A0 | L1 | L2 | L5 | L6 | L9 | L10 | L13 | L14 | Total | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
PAVE 2019/1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 8 | |
SISU 2019/1 | 4 | 1 | 1 | 1 | 1 | 8 |
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 58 de 02/02/2018. Publicada no D.O.U. de 05/02/2018.
Contextualização
Objetivos
-
estimular o aluno à criação musical através de atividades que privilegiem a ação conjunta, a colaboração entre compositores e intérpretes, bem como a reflexão e o espírito investigativo e científico;
-
promover a divulgação e difusão do conhecimento construído e desenvolvido no meio acadêmico em diálogo com a sociedade, através de recitais, concertos, mostras, apresentações, shows, espetáculos, pesquisas, artigos, textos acadêmicos, gravações e palestras;
-
formar um profissional que além de competente em sua linha de formação específica, possa atuar nos diversos processos de criação e manifestação artística e do conhecimento musical;
-
formar um profissional apto a se situar e dialogar com o atual estado das pesquisas em Canto;
-
oferecer ao aluno uma formação sólida através de uma ampla gama de possibilidades e técnicas de Canto;
-
estimular o aluno a transitar e dialogar com as diversas possibilidades estéticas instituídas, da música de concerto ou popular, respeitando a sua identidade cultural e incentivando a construção de suas próprias concepções estéticas;
-
instrumentalizar o aluno para utilização e exploração das tecnologias musicais, manipulação de softwares musicais específicos e interação com outras mídias, tais como cinema, dança, teatro, vídeo e jogos eletrônicos;
-
viabilizar projetos de pesquisa, ensino e extensão na área de Canto, visando a difusão e o desenvolvimento do conhecimento artístico e intelectual.
Perfil do Egresso
Competências e habilidades
O curso de graduação em Música, atento às tecnologias de produção e reprodução musical, de novas demandas de mercado e de sua contextualização marcada pela competição e pela excelência nas diferentes modalidades de formação profissional, deve possibilitar formação profissional que revele, pelo menos, as competências e habilidades para que o formando possa:
1. intervir na sociedade de acordo com suas manifestações culturais, demonstrando sensibilidade e criação artísticas e excelência prática;
2. viabilizar pesquisa científica e tecnológica em música, visando à criação, compreensão e difusão da cultura e seu desenvolvimento;
3. atuar, de forma significativa, nas manifestações musicais, instituídas ou emergentes;
4. atuar nos diferenciados espaços culturais e, especialmente, em articulação com instituições de ensino específico de música;
5. estimular criações musicais e sua divulgação como manifestação do potencial artístico.
6. desenvolver e implementar projetos de criação artística, em uma atitude colaborativa que integre compositores, intérpretes, produtores culturais, órgãos de fomento e espaços culturais;
7. estar atento a seu papel de difusor da música de seu tempo, contribuindo para a formação de novas platéias e de novos paradigmas de espetáculos;
8. contribuir para o avanço da pesquisa em música, mais especificamente na área de Canto, no âmbito acadêmico e para o desenvolvimento epistemológico da área;
9. ter desenvolvidas suas principais concepções estéticas e ter competência para refletir sobre elas e sobre os desdobramentos e possibilidades futuras;
10. dominar as principais técnicas instrumentais, ferramentas e tecnologias relacionadas a área de Canto, possibilitando a ele adaptar-se às diversas demandas do fazer musical impostas pelo mercado de trabalho;
Organização Curricular
Procedimentos e metodologias de ensino
O projeto pedagógico do curso, em consonância com as orientações legais propostas pelo MEC (LDB 9394/96; CNE/CES 2/2004), é fruto de um diagnóstico identificado na unidade que visa adequar as propostas curriculares vigentes em relação às novas demandas artísticas, socioculturais, científicas e tecnológicas da sociedade contemporânea. Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Música, apresentadas na resolução nº2 de 8 de março de 2004,
o curso de graduação em Música deve ensejar [...] a capacitação para apropriação do pensamento reflexivo, da sensibilidade artística,[...] revelando habilidades e aptidões indispensáveis à atuação profissional na sociedade, nas dimensões artísticas, culturais, sociais, cientificas e tecnológicas, inerentes à área da música.
Frente a estas demandas, entende-se a necessidade de um Curso de Música que induza a uma postura dinâmica empreendedora, reflexiva e ativa, em interação com a sociedade.
Conforme estabelecido no parecer nº0195/2003, do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior, as Diretrizes Curriculares Nacionais
devem induzir à criação de diferentes formações e habilitações para cada área do conhecimento, possibilitando ainda definirem múltiplos perfis profissionais, garantindo uma maior diversidade de carreiras, promovendo a integração do ensino de graduação com a pós-graduação, privilegiando, no perfil de seus formandos, as competências intelectuais que reflitam a heterogeneidade das demandas sociais.
Indispensável para um efetivo diálogo com as variáveis demandas sociais do nosso tempo é a valorização de uma formação sólida envolvendo estudos básicos relacionados com a cultura, as artes e também as ciências humanas e sociais; envolvendo estudos relacionados com a pluralidade de conhecimentos instrumentais, composicionais, tecnológicos e estéticos; bem como estudos que permitam a integração teoria/prática relacionada com o exercício da arte musical e do desempenho profissional. Deste modo, o curso propicia a constituição de habilidades ou capacidades para se situar e dialogar com o atual estado das pesquisas em música e que possibilitam o trânsito nas diversas correntes estéticas instituídas, da música de concerto e popular.
Consonante a isto, esta concepção de curso prioriza a flexibilização do percurso acadêmico, aliando a construção de perfis profissionais individuais ao desenvolvimento de competências e habilidades específicas do fazer musical. A flexibilidade da formação se reflete na possibilidade de trânsito nas diversas linhas de formação do bacharelado em música e na valorização da formação livre e das atividades complementares.
Ao mesmo tempo, o curso apresenta uma formação acadêmica que é estabelecida através de um eixo comum de saberes em sintonia com outras IES, tais como os da História da Música (Geral e Brasileira) e da Teoria Musical (Harmonia, Contraponto e Análise). Esta característica é fundamental para facilitar a mobilidade acadêmica e a integração da graduação com pós-graduação.
A valorização da reflexão sobre o fazer musical, sobre a relação do músico com a sociedade, com o mercado trabalho, assim como sobre as concepções estéticas e éticas também é tônica do curso. Com este objetivo, há um eixo da formação composto por disciplinas obrigatórias (Música e Sociedade; Estética; Produção Cultural) e que pode ser aprofundado em disciplinas da formação livre. Este eixo serve de embasamento para a consolidação de uma postura engajada e ativa dos alunos, no sentido de construir um percurso acadêmico condizente com os interesses particulares e respeitador de sua identidade cultural, mas, ao mesmo tempo, crítico e consciente de suas responsabilidades com a sociedade e do espírito colaborativo dentro e fora do âmbito acadêmico.
Avaliação do ensino e da aprendizagem
A avaliação da formação acadêmica é entendida como uma atividade complexa que envolve diferentes momentos e âmbitos institucionais. No âmbito do ensino é evidente que os diversos agentes precisam ter consciência do grau de eficiência dos seus empreendimentos com vistas a alcançar os objetivos específicos de unidades curriculares, das habilidades e competências esperadas do formando, dos objetivos gerais do curso, no sentido de formar cidadãos conscientes e profissionais responsáveis e capazes de realizar transformações sociais.
No ensino, portanto, torna-se imprescindível uma avaliação plural e democrática que dê voz não somente aos professores, mas também aos alunos. Igualmente importante é a discussão sobre as virtudes e deficiências diagnosticadas na avaliação, nos diferentes espaços acadêmicos (departamento, colegiado, diretório estudantil, etc), para uma possível correção de procedimentos ineficientes e uma difusão de atitudes bem sucedidas.
Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação
Acompanhamento de Egressos
O conhecimento das realidades profissionais, acadêmicas e pessoais dos alunos e ex-alunos pode constituir-se em uma ferramenta útil e eficiente na avaliação e reavaliação do curso e de suas concepções pedagógicas, contribuindo diretamente com sua qualificação e atualização. Através do acompanhamento de egressos, e também dos alunos que ainda não concluíram o curso, é possível observar a trajetória profissional e inserção no mercado de trabalho, bem como identificar possíveis deficiências, lacunas de formação e as novas demandas e necessidades da sociedade.
Com esta finalidade, pretende-se acompanhar e avaliar aspectos relacionados à inserção dos egressos no mercado de trabalho; obter elementos que identifiquem níveis de qualidade dos cursos através do acompanhamento do desenvolvimento profissional dos ex-alunos; implementar a criação de um Banco de Dados dos egressos, contendo informações pessoais, acadêmicas, profissionais e outras adicionais; atualizar continuamente as fontes de comunicação com alunos e ex-alunos; realizar cursos e eventos, articulando a integração dos egressos com os alunos da Graduação, da Extensão e da Pesquisa.
Matriz Curricular
1º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
05000362 | CANTO I | Obrigatória | 2 | 30 |
05000606 | HISTÓRIA DA MÚSICA I | Obrigatória | 2 | 30 |
05000459 | MÚSICA E SOCIEDADE | Obrigatória | 2 | 30 |
05000363 | SEMINÁRIO DO CANTO I | Obrigatória | 2 | 30 |
05000140 | TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA I | Obrigatória | 4 | 60 |
05000455 | TREINAMENTO AUDITIVO I | Obrigatória | 2 | 30 |
2º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
05000364 | CANTO II05000362 - CANTO I | Obrigatória | 2 | 30 |
05000365 | CONTRAPONTO I | Obrigatória | 2 | 30 |
05000657 | ESTÉTICA MUSICAL05000459 - MÚSICA E SOCIEDADE | Obrigatória | 2 | 30 |
05000635 | HISTÓRIA DA MÚSICA II05000606 - HISTÓRIA DA MÚSICA I | Obrigatória | 2 | 30 |
05000465 | MÚSICA DE CÂMARA I | Obrigatória | 2 | 30 |
05000469 | SEMINÁRIO DO CANTO II | Obrigatória | 2 | 30 |
05000168 | TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA II05000140 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA I | Obrigatória | 4 | 60 |
05000456 | TREINAMENTO AUDITIVO II05000455 - TREINAMENTO AUDITIVO I | Obrigatória | 2 | 30 |
3º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
05000366 | CANTO III05000364 - CANTO II | Obrigatória | 2 | 30 |
05000526 | HARMONIA I | Obrigatória | 2 | 30 |
05000636 | HISTÓRIA DA MÚSICA III05000635 - HISTÓRIA DA MÚSICA II | Obrigatória | 2 | 30 |
05000213 | LABORATÓRIO CORAL I | Obrigatória | 2 | 30 |
05000466 | MÚSICA DE CÂMARA II | Obrigatória | 2 | 30 |
05000572 | PRODUÇÃO CULTURAL05000657 - ESTÉTICA MUSICAL | Obrigatória | 2 | 30 |
05000470 | SEMINÁRIO DO CANTO III | Obrigatória | 2 | 30 |
05000174 | TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA III05000168 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA II | Obrigatória | 4 | 60 |
05000727 | TREINAMENTO AUDITIVO III05000456 - TREINAMENTO AUDITIVO II | Obrigatória | 2 | 30 |
4º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
05000369 | CANTO IV05000366 - CANTO III | Obrigatória | 2 | 30 |
05000527 | HARMONIA II05000526 - HARMONIA I | Obrigatória | 2 | 30 |
05000638 | HISTÓRIA DA MÚSICA IV05000636 - HISTÓRIA DA MÚSICA III | Obrigatória | 2 | 30 |
05000467 | MÚSICA DE CÂMARA III | Obrigatória | 2 | 30 |
05000471 | SEMINÁRIO DO CANTO IV | Obrigatória | 2 | 30 |
05000156 | TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IV05000174 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA III | Obrigatória | 4 | 60 |
5º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
05000372 | CANTO V05000369 - CANTO IV | Obrigatória | 2 | 30 |
05000528 | HARMONIA III05000527 - HARMONIA II | Obrigatória | 2 | 30 |
05000668 | HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA I | Obrigatória | 2 | 30 |
05000468 | MÚSICA DE CÂMARA IV | Obrigatória | 2 | 30 |
05000377 | PROCESSOS E ESTRUTURAS DE ANÁLISE MUSICAL I | Obrigatória | 2 | 30 |
05000472 | SEMINÁRIO DO CANTO V | Obrigatória | 2 | 30 |
6º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
05000380 | CANTO VI05000372 - CANTO V | Obrigatória | 2 | 30 |
05000508 | HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA II05000668 - HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA I | Obrigatória | 2 | 30 |
05000382 | PROCESSOS E ESTRUTURAS DE ANÁLISE MUSICAL II05000377 - PROCESSOS E ESTRUTURAS DE ANÁLISE MUSICAL I | Obrigatória | 2 | 30 |
05000385 | PROJETO DE PESQUISA EM MÚSICA I | Obrigatória | 2 | 30 |
05000473 | SEMINÁRIO DO CANTO VI | Obrigatória | 2 | 30 |
7º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
05000386 | CANTO VII05000380 - CANTO VI | Obrigatória | 2 | 30 |
05000518 | PROCESSOS E ESTRUTURAS DE ANÁLISE MUSICAL III 05000382 - PROCESSOS E ESTRUTURAS DE ANÁLISE MUSICAL II | Obrigatória | 2 | 30 |
05000391 | PROJETO DE PESQUISA EM MÚSICA II05000385 - PROJETO DE PESQUISA EM MÚSICA I | Obrigatória | 2 | 30 |
05000474 | SEMINÁRIO DO CANTO VII | Obrigatória | 2 | 30 |
8º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
05000389 | CANTO VIII05000386 - CANTO VII | Obrigatória | 2 | 30 |
05000475 | SEMINÁRIO DO CANTO VIII | Obrigatória | 2 | 30 |
05000525 | SEMINÁRIO ORIENTAÇÃO TRAB CONCLUSÃO CURSO05000391 - PROJETO DE PESQUISA EM MÚSICA II | Obrigatória | 2 | 30 |
Optativas
Optativas
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
05000602 | ATIVIDADES COMPLEMENTARES | Obrigatória | 502 |
Professores que ministraram disciplinas no Curso nos últimos três semestres
Turmas ofertadas em 2019 / 1
1º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
05000362 - CANTO I | M1 | 1 | 0 | ||||||
05000362 - CANTO I | M10 | 1 | 0 | ||||||
05000362 - CANTO I | M2 | 1 | 0 | ||||||
05000362 - CANTO I | M3 | 1 | 0 | ||||||
05000362 - CANTO I | M4 | 1 | 0 | ||||||
05000362 - CANTO I | M5 | 1 | 0 | ||||||
05000362 - CANTO I | M6 | 1 | 0 | ||||||
05000362 - CANTO I | M7 | 1 | 0 | ||||||
05000362 - CANTO I | M8 | 1 | 0 | ||||||
05000362 - CANTO I | M9 | 1 | 0 | ||||||
05000606 - HISTÓRIA DA MÚSICA I Horários
| T1 | 4 | 0 | ||||||
05000606 - HISTÓRIA DA MÚSICA I Horários
| T2 | 3 | 0 | ||||||
05000459 - MÚSICA E SOCIEDADE Horários
| T1 | 4 | 0 | ||||||
05000459 - MÚSICA E SOCIEDADE Horários
| T2 | 4 | 0 | ||||||
05000363 - SEMINÁRIO DO CANTO I Horários
| M1 | 10 | 0 | ||||||
05000363 - SEMINÁRIO DO CANTO I Horários
| M2 | 10 | 0 | ||||||
05000363 - SEMINÁRIO DO CANTO I Horários
| M3 | 10 | 0 | ||||||
05000140 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA I Horários
| M3 | 4 | 0 | ||||||
05000140 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA I Horários
| M4 | 4 | 0 | ||||||
05000455 - TREINAMENTO AUDITIVO I Horários
| T1 | 10 | 0 |
2º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
05000364 - CANTO II | M1 | 1 | 0 | ||||||
05000364 - CANTO II | M2 | 1 | 0 | ||||||
05000364 - CANTO II | M3 | 1 | 0 | ||||||
05000657 - ESTÉTICA MUSICAL Horários
| T1 | 10 | 0 | ||||||
05000469 - SEMINÁRIO DO CANTO II Horários
| M1 | 10 | 0 | ||||||
05000469 - SEMINÁRIO DO CANTO II Horários
| M3 | 10 | 0 |
3º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
05000366 - CANTO III | M1 | 1 | 0 | ||||||
05000366 - CANTO III | M2 | 1 | 0 | ||||||
05000366 - CANTO III | M3 | 1 | 0 | ||||||
05000366 - CANTO III | M4 | 1 | 0 | ||||||
05000366 - CANTO III | M5 | 1 | 0 | ||||||
05000366 - CANTO III | M6 | 1 | 0 | ||||||
05000366 - CANTO III | M7 | 1 | 0 | ||||||
05000526 - HARMONIA I Horários
| M1 | 0 | 0 | ||||||
05000526 - HARMONIA I Horários
| M2 | 0 | 0 | ||||||
05000636 - HISTÓRIA DA MÚSICA III Horários
| T1 | 10 | 0 | ||||||
05000213 - LABORATÓRIO CORAL I Horários
| T1 | 10 | 0 | ||||||
05000466 - MÚSICA DE CÂMARA II Horários
| M1 | 10 | 0 | ||||||
05000572 - PRODUÇÃO CULTURAL Horários
| M1 | 10 | 0 | ||||||
05000470 - SEMINÁRIO DO CANTO III Horários
| M1 | 10 | 0 | ||||||
05000470 - SEMINÁRIO DO CANTO III Horários
| M2 | 10 | 0 | ||||||
05000470 - SEMINÁRIO DO CANTO III Horários
| M3 | 10 | 0 | ||||||
05000174 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA III Horários
| M1 | 10 | 0 | ||||||
05000727 - TREINAMENTO AUDITIVO III Horários
| M1 | 10 | 0 |
4º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
05000369 - CANTO IV | M1 | 1 | 0 | ||||||
05000369 - CANTO IV | M2 | 1 | 0 | ||||||
05000369 - CANTO IV | M3 | 1 | 0 | ||||||
05000369 - CANTO IV | M4 | 1 | 0 | ||||||
05000369 - CANTO IV | M5 | 1 | 0 | ||||||
05000467 - MÚSICA DE CÂMARA III Horários
| M1 | 0 | 0 | ||||||
05000471 - SEMINÁRIO DO CANTO IV Horários
| M1 | 10 | 0 | ||||||
05000471 - SEMINÁRIO DO CANTO IV Horários
| M2 | 10 | 0 | ||||||
05000471 - SEMINÁRIO DO CANTO IV Horários
| M3 | 10 | 0 |
5º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
05000372 - CANTO V | M1 | 1 | 0 | ||||||
05000372 - CANTO V | M2 | 1 | 0 | ||||||
05000372 - CANTO V | M3 | 1 | 0 | ||||||
05000372 - CANTO V | M4 | 1 | 0 | ||||||
05000372 - CANTO V | M5 | 1 | 0 | ||||||
05000528 - HARMONIA III Horários
| M1 | 2 | 0 | ||||||
05000528 - HARMONIA III Horários
| M2 | 10 | 0 | ||||||
05000668 - HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA I Horários
| T1 | 0 | 0 | ||||||
05000468 - MÚSICA DE CÂMARA IV Horários
| M1 | 10 | 0 | ||||||
05000377 - PROCESSOS E ESTRUTURAS DE ANÁLISE MUSICAL I Horários
| M1 | 10 | 0 | ||||||
05000472 - SEMINÁRIO DO CANTO V Horários
| M1 | 10 | 0 | ||||||
05000472 - SEMINÁRIO DO CANTO V Horários
| M2 | 10 | 0 | ||||||
05000472 - SEMINÁRIO DO CANTO V Horários
| M3 | 10 | 0 |
6º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
05000380 - CANTO VI | M1 | 1 | 0 | ||||||
05000380 - CANTO VI | M2 | 1 | 0 | ||||||
05000473 - SEMINÁRIO DO CANTO VI Horários
| M2 | 7 | 0 | ||||||
05000473 - SEMINÁRIO DO CANTO VI Horários
| M3 | 10 | 0 |
7º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
05000386 - CANTO VII | M1 | 1 | 0 | ||||||
05000518 - PROCESSOS E ESTRUTURAS DE ANÁLISE MUSICAL III Horários
| M1 | 10 | 0 | ||||||
05000391 - PROJETO DE PESQUISA EM MÚSICA II Horários
| T1 | 7 | 0 | ||||||
05000474 - SEMINÁRIO DO CANTO VII Horários
| M3 | 7 | 0 |
8º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
05000389 - CANTO VIII | M1 | 1 | 0 | ||||||
05000389 - CANTO VIII | M2 | 1 | 0 | ||||||
05000475 - SEMINÁRIO DO CANTO VIII Horários
| M3 | 7 | 0 | ||||||
05000525 - SEMINÁRIO ORIENTAÇÃO TRAB CONCLUSÃO CURSO Horários
| P3 | 1 | 0 |
Optativas
Alunos Egressos
Nome | Ano de ingresso | Ano de conclusão |
---|---|---|
EIDNÁ LIMA SANTOS | 1987 | 1995 |
LEDA MARIA VIEIRA PACHECO | 1990 | 1995 |
HAROLDO CAMPOS DE CAMPOS | 1990 | 1996 |
MARIA CRISTINA AZEVEDO BARBOSA | 1993 | 1996 |
SÉRGIO DA SILVA PIÑEIRO | 1991 | 1997 |
SABRINA ESTEVES WALTZER | 1994 | 1998 |
ALESSANDRA DOGLIA DE OLIVEIRA | 1993 | 2000 |
ATAULFO GUARANI MEIRELES MARTINS | 1997 | 2000 |
JAQUELINE GONÇALVES CARDOSO | 1995 | 2000 |
JONAS KLUG DA SILVEIRA | 1996 | 2000 |
CAROLINA VELOSO FERNANDES | 1997 | 2001 |
DEBORA DE FATIMA EINHARDT JARA | 1997 | 2001 |
ISAURA MARIA PEREIRA | 1996 | 2001 |
JANINE BROD RODO | 1998 | 2001 |
RAQUEL SOARES PEREIRA | 1997 | 2001 |
JUSSANETE DA COSTA VARGAS | 1995 | 2002 |
CARLA DOMINGUES BATISTA | 2001 | 2005 |
CRISTINA DIAS RIBEIRO | 2002 | 2005 |
RENATA SCHMIDT DE ARRUDA GOMES | 2002 | 2005 |
JOAB MONTEIRO MUNIZ | 2003 | 2006 |
LUISA COSTA KURTZ DOS SANTOS | 2003 | 2006 |
FABIANE BEHLING LUCKOW | 2003 | 2008 |
LUCIENE DE BITTENCOURT MARTINS | 2003 | 2008 |
RUBENS JOSE OGG | 2003 | 2008 |
FABIO GUIMARAES VIEIRA | 2009 | 2009 |
LAUREN PERES TAVARES | 2003 | 2009 |
JOÃO ALBERTO DOS SANTOS FERREIRA FILHO | 2004 | 2010 |
RODRIGO MADRID PERES VIEIRA | 2005 | 2010 |
ANDRIA PAULA COSTA RODRIGUES | 2006 | 2011 |
YIMI WALTER PREMAZZI SILVEIRA JÚNIOR | 2010 | 2011 |
HELENA HARUMI TERAMOTO | 2008 | 2012 |
VERIDIANA DE LIMA GOMES KRÜGER | 2007 | 2012 |
DANIELA DA SILVA MOREIRA | 2009 | 2013 |
ROSSANA MARINA DURO SPARVOLI | 2008 | 2013 |
ANGELA MARIA PACHON ELIAS | 2007 | 2014 |
PATRÍCIA MARQUES TAVARES | 2006 | 2014 |
Breno Alves Ribeiro | 2009 | 2015 |
CAROLINE DOS SANTOS PERES | 2015 | 2017 |
FERNANDA KEIKO MIKI DA COSTA | 2013 | 2017 |
(*) Conceitos de curso:
(**) Vagas e formas de ingresso:
- A0 - Ampla concorrência;
- L1 - Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
- L2 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
- L5 - Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
- L6 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
- L9 - Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
- L10 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012
- L13 - Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
- L14 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
Localização e contatos
- Rua. Cel. Alberto Rosa, 62
96010-770 Pelotas, Rio Grande do Sul - Horário de Atendimento:
De segunda a sexta-feira das 8h às 14h . Sala 301 - Bloco A. - (53) 32845518
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