Nome do Curso / Conceitos (*)
Música - Canto
CC (2014)3
Nível / Grau
Graduação / Bacharelado
Modalidade
Presencial
Turno
INTEGRAL (MATUTINO+VESPERTINO)
Código UFPel
3710
Código e-MEC
24022
Unidade
Coordenador
ACLB_EPLB_PCDLB_PPILB_QLI_EPLI_PCDLI_PPILI_QVRTotal
NOTA DO ENEM 2024/1 111115
ACL01L02L05L06L09L10L13L14Total
PAVE 2024/111114
ACLB_EPLB_PCDLB_PPILB_QLI_EPLI_PCDLI_PPILI_QTotal
SISU 2024/111114
Criação e Reconhecimento
Curso reconhecido pelo Decreto nº 67.289 de 28/09/1970. Publicado no D.O.U. de 30/09/1970.
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 58 de 02/02/2018. Publicada na Seção 1, página 13 do D.O.U. de 05/02/2018.

Contextualização

O curso tem como objetivo estimular o aluno à criação musical através de atividades que privilegiem a ação conjunta, a colaboração entre composições e intérpretes, bem como a reflexão e o espírito investigativo e científico; promover a divulgação e difusão do conhecimento construído e desenvolvido no meio acadêmico em diálogo com a sociedade, através de recitais, concertos, mostras, apresentações, shows, espetáculos, pesquisas, artigos, textos acadêmicos, gravações e palestras; formar um profissional que além de competente em sua linha de formação específica, possa atuar nos diversos processos de criação e manifestação artística e do conhecimento musical; formar um profissional apto a se situar e dialogar com o atual estado das pesquisas em Canto; oferecer ao aluno uma formação sólida através de uma ampla gama de possibilidades e técnicas de Canto; estimular o aluno a transitar e dialogar com as diversas possibilidades estéticas instituídas, da música de concerto ou popular, respeitando a sua identidade cultural e incentivando a construção de suas próprias concepções estéticas; instrumentalizar o aluno para utilização e exploração das tecnologias musicais, manipulação de softwares musicais específicos e interação com outras mídias, tais como cinema, dança, teatro, vídeo e jogos eletrônicos; viabilizar projetos de pesquisa, ensino e extensão na área de Canto, visando a difusão e o desenvolvimento do conhecimento artístico e intelectual.

Objetivos

  • estimular o aluno à criação musical através de atividades que privilegiem a ação conjunta, a colaboração entre compositores e intérpretes, bem como a reflexão e o espírito investigativo e científico;

  • promover a divulgação e difusão do conhecimento construído e desenvolvido no meio acadêmico em diálogo com a sociedade, através de recitais, concertos, mostras, apresentações, shows, espetáculos, pesquisas, artigos, textos acadêmicos, gravações e palestras;

  • formar um profissional que além de competente em sua linha de formação específica, possa atuar nos diversos processos de criação e manifestação artística e do conhecimento musical;

  • formar um profissional apto a se situar e dialogar com o atual estado das pesquisas em Canto;

  • oferecer ao aluno uma formação sólida através de uma ampla gama de possibilidades e técnicas de Canto;

  • estimular o aluno a transitar e dialogar com as diversas possibilidades estéticas instituídas, da música de concerto ou popular, respeitando a sua identidade cultural e incentivando a construção de suas próprias concepções estéticas;

  • instrumentalizar o aluno para utilização e exploração das tecnologias musicais, manipulação de softwares musicais específicos e interação com outras mídias, tais como cinema, dança, teatro, vídeo e jogos eletrônicos;

  • viabilizar projetos de pesquisa, ensino e extensão na área de Canto, visando a difusão e o desenvolvimento do conhecimento artístico e intelectual.

Perfil do Egresso

Espera-se do formado o pensamento crítico-reflexivo, a sensibilidade artística e o domínio técnico-musical que potencializem as habilidades e aptidões indispensáveis à atuação profissional e sua capacidade transformadora na sociedade. Espera-se que esteja apto a adequar-se ao mercado de trabalho existente e a identificar novas possibilidades de atuação. Além disso, são desejadas habilidades de organização coletiva, de colaboração e de respeito à diversidade de identidades culturais, como forma de construção do conhecimento e consolidação de um paradigma ético.

Competências e habilidades

O curso de graduação em Música, atento às tecnologias de produção e reprodução musical, de novas demandas de mercado e de sua contextualização marcada pela competição e pela excelência nas diferentes modalidades de formação profissional, deve possibilitar formação profissional que revele, pelo menos, as competências e habilidades para que o formando possa:

1. intervir na sociedade de acordo com suas manifestações culturais, demonstrando sensibilidade e criação artísticas e excelência prática;
​2. viabilizar pesquisa científica e tecnológica em música, visando à criação, compreensão e difusão da cultura e seu desenvolvimento;

3. atuar, de forma significativa, nas manifestações musicais, instituídas ou emergentes;

4. atuar nos diferenciados espaços culturais e, especialmente, em articulação com instituições de ensino específico de música;

5. estimular criações musicais e sua divulgação como manifestação do potencial artístico.

6. desenvolver e implementar projetos de criação artística, em uma atitude colaborativa que integre compositores, intérpretes, produtores culturais, órgãos de fomento e espaços culturais;

7. estar atento a seu papel de difusor da música de seu tempo, contribuindo para a formação de novas platéias e de novos paradigmas de espetáculos;

8. contribuir para o avanço da pesquisa em música, mais especificamente na área de Canto, no âmbito acadêmico e para o desenvolvimento epistemológico da área;

9. ter desenvolvidas suas principais concepções estéticas e ter competência para refletir sobre elas e sobre os desdobramentos e possibilidades futuras;

10. dominar as principais técnicas instrumentais, ferramentas e tecnologias relacionadas a área de Canto, possibilitando a ele adaptar-se às diversas demandas do fazer musical impostas pelo mercado de trabalho;

Organização Curricular

A carga horária total do Curso de Música, linha de formação Canto, é de 2400 horas, divididos entre a formação Específica, a Formação Complementar e a Formação Livre, conforme o seguinte quadro: Formação Específica -Disciplinas do Núcleo Comum 850 horas/aula - 708 horas - 29% -Disciplinas Específicas 884horas/aula - 737 horas - 31% Total Formação Específica 1734horas/aula - 1445 horas - 60% Formação Complementar - 502 horas - 21% Formação Livre 544horas/aula - 453 horas - 19% TOTAL 2400 horas 100%

Procedimentos e metodologias de ensino

 O projeto pedagógico do curso, em consonância com as orientações legais propostas pelo MEC (LDB 9394/96; CNE/CES 2/2004), é fruto de um diagnóstico identificado na unidade que visa adequar as propostas curriculares vigentes em relação às novas demandas artísticas, socioculturais, científicas e tecnológicas da sociedade contemporânea. Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Música, apresentadas na resolução nº2 de 8 de março de 2004,

o curso de graduação em Música deve ensejar [...] a capacitação para apropriação do pensamento reflexivo, da sensibilidade artística,[...] revelando habilidades e aptidões indispensáveis à atuação profissional na sociedade, nas dimensões artísticas, culturais, sociais, cientificas e tecnológicas, inerentes à área da música.

 

Frente a estas demandas, entende-se a necessidade de um Curso de Música que induza a uma postura dinâmica empreendedora, reflexiva e ativa, em interação com a sociedade.

Conforme estabelecido no parecer nº0195/2003, do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior, as Diretrizes Curriculares Nacionais

devem induzir à criação de diferentes formações e habilitações para cada área do conhecimento, possibilitando ainda definirem múltiplos perfis profissionais, garantindo uma maior diversidade de carreiras, promovendo a integração do ensino de graduação com a pós-graduação, privilegiando, no perfil de seus formandos, as competências intelectuais que reflitam a heterogeneidade das demandas sociais.

 

Indispensável para um efetivo diálogo com as variáveis demandas sociais do nosso tempo é a valorização de uma formação sólida envolvendo estudos básicos relacionados com a cultura, as artes e também as ciências humanas e sociais; envolvendo estudos relacionados com a pluralidade de conhecimentos instrumentais, composicionais, tecnológicos e estéticos; bem como estudos que permitam a integração teoria/prática relacionada com o exercício da arte musical e do desempenho profissional. Deste modo, o curso propicia a constituição de habilidades ou capacidades para se situar e dialogar com o atual estado das pesquisas em música e que possibilitam o trânsito nas diversas correntes estéticas instituídas, da música de concerto e popular.

Consonante a isto, esta concepção de curso prioriza a flexibilização do percurso acadêmico, aliando a construção de perfis profissionais individuais ao desenvolvimento de competências e habilidades específicas do fazer musical. A flexibilidade da formação se reflete na possibilidade de trânsito nas diversas linhas de formação do bacharelado em música e na valorização da formação livre e das atividades complementares.

Ao mesmo tempo, o curso apresenta uma formação acadêmica que é estabelecida através de um eixo comum de saberes em sintonia com outras IES, tais como os da História da Música (Geral e Brasileira) e da Teoria Musical (Harmonia, Contraponto e Análise). Esta característica é fundamental para facilitar a mobilidade acadêmica e a integração da graduação com pós-graduação.

A valorização da reflexão sobre o fazer musical, sobre a relação do músico com a sociedade, com o mercado trabalho, assim como sobre as concepções estéticas e éticas também é tônica do curso. Com este objetivo, há um eixo da formação composto por disciplinas obrigatórias (Música e Sociedade; Estética; Produção Cultural) e que pode ser aprofundado em disciplinas da formação livre. Este eixo serve de embasamento para a consolidação de uma postura engajada e ativa dos alunos, no sentido de construir um percurso acadêmico condizente com os interesses particulares e respeitador de sua identidade cultural, mas, ao mesmo tempo, crítico e consciente de suas responsabilidades com a sociedade e do espírito colaborativo dentro e fora do âmbito acadêmico.

Avaliação do ensino e da aprendizagem

 

A avaliação da formação acadêmica é entendida como uma atividade complexa que envolve diferentes momentos e âmbitos institucionais. No âmbito do ensino é evidente que os diversos agentes precisam ter consciência do grau de eficiência dos seus empreendimentos com vistas a alcançar os objetivos específicos de unidades curriculares, das habilidades e competências esperadas do formando, dos objetivos gerais do curso, no sentido de formar cidadãos conscientes e profissionais responsáveis e capazes de realizar transformações sociais.

No ensino, portanto, torna-se imprescindível uma avaliação plural e democrática que dê voz não somente aos professores, mas também aos alunos. Igualmente importante é a discussão sobre as virtudes e deficiências diagnosticadas na avaliação, nos diferentes espaços acadêmicos (departamento, colegiado, diretório estudantil, etc), para uma possível correção de procedimentos ineficientes e uma difusão de atitudes bem sucedidas.

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

Não há Pós-Graduação em Música na UFPel até o momento.

Acompanhamento de Egressos

O conhecimento das realidades profissionais, acadêmicas e pessoais dos alunos e ex-alunos pode constituir-se em uma ferramenta útil e eficiente na avaliação e reavaliação do curso e de suas concepções pedagógicas, contribuindo diretamente com sua qualificação e atualização. Através do acompanhamento de egressos, e também dos alunos que ainda não concluíram o curso, é possível observar a trajetória profissional e inserção no mercado de trabalho, bem como identificar possíveis deficiências, lacunas de formação e as novas demandas e necessidades da sociedade.

Com esta finalidade, pretende-se acompanhar e avaliar aspectos relacionados à inserção dos egressos no mercado de trabalho; obter elementos que identifiquem níveis de qualidade dos cursos através do acompanhamento do desenvolvimento profissional dos ex-alunos; implementar a criação de um Banco de Dados dos egressos, contendo informações pessoais, acadêmicas, profissionais e outras adicionais; atualizar continuamente as fontes de comunicação com alunos e ex-alunos; realizar cursos e eventos, articulando a integração dos egressos com os alunos da Graduação, da Extensão e da Pesquisa.

 

Matriz Curricular

1º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05001683CANTO IObrigatória230
05001465HISTÓRIA DA MÚSICA IObrigatória230
05001468LABORATÓRIO CORAL IObrigatória230
05001467METODOLOGIA CIENTÍFICAObrigatória230
05001466MÚSICA E SOCIEDADEObrigatória230
05001684SEMINÁRIO DE CANTO IObrigatória230
05001464TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IObrigatória460

2º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05001685CANTO II05001683 - CANTO IObrigatória230
05001734CONTRAPONTO I05001464 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IObrigatória460
05001472HISTÓRIA DA MÚSICA II05001465 - HISTÓRIA DA MÚSICA IObrigatória230
05001686SEMINÁRIO DE CANTO II05001683 - CANTO I05001684 - SEMINÁRIO DE CANTO IObrigatória230
05001471TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO II05001464 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IObrigatória460

3º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05001688CANTO III05001685 - CANTO IIObrigatória230
05001480HARMONIA I05001734 - CONTRAPONTO I05001471 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IIObrigatória230
05001479HISTÓRIA DA MÚSICA III05001472 - HISTÓRIA DA MÚSICA IIObrigatória230
05001687MÚSICA DE CÂMARA I05001685 - CANTO IIObrigatória230
05001481PRODUÇÃO CULTURALObrigatória460
05001689SEMINÁRIO DE CANTO III05001686 - SEMINÁRIO DE CANTO II05001685 - CANTO IIObrigatória230
05001478TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO III05001471 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO II05001468 - LABORATÓRIO CORAL IObrigatória460

4º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05001691CANTO IV05001688 - CANTO IIIObrigatória230
05001486HARMONIA II05001480 - HARMONIA IObrigatória230
05001485HISTÓRIA DA MÚSICA IV05001479 - HISTÓRIA DA MÚSICA IIIObrigatória230
05001690MÚSICA DE CÂMARA II05001687 - MÚSICA DE CÂMARA IObrigatória230
05001692SEMINÁRIO DE CANTO IV05001688 - CANTO III05001689 - SEMINÁRIO DE CANTO IIIObrigatória230
05001484TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IV05001478 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IIIObrigatória460

5º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05001490ANÁLISE MUSICAL I05001486 - HARMONIA II05001467 - METODOLOGIA CIENTÍFICAObrigatória230
05001694CANTO V05001691 - CANTO IV05001467 - METODOLOGIA CIENTÍFICA05001471 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IIObrigatória230
05001530ESTÉTICA MUSICAL05001466 - MÚSICA E SOCIEDADE05001485 - HISTÓRIA DA MÚSICA IV05001467 - METODOLOGIA CIENTÍFICAObrigatória230
05001492HARMONIA III05001486 - HARMONIA IIObrigatória230
05001491HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA I05001485 - HISTÓRIA DA MÚSICA IV05001467 - METODOLOGIA CIENTÍFICAObrigatória230
05001693MÚSICA DE CÂMARA III05001690 - MÚSICA DE CÂMARA IIObrigatória230
05001695SEMINÁRIO DE CANTO V05001692 - SEMINÁRIO DE CANTO IV05001691 - CANTO IVObrigatória230
05001611TREINAMENTO AUDITIVO I05001471 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IIObrigatória230

6º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05001496ANÁLISE MUSICAL II05001490 - ANÁLISE MUSICAL IObrigatória230
05001697CANTO VI05001694 - CANTO VObrigatória230
05001497HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA II05001491 - HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA IObrigatória230
05001696MÚSICA DE CÂMARA IV05001693 - MÚSICA DE CÂMARA IIIObrigatória230
05001698SEMINÁRIO DE CANTO VI05001694 - CANTO V05001695 - SEMINÁRIO DE CANTO VObrigatória230
05001612TREINAMENTO AUDITIVO II05001611 - TREINAMENTO AUDITIVO IObrigatória230

7º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05001509ANÁLISE MUSICAL III05001496 - ANÁLISE MUSICAL IIObrigatória230
05001699CANTO VII05001697 - CANTO VI05001486 - HARMONIA IIObrigatória230
05001502PROJETO DE PESQUISA EM MÚSICA05001467 - METODOLOGIA CIENTÍFICAObrigatória230
05001700SEMINÁRIO DE CANTO VII05001697 - CANTO VI05001698 - SEMINÁRIO DE CANTO VIObrigatória230
05001613TREINAMENTO AUDITIVO III05001612 - TREINAMENTO AUDITIVO IIObrigatória230

8º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05001702CANTO VIII05001699 - CANTO VIIObrigatória230
05001703SEMINÁRIO DE CANTO VIII05001699 - CANTO VII05001700 - SEMINÁRIO DE CANTO VIIObrigatória230
05001704TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - PERFORMANCE MUSICAL05001502 - PROJETO DE PESQUISA EM MÚSICAObrigatória460

Complementares

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05001682ATIVIDADES COMPLEMENTARESAtividade complementar28420

Optativas

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05001487A CANÇÃO POPULAR NOS SEC. XX E XXIOptativa230
05001508ANÁLISE DA MÚSICA POPULAR GRAVADA05001496 - ANÁLISE MUSICAL II05001467 - METODOLOGIA CIENTÍFICA05001497 - HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA IIOptativa230
05001510ANÁLISE MUSICAL IV05001509 - ANÁLISE MUSICAL IIIOptativa230
05001511ANATOMOFISIOLOGIA DA VOZOptativa230
05001512ANTROPOLOGIA CULTURALOptativa230
05001513APRECIAÇÃO E CRÍTICA MUSICAL I05001530 - ESTÉTICA MUSICALOptativa230
05001514APRECIAÇÃO E CRÍTICA MUSICAL II05001513 - APRECIAÇÃO E CRÍTICA MUSICAL IOptativa230
05001488ARRANJO I05001480 - HARMONIA I05001471 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO II05001734 - CONTRAPONTO IOptativa230
05001493ARRANJO II05001488 - ARRANJO IOptativa230
05001515BANDA SINFÔNICA BRASILEIRA IOptativa230
05001516BANDA SINFÔNICA BRASILEIRA II05001515 - BANDA SINFÔNICA BRASILEIRA IOptativa230
05001517BIOGRAFIAS MUSICAISOptativa460
05001521COMPOSIÇÃO MUSICAL PARA MULTIMEIOS05001484 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IV05001605 - SEQUENCIAMENTO E ORQUESTRAÇÃO MIDIOptativa460
05001522CONJUNTO DE SAXOFONES I05001471 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO II05001599 - SAXOFONE IIOptativa230
05001523CONJUNTO DE SAXOFONES II05001522 - CONJUNTO DE SAXOFONES IOptativa230
05000581CONJUNTO VOCALOptativa230
05001735CONTRAPONTO II05001734 - CONTRAPONTO IOptativa460
05001736CONTRAPONTO III05001735 - CONTRAPONTO IIOptativa460
05001526CULTURAS MUSICAIS DO MUNDOOptativa460
05001527DESENHO SONORO05001537 - FUNDAMENTOS DA MÚSICA ELETROACÚSTICAOptativa460
05001528DIDÁTICA DO CANTOOptativa230
05001529ESCRITA MUSICALOptativa230
05001705ESTUDOS DE RÍTMICAOptativa230
05001531ESTUDOS INTENSIVOS DE TREINAMENTO AUDITIVO05001484 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IVOptativa230
05001706ETNOMUSICOLOGIA IOptativa345
05001707ETNOMUSICOLOGIA II05001707 - ETNOMUSICOLOGIA IIOptativa345
05001708ETNOMUSICOLOGIA III05001707 - ETNOMUSICOLOGIA IIOptativa345
05001709ETNOMUSICOLOGIA IV05001708 - ETNOMUSICOLOGIA IIIOptativa345
05001710ETNOMUSICOLOGIA LATINO-AMERICANAOptativa460
05001537FUNDAMENTOS DA MÚSICA ELETROACÚSTICA05001605 - SEQUENCIAMENTO E ORQUESTRAÇÃO MIDIOptativa460
05001538FUNDAMENTOS DO ÁUDIO, DA ACÚSTICA MUSICAL E DO EXPERIMENTALISMO SONOROOptativa460
05001539GRUPO DE PERCUSSÃO IOptativa230
05001540GRUPO DE PERCUSSÃO IIOptativa230
05001541HARMONIA IV05001492 - HARMONIA IIIOptativa230
05001542HISTÓRIA DA MÚSICA NO RSOptativa230
05001543HISTÓRIA DO JAZZOptativa230
05001544HISTÓRIA DO ROCKOptativa230
05001711HISTÓRIA E LITERATURA DO CANTO IOptativa230
05001712HISTÓRIA E LITERATURA DO CANTO II05001711 - HISTÓRIA E LITERATURA DO CANTO IOptativa230
05001498IMPROVISAÇÃO MUSICAL I05001471 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO II05001492 - HARMONIA IIIOptativa230
05001501IMPROVISAÇÃO MUSICAL II05001498 - IMPROVISAÇÃO MUSICAL IOptativa230
05001713INICIAÇÃO À COMPOSIÇÃO IOptativa460
05001714INICIAÇÃO À COMPOSIÇÃO II05001713 - INICIAÇÃO À COMPOSIÇÃO IOptativa460
05001715INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - FLAUTA TRANSVERSAL IOptativa230
05001716INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - FLAUTA TRANSVERSAL II05001715 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - FLAUTA TRANSVERSAL IOptativa230
05001717INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - FLAUTA TRANSVERSAL III05001716 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - FLAUTA TRANSVERSAL IIOptativa230
05001718INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - FLAUTA TRANSVERSAL IV05001717 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - FLAUTA TRANSVERSAL IIIOptativa230
05001549INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - PIANO IOptativa230
05001550INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - PIANO II05001549 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - PIANO IOptativa230
05001551INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - PIANO III05001550 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - PIANO IIOptativa230
05001552INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - PIANO IV05001551 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - PIANO IIIOptativa230
05001553INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - PIANO V05001552 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - PIANO IVOptativa230
05001554INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - PIANO VI05001553 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - PIANO VOptativa230
05001555INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - PIANO VII05001554 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - PIANO VIOptativa230
05001556INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - PIANO VIII05001555 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - PIANO VIIOptativa230
05001557INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - VIOLÃO IOptativa230
05001558INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - VIOLÃO II05001557 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - VIOLÃO IOptativa230
05001559INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - VIOLÃO III05001558 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - VIOLÃO IIOptativa230
05001560INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - VIOLÃO IV05001559 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - VIOLÃO IIIOptativa230
05001562INSTRUMENTO COMPLEMENTAR – VIOLINO IOptativa230
05001561INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - VIOLINO II05001562 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR – VIOLINO IOptativa230
05001719INSTRUMENTO SUPLEMENTAR - CANTO IOptativa230
05001720INSTRUMENTO SUPLEMENTAR - CANTO II05001719 - INSTRUMENTO SUPLEMENTAR - CANTO IOptativa230
05001563INTERPRETAÇÃO DA MÚSICA CONTEMPORÂNEAOptativa230
05001566INTRODUÇÃO À TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IOptativa230
05001567INTRODUÇÃO À TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO II05001566 - INTRODUÇÃO À TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IOptativa230
05001568LABORATÓRIO CORAL II05001468 - LABORATÓRIO CORAL IOptativa230
05001569LABORATÓRIO CORAL III05001568 - LABORATÓRIO CORAL IIOptativa230
05001570LABORATÓRIO CORAL IV05001569 - LABORATÓRIO CORAL IIIOptativa230
05001571LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO MUSICAL, FONOGRÁFICA E RADIOFÔNICA05001475 - MÚSICA E TECNOLOGIA05001487 - A CANÇÃO POPULAR NOS SEC. XX E XXI05001481 - PRODUÇÃO CULTURALOptativa460
05001572LABORATÓRIO DE REGÊNCIA E DIREÇÃO MUSICAL IOptativa460
05001573LABORATÓRIO DE REGÊNCIA E DIREÇÃO MUSICAL II05001572 - LABORATÓRIO DE REGÊNCIA E DIREÇÃO MUSICAL IOptativa460
05001721LABORATÓRIO ORQUESTRAL I05001691 - CANTO IVOptativa230
05001722LABORATÓRIO ORQUESTRAL II05001721 - LABORATÓRIO ORQUESTRAL IOptativa230
05001723LABORATÓRIO ORQUESTRAL III05001722 - LABORATÓRIO ORQUESTRAL IIOptativa230
05001724LABORATÓRIO ORQUESTRAL IV05001723 - LABORATÓRIO ORQUESTRAL IIIOptativa230
05001725LEITURA MUSICAL À PRIMEIRA VISTA05001484 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IVOptativa230
20000084LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )Optativa460
05001475MÚSICA E TECNOLOGIAOptativa230
05001575MÚSICA, GÊNERO, RAÇA E SEXUALIDADEOptativa460
05001574MÚSICA PARA TEATRO, DANÇA E SUPORTES AUDIOVISUAISOptativa460
05001726MUSICOLOGIA IOptativa345
05001727MUSICOLOGIA II05001726 - MUSICOLOGIA IOptativa345
05001728MUSICOLOGIA III05001726 - MUSICOLOGIA IOptativa345
05001729MUSICOLOGIA IV05001726 - MUSICOLOGIA IOptativa345
05001576OFICINA DE LUTERIA EXPERIMENTALOptativa230
05001730OFICINA DE PERFORMANCE MUSICAL I05001691 - CANTO IVOptativa230
05001731OFICINA DE PERFORMANCE MUSICAL II05001691 - CANTO IVOptativa230
05001732ORQUESTRAÇÃO I05001714 - INICIAÇÃO À COMPOSIÇÃO IIOptativa230
05001733ORQUESTRAÇÃO II05001732 - ORQUESTRAÇÃO IOptativa230
05001578PERCUSSÃO IOptativa230
05001579PERCUSSÃO IIOptativa230
05001580PERCUSSÃO IIIOptativa230
05001581PERCUSSÃO IVOptativa230
05001584PRÁTICA DE MÚSICA BRASILEIRA POPULAR05001478 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IIIOptativa230
05001477PRÁTICAS E CONCEPÇÕES MUSICAIS AFRO-DIASPÓRICASOptativa230
05001585PRÁTICAS INTERPRETATIVAS DO CHORO IOptativa230
05001586PRÁTICAS INTERPRETATIVAS DO CHORO II05001585 - PRÁTICAS INTERPRETATIVAS DO CHORO IOptativa230
05001587PRÁTICAS MUSICAIS NAS SOCIEDADES INDÍGENAS DAS TERRAS BAIXAS DA AMÉRICA DO SULOptativa230
05001588PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IOptativa230
05001589PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IIOptativa230
05001590PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IIIOptativa230
05001591PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IVOptativa230
05001592PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA VOptativa230
05001593PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA VIOptativa230
05001594PROPRIOCEPÇÃO CORPORALOptativa230
05001469RÍTMICA IOptativa230
05001595RÍTMICA II05001469 - RÍTMICA IOptativa230
05001596RÍTMICA III05001595 - RÍTMICA IIOptativa230
05001597RÍTMICA IV05001596 - RÍTMICA IIIOptativa230
05001598SAXOFONE IOptativa230
05001599SAXOFONE II05001598 - SAXOFONE IOptativa230
05001600SAXOFONE III05001599 - SAXOFONE IIOptativa230
05001601SAXOFONE IV05001600 - SAXOFONE IIIOptativa230
05001602SEMIÓTICA GERALOptativa230
05001603SEMIÓTICA MUSICAL I05001602 - SEMIÓTICA GERALOptativa230
05001604SEMIÓTICA MUSICAL II05001603 - SEMIÓTICA MUSICAL IOptativa230
05001605SEQUENCIAMENTO E ORQUESTRAÇÃO MIDIOptativa230
05001606TÓPICOS DE ESTUDO E PESQUISA EM PROCESSOS CRIATIVOSOptativa230
05001607TÓPICOS DE LITERATURA, POESIA E LETRA DE MÚSICAOptativa230
05001608TÓPICOS EM PERFORMANCE MUSICAL IOptativa230
05001609TÓPICOS EM PERFORMANCE MUSICAL IIOptativa230
05001610TÓPICOS EM TEORIA MUSICALOptativa230
05001614VOZ E VIOLÃO IOptativa230
05001615VOZ E VIOLÃO II05001614 - VOZ E VIOLÃO IOptativa230
05001616VOZ E VIOLÃO III05001615 - VOZ E VIOLÃO IIOptativa230
05001617VOZ E VIOLÃO IV05001616 - VOZ E VIOLÃO IIIOptativa230

Turmas ofertadas em 2024 / 2

Versão do Currículo: 1324 (ATUAL)

1º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05001683 - CANTO IProfessor responsável pela turma: CAROLINE DOS SANTOS PERES
M111
05001683 - CANTO IProfessor responsável pela turma: LAZLO RAHMEIER
Horários
ManhãTardeNoite
TER19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
M1074
05001683 - CANTO IProfessor responsável pela turma: CRISTINE BELLO GUSE
M211
05001683 - CANTO IProfessor responsável pela turma: CAROLINE DOS SANTOS PERES
M311
05001684 - SEMINÁRIO DE CANTO IProfessor responsável pela turma: CAROLINE DOS SANTOS PERES
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M122
05001684 - SEMINÁRIO DE CANTO IProfessor responsável pela turma: CRISTINE BELLO GUSE
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M211

2º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05001685 - CANTO IIProfessor responsável pela turma: CAROLINE DOS SANTOS PERES
M111
05001685 - CANTO IIM200
05001685 - CANTO IIProfessor responsável pela turma: CRISTINE BELLO GUSE
M311
05001685 - CANTO IIProfessor responsável pela turma: LEONORA OXLEY RODRIGUES
M411
05001685 - CANTO IIProfessor responsável pela turma: LEONORA OXLEY RODRIGUES
M511
05001685 - CANTO IIProfessor responsável pela turma: LAZLO RAHMEIER
Horários
ManhãTardeNoite
QUA10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M673
05001734 - CONTRAPONTO IProfessor responsável pela turma: CARLOS WALTER ALVES SOARES
Horários
ManhãTardeNoite
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
SEG17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
T11024
05001472 - HISTÓRIA DA MÚSICA IIProfessor responsável pela turma: WERNER EWALD
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T1428
05001472 - HISTÓRIA DA MÚSICA IIProfessor responsável pela turma: WERNER EWALD
Horários
ManhãTardeNoite
QUA10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T2320
05001686 - SEMINÁRIO DE CANTO II
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M111
05001686 - SEMINÁRIO DE CANTO IIProfessor responsável pela turma: CRISTINE BELLO GUSE
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M221
05001686 - SEMINÁRIO DE CANTO IIProfessor responsável pela turma: LEONORA OXLEY RODRIGUES
M322
05001471 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IIProfessor responsável pela turma: JORGE GERALDO ROCHEDO MELETTI
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M11029

3º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05001687 - MÚSICA DE CÂMARA IProfessor responsável pela turma: GERMANO GASTAL MAYER
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M1106

4º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05001691 - CANTO IVProfessor responsável pela turma: CAROLINE DOS SANTOS PERES
M111
05001691 - CANTO IVProfessor responsável pela turma: LEONORA OXLEY RODRIGUES
M211
05001486 - HARMONIA IIProfessor responsável pela turma: DAVI RAUBACH TUCHTENHAGEN
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
M1324
05001485 - HISTÓRIA DA MÚSICA IVProfessor responsável pela turma: WERNER EWALD
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T1441
05001690 - MÚSICA DE CÂMARA IIProfessor responsável pela turma: GERMANO GASTAL MAYER
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M1105
05001692 - SEMINÁRIO DE CANTO IVProfessor responsável pela turma: CAROLINE DOS SANTOS PERES
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M111
05001692 - SEMINÁRIO DE CANTO IVProfessor responsável pela turma: CRISTINE BELLO GUSE
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M211
05001692 - SEMINÁRIO DE CANTO IVProfessor responsável pela turma: LEONORA OXLEY RODRIGUES
Horários
ManhãTardeNoite
QUI16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
M311
05001484 - TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IVProfessor responsável pela turma: JORGE GERALDO ROCHEDO MELETTI
Horários
ManhãTardeNoite
SEG15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
QUA15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1719

5º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05001694 - CANTO VProfessor responsável pela turma: CRISTINE BELLO GUSE
M111
05001694 - CANTO VProfessor responsável pela turma: CRISTINE BELLO GUSE
M211
05001693 - MÚSICA DE CÂMARA IIIProfessor responsável pela turma: GERMANO GASTAL MAYER
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M1101
05001695 - SEMINÁRIO DE CANTO VProfessor responsável pela turma: CRISTINE BELLO GUSE
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M211

6º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05001496 - ANÁLISE MUSICAL IIProfessor responsável pela turma: CAROLINE DOS SANTOS PERES
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
M1314
05001497 - HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA IIProfessor responsável pela turma: LUIS FERNANDO HERING COELHO
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T1416
05001696 - MÚSICA DE CÂMARA IVProfessor responsável pela turma: GERMANO GASTAL MAYER
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M1103
05001612 - TREINAMENTO AUDITIVO IIProfessor responsável pela turma: JORGE GERALDO ROCHEDO MELETTI
Horários
ManhãTardeNoite
SEX10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M11010

7º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05001699 - CANTO VIIProfessor responsável pela turma: CAROLINE DOS SANTOS PERES
M100
05001699 - CANTO VIIProfessor responsável pela turma: CRISTINE BELLO GUSE
M211

8º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05001702 - CANTO VIIIProfessor responsável pela turma: MAGALI LETICIA SPIAZZI RICHTER
M111
05001702 - CANTO VIIIProfessor responsável pela turma: MAGALI LETICIA SPIAZZI RICHTER
M200
05001702 - CANTO VIIIProfessor responsável pela turma: MAGALI LETICIA SPIAZZI RICHTER
M300
05001703 - SEMINÁRIO DE CANTO VIIIProfessor responsável pela turma: CRISTINE BELLO GUSE
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M211
05001703 - SEMINÁRIO DE CANTO VIIIProfessor responsável pela turma: MAGALI LETICIA SPIAZZI RICHTER
M411
05001704 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - PERFORMANCE MUSICALProfessor responsável pela turma: LEANDRO ERNESTO MAIA
M811

Optativas

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05001487 - A CANÇÃO POPULAR NOS SEC. XX E XXIProfessor responsável pela turma: LEANDRO ERNESTO MAIA
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M1325
05001511 - ANATOMOFISIOLOGIA DA VOZProfessor responsável pela turma: CRISTINE BELLO GUSE
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T11010
05001513 - APRECIAÇÃO E CRÍTICA MUSICAL IProfessor responsável pela turma: LUIZ GUILHERME DURO GOLDBERG
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M112
05001514 - APRECIAÇÃO E CRÍTICA MUSICAL IIProfessor responsável pela turma: LUIZ GUILHERME DURO GOLDBERG
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M110
05001488 - ARRANJO IProfessor responsável pela turma: RAFAEL HENRIQUE SOARES VELLOSO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M1116
05001707 - ETNOMUSICOLOGIA IIProfessor responsável pela turma: RAFAEL DA SILVA NOLETO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M112
05001498 - IMPROVISAÇÃO MUSICAL IProfessor responsável pela turma: RAFAEL HENRIQUE SOARES VELLOSO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M1113
05001550 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - PIANO IIProfessor responsável pela turma: MARCELO MACEDO CAZARRE
Horários
ManhãTardeNoite
SEG17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M313
05001550 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - PIANO IIProfessor responsável pela turma: MARCELO MACEDO CAZARRE
M411
05001553 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - PIANO VProfessor responsável pela turma: MARCELO MACEDO CAZARRE
M211
05001719 - INSTRUMENTO SUPLEMENTAR - CANTO IProfessor responsável pela turma: LEONORA OXLEY RODRIGUES
M111
05001720 - INSTRUMENTO SUPLEMENTAR - CANTO IIProfessor responsável pela turma: LEONORA OXLEY RODRIGUES
M100
05001566 - INTRODUÇÃO À TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IProfessor responsável pela turma: LUIS FERNANDO HERING COELHO
Horários
ManhãTardeNoite
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M1514
05001567 - INTRODUÇÃO À TEORIA MUSICAL, PERCEPÇÃO E SOLFEJO IIProfessor responsável pela turma: LUIS FERNANDO HERING COELHO
Horários
ManhãTardeNoite
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
M148
05001575 - MÚSICA, GÊNERO, RAÇA E SEXUALIDADEProfessor responsável pela turma: RAFAEL DA SILVA NOLETO
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T1210
05001587 - PRÁTICAS MUSICAIS NAS SOCIEDADES INDÍGENAS DAS TERRAS BAIXAS DA AMÉRICA DO SULProfessor responsável pela turma: RAFAEL DA SILVA NOLETO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
T116
05001588 - PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IProfessor responsável pela turma: MAGALI LETICIA SPIAZZI RICHTER
M111
05001588 - PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IProfessor responsável pela turma: MAGALI LETICIA SPIAZZI RICHTER
M211
05001589 - PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IIProfessor responsável pela turma: MAGALI LETICIA SPIAZZI RICHTER
M411
05001589 - PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IIProfessor responsável pela turma: MAGALI LETICIA SPIAZZI RICHTER
M511
05001591 - PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IVProfessor responsável pela turma: LUIZ GUILHERME DURO GOLDBERG
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M112
05001591 - PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IVProfessor responsável pela turma: MAGALI LETICIA SPIAZZI RICHTER
M411
05001592 - PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA VProfessor responsável pela turma: MAGALI LETICIA SPIAZZI RICHTER
M211
05001598 - SAXOFONE IProfessor responsável pela turma: RAFAEL HENRIQUE SOARES VELLOSO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
M113
05001599 - SAXOFONE IIProfessor responsável pela turma: RAFAEL HENRIQUE SOARES VELLOSO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M112

Alunos Matriculados

Nome Ano de ingresso Semestre de ingresso
Francine Dilli Ribeiro20242
Pedro Luis Meireles Medina20242
DANIELI DA SILVA ANTUNES20241
MARIA EDUARDA PEREIRA PERES20241
TIAGO NEUENFELD MUNHOZ20241
Jones Garcia Teixeira20232
Karina Ávila Pereira20232
Nicole Mayer Peres20232
Suzana Morelli Schönhofen20232
CARLOS LUIZ QUEVEDO DA ROSA20231
CARMEM REGINA SILVEIRA NOGUEIRA20231
SIMONE PORTELLA TEIXEIRA DE MELLO20231
LUANA MEDINA DE BARROS20222
CLAIR LEITZKE BICHET20221
PEDRO DA SILVA GONÇALVES20211
RITA DE CÁSSIA PEREIRA DA SILVA MAUCH20201
Roger Gomes Nunes20201
SHAIANE ROSA TAROUCO20201
PATRICIA CRISTINA PEROTE DO NASCIMENTO20191
GIOVANA LOPES BITENCOURT20181
VALERIA DUTRA DIAS20181
JESSICA PEREIRA SOUZA20171
MÁRCIA ROSINEI SOLDATI RODRIGUES20161

Alunos Egressos

Nome Ano de ingresso Ano de conclusão
EIDNÁ LIMA SANTOS19871995
LEDA MARIA VIEIRA PACHECO19901995
HAROLDO CAMPOS DE CAMPOS19901996
MARIA CRISTINA AZEVEDO BARBOSA19931996
SÉRGIO DA SILVA PIÑEIRO19911997
SABRINA ESTEVES WALTZER19941998
ALESSANDRA DOGLIA DE OLIVEIRA19932000
ATAULFO GUARANI MEIRELES MARTINS19972000
JAQUELINE GONÇALVES CARDOSO19952000
JONAS KLUG DA SILVEIRA19962000
CAROLINA VELOSO FERNANDES19972001
DEBORA DE FATIMA EINHARDT JARA19972001
ISAURA MARIA PEREIRA19962001
JANINE BROD RODO19982001
RAQUEL SOARES PEREIRA19972001
JUSSANETE DA COSTA VARGAS19952002
CARLA DOMINGUES BATISTA20012005
CRISTINA DIAS RIBEIRO20022005
RENATA SCHMIDT DE ARRUDA GOMES20022005
JOAB MONTEIRO MUNIZ20032006
LUISA COSTA KURTZ DOS SANTOS20032006
FABIANE BEHLING LUCKOW20032008
LUCIENE DE BITTENCOURT MARTINS20032008
RUBENS JOSE OGG20032008
FABIO GUIMARAES VIEIRA20092009
LAUREN PERES TAVARES20032009
JOÃO ALBERTO DOS SANTOS FERREIRA FILHO20042010
RODRIGO MADRID PERES VIEIRA20052010
ANDRIA PAULA COSTA RODRIGUES20062011
YIMI WALTER PREMAZZI SILVEIRA JÚNIOR20102011
HELENA HARUMI TERAMOTO20082012
VERIDIANA DE LIMA GOMES KRÜGER20072012
DANIELA DA SILVA MOREIRA20092013
ROSSANA MARINA DURO SPARVOLI20082013
ANGELA MARIA PACHON ELIAS20072014
PATRÍCIA MARQUES TAVARES20062014
Breno Alves Ribeiro20092015
CAROLINE DOS SANTOS PERES20152017
FERNANDA KEIKO MIKI DA COSTA20132017
FLÁVIO DA SILVA MENDES20192019
JAQUELINE KRUMREICH BARTZ20152019
PEDRO NEVES MORO20142019
MARCELO MENDONÇA SCHUCH20132020
MARCUS VINICIUS BEZERRA DIAS20092020
NATÁLIA GONÇALVES PEREIRA20132020
PÂMELA PAIVA DA SILVA20152020
RENATA DA SILVA GONÇALVES20152020
GABRIEL LUCA DE SOUZA RIBAS20172021
PAULO HENRIQUE SEVIDANES JUNIOR20162021
Samara Radtke de Pinho20182021
YARANA ESTER DE CAMPOS BORGES20162021
EVERTON TERCIOTE20182022
KAMILLA QUEIROZ SERRÃO20152022
MERCIA CATIUSSA SILVA SOUSA20172022
IZABELLA CAMILA DOMINGOS SANTOS20192023
MARIA CLARA VIEIRA20202024

(*) Conceitos de curso:

(**) Formas de ingresso:

ACAmpla concorrência
LB_EPCandidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_PCDCandidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_QCandidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_EPCandidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_PCDCandidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_QCandidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
VRVaga reservada
ACAmpla concorrência
L01Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L02Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L05Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L06Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L09Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L10Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
L13Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L14Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
ACAmpla concorrência
LB_EPCandidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_PCDCandidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_QCandidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_EPCandidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_PCDCandidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_QCandidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).

Localização e contatos

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