Nome do Curso / Conceitos (*)
Música - Piano
CC (2014)4
Nível / Grau
GRADUAÇÃO / Bacharelado
Modalidade
Presencial
Turno
INTEGRAL
Código UFPel
3740
Código e-MEC
45122
Unidade
Coordenador
A0L1L2L5L6L9L10L13L14Total
SISU 2018/131116
Criação e Reconhecimento
Curso Reconhecido pelo Decreto nº 67.289 de 28/09/1970. Publicado no D.O.U. de 30/09/1970.
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 916 de 14/08/2017. Publicada no D.O.U. de 15/08/2017.

Contextualização

O curso prepara de forma consistente o futuro profissional para um mercado cada vez mais competitivo, onde a versatilidade é essencial. Estimula o aluno à criação através de atividades que privilegiem a ação conjunta, a colaboração entre compositores e intérpretes, bem como a reflexão e o espírito investigativo e científico. Promove a divulgação e difusão do conhecimento construído e desenvolvido no meio acadêmico em diálogo com a sociedade, através de recitais, concertos, mostras, apresentações, shows, espetáculos, pesquisas, artigos, textos acadêmicos, gravações e palestras. Forma um profissional que ale, de competente em sua linha de formação específica, possa atuar nos diversos processos de criação e manifestação artística e o conhecimento musical. Forma um profissional apto a se situar e dialogar com o atual estado das pesquisas em Piano. Oferece ao aluno uma formação sólida através de uma ampla gama de possibilidades e técnicas de Piano. Estimula o aluno a transitar e dialogar com as diversas possibilidades estéticas instituídas, da música de concerto ou popular, respeitando a sua identidade cultural e incentivando a construção de suas próprias concepções estéticas. Instrumentaliza o aluno para utilização e exploração das tecnologias musicais, manipulação de softwares musicais específicos e interação com outras mídias, tais como cinema, dança, teatro, vídeo e jogos eletrônicos. Viabiliza projetos de pesquisa, ensino e extensão na área de Piano, visando a difusão e o desenvolvimento do conhecimento artístico e intelectual.

Objetivos

  • estimular o aluno à criação musical através de atividades que privilegiem a ação conjunta, a colaboração entre compositores e intérpretes, bem como a reflexão e o espírito investigativo e científico;

  • promover a divulgação e difusão do conhecimento construído e desenvolvido no meio acadêmico em diálogo com a sociedade, através de recitais, concertos, mostras, apresentações, shows, espetáculos, pesquisas, artigos, textos acadêmicos, gravações e palestras;

  • formar um profissional que além de competente em sua linha de formação específica, possa atuar nos diversos processos de criação e manifestação artística e do conhecimento musical;

  • formar um profissional apto a se situar e dialogar com o atual estado das pesquisas em Piano;

  • oferecer ao aluno uma formação sólida através de uma ampla gama de possibilidades e técnicas de Piano;

  • estimular o aluno a transitar e dialogar com as diversas possibilidades estéticas instituídas, da música de concerto ou popular, respeitando a sua identidade cultural e incentivando a construção de suas próprias concepções estéticas;

  • instrumentalizar o aluno para utilização e exploração das tecnologias musicais, manipulação de softwares musicais específicos e interação com outras mídias, tais como cinema, dança, teatro, vídeo e jogos eletrônicos;

  • viabilizar projetos de pesquisa, ensino e extensão na área de Piano, visando a difusão e o desenvolvimento do conhecimento artístico e intelectual.

Perfil do Egresso

Espera-se do formado o pensamento crítico-reflexivo, a sensibilidade artística e o domínio técnico-musical que potencializem as habilidades e aptidões indispensáveis à atuação profissional e sua capacidade transformadora na sociedade. Espera-se que esteja apto a adequar-se ao mercado de trabalho existente e a identificar novas possibilidades de atuação. Além disso, são desejadas habilidades de organização coletiva, de colaboração e de respeito à diversidade de identidades culturais, como forma de construção do conhecimento e consolidação de um paradigma ético.

Competências e habilidades

O curso de graduação em Música, atento às tecnologias de produção e reprodução musical, de novas demandas de mercado e de sua contextualização marcada pela competição e pela excelência nas diferentes modalidades de formação profissional, deve possibilitar formação profissional que revele, pelo menos, as competências e habilidades para que o formando possa:

  • intervir na sociedade de acordo com suas manifestações culturais, demonstrando sensibilidade e criação artísticas e excelência prática;
  • viabilizar pesquisa científica e tecnológica em música, visando à criação, compreensão e difusão da cultura e seu desenvolvimento;

  • atuar, de forma significativa, nas manifestações musicais, instituídas ou emergentes;

  • atuar nos diferenciados espaços culturais e, especialmente, em articulação com instituições de ensino específico de música;

  • estimular criações musicais e sua divulgação como manifestação do potencial artístico.

  • desenvolver e implementar projetos de criação artística, em uma atitude colaborativa que integre compositores, intérpretes, produtores culturais, órgãos de fomento e espaços culturais;

  • estar atento a seu papel de difusor da música de seu tempo, contribuindo para a formação de novas platéias e de novos paradigmas de espetáculos;

  • contribuir para o avanço da pesquisa em música, mais especificamente na área de Piano, no âmbito acadêmico e para o desenvolvimento epistemológico da área;

  • ter desenvolvidas suas principais concepções estéticas e ter competência para refletir sobre elas e sobre os desdobramentos e possibilidades futuras;

  • dominar as principais técnicas instrumentais, ferramentas e tecnologias relacionadas a área de piano, possibilitando a ele adaptar-se às diversas demandas do fazer musical impostas pelo mercado de trabalho;

 

Organização Curricular

A carga horária total do Curso de Música, linha de formação Canto, é de 2400 horas, divididos entre a formação Específica, a Formação Complementar e a Formação Livre, conforme o seguinte quadro: Formação Específica -Disciplinas do Núcleo Comum 850horas/aula - 708horas - 29,% -Disciplinas Específicas 782horas/aula - 652horas - 27,5% Total Formação Específica 1632horas/aula- 1360horas - 57% Formação Complementar - 502horas - 21% Formação Livre 646horas/aula - 538horas - 22% TOTAL 2400horas - 100%

Procedimentos e metodologias de ensino

O projeto pedagógico do curso, em consonância com as orientações legais propostas pelo MEC (LDB 9394/96; CNE/CES 2/2004), é fruto de um diagnóstico identificado na unidade que visa adequar as propostas curriculares vigentes em relação às novas demandas artísticas, socioculturais, científicas e tecnológicas da sociedade contemporânea. Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Música, apresentadas na resolução nº2 de 8 de março de 2004,

o curso de graduação em Música deve ensejar [...] a capacitação para apropriação do pensamento reflexivo, da sensibilidade artística,[...] revelando habilidades e aptidões indispensáveis à atuação profissional na sociedade, nas dimensões artísticas, culturais, sociais, cientificas e tecnológicas, inerentes à área da música.

 

Frente a estas demandas, entende-se a necessidade de um Curso de Música que induza a uma postura dinâmica empreendedora, reflexiva e ativa, em interação com a sociedade.

Conforme estabelecido no parecer nº0195/2003, do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior, as Diretrizes Curriculares Nacionais

devem induzir à criação de diferentes formações e habilitações para cada área do conhecimento, possibilitando ainda definirem múltiplos perfis profissionais, garantindo uma maior diversidade de carreiras, promovendo a integração do ensino de graduação com a pós-graduação, privilegiando, no perfil de seus formandos, as competências intelectuais que reflitam a heterogeneidade das demandas sociais.

 

Indispensável para um efetivo diálogo com as variáveis demandas sociais do nosso tempo é a valorização de uma formação sólida envolvendo estudos básicos relacionados com a cultura, as artes e também as ciências humanas e sociais; envolvendo estudos relacionados com a pluralidade de conhecimentos instrumentais, composicionais, tecnológicos e estéticos; bem como estudos que permitam a integração teoria/prática relacionada com o exercício da arte musical e do desempenho profissional. Deste modo, o curso propicia a constituição de habilidades ou capacidades para se situar e dialogar com o atual estado das pesquisas em música e que possibilitam o trânsito nas diversas correntes estéticas instituídas, da música de concerto e popular.

Consonante a isto, esta concepção de curso prioriza a flexibilização do percurso acadêmico, aliando a construção de perfis profissionais individuais ao desenvolvimento de competências e habilidades específicas do fazer musical. A flexibilidade da formação se reflete na possibilidade de trânsito nas diversas linhas de formação do bacharelado em música e na valorização da formação livre e das atividades complementares.

Ao mesmo tempo, o curso apresenta uma formação acadêmica que é estabelecida através de um eixo comum de saberes em sintonia com outras IES, tais como os da História da Música (Geral e Brasileira) e da Teoria Musical (Harmonia, Contraponto e Análise). Esta característica é fundamental para facilitar a mobilidade acadêmica e a integração da graduação com pós-graduação.

A valorização da reflexão sobre o fazer musical, sobre a relação do músico com a sociedade, com o mercado trabalho, assim como sobre as concepções estéticas e éticas também é tônica do curso. Com este objetivo, há um eixo da formação composto por disciplinas obrigatórias (Música e Sociedade; Estética; Produção Cultural) e que pode ser aprofundado em disciplinas da formação livre. Este eixo serve de embasamento para a consolidação de uma postura engajada e ativa dos alunos, no sentido de construir um percurso acadêmico condizente com os interesses particulares e respeitador de sua identidade cultural, mas, ao mesmo tempo, crítico e consciente de suas responsabilidades com a sociedade e do espírito colaborativo dentro e fora do âmbito acadêmico.

 

Avaliação do ensino e da aprendizagem

 De acordo com os princípios norteadores do processo de ensino-aprendizagem, apresentamos os procedimentos e critérios a serem utilizados para a avaliação do referido processo. Os procedimentos e critérios estão subdivididos em quatro categorias, de acordo com os tipos de disciplinas, quais sejam: teóricas, teórico-práticas, práticas interpretativas e composição.

Nas quatro categorias estão contemplados os procedimentos de avaliação continuada e a participação do aluno no processo avaliativo, de modo a propiciar uma maior eficiência de ensino-aprendizagem.

Disciplinas de cunho Teórico


 

Métodologia e critérios:

O processo de avaliação será composto pela Avaliação Contínua, constituída por diversas ferramentas de avaliação.

Avaliação contínua: adaptada a necessidade de cada disciplina e realizada com a participação do professor e do aluno na discussão sobre a eficiência no processo de ensino-aprendizagem, avaliando o processo de leitura, reflexão e escrita. Poderá ser realizado individualmente (professor e aluno) ou compartilhado em aula com os demais alunos, segundo as necessidades e possibilidades do grupo.

  • Tarefas (extra-classe): solicitadas e discutidas em aula, discutindo relação entre texto contexto e música (relação entre o que ouviram e o que leram), gerando avaliação continuada a partir da participação dos alunos. Objetivos: verificar a autonomia do aluno com a escuta, a leitura e a tarefa de leitura/pesquisa solicitada, verificar o envolvimento extra-classe com os conteúdos estudados.


 

  • Produção textual em caráter dissertativo: Objetivos: verificar o envolvimento do aluno com a difusão escrita do conhecimento científico; verificar a capacidade reflexiva do aluno; verificar a capacidade de elaboração e exposição dissertativa de idéias. Critérios de valoração: Conteúdo (objetividade na apresentação do tema e conteúdo do trabalho solicitado; desenvolvimento com capacidade em relacionar o conteúdo com as demais disciplinas de sua formação, referência aos autores-chave da área, posicionamento crítico frente às idéias do autor, propriedade nas exemplificações; conclusão com fechamento do tema, apontando para possibilidades futuras de trabalho e/ou pesquisas na área); Forma (organização, seqüência lógica, correção lingüística); Normas técnicas.

  • Apresentação de trabalhos: Objetivos: verificar o desempenho do aluno na comunicação oral do conhecimento científico; verificar a capacidade reflexiva do aluno; verificar a capacidade de elaboração e exposição de idéias. Critérios de valoração: Desempenho do aluno (postura, espontaneidade, auto-controle, dicção, clareza de exposição); Apresentação do conteúdo (objetividade, seqüência lógica, propriedade nas exemplificações, capacidade em relacionar o conteúdo com as demais disciplinas de sua formação, referência aos autores-chave da área, posicionamento crítico frente às idéias do autor, observância do tempo de apresentação de trabalho); Emprego de recursos audiovisuais.

  • Participação em aula: Objetivos: verificar o desempenho do aluno no processo de ensino-aprendizagem; desenvolver a capacidade crítica e auto-crítica em relação ao seu engajamento nas discussões em classe, bem como nas apresentações orais das tarefas solicitadas. Critérios de valoração: intencionalidade intelectual, artística e acadêmica.


 

Disciplinas Teórico-Práticas


 

Metodologia e critérios:

O processo de avaliação será composto pela Avaliação Contínua e pelo Projeto da Disciplina (trabalho final).


 

a) Avaliação contínua: realizada periodicamente, com a participação do professor e do aluno na discussão sobre a eficiência no processo de ensino-aprendizagem;


 

  • Exercícios realizados em aula. Objetivos: verificar a capacidade do aluno de envolvimento imediato com os conteúdos estudados. Critérios de valoração: empenho individual e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem.

  • Tarefas extra-classe: Objetivos: verificar a autonomia do aluno e envolvimento extra-classe com os conteúdos estudados. Critérios de valoração: empenho individual, envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem e apropriação de conhecimentos, habilidades e competências.

  • Participação em aula: Objetivos: verificar o envolvimento do aluno com o processo de ensino-aprendizagem; desenvolver a capacidade crítica e auto-crítica em relação à produção da turma. Critérios de valoração: intencionalidade intelectual, artística e acadêmica.

 

b) Projeto da disciplina - trabalho final: Objetivos: Verificar a capacidade do aluno na aplicação dos conteúdos desenvolvidos para o projeto final da disciplina. Critérios de valoração: empenho individual, domínio prático da intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos específicos de cada disciplina.

 

Disciplinas de Práticas Interpretativas


 

Métodologia e critérios:

O processo de avaliação será composto pela Avaliação Contínua e pela Avaliação por Banca.

a) Avaliação contínua: realizada periodicamente, com a participação do professor e do aluno na discussão sobre a eficiência no processo de ensino-aprendizagem;


 

  • Exercícios realizados em aula. Objetivos: verificar a capacidade do aluno de envolvimento imediato com os conteúdos estudados. Critérios de valoração: empenho individual e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem.

  • Estudo extra-classe: Objetivos: verificar a autonomia do aluno e envolvimento extra-classe com os conteúdos estudados e o seu desenvolvimento progressivo. Critérios de valoração: empenho individual, envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem e apropriação de conhecimentos, habilidades e competências.

  • Projeto de práticas interpretativasObjetivos: verificar a capacidade do aluno na tomada de decisões interpretativas a aplicação dos conteúdos envolvendo organicidade, sonoridade, temporalidade, e condução dramática. Critérios de valoração: empenho individual, domínio prático da intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos acima.


 

b) Avaliação por banca.

  • 1ª Avaliação por banca: Realizada na 8ª semana, com a participação dos professores de práticas interpretativas e do próprio aluno; não é aberta ao público;

Projeto em curso (duração de 10 minutos): Objetivos: verificar a eficácia do processo de estudo, a capacidade do aluno na tomada de decisões interpretativas a aplicação dos conteúdos envolvendo organicidade, sonoridade, temporalidade, e condução dramática. Viabilizar a autocrítica e a conscientização do trabalho em desenvolvimento. Critérios de valoração: empenho individual, domínio prático da intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos acima considerando os resultados alcançados até o momento.

 

  • 2ª Avaliação por banca: realizada na última semana, banca formada pelos professores de práticas interpretativas; é aberta ao público;

Apresentação do Projeto de práticas interpretativas: Objetivos: verificar a capacidade do aluno na tomada de decisões interpretativas a aplicação dos conteúdos envolvendo organicidade, sonoridade, temporalidade, e condução dramática. Critérios de valoração: domínio da intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos acima.

 

Disciplinas de Prática de Conjunto


 

Métodologia e critérios:

O processo de avaliação será composto pela Avaliação Contínua e pela Avaliação por Banca.

a) Avaliação contínua: realizada a cada aula, com a participação do professor, do próprio aluno e dos colegas na discussão sobre a eficiência no processo de ensino-aprendizagem;

  • Exercícios realizados em aula. Objetivos: verificar a capacidade do aluno de envolvimento imediato com os conteúdos estudados. Critérios de valoração: esforço individual e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem.

  • Tarefas extra-classe: Objetivos: verificar a autonomia do aluno e envolvimento extra-classe com os conteúdos estudados. Critérios de valoração: esforço individual, envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem e apropriação de conhecimentos, habilidades e competências.

  • Projeto composicional semestralObjetivos: verificar a capacidade do aluno na tomada de decisões composicionais e aplicação dos conteúdos envolvendo o tratamento da forma, o desenvolvimento de materiais, a condução dramática e a concepção estética em seu projeto composicional semestral. Critérios de valoração: esforço individual, intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos acima e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem.

  • Produção textual em caráter dissertativo: Objetivos: verificar o envolvimento do aluno com a difusão escrita do conhecimento científico; verificar a capacidade reflexiva do aluno; verificar a capacidade de elaboração e exposição dissertativa de idéias. Critérios de valoração: esforço individual, intencionalidade intelectual e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem.

  • Participação em aula: Objetivos: verificar o envolvimento do aluno com o processo de ensino-aprendizagem; desenvolver a capacidade crítica e auto-crítica em relação à produção composicional da turma. Critérios de valoração: intencionalidade intelectual, artística e acadêmica.

b) Avaliação por Banca

Projeto composicional semestral: Objetivos: verificar a capacidade do aluno na tomada de decisões composicionais e aplicação dos conteúdos envolvendo o tratamento da forma, o desenvolvimento de materiais, a condução dramática e a concepção estética em seu projeto composicional semestral. Critérios de valoração: intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos acima.

  • 1ª Avaliação por banca: realizada na 4ª semana, banca formada pelos professores de composição; não é aberta ao público e aos alunos; os apontamentos realizados pela banca são encaminhados pelo professor à sua turma e discutidos em sala de aula.

  • 2ª Avaliação por banca: realizada na 8ª semana, banca formada pelos professores de composição; não é aberta ao público e aos alunos; os apontamentos realizados pela banca são encaminhados pelo professor à sua turma e discutidos em sala de aula.

  • 3ª Avaliação por banca: realizada na última semana, banca formada pelos professores de composição; é aberta ao público; os apontamentos da banca são apresentados diretamente aos alunos durante a realização da avaliação;

 

 

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

Não há Pós-Graduação em Música na UFPel até o momento.

Acompanhamento de Egressos

O conhecimento das realidades profissionais, acadêmicas e pessoais dos alunos e ex-alunos pode constituir-se em uma ferramenta útil e eficiente na avaliação e reavaliação do curso e de suas concepções pedagógicas, contribuindo diretamente com sua qualificação e atualização. Através do acompanhamento de egressos, e também dos alunos que ainda não concluíram o curso, é possível observar a trajetória profissional e inserção no mercado de trabalho, bem como identificar possíveis deficiências, lacunas de formação e as novas demandas e necessidades da sociedade.

Com esta finalidade, pretende-se acompanhar e avaliar aspectos relacionados à inserção dos egressos no mercado de trabalho; obter elementos que identifiquem níveis de qualidade dos cursos através do acompanhamento do desenvolvimento profissional dos ex-alunos; implementar a criação de um Banco de Dados dos egressos, contendo informações pessoais, acadêmicas, profissionais e outras adicionais; atualizar continuamente as fontes de comunicação com alunos e ex-alunos; realizar cursos e eventos, articulando a integração dos egressos com os alunos da Graduação, da Extensão e da Pesquisa.

 

Matriz Curricular

1º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0590037HISTÓRIA DA MÚSICA IObrigatória234
0140259LABORATÓRIO CORAL IObrigatória234
0460353MÚSICA E SOCIEDADEObrigatória234
0460234PIANO IObrigatória234
0460235SEMINÁRIO DO PIANO IObrigatória234
0140004TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IObrigatória468
2º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0460016CONTRAPONTO IObrigatória234
0590150ESTÉTICA MUSICAL0460353 - MÚSICA E SOCIEDADEObrigatória234
0590124HISTÓRIA DA MÚSICA II0590037 - HISTÓRIA DA MÚSICA IObrigatória234
0460361MÚSICA DE CÂMARA IObrigatória234
0460238PIANO II0460234 - PIANO IObrigatória234
0460386SEMINÁRIO DO PIANO IIObrigatória234
0140184TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA II0140004 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IObrigatória468
3º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0460431HARMONIA IObrigatória234
0590125HISTÓRIA DA MÚSICA III0590124 - HISTÓRIA DA MÚSICA IIObrigatória234
0460362MÚSICA DE CÂMARA IIObrigatória234
0460239PIANO III0460238 - PIANO IIObrigatória234
0460486PRODUÇÃO CULTURAL0590150 - ESTÉTICA MUSICALObrigatória234
0460387SEMINÁRIO DO PIANO IIIObrigatória234
0140192TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA III0140184 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IIObrigatória468
4º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0460434HARMONIA II0460431 - HARMONIA IObrigatória234
0590127HISTÓRIA DA MÚSICA IV0590125 - HISTÓRIA DA MÚSICA IIIObrigatória234
0460363MÚSICA DE CÂMARA IIIObrigatória234
0460240PIANO IV0460239 - PIANO IIIObrigatória234
0460388SEMINÁRIO DO PIANO IVObrigatória234
0140151TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IV0140192 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IIIObrigatória468
5º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0460435HARMONIA III0460434 - HARMONIA IIObrigatória234
0590165HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA IObrigatória234
0460364MÚSICA DE CÂMARA IVObrigatória234
0460241PIANO V0460240 - PIANO IVObrigatória234
0460212PROCESSOS E ESTRUTURAS DE ANÁLISE MUSICAL IObrigatória234
0460389SEMINÁRIO DO PIANO VObrigatória234
6º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0460408HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA II0590165 - HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA IObrigatória234
0460242PIANO VI0460241 - PIANO VObrigatória234
0460217PROCESSOS E ESTRUTURAS DE ANÁLISE MUSICAL II0460212 - PROCESSOS E ESTRUTURAS DE ANÁLISE MUSICAL IObrigatória234
0460220PROJETO DE PESQUISA EM MÚSICA IObrigatória234
0460390SEMINÁRIO DO PIANO VIObrigatória234
7º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0460243PIANO VII0460242 - PIANO VIObrigatória234
0460421PROCESSOS E ESTRUTURAS DE ANÁLISE MUSICAL III 0460217 - PROCESSOS E ESTRUTURAS DE ANÁLISE MUSICAL IIObrigatória234
0460228PROJETO DE PESQUISA EM MÚSICA II0460220 - PROJETO DE PESQUISA EM MÚSICA IObrigatória234
0460391SEMINÁRIO DO PIANO VIIObrigatória234
8º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0460244PIANO VIII0460243 - PIANO VIIObrigatória234
0460392SEMINÁRIO DO PIANO VIIIObrigatória234
0460429SEMINÁRIO ORIENTAÇÃO TRAB CONCLUSÃO CURSO0460228 - PROJETO DE PESQUISA EM MÚSICA IIObrigatória234
OPTATIVAS
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0460448A CANÇÃO POPULAR NO SÉC. XX E XXIOptativa234
0460124ANÁTOMO FISIOLOGIA DA VOZOptativa234
0460335APRECIAÇÃO E CRÍTICA MUSICALOptativa234
0460336ARRANJO E TRANSCRIÇÃO PARA GRUPOS DE VIOLÕESOptativa234
0460512ARRANJO I Optativa234
0460504ARRANJO IIOptativa234
0460276CONJUNTO DE FLAUTASOptativa234
0460495CONJUNTO DE VIOLÕESOptativa234
0460496CONJUNTO VOCALOptativa234
0460510CRIAÇÃO DE ACOMPANHAMENTOOptativa234
0460503DIDÁTICA DO INSTRUMENTOOptativa234
0460497HARMONIA APLICADA AO INSTRUMENTOOptativa234
1440041HISTÓRIA DA MÚSICA NO RSOptativa234
0460493HISTÓRIA E LITERATURA DO INSTRUMENTOOptativa234
0460285IMPROVISAÇÃO MUSICAL IOptativa234
0460286IMPROVISAÇÃO MUSICAL IIOptativa234
0460464INSTRUMENTO COMPLEMENTAR IOptativa234
0460466INSTRUMENTO COMPLEMENTAR IIIOptativa234
0460469INSTRUMENTO COMPLEMENTAR VOptativa234
0460498INSTRUMENTO SUPLEMENTAROptativa234
0460499INSTRUMENTO SUPLEMENTAR IIOptativa234
0460488INTERPRETAÇÃO DA MÚSICA CONTEMPORÂNEAOptativa234
0140260LABORATÓRIO CORAL IIOptativa234
0460351LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO MUSICAL IOptativa234
0460352LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO MUSICAL IIOptativa234
0460492LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO MUSICAL IVOptativa234
0460500LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO MUSICAL IVOptativa234
0460508MÚSICA EM CONJUNTOOptativa234
0460501PERCEPÇÃO CORPORALOptativa234
0460494PRÁTICA DE LEITURA A PRIMEIRA VISTAOptativa234
0460509PRÁTICA DE MPBOptativa234
0460340PRINCÍPIOS BÁSICOS SOFTWARES NOTAÇÃO MUSICALOptativa234
0460341PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IOptativa234
0460342PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IIOptativa234
0460513PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IIIOptativa234
1440042RÍTMICA IOptativa234
1440043RÍTMICA II1440042 - RÍTMICA IOptativa234
1440044RÍTMICA III1440043 - RÍTMICA IIOptativa234
1440045RÍTMICA IV1440044 - RÍTMICA IIIOptativa234
0460355SEMIÓTICA MUSICALOptativa234
0460356TEORIA EXECUÇÃO:SIG MUSICAL TÉC INTERPRETATIVAOptativa234
0460511TEORIAS DA PERFORMANCE INTERPRETAÇÃO MUSICALOptativa234
0460344TREINAMENTO AUDITIVO IOptativa234
0460345TREINAMENTO AUDITIVO IIOptativa234
1440051TREINAMENTO AUDITIVO III0460345 - TREINAMENTO AUDITIVO IIOptativa234
99
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0460514ATIVIDADES COMPLEMENTARESObrigatória502

Turmas ofertadas em 2018 / 1

1º Semestre
Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
0590037 - HISTÓRIA DA MÚSICA IProfessor responsável pela turma: WERNER EWALD
QUA (08:00-08:50) QUA (08:50-09:40)
MANHÃ
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
08:00X
08:50X
10:00
10:50
11:40
T1430
0590037 - HISTÓRIA DA MÚSICA IProfessor responsável pela turma: WERNER EWALD
QUA (10:00-10:50) QUA (10:50-11:40)
MANHÃ
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
08:00
08:50
10:00X
10:50X
11:40
T248
0140259 - LABORATÓRIO CORAL IProfessor responsável pela turma: João Alberto dos Santos Ferreira Filho
SEG (17:10-18:00) SEG (18:00-18:50)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30
14:20
15:10
16:00
17:10X
18:00X
T11038
0460353 - MÚSICA E SOCIEDADEProfessor responsável pela turma: LUIS FERNANDO HERING COELHO
TER (08:00-08:50) TER (08:50-09:40)
MANHÃ
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
08:00X
08:50X
10:00
10:50
11:40
T1431
0460353 - MÚSICA E SOCIEDADEProfessor responsável pela turma: RAFAEL HENRIQUE SOARES VELLOSO
TER (10:00-10:50) TER (10:50-11:40)
MANHÃ
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
08:00
08:50
10:00X
10:50X
11:40
T2719
0460234 - PIANO IProfessor responsável pela turma: MARCELO MACEDO CAZARRE
M111
0460234 - PIANO IProfessor responsável pela turma: JOANA CUNHA DE HOLANDA
M211
0460234 - PIANO IProfessor responsável pela turma: MARCELO MACEDO CAZARRE
M811
0460234 - PIANO IProfessor responsável pela turma: MARCELO MACEDO CAZARRE
M911
0460235 - SEMINÁRIO DO PIANO IProfessor Regente: JOANA CUNHA DE HOLANDA
Professor responsável pela turma: GERMANO GASTAL MAYER
QUI (15:10-16:00) QUI (16:00-16:50)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30
14:20
15:10X
16:00X
17:10
18:00
M1100
0460235 - SEMINÁRIO DO PIANO IProfessor responsável pela turma: MARCELO MACEDO CAZARRE
QUI (15:10-16:00) QUI (16:00-16:50)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30
14:20
15:10X
16:00X
17:10
18:00
M2101
0140004 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IProfessor responsável pela turma: JORGE GERALDO ROCHEDO MELETTI
SEG (13:30-14:20) SEG (14:20-15:10) QUA (13:30-14:20) QUA (14:20-15:10)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30XX
14:20XX
15:10
16:00
17:10
18:00
M11027
0140004 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IProfessor responsável pela turma: JORGE GERALDO ROCHEDO MELETTI
SEG (15:10-16:00) SEG (16:00-16:50) QUA (15:10-16:00) QUA (16:00-16:50)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30
14:20
15:10XX
16:00XX
17:10
18:00
M21027
2º Semestre
Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
0590150 - ESTÉTICA MUSICALProfessor responsável pela turma: JOSE HOMERO DE SOUZA PIRES JUNIOR
QUA (13:30-14:20) QUA (14:20-15:10)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30X
14:20X
15:10
16:00
17:10
18:00
T11017
0460238 - PIANO IIProfessor responsável pela turma: MARCELO MACEDO CAZARRE
M110
0460386 - SEMINÁRIO DO PIANO IIProfessor responsável pela turma: MARCELO MACEDO CAZARRE
QUI (15:10-16:00) QUI (16:00-16:50)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30
14:20
15:10X
16:00X
17:10
18:00
M1102
3º Semestre
Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
0460431 - HARMONIA IProfessor responsável pela turma: GUILHERME CAMPELO TAVARES
SEG (13:30-14:20) SEG (14:20-15:10)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30X
14:20X
15:10
16:00
17:10
18:00
M1121
0460431 - HARMONIA IProfessor responsável pela turma: CARLOS WALTER ALVES SOARES
SEX (08:00-08:50) SEX (08:50-09:40)
MANHÃ
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
08:00X
08:50X
10:00
10:50
11:40
M2012
0590125 - HISTÓRIA DA MÚSICA IIIProfessor responsável pela turma: WERNER EWALD
TER (08:00-08:50) TER (08:50-09:40)
MANHÃ
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
08:00X
08:50X
10:00
10:50
11:40
T1730
0460362 - MÚSICA DE CÂMARA IIProfessor colaborador: TIAGO SABINO RIBAS
Professor responsável pela turma: JOANA CUNHA DE HOLANDA
QUI (13:30-14:20) QUI (14:20-15:10)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30X
14:20X
15:10
16:00
17:10
18:00
M11014
0460239 - PIANO IIIProfessor responsável pela turma: GERMANO GASTAL MAYER
M111
0460239 - PIANO IIIProfessor responsável pela turma: JOANA CUNHA DE HOLANDA
M211
0460486 - PRODUÇÃO CULTURALProfessor responsável pela turma: MARCIO DE SOUZA
Professor Regente: JOANA CUNHA DE HOLANDA
QUI (10:00-10:50) QUI (10:50-11:40)
MANHÃ
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
08:00
08:50
10:00X
10:50X
11:40
M1743
0460387 - SEMINÁRIO DO PIANO IIIProfessor Regente: GERMANO GASTAL MAYER
Professor responsável pela turma: JOANA CUNHA DE HOLANDA
QUI (15:10-16:00) QUI (16:00-16:50)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30
14:20
15:10X
16:00X
17:10
18:00
M1105
0140192 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IIIProfessor responsável pela turma: JORGE GERALDO ROCHEDO MELETTI
SEG (10:00-10:50) SEG (10:50-11:40) QUA (10:00-10:50) QUA (10:50-11:40)
MANHÃ
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
08:00
08:50
10:00XX
10:50XX
11:40
M11026
4º Semestre
Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
0460240 - PIANO IVM110
5º Semestre
Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
0460435 - HARMONIA IIIProfessor responsável pela turma: GUILHERME CAMPELO TAVARES
SEG (15:10-16:00) SEG (16:00-16:50)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30
14:20
15:10X
16:00X
17:10
18:00
M149
0590165 - HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA IProfessor responsável pela turma: WERNER EWALD
TER (10:00-10:50) TER (10:50-11:40)
MANHÃ
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
08:00
08:50
10:00X
10:50X
11:40
T1738
0460364 - MÚSICA DE CÂMARA IVProfessor colaborador: JOANA CUNHA DE HOLANDA
Professor responsável pela turma: TIAGO SABINO RIBAS
QUI (13:30-14:20) QUI (14:20-15:10)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30X
14:20X
15:10
16:00
17:10
18:00
M11011
0460212 - PROCESSOS E ESTRUTURAS DE ANÁLISE MUSICAL IProfessor responsável pela turma: GERMANO GASTAL MAYER
QUI (08:00-08:50) QUI (08:50-09:40)
MANHÃ
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
08:00X
08:50X
10:00
10:50
11:40
M11026
0460389 - SEMINÁRIO DO PIANO VProfessor Regente: JOANA CUNHA DE HOLANDA
Professor responsável pela turma: GERMANO GASTAL MAYER
QUI (15:10-16:00) QUI (16:00-16:50)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30
14:20
15:10X
16:00X
17:10
18:00
M1101
6º Semestre
Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
0460242 - PIANO VIProfessor responsável pela turma: GERMANO GASTAL MAYER
M111
7º Semestre
Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
0460243 - PIANO VIIProfessor responsável pela turma: GERMANO GASTAL MAYER
M111
0460421 - PROCESSOS E ESTRUTURAS DE ANÁLISE MUSICAL III Professor responsável pela turma: CARLOS WALTER ALVES SOARES
QUA (08:00-08:50) QUA (08:50-09:40)
MANHÃ
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
08:00X
08:50X
10:00
10:50
11:40
M11013
0460228 - PROJETO DE PESQUISA EM MÚSICA IIProfessor responsável pela turma: LUIZ GUILHERME DURO GOLDBERG
SEG (15:10-16:00) SEG (16:00-16:50)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30
14:20
15:10X
16:00X
17:10
18:00
T1719
0460391 - SEMINÁRIO DO PIANO VIIProfessor Regente: GERMANO GASTAL MAYER
Professor responsável pela turma: JOANA CUNHA DE HOLANDA
QUI (15:10-16:00) QUI (16:00-16:50)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30
14:20
15:10X
16:00X
17:10
18:00
M1102
0460391 - SEMINÁRIO DO PIANO VIIProfessor responsável pela turma: MARCELO MACEDO CAZARRE
QUI (15:10-16:00) QUI (16:00-16:50)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30
14:20
15:10X
16:00X
17:10
18:00
M250
8º Semestre
Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
0460244 - PIANO VIIIProfessor responsável pela turma: LUIZ GUILHERME DURO GOLDBERG
TER (16:00-16:50) TER (17:10-18:00)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30
14:20
15:10
16:00X
17:10X
18:00
M111
0460244 - PIANO VIIIProfessor responsável pela turma: MARCELO MACEDO CAZARRE
M211
0460392 - SEMINÁRIO DO PIANO VIIIProfessor responsável pela turma: MARCELO MACEDO CAZARRE
QUI (15:10-16:00) QUI (16:00-16:50)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30
14:20
15:10X
16:00X
17:10
18:00
M150
88
Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
0460448 - A CANÇÃO POPULAR NO SÉC. XX E XXIProfessor responsável pela turma: LUIS FERNANDO HERING COELHO
TER (17:10-18:00) TER (18:00-18:50)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30
14:20
15:10
16:00
17:10X
18:00X
M1517
0460124 - ANÁTOMO FISIOLOGIA DA VOZProfessor responsável pela turma: João Alberto dos Santos Ferreira Filho
TER (17:10-18:00) TER (18:00-18:50)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30
14:20
15:10
16:00
17:10X
18:00X
T1413
0460335 - APRECIAÇÃO E CRÍTICA MUSICALProfessor responsável pela turma: LUIZ GUILHERME DURO GOLDBERG
QUA (10:00-10:50) QUA (10:50-11:40)
MANHÃ
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
08:00
08:50
10:00X
10:50X
11:40
T117
0460512 - ARRANJO I Professor responsável pela turma: RAFAEL HENRIQUE SOARES VELLOSO
TER (13:30-14:20) TER (14:20-15:10)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30X
14:20X
15:10
16:00
17:10
18:00
M1712
0460498 - INSTRUMENTO SUPLEMENTARProfessor responsável pela turma: GERMANO GASTAL MAYER
M2311
0460498 - INSTRUMENTO SUPLEMENTARProfessor responsável pela turma: GERMANO GASTAL MAYER
M2411
0460498 - INSTRUMENTO SUPLEMENTARProfessor responsável pela turma: MARCELO MACEDO CAZARRE
M2511
0460499 - INSTRUMENTO SUPLEMENTAR IIProfessor responsável pela turma: JOANA CUNHA DE HOLANDA
M111
0460341 - PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IProfessor responsável pela turma: LUIS FERNANDO HERING COELHO
QUI (08:00-08:50) QUI (08:50-09:40)
MANHÃ
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
08:00X
08:50X
10:00
10:50
11:40
T1413
0460341 - PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IProfessor responsável pela turma: LUIS FERNANDO HERING COELHO
QUI (10:00-10:50) QUI (10:50-11:40)
MANHÃ
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
08:00
08:50
10:00X
10:50X
11:40
T246
0460341 - PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IProfessor responsável pela turma: LUIZ GUILHERME DURO GOLDBERG
SEG (13:30-14:20) SEG (14:20-15:10)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30X
14:20X
15:10
16:00
17:10
18:00
T3200
0460513 - PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IIIProfessor responsável pela turma: MARCELO MACEDO CAZARRE
SEX (13:30-14:20) SEX (14:20-15:10)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30X
14:20X
15:10
16:00
17:10
18:00
M468
1440043 - RÍTMICA IIProfessor responsável pela turma: GUILHERME CAMPELO TAVARES
QUA (15:10-16:00) QUA (16:00-16:50)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30
14:20
15:10X
16:00X
17:10
18:00
M1111
0460355 - SEMIÓTICA MUSICALProfessor responsável pela turma: JOSE HOMERO DE SOUZA PIRES JUNIOR
SEG (10:00-10:50) SEG (10:50-11:40)
MANHÃ
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
08:00
08:50
10:00X
10:50X
11:40
T113
0460344 - TREINAMENTO AUDITIVO IProfessor responsável pela turma: IVANOV ROBERTSON DE OLIVEIRA BASSO
SEX (08:00-08:50) SEX (08:50-09:40)
MANHÃ
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
08:00X
08:50X
10:00
10:50
11:40
T11016
1440051 - TREINAMENTO AUDITIVO IIIProfessor responsável pela turma: IVANOV ROBERTSON DE OLIVEIRA BASSO
SEX (13:30-14:20) SEX (14:20-15:10)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30X
14:20X
15:10
16:00
17:10
18:00
M11012

Alunos Matriculados

Nome Ano de ingresso Semestre de ingresso
CATARINE RIBEIRO DE OLIVEIRA20181
CHRISTIAN BERTUOL20181
MARCELO AUGUSTO SGANZERLA20181
VITORIA VAZ DE BORBA20181
ALEX GOMES FERREIRA20171
Andreia da Motta Anastácio Aparecido20172
DAYLA DANDARA DE SOUZA DA SILVA20171
HELENA UGOSKI BACCHIERI20171
TAIS IRACEMA MENDONCA DEWULF20171
Taís Machado Freitas20172
Thiago Namidomi Branco Bortoletto20171
Lumilan Noda Vieira20161
ROBERTA DOMINGUES MACHADO20161
Guilherme Fronchetti Pelliccioli20151
FELIPE HENRIQUE APARECIDO OLIVEIRA20141
PATRICK BRASIL MENUZZI20131

Alunos Egressos

Nome Ano de ingresso Ano de conclusão
MARIA DE FÁTIMA PRADO GAUTERIO19871994
PAULO ALVES DOS SANTOS19881994
ANA PAULA MOLOSSI19941997
FERNANDA CASTILHO MACHADO19941997
JÚLIO CÉSAR MARTINS MACHADO19961997
AIDA ETCHALUS19851998
CÍNTIA FABIANE LEITZKE19961999
ANDREZA SIMONI GUERRA19972000
DELIA GARCIA LOUZADA19962000
MARCELO ALVES BRUM20002003
PATRÍCIA ALVES WEBER20002003
ELIAS KUHN19992004
ANA LUCIA RIBEIRO AZAMBUJA20002005
LISIANE SANTOS RODRIGUES20022005
EDERSON OLIVEIRA DUARTE20012009
LAIRA FERREIRA DE CAMPOS20082009
WASHINGTON LUIS MORAIS RODRIGUES20042009
ADRIAN GARCIA BORGES20072011
PAMELA DE BORTOLI MACHADO20102011
LUIZA BEATRIZ ARAÚJO MORSELLI CARDOSO20082012
RENATA REGINA BARRETO DE AZEVEDO20112013
NILTON VARGAS RODRIGUES20102014
CARLOS ALEXANDRE NOGUEZ DA SILVA20102015
TOMÁS GARCIA STORINO20122016
JULIANO GIAMBASTIANI RECH20112017

(*) Conceitos de curso:

(**) Vagas e formas de ingresso:

  • A0 - Ampla concorrência;
  • L1 - Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L2 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L5 - Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L6 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L9 - Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L10 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012
  • L13 - Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L14 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)

Localização e contatos

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