Nome da Atividade
INSTRUMENTO COLABORADOR I
CÓDIGO
05001806
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Desenvolvimento de habilidades de colaboração pianística ou violonística junto a estudantes que seguem linhas de formação em canto e instrumentos as quais demandam auxílio musical. Através da correpetição e da prática camerística com o piano ou o violão, são trabalhados repertórios escolhidos pelo estudante auxiliado e sua orientação pedagógica em contato com o(a) professor(a) responsável pela disciplina. Atividades no ambiente pedagógico da classe ou colega auxiliado, bem como eventuais apresentações públicas (especialmente de meio e final de curso) são previstas como parte integrante da disciplina.

Objetivos

Objetivo Geral:

Desenvolver habilidades de colaboração, auxílio ou correpetição instrumental, fomentando autonomia no assessoramento prático musical a colegas estudantes cantores ou instrumentistas e contemplando suas demandas musicais individuais.

Colaborar semanalmente na prática musical com uma classe ou colega(s) designado(s) de um curso de bacharelado em instrumento ou canto no horário de uma turma de Seminário prático do curso auxiliado, ou em horário a combinar com professor do estudante auxiliado.

Experienciar e executar variedade potencialmente ampla de repertório instrumental ou vocal.

Conhecer e refletir sobre particularidades técnicas e estéticas de diferentes instrumentos musicais e da voz humana;

Expor o trabalho desenvolvido em apresentações musicais públicas, inclusive as que marcam meio e final de curso;

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ARNOLD, F. T. The art of accompaniment from a thorough-bass: as practised in the XVIIth & XVIIIth centuries. New York: Dover Publications, 1965. 481 p.
  • MOTA, Gisele Pires. A formação do pianista colaborador no curso de bacharelado em piano: realidade e proposições para a inserção no mercado de trabalho. XXV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. Vitória, 2015. Acessível em Acesso em 29 de ago. 2023.
  • MUNDIM, Adriana Abid. Pianista Colaborador: A formação e atuação performática voltada para o acompanhamento de Flauta Transversal. Dissertação para o Mestrado em Musica da Escola de Música da Universidade Federal de Minas, Belo Horizonte, 2009. Disponível em Acesso em 29 de ago. 2023.

Bibliografia Complementar:

  • FRANCA, Eurico Nogueira. A evolução de Villa-Lobos na música de câmera. 2. ed. Rio de Janeiro: Arte Moderna : Museu Villa-Lobos, 1979. 99 p.
  • LABOISSIÈRE, Marilia. Interpretação musical: a dimensão recriadora da ‘comunicação’ poética. São Paulo: Annablume, 2007. 195 p.
  • MARIZ, Vasco. A canção brasileira de câmara. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 2002. 350 p.
  • ROSEN, Charles. The Classical style: Haydn, Mozart, Beethoven. Expanded ed. New York: W. W. Norton, c1997. xxx, 533 p
  • WILLIAMON, Aaron. Musical excellence: strategies and techniques to enhance performance. New York: Oxford University Press, 2004, 2008. 300 p.

Página gerada em 07/01/2026 00:55:52 (consulta levou 0.073614s)