Nome do Projeto
GEPS - Grupo de Estudos em Paisagem Sonora
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
15/03/2021 - 31/05/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O tema paisagem sonora vem sendo discutido ao longo das últimas décadas em diferentes áreas do conhecimento. Murray Schafer (1977) foi um pioneiro em considerar a importância das nossas relações com o mundo acústico cotidiano. Existem lacunas ainda a serem preenchidas, principalmente sobre a forma como o tema é levado à sala de aula, debatido e praticado também fora dela. A partir da formação de um grupo de estudos, este projeto de ensino pretende reunir referencial teórico que aborde o tema paisagem sonora para a leitura e discussão. Visto a pertinência do assunto para as licenciaturas em música, artes visuais, cinema, educação, e demais áreas, pretende-se a seleção de textos que possam estar sendo incluidos nas práticas artístico-científicas diárias dos participantes, refletindo-se também nos seus trabalhos de conclusão de curso.
Objetivo Geral
Abordar tópicos centrais e periféricos ao tema paisagem sonora para a discussão em grupo de estudos.
Justificativa
Desde os anos 1970 o tópico paisagem sonora é discutido em diferentes áreas do conhecimento, tanto no Brasil quanto no exterior. De que forma os alunos do Centro de Artes da UFPel estão engajados com o assunto? De que forma se apropriam do tema? Discutir a paisagem sonora pode ser um primeiro passo para entrar num território potente para a mistura de conhecimentos, interesses e experiências voltados à educação, cultura, meio ambiente e filosofia. Crê-se, dessa forma, que este projeto de extensão possa oferecer um espaço de intersecção entre música e outras áreas, sendo entendido e conhecido de forma abrangente por estudantes e educadores dos diferentes níveis de formação. Ainda, oportunizando a formação de novos grupos de pesquisa e fomentando a criação de novos projetos de ensino com temáticas interdisciplinares.
Metodologia
Reuniões em ambiente remoto, quinzenalmente em formato de seminário, onde alunos apresentam textos previamente selecionados e calendarizados. Segue roteirização dos encontros:
1. Introdução ao tema;
2. Seleção dos textos;
3. Apresentação de ficha de leitura de cada texto;
4. Discussão dos textos de forma quinzenal;
5. Visualização e escuta de materiais mencionados nos textos.
1. Introdução ao tema;
2. Seleção dos textos;
3. Apresentação de ficha de leitura de cada texto;
4. Discussão dos textos de forma quinzenal;
5. Visualização e escuta de materiais mencionados nos textos.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se a atualização temática sobre diferentes tópicos ligados à arte, cultura, educação e ciência num ambiente multidisciplinar. Ainda, fomentar a formação de novos grupos de pesquisa e ensino, escrita de artigos e produção de artefatos artisticos centralizados no tema Paisagem Sonora.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALYSON QUEVEDO NOVO TEIXEIRA | |||
Christian Lucas Teixeira | |||
ELDER DOS SANTOS OLIVEIRA JUNIOR | 6 | ||
FRANCO FARIAS OLIVEIRA | |||
GUILHERME TRAVAGLI RAMOS | |||
ISABEL BONAT HIRSCH | 4 | ||
LORENA BETÂNIA OLIVEIRA FONTES | |||
MARCELO BOLDT DOS SANTOS | |||
RAFAELA DE SOUZA SILVA | |||
RICARDO VIEIRA DA SILVA |