Nome do Curso / Conceitos (*)
Matemática
Enade (2021)3CPC (2021)3CC (2019)4
Nível / Grau
Graduação / Licenciatura
Modalidade
Presencial
Turno
NOTURNO
Código UFPel
3820
Código e-MEC
122746
Unidade
Coordenador
AC | LB_EP | LB_PCD | LB_PPI | LB_Q | LI_EP | LI_PCD | LI_PPI | LI_Q | VR | Total | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
NOTA DO ENEM 2024/1 | 10 | 1 | 1 | 3 | 1 | 1 | 1 | 2 | 20 |
AC | L01 | L02 | L05 | L06 | L09 | L10 | L13 | L14 | Total | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
PAVE 2024/1 | 1 | 1 | 2 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 10 |
AC | LB_EP | LB_PCD | LB_PPI | LB_Q | LI_EP | LI_PCD | LI_PPI | LI_Q | Total | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
SISU 2024/1 | 20 | 3 | 1 | 5 | 1 | 4 | 1 | 5 | 40 |
Criação e Reconhecimento
Curso criado pela portaria 1656 de 25 de outubro de 2010.
Curso reconhecido pela Portaria nº 45 de 22/01/2015. Publicada na Seção 1, página 8 do D.O.U de 23/01/2015.
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 153 de 21/06/2023. Publicada na Seção 1, página 210 do D.O.U. de 22/06/2023.
Curso reconhecido pela Portaria nº 45 de 22/01/2015. Publicada na Seção 1, página 8 do D.O.U de 23/01/2015.
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 153 de 21/06/2023. Publicada na Seção 1, página 210 do D.O.U. de 22/06/2023.
Contextualização
O Curso de Licenciatura em Matemática visa formar professores de Matemática com conhecimentos, habilidades e atitudes condizentes com um profissional capacitado para atuar na segunda fase do Ensino de Fundamental e no Ensino Médio e preparado para continuidade de estudos em nível de Pós-graduação em Educação, em Matemática ou em áreas afins.
Objetivos
Os objetivos específicos do curso são:
a) Promover a formação de profissionais com consciência crítica da realidade, sólidos conhecimentos científicos e metodológicos (conhecimentos matemáticos e de ensino de matemática, conhecimentos pedagógicos dirigidos ao trabalho do professor e conhecimentos gerais complementares necessários ao exercício do magistério) que, no seu trabalho nos anos finais do Ensino de Fundamental e no Ensino Médio, sejam capazes de:
c) Possibilitar que haja um maior número de docentes na área de Matemática contribuindo para a formação de novos quadros de professores nas escolas de Ensino Fundamental e no Ensino Médio, contribuindo para a transformação da atual situação do ensino e da aprendizagem da matemática.
d) Possibilitar aos docentes egressos do curso uma base psico-social-cultural para a formação de futuros pesquisadores e professores universitários.
a) Promover a formação de profissionais com consciência crítica da realidade, sólidos conhecimentos científicos e metodológicos (conhecimentos matemáticos e de ensino de matemática, conhecimentos pedagógicos dirigidos ao trabalho do professor e conhecimentos gerais complementares necessários ao exercício do magistério) que, no seu trabalho nos anos finais do Ensino de Fundamental e no Ensino Médio, sejam capazes de:
- Promover nos seus alunos o desenvolvimento do conhecimento e compreensão de conceitos matemáticos;
- Fazer com que seus alunos saibam aplicar os conhecimentos matemáticos obtidos nas situações da vida em geral;
- Desenvolver em seus alunos a habilidade de calcular, generalizar, analisar, induzir, deduzir, sistematizar, esboçar gráficos e usar a linguagem matemática;
- Desenvolver a habilidade de empregar o pensamento lógico;
- Despertar em seus alunos o interesse pela resolução de problemas, leituras de revistas e livros de matemática.
c) Possibilitar que haja um maior número de docentes na área de Matemática contribuindo para a formação de novos quadros de professores nas escolas de Ensino Fundamental e no Ensino Médio, contribuindo para a transformação da atual situação do ensino e da aprendizagem da matemática.
d) Possibilitar aos docentes egressos do curso uma base psico-social-cultural para a formação de futuros pesquisadores e professores universitários.
Perfil do Egresso
O curso de Licenciatura em Matemática tem por objetivo formar um professor de Matemática para a segunda fase do ensino fundamental e para o ensino médio, que seja um profissional, detentor das seguintes características:
a) Domínio do conhecimento matemático específico e não trivial, tendo consciência do modo de produção próprio desta ciência - origens, processo de criação, inserção cultural - tendo também conhecimento das suas aplicações em outras áreas.
b) Percepção do quanto o domínio de certos conteúdos, habilidades e competências próprias à matemática importam para o exercício pleno da cidadania.
c) Capacidade de trabalhar de forma integrada com os professores da sua área e de outras áreas, no sentido de conseguir contribuir efetivamente com a proposta pedagógica da sua Escola e favorecer uma aprendizagem multidisciplinar e significativa para os seus alunos.
d) Maturidade para utilizar adequadamente ou perceber o significado da precisão dedutiva num processo de demonstração, assim como para empregar procedimentos indutivos ou analógicos na criação de matemática, entendida como uma atividade de resolução de problemas, tanto na sua relação pessoal com a ciência matemática, quanto na dinâmica de ensino-aprendizagem.
e) Compreensão as características peculiares a cada um dos raciocínios típicos da matemática: o raciocínio lógico-algébrico, o combinatório e o geométrico.
f) Domínio da forma lógica, característica do pensamento matemático, e conhecimentos dos pressupostos da Psicologia Cognitiva de modo a compreender as potencialidades de raciocínio em cada faixa etária. Em outras palavras, capacidade de, por um lado, favorecer o desenvolvimento de raciocínio de seus alunos e, por outro lado, não extrapolar as exigências de rigor a ponto de gerar insegurança nos seus alunos em relação à matemática.
g) Familiaridade e reflexão sobre metodologias e materiais de apoio ao ensino diversificado de modo a poder decidir, diante de cada conteúdo específico e cada classe particular de alunos, qual o melhor procedimento pedagógico para favorecer a aprendizagem significativa de matemática, estando preparado para avaliar os resultados de suas ações por diferentes caminhos e de forma continuada.
h) Capacidade de observar cada aluno, procurando rotas alternativas de ação para levar seus alunos a se desenvolverem plenamente, com base nos resultados de suas avaliações, sendo assim motivador e visando o desenvolvimento da autonomia no seu aluno.
i) Engajamento num processo de contínuo aprimoramento profissional, procurando sempre atualizar seus conhecimentos com abertura para a incorporação do uso de novas tecnologias e para adaptar o seu trabalho às novas demandas sócio-culturais e dos seus alunos.
a) Domínio do conhecimento matemático específico e não trivial, tendo consciência do modo de produção próprio desta ciência - origens, processo de criação, inserção cultural - tendo também conhecimento das suas aplicações em outras áreas.
b) Percepção do quanto o domínio de certos conteúdos, habilidades e competências próprias à matemática importam para o exercício pleno da cidadania.
c) Capacidade de trabalhar de forma integrada com os professores da sua área e de outras áreas, no sentido de conseguir contribuir efetivamente com a proposta pedagógica da sua Escola e favorecer uma aprendizagem multidisciplinar e significativa para os seus alunos.
d) Maturidade para utilizar adequadamente ou perceber o significado da precisão dedutiva num processo de demonstração, assim como para empregar procedimentos indutivos ou analógicos na criação de matemática, entendida como uma atividade de resolução de problemas, tanto na sua relação pessoal com a ciência matemática, quanto na dinâmica de ensino-aprendizagem.
e) Compreensão as características peculiares a cada um dos raciocínios típicos da matemática: o raciocínio lógico-algébrico, o combinatório e o geométrico.
f) Domínio da forma lógica, característica do pensamento matemático, e conhecimentos dos pressupostos da Psicologia Cognitiva de modo a compreender as potencialidades de raciocínio em cada faixa etária. Em outras palavras, capacidade de, por um lado, favorecer o desenvolvimento de raciocínio de seus alunos e, por outro lado, não extrapolar as exigências de rigor a ponto de gerar insegurança nos seus alunos em relação à matemática.
g) Familiaridade e reflexão sobre metodologias e materiais de apoio ao ensino diversificado de modo a poder decidir, diante de cada conteúdo específico e cada classe particular de alunos, qual o melhor procedimento pedagógico para favorecer a aprendizagem significativa de matemática, estando preparado para avaliar os resultados de suas ações por diferentes caminhos e de forma continuada.
h) Capacidade de observar cada aluno, procurando rotas alternativas de ação para levar seus alunos a se desenvolverem plenamente, com base nos resultados de suas avaliações, sendo assim motivador e visando o desenvolvimento da autonomia no seu aluno.
i) Engajamento num processo de contínuo aprimoramento profissional, procurando sempre atualizar seus conhecimentos com abertura para a incorporação do uso de novas tecnologias e para adaptar o seu trabalho às novas demandas sócio-culturais e dos seus alunos.
Competências e habilidades
Para formar profissionais com o perfil desejado, o curso de Licenciatura em Matemática deve ter como objetivo desenvolver nos seus alunos as seguintes habilidades ou competências:
a) Pensamento heurístico competente: capacidade de encaminhar solução de problemas e explorar situações, fazer relações, conjecturar, argumentar e avaliar. Capacidade de formular problemas.
b) Domínio dos raciocínios algébrico, geométrico e combinatório de modo a poder argumentar com clareza a objetividade dentro destes contextos congnitivos. Ou seja, os alunos devem desenvolver capacidade dedutiva com sistemas axiomáticos, percepção geométrico-espacial, capacidade de empregar ensaio e erro como procedimento de busca de soluções e segurança na abordagem de problemas de contagem.
c) Capacidade de contextualizar e inter-relacionar conceitos e propriedades matemáticas, bem como de utilizá-los em outras áreas do conhecimento e em aplicações variadas. Em especial, poder interpretar matematicamente situações ou fenômenos que emergem de outras áreas do conhecimento ou de situações reais.
d) Visão histórica e crítica da Matemática, tanto no seu estado atual como nas várias fases da sua evolução que lhe permita tomar decisões sobre a importância relativa dos vários tópicos tanto no interior da ciência matemática como para a aprendizagem significativa do estudante da escola fundamental e média.
e) Domínio dos conteúdos básicos de estatística, informática e física, constantes no rol de conteúdos currículares mínimos. É importante ressaltar que estes foram pensados de modo a garantir, não só os objeitvos já relacionados, como também propiciar o necessário distanciamento e visão abrangente de conteúdos além daqueles que deverão ser ministrados na escola fundamental e média.
f) Capacidade de utilização em sala de aula de novas tecnologias como vídeo, áudio, computador, internet, entre outros.
g) Capacidade de compreender, criticar e utilizar novas ideias e tecnologias.
h) Capacidade de desenvolver projetos, avaliar livros textos, softwares educacionais e outros materiais didáticos. Capacidade de organizar cursos, planejar ações de ensino e aprendizagem de matemática.
i) Conhecimento dos processos de construção do conhecimento matemático próprios da criança e do adolescente.
j) Conhecimento das propostas ou parâmetros currículares, bem como das diversas visões pedagógicas vigentes. Poder formular sua própria concepção diante das correntes existentes.
k) Capacidade de aprendizagem continuada, sendo sua prática também fonte de produção de conhecimento.
l) Realização de estudos de pós-graduação.
a) Pensamento heurístico competente: capacidade de encaminhar solução de problemas e explorar situações, fazer relações, conjecturar, argumentar e avaliar. Capacidade de formular problemas.
b) Domínio dos raciocínios algébrico, geométrico e combinatório de modo a poder argumentar com clareza a objetividade dentro destes contextos congnitivos. Ou seja, os alunos devem desenvolver capacidade dedutiva com sistemas axiomáticos, percepção geométrico-espacial, capacidade de empregar ensaio e erro como procedimento de busca de soluções e segurança na abordagem de problemas de contagem.
c) Capacidade de contextualizar e inter-relacionar conceitos e propriedades matemáticas, bem como de utilizá-los em outras áreas do conhecimento e em aplicações variadas. Em especial, poder interpretar matematicamente situações ou fenômenos que emergem de outras áreas do conhecimento ou de situações reais.
d) Visão histórica e crítica da Matemática, tanto no seu estado atual como nas várias fases da sua evolução que lhe permita tomar decisões sobre a importância relativa dos vários tópicos tanto no interior da ciência matemática como para a aprendizagem significativa do estudante da escola fundamental e média.
e) Domínio dos conteúdos básicos de estatística, informática e física, constantes no rol de conteúdos currículares mínimos. É importante ressaltar que estes foram pensados de modo a garantir, não só os objeitvos já relacionados, como também propiciar o necessário distanciamento e visão abrangente de conteúdos além daqueles que deverão ser ministrados na escola fundamental e média.
f) Capacidade de utilização em sala de aula de novas tecnologias como vídeo, áudio, computador, internet, entre outros.
g) Capacidade de compreender, criticar e utilizar novas ideias e tecnologias.
h) Capacidade de desenvolver projetos, avaliar livros textos, softwares educacionais e outros materiais didáticos. Capacidade de organizar cursos, planejar ações de ensino e aprendizagem de matemática.
i) Conhecimento dos processos de construção do conhecimento matemático próprios da criança e do adolescente.
j) Conhecimento das propostas ou parâmetros currículares, bem como das diversas visões pedagógicas vigentes. Poder formular sua própria concepção diante das correntes existentes.
k) Capacidade de aprendizagem continuada, sendo sua prática também fonte de produção de conhecimento.
l) Realização de estudos de pós-graduação.
Organização Curricular
O currículo deste curso procura desenvolver-se em 5 eixos relacionado/articulados, explicitados como:
- Atividades Científicas Acadêmicas (ACA): São aquelas destinadas à formação do profissional nas áreas da matemática e das áreas afins, bem como as da educação e correspondem tanto às disciplinas básicas, quanto às profissionais;
- Estágio Curricular Supervisionado (ECS): É entendido como o tempo de aprendizagem da prática da docência. Ele deve se constituir no pólo articulador das relações entre os elementos teóricos (conteúdos disciplinares/conhecimentos) desenvolvidos durante o Curso e às análises e ações desenvolvidas junto às escolas;
- Prática como Componente Curricular (PCC): tem como objetivo proporcionar a integração entre as atividades de ACA e ECS, concorrendo conjuntamente para a formação da identidade do professor como educador. Esta correlação teoria e prática é um movimento contínuo entre saber e fazer na busca por significar e re-significar a gestão, a administração e a resolução de situações próprias do ambiente da educação escolar;
- Atividades Complementares (AC): Têm o objetivo de proporcionarem, aos alunos, uma participação mais ampla em atividades de ensino, de extensão e de pesquisa, desenvolvendo, dessa maneira, um profissional responsável e competente, fazendo com que o professor em formação participe da melhoria da qualidade de ensino de sua região;
- Disciplinas Optativas (DO): Têm por objetivo permitir ao educando a liberdade para escolher os conteúdos que deseja aprender ou aprofundar, mas que visem a sua formação como professor de matemática, pesquisador da área de matemática ou áreas afins, ou educação matemática.
Procedimentos e metodologias de ensino
O curso está estruturado de modo a permitir o desenvolvimento de atividades importantes para a formação de professores de matemática tendo como base os princípios delineados:
- Os alunos serão requisitados para o uso freqüente da biblioteca e o desenvolvimento de pesquisas.
- Os alunos serão requisitados a fazerem leituras e a produzirem textos.
- Os alunos serão requisitados a participarem da vida das escolas.
- Os alunos serão incentivados ao uso do computador e, principalmente, de softwares de ensino de matemática.
- Em laboratório, os alunos serão requisitados a realizarem experiências individualmente ou em pequenos grupos, o que lhes permitirá obter o domínio de material didático-pedagógico e de métodos de ensino de matemática.
- Em todas as disciplinas, os professores devem ter claros os objetivos do curso e o perfil dos alunos e conseqüentemente devem dar o enfoque adequado aos assuntos ensinados, possibilitando que cada disciplina do curso seja uma peça importante na formação do licenciado em matemática.
A execução do Curso será na modalidade presencial. As disciplinas serão oferecidas no período noturno. Excepcionalmente poderão ser oferecidas disciplinas no período diurno, desde que os alunos que pretendem cursar a disciplina concordem ou a solicitem.
As disciplinas que compõe o Estágio Obrigatório deverão ser ministradas por no mínimo dois professores, de forma compartilhada e cooperativa entre professores do Departamento de Matemática e Estatística e o Departamento de Ensino. Além disso, as disciplinas: Trabalho de Campo I (ministrada em semestres ímpares) e Estágio de Matemática I (ministrada em semestres pares) terão horários idênticos para facilitar sua execução já que a segunda depende de projeto elaborado na primeira, que, dentro do possível, deverá ser executado na mesma escola onde foi realizada a disciplina de Trabalho de Campo I. O mesmo procedimento será realizado para as disciplinas Trabalho de Campo II (ministradas em semestres ímpares) e Estágio de Matemática II (ministradas em semestres pares). Também, na medida do possível, as disciplinas que compõem o grupo de Estágios Obrigatórios deverão ser ofertadas em turno diferente do turno em que as outras disciplinas do mesmo semestre serão ofertadas.
Os alunos deverão ser orientados na escolhas das Disciplinas Optativas e na realização das Atividades Complementares de modo que possam ampliar seus conhecimentos, visando desenvolver estudos mais avançados em cursos de Pós-graduação na área de Educação ou estudos mais avançados, em Matemática, visando uma pós-graduação em Matemática Pura ou Aplicada. O aluno pode incluir na sua formação um percurso curricular que lhe possibilite trabalhar também em outras áreas relacionadas ao ensino de matemática. Dentre essas áreas, podem-se citar, como exemplo, a área editorial voltada a livros didáticos ou a área de produção de softwares educacionais. O aluno pode, também, trabalhar em outros campos que envolvam a Matemática, como na área de Matemática Financeira.
A prática de ensino perpassará o currículo com disciplinas obrigatórias, disciplinas optativas, atividades complementares e de pesquisa e extensão, que permitirão a formação de um profissional comprometido com a melhoria do ensino.
Os projetos de extensão envolverão alunos em ações que beneficiarão a sociedade em que estão inseridos. Os alunos poderão propor projetos de extensão, participando assim da discussão, elaboração e avaliação dos mesmos.
A partir dos projetos de extensão e do trabalho no Curso, os alunos terão oportunidade de participar de projetos de pesquisa sobre o processo de ensinar e aprender matemática, sobre o uso de tecnologias no ensino de matemática e também em projetos de pesquisa que visam um maior aprofundamento de conteúdos matemáticos ou de áreas afins.
As atividades de prática de ensino, projetos de pesquisa, ensino e extensão poderão ser atividades do Curso de Licenciatura em Matemática (professores e alunos) para oferecer oportunidades de formação continuada aos professores das escolas de Ensino Médio e Fundamental.
Os alunos devem ser motivados a utilizar as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Também deverão ser incentivados a aplicar e avaliar as diversas tecnologias e a criar metodologias de ensino-aprendizagem de matemática usando estas tecnologias. Pretende-se oferecer cursos, através de projetos de ensino e de extensão, aos alunos interessados em aumentar seu conhecimento no domínio das tecnologias existentes.
Para tentar sanar as deficiências de conteúdos de matemática do Ensino Básico dos alunos ingressantes, pretende-se oferecer cursos através de projetos de ensino/extensão. Estes também terão a finalidade de retomada dos fundamentos da Matemática que alicerçam e/ou emergem no ensino nos Níveis Básicos de Ensino, em abordagens adequadas ao ensino superior, mas que explorem, discutam e mesmo redefinam sua inserção na formação matemática de crianças, adolescentes, jovens e adultos, alunos do Ensino Fundamental, Médio ou Profissional.
- Os alunos serão requisitados para o uso freqüente da biblioteca e o desenvolvimento de pesquisas.
- Os alunos serão requisitados a fazerem leituras e a produzirem textos.
- Os alunos serão requisitados a participarem da vida das escolas.
- Os alunos serão incentivados ao uso do computador e, principalmente, de softwares de ensino de matemática.
- Em laboratório, os alunos serão requisitados a realizarem experiências individualmente ou em pequenos grupos, o que lhes permitirá obter o domínio de material didático-pedagógico e de métodos de ensino de matemática.
- Em todas as disciplinas, os professores devem ter claros os objetivos do curso e o perfil dos alunos e conseqüentemente devem dar o enfoque adequado aos assuntos ensinados, possibilitando que cada disciplina do curso seja uma peça importante na formação do licenciado em matemática.
A execução do Curso será na modalidade presencial. As disciplinas serão oferecidas no período noturno. Excepcionalmente poderão ser oferecidas disciplinas no período diurno, desde que os alunos que pretendem cursar a disciplina concordem ou a solicitem.
As disciplinas que compõe o Estágio Obrigatório deverão ser ministradas por no mínimo dois professores, de forma compartilhada e cooperativa entre professores do Departamento de Matemática e Estatística e o Departamento de Ensino. Além disso, as disciplinas: Trabalho de Campo I (ministrada em semestres ímpares) e Estágio de Matemática I (ministrada em semestres pares) terão horários idênticos para facilitar sua execução já que a segunda depende de projeto elaborado na primeira, que, dentro do possível, deverá ser executado na mesma escola onde foi realizada a disciplina de Trabalho de Campo I. O mesmo procedimento será realizado para as disciplinas Trabalho de Campo II (ministradas em semestres ímpares) e Estágio de Matemática II (ministradas em semestres pares). Também, na medida do possível, as disciplinas que compõem o grupo de Estágios Obrigatórios deverão ser ofertadas em turno diferente do turno em que as outras disciplinas do mesmo semestre serão ofertadas.
Os alunos deverão ser orientados na escolhas das Disciplinas Optativas e na realização das Atividades Complementares de modo que possam ampliar seus conhecimentos, visando desenvolver estudos mais avançados em cursos de Pós-graduação na área de Educação ou estudos mais avançados, em Matemática, visando uma pós-graduação em Matemática Pura ou Aplicada. O aluno pode incluir na sua formação um percurso curricular que lhe possibilite trabalhar também em outras áreas relacionadas ao ensino de matemática. Dentre essas áreas, podem-se citar, como exemplo, a área editorial voltada a livros didáticos ou a área de produção de softwares educacionais. O aluno pode, também, trabalhar em outros campos que envolvam a Matemática, como na área de Matemática Financeira.
A prática de ensino perpassará o currículo com disciplinas obrigatórias, disciplinas optativas, atividades complementares e de pesquisa e extensão, que permitirão a formação de um profissional comprometido com a melhoria do ensino.
Os projetos de extensão envolverão alunos em ações que beneficiarão a sociedade em que estão inseridos. Os alunos poderão propor projetos de extensão, participando assim da discussão, elaboração e avaliação dos mesmos.
A partir dos projetos de extensão e do trabalho no Curso, os alunos terão oportunidade de participar de projetos de pesquisa sobre o processo de ensinar e aprender matemática, sobre o uso de tecnologias no ensino de matemática e também em projetos de pesquisa que visam um maior aprofundamento de conteúdos matemáticos ou de áreas afins.
As atividades de prática de ensino, projetos de pesquisa, ensino e extensão poderão ser atividades do Curso de Licenciatura em Matemática (professores e alunos) para oferecer oportunidades de formação continuada aos professores das escolas de Ensino Médio e Fundamental.
Os alunos devem ser motivados a utilizar as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Também deverão ser incentivados a aplicar e avaliar as diversas tecnologias e a criar metodologias de ensino-aprendizagem de matemática usando estas tecnologias. Pretende-se oferecer cursos, através de projetos de ensino e de extensão, aos alunos interessados em aumentar seu conhecimento no domínio das tecnologias existentes.
Para tentar sanar as deficiências de conteúdos de matemática do Ensino Básico dos alunos ingressantes, pretende-se oferecer cursos através de projetos de ensino/extensão. Estes também terão a finalidade de retomada dos fundamentos da Matemática que alicerçam e/ou emergem no ensino nos Níveis Básicos de Ensino, em abordagens adequadas ao ensino superior, mas que explorem, discutam e mesmo redefinam sua inserção na formação matemática de crianças, adolescentes, jovens e adultos, alunos do Ensino Fundamental, Médio ou Profissional.
Avaliação do ensino e da aprendizagem
Para cumprir com os propósitos de uma avaliação ampla, abrangente e, ao mesmo tempo objetiva, embora complexa, entende-se que o curso deve optar por instrumentos que subsidiem uma avaliação a partir dos seguintes princípios norteadores:
Permanente: a avaliação não pode se transformar em instrumento de preocupação para o aluno, levando-o, muitas vezes, a diminuir seu rendimento devido a fatores psicológicos. Quando a avaliação é permanente, em vez de criar um constante medo, o ambiente escolar passa a ser todo valorizado. Desta forma, não há supervalorização de conteúdos ou momentos, nem ações ou palavras valem mais que outras. O aluno passa a ter mais oportunidade de mostrar seu potencial e habilidades em diferentes momentos. Nessa perspectiva, todo o trabalho realizado ao longo do processo de aprendizagem é igualmente importante.
Continuada: a avaliação deve ser capaz de verificar o desenvolvimento do processo de aprendizagem. Como tal, também só pode acontecer em forma de processo. Assim, não pode haver lacunas avaliativas, e toda a ação e manifestação do aprendiz deve fazer parte dos critérios a subsidiar uma avaliação continuada. Deverá haver um acompanhamento ao processo de estudo realizado pelo aluno, que deverá permitir aos orientadores acadêmicos e professores analisarem como cada um deles consegue acompanhar as abordagens propostas no material didático; como desenvolve as atividades propostas; como busca ampliar seus conhecimentos através das leituras propostas; se busca apoio e interlocução com seus orientadores e professores; que dificuldades ele está encontrando em seus estudos, pesquisas e em outras tarefas; como está estabelecendo relações entre o conhecimento trabalhado e sua prática como professor; enfim, como realiza seu processo de aprendizagem como um todo.
Abrangente: o professor deve levar em conta os mais diversos aspectos que compõem a formação do professor e explicitá-los em seus instrumentos de avaliação. Não pode pontuar, em nenhuma hipótese, aspectos que o aluno não saiba de antemão que estarão sendo levados em conta em seu desempenho acadêmico. A avaliação abrangente pode ser complexa, porém não pode ser somente subjetiva, pois deste aspecto à arbitrariedade o caminho é curto.
Dinâmica: o aluno não pode ser visto fora de seu contexto de vida, seja ele social, particular, escolar ou intelectual. Uma avaliação dinâmica evita que se reduza à momentos específicos, muitas vezes isolados assepticamente, a análise do domínio que o aluno tem dos conhecimentos e habilidades trabalhadas ao longo de períodos escolares.
Pedagógica: o mais importante de todo o processo avaliativo assumido é sair de mero dever burocrático e servir de instrumento de apoio para o próprio estudante para melhorar seu desempenho. Desta forma, os resultados devem retornar sempre ao aluno, não se reduzindo meramente a notas ou conceitos, mas especialmente em forma de pareceres e sugestões para que possa melhorar seu desempenho.
Sugere-se que sejam realizadas recuperações parciais de conteúdo e de nota para os alunos com graus parciais inferiores a sete.
Médias finais inferiores a sete e superiores a três permitem a realização de exame. A nota do exame é somada à média das notas anteriores e o resultado dividido por dois. Serão aprovados os alunos que obtiverem essa média final maior ou igual a cinco.
Permanente: a avaliação não pode se transformar em instrumento de preocupação para o aluno, levando-o, muitas vezes, a diminuir seu rendimento devido a fatores psicológicos. Quando a avaliação é permanente, em vez de criar um constante medo, o ambiente escolar passa a ser todo valorizado. Desta forma, não há supervalorização de conteúdos ou momentos, nem ações ou palavras valem mais que outras. O aluno passa a ter mais oportunidade de mostrar seu potencial e habilidades em diferentes momentos. Nessa perspectiva, todo o trabalho realizado ao longo do processo de aprendizagem é igualmente importante.
Continuada: a avaliação deve ser capaz de verificar o desenvolvimento do processo de aprendizagem. Como tal, também só pode acontecer em forma de processo. Assim, não pode haver lacunas avaliativas, e toda a ação e manifestação do aprendiz deve fazer parte dos critérios a subsidiar uma avaliação continuada. Deverá haver um acompanhamento ao processo de estudo realizado pelo aluno, que deverá permitir aos orientadores acadêmicos e professores analisarem como cada um deles consegue acompanhar as abordagens propostas no material didático; como desenvolve as atividades propostas; como busca ampliar seus conhecimentos através das leituras propostas; se busca apoio e interlocução com seus orientadores e professores; que dificuldades ele está encontrando em seus estudos, pesquisas e em outras tarefas; como está estabelecendo relações entre o conhecimento trabalhado e sua prática como professor; enfim, como realiza seu processo de aprendizagem como um todo.
Abrangente: o professor deve levar em conta os mais diversos aspectos que compõem a formação do professor e explicitá-los em seus instrumentos de avaliação. Não pode pontuar, em nenhuma hipótese, aspectos que o aluno não saiba de antemão que estarão sendo levados em conta em seu desempenho acadêmico. A avaliação abrangente pode ser complexa, porém não pode ser somente subjetiva, pois deste aspecto à arbitrariedade o caminho é curto.
Dinâmica: o aluno não pode ser visto fora de seu contexto de vida, seja ele social, particular, escolar ou intelectual. Uma avaliação dinâmica evita que se reduza à momentos específicos, muitas vezes isolados assepticamente, a análise do domínio que o aluno tem dos conhecimentos e habilidades trabalhadas ao longo de períodos escolares.
Pedagógica: o mais importante de todo o processo avaliativo assumido é sair de mero dever burocrático e servir de instrumento de apoio para o próprio estudante para melhorar seu desempenho. Desta forma, os resultados devem retornar sempre ao aluno, não se reduzindo meramente a notas ou conceitos, mas especialmente em forma de pareceres e sugestões para que possa melhorar seu desempenho.
Critérios:
Para obter aprovação nas disciplinas nas quais o aluno está matriculado, a nota final é obtida a partir da média de no mínimo duas avaliações, de acordo com as normas gerais da universidade, sendo considerado aprovado o aluno que obtiver média igual ou superior a sete e frequência mínima de 75%.Sugere-se que sejam realizadas recuperações parciais de conteúdo e de nota para os alunos com graus parciais inferiores a sete.
Médias finais inferiores a sete e superiores a três permitem a realização de exame. A nota do exame é somada à média das notas anteriores e o resultado dividido por dois. Serão aprovados os alunos que obtiverem essa média final maior ou igual a cinco.
Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação
O curso está vinculado ao Instituto de Física e Matemática desta universidade, o qual dispõe de três pós graduações a nível de mestrado:
- Pós-Graduação em Educação Matemática;
- Pós-Graduação em Física;
- Pós-Graduação em Modelagem Matemática,
- Doutorado em Física.
Acompanhamento de Egressos
Matriz Curricular
1º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
11260028 | INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | Obrigatória | 4 | 60 |
11260029 | LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA I | Obrigatória | 4 | 60 |
11100077 | MATEMÁTICA ELEMENTAR: FUNÇÕES | Obrigatória | 4 | 60 |
11100076 | MATEMÁTICA ELEMENTAR: FUNÇÕES TRANSCENDENTAIS | Obrigatória | 4 | 60 |
11100078 | MATEMÁTICA ELEMENTAR: MEDIDA E FORMA EM GEOMETRIA | Obrigatória | 4 | 60 |
2º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
11100079 | ESTRUTURAS LÓGICO-DEDUTIVAS | Obrigatória | 4 | 60 |
17360022 | FUND. SÓCIO-HISTÓRICO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO | Obrigatória | 4 | 60 |
11100099 | GEOMETRIA ANALÍTICA | Obrigatória | 4 | 60 |
11260030 | LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA II11100078 - MATEMÁTICA ELEMENTAR: MEDIDA E FORMA EM GEOMETRIA | Obrigatória | 4 | 60 |
17350231 | PROFISSÃO DOCENTE | Obrigatória | 4 | 60 |
3º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
11100017 | ÁLGEBRA LINEAR I11100099 - GEOMETRIA ANALÍTICA | Obrigatória | 4 | 60 |
11100080 | CÁLCULO I11100077 - MATEMÁTICA ELEMENTAR: FUNÇÕES | Obrigatória | 6 | 90 |
11260031 | CURRÍCULO E ENSINO DE MATEMÁTICA | Obrigatória | 4 | 60 |
11100081 | PROGRAMAÇÃO EM SOFTWARE DE MATEMÁTICA | Obrigatória | 4 | 60 |
4º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
11100082 | ARITMÉTICA11100079 - ESTRUTURAS LÓGICO-DEDUTIVAS11260029 - LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA I | Obrigatória | 4 | 60 |
11100083 | CÁLCULO II11100080 - CÁLCULO I | Obrigatória | 4 | 60 |
11260034 | HISTÓRIA DA MATEMÁTICA I11260028 - INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | Obrigatória | 4 | 60 |
11260033 | LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA III11100077 - MATEMÁTICA ELEMENTAR: FUNÇÕES | Obrigatória | 4 | 60 |
11260032 | SOFTWARE NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | Obrigatória | 4 | 60 |
5º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
11100084 | CÁLCULO III11100017 - ÁLGEBRA LINEAR I11100083 - CÁLCULO II | Obrigatória | 4 | 60 |
11260035 | HISTÓRIA DA MATEMÁTICA II11260034 - HISTÓRIA DA MATEMÁTICA I | Obrigatória | 4 | 60 |
11260036 | LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA IV11260030 - LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA II | Obrigatória | 4 | 60 |
20000084 | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I ) | Obrigatória | 4 | 60 |
11100033 | MATEMÁTICA DISCRETA A | Obrigatória | 4 | 60 |
6º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
11100085 | ÁLGEBRA A11100082 - ARITMÉTICA11260033 - LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA III | Obrigatória | 4 | 60 |
11100086 | CÁLCULO IV11100084 - CÁLCULO III | Obrigatória | 4 | 60 |
17350230 | EDUCAÇÃO BRASILEIRA: ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS (EBOPP) | Obrigatória | 4 | 60 |
17360021 | FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO | Obrigatória | 4 | 60 |
11260037 | MATEMÁTICA SOCIOCULTURAL | Obrigatória | 4 | 60 |
7º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
11100087 | ÁLGEBRA B 11100085 - ÁLGEBRA A | Obrigatória | 4 | 60 |
11260038 | ESTÁGIO IMínimo de 80 créditos | Obrigatória | 6 | 90 |
11090032 | FÍSICA BÁSICA I11100080 - CÁLCULO I | Obrigatória | 4 | 60 |
11100088 | GEOMETRIA EUCLIDIANA PLANA11260030 - LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA II | Obrigatória | 4 | 60 |
8º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
11100050 | EQUAÇÕES DIFERENCIAIS11100084 - CÁLCULO III | Obrigatória | 4 | 60 |
11260039 | ESTÁGIO II11260038 - ESTÁGIO I | Obrigatória | 7 | 105 |
11090033 | FÍSICA BÁSICA II11100083 - CÁLCULO II11090032 - FÍSICA BÁSICA I | Obrigatória | 4 | 60 |
11100090 | GEOMETRIA EUCLIDIANA NO ESPAÇO11100088 - GEOMETRIA EUCLIDIANA PLANA | Obrigatória | 4 | 60 |
9º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
11100014 | ANÁLISE REAL I11100079 - ESTRUTURAS LÓGICO-DEDUTIVAS11100083 - CÁLCULO II | Obrigatória | 6 | 90 |
11100089 | CÁLCULO NUMÉRICO11100050 - EQUAÇÕES DIFERENCIAIS | Obrigatória | 4 | 60 |
11260041 | ESTÁGIO IIIMínimo de 80 créditos | Obrigatória | 7 | 105 |
11260042 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IMínimo de 140 créditos | Obrigatória | 4 | 60 |
10º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
11260043 | ESTÁGIO IV11260041 - ESTÁGIO III | Obrigatória | 7 | 105 |
11100026 | ESTATÍSTICA BÁSICA11100083 - CÁLCULO II | Obrigatória | 4 | 60 |
11260040 | INTRODUÇÃO À FILOSOFIA DA MATEMÁTICA E DO SEU ENSINO | Obrigatória | 4 | 60 |
11260044 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II11260042 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I | Obrigatória | 2 | 30 |
Complementares
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
11260048 | ATIVIDADES COMPLEMENTARES | Atividade complementar | 14 | 210 |
Optativas
Professores que ministraram disciplinas no Curso nos últimos três semestres
Turmas ofertadas em 2024 / 2
Versão do Currículo: 1026
3º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
11100017 - ÁLGEBRA LINEAR IProfessor responsável pela turma: GIOVANNI DA SILVA NUNES Horários
| M1 | 5 | 21 |
4º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
11090032 - FÍSICA BÁSICA IProfessor responsável pela turma: ALVARO LEONARDI AYALA FILHO Horários
| T1 | 1 | 48 |
7º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
11090033 - FÍSICA BÁSICA IIProfessor responsável pela turma: ARLAN DA SILVA FERREIRA Horários
| T1 | 3 | 29 | ||||||
11090033 - FÍSICA BÁSICA IIProfessor responsável pela turma: MARCELO PEREIRA MACHADO Horários
| T2 | 1 | 36 | ||||||
11090033 - FÍSICA BÁSICA IIProfessor responsável pela turma: DANIEL TAVARES DA SILVA Horários
| T5 | 8 | 30 |
9º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
11100014 - ANÁLISE REAL IProfessor responsável pela turma: ANDREI BOURCHTEIN Horários
| M1 | 8 | 2 | ||||||
11100014 - ANÁLISE REAL IProfessor responsável pela turma: CÍCERO NACHTIGALL Horários
| M2 | 12 | 26 |
Optativas
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
20000121 - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS II ( LIBRAS II )Professor responsável pela turma: MÁRCIO AURÉLIO FRIEDRICH Horários
| T3 | 8 | 30 | ||||||
17350231 - PROFISSÃO DOCENTEProfessor responsável pela turma: MARA REJANE VIEIRA OSORIO Horários
| T1 | 30 | 27 |
Versão do Currículo: 1154 (ATUAL)
1º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
11100077 - MATEMÁTICA ELEMENTAR: FUNÇÕESProfessor responsável pela turma: PATRICIA DA CONCEICAO FANTINEL Horários
| T1 | 21 | 27 | ||||||
11100076 - MATEMÁTICA ELEMENTAR: FUNÇÕES TRANSCENDENTAISProfessor responsável pela turma: ANDREI BOURCHTEIN Horários
| T1 | 20 | 14 |
2º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
11100079 - ESTRUTURAS LÓGICO-DEDUTIVASProfessor responsável pela turma: FERNANDA KRÜGER TOMASCHEWSKI Horários
| T1 | 31 | 34 | ||||||
11100079 - ESTRUTURAS LÓGICO-DEDUTIVASProfessor responsável pela turma: ANDREA MORGADO Horários
| T2 | 3 | 13 | ||||||
11100099 - GEOMETRIA ANALÍTICAProfessor responsável pela turma: VILIAM CARDOSO DA SILVEIRA Horários
| T3 | 35 | 28 | ||||||
11260030 - LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA IIProfessor responsável pela turma: Rita de Cássia de Souza Soares Ramos Horários
| M1 | 4 | 13 | ||||||
11260030 - LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA IIProfessor responsável pela turma: Rita de Cássia de Souza Soares Ramos Horários
| M2 | 25 | 16 | ||||||
17350231 - PROFISSÃO DOCENTEProfessor responsável pela turma: MARA REJANE VIEIRA OSORIO Horários
| T1 | 30 | 27 |
3º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
11100017 - ÁLGEBRA LINEAR IProfessor responsável pela turma: GIOVANNI DA SILVA NUNES Horários
| M1 | 5 | 21 | ||||||
11100080 - CÁLCULO IProfessor responsável pela turma: NEIDE PIZZOLATO ANGELO Horários
| T1 | 15 | 17 | ||||||
11100080 - CÁLCULO IProfessor responsável pela turma: MAURICIO ZAHN Horários
| T2 | 3 | 14 | ||||||
11260031 - CURRÍCULO E ENSINO DE MATEMÁTICA Horários
| M1 | 7 | 18 | ||||||
11100081 - PROGRAMAÇÃO EM SOFTWARE DE MATEMÁTICAProfessor responsável pela turma: MAURICIO BRAGA DE PAULA Horários
| T1 | 4 | 18 |
4º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
11100082 - ARITMÉTICAProfessor responsável pela turma: MAURICIO ZAHN Horários
| T1 | 5 | 11 | ||||||
11100082 - ARITMÉTICAProfessor responsável pela turma: PATRICIA DA CONCEICAO FANTINEL Horários
| T2 | 15 | 21 | ||||||
11100083 - CÁLCULO IIProfessor responsável pela turma: LUCIANA CHIMENDES CABRERA Horários
| T1 | 8 | 7 | ||||||
11260034 - HISTÓRIA DA MATEMÁTICA IProfessor responsável pela turma: DIOGO FRANCO RIOS Horários
| T1 | 16 | 24 | ||||||
11260033 - LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA IIIProfessor responsável pela turma: Rita de Cássia de Souza Soares Ramos Horários
| M1 | 3 | 14 | ||||||
11260033 - LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA IIIProfessor responsável pela turma: Rita de Cássia de Souza Soares Ramos Horários
| M2 | 15 | 13 | ||||||
11260032 - SOFTWARE NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICAProfessor responsável pela turma: ANDRE LUIS ANDREJEW FERREIRA Horários
| M1 | 20 | 13 |
5º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
11100084 - CÁLCULO IIIProfessor responsável pela turma: CÍCERO NACHTIGALL Horários
| T1 | 5 | 15 | ||||||
11260035 - HISTÓRIA DA MATEMÁTICA IIProfessor responsável pela turma: DIOGO FRANCO RIOS Horários
| T1 | 5 | 10 |
6º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
11100085 - ÁLGEBRA AProfessor responsável pela turma: FERNANDA KRÜGER TOMASCHEWSKI Horários
| T1 | 8 | 8 | ||||||
11100086 - CÁLCULO IVProfessor responsável pela turma: CLAUDIO ZEN PETERSEN Horários
| T1 | 8 | 3 | ||||||
11100086 - CÁLCULO IVProfessor responsável pela turma: GIOVANNI DA SILVA NUNES Horários
| T2 | 5 | 15 | ||||||
11260037 - MATEMÁTICA SOCIOCULTURALProfessor responsável pela turma: DIOGO FRANCO RIOS Professor Regente: DANIELA STEVANIN HOFFMANN Horários
| M15 | 15 | 10 |
7º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
11100087 - ÁLGEBRA B Professor responsável pela turma: SABRINA BOBSIN SALAZAR Horários
| T1 | 5 | 3 | ||||||
11100087 - ÁLGEBRA B Professor responsável pela turma: LUCIANA CHIMENDES CABRERA Horários
| T2 | 13 | 18 | ||||||
11090032 - FÍSICA BÁSICA IProfessor responsável pela turma: ALVARO LEONARDI AYALA FILHO Horários
| T1 | 1 | 48 |
8º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
11100050 - EQUAÇÕES DIFERENCIAISProfessor responsável pela turma: ALEXANDRE SACCO DE ATHAYDE Horários
| T1 | 5 | 17 | ||||||
11100050 - EQUAÇÕES DIFERENCIAISProfessor responsável pela turma: DANIELA BUSKE Horários
| T3 | 12 | 42 | ||||||
11260039 - ESTÁGIO IIProfessor responsável pela turma: CARLA DENIZE OTT FELCHER Professor Regente: ROZANE DA SILVEIRA ALVES | M1 | 7 | 14 | ||||||
11260039 - ESTÁGIO IIProfessor responsável pela turma: Marta Cristina Cezar Pozzobon | M2 | 5 | 5 | ||||||
11090033 - FÍSICA BÁSICA IIProfessor responsável pela turma: ARLAN DA SILVA FERREIRA Horários
| T1 | 3 | 29 | ||||||
11090033 - FÍSICA BÁSICA IIProfessor responsável pela turma: MARCELO PEREIRA MACHADO Horários
| T2 | 1 | 36 | ||||||
11090033 - FÍSICA BÁSICA IIProfessor responsável pela turma: DANIEL TAVARES DA SILVA Horários
| T5 | 8 | 30 | ||||||
11100090 - GEOMETRIA EUCLIDIANA NO ESPAÇOProfessor responsável pela turma: LISANDRA DE OLIVEIRA SAUER Horários
| T1 | 8 | 7 | ||||||
11100090 - GEOMETRIA EUCLIDIANA NO ESPAÇOProfessor responsável pela turma: LISANDRA DE OLIVEIRA SAUER Horários
| T2 | 5 | 6 |
9º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
11100014 - ANÁLISE REAL IProfessor responsável pela turma: ANDREI BOURCHTEIN Horários
| M1 | 8 | 2 | ||||||
11100014 - ANÁLISE REAL IProfessor responsável pela turma: CÍCERO NACHTIGALL Horários
| M2 | 12 | 26 | ||||||
11100089 - CÁLCULO NUMÉRICOProfessor responsável pela turma: MAURICIO BRAGA DE PAULA Horários
| T1 | 5 | 6 | ||||||
11100089 - CÁLCULO NUMÉRICOProfessor responsável pela turma: REGIS SPEROTTO DE QUADROS Horários
| T2 | 8 | 2 | ||||||
11260042 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IProfessor responsável pela turma: ROZANE DA SILVEIRA ALVES Professor Regente: DENISE NASCIMENTO SILVEIRA Horários
| T1 | 4 | 3 |
10º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
11260043 - ESTÁGIO IVProfessor responsável pela turma: DENISE NASCIMENTO SILVEIRA | M1 | 1 | 2 | ||||||
11260043 - ESTÁGIO IVProfessor responsável pela turma: ANDRE LUIS ANDREJEW FERREIRA | M2 | 10 | 6 | ||||||
11100026 - ESTATÍSTICA BÁSICAProfessor responsável pela turma: ANA RITA DE ASSUMPCAO MAZZINI Horários
| T3 | 1 | 25 | ||||||
11100026 - ESTATÍSTICA BÁSICAProfessor responsável pela turma: POLLYANE VIEIRA DA SILVA Horários
| T6 | 11 | 27 | ||||||
11260040 - INTRODUÇÃO À FILOSOFIA DA MATEMÁTICA E DO SEU ENSINO Horários
| T2 | 13 | 13 | ||||||
11260044 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IIProfessor responsável pela turma: DENISE NASCIMENTO SILVEIRA Horários
| T1 | 3 | 8 | ||||||
11260044 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II Horários
| T2 | 8 | 2 |
Optativas
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
11100093 - GEOMETRIA DIFERENCIALProfessor responsável pela turma: GIOVANNI DA SILVA NUNES Horários
| T1 | 5 | 5 | ||||||
20000121 - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS II ( LIBRAS II )Professor responsável pela turma: MÁRCIO AURÉLIO FRIEDRICH Horários
| T3 | 8 | 30 |
Alunos Matriculados
Nome | Ano de ingresso | Semestre de ingresso |
---|---|---|
Aline Borges Azevedo | 2024 | 2 |
Noris Rejane Signorini Hardtke | 2024 | 2 |
Roselaine Weber Maske | 2024 | 2 |
Rute Helena Faulstich Rêgo | 2024 | 2 |
Victor Barbosa da Silva | 2024 | 2 |
ANIELE MORAES FURTADO | 2024 | 1 |
ANTONIO ALVES DA SILVA JUNIOR | 2024 | 1 |
BIANCA SCHULZ VARGAS | 2024 | 1 |
Bruno Gabriel Cassol Rizzi | 2024 | 1 |
Camila Aparecida Albano | 2024 | 1 |
CRISTIANO FIGUEIREDO ROSENHEIN | 2024 | 1 |
ERIK EDIVAN DE FREITAS BRAGA | 2024 | 1 |
FRANCISCO ADAM PEREIRA DAS NEVES | 2024 | 1 |
GABRIELA DE FARIAS GONCALVES | 2024 | 1 |
GABRIEL SOUZA DA SILVA | 2024 | 1 |
GERSON CAMARGO DE OLIVEIRA | 2024 | 1 |
GRACIELE AGUIRRE | 2024 | 1 |
JAINE FONSECA DE OLIVEIRA | 2024 | 1 |
JOANA LUDTKE ARAUJO | 2024 | 1 |
JOAO VITOR DITTGEN ROPKE | 2024 | 1 |
JULIA ELVIRA MADIERO | 2024 | 1 |
LEONARDO DAVI KOPP SCAGLIONI | 2024 | 1 |
LORRAYNE MILECH DE BORBA | 2024 | 1 |
LUCAS FERNANDO GOUVEA MACHADO | 2024 | 1 |
Luciára de Cantos Gomes | 2024 | 1 |
MAIARA DUARTE TAVARES | 2024 | 1 |
MATHEUS MORO MOUTINHO | 2024 | 1 |
PABLO TEIXEIRA MONTIEL ROSA | 2024 | 1 |
PEDRO SIMOES DAL MOLIN | 2024 | 1 |
RAFAEL GUTERRES ORTIZ | 2024 | 1 |
RIAN DA SILVA PEREIRA | 2024 | 1 |
Rosane Santos Furtado | 2024 | 1 |
THALINE FERREIRA CASTILHOS | 2024 | 1 |
victor braz iturriet | 2024 | 1 |
Dante Damasceno Costa | 2023 | 2 |
Mariana Junquer gayer Mendes | 2023 | 2 |
Natalia Zanetti Dannemberg | 2023 | 2 |
Sandro Ricardo Lacau de Macedo | 2023 | 2 |
Vanessa Victória Chevarria | 2023 | 2 |
Alessandra Porto Ávila | 2023 | 1 |
ALISSON DUARTE LEITE | 2023 | 1 |
ALLANNA PEREIRA CASTRO | 2023 | 1 |
Bárbara Caldeira Christofoli | 2023 | 1 |
DANIELA GARCIA MELO DANDA | 2023 | 1 |
EDUARDO DE ALMEIDA GUIMARAES PEIXOTO | 2023 | 1 |
Ellen Shaiane Treichel Muller | 2023 | 1 |
GILBERTO OLIVEIRA DOS SANTOS | 2023 | 1 |
Lavínia Borges Cardoso | 2023 | 1 |
LUCAS LOPES DA SILVA NOSKOSKI | 2023 | 1 |
LUISMAR DE FREITAS GARCIA | 2023 | 1 |
MARCOS VINICIUS DE LIMA NUNES | 2023 | 1 |
MATHEUS FRONER PEREIRA | 2023 | 1 |
NATALIA JOSIELE LOPES DA ROSA | 2023 | 1 |
Pablo de Alencar Ness Satte Alam | 2023 | 1 |
PEDRO AUGUSTO VIEIRA DA SILVA | 2023 | 1 |
Simone Macedo Poerner | 2023 | 1 |
Suziane Amaral Mattoso | 2023 | 1 |
WILLIAM PORTO RODRIGUES | 2023 | 1 |
DAIANA CRIZEL RODRIGUES | 2022 | 2 |
FRANCINE CORRÊA DUARTE | 2022 | 2 |
JUSSENARA HEMANN AIRES | 2022 | 2 |
MELISSA DE LIMA BACH | 2022 | 2 |
PRISCILA BARRETO DE ALMEIDA NEVES | 2022 | 2 |
ANTONIO LUIZ VASCONCELLOS DIAS | 2022 | 1 |
CAUAN BRITO SILVA | 2022 | 1 |
EDITA MARTINS GOMES | 2022 | 1 |
EDUARDA DUTRA DE ANCELMO | 2022 | 1 |
ENDRIGO SILVA DE ANDRADE | 2022 | 1 |
GABRIEL FONSECA LEITZKE | 2022 | 1 |
GUILHERME DA SILVA MONTENEGRO | 2022 | 1 |
JOAO VITOR DE SOUZA MORAES | 2022 | 1 |
MARCELO CARVALHO DA SILVA | 2022 | 1 |
Marcos Vinicius Cougo de Moura | 2022 | 1 |
MIGUEL JORGE WEBER | 2022 | 1 |
MILENA BARBOZA DE OLIVEIRA | 2022 | 1 |
NATHALY ALVES PICANCO | 2022 | 1 |
OTTO GERMANO BLANK | 2022 | 1 |
SAVANA CARDOSO DUARTE | 2022 | 1 |
THALYRA AZAMBUJA DOS SANTOS | 2022 | 1 |
VANIA ESCALANT PEREIRA | 2022 | 1 |
Maximilian Canez Fernandes | 2021 | 2 |
SERGIO LUIZ PIEROBOM | 2021 | 2 |
TAIANE SILVA DOS SANTOS | 2021 | 2 |
ALINE OTT FONSECA | 2021 | 1 |
CAMILA CHAGAS DE LEON | 2021 | 1 |
CARLOS EDUARDO DE MIRANDA BELLOMO | 2021 | 1 |
GABRIEL FERRARI | 2021 | 1 |
HYNAIARA VIEIRA BOTELHO | 2021 | 1 |
ISAAC JORGE | 2021 | 1 |
JESSICA PORTO DE MELO | 2021 | 1 |
LUIS CARLOS TIMM | 2021 | 1 |
QUELEN CORREA FURTADO | 2021 | 1 |
BRUNO SOUZA DE SOUZA | 2020 | 1 |
CARLOS EDUARDO DOS SANTOS LUCAS | 2020 | 1 |
Guilherme Felipe Pires | 2020 | 1 |
KAREN KLUG KRUGER | 2020 | 1 |
LEONARDO CORREA SABBADO | 2020 | 1 |
MATHEUS NOGUEIRA LOPES | 2020 | 1 |
NELITIANE SOARES DOS SANTOS | 2020 | 1 |
UILLIAM DA FONSECA ESCOUTO | 2020 | 1 |
ALINE DUTRA PEREIRA | 2019 | 1 |
CAMILA PINTO AIRES | 2019 | 1 |
DANTON DE SOUZA CAMACHO | 2019 | 1 |
DION GUSTAVO OXLEY LEITE | 2019 | 1 |
ERIC CARRARD FERREIRA | 2019 | 1 |
FABIANE PETER MUNHOZ | 2019 | 1 |
GIULIA CARDOSO MATTOS SOARES | 2019 | 1 |
NATANIELE ORTIZ DE AVILA | 2019 | 1 |
HELENIZE CALDERIPE VELEDA DA SILVA | 2018 | 2 |
CLOVIS EUGENIO DUARTE VIEIRA | 2018 | 1 |
JULIANA CARVALHO BITTENCOURT | 2018 | 1 |
LAILA VALERIO CONSTANTINO | 2018 | 1 |
LUCAS TADEO | 2018 | 1 |
CAMILA DE SOUSA MARTINS | 2016 | 1 |
CAROLINE PINTO HENKE | 2016 | 1 |
LUCAS RICKES DOS SANTOS | 2014 | 1 |
WILIAN VALÉRIO VELEDA | 2012 | 1 |
Alunos Egressos
Nome | Ano de ingresso | Ano de conclusão |
---|---|---|
ALINE KONRADT DA SILVA | 2012 | 2013 |
CÂNDILA BEATRIZ PLAMER | 2008 | 2013 |
JÉSSICA MAFALDO DE CAMPOS | 2012 | 2013 |
JOANA CADAVAL FERREIRA | 2008 | 2013 |
MARCELO MARTINS CORRÊA | 2008 | 2013 |
SAMANTHA DA SILVA LAUZ | 2008 | 2013 |
VANESSA MACHADO SANTOS | 2008 | 2013 |
WILLIAM SILVEIRA DE MATOS | 2008 | 2013 |
JONATAS DOS SANTOS VOESE | 2009 | 2014 |
POTIGUARA PIRES DOS SANTOS | 2011 | 2014 |
WILLIAM PEDRA BITENCOURT | 2010 | 2014 |
CHAIANE BARBOSA DA ROSA | 2009 | 2015 |
CLAUDIA BERENICE BORGES MIRANDA | 2009 | 2015 |
DAIANE LEAL DA CONCEIÇÃO | 2011 | 2015 |
DANIELE GALVÃO MATHIAS | 2011 | 2015 |
ELIANE TABELIÃO FERREIRA | 2010 | 2015 |
GABRIEL SOUZA GERMANN DA SILVA | 2011 | 2015 |
GIOVANNA MADRUGA BENITES | 2011 | 2015 |
GUILHERME DA CRUZ MORAES | 2011 | 2015 |
LUCÉLIA MOTTA DA SILVA DOS SANTOS | 2010 | 2015 |
LUÍS TIAGO OSTERBERG | 2011 | 2015 |
MARIANA DA SILVA BASILIO | 2011 | 2015 |
RAFAEL BARBOSA DA SILVA | 2014 | 2015 |
ANDRE DE SOUZA RODEGHIERO | 2010 | 2016 |
ELEMAR RAPACHI PUHL | 2016 | 2016 |
GREGORY WILLIAM PERES | 2010 | 2016 |
JANICE SILVEIRA DE MELLO HAR | 2012 | 2016 |
JEFFERSON RODRIGUES DA SILVEIRA | 2011 | 2016 |
JOSIANE SILVA RITA | 2012 | 2016 |
JULIANA BORGES PEDROTTI | 2016 | 2016 |
RAFAELLA CAMPELO CENTENO | 2011 | 2016 |
ROBERTO MARTINS DA SILVA DECIO JUNIOR | 2012 | 2016 |
AIANA SILVEIRA BILHALVA | 2013 | 2017 |
CRISTIANE BARBOSA BOTELHO | 2011 | 2017 |
ELISAMA PRIEBE KLUG | 2013 | 2017 |
FERNANDA DA SILVA ANSELMI SPECHT | 2010 | 2017 |
JANAÍNA CUNHA DE SOUZA | 2013 | 2017 |
LETIANE OLIVEIRA DA FONSECA | 2011 | 2017 |
LETÍCIA MACHADO KAUFMANN | 2017 | 2017 |
LIANE BLANK SCHNEIDER | 2013 | 2017 |
LUANA OLIVEIRA DA SILVA | 2011 | 2017 |
LUCIANE BICHET LUZ | 2010 | 2017 |
LÚCIA RENATA DOS SANTOS SILVEIRA | 2011 | 2017 |
ANDERSON DONAY MARTINS | 2014 | 2018 |
CHRISTIAN MANETTI GEISLER | 2012 | 2018 |
CLÁUDIO ADÃO PORTELINHA KASTER | 2015 | 2018 |
ENILSON RODRIGUES NUNES | 2014 | 2018 |
GERMANO MULLER | 2011 | 2018 |
JANINE MOSCARELLI RODRIGUES | 2012 | 2018 |
ALINE GOULART DA SILVEIRA | 2015 | 2019 |
ANGÉLICA COSTA DE MATOS | 2015 | 2019 |
CARLOS THEODORO RIBEIRO SCHMIDT | 2015 | 2019 |
FERNANDA POLLNOW STERN | 2015 | 2019 |
JAIME CONTE ZANDONA | 2015 | 2019 |
LETIANE LUDWIG MIELKE | 2014 | 2019 |
MARCOS AURÉLIO DA SILVA MARTINS | 2017 | 2019 |
MÔNICA FLUGEL ALVES | 2013 | 2019 |
PATRÍCIA GUTERRES BORGES | 2013 | 2019 |
PATRICIA MICHIE UMETSUBO GONÇALVES | 2016 | 2019 |
PATRICK GARCIA MACHADO | 2016 | 2019 |
SUELEN MARTINS VASCONCELOS | 2015 | 2019 |
TAIANE CARRILHO ROSA | 2012 | 2019 |
TAILA TUCHTENHAGEN ZARNOTH | 2015 | 2019 |
VINICIUS TORRES MARQUES | 2015 | 2019 |
AMALIA GISLAINE PRATES HEBERLE | 2017 | 2020 |
ANA CAROLINA BARBOZA DE OLIVEIRA | 2018 | 2020 |
ANDRESSA LIXIESKI MANSKE | 2017 | 2020 |
DANIELE PEREIRA FERREIRA | 2016 | 2020 |
FILIPE ALMEIDA PEDRA | 2017 | 2020 |
GERALDO OLIVEIRA DA SILVA | 2016 | 2020 |
HELEN FONTES JENSEN PRADO | 2013 | 2020 |
MÁRCIO RODRIGUES AFFONSO | 2012 | 2020 |
MÔNICA FALCÃO DUARTE | 2017 | 2020 |
SÍLVIA MARIA BRAHM ARAUJO | 2013 | 2020 |
Tainara Porto da Silva | 2016 | 2020 |
VALESKA DOS SANTOS GOUVEA | 2014 | 2020 |
VINICIUS DO COUTO MINUTO | 2015 | 2020 |
ANGELA BEATRIZ BORCHHARDT BELONI | 2016 | 2021 |
BRAIAN HENZEL BARCELOS | 2013 | 2021 |
FERNANDO FERNANDES RIBEIRO | 2017 | 2021 |
GEICIELE RAATZ HARTWIG | 2016 | 2021 |
JORGE AUGUSTO MORAES DE OLIVEIRA | 2015 | 2021 |
JORGE LUIZ DE MELLO CAURIO JUNIOR | 2017 | 2021 |
LUCÍ MARA FABRES BORGES | 2016 | 2021 |
MARA BOTELHO CHUANTES | 2012 | 2021 |
MARCELO FERNANDES SOARES | 2014 | 2021 |
RANGEL CUNHA DEMIQUEI | 2015 | 2021 |
RODRIGO MARQUES QUEIROGA | 2018 | 2021 |
TAMIRES KLUG SCHIMMELPFENNIG | 2016 | 2021 |
ANDRE FELIPE NAWROSKI | 2017 | 2022 |
Cláudio José Braga de Bittencourt | 2019 | 2022 |
CRISTIANE DE OLIVEIRA NOBRE | 2017 | 2022 |
JONATAN EDUARDO MÜNCHOW | 2017 | 2022 |
WILLIAM LEONARDO PEIXOTO PEREIRA | 2015 | 2022 |
ALINE DE SOUZA MUNIZ | 2019 | 2023 |
BIANCA ABEL LIMA | 2017 | 2023 |
BRUNO FERNANDES DOS SANTOS | 2019 | 2023 |
CÁTIA ROSANE DA SILVA ROCHA | 2014 | 2023 |
CLARISSA FELIX TAVARES | 2018 | 2023 |
EDUARDA HARTWIG CENTENO | 2019 | 2023 |
ÉMERSON ERNANDE MESQUITA RODRIGUES | 2015 | 2023 |
Thalita Fagundes Leal | 2019 | 2023 |
(*) Conceitos de curso:
(**) Formas de ingresso:
AC | Ampla concorrência |
LB_EP | Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PCD | Candidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_EP | Candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PCD | Candidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
VR | Vaga reservada |
AC | Ampla concorrência |
L01 | Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L02 | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L05 | Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L06 | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L09 | Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L10 | Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012) |
L13 | Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L14 | Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
AC | Ampla concorrência |
LB_EP | Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PCD | Candidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_EP | Candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PCD | Candidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
Localização e contatos
- Rua Gomes Carneiro, 01 Anexo B - 3º andar - sala 306
96010-610 Pelotas, Rio Grande do Sul - Horário de Atendimento:
Segunda à sexta: 16 às 22 horas - (53) 3284-3866
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