Nome da Atividade
FUND. SÓCIO-HISTÓRICO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
CÓDIGO
17360022
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Tem como objetivo os pressupostos metodológicos, filosóficos, antropológicos, econômicos, políticos-institucionais e sociológicos de forma "interdisciplinar", centrando-os na perspectiva de possibilitar aos alunos aquisição educacional em geral e, particularmente, a escola e suas relações constitutivas mais imediatas. Espera-se que os alunos desenvolvam maior capacidade de agir no meio em que vivem com perspectiva histórica mais elaborada.

Objetivos

Objetivo Geral:

Geral:
Possibilitar aos alunos a aquisição progressiva de sensibilidade e competência para interpretar a Educação em geral e a escola em particular , através do estudo das categorias/conceitos e fundamentos histórico, sociológicos e filosóficos da educação.

Específicos:
- Avançar na interpretação da realidade educacional, da escola e do seu cotidiano.
- Analisar criticamente, a partir de sua perspectiva , os fundamentos da educação e suas relações com a sociedade.
- Estabelecer relações entre abordagens educativas, contexto e direcionamento da sociedade identificando, no contexto histórico, aspectos que influenciam modificações na educação e na educação escolar.

Conteúdo Programático

As concepções de educação através da História:
-A educação nas culturas clássicas: as contribuições de Sócrates, Platão e Aristótoles;
- A educação no período medieval: a educação na Patrística ( S. Agostinho) e a Escolástica (S. Tomás de Aquino). A organização das universidades;
- A educação na transição do feudalismo para o capitalismo: o Renascimento, a Reforma e a Contra-Reforma;
- A revolução científica no século XVII e suas conseqüências para a educação: racionalismo, realismo, empirismo e romantismo;
- A Revolução Industrial, a Revolução Francesa e o pensamento liberal: mudanças na educação e a constituição dos sistemas públicos de ensino;
- Séculos XIX e XX: contribuições de Pestalozzi, Herbart, Dewey, Montessori e Makarenko.

A educação no Brasil:
- A educação no Brasil colônia: o predomínio da educação jesuítica;
- A educação do Império à Primeira República e a emergência dos “Pioneiros da Educação Nova”;
- O período de Vargas, a nacionalização do ensino e o nacional desenvolvimentismo: repercussões no campo educacional;
- A educação nos contextos dos governos militares;
- A contribuição do Pensamento pedagógico liberal ( Anísio Teiceira, Fernando Azevedo e Lourenço Filho);
- A contribuição de Paulo Freire para o pensamento e a política educacional.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofando: introdução à filosofia. 3. ed.rev. São Paulo: Moderna, 2004. 440 p.
  • FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
  • GADOTTI, Moacir. História das ideias pedagógicas. 8. ed. São Paulo: Ática, 2003, 2005, 2008. 317 p.
  • LUCKESI, Cipriano. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1994.
  • GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo. Filosofia e história da educação brasileira da Colônia ao governo Lula. 2. São Paulo: Manole, 2009.
  • HISTÓRIA da educação. Porto Alegre: SAGAH, 2018.
  • LOPES, PAULA. Educação, Sociologia da Educação e Teorias Sociológicas Clássicas: Marx, Durkheim e Weber. Repositório Institucional da Universidade Autónoma de Lisboa, 2012. Disponível em: . Acesso em: 17 set. 2020.

Bibliografia Complementar:

  • DURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia. Petrópolis: Vozes, 2011.
  • FREIRE, PAULO. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. 35. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007. 
  • BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação. Coleção Primeiros Passos, nº 20. São Paulo: Brasiliense, 1981.
  • BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1975.
  • SEVERINO, Antônio Joaquim. Filosofia da educação: construindo a cidadania. São Paulo: FTD, 1994. 151 p. (Coleção aprender e ensinar).

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
T1 2021 / 1 40 39 Todos Os Cursos
Horários
ManhãTardeNoite
QUI19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
FERNANDO CEZAR RIPE DA CRUZ
Professor responsável pela turma

T2 2021 / 1 40 37 Todos Os Cursos
Horários
ManhãTardeNoite
TER19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
GIANA LANGE DO AMARAL
Professor responsável pela turma

T3 2021 / 1 40 37 Todos Os Cursos
Horários
ManhãTardeNoite
TER19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
JARBAS SANTOS VIEIRA
Professor responsável pela turma

T4 2021 / 1 40 36 Todos Os Cursos
Horários
ManhãTardeNoite
QUA19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
PAULO LISANDRO AMARAL MARQUES
Professor responsável pela turma

T5 2021 / 1 40 19 Todos Os Cursos
Horários
ManhãTardeNoite
QUA19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
FERNANDO CEZAR RIPE DA CRUZ
Professor responsável pela turma

T6 2021 / 1 40 37 Todos Os Cursos
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
NEIVA AFONSO OLIVEIRA
Professor responsável pela turma

T7 2021 / 1 40 38 Todos Os Cursos
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
SIMONE GONÇALVES DA SILVA
Professor responsável pela turma

T8 2021 / 1 41 37 Todos Os Cursos
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
FERNANDO CEZAR RIPE DA CRUZ
Professor responsável pela turma

T9 2021 / 1 40 40 Todos Os Cursos
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
FERNANDO CEZAR RIPE DA CRUZ
Professor responsável pela turma

T10 2021 / 1 40 39 Todos Os Cursos
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
GIANA LANGE DO AMARAL
Professor responsável pela turma

T11 2021 / 1 40 39 Todos Os Cursos
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
PAULO LISANDRO AMARAL MARQUES
Professor responsável pela turma

T12 2021 / 1 40 37 Todos Os Cursos
Horários
ManhãTardeNoite
TER19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
SIMONE GONÇALVES DA SILVA
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
FUND. SÓCIO-HISTÓRICO-FILOSÓFICOS EDUCAÇÃO Pedagogia (Licenciatura)
FUND. SÓCIO-HISTÓRICO-FILOSÓFICOS EDUCAÇÃO Pedagogia (Licenciatura - Noturno)
FUND. SÓCIO-HISTÓRICO-FILOSÓFICOS EDUCAÇÃO Filosofia (Licenciatura - Noturno)
FUND. SÓCIO-HISTÓRICO-FILOSÓFICOS EDUCAÇÃO Artes Visuais (Licenciatura)
FUND. SÓCIO-HISTÓRICO-FILOSÓFICOS EDUCAÇÃO História (Bacharelado)
FUND. SÓCIO-HISTÓRICO-FILOSÓFICOS EDUCAÇÃO Ciências Sociais (Licenciatura - Noturno)
FUND. SÓCIO-HISTÓRICO-FILOSÓFICOS EDUCAÇÃO Letras - Português e Francês (Licenciatura)
FUND. SÓCIO-HISTÓRICO-FILOSÓFICOS EDUCAÇÃO Letras - Português e Inglês (Licenciatura)
FUND. SÓCIO-HISTÓRICO-FILOSÓFICOS EDUCAÇÃO Letras - Português e Espanhol (Licenciatura)
FUND. SÓCIO-HISTÓRICO-FILOSÓFICOS EDUCAÇÃO Letras - Português e Alemão (Licenciatura)
FUND. SÓCIO-HISTÓRICO-FILOSÓFICOS EDUCAÇÃO Ciências Biológicas (Bacharelado)
FUND. SÓCIO-HISTÓRICO-FILOSÓFICOS EDUCAÇÃO Química Industrial (Bacharelado)
FUND. SÓCIO-HISTÓRICO-FILOSÓFICOS EDUCAÇÃO Química (Licenciatura)
FUND. SÓCIO-HISTÓRICO-FILOSÓFICOS EDUCAÇÃO Educação Física (Licenciatura - Noturno)
FUND. SÓCIO-HISTÓRICO-FILOSÓFICOS EDUCAÇÃO Ciências Biológicas (Licenciatura)
FUND. SÓCIO-HISTÓRICO-FILOSÓFICOS EDUCAÇÃO Matemática (Licenciatura - Noturno)
FUND. SÓCIO-HISTÓRICO-FILOSÓFICOS EDUCAÇÃO Matemática (Licenciatura)
FUND. SÓCIO-HISTÓRICO-FILOSÓFICOS EDUCAÇÃO Física (Licenciatura)
FUND. SÓCIO-HISTÓRICO-FILOSÓFICOS EDUCAÇÃO Música (Licenciatura)

Página gerada em 21/09/2021 16:37:42 (consulta levou 0.165516s)