Nome do Curso / Conceitos (*)
Música - Violão
CC (2017)4
Nível / Grau
GRADUAÇÃO / Bacharelado
Modalidade
Presencial
Turno
INTEGRAL
Código UFPel
3750
Código e-MEC
45123
Unidade
Coordenador
Criação e Reconhecimento
Curso Reconhecido pelo Decreto nº 67.289 de 28/09/1970. Publicado no D.O.U. de 30/09/1970.

Contextualização

O curso prepara de forma consistente o futuro profissional para um mercado cada vez mais competitivo, onde a versatilidade é essencial. Estimula o aluno à criação através de atividades que privilegiem a ação conjunta, a colaboração entre compositores e intérpretes, bem como a reflexão e o espírito investigativo e científico. Promove a divulgação e difusão do conhecimento construído e desenvolvido no meio acadêmico em diálogo com a sociedade, através de recitais, concertos, mostras, apresentações, shows, espetáculos, pesquisas, artigos, textos acadêmicos, gravações e palestras. Forma um profissional que ale, de competente em sua linha de formação específica, possa atuar nos diversos processos de criação e manifestação artística e o conhecimento musical. Forma um profissional apto a se situar e dialogar com o atual estado das pesquisas em Violão. Oferece ao aluno uma formação sólida através de uma ampla gama de possibilidades e técnicas de Violão. Estimula o aluno a transitar e dialogar com as diversas possibilidades estéticas instituídas, da música de concerto ou popular, respeitando a sua identidade cultural e incentivando a construção de suas próprias concepções estéticas. Instrumentaliza o aluno para utilização e exploração das tecnologias musicais, manipulação de softwares musicais específicos e interação com outras mídias, tais como cinema, dança, teatro, vídeo e jogos eletrônicos. Viabiliza projetos de pesquisa, ensino e extensão na área de Violão, visando a difusão e o desenvolvimento do conhecimento artístico e intelectual.

Objetivos

  • estimular o aluno à criação musical através de atividades que privilegiem a ação conjunta, a colaboração entre compositores e intérpretes, bem como a reflexão e o espírito investigativo e científico;

  • promover a divulgação e difusão do conhecimento construído e desenvolvido no meio acadêmico em diálogo com a sociedade, através de recitais, concertos, mostras, apresentações, shows, espetáculos, pesquisas, artigos, textos acadêmicos, gravações e palestras;

  • formar um profissional que além de competente em sua linha de formação específica, possa atuar nos diversos processos de criação e manifestação artística e do conhecimento musical;

  • formar um profissional apto a se situar e dialogar com o atual estado das pesquisas em Violão;

  • oferecer ao aluno uma formação sólida através de uma ampla gama de possibilidades e técnicas de Violão;

  • estimular o aluno a transitar e dialogar com as diversas possibilidades estéticas instituídas, da música de concerto ou popular, respeitando a sua identidade cultural e incentivando a construção de suas próprias concepções estéticas;

  • instrumentalizar o aluno para utilização e exploração das tecnologias musicais, manipulação de softwares musicais específicos e interação com outras mídias, tais como cinema, dança, teatro, vídeo e jogos eletrônicos;

  • viabilizar projetos de pesquisa, ensino e extensão na área de Violão, visando a difusão e o desenvolvimento do conhecimento artístico e intelectual.

Perfil do Egresso

Espera-se do formado o pensamento crítico-reflexivo, a sensibilidade artística e o domínio técnico-musical que potencializem as habilidades e aptidões indispensáveis à atuação profissional e sua capacidade transformadora na sociedade. Espera-se que esteja apto a adequar-se ao mercado de trabalho existente e a identificar novas possibilidades de atuação. Além disso, são desejadas habilidades de organização coletiva, de colaboração e de respeito à diversidade de identidades culturais, como forma de construção do conhecimento e consolidação de um paradigma ético.

Competências e habilidades

O curso de graduação em Música, atento às tecnologias de produção e reprodução musical, de novas demandas de mercado e de sua contextualização marcada pela competição e pela excelência nas diferentes modalidades de formação profissional, deve possibilitar formação profissional que revele, pelo menos, as competências e habilidades para que o formando possa:

  • intervir na sociedade de acordo com suas manifestações culturais, demonstrando sensibilidade e criação artísticas e excelência prática;
  • viabilizar pesquisa científica e tecnológica em música, visando à criação, compreensão e difusão da cultura e seu desenvolvimento;

  • atuar, de forma significativa, nas manifestações musicais, instituídas ou emergentes;

  • atuar nos diferenciados espaços culturais e, especialmente, em articulação com instituições de ensino específico de música;

  • estimular criações musicais e sua divulgação como manifestação do potencial artístico.

  • desenvolver e implementar projetos de criação artística, em uma atitude colaborativa que integre compositores, intérpretes, produtores culturais, órgãos de fomento e espaços culturais;

  • estar atento a seu papel de difusor da música de seu tempo, contribuindo para a formação de novas platéias e de novos paradigmas de espetáculos;

  • contribuir para o avanço da pesquisa em música, mais especificamente na área de Violão, no âmbito acadêmico e para o desenvolvimento epistemológico da área;

  • ter desenvolvidas suas principais concepções estéticas e ter competência para refletir sobre elas e sobre os desdobramentos e possibilidades futuras;

  • dominar as principais técnicas instrumentais, ferramentas e tecnologias relacionadas a área de violão, possibilitando a ele adaptar-se às diversas demandas do fazer musical impostas pelo mercado de trabalho;

Organização Curricular

A carga horária total do Curso de Música, linha de formação Canto, é de 2400 horas, divididos entre a formação Específica, a Formação Complementar e a Formação Livre, conforme o seguinte quadro: Formação Específica -Disciplinas do Núcleo Comum 850horas/aula - 708horas - 29,% -Disciplinas Específicas 782horas/aula - 652horas - 27,5% Total Formação Específica 1632horas/aula - 1360horas - 57% Formação Complementar - 502horas - 21% Formação Livre 646horas/aula - 538horas - 22% TOTAL 2400horas - 100%

Procedimentos e metodologias de ensino

O projeto pedagógico do curso, em consonância com as orientações legais propostas pelo MEC (LDB 9394/96; CNE/CES 2/2004), é fruto de um diagnóstico identificado na unidade que visa adequar as propostas curriculares vigentes em relação às novas demandas artísticas, socioculturais, científicas e tecnológicas da sociedade contemporânea. Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Música, apresentadas na resolução nº2 de 8 de março de 2004,

o curso de graduação em Música deve ensejar [...] a capacitação para apropriação do pensamento reflexivo, da sensibilidade artística,[...] revelando habilidades e aptidões indispensáveis à atuação profissional na sociedade, nas dimensões artísticas, culturais, sociais, cientificas e tecnológicas, inerentes à área da música.

 

Frente a estas demandas, entende-se a necessidade de um Curso de Música que induza a uma postura dinâmica empreendedora, reflexiva e ativa, em interação com a sociedade.

Conforme estabelecido no parecer nº0195/2003, do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior, as Diretrizes Curriculares Nacionais

devem induzir à criação de diferentes formações e habilitações para cada área do conhecimento, possibilitando ainda definirem múltiplos perfis profissionais, garantindo uma maior diversidade de carreiras, promovendo a integração do ensino de graduação com a pós-graduação, privilegiando, no perfil de seus formandos, as competências intelectuais que reflitam a heterogeneidade das demandas sociais.

 

Indispensável para um efetivo diálogo com as variáveis demandas sociais do nosso tempo é a valorização de uma formação sólida envolvendo estudos básicos relacionados com a cultura, as artes e também as ciências humanas e sociais; envolvendo estudos relacionados com a pluralidade de conhecimentos instrumentais, composicionais, tecnológicos e estéticos; bem como estudos que permitam a integração teoria/prática relacionada com o exercício da arte musical e do desempenho profissional. Deste modo, o curso propicia a constituição de habilidades ou capacidades para se situar e dialogar com o atual estado das pesquisas em música e que possibilitam o trânsito nas diversas correntes estéticas instituídas, da música de concerto e popular.

Consonante a isto, esta concepção de curso prioriza a flexibilização do percurso acadêmico, aliando a construção de perfis profissionais individuais ao desenvolvimento de competências e habilidades específicas do fazer musical. A flexibilidade da formação se reflete na possibilidade de trânsito nas diversas linhas de formação do bacharelado em música e na valorização da formação livre e das atividades complementares.

Ao mesmo tempo, o curso apresenta uma formação acadêmica que é estabelecida através de um eixo comum de saberes em sintonia com outras IES, tais como os da História da Música (Geral e Brasileira) e da Teoria Musical (Harmonia, Contraponto e Análise). Esta característica é fundamental para facilitar a mobilidade acadêmica e a integração da graduação com pós-graduação.

A valorização da reflexão sobre o fazer musical, sobre a relação do músico com a sociedade, com o mercado trabalho, assim como sobre as concepções estéticas e éticas também é tônica do curso. Com este objetivo, há um eixo da formação composto por disciplinas obrigatórias (Música e Sociedade; Estética; Produção Cultural) e que pode ser aprofundado em disciplinas da formação livre. Este eixo serve de embasamento para a consolidação de uma postura engajada e ativa dos alunos, no sentido de construir um percurso acadêmico condizente com os interesses particulares e respeitador de sua identidade cultural, mas, ao mesmo tempo, crítico e consciente de suas responsabilidades com a sociedade e do espírito colaborativo dentro e fora do âmbito acadêmico.

Avaliação do ensino e da aprendizagem

 De acordo com os princípios norteadores do processo de ensino-aprendizagem, apresentamos os procedimentos e critérios a serem utilizados para a avaliação do referido processo. Os procedimentos e critérios estão subdivididos em quatro categorias, de acordo com os tipos de disciplinas, quais sejam: teóricas, teórico-práticas, práticas interpretativas e composição.

Nas quatro categorias estão contemplados os procedimentos de avaliação continuada e a participação do aluno no processo avaliativo, de modo a propiciar uma maior eficiência de ensino-aprendizagem.

Disciplinas de cunho Teórico


 

Métodologia e critérios:

O processo de avaliação será composto pela Avaliação Contínua, constituída por diversas ferramentas de avaliação.

Avaliação contínua: adaptada a necessidade de cada disciplina e realizada com a participação do professor e do aluno na discussão sobre a eficiência no processo de ensino-aprendizagem, avaliando o processo de leitura, reflexão e escrita. Poderá ser realizado individualmente (professor e aluno) ou compartilhado em aula com os demais alunos, segundo as necessidades e possibilidades do grupo.

  • Tarefas (extra-classe): solicitadas e discutidas em aula, discutindo relação entre texto contexto e música (relação entre o que ouviram e o que leram), gerando avaliação continuada a partir da participação dos alunos. Objetivos: verificar a autonomia do aluno com a escuta, a leitura e a tarefa de leitura/pesquisa solicitada, verificar o envolvimento extra-classe com os conteúdos estudados.


 

  • Produção textual em caráter dissertativo: Objetivos: verificar o envolvimento do aluno com a difusão escrita do conhecimento científico; verificar a capacidade reflexiva do aluno; verificar a capacidade de elaboração e exposição dissertativa de idéias. Critérios de valoração: Conteúdo (objetividade na apresentação do tema e conteúdo do trabalho solicitado; desenvolvimento com capacidade em relacionar o conteúdo com as demais disciplinas de sua formação, referência aos autores-chave da área, posicionamento crítico frente às idéias do autor, propriedade nas exemplificações; conclusão com fechamento do tema, apontando para possibilidades futuras de trabalho e/ou pesquisas na área); Forma (organização, seqüência lógica, correção lingüística); Normas técnicas.

  • Apresentação de trabalhos: Objetivos: verificar o desempenho do aluno na comunicação oral do conhecimento científico; verificar a capacidade reflexiva do aluno; verificar a capacidade de elaboração e exposição de idéias. Critérios de valoração: Desempenho do aluno (postura, espontaneidade, auto-controle, dicção, clareza de exposição); Apresentação do conteúdo (objetividade, seqüência lógica, propriedade nas exemplificações, capacidade em relacionar o conteúdo com as demais disciplinas de sua formação, referência aos autores-chave da área, posicionamento crítico frente às idéias do autor, observância do tempo de apresentação de trabalho); Emprego de recursos audiovisuais.

  • Participação em aula: Objetivos: verificar o desempenho do aluno no processo de ensino-aprendizagem; desenvolver a capacidade crítica e auto-crítica em relação ao seu engajamento nas discussões em classe, bem como nas apresentações orais das tarefas solicitadas. Critérios de valoração: intencionalidade intelectual, artística e acadêmica.


 

Disciplinas Teórico-Práticas


 

Metodologia e critérios:

O processo de avaliação será composto pela Avaliação Contínua e pelo Projeto da Disciplina (trabalho final).


 

a) Avaliação contínua: realizada periodicamente, com a participação do professor e do aluno na discussão sobre a eficiência no processo de ensino-aprendizagem;


 

  • Exercícios realizados em aula. Objetivos: verificar a capacidade do aluno de envolvimento imediato com os conteúdos estudados. Critérios de valoração: empenho individual e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem.

  • Tarefas extra-classe: Objetivos: verificar a autonomia do aluno e envolvimento extra-classe com os conteúdos estudados. Critérios de valoração: empenho individual, envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem e apropriação de conhecimentos, habilidades e competências.

  • Participação em aula: Objetivos: verificar o envolvimento do aluno com o processo de ensino-aprendizagem; desenvolver a capacidade crítica e auto-crítica em relação à produção da turma. Critérios de valoração: intencionalidade intelectual, artística e acadêmica.

 

b) Projeto da disciplina - trabalho final: Objetivos: Verificar a capacidade do aluno na aplicação dos conteúdos desenvolvidos para o projeto final da disciplina. Critérios de valoração: empenho individual, domínio prático da intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos específicos de cada disciplina.

 

Disciplinas de Práticas Interpretativas


 

Métodologia e critérios:

O processo de avaliação será composto pela Avaliação Contínua e pela Avaliação por Banca.

a) Avaliação contínua: realizada periodicamente, com a participação do professor e do aluno na discussão sobre a eficiência no processo de ensino-aprendizagem;


 

  • Exercícios realizados em aula. Objetivos: verificar a capacidade do aluno de envolvimento imediato com os conteúdos estudados. Critérios de valoração: empenho individual e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem.

  • Estudo extra-classe: Objetivos: verificar a autonomia do aluno e envolvimento extra-classe com os conteúdos estudados e o seu desenvolvimento progressivo. Critérios de valoração: empenho individual, envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem e apropriação de conhecimentos, habilidades e competências.

  • Projeto de práticas interpretativasObjetivos: verificar a capacidade do aluno na tomada de decisões interpretativas a aplicação dos conteúdos envolvendo organicidade, sonoridade, temporalidade, e condução dramática. Critérios de valoração: empenho individual, domínio prático da intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos acima.


 

b) Avaliação por banca.

  • 1ª Avaliação por banca: Realizada na 8ª semana, com a participação dos professores de práticas interpretativas e do próprio aluno; não é aberta ao público;

Projeto em curso (duração de 10 minutos): Objetivos: verificar a eficácia do processo de estudo, a capacidade do aluno na tomada de decisões interpretativas a aplicação dos conteúdos envolvendo organicidade, sonoridade, temporalidade, e condução dramática. Viabilizar a autocrítica e a conscientização do trabalho em desenvolvimento. Critérios de valoração: empenho individual, domínio prático da intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos acima considerando os resultados alcançados até o momento.

 

  • 2ª Avaliação por banca: realizada na última semana, banca formada pelos professores de práticas interpretativas; é aberta ao público;

Apresentação do Projeto de práticas interpretativas: Objetivos: verificar a capacidade do aluno na tomada de decisões interpretativas a aplicação dos conteúdos envolvendo organicidade, sonoridade, temporalidade, e condução dramática. Critérios de valoração: domínio da intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos acima.

 

Disciplinas de Prática de Conjunto


 

Métodologia e critérios:

O processo de avaliação será composto pela Avaliação Contínua e pela Avaliação por Banca.

a) Avaliação contínua: realizada a cada aula, com a participação do professor, do próprio aluno e dos colegas na discussão sobre a eficiência no processo de ensino-aprendizagem;

  • Exercícios realizados em aula. Objetivos: verificar a capacidade do aluno de envolvimento imediato com os conteúdos estudados. Critérios de valoração: esforço individual e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem.

  • Tarefas extra-classe: Objetivos: verificar a autonomia do aluno e envolvimento extra-classe com os conteúdos estudados. Critérios de valoração: esforço individual, envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem e apropriação de conhecimentos, habilidades e competências.

  • Projeto composicional semestralObjetivos: verificar a capacidade do aluno na tomada de decisões composicionais e aplicação dos conteúdos envolvendo o tratamento da forma, o desenvolvimento de materiais, a condução dramática e a concepção estética em seu projeto composicional semestral. Critérios de valoração: esforço individual, intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos acima e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem.

  • Produção textual em caráter dissertativo: Objetivos: verificar o envolvimento do aluno com a difusão escrita do conhecimento científico; verificar a capacidade reflexiva do aluno; verificar a capacidade de elaboração e exposição dissertativa de idéias. Critérios de valoração: esforço individual, intencionalidade intelectual e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem.

  • Participação em aula: Objetivos: verificar o envolvimento do aluno com o processo de ensino-aprendizagem; desenvolver a capacidade crítica e auto-crítica em relação à produção composicional da turma. Critérios de valoração: intencionalidade intelectual, artística e acadêmica.

b) Avaliação por Banca

Projeto composicional semestral: Objetivos: verificar a capacidade do aluno na tomada de decisões composicionais e aplicação dos conteúdos envolvendo o tratamento da forma, o desenvolvimento de materiais, a condução dramática e a concepção estética em seu projeto composicional semestral. Critérios de valoração: intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos acima.

  • 1ª Avaliação por banca: realizada na 4ª semana, banca formada pelos professores de composição; não é aberta ao público e aos alunos; os apontamentos realizados pela banca são encaminhados pelo professor à sua turma e discutidos em sala de aula.

  • 2ª Avaliação por banca: realizada na 8ª semana, banca formada pelos professores de composição; não é aberta ao público e aos alunos; os apontamentos realizados pela banca são encaminhados pelo professor à sua turma e discutidos em sala de aula.

  • 3ª Avaliação por banca: realizada na última semana, banca formada pelos professores de composição; é aberta ao público; os apontamentos da banca são apresentados diretamente aos alunos durante a realização da avaliação;

 

 

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

Não há Pós-Graduação em Música na UFPel até o momento.
 

Acompanhamento de Egressos

O conhecimento das realidades profissionais, acadêmicas e pessoais dos alunos e ex-alunos pode constituir-se em uma ferramenta útil e eficiente na avaliação e reavaliação do curso e de suas concepções pedagógicas, contribuindo diretamente com sua qualificação e atualização. Através do acompanhamento de egressos, e também dos alunos que ainda não concluíram o curso, é possível observar a trajetória profissional e inserção no mercado de trabalho, bem como identificar possíveis deficiências, lacunas de formação e as novas demandas e necessidades da sociedade.

Com esta finalidade, pretende-se acompanhar e avaliar aspectos relacionados à inserção dos egressos no mercado de trabalho; obter elementos que identifiquem níveis de qualidade dos cursos através do acompanhamento do desenvolvimento profissional dos ex-alunos; implementar a criação de um Banco de Dados dos egressos, contendo informações pessoais, acadêmicas, profissionais e outras adicionais; atualizar continuamente as fontes de comunicação com alunos e ex-alunos; realizar cursos e eventos, articulando a integração dos egressos com os alunos da Graduação, da Extensão e da Pesquisa.

Matriz Curricular

1º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0590037HISTÓRIA DA MÚSICA IObrigatória234
0140259LABORATÓRIO CORAL IObrigatória234
0460353MÚSICA E SOCIEDADEObrigatória234
0460246SEMINÁRIO DE VIOLÃO IObrigatória234
0140004TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IObrigatória468
0460245VIOLÃO IObrigatória234

2º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0460016CONTRAPONTO IObrigatória234
0590150ESTÉTICA MUSICALObrigatória234
0590124HISTÓRIA DA MÚSICA II0590037 - HISTÓRIA DA MÚSICA IObrigatória234
0460361MÚSICA DE CÂMARA I0460353 - MÚSICA E SOCIEDADEObrigatória234
0460393SEMINÁRIO DE VIOLÃO IIObrigatória234
0140184TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA II0140004 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IObrigatória468
0460248VIOLÃO II0460245 - VIOLÃO IObrigatória234

3º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0460431HARMONIA IObrigatória234
0590125HISTÓRIA DA MÚSICA III0590124 - HISTÓRIA DA MÚSICA IIObrigatória234
0460362MÚSICA DE CÂMARA IIObrigatória234
0460486PRODUÇÃO CULTURAL0590150 - ESTÉTICA MUSICALObrigatória234
0460394SEMINÁRIO DE VIOLÃO IIIObrigatória234
0140192TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA III0140184 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IIObrigatória468
0460250VIOLÃO III0460248 - VIOLÃO IIObrigatória234

4º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0460434HARMONIA II0460431 - HARMONIA IObrigatória234
0590127HISTÓRIA DA MÚSICA IV0590125 - HISTÓRIA DA MÚSICA IIIObrigatória234
0460363MÚSICA DE CÂMARA IIIObrigatória234
0460395SEMINÁRIO DE VIOLÃO IVObrigatória234
0140151TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IV0140192 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IIIObrigatória468
0460251VIOLÃO IV0460250 - VIOLÃO IIIObrigatória234

5º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0460435HARMONIA III0460434 - HARMONIA IIObrigatória234
0590165HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA IObrigatória234
0460364MÚSICA DE CÂMARA IVObrigatória234
0460212PROCESSOS E ESTRUTURAS DE ANÁLISE MUSICAL IObrigatória234
0460396SEMINÁRIO DE VIOLÃO VObrigatória234
0460252VIOLÃO V0460251 - VIOLÃO IVObrigatória234

6º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0460408HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA II0590165 - HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA IObrigatória234
0460217PROCESSOS E ESTRUTURAS DE ANÁLISE MUSICAL II0460212 - PROCESSOS E ESTRUTURAS DE ANÁLISE MUSICAL IObrigatória234
0460220PROJETO DE PESQUISA EM MÚSICA IObrigatória234
0460397SEMINÁRIO DE VIOLÃO VIObrigatória234
0460253VIOLÃO VI0460252 - VIOLÃO VObrigatória234

7º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0460421PROCESSOS E ESTRUTURAS DE ANÁLISE MUSICAL III 0460217 - PROCESSOS E ESTRUTURAS DE ANÁLISE MUSICAL IIObrigatória234
0460228PROJETO DE PESQUISA EM MÚSICA II0460220 - PROJETO DE PESQUISA EM MÚSICA IObrigatória234
0460398SEMINÁRIO DE VIOLÃO VIIObrigatória234
0460254VIOLÃO VII0460253 - VIOLÃO VIObrigatória234

8º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0460399SEMINÁRIO DE VIOLÃO VIIIObrigatória234
0460429SEMINÁRIO ORIENTAÇÃO TRAB CONCLUSÃO CURSO0460228 - PROJETO DE PESQUISA EM MÚSICA IIObrigatória234
0460255VIOLÃO VIII0460254 - VIOLÃO VIIObrigatória234

Optativas

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0460448A CANÇÃO POPULAR NO SÉC. XX E XXIOptativa234
0460124ANÁTOMO FISIOLOGIA DA VOZOptativa234
0460335APRECIAÇÃO E CRÍTICA MUSICALOptativa234
0460336ARRANJO E TRANSCRIÇÃO PARA GRUPOS DE VIOLÕESOptativa234
0460512ARRANJO I Optativa234
0460504ARRANJO IIOptativa234
0460276CONJUNTO DE FLAUTASOptativa234
0460495CONJUNTO DE VIOLÕESOptativa234
0460496CONJUNTO VOCALOptativa234
0460510CRIAÇÃO DE ACOMPANHAMENTOOptativa234
0460503DIDÁTICA DO INSTRUMENTOOptativa234
0460497HARMONIA APLICADA AO INSTRUMENTOOptativa234
1440041HISTÓRIA DA MÚSICA NO RSOptativa234
0460493HISTÓRIA E LITERATURA DO INSTRUMENTOOptativa234
0460285IMPROVISAÇÃO MUSICAL IOptativa234
0460286IMPROVISAÇÃO MUSICAL IIOptativa234
0460464INSTRUMENTO COMPLEMENTAR IOptativa234
0460466INSTRUMENTO COMPLEMENTAR IIIOptativa234
0460469INSTRUMENTO COMPLEMENTAR VOptativa234
0460498INSTRUMENTO SUPLEMENTAROptativa234
0460499INSTRUMENTO SUPLEMENTAR IIOptativa234
0460488INTERPRETAÇÃO DA MÚSICA CONTEMPORÂNEAOptativa234
0140260LABORATÓRIO CORAL IIOptativa234
0460351LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO MUSICAL IOptativa234
0460352LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO MUSICAL IIOptativa234
0460492LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO MUSICAL IVOptativa234
0460500LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO MUSICAL IVOptativa234
0460508MÚSICA EM CONJUNTOOptativa234
0460501PERCEPÇÃO CORPORALOptativa234
0460494PRÁTICA DE LEITURA A PRIMEIRA VISTAOptativa234
0460509PRÁTICA DE MPBOptativa234
0460340PRINCÍPIOS BÁSICOS SOFTWARES NOTAÇÃO MUSICALOptativa234
0460341PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IOptativa234
0460342PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IIOptativa234
0460513PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IIIOptativa234
1440042RÍTMICA IOptativa234
1440043RÍTMICA II1440042 - RÍTMICA IOptativa234
1440044RÍTMICA III1440043 - RÍTMICA IIOptativa234
1440045RÍTMICA IV1440044 - RÍTMICA IIIOptativa234
0460355SEMIÓTICA MUSICALOptativa234
0460356TEORIA EXECUÇÃO:SIG MUSICAL TÉC INTERPRETATIVAOptativa234
0460511TEORIAS DA PERFORMANCE INTERPRETAÇÃO MUSICALOptativa234
0460344TREINAMENTO AUDITIVO IOptativa234
0460345TREINAMENTO AUDITIVO IIOptativa234
1440051TREINAMENTO AUDITIVO III0460345 - TREINAMENTO AUDITIVO IIOptativa234

Optativas

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0460516ATIVIDADES COMPLEMENTARESObrigatória502

Turmas ofertadas em 2018 / 2

1º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
0460245 - VIOLÃO IProfessor responsável pela turma: JOSE HOMERO DE SOUZA PIRES JUNIOR
M122
0460245 - VIOLÃO IProfessor responsável pela turma: JOSE HOMERO DE SOUZA PIRES JUNIOR
M211
0460245 - VIOLÃO IProfessor responsável pela turma: IVANOV ROBERTSON DE OLIVEIRA BASSO
M310
0460245 - VIOLÃO IProfessor responsável pela turma: MARCIO DE SOUZA
M410
0460245 - VIOLÃO IProfessor responsável pela turma: MARCIO DE SOUZA
M511

2º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
0460016 - CONTRAPONTO IProfessor responsável pela turma: CARLOS WALTER ALVES SOARES
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T1418
0460016 - CONTRAPONTO IProfessor responsável pela turma: CARLOS WALTER ALVES SOARES
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T2429
0590150 - ESTÉTICA MUSICALProfessor responsável pela turma: JOSE HOMERO DE SOUZA PIRES JUNIOR
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T1853
0590124 - HISTÓRIA DA MÚSICA IIProfessor responsável pela turma: WERNER EWALD
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T1524
0590124 - HISTÓRIA DA MÚSICA IIProfessor responsável pela turma: WERNER EWALD
Horários
ManhãTardeNoite
QUA10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T2415
0460361 - MÚSICA DE CÂMARA IProfessor responsável pela turma: TIAGO SABINO RIBAS
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M1722
0460393 - SEMINÁRIO DE VIOLÃO IIProfessor responsável pela turma: MARCIO DE SOUZA
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M11010
0140184 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IIProfessor responsável pela turma: JORGE GERALDO ROCHEDO MELETTI
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M11054
0460248 - VIOLÃO IIProfessor responsável pela turma: MARCIO DE SOUZA
M111
0460248 - VIOLÃO IIProfessor responsável pela turma: THIAGO COLOMBO DE FREITAS
M211
0460248 - VIOLÃO IIProfessor responsável pela turma: IVANOV ROBERTSON DE OLIVEIRA BASSO
M411
0460248 - VIOLÃO IIProfessor responsável pela turma: JOSE HOMERO DE SOUZA PIRES JUNIOR
M511
0460248 - VIOLÃO IIProfessor responsável pela turma: THIAGO COLOMBO DE FREITAS
M611
0460248 - VIOLÃO IIProfessor responsável pela turma: THIAGO COLOMBO DE FREITAS
M711
0460248 - VIOLÃO IIProfessor responsável pela turma: MARCIO DE SOUZA
M911

3º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
0460250 - VIOLÃO IIIProfessor responsável pela turma: MARCIO DE SOUZA
M111
0460250 - VIOLÃO IIIProfessor responsável pela turma: MARCIO DE SOUZA
M210
0460250 - VIOLÃO IIIM310

4º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
0460434 - HARMONIA IIProfessor responsável pela turma: GUILHERME CAMPELO TAVARES
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M1420
0460434 - HARMONIA IIProfessor responsável pela turma: CARLOS WALTER ALVES SOARES
Horários
ManhãTardeNoite
QUI18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
M2320
0590127 - HISTÓRIA DA MÚSICA IVProfessor responsável pela turma: WERNER EWALD
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T1523
0460363 - MÚSICA DE CÂMARA IIIProfessor responsável pela turma: TIAGO SABINO RIBAS
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M1711
0460395 - SEMINÁRIO DE VIOLÃO IVProfessor Regente: JOSE HOMERO DE SOUZA PIRES JUNIOR
Professor responsável pela turma: MARCIO DE SOUZA
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M1103
0140151 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IVProfessor responsável pela turma: JORGE GERALDO ROCHEDO MELETTI
Horários
ManhãTardeNoite
SEG15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
QUA15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M11019
0460251 - VIOLÃO IVProfessor responsável pela turma: JOSE HOMERO DE SOUZA PIRES JUNIOR
M111
0460251 - VIOLÃO IVProfessor responsável pela turma: THIAGO COLOMBO DE FREITAS
M211

5º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
0460252 - VIOLÃO VM110

6º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
0460408 - HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA IIProfessor responsável pela turma: WERNER EWALD
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T11034
0460217 - PROCESSOS E ESTRUTURAS DE ANÁLISE MUSICAL IIProfessor responsável pela turma: FELIPE MERKER CASTELLANI
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
M1510
0460220 - PROJETO DE PESQUISA EM MÚSICA IProfessor responsável pela turma: RAFAEL DA SILVA NOLETO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
T11024
0460397 - SEMINÁRIO DE VIOLÃO VIProfessor responsável pela turma: MARCIO DE SOUZA
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M1103
0460253 - VIOLÃO VIProfessor responsável pela turma: MARCIO DE SOUZA
M110
0460253 - VIOLÃO VIProfessor responsável pela turma: THIAGO COLOMBO DE FREITAS
M211

7º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
0460254 - VIOLÃO VIIProfessor responsável pela turma: JOSE HOMERO DE SOUZA PIRES JUNIOR
M111
0460254 - VIOLÃO VIIProfessor responsável pela turma: MARCIO DE SOUZA
M211

8º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
0460399 - SEMINÁRIO DE VIOLÃO VIIIProfessor responsável pela turma: MARCIO DE SOUZA
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M163
0460429 - SEMINÁRIO ORIENTAÇÃO TRAB CONCLUSÃO CURSOProfessor responsável pela turma: JOSE HOMERO DE SOUZA PIRES JUNIOR
P511
0460429 - SEMINÁRIO ORIENTAÇÃO TRAB CONCLUSÃO CURSOProfessor responsável pela turma: MARCIO DE SOUZA
P711
0460429 - SEMINÁRIO ORIENTAÇÃO TRAB CONCLUSÃO CURSOProfessor responsável pela turma: LUIS FERNANDO HERING COELHO
P911
0460255 - VIOLÃO VIIIProfessor responsável pela turma: THIAGO COLOMBO DE FREITAS
M111

Optativas

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
0460335 - APRECIAÇÃO E CRÍTICA MUSICALProfessor responsável pela turma: LUIZ GUILHERME DURO GOLDBERG
Horários
ManhãTardeNoite
QUA10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T136
0460504 - ARRANJO IIProfessor responsável pela turma: RAFAEL HENRIQUE SOARES VELLOSO
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M188
0460503 - DIDÁTICA DO INSTRUMENTOProfessor responsável pela turma: MARCIO DE SOUZA
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M176
0460285 - IMPROVISAÇÃO MUSICAL IProfessor responsável pela turma: RAFAEL HENRIQUE SOARES VELLOSO
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
T137
0460464 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR IProfessor responsável pela turma: MARCELO MACEDO CAZARRE
Horários
ManhãTardeNoite
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
P114
0460464 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR IProfessor responsável pela turma: GERMANO GASTAL MAYER
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
P206
0460466 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR IIIProfessor responsável pela turma: LILIANA MICHELSEN DE ANDRADE
Horários
ManhãTardeNoite
QUA10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
P114
0460498 - INSTRUMENTO SUPLEMENTARProfessor responsável pela turma: THIAGO COLOMBO DE FREITAS
M111
0460498 - INSTRUMENTO SUPLEMENTARProfessor responsável pela turma: THIAGO COLOMBO DE FREITAS
M1011
0460498 - INSTRUMENTO SUPLEMENTARProfessor responsável pela turma: THIAGO COLOMBO DE FREITAS
M411
0460498 - INSTRUMENTO SUPLEMENTARProfessor responsável pela turma: THIAGO COLOMBO DE FREITAS
M611
0460498 - INSTRUMENTO SUPLEMENTARProfessor responsável pela turma: JOSE HOMERO DE SOUZA PIRES JUNIOR
M811
0460499 - INSTRUMENTO SUPLEMENTAR IIProfessor responsável pela turma: IVANOV ROBERTSON DE OLIVEIRA BASSO
M110
0460488 - INTERPRETAÇÃO DA MÚSICA CONTEMPORÂNEAProfessor responsável pela turma: FELIPE MERKER CASTELLANI
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M118
0460509 - PRÁTICA DE MPBProfessor responsável pela turma: GUILHERME SPERB
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M1214
0460341 - PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IProfessor responsável pela turma: LILIANA MICHELSEN DE ANDRADE
Horários
ManhãTardeNoite
SEG18:00 - 18:50
SEG18:50 - 19:40
T21015
0460342 - PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IIProfessor responsável pela turma: LUIS FERNANDO HERING COELHO
Horários
ManhãTardeNoite
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T1107
0460342 - PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IIProfessor responsável pela turma: LUIS FERNANDO HERING COELHO
Horários
ManhãTardeNoite
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T2109
0460513 - PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IIIProfessor responsável pela turma: FELIPE MERKER CASTELLANI
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M2211
0460513 - PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IIIProfessor responsável pela turma: JOAO VICTOR BOTA
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M436
1440042 - RÍTMICA IProfessor responsável pela turma: GUILHERME SPERB
Horários
ManhãTardeNoite
QUA15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1211
0460345 - TREINAMENTO AUDITIVO IIProfessor responsável pela turma: LUIS FERNANDO HERING COELHO
Horários
ManhãTardeNoite
SEX10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T1516

Alunos Matriculados

Nome Ano de ingresso Semestre de ingresso
ANDRE LUIS FERREIRA BARBOSA20181
CINTIA APARECIDA DE MORAES CANDIDO20181
FILIPE DE SOUZA BORGES20181
PEDRO GABRIEL DOS SANTOS ERLER20181
THIAGO NAMIDOMI BRANCO BORTOLETTO20182
GABRIEL SOARES TRAESEL20171
MORGAN DIAS MESQUITA20171
SIMON DE PRIMO FRIZON20172
TOMÁS PAIM COSTA20172
WILLIAM SIDNEY MUNIZ FAGUNDES20172
NATHALIA DE LIMA SILVA20161
RAFAEL COLMAN VARGAS20161
VITOR DE PINHO ZANUSSO20161
ARTHUR SALDANHA SALLES20151
EDUARDO CHAVES OLIVEIRA20151
PAULO MATHEUS LIMA DE OLIVEIRA20151
PAULO RENATO VIEIRA JUNIOR20151
SANDRO SAMPAIO SAABEDRA20151
VASCO JEAN LOUIS LAZARE GUESNIER AZEVEDO20151
BRUNA SANTOS DA SILVA20142
GUSTAVO DE OLIVEIRA OTESBELGUE20142
ÍTALO CORRÊA VIEIRA SILVA20131
TIAGO CHEPP MARQUES20121
MARCUS VINICIUS BEZERRA DIAS20052

Alunos Egressos

Nome Ano de ingresso Ano de conclusão
LEANDRO FOSSATI SILVEIRA19931998
MAURICIO MARQUES MACHADO19941998
GUILHERME CAMPELO TAVARES19962000
FERNANDO GONCALVES DUTRA DA SILVEIRA FILHO19952001
FELIPE HADLER DIAS19972002
GAHUER CARRASCO PEREYRA19992002
MAURICIO DE OLIVEIRA MENDONCA19982002
ALESSANDRO GOULARTE FERREIRA19952003
ANTÔNIO MORALES RAMOS19942003
FABIO CIRILO SANTOS DALLA COSTA20002003
FÁBIO RODRIGUES DE QUEIROZ19992003
LUCIANO DA COSTA NAZARIO19982003
LUIS GUSTAVO MARTIN PRZYBYLSKI19992003
RICARDO HENRIQUE PIZZUTTI20002003
DANIEL RIBEIRO MEDEIROS20002004
JÚLIO DALTRO FREITAS DE FREITAS19932004
PATRICIA PEREIRA PORTO19992004
TIAGO NEUENFELD MUNHOZ20012005
WINDSOR RODO OSINAGA JUNIOR20012005
EZEQUIEL LUIS CASTRO FABIÃO20022006
LUIZ EDUARDO BARROS MACHADO20032007
MAURICIO MACHADO NUNES20022007
VIRGINIA TAVARES VIEIRA20012007
JOÃO FRANCISCO DE SOUZA CORRÊA20022008
ÍGOR MENDES KRÜGER20052010
JOSÉ DANIEL TELLES DOS SANTOS20042010
ALEXANDRE SOUZA SIMON20052011
DAVI HACKBART COVALESKY20062011
FELIPE RADÜNZ BARTMANN20052011
JOAO ALEXANDRE STRAUB GOMES20072012
MAITHAN TIMM KNABACH20082012
CRISTIANO OLIVEIRA MORALES20072013
ETERRIE FRANCO GUERREIRO20092014
GUSTAVO GUSMÃO BEROTH20062014
MATEUS PORTO MORAES20082014
ANA PAULA DE LIMA RAYMUNDO20112015
RAFAEL DA SILVA RAMOS20092015
HENRIQUE SALDANHA DA COSTA20102016
CHARLESTOW IBEIRO DE SOUZA20132017
PARLA CRISTIANE DE QUEIROZ MACEDO20112018
RAFAEL ANTUNEZ MARTINS20112018

(*) Conceitos de curso:

(**) Vagas e formas de ingresso:

  • A0 - Ampla concorrência;
  • L1 - Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L2 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L5 - Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L6 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L9 - Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L10 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012
  • L13 - Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L14 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)

Localização e contatos

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