Nome da Atividade
HISTÓRIA E LITERATURA DO CANTO I
CÓDIGO
05001711
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Aprendizado do repertório vocal com ênfase nos aspectos estilísticos e interpretativos, considerando o gênero musical, o período histórico e a nacionalidade do repertório abordado.

Objetivos

Objetivo Geral:

Conhecer o repertório vocal nos seus diferentes aspectos técnicos, estilísticos e históricos.
Reconhecer as características musicais, técnicas e interpretativas dos diversos repertórios de acordo com o período histórico e nacionalidade;
Observar o desenvolvimento da técnica vocal ao longo da história;
Aprender ferramentas de estudo que valorizem os aspectos estilísticos da interpretação musical, considerando a relação texto-música.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • GOSSETT, Philip et al. Os mestres da ópera italiana: Rossini, Donizetti, Bellini . Porto Alegre: L&PM, 1989.
  • KIEFFER, Bruno. Música alemã: estudos sobre Bach, Mozart, Beethoven, Schubert, Schumann e Brahms. Porto Alegre: Movimento, 1985.
  • MARIZ, Vasco. A canção brasileira de câmara. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 2002.

Bibliografia Complementar:

  • ABBATE, Carolyn; PARKER, Roger. Uma história da ópera: os últimos quatrocentos anos. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
  • COELHO, Lauro Machado. A ópera alemã. São Paulo: Perspectiva, 1999.
  • COELHO, Lauro Machado. A ópera barroca italiana. São Paulo: Perspectiva, 2000.
  • COELHO, Lauro Machado. A ópera na França. São Paulo: Perspectiva, 1999.
  • GRIFFITHS, Paul. A música moderna: uma história concisa e ilustrada de Debussy a Boulez. Rio de Janeiro: Zahar, 1993.

Página gerada em 07/09/2024 20:34:36 (consulta levou 0.058954s)