Nome do Curso / Conceitos (*)
Música - Canto
CC (2014)3
Nível / Grau
GRADUAÇÃO / Bacharelado
Modalidade
Presencial
Turno
INTEGRAL
Código UFPel
3710
Código e-MEC
24022
Unidade
Coordenador
A0L1L2L5L6L9L10L13L14Total
PAVE 2019/1111111118
SISU 2019/1411118
Criação e Reconhecimento
Curso reconhecido pelo Decreto nº 67.289 de 28/09/1970. Publicado no D.0.U. de 30/09/1970.
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 58 de 02/02/2018. Publicada no D.O.U. de 05/02/2018.

Contextualização

O curso tem como objetivo estimular o aluno à criação musical através de atividades que privilegiem a ação conjunta, a colaboração entre composições e intérpretes, bem como a reflexão e o espírito investigativo e científico; promover a divulgação e difusão do conhecimento construído e desenvolvido no meio acadêmico em diálogo com a sociedade, através de recitais, concertos, mostras, apresentações, shows, espetáculos, pesquisas, artigos, textos acadêmicos, gravações e palestras; formar um profissional que além de competente em sua linha de formação específica, possa atuar nos diversos processos de criação e manifestação artística e do conhecimento musical; formar um profissional apto a se situar e dialogar com o atual estado das pesquisas em Canto; oferecer ao aluno uma formação sólida através de uma ampla gama de possibilidades e técnicas de Canto; estimular o aluno a transitar e dialogar com as diversas possibilidades estéticas instituídas, da música de concerto ou popular, respeitando a sua identidade cultural e incentivando a construção de suas próprias concepções estéticas; instrumentalizar o aluno para utilização e exploração das tecnologias musicais, manipulação de softwares musicais específicos e interação com outras mídias, tais como cinema, dança, teatro, vídeo e jogos eletrônicos; viabilizar projetos de pesquisa, ensino e extensão na área de Canto, visando a difusão e o desenvolvimento do conhecimento artístico e intelectual.

Objetivos

  • estimular o aluno à criação musical através de atividades que privilegiem a ação conjunta, a colaboração entre compositores e intérpretes, bem como a reflexão e o espírito investigativo e científico;

  • promover a divulgação e difusão do conhecimento construído e desenvolvido no meio acadêmico em diálogo com a sociedade, através de recitais, concertos, mostras, apresentações, shows, espetáculos, pesquisas, artigos, textos acadêmicos, gravações e palestras;

  • formar um profissional que além de competente em sua linha de formação específica, possa atuar nos diversos processos de criação e manifestação artística e do conhecimento musical;

  • formar um profissional apto a se situar e dialogar com o atual estado das pesquisas em Canto;

  • oferecer ao aluno uma formação sólida através de uma ampla gama de possibilidades e técnicas de Canto;

  • estimular o aluno a transitar e dialogar com as diversas possibilidades estéticas instituídas, da música de concerto ou popular, respeitando a sua identidade cultural e incentivando a construção de suas próprias concepções estéticas;

  • instrumentalizar o aluno para utilização e exploração das tecnologias musicais, manipulação de softwares musicais específicos e interação com outras mídias, tais como cinema, dança, teatro, vídeo e jogos eletrônicos;

  • viabilizar projetos de pesquisa, ensino e extensão na área de Canto, visando a difusão e o desenvolvimento do conhecimento artístico e intelectual.

Perfil do Egresso

Espera-se do formado o pensamento crítico-reflexivo, a sensibilidade artística e o domínio técnico-musical que potencializem as habilidades e aptidões indispensáveis à atuação profissional e sua capacidade transformadora na sociedade. Espera-se que esteja apto a adequar-se ao mercado de trabalho existente e a identificar novas possibilidades de atuação. Além disso, são desejadas habilidades de organização coletiva, de colaboração e de respeito à diversidade de identidades culturais, como forma de construção do conhecimento e consolidação de um paradigma ético.

Competências e habilidades

O curso de graduação em Música, atento às tecnologias de produção e reprodução musical, de novas demandas de mercado e de sua contextualização marcada pela competição e pela excelência nas diferentes modalidades de formação profissional, deve possibilitar formação profissional que revele, pelo menos, as competências e habilidades para que o formando possa:

1. intervir na sociedade de acordo com suas manifestações culturais, demonstrando sensibilidade e criação artísticas e excelência prática;
​2. viabilizar pesquisa científica e tecnológica em música, visando à criação, compreensão e difusão da cultura e seu desenvolvimento;

3. atuar, de forma significativa, nas manifestações musicais, instituídas ou emergentes;

4. atuar nos diferenciados espaços culturais e, especialmente, em articulação com instituições de ensino específico de música;

5. estimular criações musicais e sua divulgação como manifestação do potencial artístico.

6. desenvolver e implementar projetos de criação artística, em uma atitude colaborativa que integre compositores, intérpretes, produtores culturais, órgãos de fomento e espaços culturais;

7. estar atento a seu papel de difusor da música de seu tempo, contribuindo para a formação de novas platéias e de novos paradigmas de espetáculos;

8. contribuir para o avanço da pesquisa em música, mais especificamente na área de Canto, no âmbito acadêmico e para o desenvolvimento epistemológico da área;

9. ter desenvolvidas suas principais concepções estéticas e ter competência para refletir sobre elas e sobre os desdobramentos e possibilidades futuras;

10. dominar as principais técnicas instrumentais, ferramentas e tecnologias relacionadas a área de Canto, possibilitando a ele adaptar-se às diversas demandas do fazer musical impostas pelo mercado de trabalho;

Organização Curricular

A carga horária total do Curso de Música, linha de formação Canto, é de 2400 horas, divididos entre a formação Específica, a Formação Complementar e a Formação Livre, conforme o seguinte quadro: Formação Específica -Disciplinas do Núcleo Comum 850 horas/aula - 708 horas - 29% -Disciplinas Específicas 884horas/aula - 737 horas - 31% Total Formação Específica 1734horas/aula - 1445 horas - 60% Formação Complementar - 502 horas - 21% Formação Livre 544horas/aula - 453 horas - 19% TOTAL 2400 horas 100%

Procedimentos e metodologias de ensino

 O projeto pedagógico do curso, em consonância com as orientações legais propostas pelo MEC (LDB 9394/96; CNE/CES 2/2004), é fruto de um diagnóstico identificado na unidade que visa adequar as propostas curriculares vigentes em relação às novas demandas artísticas, socioculturais, científicas e tecnológicas da sociedade contemporânea. Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Música, apresentadas na resolução nº2 de 8 de março de 2004,

o curso de graduação em Música deve ensejar [...] a capacitação para apropriação do pensamento reflexivo, da sensibilidade artística,[...] revelando habilidades e aptidões indispensáveis à atuação profissional na sociedade, nas dimensões artísticas, culturais, sociais, cientificas e tecnológicas, inerentes à área da música.

 

Frente a estas demandas, entende-se a necessidade de um Curso de Música que induza a uma postura dinâmica empreendedora, reflexiva e ativa, em interação com a sociedade.

Conforme estabelecido no parecer nº0195/2003, do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior, as Diretrizes Curriculares Nacionais

devem induzir à criação de diferentes formações e habilitações para cada área do conhecimento, possibilitando ainda definirem múltiplos perfis profissionais, garantindo uma maior diversidade de carreiras, promovendo a integração do ensino de graduação com a pós-graduação, privilegiando, no perfil de seus formandos, as competências intelectuais que reflitam a heterogeneidade das demandas sociais.

 

Indispensável para um efetivo diálogo com as variáveis demandas sociais do nosso tempo é a valorização de uma formação sólida envolvendo estudos básicos relacionados com a cultura, as artes e também as ciências humanas e sociais; envolvendo estudos relacionados com a pluralidade de conhecimentos instrumentais, composicionais, tecnológicos e estéticos; bem como estudos que permitam a integração teoria/prática relacionada com o exercício da arte musical e do desempenho profissional. Deste modo, o curso propicia a constituição de habilidades ou capacidades para se situar e dialogar com o atual estado das pesquisas em música e que possibilitam o trânsito nas diversas correntes estéticas instituídas, da música de concerto e popular.

Consonante a isto, esta concepção de curso prioriza a flexibilização do percurso acadêmico, aliando a construção de perfis profissionais individuais ao desenvolvimento de competências e habilidades específicas do fazer musical. A flexibilidade da formação se reflete na possibilidade de trânsito nas diversas linhas de formação do bacharelado em música e na valorização da formação livre e das atividades complementares.

Ao mesmo tempo, o curso apresenta uma formação acadêmica que é estabelecida através de um eixo comum de saberes em sintonia com outras IES, tais como os da História da Música (Geral e Brasileira) e da Teoria Musical (Harmonia, Contraponto e Análise). Esta característica é fundamental para facilitar a mobilidade acadêmica e a integração da graduação com pós-graduação.

A valorização da reflexão sobre o fazer musical, sobre a relação do músico com a sociedade, com o mercado trabalho, assim como sobre as concepções estéticas e éticas também é tônica do curso. Com este objetivo, há um eixo da formação composto por disciplinas obrigatórias (Música e Sociedade; Estética; Produção Cultural) e que pode ser aprofundado em disciplinas da formação livre. Este eixo serve de embasamento para a consolidação de uma postura engajada e ativa dos alunos, no sentido de construir um percurso acadêmico condizente com os interesses particulares e respeitador de sua identidade cultural, mas, ao mesmo tempo, crítico e consciente de suas responsabilidades com a sociedade e do espírito colaborativo dentro e fora do âmbito acadêmico.

Avaliação do ensino e da aprendizagem

 

A avaliação da formação acadêmica é entendida como uma atividade complexa que envolve diferentes momentos e âmbitos institucionais. No âmbito do ensino é evidente que os diversos agentes precisam ter consciência do grau de eficiência dos seus empreendimentos com vistas a alcançar os objetivos específicos de unidades curriculares, das habilidades e competências esperadas do formando, dos objetivos gerais do curso, no sentido de formar cidadãos conscientes e profissionais responsáveis e capazes de realizar transformações sociais.

No ensino, portanto, torna-se imprescindível uma avaliação plural e democrática que dê voz não somente aos professores, mas também aos alunos. Igualmente importante é a discussão sobre as virtudes e deficiências diagnosticadas na avaliação, nos diferentes espaços acadêmicos (departamento, colegiado, diretório estudantil, etc), para uma possível correção de procedimentos ineficientes e uma difusão de atitudes bem sucedidas.

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

Não há Pós-Graduação em Música na UFPel até o momento.

Acompanhamento de Egressos

O conhecimento das realidades profissionais, acadêmicas e pessoais dos alunos e ex-alunos pode constituir-se em uma ferramenta útil e eficiente na avaliação e reavaliação do curso e de suas concepções pedagógicas, contribuindo diretamente com sua qualificação e atualização. Através do acompanhamento de egressos, e também dos alunos que ainda não concluíram o curso, é possível observar a trajetória profissional e inserção no mercado de trabalho, bem como identificar possíveis deficiências, lacunas de formação e as novas demandas e necessidades da sociedade.

Com esta finalidade, pretende-se acompanhar e avaliar aspectos relacionados à inserção dos egressos no mercado de trabalho; obter elementos que identifiquem níveis de qualidade dos cursos através do acompanhamento do desenvolvimento profissional dos ex-alunos; implementar a criação de um Banco de Dados dos egressos, contendo informações pessoais, acadêmicas, profissionais e outras adicionais; atualizar continuamente as fontes de comunicação com alunos e ex-alunos; realizar cursos e eventos, articulando a integração dos egressos com os alunos da Graduação, da Extensão e da Pesquisa.

 

Matriz Curricular

1º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05000362CANTO IObrigatória230
05000606HISTÓRIA DA MÚSICA IObrigatória230
05000459MÚSICA E SOCIEDADEObrigatória230
05000363SEMINÁRIO DO CANTO IObrigatória230
05000140TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IObrigatória460
05000455TREINAMENTO AUDITIVO IObrigatória230

2º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05000364CANTO II05000362 - CANTO IObrigatória230
05000365CONTRAPONTO IObrigatória230
05000657ESTÉTICA MUSICAL05000459 - MÚSICA E SOCIEDADEObrigatória230
05000635HISTÓRIA DA MÚSICA II05000606 - HISTÓRIA DA MÚSICA IObrigatória230
05000465MÚSICA DE CÂMARA IObrigatória230
05000469SEMINÁRIO DO CANTO IIObrigatória230
05000168TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA II05000140 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IObrigatória460
05000456TREINAMENTO AUDITIVO II05000455 - TREINAMENTO AUDITIVO IObrigatória230

3º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05000366CANTO III05000364 - CANTO IIObrigatória230
05000526HARMONIA IObrigatória230
05000636HISTÓRIA DA MÚSICA III05000635 - HISTÓRIA DA MÚSICA IIObrigatória230
05000213LABORATÓRIO CORAL IObrigatória230
05000466MÚSICA DE CÂMARA IIObrigatória230
05000572PRODUÇÃO CULTURAL05000657 - ESTÉTICA MUSICALObrigatória230
05000470SEMINÁRIO DO CANTO IIIObrigatória230
05000174TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA III05000168 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IIObrigatória460
05000727TREINAMENTO AUDITIVO III05000456 - TREINAMENTO AUDITIVO IIObrigatória230

4º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05000369CANTO IV05000366 - CANTO IIIObrigatória230
05000527HARMONIA II05000526 - HARMONIA IObrigatória230
05000638HISTÓRIA DA MÚSICA IV05000636 - HISTÓRIA DA MÚSICA IIIObrigatória230
05000467MÚSICA DE CÂMARA IIIObrigatória230
05000471SEMINÁRIO DO CANTO IVObrigatória230
05000156TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IV05000174 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IIIObrigatória460

5º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05000372CANTO V05000369 - CANTO IVObrigatória230
05000528HARMONIA III05000527 - HARMONIA IIObrigatória230
05000668HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA IObrigatória230
05000468MÚSICA DE CÂMARA IVObrigatória230
05000377PROCESSOS E ESTRUTURAS DE ANÁLISE MUSICAL IObrigatória230
05000472SEMINÁRIO DO CANTO VObrigatória230

6º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05000380CANTO VI05000372 - CANTO VObrigatória230
05000508HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA II05000668 - HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA IObrigatória230
05000382PROCESSOS E ESTRUTURAS DE ANÁLISE MUSICAL II05000377 - PROCESSOS E ESTRUTURAS DE ANÁLISE MUSICAL IObrigatória230
05000385PROJETO DE PESQUISA EM MÚSICA IObrigatória230
05000473SEMINÁRIO DO CANTO VIObrigatória230

7º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05000386CANTO VII05000380 - CANTO VIObrigatória230
05000518PROCESSOS E ESTRUTURAS DE ANÁLISE MUSICAL III 05000382 - PROCESSOS E ESTRUTURAS DE ANÁLISE MUSICAL IIObrigatória230
05000391PROJETO DE PESQUISA EM MÚSICA II05000385 - PROJETO DE PESQUISA EM MÚSICA IObrigatória230
05000474SEMINÁRIO DO CANTO VIIObrigatória230

8º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05000389CANTO VIII05000386 - CANTO VIIObrigatória230
05000475SEMINÁRIO DO CANTO VIIIObrigatória230
05000525SEMINÁRIO ORIENTAÇÃO TRAB CONCLUSÃO CURSO05000391 - PROJETO DE PESQUISA EM MÚSICA IIObrigatória230

Optativas

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05000540A CANÇÃO POPULAR NO SÉC. XX E XXIOptativa230
05000375ANÁTOMO FISIOLOGIA DA VOZOptativa230
05000448APRECIAÇÃO E CRÍTICA MUSICALOptativa230
05000449ARRANJO E TRANSCRIÇÃO PARA GRUPOS DE VIOLÕES05000168 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IIOptativa230
05000597ARRANJO I Optativa230
05000589ARRANJO IIOptativa230
05000430CONJUNTO DE FLAUTASOptativa230
05000580CONJUNTO DE VIOLÕESOptativa230
05000581CONJUNTO VOCALOptativa230
05000595CRIAÇÃO DE ACOMPANHAMENTOOptativa230
05000588DIDÁTICA DO INSTRUMENTOOptativa230
05000582HARMONIA APLICADA AO INSTRUMENTOOptativa230
05000578HISTÓRIA E LITERATURA DO INSTRUMENTOOptativa230
05000432IMPROVISAÇÃO MUSICAL I05000168 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IIOptativa230
05000433IMPROVISAÇÃO MUSICAL II05000432 - IMPROVISAÇÃO MUSICAL IOptativa230
05000550INSTRUMENTO COMPLEMENTAR IOptativa230
05000552INSTRUMENTO COMPLEMENTAR IIIOptativa230
05000555INSTRUMENTO COMPLEMENTAR VOptativa230
05000583INSTRUMENTO SUPLEMENTAROptativa230
05000584INSTRUMENTO SUPLEMENTAR IIOptativa230
05000574INTERPRETAÇÃO DA MÚSICA CONTEMPORÂNEAOptativa230
05000214LABORATÓRIO CORAL IIOptativa230
05000457LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO MUSICAL IOptativa230
05000458LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO MUSICAL IIOptativa230
05000577LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO MUSICAL IVOptativa230
05000585LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO MUSICAL IVOptativa230
05000590LABORATÓRIO ORQUESTRAL IOptativa345
05000591LABORATÓRIO ORQUESTRAL IIOptativa345
05000592LABORATÓRIO ORQUESTRAL IIIOptativa345
05000587LABORATÓRIO ORQUESTRAL IVOptativa345
05000593MÚSICA EM CONJUNTOOptativa230
05000586PERCEPÇÃO CORPORALOptativa230
05000579PRÁTICA DE LEITURA A PRIMEIRA VISTAOptativa230
05000594PRÁTICA DE MPBOptativa230
05000452PRINCÍPIOS BÁSICOS SOFTWARES NOTAÇÃO MUSICALOptativa230
05000453PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IOptativa230
05000454PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IIOptativa230
05000598PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IIIOptativa230
05000719RÍTMICA IOptativa230
05000720RÍTMICA II05000719 - RÍTMICA IOptativa230
05000721RÍTMICA III05000720 - RÍTMICA IIOptativa230
05000722RÍTMICA IV05000721 - RÍTMICA IIIOptativa230
05000461SEMIÓTICA MUSICALOptativa230
05000462TEORIA EXECUÇÃO:SIG MUSICAL TÉC INTERPRETATIVAOptativa230
05000596TEORIAS DA PERFORMANCE INTERPRETAÇÃO MUSICALOptativa230

Optativas

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
05000602ATIVIDADES COMPLEMENTARESObrigatória502

Turmas ofertadas em 2019 / 1

1º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05000362 - CANTO IM110
05000362 - CANTO IM1010
05000362 - CANTO IM210
05000362 - CANTO IM310
05000362 - CANTO IM410
05000362 - CANTO IM510
05000362 - CANTO IM610
05000362 - CANTO IM710
05000362 - CANTO IM810
05000362 - CANTO IM910
05000606 - HISTÓRIA DA MÚSICA I
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T140
05000606 - HISTÓRIA DA MÚSICA I
Horários
ManhãTardeNoite
QUA10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T230
05000459 - MÚSICA E SOCIEDADE
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T140
05000459 - MÚSICA E SOCIEDADE
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T240
05000363 - SEMINÁRIO DO CANTO I
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M1100
05000363 - SEMINÁRIO DO CANTO I
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M2100
05000363 - SEMINÁRIO DO CANTO I
Horários
ManhãTardeNoite
TER15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M3100
05000140 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA I
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M340
05000140 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA I
Horários
ManhãTardeNoite
SEG15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
QUA15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M440
05000455 - TREINAMENTO AUDITIVO I
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T1100

2º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05000364 - CANTO IIM110
05000364 - CANTO IIM210
05000364 - CANTO IIM310
05000657 - ESTÉTICA MUSICAL
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
T1100
05000469 - SEMINÁRIO DO CANTO II
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M1100
05000469 - SEMINÁRIO DO CANTO II
Horários
ManhãTardeNoite
TER15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M3100

3º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05000366 - CANTO IIIM110
05000366 - CANTO IIIM210
05000366 - CANTO IIIM310
05000366 - CANTO IIIM410
05000366 - CANTO IIIM510
05000366 - CANTO IIIM610
05000366 - CANTO IIIM710
05000526 - HARMONIA I
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M100
05000526 - HARMONIA I
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
M200
05000636 - HISTÓRIA DA MÚSICA III
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T1100
05000213 - LABORATÓRIO CORAL I
Horários
ManhãTardeNoite
SEG17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
T1100
05000466 - MÚSICA DE CÂMARA II
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M1100
05000572 - PRODUÇÃO CULTURAL
Horários
ManhãTardeNoite
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M1100
05000470 - SEMINÁRIO DO CANTO III
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M1100
05000470 - SEMINÁRIO DO CANTO III
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M2100
05000470 - SEMINÁRIO DO CANTO III
Horários
ManhãTardeNoite
TER15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M3100
05000174 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA III
Horários
ManhãTardeNoite
SEG10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUA10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M1100
05000727 - TREINAMENTO AUDITIVO III
Horários
ManhãTardeNoite
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M1100

4º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05000369 - CANTO IVM110
05000369 - CANTO IVM210
05000369 - CANTO IVM310
05000369 - CANTO IVM410
05000369 - CANTO IVM510
05000467 - MÚSICA DE CÂMARA III
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M100
05000471 - SEMINÁRIO DO CANTO IV
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M1100
05000471 - SEMINÁRIO DO CANTO IV
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M2100
05000471 - SEMINÁRIO DO CANTO IV
Horários
ManhãTardeNoite
TER15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M3100

5º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05000372 - CANTO VM110
05000372 - CANTO VM210
05000372 - CANTO VM310
05000372 - CANTO VM410
05000372 - CANTO VM510
05000528 - HARMONIA III
Horários
ManhãTardeNoite
SEG15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M120
05000528 - HARMONIA III
Horários
ManhãTardeNoite
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M2100
05000668 - HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA I
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T100
05000468 - MÚSICA DE CÂMARA IV
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M1100
05000377 - PROCESSOS E ESTRUTURAS DE ANÁLISE MUSICAL I
Horários
ManhãTardeNoite
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
M1100
05000472 - SEMINÁRIO DO CANTO V
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M1100
05000472 - SEMINÁRIO DO CANTO V
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M2100
05000472 - SEMINÁRIO DO CANTO V
Horários
ManhãTardeNoite
TER15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M3100

6º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05000380 - CANTO VIM110
05000380 - CANTO VIM210
05000473 - SEMINÁRIO DO CANTO VI
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M270
05000473 - SEMINÁRIO DO CANTO VI
Horários
ManhãTardeNoite
TER15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M3100

7º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05000386 - CANTO VIIM110
05000518 - PROCESSOS E ESTRUTURAS DE ANÁLISE MUSICAL III
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
M1100
05000391 - PROJETO DE PESQUISA EM MÚSICA II
Horários
ManhãTardeNoite
SEG15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T170
05000474 - SEMINÁRIO DO CANTO VII
Horários
ManhãTardeNoite
TER15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M370

8º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
05000389 - CANTO VIIIM110
05000389 - CANTO VIIIM210
05000475 - SEMINÁRIO DO CANTO VIII
Horários
ManhãTardeNoite
TER15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M370
05000525 - SEMINÁRIO ORIENTAÇÃO TRAB CONCLUSÃO CURSO
Horários
ManhãTardeNoite
QUA10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
P310

Alunos Matriculados

Nome Ano de ingresso Semestre de ingresso
SABRINA DE OLIVEIRA LIRA20161

Alunos Egressos

Nome Ano de ingresso Ano de conclusão
EIDNÁ LIMA SANTOS19871995
LEDA MARIA VIEIRA PACHECO19901995
HAROLDO CAMPOS DE CAMPOS19901996
MARIA CRISTINA AZEVEDO BARBOSA19931996
SÉRGIO DA SILVA PIÑEIRO19911997
SABRINA ESTEVES WALTZER19941998
ALESSANDRA DOGLIA DE OLIVEIRA19932000
ATAULFO GUARANI MEIRELES MARTINS19972000
JAQUELINE GONÇALVES CARDOSO19952000
JONAS KLUG DA SILVEIRA19962000
CAROLINA VELOSO FERNANDES19972001
DEBORA DE FATIMA EINHARDT JARA19972001
ISAURA MARIA PEREIRA19962001
JANINE BROD RODO19982001
RAQUEL SOARES PEREIRA19972001
JUSSANETE DA COSTA VARGAS19952002
CARLA DOMINGUES BATISTA20012005
CRISTINA DIAS RIBEIRO20022005
RENATA SCHMIDT DE ARRUDA GOMES20022005
JOAB MONTEIRO MUNIZ20032006
LUISA COSTA KURTZ DOS SANTOS20032006
FABIANE BEHLING LUCKOW20032008
LUCIENE DE BITTENCOURT MARTINS20032008
RUBENS JOSE OGG20032008
FABIO GUIMARAES VIEIRA20092009
LAUREN PERES TAVARES20032009
JOÃO ALBERTO DOS SANTOS FERREIRA FILHO20042010
RODRIGO MADRID PERES VIEIRA20052010
ANDRIA PAULA COSTA RODRIGUES20062011
YIMI WALTER PREMAZZI SILVEIRA JÚNIOR20102011
HELENA HARUMI TERAMOTO20082012
VERIDIANA DE LIMA GOMES KRÜGER20072012
DANIELA DA SILVA MOREIRA20092013
ROSSANA MARINA DURO SPARVOLI20082013
ANGELA MARIA PACHON ELIAS20072014
PATRÍCIA MARQUES TAVARES20062014
Breno Alves Ribeiro20092015
CAROLINE DOS SANTOS PERES20152017
FERNANDA KEIKO MIKI DA COSTA20132017

(*) Conceitos de curso:

(**) Vagas e formas de ingresso:

  • A0 - Ampla concorrência;
  • L1 - Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L2 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L5 - Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L6 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L9 - Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L10 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012
  • L13 - Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L14 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)

Localização e contatos

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