Nome da Atividade
TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO III
CÓDIGO
05001478
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Intensificação dos estudos de aspectos teóricos da música, com ênfase na leitura, notação e percepção musicais, bem como dos fundamentos do sistema tonal. Aprimoramento da capacidade auditiva de perceber, organizar e representar mentalmente estruturas musicais, em contextos tonais e não-tonais, compreendendo seus significados e relações.

Objetivos

Objetivo Geral:

Aprofundar e aprimorar os conhecimentos e habilidades dos alunos no que diz respeito à notação, leitura, percepção e teoria musicais, garantindo a eles subsídios teóricos, práticos e cognitivos necessários às demais disciplinas do curso de música. Contribuir com como o desenvolvimento e aperfeiçoamento das habilidades e competências indispensáveis ao profissional da área da música que seja capaz de atuar nos diversos processos de criação e manifestação artística e do conhecimento musical.
Aprofundar os conhecimentos e habilidades dos alunos no que diz respeito à notação, grafia e leitura musicais.
Fortalecer a consciência tonal, rítmica, textural e timbrística.
Aprofundar o estudo sistemático dos elementos constitutivos do sistema tonal.
Aprimorar a percepção auditiva das estruturas musicais estudadas, e a compreensão de seus significados e relações, bem como a capacidade de transcrição e grafia destas estruturas.
Aprimorar a afinação vocal, precisão rítmica e coordenação motora.
Intensificar o estudo de estruturas musicais em contexto não-tonal. Contextualizar elementos teóricos, relacionando-os com a prática musical cotidiana e com repertório musical pertinente.
Desenvolver o ouvido interno e memória, no que diz respeito a estruturas musicais, a capacidade de interpretação musical individual e em grupo, e competências relacionadas à criação musical nos âmbitos da composição e improvisação.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ARCANJO, Samuel. Lições elementares de teoria musical. Rio de Janeiro: Ricordi Brasileira, [ 19--].162 p.
  • BONA, Pasquale. Método completo de divisão musical. São Paulo: Ricordi Brasileira, 19--. XI, 76 p.
  • LEMOINE, ENRIQUE; CARULLI, G. Solfeo de los Solfeos. vol.2a. Buenos Aires.

Bibliografia Complementar:

  • GRAMANI, Jose Eduardo. Ritmica. [ São Paulo ]: Perspectiva, [ 1988 ]. 204 p.
  • HINDEMITH, Paul. Treinamento Elementar para músicos. São Paulo: Ricordi,1975.
  • MED, Bohumil. Solfejo. 3. ed. Brasília: MusiMed, 1986. 150 p. (Serie Musicologia; 2).
  • MED, Bohumil. Teoria da música. 4.ed.rev.ampl. Brasília: MusiMed, 1996. 416 p.
  • NASCIMENTO, Frederico do. Método de solfejo: 2o ano. Rio de Janeiro: Eulenstein Música, 1939. 217 p.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA III Música Popular (Bacharelado)
TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA III Música - Canto (Bacharelado)
TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA III Música - Flauta Transversal (Bacharelado)
TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA III Música - Violino (Bacharelado)
TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA III Música - Piano (Bacharelado)
TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA III Música - Violão (Bacharelado)
TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA III Música - Composição (Bacharelado)
TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA III Música - Ciências Musicais (Bacharelado)

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