Nome do Projeto
Mosaico: Conversações, provocações e práticas estéticas
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
31/07/2020 - 15/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Música
Resumo
Em virtude do isolamento social, crê-se que este seja o momento oportuno de refletir e discutir sobre temas ligados à arte, ciência e cultura, nas suas diferentes formas de manifestação. Em ambiente virtual, propõe-se pautar temas de discussão que pertençam a diferentes áreas, onde cada integrante convidado trará suas considerações. Logo, estima-se criar um ambiente de discussão multidisciplinar que contemplará artistas e educadores de diferentes áreas, onde os conhecimentos nele veiculados atinjam a comunidade em geral.

Objetivo Geral

Criar ambiente favorável para a discussão de tópicos comuns, abordados e estudados em diferentes áreas do conhecimento, atualizando o conhecimento acadêmico de forma aberta em mídias sociais.

Justificativa

Existem tópicos que são comumente discutidos nos ensinos básico e superior e que transitam em diferentes áreas do conhecimento. Imediatamente podemos citar tópicos ligados à paisagem, ao ensino, ao conceito de textura e às discussões acerca de popularidades e erudições. Estes tópicos discutidos nas áreas da música, literatura, artes visuais, dança, teatro, educação, educação ambiental, filosofia, etc., atualizam e põe em movimento um conhecimento direcionado à área especifica. Crê-se, dessa forma, que este projeto de extensão possa oferecer um espaço de intersecção onde o conhecimento se colocaria em forma de um grande mosaico, sendo entendido e conhecido de forma abrangente por estudantes e educadores dos diferentes níveis de formação. Ainda, oportunizando a formação de novos grupos de pesquisa e fomentando a criação de novos projetos de ensino com temáticas interdisciplinares.

Metodologia

Serão encontros periódicos onde convidados farão parte de conversações sob tópicos previamente combinados. Segue roteirização da metodologia:

1. Elaborar tópicos transversais e que contemplem diferentes áreas do conhecimento;
2. Estabelecer contato com participantes interessados e que seus trabalho permeiem o tópico em questão;
3. Desenhar matriz que expresse graficamente os conhecimentos que envolvem o tópico;
4. Criar página de hospedagem do projeto;
5. Estudar meios de mediação streaming;
6. Promover o evento nas redes sociais;
7. Mediar e integrar conversações.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se a atualização temática sobre diferentes tópicos ligados à arte, cultura, educação e ciência num ambiente multidisciplinar. Ao contemplar participantes de diferentes áreas do conhecimento, procura-se estabelecer um mosaico de informações que delineará e dará movimento ao conhecimento exposto.
Por fim, pretende-se fomentar a formação de novos grupos de pesquisa e ensino, escrita de artigos, interação com demais trabalhos científicos voltados à arte, à educação e à música.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CLAUDIO HORACIO VITALE19
ELDER DOS SANTOS OLIVEIRA JUNIOR17
JAMES CORREA SOARES19
VALMIRO PEREIRA MACHADO JUNIOR

Página gerada em 29/03/2024 05:34:02 (consulta levou 0.147751s)