Nome do Curso / Conceitos (*)
Letras - Português e Francês
CC (2018)5
Nível / Grau
Graduação / Licenciatura
Modalidade
Presencial
Turno
VESPERTINO
Código UFPel
3610
Código e-MEC
1102187
Unidade
Coordenador
ACL01L02L05L06L09L10L13L14Total
PAVE 2024/11111111119
ACLB_EPLB_PCDLB_PPILB_QLI_EPLI_PCDLI_PPILI_QTotal
SISU 2024/112113121324
Criação e Reconhecimento
Curso criado pela portaria 042 de 13 de janeiro de 1984.
Curso reconhecido pela Portaria nº 235 de 24/04/1989. Publicada na seção I do D.O.U. de 26/04/1989.
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 91 de 20/02/2019. Publicada na Seção 1, página 28 do D.O.U. de 22/02/2019.

Contextualização

  O Curso de Letras da Universidade Federal de Pelotas, projetado pelo Departamento de Letras, do Instituto de Letras e Artes, ILA, foi criado através da Portaria n° 42, de 13 de janeiro de 1984 e reconhecido pelo Ministério da Educação através da Portaria n° 235/89. No ano de 2005, após o fim do vínculo com o ILA, foi criada a Faculdade de Letras com dois departamentos: o Departamento de Letras Vernáculas – DLV e o Departamento de Letras Estrangeiras – DLE.
                De 1984 a 1990, o Curso, na modalidade licenciatura, funcionou com duas habilitações duplas – Português/Francês e Português/Inglês. A partir de 1991, passou a oferecer também uma licenciatura simples – Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, implantada pela Portaria n° 09, de 20 de julho de 1990, e, a partir de 1994, mais uma habilitação simples – Língua Espanhola e Literaturas de Língua espanhola - criada por ato do Magnífico Reitor Cesar Borges em 31 de agosto de 1993, depois de aprovada pelos conselhos da Universidade, em sessão do dia 19 de agosto de 1993.
                Em maio de 2000, as habilitações Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Português/Francês e Português/Inglês foram recredenciadas, após serem inspecionadas por representantes do MEC responsáveis pela Avaliação das Condições de Oferta de Cursos na Área de Letras. A habilitação Língua Espanhola e Literaturas de Língua Espanhola não entrou nesse processo, já que só foram avaliados os cursos que participavam do Exame Nacional de Cursos (Provão) porque tinham habilitação em português.
                Ainda no ano de 2000, através de processo de reformulação curricular aprovado pelo Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (COCEPE), deixou de ser oferecido ingresso no vestibular para a habilitação Português/Inglês e surge a habilitação simples Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa.
                De 2001 a 2003, portanto, o Processo Seletivo de verão ofereceu ingresso para três habilitações simples – Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa, Língua Espanhola  e Literaturas de Língua Espanhola, Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa – e para apenas uma habilitação dupla – Português/Francês.
                Reflexões sobre o interesse em voltar a oferecer formação em Língua Portuguesa aos candidatos à área de Língua Inglesa, associadas às reflexões sobre o interesse em oferecer essa mesma formação aos candidatos da área de espanhol, fizeram surgir um novo quadro de possibilidades de cursos.
                Em virtude da nova LDB, a vigorar a partir de 2004, fez-se necessária uma reformulação dos Cursos de Letras, a fim de atender às exigências da Lei, sobretudo quanto à carga horária de estágios, atividades práticas e atividades complementares. Àquela época, optou-se por cursos com duração de 10 semestres, com o intuito tanto de cumprir com os dispositivos da LDB como garantir ao aluno de Letras uma formação qualificada, nos aspectos teóricos, práticos e de atuação em estágios.
                Assim, o Projeto Pedagógico 2003, em resumo, propunha: (a) a manutenção das quatro licenciaturas referidas acima, no parágrafo anterior, considerando-se, para o curso de inglês, apenas a modalidade licenciatura; (b) a volta da oferta no vestibular da licenciatura em Português e Inglês e Respectivas Literaturas; (c) a criação de nova licenciatura dupla de Português e Espanhol e Respectivas Literaturas; (d) o funcionamento, a partir do primeiro semestre de 2004, dos seis diferentes cursos, que passaram a ser designados, respectivamente, pelos seguintes nomes:
 
                Licenciatura em Letras – Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
                Licenciatura em Letras – Espanhol e Literaturas de Língua Espanhola
                Licenciatura em Letras – Português e Literaturas de Língua Portuguesa
                Licenciatura em Letras – Português e Inglês e Respectivas Literaturas
                Licenciatura em Letras – Português e Francês e Respectivas Literaturas
                Licenciatura em Letras – Português e Espanhol e Respectivas Literaturas
 
                A partir de 2004, os professores dos Cursos de Letras promoveram várias reuniões com a finalidade de discutir a implantação dos novos currículos. Um dos aspectos que sempre se julgou problemático nos currículos que vigoraram em 2004 era a duração dos cursos em 10 semestres. Se à época da formulação do projeto julgou-se que a carga horária exigida por Lei só poderia ser executada em cinco anos, posteriormente, sobretudo a partir da observação do exemplo de reformas curriculares adotadas em outras IES, os professores do Curso de Letras entenderam que seria possível a redução dos cursos para quatro anos, sem ferir os dispositivos legais nem os princípios pedagógicos anteriormente definidos.
                Paralelamente a essas discussões pedagógicas, que objetivavam a reformulação dos currículos em vigor desde 2004, a Faculdade de Letras deliberou pela adesão ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), proposto pelo Ministério da Educação. Nesta perspectiva, percebeu-se que a reforma curricular respondia positivamente às diretrizes administrativas e pedagógicas previstas pelo REUNI. Na mesma oportunidade, diante do desafio de ampliar o número de vagas ofertadas, a então Faculdade de Letras, Centro de Letras e Comunicação desde 2010, atendendo antigas reivindicações da comunidade e demandas acadêmicas, aprovou a criação de novos cursos.
                Desde então, o Centro de Letras e Comunicação conta com a seguinte configuração de cursos:
                Licenciatura em Letras – Português e Literaturas de Língua Portuguesa
                Licenciatura em Letras – Português e Inglês e Respectivas Literaturas
                Licenciatura em Letras – Português e Francês e Respectivas Literaturas
                Licenciatura em Letras – Português e Espanhol e Respectivas Literaturas
                Licenciatura em Letras – Português e Alemão e Respectivas Literaturas
                Bacharelado em Letras – Habilitação em Redação e Revisão de Textos
                Bacharelado em Letras – Habilitação em Tradução Inglês/Português
                Bacharelado em Letras – Habilitação em Tradução Espanhol/Português
                Bacharelado em Jornalismo
                Em 2008 houve as seguintes alterações no Currículo: (i) extinção as habilitações simples de inglês e espanhol; (ii) ampliação do elenco de disciplinas optativas possibilitada pelo aumento do quadro docente e o consequente alargamento das áreas de pesquisa e extensão; (iii) inclusão da disciplina de Libras e consequente subtração da carga-horária mínima obrigatória e (iv)  elaboração da nova política de estágios, cuja proposta é a formação de um professor cidadão, com um contato maior com sua comunidade e demais comunidades periféricas, que ultrapassem as fronteiras da rede regular de ensino.
                As modificações explicitadas dinamizam o Curso, não alterando a essência do Projeto primeiro, que propunha uma consolidada base em Língua Estrangeira e suas Literaturas voltadas à formação de professores, assim como das áreas de Língua Portuguesa e Linguística, além de disciplinas optativas que contemplam os diversos interesses do acadêmico de Letras.
                Além dos cursos de graduação acima listados, o CLC conta com uma pós-graduação lato sensu e uma stricto sensu.
                O Curso de Pós-Graduação em Letras – Especialização –, criado em 1998, vem oferecendo anualmente vagas aos professores das redes municipal, estadual e federal de ensino da região sul do Rio Grande do Sul, e também a recém-graduados. Surge como desenvolvimento natural de cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos anteriormente: de 1998 a 2002, em Literatura Brasileira Contemporânea; a partir de 2002 em Leitura e Produção Textual, e desde 2006, em Literatura Comparada. A partir de 2007, o Curso passou a oferecer as áreas de concentração: Literatura Comparada e Linguística Aplicada, com 15 vagas anuais cada uma.
                Tal Curso atende à demanda local através das linhas de pesquisa que buscam o aprofundamento e a atualização de conteúdos, métodos e técnicas de ensino nas áreas de Língua Portuguesa, Línguas Estrangeiras, Literatura e Linguística, considerando as perspectivas da educação continuada e da preparação para atividades em nível de especialização.
                No ano de 2010, o Centro de Letras e Comunicação obteve a aprovação do curso de Mestrado pela CAPES, uma conquista da Direção e do grupo de professores que trabalharam para essa realização. O Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado conta com duas áreas de concentração (Estudos da Linguagem e Literatura Comparada) e quatro linhas de pesquisa (Descrição e Análise dos Fenômenos Linguísticos, Ensino e Aprendizagem de Línguas,  Estudos de Intertextualidade e Estudos de Literatura e História). Cada área de concentração oferece 15 vagas anualmente. No ano de 2013 ocorreram as primeiras defesas de dissertação por parte dos alunos desse curso.
                Depois de 25 anos funcionando em diversos prédios alugados, o CLC mudou-se para sua sede definitiva no Campus Porto em 2010 onde funcionam todos os cursos de graduação e pós-graduação.
                Enquanto Centro, a estrutura vigente é composta por Direção, Câmara de Ensino, Câmara de Pesquisa, Câmara de Extensão, nove Colegiados de Curso e 11 áreas pedagógicas.
 
Em 2014, atendendo à solicitação do MEC para a padronização dos nomes dos cursos superiores no país, os cursos de Licenciatura passam a se denominar:
                Licenciatura em Letras – Português
                Licenciatura em Letras – Português e Inglês     
                Licenciatura em Letras – Português e Francês
                Licenciatura em Letras – Português e Espanhol
                Licenciatura em Letras – Português e Alemão 

Objetivos

Objetivos gerais do curso
  • Proporcionar ao aluno uma formação linguística, pedagógica e literária que o capacite para atuar desde o Ensino Fundamental II e Ensino Médio até os cursos livres, ensino técnico e superior.
  • Contribuir, através do ensino, da pesquisa e da extensão, para o desenvolvimento dos estudos linguísticos e literários, bem como da metodologia relacionada com o ensino de línguas e literaturas.
Objetivos específicos do curso
  • Capacitar o aluno para que possa lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos orais e escritos.
  • Conscientizar o aluno acerca da sua inserção na sociedade e do papel sociopolítico do professor de língua(s) e de literatura(s).
  •   Possibilitar ao aluno o domínio estrutural e funcional das línguas estudadas, nas suas manifestações orais e escritas, em termos de recepção e produção de textos.
  •    Conscientizar o aluno da existência de variedades linguísticas e culturais de ambos os idiomas.  
  •  Despertar a consciência sobre a inter-relação entre os fatos histórico-sociais, socioculturais e as manifestações literárias, ampliando assim sua  a visão de mundo.
  •   Estimular a reflexão teórica sobre as diferentes concepções de linguagem e os seus usos, bem como sobre a literatura enquanto forma de expressão cultural, artística e ideológica.
  •   Propiciar o uso de novas tecnologias relacionadas ao ensino.
  •   Fazer com que o aluno assuma sua formação acadêmico-profissional como processo contínuo, autônomo e permanente.  
  •  Motivar o aluno a participar de projetos que articulem ensino, pesquisa e extensão.
 

Perfil do Egresso

O Curso de Letras proposto neste Projeto Pedagógico deverá proporcionar aos alunos condições que lhes favoreçam o desenvolvimento de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades necessárias para que se tornem professores de língua(s) e/ou literatura(s) capazes de:
  1. dominar o uso das línguas portuguesa e francesa, na modalidade culta, em manifestações orais e escritas e reconhecer suas variações e variedades regionais e sociais;
  2. compreender que a língua, produto e instrumento dos processos interlocutivos que se dão no interior de espaços sociais, apresenta “heterogeneidade sistemática” e uma gramática variável, capaz de aplicar os diferentes aspectos fonológicos, morfológicos e sistemáticos que se observam nas variedades tanto cultas quanto populares;
  3. empenhar-se no combate a todo e qualquer preconceito, entre eles o preconceito linguístico, que constrange a livre expressão e a atuação social das classes populares, tanto na aprendizagem quanto no ensino da língua padrão;
  4. aplicar teorias linguísticas à análise dos diversos níveis das línguas portuguesa e francesa;
  5. analisar obras representativas das literaturas em língua francesa e em língua portuguesa e estabelecer relações extratextuais com outros códigos e discursos, tendo em vista que estudos literários e linguísticos são indissociáveis, posto que a língua representa a dimensão histórica e ideológica da literatura, o código comum a todos os escritores de uma época, um horizonte delimitador do fazer literário; 
  6. compreender que as obras literárias, longe de serem objetos de erudição, possibilitam, através dos tempos, a reflexão sobre as identidades culturais, a evolução das formas do saber e das sensibilidades, e a expressão individual dos estilos;
  7. dominar princípios técnico-metodológicos de ensino de línguas e literaturas que fundamentem atividades levadas à sala de aula, formas de avaliação e planejamento de curso;
  8. dominar os aspectos metalinguísticos relativos à língua e à literatura;
  9. analisar e utilizar criticamente materiais didáticos e paradidáticos;
  10. utilizar multimeios como recursos didáticos;
  11. executar planos de ação interdisciplinar;
  12. conscientizar-se de sua responsabilidade no processo de educação para a cidadania;
  13. conscientizar-se de que sua formação global e crítica deve ser um processo continuado e autônomo.
  14. desenvolver pesquisa nas áreas de letras, linguística e literatura, no âmbito dos diversos níveis de ensino e outros contextos.

Competências e habilidades

 O Curso forma profissionais interculturalmente competentes, capazes de lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos oral e escrito, e conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com o outro. 
O profissional em Letras: Português e Francês deve ter domínio do uso da Língua Portuguesa e Francesa em termos de sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais, além de ter consciência das variedades linguísticas e culturais. Deve ser capaz de refletir teoricamente sobre a linguagem, de fazer uso de novas tecnologias e de compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente. A pesquisa e a extensão, além do ensino, devem articular-se neste processo. O profissional deve, ainda, ter capacidade de reflexão crítica sobre os temas e questões relativas aos conhecimentos linguísticos e literários.

Organização Curricular

Os conteúdos curriculares, as atividades práticas e de estágio da Licenciatura em Letras - Português e Francês organizam-se em eixos. A estrutura curricular por eixos redesenha o Curso de Letras, apontando pelo menos para duas direções significativas: (a) garante-se ao aluno uma formação melhor centrada nos aspectos teóricos e práticos específicos de sua formação; (b) propicia-se ao aluno a flexibilização e a interdisciplinaridade. O Eixo da Formação Complementar em Letras possibilita ao aluno a integralização de conteúdos e carga horária a partir das disciplinas “disciplinas Optativas A”, facultando ao acadêmico a complementação de seus estudos em áreas de maior interesse pessoal.
                Além dessa modalidade de optativas, oferece-se ao aluno a possibilidade de cursar disciplinas cuja carga horária não é somada à carga horária obrigatória do curso, mas sim às horas relativas à formação livre ou opcional. Essas disciplinas são classificadas como “Optativas B” e compõem a  “Formação Livre ou opcional”.

I Eixo da Língua Portuguesa, Linguística e Latim — LPLL
                Conteúdos curriculares e atividades práticas que visam à aquisição de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades pertinentes às áreas da Língua Portuguesa, Linguística, Língua e Literatura Latina e Produção Textual.
 
II Eixo da Literatura em Língua Portuguesa — LIT
                Conteúdos curriculares e atividades práticas que visam à aquisição de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades pertinentes às áreas da Teoria da Literatura, Crítica Literária, Literatura Comparada, Literatura Brasileira, Literaturas Portuguesa e Lusófonas.
 
III Eixo da Educação — EDUC
                Conteúdos curriculares e atividades práticas que visam à aquisição de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades pertinentes às áreas de Pedagogia, Didática, Aprendizagem e Política de Ensino.
 
IV Eixo da Formação Pedagógica em Língua Portuguesa e Literatura — LPLIT
                Conteúdos curriculares e atividades práticas que visam à aquisição de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades pertinentes à formação pedagógica do futuro docente de Língua Portuguesa e Literatura, com ênfase nas áreas da Leitura, Linguística Aplicada, Ensino da Língua Portuguesa e Ensino da Literatura.
 
V Eixo do Estágio em Língua Portuguesa e Literatura — ELPLIT
                Práticas de ensino e atuação pedagógica, com ênfase na atuação profissional do docente de Língua Portuguesa e Literatura.
 
VI Eixo da Língua Estrangeira / Língua Francesa - LE
                Conteúdos curriculares e atividades práticas que visam à aquisição de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades pertinentes às áreas da Língua e da Fonética e Fonologia de Língua Estrangeira.
 
VII Eixo da Formação Pedagógica em Língua Estrangeira e Literaturas/Língua Francesa — LELIT
                Conteúdos curriculares e atividades práticas que visam à aquisição de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades pertinentes à formação pedagógica do futuro docente de Língua Estrangeira e Literaturas de Língua Estrangeiras, com ênfase na Linguística Aplicada e no ensino de língua e literaturas de língua estrangeira.
 
VIII Eixo do Estágio em Língua Estrangeira e Literatura/Língua Francesa — ELELIT
                Práticas de ensino e atuação pedagógica, com ênfase na atuação profissional do docente de Língua Estrangeira e Literaturas.
 
IX Eixo da Literatura em Língua Estrangeira/Língua Francesa — LITLE
                Conteúdos curriculares e atividades práticas que visam à aquisição de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades pertinentes às áreas da Cultura, Civilização e Literaturas de Língua Estrangeira.
 
X Eixo Curricular da Formação Complementar – CLET

                Conteúdos curriculares e atividades práticas que visam à aquisição de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades pertinentes à área de Letras, com foco na Língua Portuguesa, Linguística, Latim e Literatura.
O fluxograma do curso pode ser encontrado no site do Curso de Letras - Português e Francês do CLC http://wp.ufpel.edu.br/frances/grade-curricular/

Procedimentos e metodologias de ensino

Partindo do pressuposto de que a sala de aula é um espaço de interação para a construção do conhecimento e para a reflexão sobre a transposição didática, é necessário que haja diversas formas de abordagem em relação ao trabalho desenvolvido nas diferentes disciplinas do Curso. As aulas podem acontecer por meio de exposições dialogadas, debates, seminários, apresentação e discussão de filmes e documentários, pesquisa bibliográfica e de campo, etc. A metodologia é pensada a partir das necessidades específicas de cada disciplina e de cada grupo de trabalho, buscando estimular o discente como sujeito de seu próprio processo de construção de conhecimento. Dessa forma, espera-se que o graduando desenvolva autonomia e senso crítico no trabalho com as diferentes linguagens.
 

Avaliação do ensino e da aprendizagem

Concebe-se o processo de ensino-aprendizagem como complexo e contínuo, o qual deve vincular a teoria à prática e a educação ao ensino, além de considerar aspectos éticos, sociais, psicológicos, filosóficos e políticos. Partindo dessa compreensão, os instrumentos de avaliação desse processo também são percebidos como contínuos e complexos.
As práticas avaliativas visam a diagnosticar os avanços e a detectar as dificuldades, para levar o discente a superar problemas e obstáculos nos processos de assimilação, construção e aplicação de conhecimentos, bem como no desenvolvimento das competências, habilidades, atitudes e posturas que promovam a inclusão social. Em outras palavras, as práticas avaliativas visam a diagnosticar “o saber, o saber fazer e o saber ser”, para promover o exercício consciente e competente da profissão de professor e da cidadania (BARROS, 2010, p. 12).
As avaliações são diversificadas e fundamentadas em critérios flexíveis às especificidades das diferentes disciplinas e áreas de conhecimento. Entre outros aspectos, visam a identificar interesses, aptidões, traços de personalidade e graus de envolvimento, para facilitar a aprendizagem e a aplicação dos conhecimentos através de atividades de ensino, pesquisa e extensão.
      As avaliações do processo ensino-aprendizagem seguirão o disposto nos artigos 65, 66, 67, 68, 69 e 70 do Regulamento do Ensino de Graduação da UFPel. Acrescenta-se ainda que será considerado aprovado o aluno que, com pelo menos 75% de presenças na disciplina, obtiver média 7,0, resultado da soma e divisão pelo número de avaliações presenciais (no mínimo 2 e com o mesmo peso) realizadas durante o semestre e cujo peso será estabelecido pelo professor da disciplina. O aluno que não frequentar no mínimo 75% da disciplina será considerado reprovado, independentemente da média obtida. Aquele que tiver a frequência mínima e atingir a média entre 3,0 e 6,9 poderá prestar exame, que consistirá na realização de uma prova (peso dez) sobre o conteúdo desenvolvido no semestre. A nota do exame será somada à nota final do semestre e dividida por 2. O resultado para aprovação deverá ser igual ou superior a 5.
O docente apresenta à turma no início do período letivo os instrumentos, critérios e conceitos de avaliação, conforme o plano de ensino. Além disso, discute os resultados de cada avaliação parcial antes do próximo processo avaliativo, conforme o estipulado no artigo 67 do regulamento do ensino de graduação da UFPel.
O objetivo central dos processos de avaliação consiste na formação acadêmica e cidadã do discente, visando a sua emancipação social e profissional, a partir de reflexões sobre as práticas pedagógicas e o significado social do trabalho docente, levando-o a tomar decisões e a buscar alternativas, para atender às necessidades dos diferentes contextos socioculturais e educacionais.
A avaliação no Curso de Licenciatura em Letras - Português e Francês tem um caráter permanente e fundamenta-se nos planos de ensino e nas práticas sociais e pedagógicas dos professores, cujo papel é facilitar e mediar a aprendizagem e estimular o discente a desenvolver seus próprios meios de assimilação e aprendizagem. Parte-se do entendimento de que a avaliação da docência no ensino superior envolve questões éticas, ideológicas, políticas, culturais, didático-pedagógicas e técnicas. Além disso, deve voltar-se para o que a sociedade espera do futuro professorado e da educação institucionalizada, que deve acompanhar as constantes mudanças políticas, sociais e mercadológicas.
 

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

A Câmara de Pesquisa do CLC desenvolve, de modo consistente, um número relevante de projetos, em sua maioria articulados a linhas de pesquisa e vinculados a grupos de pesquisa do CNPq. Há, no momento, diversos projetos de pesquisa em andamento, os quais contam com a participação de inúmeros alunos de graduação e pós-graduação. 
O Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado conta com duas áreas de concentração (Estudos da Linguagem e Literatura Comparada) e quatro linhas de pesquisa (Descrição e Análise dos Fenômenos Linguísticos, Ensino e Aprendizagem de Línguas,  Estudos de Intertextualidade e Estudos de Literatura e História).Nesse sentido também, existe no CLC uma forte integração entre os cursos de graduação e de pós-graduação stricto e lato sensu. Tal integração ocorre de diversas formas:

1) Atuação de todos os professores da Especialização e do Mestrado também na graduação.
2) Inclusão de alunos da graduação nas linhas de pesquisa desenvolvidas na pós-graduação.
3) Participação de professores pesquisadores da graduação em grupos de pesquisa do CNPq liderados por professores da Especialização e do Mestrado.
4) Organização de eventos científicos em parceria entre a graduação e a pós-graduação.

Acompanhamento de Egressos

 O ideal é poder acompanhar os profissionais formados pelo Curso e, através das informações registradas por nossos ex-alunos, identificar o índice de sucesso da instituição com base na inserção de seus egressos no mercado de trabalho.
A UFPel institui em 2016 uma “pesquisa do egresso” para proporcionar um diagnóstico que irá auxiliar na identificação de potenciais melhorias nos cursos de graduação e pós-graduação.
A partir do diagnóstico a ser extraído da Pesquisa do Egresso será possível planejar e promover a oferta de cursos de formação continuada adequada às necessidades profissionais de cada área de atuação. 

Matriz Curricular

2º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
17360022FUND. SÓCIO-HISTÓRICO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃOObrigatória460
20000740LÍNGUA FRANCESA II20000738 - LÍNGUA FRANCESA I20000739 - COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS EM LÍNGUA FRANCESAObrigatória690
20000662LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIAObrigatória460
20000741LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DA LÍNGUA FRANCESA I20000738 - LÍNGUA FRANCESA I20000739 - COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS EM LÍNGUA FRANCESAObrigatória460
20000664LINGUÍSTICA GERAL IObrigatória460
20000665LITERATURA BRASILEIRA IObrigatória460

3º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
17360021FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃOObrigatória460
20000482LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I (LIBRAS I)Obrigatória460
20000742LÍNGUA FRANCESA III20000740 - LÍNGUA FRANCESA IIObrigatória690
20000666LÍNGUA PORTUGUESA: MORFOLOGIAObrigatória460
20000743LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DA LÍNGUA FRANCESA II20000740 - LÍNGUA FRANCESA II20000741 - LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DA LÍNGUA FRANCESA IObrigatória460
20000667LINGUÍSTICA GERAL II20000664 - LINGUÍSTICA GERAL IObrigatória460
20000668LITERATURA BRASILEIRA IIObrigatória460

4º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
20000746ESTUDOS DE CULTURAS FRANCÓFONAS20000742 - LÍNGUA FRANCESA IIIObrigatória460
20000745FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA FRANCESA20000742 - LÍNGUA FRANCESA IIIObrigatória460
20000744LÍNGUA FRANCESA IV20000742 - LÍNGUA FRANCESA IIIObrigatória690
20000669LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE IObrigatória460
20000671LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESAObrigatória460
20000489LITERATURA BRASILEIRA IIIObrigatória460
20000672SOCIOLINGUÍSTICAObrigatória460

5º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
20000675ENSINO DA LITERATURA20000476 - INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOSObrigatória460
20000674ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA I20000671 - LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESAObrigatória460
20000747ESTÁGIO I – LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA20000671 - LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESAObrigatória230
20000748LÍNGUA FRANCESA V20000744 - LÍNGUA FRANCESA IVObrigatória690
20000673LÍNGUA LATINA IObrigatória460
20000486LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE II20000669 - LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE IObrigatória460
20000749LITERATURAS DE LÍNGUA FRANCESA I20000744 - LÍNGUA FRANCESA IV20000746 - ESTUDOS DE CULTURAS FRANCÓFONASObrigatória460

6º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
20000750ESTÁGIO II – LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA20000747 - ESTÁGIO I – LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESAObrigatória690
20000751ESTÁGIO I – LÍNGUA FRANCESA20000743 - LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DA LÍNGUA FRANCESA II20000748 - LÍNGUA FRANCESA VObrigatória230
20000752LÍNGUA FRANCESA VI20000748 - LÍNGUA FRANCESA VObrigatória690
20000496LÍNGUA LATINA II20000673 - LÍNGUA LATINA IObrigatória460
20000753LITERATURAS DE LÍNGUA FRANCESA II20000748 - LÍNGUA FRANCESA V20000746 - ESTUDOS DE CULTURAS FRANCÓFONASObrigatória460
20000677TEORIA E CRÍTICA LITERÁRIA20000476 - INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOSObrigatória460
20000676TEORIAS DO TEXTO E DO DISCURSOObrigatória460

7º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
20000755ESTÁGIO II – LÍNGUA FRANCESA20000751 - ESTÁGIO I – LÍNGUA FRANCESA20000752 - LÍNGUA FRANCESA VIObrigatória690
20000756LÍNGUA FRANCESA VII20000752 - LÍNGUA FRANCESA VIObrigatória690
20000678LÍNGUA PORTUGUESA: SEMÂNTICA E PRAGMÁTICAObrigatória460
20000502LITERATURA PORTUGUESAObrigatória460
20000757LITERATURAS DE LÍNGUA FRANCESA III20000748 - LÍNGUA FRANCESA V20000746 - ESTUDOS DE CULTURAS FRANCÓFONASObrigatória460
20000754SEMINÁRIO DE PESQUISA I20000750 - ESTÁGIO II – LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA20000751 - ESTÁGIO I – LÍNGUA FRANCESAObrigatória460

8º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
20000760ESTÁGIO III– LÍNGUA FRANCESA20000755 - ESTÁGIO II – LÍNGUA FRANCESA20000756 - LÍNGUA FRANCESA VIIObrigatória8120
20000759ESTÁGIO III – LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA20000750 - ESTÁGIO II – LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESAObrigatória8120
20000761LÍNGUA FRANCESA VIII20000756 - LÍNGUA FRANCESA VIIObrigatória690
20000680LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESAObrigatória460
20000762LITERATURAS DE LÍNGUA FRANCESA IV20000748 - LÍNGUA FRANCESA V20000746 - ESTUDOS DE CULTURAS FRANCÓFONASObrigatória460
20000758SEMINÁRIO DE PESQUISA II20000754 - SEMINÁRIO DE PESQUISA IObrigatória230

Optativas

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
20000510ANÁLISE DO DISCURSOOptativa460
20000679DIDÁTICA EM LETRASOptativa460
17360009EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PEDAGOGIA DA DIFERENÇAOptativa460
20000511ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO LÍNGUA ESTRANGEIRAOptativa460
20000512ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA II20000674 - ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA IOptativa460
20000513ESTUDO DE AUTOR E OBRA20000476 - INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOSOptativa460
20000215ESTUDOS DA LITERATURA BRASILEIRA - POESIA20000476 - INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOSOptativa460
20000514FICÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA I20000476 - INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOSOptativa460
20000515FONÉTICAOptativa460
17350119GESTÃO EDUCACIONALOptativa460
20000487LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS II (LIBRAS II)20000482 - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I (LIBRAS I)Optativa460
20000025LÍNGUA ESTRANGEIRA INSTRUMENTAL - ALEMÃOOptativa460
20000026LÍNGUA ESTRANGEIRA INSTRUMENTAL - ESPANHOLOptativa460
20000519LÍNGUA ESTRANGEIRA INSTRUMENTAL - INGLÊSOptativa460
20000523LINGUAGEM E SUBJETIVIDADEOptativa460
20000520LÍNGUA LATINA III20000496 - LÍNGUA LATINA IIOptativa460
20000521LÍNGUA LATINA IV20000520 - LÍNGUA LATINA IIIOptativa460
20000522LÍNGUA PORTUGUESA: PERSPECTIVA HISTÓRICAOptativa460
20000524LINGUÍSTICA COGNITIVAOptativa460
20000525LINGUÍSTICA HISTÓRICAOptativa460
20000526LINGUÍSTICA, LITERATURA E ARTEOptativa460
20000527LITERATURA E RACISMOOptativa460
20000495LITERATURA INFANTO-JUVENILOptativa460
20000528LITERATURA LATINA I20000496 - LÍNGUA LATINA IIOptativa460
20000529LITERATURA LATINA II20000528 - LITERATURA LATINA IOptativa460
20000769MORFOLOGIA VERBAL PORTUGUESA20000666 - LÍNGUA PORTUGUESA: MORFOLOGIAOptativa460
20000530NARRATIVA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA20000476 - INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOSOptativa460
20000531POESIA EM LÍNGUA PORTUGUESA I20000476 - INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOSOptativa460
20000532POESIA EM LÍNGUA PORTUGUESA II20000476 - INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOSOptativa460
20000533POÉTICAS CONTEMPORÂNEAS NO BRASIL 20000476 - INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOSOptativa460
20000663PRODUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITURA EM LÍNGUA PORTUGUESA II20000474 - PRODUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITURA EM LÍNGUA PORTUGUESA IOptativa460
20000534PSICOLINGUÍSTICAOptativa460
20000535RETORNO A SAUSSURE20000664 - LINGUÍSTICA GERAL IOptativa460
20000536SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL20000672 - SOCIOLINGUÍSTICAOptativa460
20000537TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO E ENSINOOptativa460
20000538TEORIA DO CONTO: ABORDAGEM LATINO AMERICANAOptativa460
20000539TEORIA GERATIVISTAOptativa460
20000475TEORIAS E PRÁTICAS DE LEITURAOptativa460
20000540TEXTO MULTIMODAL E ENSINO DE LÍNGUAOptativa460
20000763TÓPICOS DE LÍNGUA FRANCESA IOptativa460
20000764TÓPICOS DE LÍNGUA FRANCESA IIOptativa460
20000765TÓPICOS DE LÍNGUA FRANCESA IIIOptativa460
20000547TÓPICOS DE LITERATURA BRASILEIRAOptativa460
20000766TÓPICOS DE LITERATURA FRANCÓFONA IOptativa460
20000767TÓPICOS DE LITERATURA FRANCÓFONA IIOptativa460
20000768TÓPICOS DE LITERATURA FRANCÓFONA III 4Optativa460
20000548TÓPICOS DO PORTUGUÊS BRASILEIROOptativa460

Professores que ministraram disciplinas no Curso nos últimos três semestres

Nome
ALFEU SPAREMBERGERCentro de Letras e Comunicação
ALINE DE CASTRO E KASTERCentro de Letras e Comunicação
ALINE NEUSCHRANKCentro de Letras e Comunicação
ANA MARIA DA SILVA CAVALHEIROCentro de Letras e Comunicação
ANA PAULA NOBRE DA CUNHACentro de Letras e Comunicação
ANTONIELLE CANTARELLI MARTINSCentro de Letras e Comunicação
AULUS MANDAGARA MARTINSCentro de Letras e Comunicação
CINTIA DA COSTA ALCANTARACentro de Letras e Comunicação
DAIANE NEUMANNCentro de Letras e Comunicação
DEIVIDI SILVA BLANKCentro de Letras e Comunicação
HELENA VITALINA SELBACHCentro de Letras e Comunicação
ISABELLA FERREIRA MOZZILLOCentro de Letras e Comunicação
Jael Sânera Sigales GonçalvesCentro de Letras e Comunicação
JANAINA CARDOSO BRUMCentro de Letras e Comunicação
JORAMA DE QUADROS STEINCentro de Letras e Comunicação
LUÍS ISAÍAS CENTENO DO AMARALCentro de Letras e Comunicação
MARCIA DRESCHCentro de Letras e Comunicação
MARISTELA GONCALVES SOUSA MACHADOCentro de Letras e Comunicação
MARLISE BUCHWEITZ KLUGCentro de Letras e Comunicação
MITIZI DE MIRANDA GOMESCentro de Letras e Comunicação
PATRÍCIA DOS SANTOS SILVEIRACentro de Letras e Comunicação
PAULA BRANCO DE ARAUJO BRAUNERCentro de Letras e Comunicação
PAULA FERNANDA EICK CARDOSOCentro de Letras e Comunicação
PAULO RICARDO SILVEIRA BORGESCentro de Letras e Comunicação
RENATA LOPES ARAUJOCentro de Letras e Comunicação
TAIS BOPP DA SILVACentro de Letras e Comunicação
VANESSA DOUMID DAMASCENOCentro de Letras e Comunicação

Turmas ofertadas em 2023 / 2

Versão do Currículo: 1007

2º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
20000061 - FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA FRANCESAProfessor responsável pela turma: ANA MARIA DA SILVA CAVALHEIRO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M13014
20000079 - LÍNGUA FRANCESA IIProfessor responsável pela turma: ISABELLA FERREIRA MOZZILLO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
TER15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
QUI15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M13018
20000273 - LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE IIProfessor responsável pela turma: LUÍS ISAÍAS CENTENO DO AMARAL
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M13015
20000269 - LINGÜÍSTICA GERALProfessor responsável pela turma: DAIANE NEUMANN
Horários
ManhãTardeNoite
TER17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
QUI17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M13017
20000293 - PANORAMA CULTURAL DA LIT. BRASILEIRA IProfessor responsável pela turma: MITIZI DE MIRANDA GOMES
Horários
ManhãTardeNoite
SEG17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
QUA17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M12545

3º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
20000118 - LINGÜÍSTICA APL. AO ENSINO DA LÍNGUA FRANCESA IProfessor responsável pela turma: DEIVIDI SILVA BLANK
Horários
ManhãTardeNoite
SEX17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
SEX19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
M111

4º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
20000290 - CRÍTICA LITERÁRIAProfessor responsável pela turma: AULUS MANDAGARA MARTINS
Horários
ManhãTardeNoite
QUA15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
SEX15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M12028
20000114 - CULTURA E CIVILIZAÇÃO FRANCÓFONAProfessor responsável pela turma: RENATA LOPES ARAUJO
Horários
ManhãTardeNoite
QUA17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M12511
20000134 - ENSINO DA LÍNGUA FRANCESA INSTRUMENTALProfessor responsável pela turma: RENATA LOPES ARAUJO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
TER15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M12512
20000284 - LATIM BÁSICO IProfessor responsável pela turma: PAULO RICARDO SILVEIRA BORGES
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M12034
20000109 - LÍNGUA FRANCESA IVProfessor responsável pela turma: MARISTELA GONCALVES SOUSA MACHADO
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
QUI15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
SEX17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M12513
20000197 - LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIAProfessor responsável pela turma: CINTIA DA COSTA ALCANTARA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
QUI17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M12031
20000291 - LINGUÍSTICA TEXTUALProfessor responsável pela turma: TAIS BOPP DA SILVA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
TER17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M12530

6º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
20000111 - LÍNGUA FRANCESA VIProfessor responsável pela turma: ANA MARIA DA SILVA CAVALHEIRO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
TER17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
QUA15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M12010
20000115 - LITERATURAS DE LÍNGUA FRANCESA IIProfessor responsável pela turma: MARISTELA GONCALVES SOUSA MACHADO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M12011

8º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
20000113 - LÍNGUA FRANCESA VIIIProfessor responsável pela turma: RENATA LOPES ARAUJO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M1208
20000117 - LITERATURAS DE LÍNGUA FRANCESA IVProfessor responsável pela turma: DEIVIDI SILVA BLANK
Horários
ManhãTardeNoite
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1208

Optativas

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
20000279 - ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA IIProfessor responsável pela turma: ANA PAULA NOBRE DA CUNHA
Horários
ManhãTardeNoite
QUA15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M1824
20000458 - ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL (PLA)Professor responsável pela turma: HELENA VITALINA SELBACH
Horários
ManhãTardeNoite
QUI19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
T11137
20000274 - FICÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA IProfessor responsável pela turma: MITIZI DE MIRANDA GOMES
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1833
20000286 - LEITURAS DIRIGIDAS: AUTORES E OBRASProfessor responsável pela turma: ALFEU SPAREMBERGER
Horários
ManhãTardeNoite
QUI19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
M11032
20000271 - LÍNGUA PORTUGUESA: SEMÂNTICA E PRAGMÁTICAProfessor responsável pela turma: JANAINA CARDOSO BRUM
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1944

Alunos Matriculados

Nome Ano de ingresso Semestre de ingresso
Bruno Patrick de Sousa Brito20232
Hariel Luiz dos Santos20232
Jonatas Silva do Nascimento20232
Maria Irene Ferreira Silva20232
Rafael Gonçalves da Silveira20232
Rita de Cássia de Souza Soares Ramos20232
AMANDA RAMIRES LUCCHETTA20231
CARLA GABRIELA MAGALHAES DE MORAIS20231
DIONATTAN ORTIZ NUNES20231
ERIOVAN APARECIDO TOLEDO DE MORAES20231
FERNANDA VIEIRA FERNANDES20231
GABRIEL COSTA EINHARDT20231
GIOVANNA ROCHA PACHECO20231
GUILHERME HENRIQUE PONS FERREIRA20231
GUILHERME VIEIRA DUARTE20231
ISABELLE DE BORBA MARRINHAS DE ABREU20231
LEONARDO GONCALVES TEIXEIRA20231
LIVIA VERGARA DOS SANTOS20231
MARIA EDUARDA DE VARGAS NOBRE20231
MÁRVIN MACHADO DOS SANTOS20231
NATHAN BATISTA SALES20231
PAULO EDUARDO SILVA LINS CAJAZEIRA20231
ROSA MARIA CARRASCO VIEIRA20231
STERLAINE DA SILVA VITURINO20231
YASMIN JOCASTA PEREIRA DO PRADO20231
Gustavo Gordo de Freitas20222
HENRIQUE DE MATTOS GONCALVES20222
AIME VICTORIA DUTRA LUCAS20221
BARBARA CARDOZO CORREA20221
CARLOS EDUARDO NUNES AZZOLIN BARROS DE ALMEIDA20221
CAROLINA OLIVEIRA MACEDO20221
HELENA REZENDE RAMIRES20221
KAILANY BOLZONI DAMIANI20221
LARA SOUZA BORGES20221
Luiza Ribeiro Meirelles20221
REBECA DA FONSECA BARBOSA20221
BRUNA DA SILVA LOUZADA20212
JAQUELINE MACHADO DA SILVA20212
LUIZA MÜLLER DA ROSA20212
Nisia Marilane Martins Braz20212
ANDREA CLASEN GIMENES20211
ANGELICA MACKEDANZ MARON20211
CLARA BONFANTE DE BARROS20211
JEAN FRANCHESCO GONCALVES LUNKES20211
LUIZ GUSTAVO DE JESUS BARROSO20211
MATEUS ROCHA CAMARGO20211
ADRIENNE PEIXOTO CARDOSO20201
BARBARA SILVA RODRIGUES20201
MARIANA SANTANA FALKOWSKI20201
RAFAELA SIQUEIRA LUCAS20201
SARA ARRUDA DE OLIVEIRA20201
VERA LUCIA DA SILVA NUNES VAZ20201
Dirceu Arno Krüger Junior20192
CAMILA PILOTTO FIGUEIREDO20191
CRISTIAN DA ROSA MASI20191
FELIPE DE OLIVEIRA GARCIA20191
GILSON HARTWIG JUNIOR20191
HELENA FERREIRA KUHN20191
LILIAN BORGES DA SILVA MAIA20191
MICHELE DA ROSA VILELA20191
LUIZA PEREIRA HOLBIG20182
THAYANE VASCONCELLOS DOS SANTOS DANTAS20182
ANA BEATRIZ REINOSO ROSSE20181
CAMILA ZURCHIMITTEN BARBACHÃ20181
MARA KARAM DA CONCEIÇÃO20181
THALISSON DOS SANTOS20181
NARA BEATRIZ SCHUCH BORGES20171
ROBERTA TAVARES DA SILVA20171
TALITA PAPINI DE BRITO20171
LAIZ SANTOS DO NASCIMENTO20151

Alunos Egressos

Nome Ano de ingresso Ano de conclusão
GILNEI OLEIRO CORREA19921994
NIVIA SIMONE LIRA ESLABAO19911994
ADRIANA RAQUEL BUTZEN19931996
DANI RODRIGUES MOREIRA19931996
ELISANE PINTO DA SILVA19931996
MARIO LUIS STUDZINKI DOS REIS19931996
MARNE RODRIGUES DE RODRIGUES19921996
TARCISIO LOBATO KALTBACH19931996
VERA ALICE HOFFMANN BRUSCATTO19921996
CLAUDIA SUSANA DIAS CRESPI19931997
DORIS HELENA DE LA ROCHA LADEIRA19921997
SIMONE BILHALVA DOS SANTOS19931997
CLAUDIA LORENA DA FONSECA PINTOS19851998
CLAUDIA REGINA MINOSSI ROMBALDI19951998
PATRICIA ADNA ESCHEVANI TAKEHISA19951998
ROSANE ALVES ARAUJO19951998
ANA PAULA NOBRE DA CUNHA19951999
MARCIA DE VASCONCELOS PEREIRA19941999
ARLINDA SOARES LAMEIRAO19972000
CARLA SIQUEIRA UGOSKI19972000
GISELE MUNHOZ DO SACRAMENTO BOEIRA19922000
GRAZIELA BERNARDI19972000
JAQUELINE FONSECA DA FONSECA19972000
MARCELO GONI BRAGA19962000
MARIZA FERNANDA ZIGLIA BUENO19962000
SANDRA MARA DUTRA DA CUNHA19972000
ANA CRISTINA RODRIGUES OTTO19972001
HELOISA CANTARELI DA ROSA19982001
MARIA BACHINI HALFEN19982001
ANDRÉ NOGUEIRA ALVES19982002
DANIELLE SILVEIRA DE ALMEIDA19992002
MARIELAINE MARQUES JACQUES19982002
TATIANA CRISTINA RODRIGUES MAGALHÃES19992002
MARCOS RONEI PEVERADA FERNANDES19992003
MARISA ALCANTARA GOULART19992003
MARTTA JEANE DOS SANTOS SILVA19982003
RAISSA KEGLES TORRES19982003
SONIA MARA ROCHEDO FOSTER20002003
STELA MARINA NUNES DE CASTRO20002003
CAROLINA PEREIRA BARCELLOS20012004
DEIVIDI SILVA BLANK20022004
DOUGLAS FERREIRA DUTRA20022004
CAMILO CARDOSO HISÉ RODRIGUES20022005
HANICA DINIZ PEREIRA20022005
IVANA DE MIRANDA GOMES20022005
JOSE ELINALDO RODRIGUES DE SOUSA20012005
MARLISE MAURENTE MACHADO20012005
NARDÂNIA DE MEDEIROS LOPES20022005
TATIANE BEATRIZ MORAES BRAHM20022005
ANA SANTOS MAIA20012006
DANIELE RODRIGUES TAVARES20022006
PABLO DIEGO NIEDERAUER BERNARDI20032006
TUIZE MENDES20022006
AMANDA IOOST DA COSTA20042008
JULIANA ISAURA AIRES DA ROCHA20052009
LUÍSA FORMOSO ASSUNÇÃO20042009
MÁRCIA ANDRÉA GOMES MACIEL20052009
RAFAEL DIAS FERREIRA20052009
SILVANE RIBEIRO GOVEIA20052009
FRANCINE REINHARDT ROMANO20072010
KAROL STEFANIE SOUZA GARCIA20072010
LISIANE WOLLMANN DE FRANCESCHI20062010
MURIEL DUARTE WASIELESKI20062010
PRISCILA MONTEIRO CHAVES20072010
RAFAEL PIRES CARUS20052010
CLAUDETE MARI DA COSTA MACEDO20082011
ISABELA DA SILVA MAZZINI20082011
VALÉRIA ROSA DA CRUZ20082011
ANA CLÁUDIA SAMPAIO MARTINS20092012
GRAZIELA SARAY SOLIDÁRIO20082012
JINGFANG YU20092012
LUIZA DE SOUZA HYPÓLITO20082012
RAFAEL COSTA MENDES20082012
THAIS GRAVATO KUNZE20092012
BRUNO BEHLING OLIVEIRA20082013
GIULIAN DA SILVA PINTO20102013
Renata Ferreira Silveira e Silva20092013
TAIANE MEIRELLES DAMACENO20102013
WILLIAM JOSÉ DA SILVA MARTINS20102013
BEATRIZ RIBEIRO BORGES20112014
BRUNA TEIXEIRA CORRÊA20112014
CAROLINA PEIXOTO PIOVESAN20112014
EDUARDA DA SILVEIRA MOURA20092014
FERNANDA MACHADO PLAMER20102014
JÚLIA COSTA MENDES20112014
LUA GILL DA CRUZ20102014
LUIZA ANDRADE LUZ NOGUEIRA DOS SANTOS20102014
Thamires de Carvalho Marchezini 20102014
GILSON RAMOS LOPES NETO20122015
LUÍSA ZANINI VARGAS20112015
INGRID ISLABÃO DA ROSA20122016
ISABELLE SILVEIRA MARQUES20132016
LUIZA VASSELAI DA VEIGA20112016
MARIA JOILMA FERREIRA DOS REIS20132016
MARIANA MÜLLER DE ÁVILA20122016
ADRIANO BELMUDES ANTUNES20112017
ALESSANDRA ZANIOL20122017
BRENDA DA SILVA RODRIGUES20132017
GRACIELE DE PAULA SANTOS CORDEIRO20142017
CARINA PEIXOTO MACIEL20132018
ERIVELTON DE LIMA DA CRUZ20142018
IAN GILL DE MELLO20142018
ISABELLA DE PAIVA GONÇALVES DO CARMO20142018
LARISSA D'AVILA BIANCHI20142018
RAFAEL FELIPE DOS SANTOS20152018
SHAIANE DA SILVA NEVES20152018
VINICIUS BORGES DE ALMEIDA20152018
Cristian Borba da Silveira20162019
JOÃO HENRIQUE BARBOSA SANTOS20132019
LETÍCIA SILVEIRA DE OLIVEIRA20152019
LUCAS ZANELLA DE OLIVEIRA20162019
MARIANA LUÍZA NEY PRADO20132019
BARBARA MALDONADO BARBOSA DA SILVA20162020
BEATRIZ HYGINO DIADAMO20152020
FERNANDA SILVESTRE DA SILVA20172020
ISABELLA ORLANDINI SARACCHINI20162020
JAQUELINE GARCIA MACHADO20132020
MAURICIO GIORDANO RIBEIRO20162020
NATÁLIA ARGOUD DIAS20172020
STEPHANY MACHADO BARBOSA20172020
CHRISTOPHER RIVE ST VIL20182021
LILIAN BECKER OLIVEIRA20182022
MARIA EDUARDA DE SOUZA VELHO20182022

(*) Conceitos de curso:

(**) Formas de ingresso:

ACAmpla concorrência
L01Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L02Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L05Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L06Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L09Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L10Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
L13Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L14Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
ACAmpla concorrência
LB_EPCandidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_PCDCandidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_QCandidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_EPCandidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_PCDCandidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_QCandidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).

Localização e contatos

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