Nome do Curso / Conceitos (*)
Letras - Português e Francês
CC (2018)5
Nível / Grau
GRADUAÇÃO / Licenciatura
Modalidade
Presencial
Turno
VESPERTINO
Código UFPel
3610
Código e-MEC
1102187
Unidade
Coordenador
A0L1L2L5L6L9L10L13L14Total
PAVE 2019/11111111119
SISU 2019/1164444133
Criação e Reconhecimento
Curso criado pela portaria 042 de 13 de janeiro de 1984.
Curso reconhecido pela Portaria nº 235 de 24/04/1989. Publicada no D.O.U. de 26/04/1989.

Contextualização

  O Curso de Letras da Universidade Federal de Pelotas, projetado pelo Departamento de Letras, do Instituto de Letras e Artes, ILA, foi criado através da Portaria n° 42, de 13 de janeiro de 1984 e reconhecido pelo Ministério da Educação através da Portaria n° 235/89. No ano de 2005, após o fim do vínculo com o ILA, foi criada a Faculdade de Letras com dois departamentos: o Departamento de Letras Vernáculas – DLV e o Departamento de Letras Estrangeiras – DLE.
                De 1984 a 1990, o Curso, na modalidade licenciatura, funcionou com duas habilitações duplas – Português/Francês e Português/Inglês. A partir de 1991, passou a oferecer também uma licenciatura simples – Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, implantada pela Portaria n° 09, de 20 de julho de 1990, e, a partir de 1994, mais uma habilitação simples – Língua Espanhola e Literaturas de Língua espanhola - criada por ato do Magnífico Reitor Cesar Borges em 31 de agosto de 1993, depois de aprovada pelos conselhos da Universidade, em sessão do dia 19 de agosto de 1993.
                Em maio de 2000, as habilitações Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Português/Francês e Português/Inglês foram recredenciadas, após serem inspecionadas por representantes do MEC responsáveis pela Avaliação das Condições de Oferta de Cursos na Área de Letras. A habilitação Língua Espanhola e Literaturas de Língua Espanhola não entrou nesse processo, já que só foram avaliados os cursos que participavam do Exame Nacional de Cursos (Provão) porque tinham habilitação em português.
                Ainda no ano de 2000, através de processo de reformulação curricular aprovado pelo Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (COCEPE), deixou de ser oferecido ingresso no vestibular para a habilitação Português/Inglês e surge a habilitação simples Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa.
                De 2001 a 2003, portanto, o Processo Seletivo de verão ofereceu ingresso para três habilitações simples – Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa, Língua Espanhola  e Literaturas de Língua Espanhola, Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa – e para apenas uma habilitação dupla – Português/Francês.
                Reflexões sobre o interesse em voltar a oferecer formação em Língua Portuguesa aos candidatos à área de Língua Inglesa, associadas às reflexões sobre o interesse em oferecer essa mesma formação aos candidatos da área de espanhol, fizeram surgir um novo quadro de possibilidades de cursos.
                Em virtude da nova LDB, a vigorar a partir de 2004, fez-se necessária uma reformulação dos Cursos de Letras, a fim de atender às exigências da Lei, sobretudo quanto à carga horária de estágios, atividades práticas e atividades complementares. Àquela época, optou-se por cursos com duração de 10 semestres, com o intuito tanto de cumprir com os dispositivos da LDB como garantir ao aluno de Letras uma formação qualificada, nos aspectos teóricos, práticos e de atuação em estágios.
                Assim, o Projeto Pedagógico 2003, em resumo, propunha: (a) a manutenção das quatro licenciaturas referidas acima, no parágrafo anterior, considerando-se, para o curso de inglês, apenas a modalidade licenciatura; (b) a volta da oferta no vestibular da licenciatura em Português e Inglês e Respectivas Literaturas; (c) a criação de nova licenciatura dupla de Português e Espanhol e Respectivas Literaturas; (d) o funcionamento, a partir do primeiro semestre de 2004, dos seis diferentes cursos, que passaram a ser designados, respectivamente, pelos seguintes nomes:
 
                Licenciatura em Letras – Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
                Licenciatura em Letras – Espanhol e Literaturas de Língua Espanhola
                Licenciatura em Letras – Português e Literaturas de Língua Portuguesa
                Licenciatura em Letras – Português e Inglês e Respectivas Literaturas
                Licenciatura em Letras – Português e Francês e Respectivas Literaturas
                Licenciatura em Letras – Português e Espanhol e Respectivas Literaturas
 
                A partir de 2004, os professores dos Cursos de Letras promoveram várias reuniões com a finalidade de discutir a implantação dos novos currículos. Um dos aspectos que sempre se julgou problemático nos currículos que vigoraram em 2004 era a duração dos cursos em 10 semestres. Se à época da formulação do projeto julgou-se que a carga horária exigida por Lei só poderia ser executada em cinco anos, posteriormente, sobretudo a partir da observação do exemplo de reformas curriculares adotadas em outras IES, os professores do Curso de Letras entenderam que seria possível a redução dos cursos para quatro anos, sem ferir os dispositivos legais nem os princípios pedagógicos anteriormente definidos.
                Paralelamente a essas discussões pedagógicas, que objetivavam a reformulação dos currículos em vigor desde 2004, a Faculdade de Letras deliberou pela adesão ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), proposto pelo Ministério da Educação. Nesta perspectiva, percebeu-se que a reforma curricular respondia positivamente às diretrizes administrativas e pedagógicas previstas pelo REUNI. Na mesma oportunidade, diante do desafio de ampliar o número de vagas ofertadas, a então Faculdade de Letras, Centro de Letras e Comunicação desde 2010, atendendo antigas reivindicações da comunidade e demandas acadêmicas, aprovou a criação de novos cursos.
                Desde então, o Centro de Letras e Comunicação conta com a seguinte configuração de cursos:
                Licenciatura em Letras – Português e Literaturas de Língua Portuguesa
                Licenciatura em Letras – Português e Inglês e Respectivas Literaturas
                Licenciatura em Letras – Português e Francês e Respectivas Literaturas
                Licenciatura em Letras – Português e Espanhol e Respectivas Literaturas
                Licenciatura em Letras – Português e Alemão e Respectivas Literaturas
                Bacharelado em Letras – Habilitação em Redação e Revisão de Textos
                Bacharelado em Letras – Habilitação em Tradução Inglês/Português
                Bacharelado em Letras – Habilitação em Tradução Espanhol/Português
                Bacharelado em Jornalismo
                Em 2008 houve as seguintes alterações no Currículo: (i) extinção as habilitações simples de inglês e espanhol; (ii) ampliação do elenco de disciplinas optativas possibilitada pelo aumento do quadro docente e o consequente alargamento das áreas de pesquisa e extensão; (iii) inclusão da disciplina de Libras e consequente subtração da carga-horária mínima obrigatória e (iv)  elaboração da nova política de estágios, cuja proposta é a formação de um professor cidadão, com um contato maior com sua comunidade e demais comunidades periféricas, que ultrapassem as fronteiras da rede regular de ensino.
                As modificações explicitadas dinamizam o Curso, não alterando a essência do Projeto primeiro, que propunha uma consolidada base em Língua Estrangeira e suas Literaturas voltadas à formação de professores, assim como das áreas de Língua Portuguesa e Linguística, além de disciplinas optativas que contemplam os diversos interesses do acadêmico de Letras.
                Além dos cursos de graduação acima listados, o CLC conta com uma pós-graduação lato sensu e uma stricto sensu.
                O Curso de Pós-Graduação em Letras – Especialização –, criado em 1998, vem oferecendo anualmente vagas aos professores das redes municipal, estadual e federal de ensino da região sul do Rio Grande do Sul, e também a recém-graduados. Surge como desenvolvimento natural de cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos anteriormente: de 1998 a 2002, em Literatura Brasileira Contemporânea; a partir de 2002 em Leitura e Produção Textual, e desde 2006, em Literatura Comparada. A partir de 2007, o Curso passou a oferecer as áreas de concentração: Literatura Comparada e Linguística Aplicada, com 15 vagas anuais cada uma.
                Tal Curso atende à demanda local através das linhas de pesquisa que buscam o aprofundamento e a atualização de conteúdos, métodos e técnicas de ensino nas áreas de Língua Portuguesa, Línguas Estrangeiras, Literatura e Linguística, considerando as perspectivas da educação continuada e da preparação para atividades em nível de especialização.
                No ano de 2010, o Centro de Letras e Comunicação obteve a aprovação do curso de Mestrado pela CAPES, uma conquista da Direção e do grupo de professores que trabalharam para essa realização. O Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado conta com duas áreas de concentração (Estudos da Linguagem e Literatura Comparada) e quatro linhas de pesquisa (Descrição e Análise dos Fenômenos Linguísticos, Ensino e Aprendizagem de Línguas,  Estudos de Intertextualidade e Estudos de Literatura e História). Cada área de concentração oferece 15 vagas anualmente. No ano de 2013 ocorreram as primeiras defesas de dissertação por parte dos alunos desse curso.
                Depois de 25 anos funcionando em diversos prédios alugados, o CLC mudou-se para sua sede definitiva no Campus Porto em 2010 onde funcionam todos os cursos de graduação e pós-graduação.
                Enquanto Centro, a estrutura vigente é composta por Direção, Câmara de Ensino, Câmara de Pesquisa, Câmara de Extensão, nove Colegiados de Curso e 11 áreas pedagógicas.
 
Em 2014, atendendo à solicitação do MEC para a padronização dos nomes dos cursos superiores no país, os cursos de Licenciatura passam a se denominar:
                Licenciatura em Letras – Português
                Licenciatura em Letras – Português e Inglês     
                Licenciatura em Letras – Português e Francês
                Licenciatura em Letras – Português e Espanhol
                Licenciatura em Letras – Português e Alemão 

Objetivos

Objetivos gerais do curso
  • Proporcionar ao aluno uma formação linguística, pedagógica e literária que o capacite para atuar desde o Ensino Fundamental II e Ensino Médio até os cursos livres, ensino técnico e superior.
  • Contribuir, através do ensino, da pesquisa e da extensão, para o desenvolvimento dos estudos linguísticos e literários, bem como da metodologia relacionada com o ensino de línguas e literaturas.
Objetivos específicos do curso
  • Capacitar o aluno para que possa lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos orais e escritos.
  • Conscientizar o aluno acerca da sua inserção na sociedade e do papel sociopolítico do professor de língua(s) e de literatura(s).
  •   Possibilitar ao aluno o domínio estrutural e funcional das línguas estudadas, nas suas manifestações orais e escritas, em termos de recepção e produção de textos.
  •    Conscientizar o aluno da existência de variedades linguísticas e culturais de ambos os idiomas.  
  •  Despertar a consciência sobre a inter-relação entre os fatos histórico-sociais, socioculturais e as manifestações literárias, ampliando assim sua  a visão de mundo.
  •   Estimular a reflexão teórica sobre as diferentes concepções de linguagem e os seus usos, bem como sobre a literatura enquanto forma de expressão cultural, artística e ideológica.
  •   Propiciar o uso de novas tecnologias relacionadas ao ensino.
  •   Fazer com que o aluno assuma sua formação acadêmico-profissional como processo contínuo, autônomo e permanente.  
  •  Motivar o aluno a participar de projetos que articulem ensino, pesquisa e extensão.
 

Perfil do Egresso

O Curso de Letras proposto neste Projeto Pedagógico deverá proporcionar aos alunos condições que lhes favoreçam o desenvolvimento de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades necessárias para que se tornem professores de língua(s) e/ou literatura(s) capazes de:
  1. dominar o uso das línguas portuguesa e francesa, na modalidade culta, em manifestações orais e escritas e reconhecer suas variações e variedades regionais e sociais;
  2. compreender que a língua, produto e instrumento dos processos interlocutivos que se dão no interior de espaços sociais, apresenta “heterogeneidade sistemática” e uma gramática variável, capaz de aplicar os diferentes aspectos fonológicos, morfológicos e sistemáticos que se observam nas variedades tanto cultas quanto populares;
  3. empenhar-se no combate a todo e qualquer preconceito, entre eles o preconceito linguístico, que constrange a livre expressão e a atuação social das classes populares, tanto na aprendizagem quanto no ensino da língua padrão;
  4. aplicar teorias linguísticas à análise dos diversos níveis das línguas portuguesa e francesa;
  5. analisar obras representativas das literaturas em língua francesa e em língua portuguesa e estabelecer relações extratextuais com outros códigos e discursos, tendo em vista que estudos literários e linguísticos são indissociáveis, posto que a língua representa a dimensão histórica e ideológica da literatura, o código comum a todos os escritores de uma época, um horizonte delimitador do fazer literário; 
  6. compreender que as obras literárias, longe de serem objetos de erudição, possibilitam, através dos tempos, a reflexão sobre as identidades culturais, a evolução das formas do saber e das sensibilidades, e a expressão individual dos estilos;
  7. dominar princípios técnico-metodológicos de ensino de línguas e literaturas que fundamentem atividades levadas à sala de aula, formas de avaliação e planejamento de curso;
  8. dominar os aspectos metalinguísticos relativos à língua e à literatura;
  9. analisar e utilizar criticamente materiais didáticos e paradidáticos;
  10. utilizar multimeios como recursos didáticos;
  11. executar planos de ação interdisciplinar;
  12. conscientizar-se de sua responsabilidade no processo de educação para a cidadania;
  13. conscientizar-se de que sua formação global e crítica deve ser um processo continuado e autônomo.
  14. desenvolver pesquisa nas áreas de letras, linguística e literatura, no âmbito dos diversos níveis de ensino e outros contextos.

Competências e habilidades

 O Curso forma profissionais interculturalmente competentes, capazes de lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos oral e escrito, e conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com o outro. 
O profissional em Letras: Português e Francês deve ter domínio do uso da Língua Portuguesa e Francesa em termos de sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais, além de ter consciência das variedades linguísticas e culturais. Deve ser capaz de refletir teoricamente sobre a linguagem, de fazer uso de novas tecnologias e de compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente. A pesquisa e a extensão, além do ensino, devem articular-se neste processo. O profissional deve, ainda, ter capacidade de reflexão crítica sobre os temas e questões relativas aos conhecimentos linguísticos e literários.

Organização Curricular

Os conteúdos curriculares, as atividades práticas e de estágio da Licenciatura em Letras - Português e Francês organizam-se em eixos. A estrutura curricular por eixos redesenha o Curso de Letras, apontando pelo menos para duas direções significativas: (a) garante-se ao aluno uma formação melhor centrada nos aspectos teóricos e práticos específicos de sua formação; (b) propicia-se ao aluno a flexibilização e a interdisciplinaridade. O Eixo da Formação Complementar em Letras possibilita ao aluno a integralização de conteúdos e carga horária a partir das disciplinas “disciplinas Optativas A”, facultando ao acadêmico a complementação de seus estudos em áreas de maior interesse pessoal.
                Além dessa modalidade de optativas, oferece-se ao aluno a possibilidade de cursar disciplinas cuja carga horária não é somada à carga horária obrigatória do curso, mas sim às horas relativas à formação livre ou opcional. Essas disciplinas são classificadas como “Optativas B” e compõem a  “Formação Livre ou opcional”.

I Eixo da Língua Portuguesa, Linguística e Latim — LPLL
                Conteúdos curriculares e atividades práticas que visam à aquisição de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades pertinentes às áreas da Língua Portuguesa, Linguística, Língua e Literatura Latina e Produção Textual.
 
II Eixo da Literatura em Língua Portuguesa — LIT
                Conteúdos curriculares e atividades práticas que visam à aquisição de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades pertinentes às áreas da Teoria da Literatura, Crítica Literária, Literatura Comparada, Literatura Brasileira, Literaturas Portuguesa e Lusófonas.
 
III Eixo da Educação — EDUC
                Conteúdos curriculares e atividades práticas que visam à aquisição de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades pertinentes às áreas de Pedagogia, Didática, Aprendizagem e Política de Ensino.
 
IV Eixo da Formação Pedagógica em Língua Portuguesa e Literatura — LPLIT
                Conteúdos curriculares e atividades práticas que visam à aquisição de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades pertinentes à formação pedagógica do futuro docente de Língua Portuguesa e Literatura, com ênfase nas áreas da Leitura, Linguística Aplicada, Ensino da Língua Portuguesa e Ensino da Literatura.
 
V Eixo do Estágio em Língua Portuguesa e Literatura — ELPLIT
                Práticas de ensino e atuação pedagógica, com ênfase na atuação profissional do docente de Língua Portuguesa e Literatura.
 
VI Eixo da Língua Estrangeira / Língua Francesa - LE
                Conteúdos curriculares e atividades práticas que visam à aquisição de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades pertinentes às áreas da Língua e da Fonética e Fonologia de Língua Estrangeira.
 
VII Eixo da Formação Pedagógica em Língua Estrangeira e Literaturas/Língua Francesa — LELIT
                Conteúdos curriculares e atividades práticas que visam à aquisição de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades pertinentes à formação pedagógica do futuro docente de Língua Estrangeira e Literaturas de Língua Estrangeiras, com ênfase na Linguística Aplicada e no ensino de língua e literaturas de língua estrangeira.
 
VIII Eixo do Estágio em Língua Estrangeira e Literatura/Língua Francesa — ELELIT
                Práticas de ensino e atuação pedagógica, com ênfase na atuação profissional do docente de Língua Estrangeira e Literaturas.
 
IX Eixo da Literatura em Língua Estrangeira/Língua Francesa — LITLE
                Conteúdos curriculares e atividades práticas que visam à aquisição de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades pertinentes às áreas da Cultura, Civilização e Literaturas de Língua Estrangeira.
 
X Eixo Curricular da Formação Complementar – CLET

                Conteúdos curriculares e atividades práticas que visam à aquisição de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades pertinentes à área de Letras, com foco na Língua Portuguesa, Linguística, Latim e Literatura.
O fluxograma do curso pode ser encontrado no site do Curso de Letras - Português e Francês do CLC http://wp.ufpel.edu.br/frances/grade-curricular/

Procedimentos e metodologias de ensino

Partindo do pressuposto de que a sala de aula é um espaço de interação para a construção do conhecimento e para a reflexão sobre a transposição didática, é necessário que haja diversas formas de abordagem em relação ao trabalho desenvolvido nas diferentes disciplinas do Curso. As aulas podem acontecer por meio de exposições dialogadas, debates, seminários, apresentação e discussão de filmes e documentários, pesquisa bibliográfica e de campo, etc. A metodologia é pensada a partir das necessidades específicas de cada disciplina e de cada grupo de trabalho, buscando estimular o discente como sujeito de seu próprio processo de construção de conhecimento. Dessa forma, espera-se que o graduando desenvolva autonomia e senso crítico no trabalho com as diferentes linguagens.
 

Avaliação do ensino e da aprendizagem

Concebe-se o processo de ensino-aprendizagem como complexo e contínuo, o qual deve vincular a teoria à prática e a educação ao ensino, além de considerar aspectos éticos, sociais, psicológicos, filosóficos e políticos. Partindo dessa compreensão, os instrumentos de avaliação desse processo também são percebidos como contínuos e complexos.
As práticas avaliativas visam a diagnosticar os avanços e a detectar as dificuldades, para levar o discente a superar problemas e obstáculos nos processos de assimilação, construção e aplicação de conhecimentos, bem como no desenvolvimento das competências, habilidades, atitudes e posturas que promovam a inclusão social. Em outras palavras, as práticas avaliativas visam a diagnosticar “o saber, o saber fazer e o saber ser”, para promover o exercício consciente e competente da profissão de professor e da cidadania (BARROS, 2010, p. 12).
As avaliações são diversificadas e fundamentadas em critérios flexíveis às especificidades das diferentes disciplinas e áreas de conhecimento. Entre outros aspectos, visam a identificar interesses, aptidões, traços de personalidade e graus de envolvimento, para facilitar a aprendizagem e a aplicação dos conhecimentos através de atividades de ensino, pesquisa e extensão.
      As avaliações do processo ensino-aprendizagem seguirão o disposto nos artigos 65, 66, 67, 68, 69 e 70 do Regulamento do Ensino de Graduação da UFPel. Acrescenta-se ainda que será considerado aprovado o aluno que, com pelo menos 75% de presenças na disciplina, obtiver média 7,0, resultado da soma e divisão pelo número de avaliações presenciais (no mínimo 2 e com o mesmo peso) realizadas durante o semestre e cujo peso será estabelecido pelo professor da disciplina. O aluno que não frequentar no mínimo 75% da disciplina será considerado reprovado, independentemente da média obtida. Aquele que tiver a frequência mínima e atingir a média entre 3,0 e 6,9 poderá prestar exame, que consistirá na realização de uma prova (peso dez) sobre o conteúdo desenvolvido no semestre. A nota do exame será somada à nota final do semestre e dividida por 2. O resultado para aprovação deverá ser igual ou superior a 5.
O docente apresenta à turma no início do período letivo os instrumentos, critérios e conceitos de avaliação, conforme o plano de ensino. Além disso, discute os resultados de cada avaliação parcial antes do próximo processo avaliativo, conforme o estipulado no artigo 67 do regulamento do ensino de graduação da UFPel.
O objetivo central dos processos de avaliação consiste na formação acadêmica e cidadã do discente, visando a sua emancipação social e profissional, a partir de reflexões sobre as práticas pedagógicas e o significado social do trabalho docente, levando-o a tomar decisões e a buscar alternativas, para atender às necessidades dos diferentes contextos socioculturais e educacionais.
A avaliação no Curso de Licenciatura em Letras - Português e Francês tem um caráter permanente e fundamenta-se nos planos de ensino e nas práticas sociais e pedagógicas dos professores, cujo papel é facilitar e mediar a aprendizagem e estimular o discente a desenvolver seus próprios meios de assimilação e aprendizagem. Parte-se do entendimento de que a avaliação da docência no ensino superior envolve questões éticas, ideológicas, políticas, culturais, didático-pedagógicas e técnicas. Além disso, deve voltar-se para o que a sociedade espera do futuro professorado e da educação institucionalizada, que deve acompanhar as constantes mudanças políticas, sociais e mercadológicas.
 

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

A Câmara de Pesquisa do CLC desenvolve, de modo consistente, um número relevante de projetos, em sua maioria articulados a linhas de pesquisa e vinculados a grupos de pesquisa do CNPq. Há, no momento, diversos projetos de pesquisa em andamento, os quais contam com a participação de inúmeros alunos de graduação e pós-graduação. 
O Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado conta com duas áreas de concentração (Estudos da Linguagem e Literatura Comparada) e quatro linhas de pesquisa (Descrição e Análise dos Fenômenos Linguísticos, Ensino e Aprendizagem de Línguas,  Estudos de Intertextualidade e Estudos de Literatura e História).Nesse sentido também, existe no CLC uma forte integração entre os cursos de graduação e de pós-graduação stricto e lato sensu. Tal integração ocorre de diversas formas:

1) Atuação de todos os professores da Especialização e do Mestrado também na graduação.
2) Inclusão de alunos da graduação nas linhas de pesquisa desenvolvidas na pós-graduação.
3) Participação de professores pesquisadores da graduação em grupos de pesquisa do CNPq liderados por professores da Especialização e do Mestrado.
4) Organização de eventos científicos em parceria entre a graduação e a pós-graduação.

Acompanhamento de Egressos

 O ideal é poder acompanhar os profissionais formados pelo Curso e, através das informações registradas por nossos ex-alunos, identificar o índice de sucesso da instituição com base na inserção de seus egressos no mercado de trabalho.
A UFPel institui em 2016 uma “pesquisa do egresso” para proporcionar um diagnóstico que irá auxiliar na identificação de potenciais melhorias nos cursos de graduação e pós-graduação.
A partir do diagnóstico a ser extraído da Pesquisa do Egresso será possível planejar e promover a oferta de cursos de formação continuada adequada às necessidades profissionais de cada área de atuação. 

Matriz Curricular

2º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
17350028EDUCAÇÃO BRASILEIRA:ORGANIZ. E POLÍT.PÚBLICASObrigatória460
20000061FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA FRANCESA20000076 - LÍNGUA FRANCESA IObrigatória575
20000079LÍNGUA FRANCESA II20000076 - LÍNGUA FRANCESA IObrigatória7105
20000273LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE II20000265 - LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE IObrigatória575
20000269LINGÜÍSTICA GERALObrigatória575
20000293PANORAMA CULTURAL DA LIT. BRASILEIRA I20000267 - INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOSObrigatória575

3º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
17360021FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃOObrigatória460
20000062LÍNGUA FRANCESA III20000079 - LÍNGUA FRANCESA IIObrigatória7105
20000263LÍNGUA PORTUGUESA: MORFOLOGIA20000273 - LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE IIObrigatória575
20000118LINGÜÍSTICA APL. AO ENSINO DA LÍNGUA FRANCESA I20000079 - LÍNGUA FRANCESA IIObrigatória575
20000201LINGÜÍSTICA APLICADA AO ENSINO DA L PORTUGUESA20000166 - TEORIAS E PRÁTICAS DE LEITURAObrigatória575
20000294PANORAMA CULTURAL DA LIT. BRASILEIRA II20000293 - PANORAMA CULTURAL DA LIT. BRASILEIRA IObrigatória575
20000200SOCIOLINGÜÍSTICA20000269 - LINGÜÍSTICA GERALObrigatória575

4º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
20000290CRÍTICA LITERÁRIA20000294 - PANORAMA CULTURAL DA LIT. BRASILEIRA IIObrigatória575
20000114CULTURA E CIVILIZAÇÃO FRANCÓFONA20000062 - LÍNGUA FRANCESA IIIObrigatória575
20000134ENSINO DA LÍNGUA FRANCESA INSTRUMENTAL20000062 - LÍNGUA FRANCESA III20000118 - LINGÜÍSTICA APL. AO ENSINO DA LÍNGUA FRANCESA IObrigatória575
20000284LATIM BÁSICO I20000273 - LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE IIObrigatória575
20000109LÍNGUA FRANCESA IV20000062 - LÍNGUA FRANCESA IIIObrigatória7105
20000197LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIA20000263 - LÍNGUA PORTUGUESA: MORFOLOGIAObrigatória575
20000291LINGUÍSTICA TEXTUAL20000269 - LINGÜÍSTICA GERALObrigatória575

5º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
20000278ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA I20000197 - LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIAObrigatória575
20000292ENSINO DA LITERATURA20000290 - CRÍTICA LITERÁRIAObrigatória575
20000155ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO / LING. FRANCESA20000109 - LÍNGUA FRANCESA IVObrigatória230
20000303ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO / LING. PORT. E LIT.20000197 - LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIA20000290 - CRÍTICA LITERÁRIAObrigatória230
20000285LATIM BÁSICO II20000284 - LATIM BÁSICO IObrigatória575
20000084LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )Obrigatória460
20000110LÍNGUA FRANCESA V20000109 - LÍNGUA FRANCESA IVObrigatória7105
20000063LITERATURAS DE LÍNGUA FRANCESA I20000109 - LÍNGUA FRANCESA IV20000114 - CULTURA E CIVILIZAÇÃO FRANCÓFONAObrigatória575

6º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
20000249ESTÁGIO DE INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA LÍNG PORT E LIT20000303 - ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO / LING. PORT. E LIT.Obrigatória690
20000111LÍNGUA FRANCESA VI20000110 - LÍNGUA FRANCESA VObrigatória7105
20000115LITERATURAS DE LÍNGUA FRANCESA II20000110 - LÍNGUA FRANCESA V20000114 - CULTURA E CIVILIZAÇÃO FRANCÓFONAObrigatória575

7º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
20000050ESTÁGIO INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA L. FRANCESA20000111 - LÍNGUA FRANCESA VI20000155 - ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO / LING. FRANCESAObrigatória690
20000112LÍNGUA FRANCESA VII20000111 - LÍNGUA FRANCESA VIObrigatória7105
20000116LITERATURAS DE LÍNGUA FRANCESA III20000110 - LÍNGUA FRANCESA V20000114 - CULTURA E CIVILIZAÇÃO FRANCÓFONAObrigatória575

8º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
20000251ESTÁGIO DE REGÊNCIA / LÍNG PORT E LITERAT20000249 - ESTÁGIO DE INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA LÍNG PORT E LITObrigatória8120
20000051ESTÁGIO DE REGÊNCIA / LÍNGUA FRANCESA20000050 - ESTÁGIO INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA L. FRANCESA20000112 - LÍNGUA FRANCESA VIIObrigatória8120
20000113LÍNGUA FRANCESA VIII20000112 - LÍNGUA FRANCESA VIIObrigatória575
20000117LITERATURAS DE LÍNGUA FRANCESA IV20000110 - LÍNGUA FRANCESA V20000114 - CULTURA E CIVILIZAÇÃO FRANCÓFONAObrigatória575

Optativas

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
20000305ANÁLISE DO DISCURSO E LINGUÍSTICA TEXTUAL20000269 - LINGÜÍSTICA GERALOptativa460
20000133CULTURA E CIVILIZAÇÃO FRANCÓFONA II20000114 - CULTURA E CIVILIZAÇÃO FRANCÓFONAOptativa460
20000164DIDÁTICA EM LETRASOptativa575
20000119ENSINO DA LÍNGUA FRANCESA II20000118 - LINGÜÍSTICA APL. AO ENSINO DA LÍNGUA FRANCESA I20000134 - ENSINO DA LÍNGUA FRANCESA INSTRUMENTALOptativa460
20000279ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA II20000278 - ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA IOptativa575
20000189ESTUDOS DA LITERATURA BRASILEIRA: FICÇÃO20000267 - INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOSOptativa460
20000215ESTUDOS DA LITERATURA BRASILEIRA - POESIA20000294 - PANORAMA CULTURAL DA LIT. BRASILEIRA IIOptativa460
20000295ESTUDOS GRAMATICAIS IOptativa460
20000297ESTUDOS GRAMATICAIS II20000295 - ESTUDOS GRAMATICAIS IOptativa460
20000298ESTUDOS LITERÁRIOS II20000267 - INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOSOptativa460
20000274FICÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA I20000290 - CRÍTICA LITERÁRIAOptativa575
20000275FICÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA II20000290 - CRÍTICA LITERÁRIAOptativa575
05000103HISTÓRIA DA ARTE OCIDENTALOptativa460
20000204INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA POESIA HISPÂNICAOptativa460
20000301INTRODUÇÃO À TERMINOLOGIAOptativa460
20000286LEITURAS DIRIGIDAS: AUTORES E OBRAS20000290 - CRÍTICA LITERÁRIAOptativa575
20000282LÍNG PORTUG:PERSPECTIVA ESTILÍSTICO-DISCURSIVA20000197 - LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIAOptativa575
20000131LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS III ( LIBRAS III )20000084 - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )20000121 - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS II ( LIBRAS II )Optativa460
20000121LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS II ( LIBRAS II )20000084 - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )Optativa460
20000130LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS IV ( LIBRAS IV )20000121 - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS II ( LIBRAS II )20000131 - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS III ( LIBRAS III )Optativa460
20000246LÍNGUA E LITERATURA LATINA I20000285 - LATIM BÁSICO IIOptativa575
20000247LÍNGUA E LITERATURA LATINA II20000246 - LÍNGUA E LITERATURA LATINA IOptativa575
20000188LÍNGUA PORTUGUESA: PERSPECTIVA ESTILÍSTICA20000269 - LINGÜÍSTICA GERALOptativa460
20000272LÍNGUA PORTUGUESA: PERSPECTIVA HISTÓRICA20000197 - LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIAOptativa575
20000271LÍNGUA PORTUGUESA: SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA20000269 - LINGÜÍSTICA GERALOptativa575
20000055Linguística Aplicada e Ensino da Língua Francesa II20000118 - LINGÜÍSTICA APL. AO ENSINO DA LÍNGUA FRANCESA IOptativa230
20000245LINGUÍSTICA II20000269 - LINGÜÍSTICA GERALOptativa460
20000203LITERATURA E HISTÓRIAOptativa575
20000289NARRATIVA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA20000290 - CRÍTICA LITERÁRIAOptativa575
20000300NORMAS TÉCNICAS IOptativa460
20000306NORMAS TÉCNICAS II20000300 - NORMAS TÉCNICAS IOptativa460
20000167PANORAMA CULT. DAS LIT PORTUGUESA E AFRICANA20000290 - CRÍTICA LITERÁRIAOptativa575
20000315PESQUISA EM LETRAS IOptativa460
20000338PESQUISA EM LETRAS II20000315 - PESQUISA EM LETRAS IOptativa460
20000276POESIA EM LÍNGUA PORTUGUESA I20000290 - CRÍTICA LITERÁRIAOptativa575
20000171POESIA EM LÍNGUA PORTUGUESA II20000290 - CRÍTICA LITERÁRIAOptativa575
20000288POÉTICAS CONTEMPORÂNEAS NO BRASIL20000290 - CRÍTICA LITERÁRIAOptativa575
20000123PRÁTICA DE TRADUÇÃO EM LÍNGUA FRANCESA I20000111 - LÍNGUA FRANCESA VIOptativa345
20000124PRÁTICA DE TRADUÇÃO LÍNGUA FRANCESA II20000112 - LÍNGUA FRANCESA VIIOptativa345
20000264PRODUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITURA II20000266 - PRODUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITURA IOptativa575
20000287PRODUÇÃO DO TEXTO ACADÊMICOOptativa575
20000304PRODUÇÃO E REVISÃO DO TEXTO ACADÊMICOOptativa460
20000316PRODUÇÃO E REVISÃO DO TEXTO CRIATIVOOptativa460
20000314PRODUÇÃO E REVISÃO DO TEXTO JURÍDICOOptativa460
20000270PSICOLINGUÍSTICA20000197 - LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIAOptativa575
20000125RECEPÇÃO E PRODUÇÃO ESCRITA EM LÍNG FRANCESA20000111 - LÍNGUA FRANCESA VIOptativa345
20000122RECEPÇÃO E PRODUÇÃO ORAL EM LÍNGUA FRANCESA20000110 - LÍNGUA FRANCESA VOptativa345
20000299REVISÃO GRAMATICAL E LINGUÍSTICA 20000269 - LINGÜÍSTICA GERALOptativa460
20000277SOCIOLINGÜÍSTICA EDUCACIONAL20000200 - SOCIOLINGÜÍSTICAOptativa575
20000280TÓPICOS DE LITERATURA BRASILEIRA20000290 - CRÍTICA LITERÁRIAOptativa575
20000281TÓPICOS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO20000200 - SOCIOLINGÜÍSTICAOptativa575
20000318TRADUÇÃO: ASPECTOS TEÓRICOS20000245 - LINGUÍSTICA II20000297 - ESTUDOS GRAMATICAIS II20000298 - ESTUDOS LITERÁRIOS II20000301 - INTRODUÇÃO À TERMINOLOGIAOptativa460
20000340TRADUÇÃO - HISTÓRIA E ÉTICAOptativa460

Optativas

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
20000283ATIVIDADES COMPLEMENTARESObrigatória200

Professores que ministraram disciplinas no Curso nos últimos três semestres

Nome
ALFEU SPAREMBERGERCentro de Letras e Comunicação
ANA MARIA DA SILVA CAVALHEIROCentro de Letras e Comunicação
ANA PAULA NOBRE DA CUNHACentro de Letras e Comunicação
ANDREA CZARNOBAY PERROTCentro de Letras e Comunicação
ANTONIELLE CANTARELLI MARTINSCentro de Letras e Comunicação
AUGUSTO DARDECentro de Letras e Comunicação
CINTIA DA COSTA ALCANTARACentro de Letras e Comunicação
CLAUDIA LORENA VOUTO DA FONSECACentro de Letras e Comunicação
DAIANE NEUMANNCentro de Letras e Comunicação
FABIO BORTOLAZZO PINTOCentro de Letras e Comunicação
GIOVANA FERREIRA GONCALVESCentro de Letras e Comunicação
IMGART GRUTZMANNCentro de Letras e Comunicação
JANAINA CARDOSO BRUMCentro de Letras e Comunicação
JOAO LUIS PEREIRA OURIQUECentro de Letras e Comunicação
JOSSEMAR DE MATOS THEISENCentro de Letras e Comunicação
KAROL STEFANIE SOUZA GARCIACentro de Letras e Comunicação
LETICIA FONSECA RICHTHOFEN DE FREITASCentro de Letras e Comunicação
LUCIANA IOST VINHASCentro de Letras e Comunicação
LUCIANE BOTELHO MARTINSCentro de Letras e Comunicação
MARCIA DRESCHCentro de Letras e Comunicação
MARIA JOSE BLASKOVSKI VIEIRACentro de Letras e Comunicação
MARISTELA GONCALVES SOUSA MACHADOCentro de Letras e Comunicação
MARIZA PEREIRA ZANINICentro de Letras e Comunicação
PATRÍCIA DOS SANTOS SILVEIRACentro de Letras e Comunicação
PAULA BRANCO DE ARAUJO BRAUNERCentro de Letras e Comunicação
REJANE FLOR MACHADOCentro de Letras e Comunicação
TAIS BOPP DA SILVACentro de Letras e Comunicação

Turmas ofertadas em 2019 / 1

1º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
20000267 - INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS
Horários
ManhãTardeNoite
TER17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
QUI15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M13555
20000076 - LÍNGUA FRANCESA I
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
QUA17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M14026
20000265 - LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE I
Horários
ManhãTardeNoite
SEG15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
SEX17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M14026
20000266 - PRODUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITURA I
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
QUI17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M14026
20000166 - TEORIAS E PRÁTICAS DE LEITURA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
SEX15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M13555

3º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
20000062 - LÍNGUA FRANCESA III
Horários
ManhãTardeNoite
SEG15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M1350
20000263 - LÍNGUA PORTUGUESA: MORFOLOGIA
Horários
ManhãTardeNoite
QUA15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M1300
20000118 - LINGÜÍSTICA APL. AO ENSINO DA LÍNGUA FRANCESA I
Horários
ManhãTardeNoite
TER17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
QUI17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M1350
20000201 - LINGÜÍSTICA APLICADA AO ENSINO DA L PORTUGUESA
Horários
ManhãTardeNoite
SEX15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M1300
20000294 - PANORAMA CULTURAL DA LIT. BRASILEIRA II
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
TER15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1300
20000200 - SOCIOLINGÜÍSTICA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M1300

5º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
20000278 - ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA I
Horários
ManhãTardeNoite
TER17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
SEX15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1300
20000292 - ENSINO DA LITERATURA
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M1300
20000155 - ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO / LING. FRANCESA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
P1300
20000303 - ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO / LING. PORT. E LIT.
Horários
ManhãTardeNoite
SEG15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
P1300
20000285 - LATIM BÁSICO II
Horários
ManhãTardeNoite
QUI17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
SEX17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M1300
20000084 - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )
Horários
ManhãTardeNoite
QUA15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
T6300
20000110 - LÍNGUA FRANCESA V
Horários
ManhãTardeNoite
TER15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M1300
20000063 - LITERATURAS DE LÍNGUA FRANCESA I
Horários
ManhãTardeNoite
SEG17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
QUI15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1300

7º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
20000050 - ESTÁGIO INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA L. FRANCESA
Horários
ManhãTardeNoite
TER17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
QUA17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
P1300
20000112 - LÍNGUA FRANCESA VII
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M1300
20000116 - LITERATURAS DE LÍNGUA FRANCESA III
Horários
ManhãTardeNoite
SEG17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
QUA15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1300

Optativas

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
20000215 - ESTUDOS DA LITERATURA BRASILEIRA - POESIA
Horários
ManhãTardeNoite
QUA18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
T150
20000215 - ESTUDOS DA LITERATURA BRASILEIRA - POESIA
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T2100
20000188 - LÍNGUA PORTUGUESA: PERSPECTIVA ESTILÍSTICA
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T1100
20000167 - PANORAMA CULT. DAS LIT PORTUGUESA E AFRICANA
Horários
ManhãTardeNoite
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M190
20000270 - PSICOLINGUÍSTICA
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1100
20000122 - RECEPÇÃO E PRODUÇÃO ORAL EM LÍNGUA FRANCESA
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T1300
20000280 - TÓPICOS DE LITERATURA BRASILEIRA
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M180
20000280 - TÓPICOS DE LITERATURA BRASILEIRA
Horários
ManhãTardeNoite
QUI18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M250

Alunos Matriculados

Nome Ano de ingresso Semestre de ingresso
ANA CAROLINA MEDEIROS DE VITA SOARES20191
André Winter Noble20191
BRAYAN DENIS SOUZA XAVIER20191
CAMILA DOS SANTOS CRUZ20191
Camila Pilotto Figueiredo20191
CRISTIAN DA ROSA MASI20191
EMILI ALVES DE SOUZA20191
ESTER VALCACIO BARBOSA DOS SANTOS20191
FELIPE DE OLIVEIRA GARCIA20191
GILSON HARTWIG JUNIOR20191
HELENA FERREIRA KUHN20191
ISADORA VIANNA FARIAS20191
LAIS SILVA GARCIA20191
LILIAN BORGES DA SILVA20191
MARCELA OLIVEIRA PEREZ20191
MARIANA SOARES DA FONSECA20191
MARINA DE OLIVEIRA ROSA20191
MICHELE DA ROSA VILELA20191
Millaine de Souza Carvalho20191
NAIANE SOUZA DA CRUZ20191
NATHALLYN SIEBRE PIRES20191
PEDRO HENRIQUE ALENCAR DA SILVA20191
PERLA ROBERTA NOBRE COUTINHO20191
PRISCILA LUTZ SOARES MONKS20191
RAIANE LAIS ARRUDA DE OLIVEIRA20191
RODRIGO MOURA FAGUNDES20191
SANTIAGO BRETANHA FREITAS20191
STEPHANIE DA SILVA PEREIRA20191
STEPHANIE DOS SANTOS MACHADO20191
VITORIA YOLANDA DE CARVALHO20191

Alunos Egressos

Nome Ano de ingresso Ano de conclusão
GILNEI OLEIRO CORREA19921994
NIVIA SIMONE LIRA ESLABAO19911994
ADRIANA RAQUEL BUTZEN19931996
DANI RODRIGUES MOREIRA19931996
ELISANE PINTO DA SILVA19931996
MARIO LUIS STUDZINKI DOS REIS19931996
MARNE RODRIGUES DE RODRIGUES19921996
TARCISIO LOBATO KALTBACH19931996
VERA ALICE HOFFMANN BRUSCATTO19921996
CLAUDIA SUSANA DIAS CRESPI19931997
DORIS HELENA DE LA ROCHA LADEIRA19921997
SIMONE BILHALVA DOS SANTOS19931997
CLAUDIA LORENA DA FONSECA PINTOS19851998
CLAUDIA REGINA MINOSSI ROMBALDI19951998
PATRICIA ADNA ESCHEVANI TAKEHISA19951998
ROSANE ALVES ARAUJO19951998
ANA PAULA NOBRE DA CUNHA19951999
MARCIA DE VASCONCELOS PEREIRA19941999
ARLINDA SOARES LAMEIRAO19972000
CARLA SIQUEIRA UGOSKI19972000
GISELE MUNHOZ DO SACRAMENTO BOEIRA19922000
GRAZIELA BERNARDI19972000
JAQUELINE FONSECA DA FONSECA19972000
MARCELO GONI BRAGA19962000
MARIZA FERNANDA ZIGLIA BUENO19962000
SANDRA MARA DUTRA DA CUNHA19972000
ANA CRISTINA RODRIGUES OTTO19972001
HELOISA CANTARELI DA ROSA19982001
MARIA BACHINI HALFEN19982001
DANIELLE SILVEIRA DE ALMEIDA19992002
JORGE ANDRÉ NOGUEIRA ALVES19982002
MARIELAINE MARQUES JACQUES19982002
TATIANA CRISTINA RODRIGUES MAGALHÃES19992002
MARCOS RONEI PEVERADA FERNANDES19992003
MARISA ALCANTARA GOULART19992003
MARTTA JEANE DOS SANTOS SILVA19982003
RAISSA KEGLES TORRES19982003
SONIA MARA ROCHEDO FOSTER20002003
STELA MARINA NUNES DE CASTRO20002003
CAROLINA PEREIRA BARCELLOS20012004
DEIVIDI SILVA BLANK20022004
DOUGLAS FERREIRA DUTRA20022004
CAMILO CARDOSO HISE20022005
HANICA DINIZ PEREIRA20022005
IVANA DE MIRANDA GOMES20022005
JOSÉ ELINALDO RODRIGUES DE SOUSA20012005
MARLISE MAURENTE MACHADO20012005
NARDÂNIA DE MEDEIROS LOPES20022005
TATIANE BEATRIZ MORAES BRAHM20022005
ANA SANTOS MAIA20012006
DANIELE RODRIGUES TAVARES20022006
PABLO DIEGO NIEDERAUER BERNARDI20032006
TUIZE MENDES20022006
AMANDA IOOST DA COSTA20042008
JULIANA ISAURA AIRES DA ROCHA20052009
LUÍSA FORMOSO ASSUNÇÃO20042009
MÁRCIA ANDRÉA GOMES MACIEL20052009
RAFAEL DIAS FERREIRA20052009
SILVANE RIBEIRO GOVEIA20052009
FRANCINE REINHARDT ROMANO20072010
KAROL STEFANIE SOUZA GARCIA20072010
LISIANE WOLLMANN DE FRANCESCHI20062010
MURIEL DUARTE WASIELESKI20062010
PRISCILA MONTEIRO CHAVES20072010
RAFAEL PIRES CARUS20052010
CLAUDETE MARI DA COSTA MACEDO20082011
ISABELA DA SILVA MAZZINI20082011
VALÉRIA ROSA DA CRUZ20082011
ANA CLÁUDIA SAMPAIO MARTINS20092012
GRAZIELA SARAY SOLIDÁRIO20082012
JINGFANG YU20092012
LUIZA DE SOUZA HYPÓLITO20082012
RAFAEL COSTA MENDES20082012
THAIS GRAVATO KUNZE20092012
BRUNO BEHLING OLIVEIRA20082013
GIULIAN DA SILVA PINTO20102013
RENATA FERREIRA SILVEIRA E SILVA20092013
TAIANE MEIRELLES DAMACENO20102013
WILLIAM JOSÉ DA SILVA MARTINS20102013
BEATRIZ RIBEIRO BORGES20112014
BRUNA TEIXEIRA CORREA20112014
CAROLINA PEIXOTO PIOVESAN20112014
EDUARDA DA SILVEIRA MOURA20092014
FERNANDA MACHADO PLAMER20102014
JÚLIA COSTA MENDES20112014
LUA GILL DA CRUZ20102014
LUIZA ANDRADE LUZ NOGUEIRA DOS SANTOS20102014
THAMIRES DE CARVALHO MARCHEZINI20102014
GILSON RAMOS LOPES NETO20122015
LUÍSA ZANINI VARGAS20112015
INGRID ISLABÃO DA ROSA20122016
ISABELLE SILVEIRA MARQUES20132016
LUIZA VASSELAI DA VEIGA20112016
MARIA JOILMA FERREIRA DOS REIS20132016
MARIANA MÜLLER DE ÁVILA20122016
ADRIANO BELMUDES ANTUNES20112017
ALESSANDRA ZANIOL20122017
BRENDA DA SILVA RODRIGUES20132017
GRACIELE DE PAULA SANTOS CORDEIRO20142017

(*) Conceitos de curso:

(**) Vagas e formas de ingresso:

  • A0 - Ampla concorrência;
  • L1 - Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L2 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L5 - Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L6 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L9 - Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L10 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012
  • L13 - Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L14 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)

Localização e contatos

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