Nome da Atividade
COMPOSIÇÃO E ANÁLISE DE CANÇÃO POPULAR I
CÓDIGO
05001494
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Introdução a abordagens teórico-metodológicas sobre processos criativos da canção popular.
Subsídios para análise e produção musical e textual. Paradigmas ritmos, prosódia e outros dispositivos
criativos. Composição de melodias e gestos expressivos para vozes. A palavra expressiva na canção.
Subsídios para análise e produção musical e textual. Paradigmas ritmos, prosódia e outros dispositivos
criativos. Composição de melodias e gestos expressivos para vozes. A palavra expressiva na canção.
Objetivos
Objetivo Geral:
Oferecer subsídios à composição de canção popular. Identificar e aplicar dispositivos na composiçãode letra e melodia. Ampliar abordagens teórico-metodológicas sobre canção popular envolvendo
pesquisa artística e sistematização de processos criativos. Analisar em profundidade obras
fundamentais do cancioneiro brasileiro, latino-americano e anglo-americano, comparando
semelhanças e diferenças em seus sistemas de significação. Compor melodias e outros materiais
expressivos para performance vocal no contexto da canção popular. Abordar procedimentos de
produção textual para a produção de letras de música. Introduzir tópicos de produção musical para
contextos fonográficos, performáticos e digitais.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BENNETT, Joe. Collaborative songwriting–the ontology of negotiated creativity in popular music studio practice. Journal on the Art of Record Production, n. 5, 2011. Disponível em https://researchspace.bathspa.ac.uk/864/1/Bennett%20-%20Collaborative%20Songwriting.pdf.
- SANDRONI, Carlos. Feitiço decente transformações do samba no Rio de Janeiro (1917-1933). Rio de Janeiro Zahar 2001.
- TATIT, Luiz. O Cancionista: composição de canções no Brasil. 2. ed. São Paulo: EDUSP, 2012.
Bibliografia Complementar:
- CALDAS, Waldenyr. Iniciação à música popular brasileira. 5. ed. São Paulo Amarilys 2010 1 recurso online ISBN 9788520454633.
- HOWARD, John. Aprendendo a compor. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2010. 98 p. (Cadernos de música da Universidade de Cambridge). ISBN 9788571102033.
- GANDER, J. (2011) Performing music production: creating music product. King's College London (University of London). Disponível em: https://ethos.bl.uk/OrderDetails.do;jsessionid=16A1F102E4092A05C617518D62EE7048?uin=uk.bl.eth os.628014
- SCHOENBERG, Arnold; STRANG, Gerald (Coord); STRANG, Gerald (Org.). Fundamentos da composição musical. 3.ed. São Paulo: Ed. Universidade de São Paulo, 1996. 272 p. ISBN 8531400457.
- GOLDSTEIN, Norma Seltzer. Versos, sons, ritmos. 14. ed. São Paulo: Ática, 2008. 111 p. (Princípios ; 6)
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
M1 | 2024 / 1 | 13 | 13 |
Música - Composição (Bacharelado) Música Popular (Bacharelado) Horários
|
LEANDRO ERNESTO MAIA Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
ANÁLISE MUSICAL III | Música Popular (Bacharelado) |