Nome do Curso / Conceitos (*)
Matemática
Enade (2017)3CPC (2017)4CC (2013)3
Nível / Grau
GRADUAÇÃO / Licenciatura
Modalidade
Presencial
Turno
NOTURNO
Código UFPel
3820
Código e-MEC
122746
Unidade
Coordenador
Criação e Reconhecimento
Curso criado pela portaria 1656 de 25 de outubro de 2010.
Curso reconhecido pela Portaria nº 45 de 22/01/2015. Publicada na Seção 1, página 8 do D.O.U de 23/01/2015.

Contextualização

O Curso de Licenciatura em Matemática visa formar professores de Matemática com conhecimentos, habilidades e atitudes condizentes com um profissional capacitado para atuar na segunda fase do Ensino de Fundamental e no Ensino Médio e preparado para continuidade de estudos em nível de Pós-graduação em Educação, em Matemática ou em áreas afins.

Objetivos

Os objetivos específicos do curso são:
a) Promover a formação de profissionais com consciência crítica da realidade, sólidos conhecimentos científicos e metodológicos (conhecimentos matemáticos e de ensino de matemática, conhecimentos pedagógicos dirigidos ao trabalho do professor e conhecimentos gerais complementares necessários ao exercício do magistério) que, no seu trabalho nos anos finais do Ensino de Fundamental e no Ensino Médio, sejam capazes de: 
  • Promover nos seus alunos o desenvolvimento do conhecimento e compreensão de conceitos matemáticos;
  • Fazer com que seus alunos saibam aplicar os conhecimentos matemáticos obtidos nas situações da vida em geral;
  • Desenvolver em seus alunos a habilidade de calcular, generalizar, analisar, induzir, deduzir, sistematizar, esboçar gráficos e usar a linguagem matemática;
  • Desenvolver a habilidade de empregar o pensamento lógico;
  • Despertar em seus alunos o interesse pela resolução de problemas, leituras de revistas e livros de matemática. 
b) Oportunizar aos alunos do curso, através de disciplinas de Didática Geral, Laboratório de Ensino de Matemática, e Trabalho de Campo, da utilização do Laboratório do Ensino de Matemática e da execução de trabalhos de ensino e extensão, uma formação que possibilite tanto a vivência crítica da realidade do ensino básico, como também a experimentação de novas propostas que considere a evolução dos estudos da educação matemática.

c) Possibilitar que haja um maior número de docentes na área de Matemática contribuindo para a formação de novos quadros de professores nas escolas de Ensino Fundamental e no Ensino Médio, contribuindo para a transformação da atual situação do ensino e da aprendizagem da matemática.

d) Possibilitar aos docentes egressos do curso uma base psico-social-cultural para a formação de futuros pesquisadores e professores universitários.

Perfil do Egresso

O curso de Licenciatura em Matemática tem por objetivo formar um professor de Matemática para a segunda fase do ensino fundamental e para o ensino médio, que seja um profissional, detentor das seguintes características:

a) Domínio do conhecimento matemático específico e não trivial, tendo consciência do modo de produção próprio desta ciência - origens, processo de criação, inserção cultural - tendo também conhecimento das suas aplicações em outras áreas.

b) Percepção do quanto o domínio de certos conteúdos, habilidades e competências próprias à matemática importam para o exercício pleno da cidadania.

c) Capacidade de trabalhar de forma integrada com os professores da sua área e de outras áreas, no sentido de conseguir contribuir efetivamente com a proposta pedagógica da sua Escola e favorecer uma aprendizagem multidisciplinar e significativa para os seus alunos.

d) Maturidade para utilizar adequadamente ou perceber o significado da precisão dedutiva num processo de demonstração, assim como para empregar procedimentos indutivos ou analógicos na criação de matemática, entendida como uma atividade de resolução de problemas, tanto na sua relação pessoal com a ciência matemática, quanto na dinâmica de ensino-aprendizagem.

e) Compreensão as características peculiares a cada um dos raciocínios típicos da matemática: o raciocínio lógico-algébrico, o combinatório e o geométrico.

f) Domínio da forma lógica, característica do pensamento matemático, e conhecimentos dos pressupostos da Psicologia Cognitiva de modo a compreender as potencialidades de raciocínio em cada faixa etária. Em outras palavras, capacidade de, por um lado, favorecer o desenvolvimento de raciocínio de seus alunos e, por outro lado, não extrapolar as exigências de rigor a ponto de gerar insegurança nos seus alunos em relação à matemática.

g) Familiaridade e reflexão sobre metodologias e materiais de apoio ao ensino diversificado de modo a poder decidir, diante de cada conteúdo específico e cada classe particular de alunos, qual o melhor procedimento pedagógico para favorecer a aprendizagem significativa de matemática, estando preparado para avaliar os resultados de suas ações por diferentes caminhos e de forma continuada.

h) Capacidade de observar cada aluno, procurando rotas alternativas de ação para levar seus alunos a se desenvolverem plenamente, com base nos resultados de suas avaliações, sendo assim motivador e visando o desenvolvimento da autonomia no seu aluno.

i) Engajamento num processo de contínuo aprimoramento profissional, procurando sempre atualizar seus conhecimentos com abertura para a incorporação do uso de novas tecnologias e para adaptar o seu trabalho às novas demandas sócio-culturais e dos seus alunos.

Competências e habilidades

Para formar profissionais com o perfil desejado, o curso de Licenciatura em Matemática deve ter como objetivo desenvolver nos seus alunos as seguintes habilidades ou competências:

a) Pensamento heurístico competente: capacidade de encaminhar solução de problemas e explorar situações, fazer relações, conjecturar, argumentar e avaliar. Capacidade de formular problemas.
b) Domínio dos raciocínios algébrico, geométrico e combinatório de modo a poder argumentar com clareza a objetividade dentro destes contextos congnitivos. Ou seja, os alunos devem desenvolver capacidade dedutiva com sistemas axiomáticos, percepção geométrico-espacial, capacidade de empregar ensaio e erro como procedimento de busca de soluções e segurança na abordagem de problemas de contagem.
c) Capacidade de contextualizar e inter-relacionar conceitos e propriedades matemáticas, bem como de utilizá-los em outras áreas do conhecimento e em aplicações variadas. Em especial, poder interpretar matematicamente situações ou fenômenos que emergem de outras áreas do conhecimento ou de situações reais.
d) Visão histórica e crítica da Matemática, tanto no seu estado atual como nas várias fases da sua evolução que lhe permita tomar decisões sobre a importância relativa dos vários tópicos tanto no interior da ciência matemática como para a aprendizagem significativa do estudante da escola fundamental e média.
e) Domínio dos conteúdos básicos de estatística, informática e física, constantes no rol de conteúdos currículares mínimos. É importante ressaltar que estes foram pensados de modo a garantir, não só os objeitvos já relacionados, como também propiciar o necessário distanciamento e visão abrangente de conteúdos além daqueles que deverão ser ministrados na escola fundamental e média.
f) Capacidade de utilização em sala de aula de novas tecnologias como vídeo, áudio, computador, internet, entre outros.
g) Capacidade de compreender, criticar e utilizar novas ideias e tecnologias.
h) Capacidade de desenvolver projetos, avaliar livros textos, softwares educacionais e outros materiais didáticos. Capacidade de organizar cursos, planejar ações de ensino e aprendizagem de matemática.
i) Conhecimento dos processos de construção do conhecimento matemático próprios da criança e do adolescente.
j) Conhecimento das propostas ou parâmetros currículares, bem como das diversas visões pedagógicas vigentes. Poder formular sua própria concepção diante das correntes existentes.
k) Capacidade de aprendizagem continuada, sendo sua prática também fonte de produção de conhecimento.
l) Realização de estudos de pós-graduação.

Organização Curricular

O currículo deste curso procura desenvolver-se em 5 eixos relacionado/articulados, explicitados como:
  • Atividades Científicas Acadêmicas (ACA): São aquelas destinadas à formação do profissional nas áreas da matemática e das áreas afins, bem como as da educação e correspondem tanto às disciplinas básicas, quanto às profissionais;
  • Estágio Curricular Supervisionado (ECS): É entendido como o tempo de aprendizagem da prática da docência. Ele deve se constituir no pólo articulador das relações entre os elementos teóricos (conteúdos disciplinares/conhecimentos) desenvolvidos durante o Curso e às análises e ações desenvolvidas junto às escolas;
  • Prática como Componente Curricular (PCC): tem como objetivo proporcionar a integração entre as atividades de ACA e ECS, concorrendo conjuntamente para a formação da identidade do professor como educador. Esta correlação teoria e prática é um movimento contínuo entre saber e fazer na busca por significar e re-significar a gestão, a administração e a resolução de situações próprias do ambiente da educação escolar;
  • Atividades Complementares (AC): Têm o objetivo de proporcionarem, aos alunos, uma participação mais ampla em atividades de ensino, de extensão e de pesquisa, desenvolvendo, dessa maneira, um profissional responsável e competente, fazendo com que o professor em formação participe da melhoria da qualidade de ensino de sua região;
  • Disciplinas Optativas (DO): Têm por objetivo permitir ao educando a liberdade para escolher os conteúdos que deseja aprender ou aprofundar, mas que visem a sua formação como professor de matemática, pesquisador da área de matemática ou áreas afins, ou educação matemática.
O Curso de Licenciatura em Matemática Noturno se desenvolverá com uma carga horária mínima de 3538 horas/aulas, sendo 2958 horas/aula em disciplinas obrigatórias, 340 horas/aulas em disciplinas optativas e 240 horas/aula (200 horas relógio) em atividades complementares.   

Procedimentos e metodologias de ensino

O curso está estruturado de modo a permitir o desenvolvimento de atividades importantes para a formação de professores de matemática tendo como base os princípios delineados:
- Os alunos serão requisitados para o uso freqüente da biblioteca e o desenvolvimento de pesquisas.
- Os alunos serão requisitados a fazerem leituras e a produzirem textos.
- Os alunos serão requisitados a participarem da vida das escolas.
- Os alunos serão incentivados ao uso do computador e, principalmente, de softwares de ensino de matemática.
- Em laboratório, os alunos serão requisitados a realizarem experiências individualmente ou em pequenos grupos, o que lhes permitirá obter o domínio de material didático-pedagógico e de métodos de ensino de matemática.
- Em todas as disciplinas, os professores devem ter claros os objetivos do curso e o perfil dos alunos e conseqüentemente devem dar o enfoque adequado aos assuntos ensinados, possibilitando que cada disciplina do curso seja uma peça importante na formação do licenciado em matemática. 

A execução do Curso será na modalidade presencial. As disciplinas serão oferecidas no período noturno. Excepcionalmente poderão ser oferecidas disciplinas no período diurno, desde que os alunos que pretendem cursar a disciplina concordem ou a solicitem.

As disciplinas que compõe o Estágio Obrigatório deverão ser ministradas por no mínimo dois professores, de forma compartilhada e cooperativa entre professores do Departamento de Matemática e Estatística e o Departamento de Ensino. Além disso, as disciplinas: Trabalho de Campo I (ministrada em semestres ímpares) e Estágio de Matemática I (ministrada em semestres pares) terão horários idênticos para facilitar sua execução já que a segunda depende de projeto elaborado na primeira, que, dentro do possível, deverá ser executado na mesma escola onde foi realizada a disciplina de Trabalho de Campo I. O mesmo procedimento será realizado para as disciplinas Trabalho de Campo II (ministradas em semestres ímpares) e Estágio de Matemática II (ministradas em semestres pares). Também, na medida do possível, as disciplinas que compõem o grupo de Estágios Obrigatórios deverão ser ofertadas em turno diferente do turno em que as outras disciplinas do mesmo semestre serão ofertadas.

Os alunos deverão ser orientados na escolhas das Disciplinas Optativas e na realização das Atividades Complementares de modo que possam ampliar seus conhecimentos, visando desenvolver estudos mais avançados em cursos de Pós-graduação na área de Educação ou estudos mais avançados, em Matemática, visando uma pós-graduação em Matemática Pura ou Aplicada.  O aluno pode incluir na sua formação um percurso curricular que lhe possibilite trabalhar também em outras áreas relacionadas ao ensino de matemática. Dentre essas áreas, podem-se citar, como exemplo, a área editorial voltada a livros didáticos ou a área de produção de softwares educacionais. O aluno pode, também, trabalhar em outros campos que envolvam a Matemática, como na área de Matemática Financeira. 

A prática de ensino perpassará o currículo com disciplinas obrigatórias, disciplinas optativas, atividades complementares e de pesquisa e extensão, que permitirão a formação de um profissional comprometido com a melhoria do ensino.

Os projetos de extensão envolverão alunos em ações que beneficiarão a sociedade em que estão inseridos. Os alunos poderão propor projetos de extensão, participando assim da discussão, elaboração e avaliação dos mesmos.

A partir dos projetos de extensão e do trabalho no Curso, os alunos terão oportunidade de participar de projetos de pesquisa sobre o processo de ensinar e aprender matemática, sobre o uso de tecnologias no ensino de matemática e também em projetos de pesquisa que visam um maior aprofundamento de conteúdos matemáticos ou de áreas afins.

As atividades de prática de ensino, projetos de pesquisa, ensino e extensão poderão ser atividades do Curso de Licenciatura em Matemática (professores e alunos) para oferecer oportunidades de formação continuada aos professores das escolas de Ensino Médio e Fundamental.

Os alunos devem ser motivados a utilizar as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Também deverão ser incentivados a aplicar e avaliar as diversas tecnologias e a criar metodologias de ensino-aprendizagem de matemática usando estas tecnologias. Pretende-se oferecer cursos, através de projetos de ensino e de extensão, aos alunos interessados em aumentar seu conhecimento no domínio das tecnologias existentes.

Para tentar sanar as deficiências de conteúdos de matemática do Ensino Básico dos alunos ingressantes, pretende-se oferecer cursos através de projetos de ensino/extensão. Estes também terão a finalidade de retomada dos fundamentos da Matemática que alicerçam e/ou emergem no ensino nos Níveis Básicos de Ensino, em abordagens adequadas ao ensino superior, mas que explorem, discutam e mesmo redefinam sua inserção na formação matemática de crianças, adolescentes, jovens e adultos, alunos do Ensino Fundamental, Médio ou Profissional.
 

Avaliação do ensino e da aprendizagem

Para cumprir com os propósitos de uma avaliação ampla, abrangente e, ao mesmo tempo objetiva, embora complexa, entende-se que o curso deve optar por instrumentos que subsidiem uma avaliação a partir dos seguintes princípios norteadores:

Permanente: a avaliação não pode se transformar em instrumento de preocupação para o aluno, levando-o, muitas vezes, a diminuir seu rendimento devido a fatores psicológicos. Quando a avaliação é permanente, em vez de criar um constante medo, o ambiente escolar passa a ser todo valorizado. Desta forma, não há supervalorização de conteúdos ou momentos, nem ações ou palavras valem mais que outras. O aluno passa a ter mais oportunidade de mostrar seu potencial e habilidades em diferentes momentos. Nessa perspectiva, todo o trabalho realizado ao longo do processo de aprendizagem é igualmente importante.

Continuada: a avaliação deve ser capaz de verificar o desenvolvimento do processo de aprendizagem. Como tal, também só pode acontecer em forma de processo. Assim, não pode haver lacunas avaliativas, e toda a ação e manifestação do aprendiz deve fazer parte dos critérios a subsidiar uma avaliação continuada. Deverá haver um acompanhamento ao processo de estudo realizado pelo aluno, que deverá permitir aos orientadores acadêmicos e professores analisarem como cada um deles consegue acompanhar as abordagens propostas no material didático; como desenvolve as atividades propostas; como busca ampliar seus conhecimentos através das leituras propostas; se busca apoio e interlocução com seus orientadores e professores; que dificuldades ele está encontrando em seus estudos, pesquisas e em outras tarefas; como está estabelecendo relações entre o conhecimento trabalhado e sua prática como professor; enfim, como realiza seu processo de aprendizagem como um todo.

Abrangente: o professor deve levar em conta os mais diversos aspectos que compõem a formação do professor e explicitá-los em seus instrumentos de avaliação. Não pode pontuar, em nenhuma hipótese, aspectos que o aluno não saiba de antemão que estarão sendo levados em conta em seu desempenho acadêmico. A avaliação abrangente pode ser complexa, porém não pode ser somente subjetiva, pois deste aspecto à arbitrariedade o caminho é curto.

Dinâmica: o aluno não pode ser visto fora de seu contexto de vida, seja ele social, particular, escolar ou intelectual. Uma avaliação dinâmica evita que se reduza à momentos específicos, muitas vezes isolados assepticamente, a análise do domínio que o aluno tem dos conhecimentos e habilidades trabalhadas ao longo de períodos escolares.

Pedagógica: o mais importante de todo o processo avaliativo assumido é sair de mero dever burocrático e servir de instrumento de apoio para o próprio estudante para melhorar seu desempenho. Desta forma, os resultados devem retornar sempre ao aluno, não se reduzindo meramente a notas ou conceitos, mas especialmente em forma de pareceres e sugestões para que possa melhorar seu desempenho.

Critérios:

Para obter aprovação nas disciplinas nas quais o aluno está matriculado, a nota final é obtida a partir da média de no mínimo duas avaliações, de acordo com as normas gerais da universidade, sendo considerado aprovado o aluno que obtiver média igual ou superior a sete e frequência mínima de 75%.
Sugere-se que sejam realizadas recuperações parciais de conteúdo e de nota para os alunos com graus parciais inferiores a sete.
Médias finais inferiores a sete e superiores a três permitem a realização de exame. A nota do exame é somada à média das notas anteriores e o resultado dividido por dois. Serão aprovados os alunos que obtiverem essa média final maior ou igual a cinco.

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

O curso está vinculado ao Instituto de Física e Matemática desta universidade, o qual dispõe de três pós gradudações a nível de mestrado:
  • Pós-Graduação em Educação Matemática;
  • Pós-Graduação em Física;
  • Pós-Graduação em Modelagem Matemática,
uma pós-graduação a nível de especialização:
  • Pós-Graduação em Estudos Matemáticos
e uma pós-graduação a nível de doutorado:
  • Doutorado em Física.
Os discentes são constantemento incentivados a participarem de projetos de iniciação científica tendo como orientadores os docentes atuantes no curso. Muitos de nossos alunos ao se formarem ingressam tanto nos cursos citados acima, como também em pós-graduações de outras universidades, por exemplo, UFRGS e UFSM. 
 

Acompanhamento de Egressos

Matriz Curricular

2º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11100079ESTRUTURAS LÓGICO-DEDUTIVASObrigatória460
17360022FUND. SÓCIO-HISTÓRICO-FILOSÓFICOS EDUCAÇÃOObrigatória460
11100009GEOMETRIA ANALÍTICAObrigatória460
11260030LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA II11100078 - MATEMÁTICA ELEMENTAR: MEDIDA E FORMA EM GEOMETRIAObrigatória460
17350027PROFISSÃO DOCENTEObrigatória460

3º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11100017ÁLGEBRA LINEAR I11100009 - GEOMETRIA ANALÍTICAObrigatória460
11100080CÁLCULO I11100077 - MATEMÁTICA ELEMENTAR: FUNÇÕESObrigatória690
11260031CURRÍCULO E ENSINO DE MATEMÁTICA Obrigatória460
11100081PROGRAMAÇÃO EM SOFTWARE DE MATEMÁTICAObrigatória460

4º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11100082ARITMÉTICA11100079 - ESTRUTURAS LÓGICO-DEDUTIVAS11260029 - LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA IObrigatória460
11100083CÁLCULO II11100080 - CÁLCULO IObrigatória460
11260034HISTÓRIA DA MATEMÁTICA I11260028 - INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO MATEMÁTICAObrigatória460
11260033LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA III11100077 - MATEMÁTICA ELEMENTAR: FUNÇÕESObrigatória460
11260032SOFTWARE NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICAObrigatória460

5º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11100084CÁLCULO III11100017 - ÁLGEBRA LINEAR I11100083 - CÁLCULO IIObrigatória460
11260035HISTÓRIA DA MATEMÁTICA II11260034 - HISTÓRIA DA MATEMÁTICA IObrigatória460
11260036LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA IV11260030 - LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA IIObrigatória460
20000084LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )Obrigatória460
11100033MATEMÁTICA DISCRETA AObrigatória460

6º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11100085ÁLGEBRA A11100082 - ARITMÉTICA11260033 - LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA IIIObrigatória460
11100086CÁLCULO IV11100084 - CÁLCULO IIIObrigatória460
17350028EDUCAÇÃO BRASILEIRA:ORGANIZ. E POLÍT.PÚBLICASObrigatória460
17360021FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃOObrigatória460
11260037MATEMÁTICA SOCIOCULTURALObrigatória460

7º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11100087ÁLGEBRA B 11100085 - ÁLGEBRA AObrigatória460
11100050EQUAÇÕES DIFERENCIAIS11100084 - CÁLCULO IIIObrigatória460
11260038ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO - ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTALMínimo de 80 créditosObrigatória7105
11090032FÍSICA BÁSICA I11100080 - CÁLCULO IObrigatória460
11100088GEOMETRIA EUCLIDIANA PLANA11260030 - LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA IIObrigatória460

8º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11100089CÁLCULO NUMÉRICO11100050 - EQUAÇÕES DIFERENCIAISObrigatória460
11260039ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO - NÃO FORMALMínimo de 80 créditosObrigatória690
11090033FÍSICA BÁSICA II11100083 - CÁLCULO IIObrigatória460
11100090GEOMETRIA EUCLIDIANA NO ESPAÇO11100088 - GEOMETRIA EUCLIDIANA PLANAObrigatória460

9º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11100014ANÁLISE REAL I11100079 - ESTRUTURAS LÓGICO-DEDUTIVAS11100083 - CÁLCULO IIObrigatória690
11260041ESTÁGIO SUPERVISIONADO - ENSINO MÉDIOMínimo de 80 créditosObrigatória7105
11260040INTRODUÇÃO À FILOSOFIA DA MATEMÁTICA E DO SEU ENSINOObrigatória460
11260042TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IMínimo de 140 créditosObrigatória460

10º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11260043ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO - CULMINÂNCIA EM EVENTOMínimo de 120 créditosObrigatória7105
11100026ESTATÍSTICA BÁSICA11100083 - CÁLCULO IIObrigatória460
11260044TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II11260042 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IObrigatória230

Complementares

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11260048ATIVIDADES COMPLEMENTARESAtividade complementar14210

Optativas

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11100018ÁLGEBRA LINEAR II11100017 - ÁLGEBRA LINEAR IOptativa460
11100092ANÁLISE REAL II11100014 - ANÁLISE REAL IOptativa460
11260047AVALIAÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA11260036 - LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA IVOptativa460
17360009EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PEDAGOGIA DA DIFERENÇAOptativa460
11260015EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASILOptativa460
11090034FÍSICA BÁSICA III11090033 - FÍSICA BÁSICA IIOptativa460
11100093GEOMETRIA DIFERENCIAL11100086 - CÁLCULO IVOptativa460
11100095INTRODUÇÃO À TEORIA DE GALOIS11100087 - ÁLGEBRA B Optativa460
20000262LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS Optativa460
20000121LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS II ( LIBRAS II )20000084 - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )Optativa460
11100091MATEMÁTICA FINANCEIRAOptativa460
11100094MODELAGEM MATEMÁTICA11100050 - EQUAÇÕES DIFERENCIAISOptativa460
11260046NARRATIVAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA11260032 - SOFTWARE NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICAOptativa460
11260045PRODUÇÃO DE VÍDEOS DE MATEMÁTICA PARA EDUCAÇÃO BÁSICAOptativa460
11100021SEQÜÊNCIAS E SÉRIES11100084 - CÁLCULO IIIOptativa460
11100016TOPOLOGIA I11100014 - ANÁLISE REAL IOptativa460
11100007VARIÁVEIS COMPLEXAS11100086 - CÁLCULO IVOptativa460

Professores que ministraram disciplinas no Curso nos últimos três semestres

Nome
ALEXANDRE SACCO DE ATHAYDEInstituto de Física e Matemática
ALINE DE CASTRO E KASTERCentro de Letras e Comunicação
AMANDA PRANKEInstituto de Física e Matemática
ANDREA MORGADOInstituto de Física e Matemática
ANDREI BOURCHTEINInstituto de Física e Matemática
ANDRE LUIS ANDREJEW FERREIRAInstituto de Física e Matemática
ANTONIO MAURICIO MEDEIROS ALVESInstituto de Física e Matemática
ARLAN DA SILVA FERREIRAInstituto de Física e Matemática
BRUNA DA SILVA LEITZKEInstituto de Física e Matemática
BRUNO HENRIQUE CERVELINInstituto de Física e Matemática
CARLA DENIZE OTT FELCHERInstituto de Física e Matemática
CARLOS ANTONIO PEREIRA CAMPANIInstituto de Física e Matemática
CICERO NACHTIGALLInstituto de Física e Matemática
CLAUDIO ZEN PETERSENInstituto de Física e Matemática
DANIELA BUSKEInstituto de Física e Matemática
DANIELA STEVANIN HOFFMANNInstituto de Física e Matemática
DANIEL TAVARES DA SILVAInstituto de Física e Matemática
DENISE NASCIMENTO SILVEIRAInstituto de Física e Matemática
DENNIS FERNANDES ALVES BESSADAInstituto de Física e Matemática
DIOGO FRANCO RIOSInstituto de Física e Matemática
DOUGLAS LANGIE DA SILVAInstituto de Física e Matemática
EDUARDO FONTES HENRIQUESInstituto de Física e Matemática
FABRICIO BANDEIRA CABRALInstituto de Física e Matemática
FERNANDO JAQUES RUIZ SIMOES JUNIORInstituto de Física e Matemática
GIOVANNI DA SILVA NUNESInstituto de Física e Matemática
JAIRO VALOES DE ALENCAR RAMALHOInstituto de Física e Matemática
JAVIER ANTONIO GOMEZ ROMEROInstituto de Física e Matemática
JOEL PAVANInstituto de Física e Matemática
JOSEANE DA SILVA PORTOInstituto de Física e Matemática
JOSÉ RAFAEL BORDINInstituto de Física e Matemática
KARINE DUTRA VIANAInstituto de Física e Matemática
LESLIE DARIEN PEREZ FERNANDEZInstituto de Física e Matemática
LISANDRA DE OLIVEIRA SAUERInstituto de Física e Matemática
LUCIANA CHIMENDES CABRERAInstituto de Física e Matemática
MAIQUEL CRISTIAN FETTERCentro de Letras e Comunicação
MARCELO PEREIRA MACHADOInstituto de Física e Matemática
MARIO LUIZ LOPES DA SILVAInstituto de Física e Matemática
MARISTEL CARRILHO DA ROCHAInstituto de Física e Matemática
MATHEUS LEMOS DE PERESInstituto de Física e Matemática
MAURICIO BRAGA DE PAULAInstituto de Física e Matemática
MAURICIO ZAHNInstituto de Física e Matemática
NEIDE PIZZOLATO ANGELOInstituto de Física e Matemática
PATRICIA DA CONCEICAO FANTINELInstituto de Física e Matemática
PAULO SERGIO KUHNInstituto de Física e Matemática
RAFAEL CAVAGNOLIInstituto de Física e Matemática
REGIS SPEROTTO DE QUADROSInstituto de Física e Matemática
RITA DE CASSIA DE SOUZA SOARES RAMOSInstituto de Física e Matemática
ROZANE DA SILVEIRA ALVESInstituto de Física e Matemática
RUTH DA SILVA BRUMInstituto de Física e Matemática
SERGIO LUIZ CARDOSO DE OLIVEIRAInstituto de Física e Matemática
SILVIA PRIETSCH WENDT Instituto de Física e Matemática
TATIANA BOLIVAR LEBEDEFFCentro de Letras e Comunicação
THAIS PHILIPSEN GRUTZMANNInstituto de Física e Matemática
VALDEMAR DAS NEVES VIEIRAInstituto de Física e Matemática
WAGNER TENFENInstituto de Física e Matemática
WILLIAN SILVA BARROSInstituto de Física e Matemática

Turmas ofertadas em 2019 / 2

2º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11100009 - GEOMETRIA ANALÍTICAProfessor responsável pela turma: LISANDRA DE OLIVEIRA SAUER
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
M1544
11100009 - GEOMETRIA ANALÍTICAProfessor responsável pela turma: CICERO NACHTIGALL
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
M2529
11100009 - GEOMETRIA ANALÍTICAProfessor responsável pela turma: PATRICIA DA CONCEICAO FANTINEL
Horários
ManhãTardeNoite
QUA20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
SEX20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
M44041

3º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11100017 - ÁLGEBRA LINEAR IProfessor responsável pela turma: RUTH DA SILVA BRUM
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
M1525

5º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
20000084 - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )Professor responsável pela turma: MAIQUEL CRISTIAN FETTER
Horários
ManhãTardeNoite
SEX19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
T132016

7º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11090032 - FÍSICA BÁSICA IProfessor responsável pela turma: PAULO SERGIO KUHN
Horários
ManhãTardeNoite
TER19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
QUI19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
T135043
11090032 - FÍSICA BÁSICA IProfessor responsável pela turma: JOEL PAVAN
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T2243

8º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11090033 - FÍSICA BÁSICA IIProfessor responsável pela turma: RAFAEL CAVAGNOLI
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T1236
11090033 - FÍSICA BÁSICA IIProfessor responsável pela turma: MARIO LUIZ LOPES DA SILVA
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T7145

9º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11100014 - ANÁLISE REAL IProfessor responsável pela turma: MAURICIO ZAHN
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
SEX10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M158
11100014 - ANÁLISE REAL IProfessor responsável pela turma: BRUNO HENRIQUE CERVELIN
Horários
ManhãTardeNoite
TER20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
QUI20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
SEX20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
M21513

Optativas

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11260015 - EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASILProfessor responsável pela turma: DIOGO FRANCO RIOS
Professor Regente: DANIELA STEVANIN HOFFMANN
Horários
ManhãTardeNoite
TER14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
T1510
11090034 - FÍSICA BÁSICA IIIProfessor responsável pela turma: MARCELO PEREIRA MACHADO
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T3122
11090034 - FÍSICA BÁSICA IIIProfessor responsável pela turma: JOSÉ RAFAEL BORDIN
Horários
ManhãTardeNoite
TER19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
QUI20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
T61537
11100021 - SEQÜÊNCIAS E SÉRIESProfessor responsável pela turma: ANDREI BOURCHTEIN
Horários
ManhãTardeNoite
QUI14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
M1106

Alunos Matriculados

Nome Ano de ingresso Semestre de ingresso
ALINE DE OLIVEIRA ALVES20191
ALINE DE SOUZA MUNIZ20191
ALINE DUTRA PEREIRA20191
AMAURI GONCALVES LEAL20191
ANA CLAUDIA SPENGLER BECKENBACH20191
ANA MICAELA RODRIGUES PINHEIRO20191
ANTONIO LUIZ VASCONCELLOS DIAS20192
ARTHUR LEGUISSAMO MEDEIROS LOUREIRO20191
BRUNO FERNANDES DOS SANTOS20191
BRUNO FREITAS DE CARVALHO20191
Bruno Paulino da Silva20192
CAMILA PINTO AIRES20191
Cláudio José Braga de Bittencourt 20192
DANTON DE SOUZA CAMACHO20191
DION GUSTAVO OXLEY LEITE20191
EDUARDA HARTWIG CENTENO20191
ELIEZER HORNKE SOARES20191
EMANUELLE COELHO ALVES20191
ÉRICA CAROLINI CARNIÉRE GUIMARÃES20191
ÉRICA CINARA PETER DE SOUZA LUCAS20192
ERIC CARRARD FERREIRA20191
FABIANE PETER MUNHOZ20191
FABIO ACOSTA PERES20191
Fabio Campos da Silva Gonçalves20192
FILIPE HENRIQUE RAMOS20191
GIULIA CARDOSO MATTOS SOARES20191
Ingrid Furtado Valadão20192
Jaqueline Moraes Gonçalves Mattozo20192
JONAS ARRUDA MUNOZ20191
JORGE ANDRE SOUZA PEDROSO JUNIOR20192
JORGE GABRIEL SCHNEID20191
LARISSA GABRIELE NEVES DO NASCIMENTO20191
Larissa Iven Mielke20192
LILLIAN JANAINA CHRISTMANN20191
LUCAS FABRES BORGES20191
Lucelia Rosa dos Santos da Silva20192
Luiza Rosimeri Romano Santin20191
MARCELO MAGNO CAMPESATO SALGUEIRO20191
NATANIELE ORTIZ DE AVILA20191
PAULO ANDRE PEREIRA FERNANDES20192
Plinio Silveira Moraes20191
Rogério Recart de Recart20192
SANTIAGO GENTILINI ALMEIDA20191
TACIANE SILVEIRA SALGADO20191
TANIA WESTPHAL20191
Thalita Fagundes Leal20191
VINICIUS EDUARDO NODA VALLE20191
WELLINGTON VARGAS RAMOS20191
ANA CAROLINA BARBOZA DE OLIVEIRA20182
ANA CAROLINA MADEIRA HISE20181
ANDERSON COSTA MORAES20181
CLARISSA FELIX TAVARES20181
CLOVIS EUGENIO DUARTE VIEIRA20181
HELENIZE CALDERIPE VELEDA DA SILVA20182
IGOR JUNCAL BOTELHO20181
JESUS FRANCISCO VIEIRA FERNANDES20181
JULIANA CARVALHO BITTENCOURT20181
LAILA VALERIO CONSTANTINO20181
LUCAS FERREIRA DA SILVA20181
LUCAS TADEO20181
LUIS CARLOS LEAL DE LIMA JUNIOR20181
MILENE DE CASTRO GARCIA20181
NATHALIA SILVEIRA DE MENEZES20181
OTAVIO LUIZ DIAS TAVARES20181
PEDRO VICTOR MADEIRA RODRIGUES20181
POLIANA DA SILVA DOS SANTOS20181
PRISCILA DA SILVEIRA MOREIRA20181
ROBSON RODUIT DIAS20181
RODRIGO GONÇALVES OLIVEIRA20182
RODRIGO MARQUES QUEIROGA20181
SHAIANE DE FREITAS FERREIRA20181
WILLIAM DE SOUZA GUTERRES20181
AMALIA GISLAINE PRATES HEBERLE20171
ANDRE FELIPE NAWROSKI20171
ANDRESSA LIXIESKI MANSKE20171
BIANCA ABEL LIMA20171
CRISTIANE DE OLIVEIRA NOBRE20171
DIEGO MADRUGA OLIVEIRA20171
FERNANDO FERNANDES RIBEIRO20171
FILIPE ALMEIDA PEDRA20171
JOICE BEATRIZ STRELOW DA ROCHA20171
JONATAN EDUARDO MÜNCHOW20171
JORGE LUIZ DE MELLO CAURIO JUNIOR20171
MAIARA DUARTE TAVARES20171
MARCOS AURÉLIO DA SILVA MARTINS20171
MÔNICA FALCÃO DUARTE20171
OTAVIO GONCALVES HERNANDE20171
PABLO DO ESTREITO CORREA20171
PAMELA PORTO VIEIRA20171
ALEXANDRE DE LIMA DE MELO20161
ANGELA BEATRIZ BORCHHARDT BELONI20161
CAMILA DE SOUSA MARTINS20161
CAROLINE PINTO HENKE20161
DANIELE PEREIRA FERREIRA20161
GEICIELE RAATZ HARTWIG20161
GERALDO OLIVEIRA DA SILVA20161
JOSE AIRTOM LIMA CARDOSO20161
JULIANA MACHADO PEREIRA20161
KEVIN BISSO KUNDE20161
LUCI MARA FABRES BORGES20161
MARTA ANGELICA SCHIMULFENING COELHO20162
MATHEUS NOGUEIRA LOPES20162
MILENE DUMMER20161
NATHALIA DA SILVA BECKER20161
PATRICIA MICHIE UMETSUBO GONÇALVES20161
PATRICK GARCIA MACHADO20161
PEDRO AUGUSTO VIEIRA DA SILVA20161
SANDRA MARA RANGEL DA ROSA20161
SELENA ALVES GARCIA20161
TAINARA PORTO DA SILVA20161
TAMIRES KLUG SCHIMMELPFENNIG20161
WILLIAN HOESEL MACHADO20161
ZILNEI GONCALVES CORREA DA SILVA JUNIOR20161
ALINE GOULART DA SILVEIRA20152
ANGÉLICA COSTA DE MATOS20151
CARLOS THEODORO RIBEIRO SCHMIDT20152
EDINEIA ALVES GARCIA20151
EMERSON ERNANDE MESQUITA RODRIGUES20151
FATIMA CAVALHEIRO COSTA20151
FERNANDA POLLNOW STERN20151
JAIME CONTE ZANDONA20151
JORGE AUGUSTO MORAES DE OLIVEIRA20151
LAURA SCHEUNEMANN NEITZKE20151
RANGEL CUNHA DEMIQUEI20151
SUELEN MARTINS VASCONCELOS20151
TAILA TUCHTENHAGEN20151
VINICIUS DO COUTO MINUTO20151
VINICIUS TORRES MARQUES20151
WILLIAM LEONARDO PEIXOTO PEREIRA20151
CAROLINA LOURENCO CAMPELO20141
CATIA ROSANE DA SILVA ROCHA20141
IAGO MILBRATZ OLIVEIRA20141
LETIANE LUDWIG MIELKE20141
LUCAS RICKES DOS SANTOS20141
MARCELO FERNANDES SOARES20141
MARIA DO CARMO DA SILVA AGENDES20142
OTAVIO DUARTE CORREA20141
TATIANA DA SILVA PEREIRA20141
VALESKA DOS SANTOS GOUVEA20141
HELEN FONTES JENSEN PRADO20132
BRAIAN HENZEL BARCELOS20131
MÔNICA FLUGEL ALVES BACHINI DE LIMA20131
SILVIA MARIA BRAHM ARAUJO20131
MARA BOTELHO CHUANTES20122
TAIANE CARRILHO ROSA20122
ANDRÉA BANDEIRA SOUTO20121
MÁRCIO RODRIGUES AFFONSO20121
MICHEL SOARES ZIEBELL20121
OTTO WEREMCHUK20121
WILIAN VALÉRIO VELEDA20121

Alunos Egressos

Nome Ano de ingresso Ano de conclusão
ALINE KONRADT DA SILVA20122013
CÂNDILA BEATRIZ PLAMER20082013
JÉSSICA MAFALDO DE CAMPOS20122013
JOANA CADAVAL FERREIRA20082013
MARCELO MARTINS CORRÊA20082013
SAMANTHA PINTO DA SILVA20082013
VANESSA MACHADO SANTOS20082013
WILLIAM SILVEIRA DE MATOS20082013
JONATAS DOS SANTOS VOESE20092014
POTIGUARA PIRES DOS SANTOS20112014
WILLIAM PEDRA BITENCOURT20102014
CHAIANE BARBOSA DA ROSA20092015
CLAUDIA BERENICE BORGES MIRANDA20092015
DAIANE LEAL DA CONCEIÇÃO20112015
DANIELE GALVÃO MATHIAS20112015
ELIANE TABELIÃO FERREIRA20102015
GABRIEL SOUZA GERMANN DA SILVA20112015
GIOVANNA MADRUGA BENITES20112015
GUILHERME DA CRUZ MORAES20112015
LUCÉLIA MOTTA DA SILVA DOS SANTOS20102015
LUÍS TIAGO OSTERBERG20112015
MARIANA DA SILVA BASILIO20112015
RAFAEL BARBOSA DA SILVA20142015
ANDRE DE SOUZA RODEGHIERO20102016
ELEMAR RAPACHI PUHL20162016
GREGORY WILLIAM PERES20102016
JANICE SILVEIRA DE MELLO SOARES20122016
JEFFERSON RODRIGUES DA SILVEIRA20112016
JOSIANE SILVA RITA20122016
JULIANA BORGES PEDROTTI20162016
RAFAELLA CAMPELO CENTENO20112016
ROBERTO MARTINS DA SILVA DECIO JUNIOR20122016
AIANA SILVEIRA BILHALVA20132017
CRISTIANE BARBOSA BOTELHO20112017
ELISAMA PRIEBE KLUG20132017
FERNANDA DA SILVA ANSELMI SPECHT20102017
JANAÍNA CUNHA DE SOUZA20132017
LETIANE OLIVEIRA DA FONSECA20112017
LETÍCIA MACHADO KAUFMANN20172017
LIANE BLANK SCHNEIDER20132017
LUANA OLIVEIRA DE OLIVEIRA20112017
LUCIANE BICHET LUZ20102017
LÚCIA RENATA DOS SANTOS SILVEIRA20112017
ANDERSON DONAY MARTINS20142018
CHRISTIAN MANETTI GEISLER20122018
CLÁUDIO ADÃO PORTELINHA KASTER20152018
ENILSON RODRIGUES NUNES20142018
GERMANO MULLER20112018
JANINE MOSCARELLI RODRIGUES20122018
PATRÍCIA GUTERRES BORGES20132019

(*) Conceitos de curso:

(**) Vagas e formas de ingresso:

  • A0 - Ampla concorrência;
  • L1 - Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L2 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L5 - Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L6 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L9 - Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L10 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012
  • L13 - Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L14 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)

Localização e contatos

Página gerada em 14/12/2019 06:20:36 (consulta levou 0.712370s)