A0 | L1 | L2 | L5 | L6 | L9 | L10 | L13 | L14 | L30 | Total | |
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NOTA DO ENEM 2023/1 | 4 | 1 | 1 | 1 | 1 | 8 |
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 916 de 14/08/2017. Publicada na Seção 1, página 23 do D.O.U de 15/08/2017.
Contextualização
Objetivos
-
estimular o aluno à criação musical através de atividades que privilegiem a ação conjunta, a colaboração entre compositores e intérpretes, bem como a reflexão e o espírito investigativo e científico;
-
promover a divulgação e difusão do conhecimento construído e desenvolvido no meio acadêmico em diálogo com a sociedade, através de recitais, concertos, mostras, apresentações, shows, espetáculos, pesquisas, artigos, textos acadêmicos, gravações e palestras;
-
formar um profissional que além de competente em sua linha de formação específica, possa atuar nos diversos processos de criação e manifestação artística e do conhecimento musical;
-
formar um profissional apto a se situar e dialogar com o atual estado das pesquisas em Flauta transversal;
-
oferecer ao aluno uma formação sólida através de uma ampla gama de possibilidades e técnicas de Flauta transversal;
-
estimular o aluno a transitar e dialogar com as diversas possibilidades estéticas instituídas, da música de concerto ou popular, respeitando a sua identidade cultural e incentivando a construção de suas próprias concepções estéticas;
-
instrumentalizar o aluno para utilização e exploração das tecnologias musicais, manipulação de softwares musicais específicos e interação com outras mídias, tais como cinema, dança, teatro, vídeo e jogos eletrônicos;
-
viabilizar projetos de pesquisa, ensino e extensão na área de Flauta transversal, visando a difusão e o desenvolvimento do conhecimento artístico e intelectual.
Perfil do Egresso
Espera-se do formando o pensamento crítico-reflexivo, a sensibilidade artística e o domínio técnico-musical que potencializem as habilidades e aptidões indispensáveis à atuação profissional e sua capacidade transformadora na sociedade. Espera-se que esteja apto a adequar-se ao mercado de trabalho existente e a identificar novas possibilidades de atuação. Além disso, são desejadas habilidades de organização coletiva, de colaboração e de respeito à diversidade de identidades culturais, como forma de construção do conhecimento e consolidação de um paradigma ético.
Competências e habilidades
O curso de graduação em Música, atento às tecnologias de produção e reprodução musical, de novas demandas de mercado e de sua contextualização marcada pela competição e pela excelência nas diferentes modalidades de formação profissional, deve possibilitar formação profissional que revele, pelo menos, as competências e habilidades para que o formando possa:
- intervir na sociedade de acordo com suas manifestações culturais, demonstrando sensibilidade e criação artísticas e excelência prática;
-
viabilizar pesquisa científica e tecnológica em música, visando à criação, compreensão e difusão da cultura e seu desenvolvimento;
-
atuar, de forma significativa, nas manifestações musicais, instituídas ou emergentes;
-
atuar nos diferenciados espaços culturais e, especialmente, em articulação com instituições de ensino específico de música;
-
estimular criações musicais e sua divulgação como manifestação do potencial artístico.
-
desenvolver e implementar projetos de criação artística, em uma atitude colaborativa que integre compositores, intérpretes, produtores culturais, órgãos de fomento e espaços culturais;
-
estar atento a seu papel de difusor da música de seu tempo, contribuindo para a formação de novas platéias e de novos paradigmas de espetáculos;
-
contribuir para o avanço da pesquisa em música, mais especificamente na área de Flauta transversal, no âmbito acadêmico e para o desenvolvimento epistemológico da área;
-
ter desenvolvidas suas principais concepções estéticas e ter competência para refletir sobre elas e sobre os desdobramentos e possibilidades futuras;
-
dominar as principais técnicas instrumentais, ferramentas e tecnologias relacionadas a área de flauta transversal, possibilitando a ele adaptar-se às diversas demandas do fazer musical impostas pelo mercado de trabalho;
Organização Curricular
Procedimentos e metodologias de ensino
O projeto pedagógico do curso, em consonância com as orientações legais propostas pelo MEC (LDB 9394/96; CNE/CES 2/2004), é fruto de um diagnóstico identificado na unidade que visa adequar as propostas curriculares vigentes em relação às novas demandas artísticas, socioculturais, científicas e tecnológicas da sociedade contemporânea. Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Música, apresentadas na resolução nº2 de 8 de março de 2004,
o curso de graduação em Música deve ensejar [...] a capacitação para apropriação do pensamento reflexivo, da sensibilidade artística,[...] revelando habilidades e aptidões indispensáveis à atuação profissional na sociedade, nas dimensões artísticas, culturais, sociais, cientificas e tecnológicas, inerentes à área da música.
Frente a estas demandas, entende-se a necessidade de um Curso de Música que induza a uma postura dinâmica empreendedora, reflexiva e ativa, em interação com a sociedade.
Conforme estabelecido no parecer nº0195/2003, do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior, as Diretrizes Curriculares Nacionais
devem induzir à criação de diferentes formações e habilitações para cada área do conhecimento, possibilitando ainda definirem múltiplos perfis profissionais, garantindo uma maior diversidade de carreiras, promovendo a integração do ensino de graduação com a pós-graduação, privilegiando, no perfil de seus formandos, as competências intelectuais que reflitam a heterogeneidade das demandas sociais.
Indispensável para um efetivo diálogo com as variáveis demandas sociais do nosso tempo é a valorização de uma formação sólida envolvendo estudos básicos relacionados com a cultura, as artes e também as ciências humanas e sociais; envolvendo estudos relacionados com a pluralidade de conhecimentos instrumentais, composicionais, tecnológicos e estéticos; bem como estudos que permitam a integração teoria/prática relacionada com o exercício da arte musical e do desempenho profissional. Deste modo, o curso propicia a constituição de habilidades ou capacidades para se situar e dialogar com o atual estado das pesquisas em música e que possibilitam o trânsito nas diversas correntes estéticas instituídas, da música de concerto e popular.
Consonante a isto, esta concepção de curso prioriza a flexibilização do percurso acadêmico, aliando a construção de perfis profissionais individuais ao desenvolvimento de competências e habilidades específicas do fazer musical. A flexibilidade da formação se reflete na possibilidade de trânsito nas diversas linhas de formação do bacharelado em música e na valorização da formação livre e das atividades complementares.
Ao mesmo tempo, o curso apresenta uma formação acadêmica que é estabelecida através de um eixo comum de saberes em sintonia com outras IES, tais como os da História da Música (Geral e Brasileira) e da Teoria Musical (Harmonia, Contraponto e Análise). Esta característica é fundamental para facilitar a mobilidade acadêmica e a integração da graduação com pós-graduação.
A valorização da reflexão sobre o fazer musical, sobre a relação do músico com a sociedade, com o mercado trabalho, assim como sobre as concepções estéticas e éticas também é tônica do curso. Com este objetivo, há um eixo da formação composto por disciplinas obrigatórias (Música e Sociedade; Estética; Produção Cultural) e que pode ser aprofundado em disciplinas da formação livre. Este eixo serve de embasamento para a consolidação de uma postura engajada e ativa dos alunos, no sentido de construir um percurso acadêmico condizente com os interesses particulares e respeitador de sua identidade cultural, mas, ao mesmo tempo, crítico e consciente de suas responsabilidades com a sociedade e do espírito colaborativo dentro e fora do âmbito acadêmico.
Avaliação do ensino e da aprendizagem
De acordo com os princípios norteadores do processo de ensino-aprendizagem, apresentamos os procedimentos e critérios a serem utilizados para a avaliação do referido processo. Os procedimentos e critérios estão subdivididos em quatro categorias, de acordo com os tipos de disciplinas, quais sejam: teóricas, teórico-práticas, práticas interpretativas e composição.
Nas quatro categorias estão contemplados os procedimentos de avaliação continuada e a participação do aluno no processo avaliativo, de modo a propiciar uma maior eficiência de ensino-aprendizagem.
Disciplinas de cunho Teórico
Métodologia e critérios:
O processo de avaliação será composto pela Avaliação Contínua, constituída por diversas ferramentas de avaliação.
Avaliação contínua: adaptada a necessidade de cada disciplina e realizada com a participação do professor e do aluno na discussão sobre a eficiência no processo de ensino-aprendizagem, avaliando o processo de leitura, reflexão e escrita. Poderá ser realizado individualmente (professor e aluno) ou compartilhado em aula com os demais alunos, segundo as necessidades e possibilidades do grupo.
-
Tarefas (extra-classe): solicitadas e discutidas em aula, discutindo relação entre texto contexto e música (relação entre o que ouviram e o que leram), gerando avaliação continuada a partir da participação dos alunos. Objetivos: verificar a autonomia do aluno com a escuta, a leitura e a tarefa de leitura/pesquisa solicitada, verificar o envolvimento extra-classe com os conteúdos estudados.
-
Produção textual em caráter dissertativo: Objetivos: verificar o envolvimento do aluno com a difusão escrita do conhecimento científico; verificar a capacidade reflexiva do aluno; verificar a capacidade de elaboração e exposição dissertativa de idéias. Critérios de valoração: Conteúdo (objetividade na apresentação do tema e conteúdo do trabalho solicitado; desenvolvimento com capacidade em relacionar o conteúdo com as demais disciplinas de sua formação, referência aos autores-chave da área, posicionamento crítico frente às idéias do autor, propriedade nas exemplificações; conclusão com fechamento do tema, apontando para possibilidades futuras de trabalho e/ou pesquisas na área); Forma (organização, seqüência lógica, correção lingüística); Normas técnicas.
-
Apresentação de trabalhos: Objetivos: verificar o desempenho do aluno na comunicação oral do conhecimento científico; verificar a capacidade reflexiva do aluno; verificar a capacidade de elaboração e exposição de idéias. Critérios de valoração: Desempenho do aluno (postura, espontaneidade, auto-controle, dicção, clareza de exposição); Apresentação do conteúdo (objetividade, seqüência lógica, propriedade nas exemplificações, capacidade em relacionar o conteúdo com as demais disciplinas de sua formação, referência aos autores-chave da área, posicionamento crítico frente às idéias do autor, observância do tempo de apresentação de trabalho); Emprego de recursos audiovisuais.
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Participação em aula: Objetivos: verificar o desempenho do aluno no processo de ensino-aprendizagem; desenvolver a capacidade crítica e auto-crítica em relação ao seu engajamento nas discussões em classe, bem como nas apresentações orais das tarefas solicitadas. Critérios de valoração: intencionalidade intelectual, artística e acadêmica.
Disciplinas Teórico-Práticas
Metodologia e critérios:
O processo de avaliação será composto pela Avaliação Contínua e pelo Projeto da Disciplina (trabalho final).
a) Avaliação contínua: realizada periodicamente, com a participação do professor e do aluno na discussão sobre a eficiência no processo de ensino-aprendizagem;
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Exercícios realizados em aula. Objetivos: verificar a capacidade do aluno de envolvimento imediato com os conteúdos estudados. Critérios de valoração: empenho individual e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem.
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Tarefas extra-classe: Objetivos: verificar a autonomia do aluno e envolvimento extra-classe com os conteúdos estudados. Critérios de valoração: empenho individual, envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem e apropriação de conhecimentos, habilidades e competências.
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Participação em aula: Objetivos: verificar o envolvimento do aluno com o processo de ensino-aprendizagem; desenvolver a capacidade crítica e auto-crítica em relação à produção da turma. Critérios de valoração: intencionalidade intelectual, artística e acadêmica.
b) Projeto da disciplina - trabalho final: Objetivos: Verificar a capacidade do aluno na aplicação dos conteúdos desenvolvidos para o projeto final da disciplina. Critérios de valoração: empenho individual, domínio prático da intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos específicos de cada disciplina.
Disciplinas de Práticas Interpretativas
Métodologia e critérios:
O processo de avaliação será composto pela Avaliação Contínua e pela Avaliação por Banca.
a) Avaliação contínua: realizada periodicamente, com a participação do professor e do aluno na discussão sobre a eficiência no processo de ensino-aprendizagem;
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Exercícios realizados em aula. Objetivos: verificar a capacidade do aluno de envolvimento imediato com os conteúdos estudados. Critérios de valoração: empenho individual e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem.
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Estudo extra-classe: Objetivos: verificar a autonomia do aluno e envolvimento extra-classe com os conteúdos estudados e o seu desenvolvimento progressivo. Critérios de valoração: empenho individual, envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem e apropriação de conhecimentos, habilidades e competências.
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Projeto de práticas interpretativas: Objetivos: verificar a capacidade do aluno na tomada de decisões interpretativas a aplicação dos conteúdos envolvendo organicidade, sonoridade, temporalidade, e condução dramática. Critérios de valoração: empenho individual, domínio prático da intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos acima.
b) Avaliação por banca.
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1ª Avaliação por banca: Realizada na 8ª semana, com a participação dos professores de práticas interpretativas e do próprio aluno; não é aberta ao público;
Projeto em curso (duração de 10 minutos): Objetivos: verificar a eficácia do processo de estudo, a capacidade do aluno na tomada de decisões interpretativas a aplicação dos conteúdos envolvendo organicidade, sonoridade, temporalidade, e condução dramática. Viabilizar a autocrítica e a conscientização do trabalho em desenvolvimento. Critérios de valoração: empenho individual, domínio prático da intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos acima considerando os resultados alcançados até o momento.
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2ª Avaliação por banca: realizada na última semana, banca formada pelos professores de práticas interpretativas; é aberta ao público;
Apresentação do Projeto de práticas interpretativas: Objetivos: verificar a capacidade do aluno na tomada de decisões interpretativas a aplicação dos conteúdos envolvendo organicidade, sonoridade, temporalidade, e condução dramática. Critérios de valoração: domínio da intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos acima.
Disciplinas de Prática de Conjunto
Métodologia e critérios:
O processo de avaliação será composto pela Avaliação Contínua e pela Avaliação por Banca.
a) Avaliação contínua: realizada a cada aula, com a participação do professor, do próprio aluno e dos colegas na discussão sobre a eficiência no processo de ensino-aprendizagem;
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Exercícios realizados em aula. Objetivos: verificar a capacidade do aluno de envolvimento imediato com os conteúdos estudados. Critérios de valoração: esforço individual e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem.
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Tarefas extra-classe: Objetivos: verificar a autonomia do aluno e envolvimento extra-classe com os conteúdos estudados. Critérios de valoração: esforço individual, envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem e apropriação de conhecimentos, habilidades e competências.
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Projeto composicional semestral: Objetivos: verificar a capacidade do aluno na tomada de decisões composicionais e aplicação dos conteúdos envolvendo o tratamento da forma, o desenvolvimento de materiais, a condução dramática e a concepção estética em seu projeto composicional semestral. Critérios de valoração: esforço individual, intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos acima e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem.
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Produção textual em caráter dissertativo: Objetivos: verificar o envolvimento do aluno com a difusão escrita do conhecimento científico; verificar a capacidade reflexiva do aluno; verificar a capacidade de elaboração e exposição dissertativa de idéias. Critérios de valoração: esforço individual, intencionalidade intelectual e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem.
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Participação em aula: Objetivos: verificar o envolvimento do aluno com o processo de ensino-aprendizagem; desenvolver a capacidade crítica e auto-crítica em relação à produção composicional da turma. Critérios de valoração: intencionalidade intelectual, artística e acadêmica.
b) Avaliação por Banca
Projeto composicional semestral: Objetivos: verificar a capacidade do aluno na tomada de decisões composicionais e aplicação dos conteúdos envolvendo o tratamento da forma, o desenvolvimento de materiais, a condução dramática e a concepção estética em seu projeto composicional semestral. Critérios de valoração: intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos acima.
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1ª Avaliação por banca: realizada na 4ª semana, banca formada pelos professores de composição; não é aberta ao público e aos alunos; os apontamentos realizados pela banca são encaminhados pelo professor à sua turma e discutidos em sala de aula.
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2ª Avaliação por banca: realizada na 8ª semana, banca formada pelos professores de composição; não é aberta ao público e aos alunos; os apontamentos realizados pela banca são encaminhados pelo professor à sua turma e discutidos em sala de aula.
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3ª Avaliação por banca: realizada na última semana, banca formada pelos professores de composição; é aberta ao público; os apontamentos da banca são apresentados diretamente aos alunos durante a realização da avaliação;
Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação
Acompanhamento de Egressos
O conhecimento das realidades profissionais, acadêmicas e pessoais dos alunos e ex-alunos pode constituir-se em uma ferramenta útil e eficiente na avaliação e reavaliação do curso e de suas concepções pedagógicas, contribuindo diretamente com sua qualificação e atualização. Através do acompanhamento de egressos, e também dos alunos que ainda não concluíram o curso, é possível observar a trajetória profissional e inserção no mercado de trabalho, bem como identificar possíveis deficiências, lacunas de formação e as novas demandas e necessidades da sociedade.
Com esta finalidade, pretende-se acompanhar e avaliar aspectos relacionados à inserção dos egressos no mercado de trabalho; obter elementos que identifiquem níveis de qualidade dos cursos através do acompanhamento do desenvolvimento profissional dos ex-alunos; implementar a criação de um Banco de Dados dos egressos, contendo informações pessoais, acadêmicas, profissionais e outras adicionais; atualizar continuamente as fontes de comunicação com alunos e ex-alunos; realizar cursos e eventos, articulando a integração dos egressos com os alunos da Graduação, da Extensão e da Pesquisa.
Matriz Curricular
1º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
05000392 | FLAUTA TRANSVERSAL I | Obrigatória | 2 | 30 |
05000606 | HISTÓRIA DA MÚSICA I | Obrigatória | 2 | 30 |
05000213 | LABORATÓRIO CORAL I | Obrigatória | 2 | 30 |
05000459 | MÚSICA E SOCIEDADE | Obrigatória | 2 | 30 |
05000393 | SEMINÁRIO DE FLAUTA TRANSVERSAL I | Obrigatória | 2 | 30 |
05000140 | TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA I | Obrigatória | 4 | 60 |
2º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
05000365 | CONTRAPONTO I | Obrigatória | 2 | 30 |
05000657 | ESTÉTICA MUSICAL05000459 - MÚSICA E SOCIEDADE | Obrigatória | 2 | 30 |
05000394 | FLAUTA TRANSVERSAL II05000392 - FLAUTA TRANSVERSAL I | Obrigatória | 2 | 30 |
05000635 | HISTÓRIA DA MÚSICA II05000606 - HISTÓRIA DA MÚSICA I | Obrigatória | 2 | 30 |
05000465 | MÚSICA DE CÂMARA I | Obrigatória | 2 | 30 |
05000476 | SEMINÁRIO DE FLAUTA TRANSVERSAL II | Obrigatória | 2 | 30 |
05000168 | TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA II05000140 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA I | Obrigatória | 4 | 60 |
3º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
05000367 | FLAUTA TRANSVERSAL III05000394 - FLAUTA TRANSVERSAL II | Obrigatória | 2 | 30 |
05000526 | HARMONIA I | Obrigatória | 2 | 30 |
05000636 | HISTÓRIA DA MÚSICA III05000635 - HISTÓRIA DA MÚSICA II | Obrigatória | 2 | 30 |
05000466 | MÚSICA DE CÂMARA II | Obrigatória | 2 | 30 |
05000572 | PRODUÇÃO CULTURAL05000657 - ESTÉTICA MUSICAL | Obrigatória | 2 | 30 |
05000477 | SEMINÁRIO DE FLAUTA TRANSVERSAL III | Obrigatória | 2 | 30 |
05000174 | TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA III05000168 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA II | Obrigatória | 4 | 60 |
4º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
05000370 | FLAUTA TRANSVERSAL IV05000367 - FLAUTA TRANSVERSAL III | Obrigatória | 2 | 30 |
05000527 | HARMONIA II05000526 - HARMONIA I | Obrigatória | 2 | 30 |
05000638 | HISTÓRIA DA MÚSICA IV05000636 - HISTÓRIA DA MÚSICA III | Obrigatória | 2 | 30 |
05000590 | LABORATÓRIO ORQUESTRAL I | Obrigatória | 3 | 45 |
05000467 | MÚSICA DE CÂMARA III | Obrigatória | 2 | 30 |
05000478 | SEMINÁRIO DE FLAUTA TRANSVERSAL IV | Obrigatória | 2 | 30 |
05000156 | TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IV05000174 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA III | Obrigatória | 4 | 60 |
5º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
05000374 | FLAUTA TRANSVERSAL V05000370 - FLAUTA TRANSVERSAL IV | Obrigatória | 2 | 30 |
05000528 | HARMONIA III05000527 - HARMONIA II | Obrigatória | 2 | 30 |
05000668 | HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA I | Obrigatória | 2 | 30 |
05000591 | LABORATÓRIO ORQUESTRAL II | Obrigatória | 3 | 45 |
05000468 | MÚSICA DE CÂMARA IV | Obrigatória | 2 | 30 |
05000377 | PROCESSOS E ESTRUTURAS DE ANÁLISE MUSICAL I | Obrigatória | 2 | 30 |
05000479 | SEMINÁRIO DE FLAUTA TRANSVERSAL V | Obrigatória | 2 | 30 |
6º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
05000381 | FLAUTA TRANSVERSAL VI05000374 - FLAUTA TRANSVERSAL V | Obrigatória | 2 | 30 |
05000508 | HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA II05000668 - HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA I | Obrigatória | 2 | 30 |
05000592 | LABORATÓRIO ORQUESTRAL III | Obrigatória | 3 | 45 |
05000382 | PROCESSOS E ESTRUTURAS DE ANÁLISE MUSICAL II05000377 - PROCESSOS E ESTRUTURAS DE ANÁLISE MUSICAL I | Obrigatória | 2 | 30 |
05000385 | PROJETO DE PESQUISA EM MÚSICA I | Obrigatória | 2 | 30 |
05000480 | SEMINÁRIO DE FLAUTA TRANSVERSAL VI | Obrigatória | 2 | 30 |
7º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
05000387 | FLAUTA TRANSVERSAL VII05000381 - FLAUTA TRANSVERSAL VI | Obrigatória | 2 | 30 |
05000518 | PROCESSOS E ESTRUTURAS DE ANÁLISE MUSICAL III 05000382 - PROCESSOS E ESTRUTURAS DE ANÁLISE MUSICAL II | Obrigatória | 2 | 30 |
05000391 | PROJETO DE PESQUISA EM MÚSICA II05000385 - PROJETO DE PESQUISA EM MÚSICA I | Obrigatória | 2 | 30 |
05000481 | SEMINÁRIO DE FLAUTA TRANSVERSAL VII | Obrigatória | 2 | 30 |
8º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
05000390 | FLAUTA TRANSVERSAL VIII05000387 - FLAUTA TRANSVERSAL VII | Obrigatória | 2 | 30 |
05000482 | SEMINÁRIO DE FLAUTA TRANSVERSAL VIII | Obrigatória | 2 | 30 |
05000525 | SEMINÁRIO ORIENTAÇÃO TRAB CONCLUSÃO CURSO05000391 - PROJETO DE PESQUISA EM MÚSICA II | Obrigatória | 2 | 30 |
Complementares
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
05000600 | ATIVIDADES COMPLEMENTARES | Atividade complementar | 502 |
Optativas
Optativas
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
05001171 | BIOGRAFIAS MUSICAIS | Optativa | 4 | 60 |
05001166 | ESTUDOS DE RÍTMICA | Optativa | 2 | 30 |
05001173 | MÚSICA, GÊNERO, RAÇA E SEXUALIDADE | Optativa | 4 | 60 |
05001172 | TÓPICOS DE ESTUDOS E PESQUISA EM PROCESSOS CRIATIVOS | Optativa | 2 | 30 |
05001167 | TÓPICOS DE LITERATURA, POESIA E LETRA DE MÚSICA | Optativa | 2 | 30 |
05001168 | TÓPICOS DE PESQUISA EM MÚSICA POPULAR | Optativa | 2 | 30 |
05001169 | TÓPICOS EM PERFORMANCE MUSICAL | Optativa | 2 | 30 |
05001170 | TÓPICOS EM TEORIA MUSICAL | Optativa | 2 | 30 |
Professores que ministraram disciplinas no Curso nos últimos três semestres
Turmas ofertadas em 2023 / 1
1º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
05000606 - HISTÓRIA DA MÚSICA IProfessor responsável pela turma: WERNER EWALD Horários
| T3 | 1 | 22 | ||||||
05000606 - HISTÓRIA DA MÚSICA IProfessor responsável pela turma: WERNER EWALD Horários
| T4 | 0 | 5 | ||||||
05000213 - LABORATÓRIO CORAL IProfessor responsável pela turma: LEANDRO ERNESTO MAIA Horários
| T1 | 2 | 20 | ||||||
05000459 - MÚSICA E SOCIEDADEProfessor responsável pela turma: LUIS FERNANDO HERING COELHO Horários
| T1 | 2 | 38 | ||||||
05000140 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IProfessor responsável pela turma: JORGE GERALDO ROCHEDO MELETTI Horários
| M1 | 10 | 31 | ||||||
05000140 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IProfessor responsável pela turma: JORGE GERALDO ROCHEDO MELETTI Horários
| M2 | 10 | 16 |
2º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
05000657 - ESTÉTICA MUSICALProfessor responsável pela turma: RAFAEL DA SILVA NOLETO Horários
| T1 | 2 | 10 | ||||||
05000465 - MÚSICA DE CÂMARA IProfessor responsável pela turma: GERMANO GASTAL MAYER Horários
| M1 | 10 | 3 |
3º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
05000526 - HARMONIA IProfessor responsável pela turma: JAMES CORREA SOARES Horários
| M1 | 7 | 26 | ||||||
05000636 - HISTÓRIA DA MÚSICA IIIProfessor responsável pela turma: WERNER EWALD Horários
| T1 | 2 | 11 | ||||||
05000466 - MÚSICA DE CÂMARA IIProfessor responsável pela turma: GERMANO GASTAL MAYER Horários
| M1 | 10 | 3 | ||||||
05000572 - PRODUÇÃO CULTURALProfessor responsável pela turma: LEANDRO ERNESTO MAIA Horários
| M1 | 1 | 23 | ||||||
05000174 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IIIProfessor responsável pela turma: JORGE GERALDO ROCHEDO MELETTI Horários
| M1 | 10 | 13 |
4º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
05000370 - FLAUTA TRANSVERSAL IV | M1 | 0 | 0 | ||||||
05000467 - MÚSICA DE CÂMARA IIIProfessor responsável pela turma: GERMANO GASTAL MAYER Horários
| M1 | 7 | 3 | ||||||
05000478 - SEMINÁRIO DE FLAUTA TRANSVERSAL IV | M1 | 0 | 0 | ||||||
05000156 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IVProfessor responsável pela turma: JORGE GERALDO ROCHEDO MELETTI Horários
| M1 | 10 | 15 |
5º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
05000374 - FLAUTA TRANSVERSAL VProfessor responsável pela turma: RAUL COSTA DAVILA Horários
| M1 | 1 | 1 | ||||||
05000528 - HARMONIA IIIProfessor responsável pela turma: CLARISSA FIGUEIRÓ FERREIRA Horários
| M1 | 7 | 23 | ||||||
05000668 - HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA IProfessor responsável pela turma: WERNER EWALD Horários
| T1 | 2 | 23 | ||||||
05000468 - MÚSICA DE CÂMARA IVProfessor responsável pela turma: GERMANO GASTAL MAYER Horários
| M1 | 7 | 10 | ||||||
05000377 - PROCESSOS E ESTRUTURAS DE ANÁLISE MUSICAL IProfessor responsável pela turma: CAROLINE DOS SANTOS PERES Horários
| M1 | 7 | 14 | ||||||
05000479 - SEMINÁRIO DE FLAUTA TRANSVERSAL VProfessor responsável pela turma: RAUL COSTA DAVILA Horários
| M1 | 1 | 1 |
7º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
05000518 - PROCESSOS E ESTRUTURAS DE ANÁLISE MUSICAL III Professor responsável pela turma: FELIPE MERKER CASTELLANI Horários
| M1 | 7 | 15 | ||||||
05000391 - PROJETO DE PESQUISA EM MÚSICA IIProfessor responsável pela turma: LUIZ GUILHERME DURO GOLDBERG Horários
| T1 | 2 | 18 |
Optativas
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
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05000448 - APRECIAÇÃO E CRÍTICA MUSICALProfessor responsável pela turma: LUIZ GUILHERME DURO GOLDBERG Horários
| T1 | 1 | 2 | ||||||
05000597 - ARRANJO I Professor responsável pela turma: RAFAEL HENRIQUE SOARES VELLOSO Horários
| M1 | 0 | 9 | ||||||
05000588 - DIDÁTICA DO INSTRUMENTOProfessor responsável pela turma: RAUL COSTA DAVILA Horários
| M2 | 2 | 2 | ||||||
05000583 - INSTRUMENTO SUPLEMENTAR | M2 | 0 | 0 | ||||||
05000584 - INSTRUMENTO SUPLEMENTAR IIProfessor responsável pela turma: RAUL COSTA DAVILA | M7 | 1 | 1 | ||||||
05000579 - PRÁTICA DE LEITURA A PRIMEIRA VISTAProfessor responsável pela turma: RAUL COSTA DAVILA Horários
| M1 | 4 | 1 | ||||||
05000719 - RÍTMICA IProfessor responsável pela turma: Marcelo Barros de Borba Horários
| M1 | 1 | 7 | ||||||
05000455 - TREINAMENTO AUDITIVO IProfessor responsável pela turma: JORGE GERALDO ROCHEDO MELETTI Horários
| T1 | 10 | 13 | ||||||
05000727 - TREINAMENTO AUDITIVO IIIProfessor responsável pela turma: LUIS FERNANDO HERING COELHO Horários
| M1 | 10 | 5 |
Optativas
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
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05001171 - BIOGRAFIAS MUSICAISProfessor responsável pela turma: RAFAEL DA SILVA NOLETO Horários
| T1 | 2 | 6 |
Alunos Egressos
Nome | Ano de ingresso | Ano de conclusão |
---|---|---|
GILVAN CORREA SOARES | 1994 | 2001 |
LUCIAN MARCILI KROLOW | 2005 | 2011 |
JOÃO PEDRO GERMANO PAGLIOSA | 2010 | 2014 |
JÚLIO WARKEN ZABALETA | 2009 | 2014 |
Cristiane Nunes Arrieche | 2016 | 2016 |
RAFAELA WREGE GRAZZIOTIN SOUZA | 2010 | 2016 |
MAYARA ARAUJO DO AMARAL | 2014 | 2018 |
MATEUS MESSIAS | 2015 | 2019 |
JULIA ALVES GREGORIO | 2016 | 2020 |
MATHEUS MAGALHÃES AMARAL | 2017 | 2021 |
(*) Conceitos de curso:
(**) Vagas e formas de ingresso:
- A0 - Ampla concorrência;
- L1 - Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
- L2 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
- L5 - Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
- L6 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
- L9 - Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
- L10 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012
- L13 - Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
- L14 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
Localização e contatos
- Rua Cel. Alberto Rosa, 62, Sala 301
96010-770 Pelotas, Rio Grande do Sul - Horário de Atendimento:
De segunda a sexta-feira, das 8h às 14h Centro de Artes (Sala 301 - Bloco I) - (53) 32845518
- clique para ver o e-mail
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