Nome do Curso / Conceitos (*)
Matemática
Enade (2017)3CPC (2017)4CC (2013)3
Nível / Grau
GRADUAÇÃO / Licenciatura
Modalidade
Presencial
Turno
NOTURNO
Código UFPel
3820
Código e-MEC
122746
Unidade
Coordenador
A0L1L2L5L6L9L10L13L14Total
PAVE 2019/121111111110
SISU 2019/122555511145
Criação e Reconhecimento
Curso criado pela portaria 1656 de 25 de outubro de 2010.
Curso reconhecido pela Portaria nº 45 de 22/01/2015. Publicada no D.O.U de 23/01/2015.

Contextualização

O Curso de Licenciatura em Matemática visa formar professores de Matemática com conhecimentos, habilidades e atitudes condizentes com um profissional capacitado para atuar na segunda fase do Ensino de Fundamental e no Ensino Médio e preparado para continuidade de estudos em nível de Pós-graduação em Educação, em Matemática ou em áreas afins.

Objetivos

Os objetivos específicos do curso são:
a) Promover a formação de profissionais com consciência crítica da realidade, sólidos conhecimentos científicos e metodológicos (conhecimentos matemáticos e de ensino de matemática, conhecimentos pedagógicos dirigidos ao trabalho do professor e conhecimentos gerais complementares necessários ao exercício do magistério) que, no seu trabalho nos anos finais do Ensino de Fundamental e no Ensino Médio, sejam capazes de: 
  • Promover nos seus alunos o desenvolvimento do conhecimento e compreensão de conceitos matemáticos;
  • Fazer com que seus alunos saibam aplicar os conhecimentos matemáticos obtidos nas situações da vida em geral;
  • Desenvolver em seus alunos a habilidade de calcular, generalizar, analisar, induzir, deduzir, sistematizar, esboçar gráficos e usar a linguagem matemática;
  • Desenvolver a habilidade de empregar o pensamento lógico;
  • Despertar em seus alunos o interesse pela resolução de problemas, leituras de revistas e livros de matemática. 
b) Oportunizar aos alunos do curso, através de disciplinas de Didática Geral, Laboratório de Ensino de Matemática, e Trabalho de Campo, da utilização do Laboratório do Ensino de Matemática e da execução de trabalhos de ensino e extensão, uma formação que possibilite tanto a vivência crítica da realidade do ensino básico, como também a experimentação de novas propostas que considere a evolução dos estudos da educação matemática.

c) Possibilitar que haja um maior número de docentes na área de Matemática contribuindo para a formação de novos quadros de professores nas escolas de Ensino Fundamental e no Ensino Médio, contribuindo para a transformação da atual situação do ensino e da aprendizagem da matemática.

d) Possibilitar aos docentes egressos do curso uma base psico-social-cultural para a formação de futuros pesquisadores e professores universitários.

Perfil do Egresso

O curso de Licenciatura em Matemática tem por objetivo formar um professor de Matemática para a segunda fase do ensino fundamental e para o ensino médio, que seja um profissional, detentor das seguintes características:

a) Domínio do conhecimento matemático específico e não trivial, tendo consciência do modo de produção próprio desta ciência - origens, processo de criação, inserção cultural - tendo também conhecimento das suas aplicações em outras áreas.

b) Percepção do quanto o domínio de certos conteúdos, habilidades e competências próprias à matemática importam para o exercício pleno da cidadania.

c) Capacidade de trabalhar de forma integrada com os professores da sua área e de outras áreas, no sentido de conseguir contribuir efetivamente com a proposta pedagógica da sua Escola e favorecer uma aprendizagem multidisciplinar e significativa para os seus alunos.

d) Maturidade para utilizar adequadamente ou perceber o significado da precisão dedutiva num processo de demonstração, assim como para empregar procedimentos indutivos ou analógicos na criação de matemática, entendida como uma atividade de resolução de problemas, tanto na sua relação pessoal com a ciência matemática, quanto na dinâmica de ensino-aprendizagem.

e) Compreensão as características peculiares a cada um dos raciocínios típicos da matemática: o raciocínio lógico-algébrico, o combinatório e o geométrico.

f) Domínio da forma lógica, característica do pensamento matemático, e conhecimentos dos pressupostos da Psicologia Cognitiva de modo a compreender as potencialidades de raciocínio em cada faixa etária. Em outras palavras, capacidade de, por um lado, favorecer o desenvolvimento de raciocínio de seus alunos e, por outro lado, não extrapolar as exigências de rigor a ponto de gerar insegurança nos seus alunos em relação à matemática.

g) Familiaridade e reflexão sobre metodologias e materiais de apoio ao ensino diversificado de modo a poder decidir, diante de cada conteúdo específico e cada classe particular de alunos, qual o melhor procedimento pedagógico para favorecer a aprendizagem significativa de matemática, estando preparado para avaliar os resultados de suas ações por diferentes caminhos e de forma continuada.

h) Capacidade de observar cada aluno, procurando rotas alternativas de ação para levar seus alunos a se desenvolverem plenamente, com base nos resultados de suas avaliações, sendo assim motivador e visando o desenvolvimento da autonomia no seu aluno.

i) Engajamento num processo de contínuo aprimoramento profissional, procurando sempre atualizar seus conhecimentos com abertura para a incorporação do uso de novas tecnologias e para adaptar o seu trabalho às novas demandas sócio-culturais e dos seus alunos.

Competências e habilidades

Para formar profissionais com o perfil desejado, o curso de Licenciatura em Matemática deve ter como objetivo desenvolver nos seus alunos as seguintes habilidades ou competências:

a) Pensamento heurístico competente: capacidade de encaminhar solução de problemas e explorar situações, fazer relações, conjecturar, argumentar e avaliar. Capacidade de formular problemas.
b) Domínio dos raciocínios algébrico, geométrico e combinatório de modo a poder argumentar com clareza a objetividade dentro destes contextos congnitivos. Ou seja, os alunos devem desenvolver capacidade dedutiva com sistemas axiomáticos, percepção geométrico-espacial, capacidade de empregar ensaio e erro como procedimento de busca de soluções e segurança na abordagem de problemas de contagem.
c) Capacidade de contextualizar e inter-relacionar conceitos e propriedades matemáticas, bem como de utilizá-los em outras áreas do conhecimento e em aplicações variadas. Em especial, poder interpretar matematicamente situações ou fenômenos que emergem de outras áreas do conhecimento ou de situações reais.
d) Visão histórica e crítica da Matemática, tanto no seu estado atual como nas várias fases da sua evolução que lhe permita tomar decisões sobre a importância relativa dos vários tópicos tanto no interior da ciência matemática como para a aprendizagem significativa do estudante da escola fundamental e média.
e) Domínio dos conteúdos básicos de estatística, informática e física, constantes no rol de conteúdos currículares mínimos. É importante ressaltar que estes foram pensados de modo a garantir, não só os objeitvos já relacionados, como também propiciar o necessário distanciamento e visão abrangente de conteúdos além daqueles que deverão ser ministrados na escola fundamental e média.
f) Capacidade de utilização em sala de aula de novas tecnologias como vídeo, áudio, computador, internet, entre outros.
g) Capacidade de compreender, criticar e utilizar novas ideias e tecnologias.
h) Capacidade de desenvolver projetos, avaliar livros textos, softwares educacionais e outros materiais didáticos. Capacidade de organizar cursos, planejar ações de ensino e aprendizagem de matemática.
i) Conhecimento dos processos de construção do conhecimento matemático próprios da criança e do adolescente.
j) Conhecimento das propostas ou parâmetros currículares, bem como das diversas visões pedagógicas vigentes. Poder formular sua própria concepção diante das correntes existentes.
k) Capacidade de aprendizagem continuada, sendo sua prática também fonte de produção de conhecimento.
l) Realização de estudos de pós-graduação.

Organização Curricular

O currículo deste curso procura desenvolver-se em 5 eixos relacionado/articulados, explicitados como:
  • Atividades Científicas Acadêmicas (ACA): São aquelas destinadas à formação do profissional nas áreas da matemática e das áreas afins, bem como as da educação e correspondem tanto às disciplinas básicas, quanto às profissionais;
  • Estágio Curricular Supervisionado (ECS): É entendido como o tempo de aprendizagem da prática da docência. Ele deve se constituir no pólo articulador das relações entre os elementos teóricos (conteúdos disciplinares/conhecimentos) desenvolvidos durante o Curso e às análises e ações desenvolvidas junto às escolas;
  • Prática como Componente Curricular (PCC): tem como objetivo proporcionar a integração entre as atividades de ACA e ECS, concorrendo conjuntamente para a formação da identidade do professor como educador. Esta correlação teoria e prática é um movimento contínuo entre saber e fazer na busca por significar e re-significar a gestão, a administração e a resolução de situações próprias do ambiente da educação escolar;
  • Atividades Complementares (AC): Têm o objetivo de proporcionarem, aos alunos, uma participação mais ampla em atividades de ensino, de extensão e de pesquisa, desenvolvendo, dessa maneira, um profissional responsável e competente, fazendo com que o professor em formação participe da melhoria da qualidade de ensino de sua região;
  • Disciplinas Optativas (DO): Têm por objetivo permitir ao educando a liberdade para escolher os conteúdos que deseja aprender ou aprofundar, mas que visem a sua formação como professor de matemática, pesquisador da área de matemática ou áreas afins, ou educação matemática.
O Curso de Licenciatura em Matemática Noturno se desenvolverá com uma carga horária mínima de 3538 horas/aulas, sendo 2958 horas/aula em disciplinas obrigatórias, 340 horas/aulas em disciplinas optativas e 240 horas/aula (200 horas relógio) em atividades complementares.   

Procedimentos e metodologias de ensino

O curso está estruturado de modo a permitir o desenvolvimento de atividades importantes para a formação de professores de matemática tendo como base os princípios delineados:
- Os alunos serão requisitados para o uso freqüente da biblioteca e o desenvolvimento de pesquisas.
- Os alunos serão requisitados a fazerem leituras e a produzirem textos.
- Os alunos serão requisitados a participarem da vida das escolas.
- Os alunos serão incentivados ao uso do computador e, principalmente, de softwares de ensino de matemática.
- Em laboratório, os alunos serão requisitados a realizarem experiências individualmente ou em pequenos grupos, o que lhes permitirá obter o domínio de material didático-pedagógico e de métodos de ensino de matemática.
- Em todas as disciplinas, os professores devem ter claros os objetivos do curso e o perfil dos alunos e conseqüentemente devem dar o enfoque adequado aos assuntos ensinados, possibilitando que cada disciplina do curso seja uma peça importante na formação do licenciado em matemática. 

A execução do Curso será na modalidade presencial. As disciplinas serão oferecidas no período noturno. Excepcionalmente poderão ser oferecidas disciplinas no período diurno, desde que os alunos que pretendem cursar a disciplina concordem ou a solicitem.

As disciplinas que compõe o Estágio Obrigatório deverão ser ministradas por no mínimo dois professores, de forma compartilhada e cooperativa entre professores do Departamento de Matemática e Estatística e o Departamento de Ensino. Além disso, as disciplinas: Trabalho de Campo I (ministrada em semestres ímpares) e Estágio de Matemática I (ministrada em semestres pares) terão horários idênticos para facilitar sua execução já que a segunda depende de projeto elaborado na primeira, que, dentro do possível, deverá ser executado na mesma escola onde foi realizada a disciplina de Trabalho de Campo I. O mesmo procedimento será realizado para as disciplinas Trabalho de Campo II (ministradas em semestres ímpares) e Estágio de Matemática II (ministradas em semestres pares). Também, na medida do possível, as disciplinas que compõem o grupo de Estágios Obrigatórios deverão ser ofertadas em turno diferente do turno em que as outras disciplinas do mesmo semestre serão ofertadas.

Os alunos deverão ser orientados na escolhas das Disciplinas Optativas e na realização das Atividades Complementares de modo que possam ampliar seus conhecimentos, visando desenvolver estudos mais avançados em cursos de Pós-graduação na área de Educação ou estudos mais avançados, em Matemática, visando uma pós-graduação em Matemática Pura ou Aplicada.  O aluno pode incluir na sua formação um percurso curricular que lhe possibilite trabalhar também em outras áreas relacionadas ao ensino de matemática. Dentre essas áreas, podem-se citar, como exemplo, a área editorial voltada a livros didáticos ou a área de produção de softwares educacionais. O aluno pode, também, trabalhar em outros campos que envolvam a Matemática, como na área de Matemática Financeira. 

A prática de ensino perpassará o currículo com disciplinas obrigatórias, disciplinas optativas, atividades complementares e de pesquisa e extensão, que permitirão a formação de um profissional comprometido com a melhoria do ensino.

Os projetos de extensão envolverão alunos em ações que beneficiarão a sociedade em que estão inseridos. Os alunos poderão propor projetos de extensão, participando assim da discussão, elaboração e avaliação dos mesmos.

A partir dos projetos de extensão e do trabalho no Curso, os alunos terão oportunidade de participar de projetos de pesquisa sobre o processo de ensinar e aprender matemática, sobre o uso de tecnologias no ensino de matemática e também em projetos de pesquisa que visam um maior aprofundamento de conteúdos matemáticos ou de áreas afins.

As atividades de prática de ensino, projetos de pesquisa, ensino e extensão poderão ser atividades do Curso de Licenciatura em Matemática (professores e alunos) para oferecer oportunidades de formação continuada aos professores das escolas de Ensino Médio e Fundamental.

Os alunos devem ser motivados a utilizar as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Também deverão ser incentivados a aplicar e avaliar as diversas tecnologias e a criar metodologias de ensino-aprendizagem de matemática usando estas tecnologias. Pretende-se oferecer cursos, através de projetos de ensino e de extensão, aos alunos interessados em aumentar seu conhecimento no domínio das tecnologias existentes.

Para tentar sanar as deficiências de conteúdos de matemática do Ensino Básico dos alunos ingressantes, pretende-se oferecer cursos através de projetos de ensino/extensão. Estes também terão a finalidade de retomada dos fundamentos da Matemática que alicerçam e/ou emergem no ensino nos Níveis Básicos de Ensino, em abordagens adequadas ao ensino superior, mas que explorem, discutam e mesmo redefinam sua inserção na formação matemática de crianças, adolescentes, jovens e adultos, alunos do Ensino Fundamental, Médio ou Profissional.
 

Avaliação do ensino e da aprendizagem

Para cumprir com os propósitos de uma avaliação ampla, abrangente e, ao mesmo tempo objetiva, embora complexa, entende-se que o curso deve optar por instrumentos que subsidiem uma avaliação a partir dos seguintes princípios norteadores:

Permanente: a avaliação não pode se transformar em instrumento de preocupação para o aluno, levando-o, muitas vezes, a diminuir seu rendimento devido a fatores psicológicos. Quando a avaliação é permanente, em vez de criar um constante medo, o ambiente escolar passa a ser todo valorizado. Desta forma, não há supervalorização de conteúdos ou momentos, nem ações ou palavras valem mais que outras. O aluno passa a ter mais oportunidade de mostrar seu potencial e habilidades em diferentes momentos. Nessa perspectiva, todo o trabalho realizado ao longo do processo de aprendizagem é igualmente importante.

Continuada: a avaliação deve ser capaz de verificar o desenvolvimento do processo de aprendizagem. Como tal, também só pode acontecer em forma de processo. Assim, não pode haver lacunas avaliativas, e toda a ação e manifestação do aprendiz deve fazer parte dos critérios a subsidiar uma avaliação continuada. Deverá haver um acompanhamento ao processo de estudo realizado pelo aluno, que deverá permitir aos orientadores acadêmicos e professores analisarem como cada um deles consegue acompanhar as abordagens propostas no material didático; como desenvolve as atividades propostas; como busca ampliar seus conhecimentos através das leituras propostas; se busca apoio e interlocução com seus orientadores e professores; que dificuldades ele está encontrando em seus estudos, pesquisas e em outras tarefas; como está estabelecendo relações entre o conhecimento trabalhado e sua prática como professor; enfim, como realiza seu processo de aprendizagem como um todo.

Abrangente: o professor deve levar em conta os mais diversos aspectos que compõem a formação do professor e explicitá-los em seus instrumentos de avaliação. Não pode pontuar, em nenhuma hipótese, aspectos que o aluno não saiba de antemão que estarão sendo levados em conta em seu desempenho acadêmico. A avaliação abrangente pode ser complexa, porém não pode ser somente subjetiva, pois deste aspecto à arbitrariedade o caminho é curto.

Dinâmica: o aluno não pode ser visto fora de seu contexto de vida, seja ele social, particular, escolar ou intelectual. Uma avaliação dinâmica evita que se reduza à momentos específicos, muitas vezes isolados assepticamente, a análise do domínio que o aluno tem dos conhecimentos e habilidades trabalhadas ao longo de períodos escolares.

Pedagógica: o mais importante de todo o processo avaliativo assumido é sair de mero dever burocrático e servir de instrumento de apoio para o próprio estudante para melhorar seu desempenho. Desta forma, os resultados devem retornar sempre ao aluno, não se reduzindo meramente a notas ou conceitos, mas especialmente em forma de pareceres e sugestões para que possa melhorar seu desempenho.

Critérios:

Para obter aprovação nas disciplinas nas quais o aluno está matriculado, a nota final é obtida a partir da média de no mínimo duas avaliações, de acordo com as normas gerais da universidade, sendo considerado aprovado o aluno que obtiver média igual ou superior a sete e frequência mínima de 75%.
Sugere-se que sejam realizadas recuperações parciais de conteúdo e de nota para os alunos com graus parciais inferiores a sete.
Médias finais inferiores a sete e superiores a três permitem a realização de exame. A nota do exame é somada à média das notas anteriores e o resultado dividido por dois. Serão aprovados os alunos que obtiverem essa média final maior ou igual a cinco.

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

O curso está vinculado ao Instituto de Física e Matemática desta universidade, o qual dispõe de três pós gradudações a nível de mestrado:
  • Pós-Graduação em Educação Matemática;
  • Pós-Graduação em Física;
  • Pós-Graduação em Modelagem Matemática,
uma pós-graduação a nível de especialização:
  • Pós-Graduação em Estudos Matemáticos
e uma pós-graduação a nível de doutorado:
  • Doutorado em Física.
Os discentes são constantemento incentivados a participarem de projetos de iniciação científica tendo como orientadores os docentes atuantes no curso. Muitos de nossos alunos ao se formarem ingressam tanto nos cursos citados acima, como também em pós-graduações de outras universidades, por exemplo, UFRGS e UFSM. 
 

Acompanhamento de Egressos

Matriz Curricular

1º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11100068GEOMETRIA PLANAObrigatória460
11100027INTRODUÇÃO À LÓGICAObrigatória460
11260003LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA IObrigatória460
11100067PRÉ-CÁLCULOObrigatória690

2º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11100069CÁLCULO I11100067 - PRÉ-CÁLCULOObrigatória690
17350028EDUCAÇÃO BRASILEIRA:ORGANIZ. E POLÍT.PÚBLICASObrigatória460
11100009GEOMETRIA ANALÍTICAObrigatória460
11100020GEOMETRIA ESPACIALObrigatória460

3º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11100017ÁLGEBRA LINEAR I11100009 - GEOMETRIA ANALÍTICAObrigatória460
11100070CÁLCULO II11100069 - CÁLCULO IObrigatória690
17360021FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃOObrigatória460
11260020LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA II11260003 - LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA IObrigatória460

4º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11100036ARITMÉTICA11100027 - INTRODUÇÃO À LÓGICAObrigatória690
11100071CÁLCULO III11100070 - CÁLCULO II11100017 - ÁLGEBRA LINEAR IObrigatória690
11090032FÍSICA BÁSICA IObrigatória460
17360022FUND. SÓCIO-HISTÓRICO-FILOSÓFICOS EDUCAÇÃOObrigatória460

5º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11260021INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA IObrigatória460
11100032INTRODUÇÃO À ÁLGEBRA11100036 - ARITMÉTICAObrigatória690
11100033MATEMÁTICA DISCRETA AObrigatória460
17350029TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICAObrigatória460

6º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11100041EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS11100071 - CÁLCULO IIIObrigatória460
11260022LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA III11260003 - LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA IObrigatória460
11100039PROGRAMAÇÃO EM SOFTWARE DE MATEMÁTICAObrigatória460

7º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11100043ÁLGEBRA PARA LICENCIATURA11100032 - INTRODUÇÃO À ÁLGEBRAObrigatória690
11100044CÁLCULO NUMÉRICO11100039 - PROGRAMAÇÃO EM SOFTWARE DE MATEMÁTICA11100071 - CÁLCULO IIIObrigatória460
11090033FÍSICA BÁSICA II11090032 - FÍSICA BÁSICA I11100070 - CÁLCULO IIObrigatória460
11260006TRABALHO DE CAMPO I11260020 - LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA II11260021 - INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA IObrigatória575

8º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11260019ESTÁGIO DE MATEMÁTICA I11260006 - TRABALHO DE CAMPO I17350029 - TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICAObrigatória8120
11090034FÍSICA BÁSICA III11090033 - FÍSICA BÁSICA IIObrigatória460
11260023HISTÓRIA DA MATEMÁTICA11100036 - ARITMÉTICAObrigatória460
20000084LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )Obrigatória460

9º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11100014ANÁLISE REAL I11100071 - CÁLCULO IIIObrigatória690
11260025INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA II11260021 - INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA IObrigatória460
11260018TECNOLOGIAS AVANÇADAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA11100039 - PROGRAMAÇÃO EM SOFTWARE DE MATEMÁTICAObrigatória460
11260009TRABALHO DE CAMPO II11260022 - LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA IIIObrigatória575

10º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11260024ESTÁGIO DE MATEMÁTICA II11260009 - TRABALHO DE CAMPO II17350029 - TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICAObrigatória8120
11260013INICIAÇÃO À PESQUISA NO ENSINO DE MATEMÁTICAObrigatória460

Optativas

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11100018ÁLGEBRA LINEAR II11100017 - ÁLGEBRA LINEAR IOptativa460
22000294ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃOOptativa460
11100015ANÁLISE REAL II11100014 - ANÁLISE REAL IOptativa460
22000187COMPUTAÇÃO GRÁFICA11100017 - ÁLGEBRA LINEAR I11100039 - PROGRAMAÇÃO EM SOFTWARE DE MATEMÁTICAOptativa460
11100051CONJUNTOS DIFUSOS11100027 - INTRODUÇÃO À LÓGICAOptativa460
11260015EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASILOptativa460
11090035FÍSICA BÁSICA IV11090034 - FÍSICA BÁSICA IIIOptativa460
22000301FUNDAMENTOS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIALOptativa460
11100019GEOMETRIA DIFERENCIAL I11100017 - ÁLGEBRA LINEAR I11100041 - EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIASOptativa460
11100022GEOMETRIA EUCLIDIANA11100027 - INTRODUÇÃO À LÓGICAOptativa460
11260026INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO11100033 - MATEMÁTICA DISCRETA AOptativa460
22000312INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL AVANÇADAOptativa460
11100054INTRODUÇÃO A PROBABILIDADE E A ESTATÍSTICA11100033 - MATEMÁTICA DISCRETA A11100070 - CÁLCULO IIOptativa460
11260027LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA IVOptativa460
20000262LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS Optativa460
20000121LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS II ( LIBRAS II )20000084 - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )Optativa460
20000127LÍNGUA ESTRANGEIRA INSTRUMENTAL - INGLÊSOptativa460
11100012MATEMÁTICA COMERCIAL E FINANCEIRAOptativa460
17360023PENSANDO A EDUCAÇÃO BRASILEIRAOptativa460
17350027PROFISSÃO DOCENTEOptativa460
22000296PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES22000294 - ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃOOptativa460
11100010PROGRAMAÇÃO MATEMÁTICA I11100017 - ÁLGEBRA LINEAR IOptativa460
11100021SEQÜÊNCIAS E SÉRIES11100071 - CÁLCULO IIIOptativa460
11100016TOPOLOGIA I11100014 - ANÁLISE REAL IOptativa460
11100013TRIGONOMETRIAOptativa460
11100007VARIÁVEIS COMPLEXAS11100071 - CÁLCULO IIIOptativa460

Optativas

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11260002ATIVIDADES COMPLEMENTARESObrigatória200

Professores que ministraram disciplinas no Curso nos últimos três semestres

Nome
ALEXANDRE SACCO DE ATHAYDEInstituto de Física e Matemática
ALINE DE CASTRO E KASTERCentro de Letras e Comunicação
ANDREA MORGADOInstituto de Física e Matemática
ANDREI BOURCHTEINInstituto de Física e Matemática
ANDRE LUIS ANDREJEW FERREIRAInstituto de Física e Matemática
ANTONIO MAURICIO MEDEIROS ALVESInstituto de Física e Matemática
ARLAN DA SILVA FERREIRAInstituto de Física e Matemática
BRUNA DA SILVA LEITZKEInstituto de Física e Matemática
CARLA DENIZE OTT FELCHERInstituto de Física e Matemática
CARLOS ANTONIO PEREIRA CAMPANIInstituto de Física e Matemática
CICERO NACHTIGALLInstituto de Física e Matemática
CLAUDIO ZEN PETERSENInstituto de Física e Matemática
DANIELA BUSKEInstituto de Física e Matemática
DANIELA STEVANIN HOFFMANNInstituto de Física e Matemática
DANIEL TAVARES DA SILVAInstituto de Física e Matemática
DENISE NASCIMENTO SILVEIRAInstituto de Física e Matemática
DENNIS FERNANDES ALVES BESSADAInstituto de Física e Matemática
DIOGO FRANCO RIOSInstituto de Física e Matemática
DOUGLAS LANGIE DA SILVAInstituto de Física e Matemática
EDUARDO FONTES HENRIQUESInstituto de Física e Matemática
FABRICIO BANDEIRA CABRALInstituto de Física e Matemática
FERNANDO JAQUES RUIZ SIMOES JUNIORInstituto de Física e Matemática
GIOVANNI DA SILVA NUNESInstituto de Física e Matemática
JAIRO VALOES DE ALENCAR RAMALHOInstituto de Física e Matemática
JAVIER ANTONIO GOMEZ ROMEROInstituto de Física e Matemática
JOSEANE DA SILVA PORTOInstituto de Física e Matemática
JOSÉ RAFAEL BORDINInstituto de Física e Matemática
KARINE DUTRA VIANAInstituto de Física e Matemática
LESLIE DARIEN PEREZ FERNANDEZInstituto de Física e Matemática
LISANDRA DE OLIVEIRA SAUERInstituto de Física e Matemática
LUCIANA CHIMENDES CABRERAInstituto de Física e Matemática
MARCELO PEREIRA MACHADOInstituto de Física e Matemática
MARIO LUIZ LOPES DA SILVAInstituto de Física e Matemática
MARISTEL CARRILHO DA ROCHAInstituto de Física e Matemática
MATHEUS LEMOS DE PERESInstituto de Física e Matemática
MAURICIO BRAGA DE PAULAInstituto de Física e Matemática
MAURICIO ZAHNInstituto de Física e Matemática
NEIDE PIZZOLATO ANGELOInstituto de Física e Matemática
PATRICIA DA CONCEICAO FANTINELInstituto de Física e Matemática
PAULO SERGIO KUHNInstituto de Física e Matemática
REGIS SPEROTTO DE QUADROSInstituto de Física e Matemática
RITA DE CASSIA DE SOUZA SOARES RAMOSInstituto de Física e Matemática
ROZANE DA SILVEIRA ALVESInstituto de Física e Matemática
RUTH DA SILVA BRUMInstituto de Física e Matemática
SERGIO LUIZ CARDOSO DE OLIVEIRAInstituto de Física e Matemática
SILVIA PRIETSCH WENDT Instituto de Física e Matemática
TATIANA BOLIVAR LEBEDEFFCentro de Letras e Comunicação
THAIS PHILIPSEN GRUTZMANNInstituto de Física e Matemática
VALDEMAR DAS NEVES VIEIRAInstituto de Física e Matemática
WILLIAN SILVA BARROSInstituto de Física e Matemática

Turmas ofertadas em 2019 / 1

1º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11100068 - GEOMETRIA PLANAProfessor Regente: GIOVANNI DA SILVA NUNES
Horários
ManhãTardeNoite
QUI18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M26857
11100027 - INTRODUÇÃO À LÓGICAProfessor responsável pela turma: CARLOS ANTONIO PEREIRA CAMPANI
Horários
ManhãTardeNoite
SEG10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
M1554
11100027 - INTRODUÇÃO À LÓGICAProfessor responsável pela turma: NEIDE PIZZOLATO ANGELO
Horários
ManhãTardeNoite
QUA18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
SEX20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M26558
11260003 - LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA IProfessor responsável pela turma: ANTONIO MAURICIO MEDEIROS ALVES
Horários
ManhãTardeNoite
TER18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
P32723
11260003 - LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA IProfessor responsável pela turma: THAIS PHILIPSEN GRUTZMANN
Horários
ManhãTardeNoite
TER18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
P42521
11100067 - PRÉ-CÁLCULOProfessor responsável pela turma: PATRICIA DA CONCEICAO FANTINEL
Horários
ManhãTardeNoite
SEG18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
QUA20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
SEX18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
M26860

2º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11100009 - GEOMETRIA ANALÍTICAProfessor responsável pela turma: ALEXANDRE SACCO DE ATHAYDE
Horários
ManhãTardeNoite
TER18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
QUI20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M23041

3º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11100017 - ÁLGEBRA LINEAR IProfessor responsável pela turma: RUTH DA SILVA BRUM
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M1516
11100017 - ÁLGEBRA LINEAR IProfessor responsável pela turma: PATRICIA DA CONCEICAO FANTINEL
Horários
ManhãTardeNoite
QUA18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
SEX20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M22510
11100070 - CÁLCULO IIProfessor responsável pela turma: ANDREI BOURCHTEIN
Horários
ManhãTardeNoite
SEG18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
QUA20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
SEX18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
M2301
11260020 - LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA IIProfessor responsável pela turma: MARISTEL CARRILHO DA ROCHA
Horários
ManhãTardeNoite
QUI18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
P12510

4º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11100036 - ARITMÉTICAProfessor responsável pela turma: JAIRO VALOES DE ALENCAR RAMALHO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
QUA18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
QUI18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
M13021
11090032 - FÍSICA BÁSICA IProfessor responsável pela turma: FERNANDO JAQUES RUIZ SIMOES JUNIOR
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T1244
11090032 - FÍSICA BÁSICA IProfessor responsável pela turma: JOSÉ RAFAEL BORDIN
Horários
ManhãTardeNoite
TER20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
QUI18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
T112045
11090032 - FÍSICA BÁSICA IProfessor responsável pela turma: DANIEL TAVARES DA SILVA
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T2249
11090032 - FÍSICA BÁSICA IProfessor responsável pela turma: DOUGLAS LANGIE DA SILVA
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T3148
11090032 - FÍSICA BÁSICA IProfessor responsável pela turma: ARLAN DA SILVA FERREIRA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUA10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T4238

5º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11260021 - INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA IProfessor responsável pela turma: DANIELA STEVANIN HOFFMANN
Horários
ManhãTardeNoite
QUI18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
P12512
11100032 - INTRODUÇÃO À ÁLGEBRAProfessor responsável pela turma: ANDREA MORGADO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
SEX10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M11022
11100032 - INTRODUÇÃO À ÁLGEBRAProfessor responsável pela turma: SERGIO LUIZ CARDOSO DE OLIVEIRA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
QUA18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
SEX18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
M22421
11100033 - MATEMÁTICA DISCRETA AProfessor responsável pela turma: ANDREA MORGADO
Horários
ManhãTardeNoite
SEX14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
M1731
11100033 - MATEMÁTICA DISCRETA AProfessor responsável pela turma: NEIDE PIZZOLATO ANGELO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
QUA20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M24045

6º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11100041 - EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIASProfessor responsável pela turma: LESLIE DARIEN PEREZ FERNANDEZ
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M1511
11100041 - EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIASProfessor responsável pela turma: LESLIE DARIEN PEREZ FERNANDEZ
Horários
ManhãTardeNoite
SEG18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
QUA20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M2209
11100039 - PROGRAMAÇÃO EM SOFTWARE DE MATEMÁTICAProfessor responsável pela turma: JAIRO VALOES DE ALENCAR RAMALHO
Horários
ManhãTardeNoite
TER18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M12021

7º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11100043 - ÁLGEBRA PARA LICENCIATURAProfessor responsável pela turma: SERGIO LUIZ CARDOSO DE OLIVEIRA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
TER18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
QUI20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M1202
11100044 - CÁLCULO NUMÉRICOProfessor responsável pela turma: REGIS SPEROTTO DE QUADROS
Horários
ManhãTardeNoite
TER14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
QUI14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
T1521
11100044 - CÁLCULO NUMÉRICOProfessor responsável pela turma: ANDREI BOURCHTEIN
Horários
ManhãTardeNoite
SEG20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
QUA18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
T2205
11090033 - FÍSICA BÁSICA IIProfessor responsável pela turma: EDUARDO FONTES HENRIQUES
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T1172
11090033 - FÍSICA BÁSICA IIProfessor responsável pela turma: DENNIS FERNANDES ALVES BESSADA
Horários
ManhãTardeNoite
TER20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
QUI18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
T82031
11260006 - TRABALHO DE CAMPO IProfessor responsável pela turma: DENISE NASCIMENTO SILVEIRA
Horários
ManhãTardeNoite
QUI14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
17:40 - 18:30
P1716
11260006 - TRABALHO DE CAMPO IProfessor responsável pela turma: ROZANE DA SILVEIRA ALVES
Horários
ManhãTardeNoite
SEX18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
22:10 - 23:00
P21513

8º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11090034 - FÍSICA BÁSICA IIIProfessor responsável pela turma: VALDEMAR DAS NEVES VIEIRA
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T1131
11090034 - FÍSICA BÁSICA IIIProfessor responsável pela turma: DENNIS FERNANDES ALVES BESSADA
Horários
ManhãTardeNoite
TER18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
QUI20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
T42047

9º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11100014 - ANÁLISE REAL IProfessor responsável pela turma: CICERO NACHTIGALL
Horários
ManhãTardeNoite
SEG10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
SEX10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M159
11100014 - ANÁLISE REAL I
Horários
ManhãTardeNoite
SEG20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
QUA18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
SEX20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M2207
11260025 - INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA IIProfessor responsável pela turma: DIOGO FRANCO RIOS
Horários
ManhãTardeNoite
SEG18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
QUA20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
P1206
11260018 - TECNOLOGIAS AVANÇADAS NO ENSINO DE MATEMÁTICAProfessor responsável pela turma: MARISTEL CARRILHO DA ROCHA
Horários
ManhãTardeNoite
TER18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
P1208
11260009 - TRABALHO DE CAMPO IIProfessor responsável pela turma: SILVIA PRIETSCH WENDT
Horários
ManhãTardeNoite
QUI14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
17:40 - 18:30
P188
11260009 - TRABALHO DE CAMPO IIProfessor responsável pela turma: SILVIA PRIETSCH WENDT
Horários
ManhãTardeNoite
QUI18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
22:10 - 23:00
P21013

Optativas

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11100022 - GEOMETRIA EUCLIDIANAProfessor responsável pela turma: LISANDRA DE OLIVEIRA SAUER
Horários
ManhãTardeNoite
QUA14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
M11020
20000121 - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS II ( LIBRAS II )Professor responsável pela turma: ALINE DE CASTRO E KASTER
Horários
ManhãTardeNoite
QUI18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
T2527
11100016 - TOPOLOGIA IProfessor responsável pela turma: GIOVANNI DA SILVA NUNES
Horários
ManhãTardeNoite
SEX18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M11010
11100013 - TRIGONOMETRIAProfessor responsável pela turma: NEIDE PIZZOLATO ANGELO
Horários
ManhãTardeNoite
TER18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M13030

Alunos Matriculados

Nome Ano de ingresso Semestre de ingresso
ADRIANA BEZERRA FURTADO20191
ADRIELE FIGUEIREDO CARDOSO20191
ALINE DE OLIVEIRA ALVES20191
ALINE DE SOUZA MUNIZ20191
AMAURI GONCALVES LEAL20191
ANA CLAUDIA SPENGLER BECKENBACH20191
ANA MICAELA RODRIGUES PINHEIRO20191
ANDRESSA PAULA WRZESINSKI20191
Arthur Leguissamo Medeiros Loureiro20191
BRUNA DE OLIVEIRA MACHADO20191
BRUNO FERNANDES DOS SANTOS20191
BRUNO FREITAS DE CARVALHO20191
CAMILA PINTO AIRES20191
CARLOS ODAIR COELHO VIEIRA20191
Caroline Xavier Fernandes20191
DANTON DE SOUZA CAMACHO20191
DIOGO AUGUSTO HELLER CARVALHO20191
DION GUSTAVO OXLEY LEITE20191
DOUGLAS OLIVEIRA DA SILVA20191
EDILSOM SCHWANZ GOMES20191
EDUARDA HARTWIG CENTENO20191
ELIEZER HORNKE SOARES20191
EMANUELLE COELHO ALVES20191
ÉRICA CAROLINI CARNIÉRE GUIMARÃES20191
ERIC CARRARD FERREIRA20191
EVERTON DE VASCONCELOS NOGUEZ20191
FABIANE PETER MUNHOZ20191
FABIO ACOSTA PERES20191
FILIPE HENRIQUE RAMOS20191
GIULIA CARDOSO MATTOS SOARES20191
JEIEL SILVA DA SILVA20191
JESSICA DE OLIVEIRA DE AVILA20191
JOAO VITOR DA COSTA FERREIRA20191
JONAS ARRUDA MUNOZ20191
JONE FRANK VIANA20191
JORGE GABRIEL SCHNEID20191
LARISSA GABRIELE NEVES DO NASCIMENTO20191
LILLIAN JANAINA CHRISTMANN20191
LUCAS FABRES BORGES20191
LUCAS RODRIGUES MOSTARDEIRO20191
Luiza Rosimeri Romano Santin20191
LUIZ GIMENES RAMOS NETO20191
MARCELO MAGNO CAMPESATO SALGUEIRO20191
MAYARA MACHADO OLIVEIRA20191
NATANIELE ORTIZ DE AVILA20191
PABLO JUAN DA COSTA RAMIRES20191
PAULO VITOR POSSAS FARIAS20191
Plinio Silveira Moraes20191
ROBERTO GOULART DE FRAGA20191
Romulo Duarte Paulsen20191
ROSANE DE COSTA DOS SANTOS20191
ROSI MERI MESQUITA DA ROZA20191
SANTIAGO GENTILINI ALMEIDA20191
TACIANE SILVEIRA SALGADO20191
THAIS BOEMEKE KOSCHIER20191
THALIA PERES DE OLIVEIRA20191
Thalita Fagundes Leal20191
VINICIUS EDUARDO NODA VALLE20191
WELLINGTON VARGAS RAMOS20191
ANA CAROLINA BARBOZA DE OLIVEIRA20182
ANA CAROLINA MADEIRA HISE20181
ANDERSON COSTA MORAES20181
CLARISSA FELIX TAVARES20181
CLOVIS EUGENIO DUARTE VIEIRA20181
HELENIZE CALDERIPE VELEDA DA SILVA20182
HENRIQUE RESNER HENKE20182
IGOR JUNCAL BOTELHO20181
JESUS FRANCISCO VIEIRA FERNANDES20181
JORGE ANDRE SOUZA PEDROSO JUNIOR20181
JULIANA CARVALHO BITTENCOURT20181
LAILA VALERIO CONSTANTINO20181
LUCAS FERREIRA DA SILVA20181
LUCAS TADEO20181
LUIS CARLOS LEAL DE LIMA JUNIOR20181
MILENE DE CASTRO GARCIA20181
NATHALIA SILVEIRA DE MENEZES20181
OTAVIO LUIZ DIAS TAVARES20181
PEDRO VICTOR MADEIRA RODRIGUES20181
POLIANA DA SILVA DOS SANTOS20181
PRISCILA DA SILVEIRA MOREIRA20181
ROBERTO CARLOS DA ROSA FARIAS20182
ROBSON RODUIT DIAS20181
RODRIGO GONÇALVES OLIVEIRA20182
RODRIGO MARQUES QUEIROGA20181
SHAIANE DE FREITAS FERREIRA20181
WILLIAM DE SOUZA GUTERRES20181
AMALIA GISLAINE PRATES HEBERLE20171
ANDRE FELIPE NAWROSKI20171
ANDRESSA LIXIESKI MANSKE20171
BIANCA ABEL LIMA20171
CRISTIANE DE OLIVEIRA NOBRE20171
DIEGO MADRUGA OLIVEIRA20171
FERNANDO FERNANDES RIBEIRO20171
FILIPE ALMEIDA PEDRA20171
JOICE BEATRIZ STRELOW DA ROCHA20171
JONATAN EDUARDO MÜNCHOW20171
JORGE LUIZ DE MELLO CAURIO JUNIOR20171
MAIARA DUARTE TAVARES20171
MARCELO DECRECENZO FERREIRA20171
MARCOS AURÉLIO DA SILVA MARTINS20171
MONICA FALCAO DUARTE20171
OTAVIO GONCALVES HERNANDE20171
PABLO DO ESTREITO CORREA20171
PAMELA PORTO VIEIRA20171
RAFAEL MOURA DE AVILA20171
ALEXANDRE DE LIMA DE MELO20161
ANGELA BEATRIZ BORCHHARDT BELONI20161
CAMILA DE SOUSA MARTINS20161
CAMILA DEVOS BAUER20161
CAROLINE PINTO HENKE20161
DANIELE PEREIRA FERREIRA20161
GEICIELE RAATZ HARTWIG20161
GERALDO OLIVEIRA DA SILVA20161
JOSE AIRTOM LIMA CARDOSO20161
JULIANA MACHADO PEREIRA20161
KEVIN BISSO KUNDE20161
LUCI MARA FABRES BORGES20161
MARIANE FRANCINE FERREIRA SILVA20161
MARTA ANGELICA SCHIMULFENING COELHO20162
MATHEUS NOGUEIRA LOPES20162
MILENE DUMMER20161
NATHALIA DA SILVA BECKER20161
OBERLI PEREIRA PORTO20161
PATRICIA MICHIE UMETSUBO20161
PATRICK GARCIA MACHADO20161
PEDRO AUGUSTO VIEIRA DA SILVA20161
ROGÉRIO RECART DE RECART20162
ROSITA MAILAN BRUNO20161
SANDRA MARA RANGEL DA ROSA20161
SELENA ALVES GARCIA20161
TAINARA PORTO DA SILVA20161
TAMIRES KLUG SCHIMMELPFENNIG20161
WILLIAN HOESEL MACHADO20161
ZILNEI GONCALVES CORREA DA SILVA JUNIOR20161
ALINE GOULART DA SILVEIRA20152
ANGELICA COSTA DE MATOS20151
CARLOS THEODORO RIBEIRO SCHMIDT20152
EDINEIA ALVES GARCIA20151
EMERSON ERNANDE MESQUITA RODRIGUES20151
FATIMA CAVALHEIRO COSTA20151
FERNANDA POLLNOW STERN20151
JAIME CONTE ZANDONA20151
JORGE AUGUSTO MORAES DE OLIVEIRA20151
LAURA SCHEUNEMANN NEITZKE20151
RANGEL CUNHA DEMIQUEI20151
RAQUEL GOULART PETER20151
ROGERIO PEIXOTO DE OLIVEIRA20151
ROSEMERI DAS NEVES DOS SANTOS20151
SUELEN MARTINS VASCONCELOS20151
TAILA TUCHTENHAGEN20151
VINICIUS DO COUTO MINUTO20151
VINICIUS TORRES MARQUES20151
WILLIAM LEONARDO PEIXOTO PEREIRA20151
CAROLINA LOURENCO CAMPELO20141
CATIA ROSANE DA SILVA ROCHA20141
IAGO MILBRATZ OLIVEIRA20141
JAQUELINE MORAES GONCALVES MATTOZO20141
LETIANE LUDWIG MIELKE20141
LUCAS RICKES DOS SANTOS20141
MARCELO FERNANDES SOARES20141
MARIA DO CARMO DA SILVA AGENDES20142
OTAVIO DUARTE CORREA20141
TATIANA DA SILVA PEREIRA20141
VALESKA DOS SANTOS GOUVEA20141
HELEN FONTES JENSEN PRADO20132
BRAIAN HENZEL BARCELOS20131
MÔNICA FLUGEL ALVES20131
PATRÍCIA GUTERRES BORGES20131
SILVIA MARIA BRAHM ARAUJO20131
MARA BOTELHO CHUANTES20122
TAIANE CARRILHO ROSA20122
ANDRÉA BANDEIRA SOUTO20121
FERNANDO SAMPAIO RECUERO20121
MARCIO RODRIGUES AFFONSO20121
MARILIA FERREIRA PEREIRA20121
MICHEL SOARES ZIEBELL20121
OTTO WEREMCHUK20121
VANIA ESCALANT PEREIRA20121
WILIAN VALÉRIO VELEDA20121
ALINE DUTRA PEREIRA20101

Alunos Egressos

Nome Ano de ingresso Ano de conclusão
ALINE KONRADT DA SILVA20122013
CÂNDILA BEATRIZ PLAMER20082013
JÉSSICA MAFALDO DE CAMPOS20122013
JOANA CADAVAL FERREIRA20082013
MARCELO MARTINS CORRÊA20082013
SAMANTHA PINTO DA SILVA20082013
VANESSA MACHADO SANTOS20082013
WILLIAM SILVEIRA DE MATOS20082013
JONATAS DOS SANTOS VOESE20092014
POTIGUARA PIRES DOS SANTOS20112014
WILLIAM PEDRA BITENCOURT20102014
CHAIANE BARBOSA DA ROSA20092015
CLAUDIA BERENICE BORGES MIRANDA20092015
DAIANE LEAL DA CONCEIÇÃO20112015
DANIELE GALVÃO MATHIAS20112015
ELIANE TABELIÃO FERREIRA20102015
GABRIEL SOUZA GERMANN DA SILVA20112015
GIOVANNA MADRUGA BENITES20112015
GUILHERME DA CRUZ MORAES20112015
LUCÉLIA MOTTA DA SILVA DOS SANTOS20102015
LUÍS TIAGO OSTERBERG20112015
MARIANA DA SILVA BASILIO20112015
RAFAEL BARBOSA DA SILVA20142015
ANDRE DE SOUZA RODEGHIERO20102016
ELEMAR RAPACHI PUHL20162016
GREGORY WILLIAM PERES20102016
JANICE SILVEIRA DE MELLO SOARES20122016
JEFFERSON RODRIGUES DA SILVEIRA20112016
JOSIANE SILVA RITA20122016
JULIANA BORGES PEDROTTI20162016
RAFAELLA CAMPELO CENTENO20112016
ROBERTO MARTINS DA SILVA DECIO JUNIOR20122016
AIANA SILVEIRA BILHALVA20132017
CRISTIANE BARBOSA BOTELHO20112017
ELISAMA PRIEBE KLUG20132017
FERNANDA DA SILVA ANSELMI SPECHT20102017
JANAÍNA CUNHA DE SOUZA20132017
LETIANE OLIVEIRA DA FONSECA20112017
LETÍCIA MACHADO KAUFMANN20172017
LIANE BLANK SCHNEIDER20132017
LUANA OLIVEIRA DE OLIVEIRA20112017
LUCIANE BICHET LUZ20102017
LÚCIA RENATA DOS SANTOS SILVEIRA20112017
ANDERSON DONAY MARTINS20142018
CHRISTIAN MANETTI GEISLER20122018
CLÁUDIO ADÃO PORTELINHA KASTER20152018
ENILSON RODRIGUES NUNES20142018
GERMANO MÜLLER20112018
JANINE MOSCARELLI RODRIGUES20122018

(*) Conceitos de curso:

(**) Vagas e formas de ingresso:

  • A0 - Ampla concorrência;
  • L1 - Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L2 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L5 - Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L6 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L9 - Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L10 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012
  • L13 - Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L14 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)

Localização e contatos

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