa que integre compositores, intérpretes, produtores culturais, órgãos de fomento e espaços culturais;

  • estar atento a seu papel de difusor da música de seu tempo, contribuindo para a formação de novas platéias e de novos paradigmas de espetáculos;

  • contribuir para o avanço da pesquisa em música, mais especificamente na área de Piano, no âmbito acadêmico e para o desenvolvimento epistemológico da área;

  • ter desenvolvidas suas principais concepções estéticas e ter competência para refletir sobre elas e sobre os desdobramentos e possibilidades futuras;

  • dominar as principais técnicas instrumentais, ferramentas e tecnologias relacionadas a área de piano, possibilitando a ele adaptar-se às diversas demandas do fazer musical impostas pelo mercado de trabalho;

 

Organização Curricular

A carga horária total do Curso de Música, linha de formação Canto, é de 2400 horas, divididos entre a formação Específica, a Formação Complementar e a Formação Livre, conforme o seguinte quadro: Formação Específica -Disciplinas do Núcleo Comum 850horas/aula - 708horas - 29,% -Disciplinas Específicas 782horas/aula - 652horas - 27,5% Total Formação Específica 1632horas/aula- 1360horas - 57% Formação Complementar - 502horas - 21% Formação Livre 646horas/aula - 538horas - 22% TOTAL 2400horas - 100%

Procedimentos e metodologias de ensino

O projeto pedagógico do curso, em consonância com as orientações legais propostas pelo MEC (LDB 9394/96; CNE/CES 2/2004), é fruto de um diagnóstico identificado na unidade que visa adequar as propostas curriculares vigentes em relação às novas demandas artísticas, socioculturais, científicas e tecnológicas da sociedade contemporânea. Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Música, apresentadas na resolução nº2 de 8 de março de 2004,

o curso de graduação em Música deve ensejar [...] a capacitação para apropriação do pensamento reflexivo, da sensibilidade artística,[...] revelando habilidades e aptidões indispensáveis à atuação profissional na sociedade, nas dimensões artísticas, culturais, sociais, cientificas e tecnológicas, inerentes à área da música.

 

Frente a estas demandas, entende-se a necessidade de um Curso de Música que induza a uma postura dinâmica empreendedora, reflexiva e ativa, em interação com a sociedade.

Conforme estabelecido no parecer nº0195/2003, do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior, as Diretrizes Curriculares Nacionais

devem induzir à criação de diferentes formações e habilitações para cada área do conhecimento, possibilitando ainda definirem múltiplos perfis profissionais, garantindo uma maior diversidade de carreiras, promovendo a integração do ensino de graduação com a pós-graduação, privilegiando, no perfil de seus formandos, as competências intelectuais que reflitam a heterogeneidade das demandas sociais.

 

Indispensável para um efetivo diálogo com as variáveis demandas sociais do nosso tempo é a valorização de uma formação sólida envolvendo estudos básicos relacionados com a cultura, as artes e também as ciências humanas e sociais; envolvendo estudos relacionados com a pluralidade de conhecimentos instrumentais, composicionais, tecnológicos e estéticos; bem como estudos que permitam a integração teoria/prática relacionada com o exercício da arte musical e do desempenho profissional. Deste modo, o curso propicia a constituição de habilidades ou capacidades para se situar e dialogar com o atual estado das pesquisas em música e que possibilitam o trânsito nas diversas correntes estéticas instituídas, da música de concerto e popular.

Consonante a isto, esta concepção de curso prioriza a flexibilização do percurso acadêmico, aliando a construção de perfis profissionais individuais ao desenvolvimento de competências e habilidades específicas do fazer musical. A flexibilidade da formação se reflete na possibilidade de trânsito nas diversas linhas de formação do bacharelado em música e na valorização da formação livre e das atividades complementares.

Ao mesmo tempo, o curso apresenta uma formação acadêmica que é estabelecida através de um eixo comum de saberes em sintonia com outras IES, tais como os da História da Música (Geral e Brasileira) e da Teoria Musical (Harmonia, Contraponto e Análise). Esta característica é fundamental para facilitar a mobilidade acadêmica e a integração da graduação com pós-graduação.

A valorização da reflexão sobre o fazer musical, sobre a relação do músico com a sociedade, com o mercado trabalho, assim como sobre as concepções estéticas e éticas também é tônica do curso. Com este objetivo, há um eixo da formação composto por disciplinas obrigatórias (Música e Sociedade; Estética; Produção Cultural) e que pode ser aprofundado em disciplinas da formação livre. Este eixo serve de embasamento para a consolidação de uma postura engajada e ativa dos alunos, no sentido de construir um percurso acadêmico condizente com os interesses particulares e respeitador de sua identidade cultural, mas, ao mesmo tempo, crítico e consciente de suas responsabilidades com a sociedade e do espírito colaborativo dentro e fora do âmbito acadêmico.

 

Avaliação do ensino e da aprendizagem

 De acordo com os princípios norteadores do processo de ensino-aprendizagem, apresentamos os procedimentos e critérios a serem utilizados para a avaliação do referido processo. Os procedimentos e critérios estão subdivididos em quatro categorias, de acordo com os tipos de disciplinas, quais sejam: teóricas, teórico-práticas, práticas interpretativas e composição.

Nas quatro categorias estão contemplados os procedimentos de avaliação continuada e a participação do aluno no processo avaliativo, de modo a propiciar uma maior eficiência de ensino-aprendizagem.

Disciplinas de cunho Teórico


 

Métodologia e critérios:

O processo de avaliação será composto pela Avaliação Contínua, constituída por diversas ferramentas de avaliação.

Avaliação contínua: adaptada a necessidade de cada disciplina e realizada com a participação do professor e do aluno na discussão sobre a eficiência no processo de ensino-aprendizagem, avaliando o processo de leitura, reflexão e escrita. Poderá ser realizado individualmente (professor e aluno) ou compartilhado em aula com os demais alunos, segundo as necessidades e possibilidades do grupo.

  • Tarefas (extra-classe): solicitadas e discutidas em aula, discutindo relação entre texto contexto e música (relação entre o que ouviram e o que leram), gerando avaliação continuada a partir da participação dos alunos. Objetivos: verificar a autonomia do aluno com a escuta, a leitura e a tarefa de leitura/pesquisa solicitada, verificar o envolvimento extra-classe com os conteúdos estudados.


 

  • Produção textual em caráter dissertativo: Objetivos: verificar o envolvimento do aluno com a difusão escrita do conhecimento científico; verificar a capacidade reflexiva do aluno; verificar a capacidade de elaboração e exposição dissertativa de idéias. Critérios de valoração: Conteúdo (objetividade na apresentação do tema e conteúdo do trabalho solicitado; desenvolvimento com capacidade em relacionar o conteúdo com as demais disciplinas de sua formação, referência aos autores-chave da área, posicionamento crítico frente às idéias do autor, propriedade nas exemplificações; conclusão com fechamento do tema, apontando para possibilidades futuras de trabalho e/ou pesquisas na área); Forma (organização, seqüência lógica, correção lingüística); Normas técnicas.

  • Apresentação de trabalhos: Objetivos: verificar o desempenho do aluno na comunicação oral do conhecimento científico; verificar a capacidade reflexiva do aluno; verificar a capacidade de elaboração e exposição de idéias. Critérios de valoração: Desempenho do aluno (postura, espontaneidade, auto-controle, dicção, clareza de exposição); Apresentação do conteúdo (objetividade, seqüência lógica, propriedade nas exemplificações, capacidade em relacionar o conteúdo com as demais disciplinas de sua formação, referência aos autores-chave da área, posicionamento crítico frente às idéias do autor, observância do tempo de apresentação de trabalho); Emprego de recursos audiovisuais.

  • Participação em aula: Objetivos: verificar o desempenho do aluno no processo de ensino-aprendizagem; desenvolver a capacidade crítica e auto-crítica em relação ao seu engajamento nas discussões em classe, bem como nas apresentações orais das tarefas solicitadas. Critérios de valoração: intencionalidade intelectual, artística e acadêmica.


 

Disciplinas Teórico-Práticas


 

Metodologia e critérios:

O processo de avaliação será composto pela Avaliação Contínua e pelo Projeto da Disciplina (trabalho final).


 

a) Avaliação contínua: realizada periodicamente, com a participação do professor e do aluno na discussão sobre a eficiência no processo de ensino-aprendizagem;


 

  • Exercícios realizados em aula. Objetivos: verificar a capacidade do aluno de envolvimento imediato com os conteúdos estudados. Critérios de valoração: empenho individual e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem.

  • Tarefas extra-classe: Objetivos: verificar a autonomia do aluno e envolvimento extra-classe com os conteúdos estudados. Critérios de valoração: empenho individual, envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem e apropriação de conhecimentos, habilidades e competências.

  • Participação em aula: Objetivos: verificar o envolvimento do aluno com o processo de ensino-aprendizagem; desenvolver a capacidade crítica e auto-crítica em relação à produção da turma. Critérios de valoração: intencionalidade intelectual, artística e acadêmica.

 

b) Projeto da disciplina - trabalho final: Objetivos: Verificar a capacidade do aluno na aplicação dos conteúdos desenvolvidos para o projeto final da disciplina. Critérios de valoração: empenho individual, domínio prático da intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos específicos de cada disciplina.

 

Disciplinas de Práticas Interpretativas


 

Métodologia e critérios:

O processo de avaliação será composto pela Avaliação Contínua e pela Avaliação por Banca.

a) Avaliação contínua: realizada periodicamente, com a participação do professor e do aluno na discussão sobre a eficiência no processo de ensino-aprendizagem;


 

  • Exercícios realizados em aula. Objetivos: verificar a capacidade do aluno de envolvimento imediato com os conteúdos estudados. Critérios de valoração: empenho individual e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem.

  • Estudo extra-classe: Objetivos: verificar a autonomia do aluno e envolvimento extra-classe com os conteúdos estudados e o seu desenvolvimento progressivo. Critérios de valoração: empenho individual, envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem e apropriação de conhecimentos, habilidades e competências.

  • Projeto de práticas interpretativasObjetivos: verificar a capacidade do aluno na tomada de decisões interpretativas a aplicação dos conteúdos envolvendo organicidade, sonoridade, temporalidade, e condução dramática. Critérios de valoração: empenho individual, domínio prático da intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos acima.


 

b) Avaliação por banca.

  • 1ª Avaliação por banca: Realizada na 8ª semana, com a participação dos professores de práticas interpretativas e do próprio aluno; não é aberta ao público;

Projeto em curso (duração de 10 minutos): Objetivos: verificar a eficácia do processo de estudo, a capacidade do aluno na tomada de decisões interpretativas a aplicação dos conteúdos envolvendo organicidade, sonoridade, temporalidade, e condução dramática. Viabilizar a autocrítica e a conscientização do trabalho em desenvolvimento. Critérios de valoração: empenho individual, domínio prático da intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos acima considerando os resultados alcançados até o momento.

 

  • 2ª Avaliação por banca: realizada na última semana, banca formada pelos professores de práticas interpretativas; é aberta ao público;

Apresentação do Projeto de práticas interpretativas: Objetivos: verificar a capacidade do aluno na tomada de decisões interpretativas a aplicação dos conteúdos envolvendo organicidade, sonoridade, temporalidade, e condução dramática. Critérios de valoração: domínio da intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos acima.

 

Disciplinas de Prática de Conjunto


 

Métodologia e critérios:

O processo de avaliação será composto pela Avaliação Contínua e pela Avaliação por Banca.

a) Avaliação contínua: realizada a cada aula, com a participação do professor, do próprio aluno e dos colegas na discussão sobre a eficiência no processo de ensino-aprendizagem;

  • Exercícios realizados em aula. Objetivos: verificar a capacidade do aluno de envolvimento imediato com os conteúdos estudados. Critérios de valoração: esforço individual e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem.

  • Tarefas extra-classe: Objetivos: verificar a autonomia do aluno e envolvimento extra-classe com os conteúdos estudados. Critérios de valoração: esforço individual, envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem e apropriação de conhecimentos, habilidades e competências.

  • Projeto composicional semestralObjetivos: verificar a capacidade do aluno na tomada de decisões composicionais e aplicação dos conteúdos envolvendo o tratamento da forma, o desenvolvimento de materiais, a condução dramática e a concepção estética em seu projeto composicional semestral. Critérios de valoração: esforço individual, intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos acima e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem.

  • Produção textual em caráter dissertativo: Objetivos: verificar o envolvimento do aluno com a difusão escrita do conhecimento científico; verificar a capacidade reflexiva do aluno; verificar a capacidade de elaboração e exposição dissertativa de idéias. Critérios de valoração: esforço individual, intencionalidade intelectual e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem.

  • Participação em aula: Objetivos: verificar o envolvimento do aluno com o processo de ensino-aprendizagem; desenvolver a capacidade crítica e auto-crítica em relação à produção composicional da turma. Critérios de valoração: intencionalidade intelectual, artística e acadêmica.

b) Avaliação por Banca

Projeto composicional semestral: Objetivos: verificar a capacidade do aluno na tomada de decisões composicionais e aplicação dos conteúdos envolvendo o tratamento da forma, o desenvolvimento de materiais, a condução dramática e a concepção estética em seu projeto composicional semestral. Critérios de valoração: intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos acima.

  • 1ª Avaliação por banca: realizada na 4ª semana, banca formada pelos professores de composição; não é aberta ao público e aos alunos; os apontamentos realizados pela banca são encaminhados pelo professor à sua turma e discutidos em sala de aula.

  • 2ª Avaliação por banca: realizada na 8ª semana, banca formada pelos professores de composição; não é aberta ao público e aos alunos; os apontamentos realizados pela banca são encaminhados pelo professor à sua turma e discutidos em sala de aula.

  • 3ª Avaliação por banca: realizada na última semana, banca formada pelos professores de composição; é aberta ao público; os apontamentos da banca são apresentados diretamente aos alunos durante a realização da avaliação;

 

 

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

Não há Pós-Graduação em Música na UFPel até o momento.

Acompanhamento de Egressos

O conhecimento das realidades profissionais, acadêmicas e pessoais dos alunos e ex-alunos pode constituir-se em uma ferramenta útil e eficiente na avaliação e reavaliação do curso e de suas concepções pedagógicas, contribuindo diretamente com sua qualificação e atualização. Através do acompanhamento de egressos, e também dos alunos que ainda não concluíram o curso, é possível observar a trajetória profissional e inserção no mercado de trabalho, bem como identificar possíveis deficiências, lacunas de formação e as novas demandas e necessidades da sociedade.

Com esta finalidade, pretende-se acompanhar e avaliar aspectos relacionados à inserção dos egressos no mercado de trabalho; obter elementos que identifiquem níveis de qualidade dos cursos através do acompanhamento do desenvolvimento profissional dos ex-alunos; implementar a criação de um Banco de Dados dos egressos, contendo informações pessoais, acadêmicas, profissionais e outras adicionais; atualizar continuamente as fontes de comunicação com alunos e ex-alunos; realizar cursos e eventos, articulando a integração dos egressos com os alunos da Graduação, da Extensão e da Pesquisa.

 

Matriz Curricular

1º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05000606HISTÓRIA DA MÚSICA IObrigatória230
05000213LABORATÓRIO CORAL IObrigatória230
05000459MÚSICA E SOCIEDADEObrigatória230
05000395PIANO IObrigatória230
05000396SEMINÁRIO DO PIANO IObrigatória230
05000140TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IObrigatória460

2º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05000365CONTRAPONTO IObrigatória230
05000657ESTÉTICA MUSICAL05000459 - MÚSICA E SOCIEDADEObrigatória230
05000635HISTÓRIA DA MÚSICA II05000606 - HISTÓRIA DA MÚSICA IObrigatória230
05000465MÚSICA DE CÂMARA IObrigatória230
05000397PIANO II05000395 - PIANO IObrigatória230
05000490SEMINÁRIO DO PIANO IIObrigatória230
05000168TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA II05000140 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IObrigatória460

3º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05000526HARMONIA IObrigatória230
05000636HISTÓRIA DA MÚSICA III05000635 - HISTÓRIA DA MÚSICA IIObrigatória230
05000466MÚSICA DE CÂMARA IIObrigatória230
05000398PIANO III05000397 - PIANO IIObrigatória230
05000572PRODUÇÃO CULTURAL05000657 - ESTÉTICA MUSICALObrigatória230
05000491SEMINÁRIO DO PIANO IIIObrigatória230
05000174TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA III05000168 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IIObrigatória460

4º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05000527HARMONIA II05000526 - HARMONIA IObrigatória230
05000638HISTÓRIA DA MÚSICA IV05000636 - HISTÓRIA DA MÚSICA IIIObrigatória230
05000467MÚSICA DE CÂMARA IIIObrigatória230
05000399PIANO IV05000398 - PIANO IIIObrigatória230
05000492SEMINÁRIO DO PIANO IVObrigatória230
05000156TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IV05000174 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IIIObrigatória460

5º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05000528HARMONIA III05000527 - HARMONIA IIObrigatória230
05000668HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA IObrigatória230
05000468MÚSICA DE CÂMARA IVObrigatória230
05000400PIANO V05000399 - PIANO IVObrigatória230
05000377PROCESSOS E ESTRUTURAS DE ANÁLISE MUSICAL IObrigatória230
05000493SEMINÁRIO DO PIANO VObrigatória230

6º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05000508HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA II05000668 - HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA IObrigatória230
05000401PIANO VI05000400 - PIANO VObrigatória230
05000382PROCESSOS E ESTRUTURAS DE ANÁLISE MUSICAL II05000377 - PROCESSOS E ESTRUTURAS DE ANÁLISE MUSICAL IObrigatória230
05000385PROJETO DE PESQUISA EM MÚSICA IObrigatória230
05000494SEMINÁRIO DO PIANO VIObrigatória230

7º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05000402PIANO VII05000401 - PIANO VIObrigatória230
05000518PROCESSOS E ESTRUTURAS DE ANÁLISE MUSICAL III 05000382 - PROCESSOS E ESTRUTURAS DE ANÁLISE MUSICAL IIObrigatória230
05000391PROJETO DE PESQUISA EM MÚSICA II05000385 - PROJETO DE PESQUISA EM MÚSICA IObrigatória230
05000495SEMINÁRIO DO PIANO VIIObrigatória230

8º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05000403PIANO VIII05000402 - PIANO VIIObrigatória230
05000496SEMINÁRIO DO PIANO VIIIObrigatória230
05000525SEMINÁRIO ORIENTAÇÃO TRAB CONCLUSÃO CURSO05000391 - PROJETO DE PESQUISA EM MÚSICA IIObrigatória230

Optativas

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05000540A CANÇÃO POPULAR NO SÉC. XX E XXIOptativa230
05000375ANÁTOMO FISIOLOGIA DA VOZOptativa230
05000448APRECIAÇÃO E CRÍTICA MUSICALOptativa230
05000449ARRANJO E TRANSCRIÇÃO PARA GRUPOS DE VIOLÕESOptativa230
05000597ARRANJO I Optativa230
05000589ARRANJO IIOptativa230
05000430CONJUNTO DE FLAUTASOptativa230
05000580CONJUNTO DE VIOLÕESOptativa230
05000581CONJUNTO VOCALOptativa230
05000595CRIAÇÃO DE ACOMPANHAMENTOOptativa230
05000588DIDÁTICA DO INSTRUMENTOOptativa230
05000582HARMONIA APLICADA AO INSTRUMENTOOptativa230
05000718HISTÓRIA DA MÚSICA NO RSOptativa230
05000578HISTÓRIA E LITERATURA DO INSTRUMENTOOptativa230
05000432IMPROVISAÇÃO MUSICAL IOptativa230
05000433IMPROVISAÇÃO MUSICAL IIOptativa230
05000550INSTRUMENTO COMPLEMENTAR IOptativa230
05000552INSTRUMENTO COMPLEMENTAR IIIOptativa230
05000555INSTRUMENTO COMPLEMENTAR VOptativa230
05000583INSTRUMENTO SUPLEMENTAROptativa230
05000584INSTRUMENTO SUPLEMENTAR IIOptativa230
05000574INTERPRETAÇÃO DA MÚSICA CONTEMPORÂNEAOptativa230
05000214LABORATÓRIO CORAL IIOptativa230
05000457LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO MUSICAL IOptativa230
05000458LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO MUSICAL IIOptativa230
05000577LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO MUSICAL IVOptativa230
05000585LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO MUSICAL IVOptativa230
05000593MÚSICA EM CONJUNTOOptativa230
05000586PERCEPÇÃO CORPORALOptativa230
05000579PRÁTICA DE LEITURA A PRIMEIRA VISTAOptativa230
05000594PRÁTICA DE MPBOptativa230
05000452PRINCÍPIOS BÁSICOS SOFTWARES NOTAÇÃO MUSICALOptativa230
05000453PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IOptativa230
05000454PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IIOptativa230
05000598PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IIIOptativa230
05000719RÍTMICA IOptativa230
05000720RÍTMICA II05000719 - RÍTMICA IOptativa230
05000721RÍTMICA III05000720 - RÍTMICA IIOptativa230
05000722RÍTMICA IV05000721 - RÍTMICA IIIOptativa230
05000461SEMIÓTICA MUSICALOptativa230
05000462TEORIA EXECUÇÃO:SIG MUSICAL TÉC INTERPRETATIVAOptativa230
05000596TEORIAS DA PERFORMANCE INTERPRETAÇÃO MUSICALOptativa230
05000455TREINAMENTO AUDITIVO IOptativa230
05000456TREINAMENTO AUDITIVO IIOptativa230
05000727TREINAMENTO AUDITIVO III05000456 - TREINAMENTO AUDITIVO IIOptativa230

Optativas

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05000599ATIVIDADES COMPLEMENTARESObrigatória502

Turmas ofertadas em 2019 / 1

1º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05000606 - HISTÓRIA DA MÚSICA I
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T140
05000606 - HISTÓRIA DA MÚSICA I
Horários
ManhãTardeNoite
QUA10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T240
05000213 - LABORATÓRIO CORAL I
Horários
ManhãTardeNoite
SEG17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
T1100
05000459 - MÚSICA E SOCIEDADE
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T140
05000459 - MÚSICA E SOCIEDADE
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T240
05000395 - PIANO IM110
05000395 - PIANO IM1010
05000395 - PIANO IM1110
05000395 - PIANO IM1210
05000395 - PIANO IM1310
05000395 - PIANO IM210
05000395 - PIANO IM310
05000395 - PIANO IM410
05000395 - PIANO IM510
05000395 - PIANO IM610
05000395 - PIANO IM710
05000395 - PIANO IM810
05000395 - PIANO IM910
05000396 - SEMINÁRIO DO PIANO I
Horários
ManhãTardeNoite
QUI15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1100
05000396 - SEMINÁRIO DO PIANO I
Horários
ManhãTardeNoite
QUI15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M2190
05000140 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA I
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M340
05000140 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA I
Horários
ManhãTardeNoite
SEG15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
QUA15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M440

2º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05000657 - ESTÉTICA MUSICAL
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
T170
05000397 - PIANO IIM110
05000397 - PIANO IIM210
05000490 - SEMINÁRIO DO PIANO II
Horários
ManhãTardeNoite
QUI15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1100
05000490 - SEMINÁRIO DO PIANO II
Horários
ManhãTardeNoite
QUI15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M2100

3º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05000526 - HARMONIA I
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M100
05000526 - HARMONIA I
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
M200
05000636 - HISTÓRIA DA MÚSICA III
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T1100
05000466 - MÚSICA DE CÂMARA II
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M1100
05000398 - PIANO IIIM110
05000398 - PIANO IIIM210
05000398 - PIANO IIIM310
05000572 - PRODUÇÃO CULTURAL
Horários
ManhãTardeNoite
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M1100
05000491 - SEMINÁRIO DO PIANO III
Horários
ManhãTardeNoite
QUI15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1100
05000174 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA III
Horários
ManhãTardeNoite
SEG10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUA10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M1100

4º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05000399 - PIANO IVM110
05000399 - PIANO IVM210
05000492 - SEMINÁRIO DO PIANO IV
Horários
ManhãTardeNoite
QUI15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1100
05000492 - SEMINÁRIO DO PIANO IV
Horários
ManhãTardeNoite
QUI15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M2100

5º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05000528 - HARMONIA III
Horários
ManhãTardeNoite
SEG15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M120
05000528 - HARMONIA III
Horários
ManhãTardeNoite
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M2100
05000668 - HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA I
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T100
05000468 - MÚSICA DE CÂMARA IV
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M1100
05000377 - PROCESSOS E ESTRUTURAS DE ANÁLISE MUSICAL I
Horários
ManhãTardeNoite
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
M1100

7º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05000518 - PROCESSOS E ESTRUTURAS DE ANÁLISE MUSICAL III
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
M1100
05000391 - PROJETO DE PESQUISA EM MÚSICA II
Horários
ManhãTardeNoite
SEG15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T170

8º Semestre

Optativas

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05000540 - A CANÇÃO POPULAR NO SÉC. XX E XXI
Horários
ManhãTardeNoite
TER17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M1100
05000448 - APRECIAÇÃO E CRÍTICA MUSICAL
Horários
ManhãTardeNoite
QUA10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T130
05000597 - ARRANJO I
Horários
ManhãTardeNoite
TER17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M150
05000718 - HISTÓRIA DA MÚSICA NO RS
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M140
05000583 - INSTRUMENTO SUPLEMENTARM1410
05000583 - INSTRUMENTO SUPLEMENTARM1510
05000583 - INSTRUMENTO SUPLEMENTARM1610
05000583 - INSTRUMENTO SUPLEMENTARM1710
05000583 - INSTRUMENTO SUPLEMENTARM1810
05000583 - INSTRUMENTO SUPLEMENTARM1910
05000583 - INSTRUMENTO SUPLEMENTARM2010
05000583 - INSTRUMENTO SUPLEMENTARM2110
05000583 - INSTRUMENTO SUPLEMENTARM2210
05000583 - INSTRUMENTO SUPLEMENTARM2310
05000583 - INSTRUMENTO SUPLEMENTARM2410
05000583 - INSTRUMENTO SUPLEMENTARM2510
05000583 - INSTRUMENTO SUPLEMENTARM2610
05000583 - INSTRUMENTO SUPLEMENTARM2710
05000453 - PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA I
Horários
ManhãTardeNoite
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T140
05000453 - PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA I
Horários
ManhãTardeNoite
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T240
05000598 - PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA III
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M150
05000720 - RÍTMICA II
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M120
05000455 - TREINAMENTO AUDITIVO I
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T1100
05000727 - TREINAMENTO AUDITIVO III
Horários
ManhãTardeNoite
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M1100

Alunos Matriculados

Nome Ano de ingresso Semestre de ingresso

Alunos Egressos

Nome Ano de ingresso Ano de conclusão
MARIA DE FÁTIMA PRADO GAUTERIO19871994
PAULO ALVES DOS SANTOS19881994
ANA PAULA MOLOSSI19941997
FERNANDA CASTILHO MACHADO19941997
JÚLIO CÉSAR MARTINS MACHADO19961997
AIDA ETCHALUS19851998
CÍNTIA FABIANE LEITZKE19961999
ANDREZA SIMONI GUERRA19972000
DELIA GARCIA LOUZADA19962000
MARCELO ALVES BRUM20002003
PATRÍCIA ALVES WEBER20002003
ELIAS KUHN19992004
ANA LUCIA RIBEIRO AZAMBUJA20002005
LISIANE SANTOS RODRIGUES20022005
EDERSON OLIVEIRA DUARTE20012009
LAIRA FERREIRA DE CAMPOS20082009
WASHINGTON LUIS MORAIS RODRIGUES20042009
ADRIAN GARCIA BORGES20072011
PAMELA DE BORTOLI MACHADO20102011
LUIZA BEATRIZ ARAÚJO MORSELLI CARDOSO20082012
RENATA REGINA BARRETO DE AZEVEDO20112013
NILTON VARGAS RODRIGUES20102014
CARLOS ALEXANDRE NOGUEZ DA SILVA20102015
TOMÁS GARCIA STORINO20122016
JULIANO GIAMBASTIANI RECH20112017
PATRICK BRASIL MENUZZI20132018

(*) Conceitos de curso:

(**) Vagas e formas de ingresso:

  • A0 - Ampla concorrência;
  • L1 - Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L2 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L5 - Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L6 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L9 - Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L10 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012
  • L13 - Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L14 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)

Localização e contatos

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