Nome do Projeto
GEPS - Grupo de Estudos em Paisagem Sonora
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
15/03/2021 - 31/05/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O tema paisagem sonora vem sendo discutido ao longo das últimas décadas em diferentes áreas do conhecimento. Murray Schafer (1977) foi um pioneiro em considerar a importância das nossas relações com o mundo acústico cotidiano. Existem lacunas ainda a serem preenchidas, principalmente sobre a forma como o tema é levado à sala de aula, debatido e praticado também fora dela. A partir da formação de um grupo de estudos, este projeto de ensino pretende reunir referencial teórico que aborde o tema paisagem sonora para a leitura e discussão. Visto a pertinência do assunto para as licenciaturas em música, artes visuais, cinema, educação, e demais áreas, pretende-se a seleção de textos que possam estar sendo incluidos nas práticas artístico-científicas diárias dos participantes, refletindo-se também nos seus trabalhos de conclusão de curso.

Objetivo Geral

Abordar tópicos centrais e periféricos ao tema paisagem sonora para a discussão em grupo de estudos.

Justificativa

Desde os anos 1970 o tópico paisagem sonora é discutido em diferentes áreas do conhecimento, tanto no Brasil quanto no exterior. De que forma os alunos do Centro de Artes da UFPel estão engajados com o assunto? De que forma se apropriam do tema? Discutir a paisagem sonora pode ser um primeiro passo para entrar num território potente para a mistura de conhecimentos, interesses e experiências voltados à educação, cultura, meio ambiente e filosofia. Crê-se, dessa forma, que este projeto de extensão possa oferecer um espaço de intersecção entre música e outras áreas, sendo entendido e conhecido de forma abrangente por estudantes e educadores dos diferentes níveis de formação. Ainda, oportunizando a formação de novos grupos de pesquisa e fomentando a criação de novos projetos de ensino com temáticas interdisciplinares.

Metodologia

Reuniões em ambiente remoto, quinzenalmente em formato de seminário, onde alunos apresentam textos previamente selecionados e calendarizados. Segue roteirização dos encontros:
1. Introdução ao tema;
2. Seleção dos textos;
3. Apresentação de ficha de leitura de cada texto;
4. Discussão dos textos de forma quinzenal;
5. Visualização e escuta de materiais mencionados nos textos.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se a atualização temática sobre diferentes tópicos ligados à arte, cultura, educação e ciência num ambiente multidisciplinar. Ainda, fomentar a formação de novos grupos de pesquisa e ensino, escrita de artigos e produção de artefatos artisticos centralizados no tema Paisagem Sonora.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALYSON QUEVEDO NOVO TEIXEIRA
Christian Lucas Teixeira
ELDER DOS SANTOS OLIVEIRA JUNIOR6
FRANCO FARIAS OLIVEIRA
GUILHERME TRAVAGLI RAMOS
ISABEL BONAT HIRSCH4
LORENA BETANIA OLIVEIRA FONTES
MARCELO BOLDT DOS SANTOS
RAFAELA DE SOUZA SILVA
RICARDO VIEIRA DA SILVA

Página gerada em 25/04/2024 22:40:32 (consulta levou 0.140688s)