Nome do Projeto
Palhetas em questão: conversações, provocações e práticas
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
05/07/2020 - 10/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Cultura
Linha de Extensão
Música
Resumo
Em tempos de pandemia, faz-se necessário refletir sobre questões práticas e técnicas dos instrumentos de palheta simples, tais como da família do saxofone e do clarinete. Dessa forma, este projeto de extensão oferece aos participantes a possibilidade de discutir virtualmente questões técnicas, estéticas e históricas dos instrumentos de palhetas simples juntamente com profissionais com carreira estabelecida. Assim como, sanar as principais dúvidas elencadas aos tópicos do projeto. O projeto contará com nomes como Rafael Velloso, Henrique Portovedo, Jesiel Pinheiro, Cristiano Ludwig, entre outros convidados.

Objetivo Geral

Oferecer aos participantes a possibilidade de discutir pela internet questões técnicas, estéticas e históricas dos instrumentos de palhetas simples.

Justificativa

Em virtude do isolamento social, crê-se que este seja o momento de parar, refletir e discutir sobre nossas práticas com os instrumentos de palheta simples. Para isso, serão convidados artistas de diferentes localidades do Brasil e do mundo para contribuir com esse momento de aperfeiçoamento técnico e profissional na área instrumental.

Metodologia

Serão encontros quinzenais, onde convidados farão parte de conversações sob tópicos previamente combinados, havendo a partilha de conteúdos sugeridos ao longo dos encontros virtuais, tais como partituras para estudo, videoaulas e textos vinculados à pratica do saxofone e/ou do clarinete.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que os participantes se posicionem criticamente com relação à música instrumental vinculada aos instrumentos saxofone e clarinete num cenário local, regional e global. Ainda, pretende-se fomentar a formação de novos grupos, possível performances conjuntas, escrita de artigos, interação com demais trabalhos científicos voltados à performance da música instrumental.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BERNARD REHERMANN LOUREIRO DA SILVA
ELDER DOS SANTOS OLIVEIRA JUNIOR4
RAFAEL HENRIQUE SOARES VELLOSO4

Página gerada em 26/04/2024 22:10:06 (consulta levou 0.147209s)