Nome da Atividade
A CANÇÃO POPULAR NOS SEC. XX E XXI
CÓDIGO
05001487
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudar os elementos característicos da canção popular através de uma análise crítica dos principais investigadores do gênero no Brasil. Aprofundar nos tópicos de história da música popular brasileira, da contribuição das matrizes africanas, indígenas e europeias para a formação do gênero no Brasil, assim como Cultura popular, indústria cultural e tecnologia.

Objetivos

Objetivo Geral:

Conhecer as especificidades do gênero conhecido como “Canção Popular”, seus nexos históricos, sociais e estéticos e seus expoentes representativos. Reconhecer a contribuição Etnico-Racial das Matrizes Afro-diaspóspóricas, Indígenas e de outras matrizes culturais que integram o pensamento musical brasileiro em sua diversidade. Abordar a trajetória do desenvolvimento do gênero no Brasil. Conhecer a obra de compositores que definiram movimentos culturais. Abordar as discussões atuais sobre o assunto em diferentes abordagens teórico-metodológicas. Produzir análise e apreciação crítica sobre o tema e identificar implicações da produção cancionística no âmbito dos Direitos Humanos e movimentos civis.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • MAIA, L. E.. Quereres de Caetano: a canção como literatura expandida.. ORGANON, v. 34, n.67, p. 1-29, 2019. Disponível em:http://www.guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7155
  • TATIT, Luiz. O cancionista: composição de canções no Brasil. São Paulo: EDUSP, 2012. 322 p
  • VIANNA, Hermano. O mistério do samba. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2012. 193 p.

Bibliografia Complementar:

  • NAPOLITANO, Marcos. Seguindo a canção. São Paulo: Annablume, 2001. (disponível em https://www.academia.edu/3821530/SEGUINDO_A_CANCAO_digital)
  • SANDRONI, Carlos. Adeus à MPB. Em: CAVALCANTE, Berenice; STARLING, Heloisa; EISENBERG, José (Org.). Decantando a República: inventário histórico e político da canção popular moderna brasileira. V.1. Outras conversas sobre os jeitos da canção. Rio de janeiro, São Paulo: Ed. Fundação Perseu Abramo, Nova Fronteira: 2004. p. 23-35.
  • SEVERIANO, Jairo; MELLO, Zuza Homem de. A canção no tempo: 85 anos de músicas brasileiras: vol.1: 1901-1957.
  • NAVES, Santuza Cambraia. A canção brasileira: leituras do Brasil através da música. Rio de Janeiro: Zahar, 2015.
  • VALENTE, Heloísa de A.; COLI, Juliana (org.). Entre gritos e sussurros: os sortilégios da voz cantada. São Paulo: Letra e Voz, 2012.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2024 / 2 31 25 Música - Canto (Bacharelado)
Música - Ciências Musicais (Bacharelado)
Música - Composição (Bacharelado)
Música - Flauta Transversal (Bacharelado)
Música - Piano (Bacharelado)
Música Popular (Bacharelado)
Música - Violão (Bacharelado)
Música - Violino (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
LEANDRO ERNESTO MAIA
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
A CANÇÃO POPULAR NO SÉC. XX E XXI Música - Canto (Bacharelado)
A CANÇÃO POPULAR NO SÉC. XX E XXI Música - Composição (Bacharelado)
A CANÇÃO POPULAR NO SÉC. XX E XXI Música - Violino (Bacharelado)
A CANÇÃO POPULAR NO SÉC. XX E XXI Música Popular (Bacharelado)
A CANÇÃO POPULAR NO SÉC. XX E XXI Música - Ciências Musicais (Bacharelado)
A CANÇÃO POPULAR NO SÉC. XX E XXI Música - Violão (Bacharelado)
A CANÇÃO POPULAR NO SÉC. XX E XXI Música - Piano (Bacharelado)
A CANÇÃO POPULAR NO SÉC. XX E XXI Música - Flauta Transversal (Bacharelado)

Página gerada em 30/12/2024 14:58:07 (consulta levou 0.127563s)