Nome do Projeto
Análise, apreciação musical e alguns outros espectros.
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
10/07/2021 - 22/08/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O presente projeto busca uma aproximação inicial com o repertório do século XX e XXI. A partir da escuta seria possível analisar uma série de composições que pertencem a um cenário global, de múltiplos acontecimentos e que foram terreno fértil para a área. A partir deste projeto, pretende-se conhecer obras que integraram outros processos criativos, como a obra "Musica Ricercata 2", de Gyorgy Ligeti, trilha sonora de filme de Stanley Kubrick; obra Acronon, de Koellreutter, introduzindo o indeterminismo em música. Propõe-se o despertar criativo a partir da apreciação musical no reconhecimento de outras linguagens pós-tonais.

Objetivo Geral

Apreciar a produção musical que contextualiza a produção do século XX e XXI, apresentando também as suas relações com outras áreas do conhecimento, potencializando o conhecimento e a reflexão do extensionista sobre o repertório.

Justificativa

A apreciação é o início de um engajamento do extensionista com outras formas musicais e linguagens que integraram processos no cinema e nas artes visuais. Da mesma forma, pretende-se despertar o desejo de conhecer outros repertórios que extrapolaram a tonalidade e que se posicionaram em grandes produções para o cinema, educação e outras áreas.

Metodologia

Encontros semanais, 2h de duração.
Seleção de acervo acústico e visual.
Seleção de depoimentos em língua portuguesa.

Serão quatro momentos de encontro que privilegiarão:
1. Contextualização
2. Vida e obra de H.J. Koellreutter;
3. Gyorgy Ligeti e o cinema;
4. Intercessões entre Cinema e Música na poética de
Toru Takemitsu.

Indicadores, Metas e Resultados

Possibilitar maior apropriação em relação aos conteúdos musicais do século XXI. Ainda que apresentados de forma introdutória, potencializar uma primeira reflexão dos alunos do projeto sobre os processos criativos dos séculos XX e XXI e como estes ecoam nas suas próprias realidades.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA CLAUDIA FLORES BIBIANO PIRES
CLAUDIO HORACIO VITALE
ELDER DOS SANTOS OLIVEIRA JUNIOR8
ISABEL BONAT HIRSCH8
RAFAELA DE SOUZA SILVA
RICARDO FERREIRA DA SILVA

Página gerada em 16/04/2024 16:49:34 (consulta levou 0.142573s)