Nome do Curso / Conceitos (*)
Letras - Português e Francês
CC (2018)5
Nível / Grau
Graduação / Licenciatura
Modalidade
Presencial
Turno
VESPERTINO
Código UFPel
3610
Código e-MEC
1102187
Unidade
Coordenador
AC | LB_EP | LB_PCD | LB_PPI | LB_Q | LI_EP | LI_PCD | LI_PPI | LI_Q | VR | Total | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
NOTA DO ENEM 2024/1 | 11 | 1 | 1 | 3 | 1 | 2 | 1 | 3 | 23 |
AC | L01 | L02 | L05 | L06 | L09 | L10 | L13 | L14 | Total | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
PAVE 2024/1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 9 |
AC | LB_EP | LB_PCD | LB_PPI | LB_Q | LI_EP | LI_PCD | LI_PPI | LI_Q | Total | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
SISU 2024/1 | 12 | 1 | 1 | 3 | 1 | 2 | 1 | 3 | 24 |
Criação e Reconhecimento
Curso criado pela portaria 042 de 13 de janeiro de 1984.
Curso reconhecido pela Portaria nº 235 de 24/04/1989. Publicada na seção I do D.O.U. de 26/04/1989.
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 91 de 20/02/2019. Publicada na Seção 1, página 28 do D.O.U. de 22/02/2019.
Curso reconhecido pela Portaria nº 235 de 24/04/1989. Publicada na seção I do D.O.U. de 26/04/1989.
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 91 de 20/02/2019. Publicada na Seção 1, página 28 do D.O.U. de 22/02/2019.
Contextualização
O Curso de Letras da Universidade Federal de Pelotas, projetado pelo Departamento de Letras, do Instituto de Letras e Artes, ILA, foi criado através da Portaria n° 42, de 13 de janeiro de 1984 e reconhecido pelo Ministério da Educação através da Portaria n° 235/89. No ano de 2005, após o fim do vínculo com o ILA, foi criada a Faculdade de Letras com dois departamentos: o Departamento de Letras Vernáculas – DLV e o Departamento de Letras Estrangeiras – DLE.
De 1984 a 1990, o Curso, na modalidade licenciatura, funcionou com duas habilitações duplas – Português/Francês e Português/Inglês. A partir de 1991, passou a oferecer também uma licenciatura simples – Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, implantada pela Portaria n° 09, de 20 de julho de 1990, e, a partir de 1994, mais uma habilitação simples – Língua Espanhola e Literaturas de Língua espanhola - criada por ato do Magnífico Reitor Cesar Borges em 31 de agosto de 1993, depois de aprovada pelos conselhos da Universidade, em sessão do dia 19 de agosto de 1993.
Em maio de 2000, as habilitações Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Português/Francês e Português/Inglês foram recredenciadas, após serem inspecionadas por representantes do MEC responsáveis pela Avaliação das Condições de Oferta de Cursos na Área de Letras. A habilitação Língua Espanhola e Literaturas de Língua Espanhola não entrou nesse processo, já que só foram avaliados os cursos que participavam do Exame Nacional de Cursos (Provão) porque tinham habilitação em português.
Ainda no ano de 2000, através de processo de reformulação curricular aprovado pelo Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (COCEPE), deixou de ser oferecido ingresso no vestibular para a habilitação Português/Inglês e surge a habilitação simples Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa.
De 2001 a 2003, portanto, o Processo Seletivo de verão ofereceu ingresso para três habilitações simples – Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa, Língua Espanhola e Literaturas de Língua Espanhola, Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa – e para apenas uma habilitação dupla – Português/Francês.
Reflexões sobre o interesse em voltar a oferecer formação em Língua Portuguesa aos candidatos à área de Língua Inglesa, associadas às reflexões sobre o interesse em oferecer essa mesma formação aos candidatos da área de espanhol, fizeram surgir um novo quadro de possibilidades de cursos.
Em virtude da nova LDB, a vigorar a partir de 2004, fez-se necessária uma reformulação dos Cursos de Letras, a fim de atender às exigências da Lei, sobretudo quanto à carga horária de estágios, atividades práticas e atividades complementares. Àquela época, optou-se por cursos com duração de 10 semestres, com o intuito tanto de cumprir com os dispositivos da LDB como garantir ao aluno de Letras uma formação qualificada, nos aspectos teóricos, práticos e de atuação em estágios.
Assim, o Projeto Pedagógico 2003, em resumo, propunha: (a) a manutenção das quatro licenciaturas referidas acima, no parágrafo anterior, considerando-se, para o curso de inglês, apenas a modalidade licenciatura; (b) a volta da oferta no vestibular da licenciatura em Português e Inglês e Respectivas Literaturas; (c) a criação de nova licenciatura dupla de Português e Espanhol e Respectivas Literaturas; (d) o funcionamento, a partir do primeiro semestre de 2004, dos seis diferentes cursos, que passaram a ser designados, respectivamente, pelos seguintes nomes:
Licenciatura em Letras – Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
Licenciatura em Letras – Espanhol e Literaturas de Língua Espanhola
Licenciatura em Letras – Português e Literaturas de Língua Portuguesa
Licenciatura em Letras – Português e Inglês e Respectivas Literaturas
Licenciatura em Letras – Português e Francês e Respectivas Literaturas
Licenciatura em Letras – Português e Espanhol e Respectivas Literaturas
A partir de 2004, os professores dos Cursos de Letras promoveram várias reuniões com a finalidade de discutir a implantação dos novos currículos. Um dos aspectos que sempre se julgou problemático nos currículos que vigoraram em 2004 era a duração dos cursos em 10 semestres. Se à época da formulação do projeto julgou-se que a carga horária exigida por Lei só poderia ser executada em cinco anos, posteriormente, sobretudo a partir da observação do exemplo de reformas curriculares adotadas em outras IES, os professores do Curso de Letras entenderam que seria possível a redução dos cursos para quatro anos, sem ferir os dispositivos legais nem os princípios pedagógicos anteriormente definidos.
Paralelamente a essas discussões pedagógicas, que objetivavam a reformulação dos currículos em vigor desde 2004, a Faculdade de Letras deliberou pela adesão ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), proposto pelo Ministério da Educação. Nesta perspectiva, percebeu-se que a reforma curricular respondia positivamente às diretrizes administrativas e pedagógicas previstas pelo REUNI. Na mesma oportunidade, diante do desafio de ampliar o número de vagas ofertadas, a então Faculdade de Letras, Centro de Letras e Comunicação desde 2010, atendendo antigas reivindicações da comunidade e demandas acadêmicas, aprovou a criação de novos cursos.
Desde então, o Centro de Letras e Comunicação conta com a seguinte configuração de cursos:
Licenciatura em Letras – Português e Literaturas de Língua Portuguesa
Licenciatura em Letras – Português e Inglês e Respectivas Literaturas
Licenciatura em Letras – Português e Francês e Respectivas Literaturas
Licenciatura em Letras – Português e Espanhol e Respectivas Literaturas
Licenciatura em Letras – Português e Alemão e Respectivas Literaturas
Bacharelado em Letras – Habilitação em Redação e Revisão de Textos
Bacharelado em Letras – Habilitação em Tradução Inglês/Português
Bacharelado em Letras – Habilitação em Tradução Espanhol/Português
Bacharelado em Jornalismo
Em 2008 houve as seguintes alterações no Currículo: (i) extinção as habilitações simples de inglês e espanhol; (ii) ampliação do elenco de disciplinas optativas possibilitada pelo aumento do quadro docente e o consequente alargamento das áreas de pesquisa e extensão; (iii) inclusão da disciplina de Libras e consequente subtração da carga-horária mínima obrigatória e (iv) elaboração da nova política de estágios, cuja proposta é a formação de um professor cidadão, com um contato maior com sua comunidade e demais comunidades periféricas, que ultrapassem as fronteiras da rede regular de ensino.
As modificações explicitadas dinamizam o Curso, não alterando a essência do Projeto primeiro, que propunha uma consolidada base em Língua Estrangeira e suas Literaturas voltadas à formação de professores, assim como das áreas de Língua Portuguesa e Linguística, além de disciplinas optativas que contemplam os diversos interesses do acadêmico de Letras.
Além dos cursos de graduação acima listados, o CLC conta com uma pós-graduação lato sensu e uma stricto sensu.
O Curso de Pós-Graduação em Letras – Especialização –, criado em 1998, vem oferecendo anualmente vagas aos professores das redes municipal, estadual e federal de ensino da região sul do Rio Grande do Sul, e também a recém-graduados. Surge como desenvolvimento natural de cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos anteriormente: de 1998 a 2002, em Literatura Brasileira Contemporânea; a partir de 2002 em Leitura e Produção Textual, e desde 2006, em Literatura Comparada. A partir de 2007, o Curso passou a oferecer as áreas de concentração: Literatura Comparada e Linguística Aplicada, com 15 vagas anuais cada uma.
Tal Curso atende à demanda local através das linhas de pesquisa que buscam o aprofundamento e a atualização de conteúdos, métodos e técnicas de ensino nas áreas de Língua Portuguesa, Línguas Estrangeiras, Literatura e Linguística, considerando as perspectivas da educação continuada e da preparação para atividades em nível de especialização.
No ano de 2010, o Centro de Letras e Comunicação obteve a aprovação do curso de Mestrado pela CAPES, uma conquista da Direção e do grupo de professores que trabalharam para essa realização. O Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado conta com duas áreas de concentração (Estudos da Linguagem e Literatura Comparada) e quatro linhas de pesquisa (Descrição e Análise dos Fenômenos Linguísticos, Ensino e Aprendizagem de Línguas, Estudos de Intertextualidade e Estudos de Literatura e História). Cada área de concentração oferece 15 vagas anualmente. No ano de 2013 ocorreram as primeiras defesas de dissertação por parte dos alunos desse curso.
Depois de 25 anos funcionando em diversos prédios alugados, o CLC mudou-se para sua sede definitiva no Campus Porto em 2010 onde funcionam todos os cursos de graduação e pós-graduação.
Enquanto Centro, a estrutura vigente é composta por Direção, Câmara de Ensino, Câmara de Pesquisa, Câmara de Extensão, nove Colegiados de Curso e 11 áreas pedagógicas.
Em 2014, atendendo à solicitação do MEC para a padronização dos nomes dos cursos superiores no país, os cursos de Licenciatura passam a se denominar:
Licenciatura em Letras – Português
Licenciatura em Letras – Português e Inglês
Licenciatura em Letras – Português e Francês
Licenciatura em Letras – Português e Espanhol
Licenciatura em Letras – Português e Alemão
De 1984 a 1990, o Curso, na modalidade licenciatura, funcionou com duas habilitações duplas – Português/Francês e Português/Inglês. A partir de 1991, passou a oferecer também uma licenciatura simples – Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, implantada pela Portaria n° 09, de 20 de julho de 1990, e, a partir de 1994, mais uma habilitação simples – Língua Espanhola e Literaturas de Língua espanhola - criada por ato do Magnífico Reitor Cesar Borges em 31 de agosto de 1993, depois de aprovada pelos conselhos da Universidade, em sessão do dia 19 de agosto de 1993.
Em maio de 2000, as habilitações Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Português/Francês e Português/Inglês foram recredenciadas, após serem inspecionadas por representantes do MEC responsáveis pela Avaliação das Condições de Oferta de Cursos na Área de Letras. A habilitação Língua Espanhola e Literaturas de Língua Espanhola não entrou nesse processo, já que só foram avaliados os cursos que participavam do Exame Nacional de Cursos (Provão) porque tinham habilitação em português.
Ainda no ano de 2000, através de processo de reformulação curricular aprovado pelo Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (COCEPE), deixou de ser oferecido ingresso no vestibular para a habilitação Português/Inglês e surge a habilitação simples Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa.
De 2001 a 2003, portanto, o Processo Seletivo de verão ofereceu ingresso para três habilitações simples – Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa, Língua Espanhola e Literaturas de Língua Espanhola, Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa – e para apenas uma habilitação dupla – Português/Francês.
Reflexões sobre o interesse em voltar a oferecer formação em Língua Portuguesa aos candidatos à área de Língua Inglesa, associadas às reflexões sobre o interesse em oferecer essa mesma formação aos candidatos da área de espanhol, fizeram surgir um novo quadro de possibilidades de cursos.
Em virtude da nova LDB, a vigorar a partir de 2004, fez-se necessária uma reformulação dos Cursos de Letras, a fim de atender às exigências da Lei, sobretudo quanto à carga horária de estágios, atividades práticas e atividades complementares. Àquela época, optou-se por cursos com duração de 10 semestres, com o intuito tanto de cumprir com os dispositivos da LDB como garantir ao aluno de Letras uma formação qualificada, nos aspectos teóricos, práticos e de atuação em estágios.
Assim, o Projeto Pedagógico 2003, em resumo, propunha: (a) a manutenção das quatro licenciaturas referidas acima, no parágrafo anterior, considerando-se, para o curso de inglês, apenas a modalidade licenciatura; (b) a volta da oferta no vestibular da licenciatura em Português e Inglês e Respectivas Literaturas; (c) a criação de nova licenciatura dupla de Português e Espanhol e Respectivas Literaturas; (d) o funcionamento, a partir do primeiro semestre de 2004, dos seis diferentes cursos, que passaram a ser designados, respectivamente, pelos seguintes nomes:
Licenciatura em Letras – Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
Licenciatura em Letras – Espanhol e Literaturas de Língua Espanhola
Licenciatura em Letras – Português e Literaturas de Língua Portuguesa
Licenciatura em Letras – Português e Inglês e Respectivas Literaturas
Licenciatura em Letras – Português e Francês e Respectivas Literaturas
Licenciatura em Letras – Português e Espanhol e Respectivas Literaturas
A partir de 2004, os professores dos Cursos de Letras promoveram várias reuniões com a finalidade de discutir a implantação dos novos currículos. Um dos aspectos que sempre se julgou problemático nos currículos que vigoraram em 2004 era a duração dos cursos em 10 semestres. Se à época da formulação do projeto julgou-se que a carga horária exigida por Lei só poderia ser executada em cinco anos, posteriormente, sobretudo a partir da observação do exemplo de reformas curriculares adotadas em outras IES, os professores do Curso de Letras entenderam que seria possível a redução dos cursos para quatro anos, sem ferir os dispositivos legais nem os princípios pedagógicos anteriormente definidos.
Paralelamente a essas discussões pedagógicas, que objetivavam a reformulação dos currículos em vigor desde 2004, a Faculdade de Letras deliberou pela adesão ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), proposto pelo Ministério da Educação. Nesta perspectiva, percebeu-se que a reforma curricular respondia positivamente às diretrizes administrativas e pedagógicas previstas pelo REUNI. Na mesma oportunidade, diante do desafio de ampliar o número de vagas ofertadas, a então Faculdade de Letras, Centro de Letras e Comunicação desde 2010, atendendo antigas reivindicações da comunidade e demandas acadêmicas, aprovou a criação de novos cursos.
Desde então, o Centro de Letras e Comunicação conta com a seguinte configuração de cursos:
Licenciatura em Letras – Português e Literaturas de Língua Portuguesa
Licenciatura em Letras – Português e Inglês e Respectivas Literaturas
Licenciatura em Letras – Português e Francês e Respectivas Literaturas
Licenciatura em Letras – Português e Espanhol e Respectivas Literaturas
Licenciatura em Letras – Português e Alemão e Respectivas Literaturas
Bacharelado em Letras – Habilitação em Redação e Revisão de Textos
Bacharelado em Letras – Habilitação em Tradução Inglês/Português
Bacharelado em Letras – Habilitação em Tradução Espanhol/Português
Bacharelado em Jornalismo
Em 2008 houve as seguintes alterações no Currículo: (i) extinção as habilitações simples de inglês e espanhol; (ii) ampliação do elenco de disciplinas optativas possibilitada pelo aumento do quadro docente e o consequente alargamento das áreas de pesquisa e extensão; (iii) inclusão da disciplina de Libras e consequente subtração da carga-horária mínima obrigatória e (iv) elaboração da nova política de estágios, cuja proposta é a formação de um professor cidadão, com um contato maior com sua comunidade e demais comunidades periféricas, que ultrapassem as fronteiras da rede regular de ensino.
As modificações explicitadas dinamizam o Curso, não alterando a essência do Projeto primeiro, que propunha uma consolidada base em Língua Estrangeira e suas Literaturas voltadas à formação de professores, assim como das áreas de Língua Portuguesa e Linguística, além de disciplinas optativas que contemplam os diversos interesses do acadêmico de Letras.
Além dos cursos de graduação acima listados, o CLC conta com uma pós-graduação lato sensu e uma stricto sensu.
O Curso de Pós-Graduação em Letras – Especialização –, criado em 1998, vem oferecendo anualmente vagas aos professores das redes municipal, estadual e federal de ensino da região sul do Rio Grande do Sul, e também a recém-graduados. Surge como desenvolvimento natural de cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos anteriormente: de 1998 a 2002, em Literatura Brasileira Contemporânea; a partir de 2002 em Leitura e Produção Textual, e desde 2006, em Literatura Comparada. A partir de 2007, o Curso passou a oferecer as áreas de concentração: Literatura Comparada e Linguística Aplicada, com 15 vagas anuais cada uma.
Tal Curso atende à demanda local através das linhas de pesquisa que buscam o aprofundamento e a atualização de conteúdos, métodos e técnicas de ensino nas áreas de Língua Portuguesa, Línguas Estrangeiras, Literatura e Linguística, considerando as perspectivas da educação continuada e da preparação para atividades em nível de especialização.
No ano de 2010, o Centro de Letras e Comunicação obteve a aprovação do curso de Mestrado pela CAPES, uma conquista da Direção e do grupo de professores que trabalharam para essa realização. O Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado conta com duas áreas de concentração (Estudos da Linguagem e Literatura Comparada) e quatro linhas de pesquisa (Descrição e Análise dos Fenômenos Linguísticos, Ensino e Aprendizagem de Línguas, Estudos de Intertextualidade e Estudos de Literatura e História). Cada área de concentração oferece 15 vagas anualmente. No ano de 2013 ocorreram as primeiras defesas de dissertação por parte dos alunos desse curso.
Depois de 25 anos funcionando em diversos prédios alugados, o CLC mudou-se para sua sede definitiva no Campus Porto em 2010 onde funcionam todos os cursos de graduação e pós-graduação.
Enquanto Centro, a estrutura vigente é composta por Direção, Câmara de Ensino, Câmara de Pesquisa, Câmara de Extensão, nove Colegiados de Curso e 11 áreas pedagógicas.
Em 2014, atendendo à solicitação do MEC para a padronização dos nomes dos cursos superiores no país, os cursos de Licenciatura passam a se denominar:
Licenciatura em Letras – Português
Licenciatura em Letras – Português e Inglês
Licenciatura em Letras – Português e Francês
Licenciatura em Letras – Português e Espanhol
Licenciatura em Letras – Português e Alemão
Objetivos
Objetivos gerais do curso
- Proporcionar ao aluno uma formação linguística, pedagógica e literária que o capacite para atuar desde o Ensino Fundamental II e Ensino Médio até os cursos livres, ensino técnico e superior.
- Contribuir, através do ensino, da pesquisa e da extensão, para o desenvolvimento dos estudos linguísticos e literários, bem como da metodologia relacionada com o ensino de línguas e literaturas.
- Capacitar o aluno para que possa lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos orais e escritos.
- Conscientizar o aluno acerca da sua inserção na sociedade e do papel sociopolítico do professor de língua(s) e de literatura(s).
- Possibilitar ao aluno o domínio estrutural e funcional das línguas estudadas, nas suas manifestações orais e escritas, em termos de recepção e produção de textos.
- Conscientizar o aluno da existência de variedades linguísticas e culturais de ambos os idiomas.
- Despertar a consciência sobre a inter-relação entre os fatos histórico-sociais, socioculturais e as manifestações literárias, ampliando assim sua a visão de mundo.
- Estimular a reflexão teórica sobre as diferentes concepções de linguagem e os seus usos, bem como sobre a literatura enquanto forma de expressão cultural, artística e ideológica.
- Propiciar o uso de novas tecnologias relacionadas ao ensino.
- Fazer com que o aluno assuma sua formação acadêmico-profissional como processo contínuo, autônomo e permanente.
- Motivar o aluno a participar de projetos que articulem ensino, pesquisa e extensão.
Perfil do Egresso
O Curso de Letras proposto neste Projeto Pedagógico deverá proporcionar aos alunos condições que lhes favoreçam o desenvolvimento de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades necessárias para que se tornem professores de língua(s) e/ou literatura(s) capazes de:
- dominar o uso das línguas portuguesa e francesa, na modalidade culta, em manifestações orais e escritas e reconhecer suas variações e variedades regionais e sociais;
- compreender que a língua, produto e instrumento dos processos interlocutivos que se dão no interior de espaços sociais, apresenta “heterogeneidade sistemática” e uma gramática variável, capaz de aplicar os diferentes aspectos fonológicos, morfológicos e sistemáticos que se observam nas variedades tanto cultas quanto populares;
- empenhar-se no combate a todo e qualquer preconceito, entre eles o preconceito linguístico, que constrange a livre expressão e a atuação social das classes populares, tanto na aprendizagem quanto no ensino da língua padrão;
- aplicar teorias linguísticas à análise dos diversos níveis das línguas portuguesa e francesa;
- analisar obras representativas das literaturas em língua francesa e em língua portuguesa e estabelecer relações extratextuais com outros códigos e discursos, tendo em vista que estudos literários e linguísticos são indissociáveis, posto que a língua representa a dimensão histórica e ideológica da literatura, o código comum a todos os escritores de uma época, um horizonte delimitador do fazer literário;
- compreender que as obras literárias, longe de serem objetos de erudição, possibilitam, através dos tempos, a reflexão sobre as identidades culturais, a evolução das formas do saber e das sensibilidades, e a expressão individual dos estilos;
- dominar princípios técnico-metodológicos de ensino de línguas e literaturas que fundamentem atividades levadas à sala de aula, formas de avaliação e planejamento de curso;
- dominar os aspectos metalinguísticos relativos à língua e à literatura;
- analisar e utilizar criticamente materiais didáticos e paradidáticos;
- utilizar multimeios como recursos didáticos;
- executar planos de ação interdisciplinar;
- conscientizar-se de sua responsabilidade no processo de educação para a cidadania;
- conscientizar-se de que sua formação global e crítica deve ser um processo continuado e autônomo.
- desenvolver pesquisa nas áreas de letras, linguística e literatura, no âmbito dos diversos níveis de ensino e outros contextos.
Competências e habilidades
O Curso forma profissionais interculturalmente competentes, capazes de lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos oral e escrito, e conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com o outro.
O profissional em Letras: Português e Francês deve ter domínio do uso da Língua Portuguesa e Francesa em termos de sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais, além de ter consciência das variedades linguísticas e culturais. Deve ser capaz de refletir teoricamente sobre a linguagem, de fazer uso de novas tecnologias e de compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente. A pesquisa e a extensão, além do ensino, devem articular-se neste processo. O profissional deve, ainda, ter capacidade de reflexão crítica sobre os temas e questões relativas aos conhecimentos linguísticos e literários.
O profissional em Letras: Português e Francês deve ter domínio do uso da Língua Portuguesa e Francesa em termos de sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais, além de ter consciência das variedades linguísticas e culturais. Deve ser capaz de refletir teoricamente sobre a linguagem, de fazer uso de novas tecnologias e de compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente. A pesquisa e a extensão, além do ensino, devem articular-se neste processo. O profissional deve, ainda, ter capacidade de reflexão crítica sobre os temas e questões relativas aos conhecimentos linguísticos e literários.
Organização Curricular
Os conteúdos curriculares, as atividades práticas e de estágio da Licenciatura em Letras - Português e Francês organizam-se em eixos. A estrutura curricular por eixos redesenha o Curso de Letras, apontando pelo menos para duas direções significativas: (a) garante-se ao aluno uma formação melhor centrada nos aspectos teóricos e práticos específicos de sua formação; (b) propicia-se ao aluno a flexibilização e a interdisciplinaridade. O Eixo da Formação Complementar em Letras possibilita ao aluno a integralização de conteúdos e carga horária a partir das disciplinas “disciplinas Optativas A”, facultando ao acadêmico a complementação de seus estudos em áreas de maior interesse pessoal.
Além dessa modalidade de optativas, oferece-se ao aluno a possibilidade de cursar disciplinas cuja carga horária não é somada à carga horária obrigatória do curso, mas sim às horas relativas à formação livre ou opcional. Essas disciplinas são classificadas como “Optativas B” e compõem a “Formação Livre ou opcional”.
I Eixo da Língua Portuguesa, Linguística e Latim — LPLL
Conteúdos curriculares e atividades práticas que visam à aquisição de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades pertinentes às áreas da Língua Portuguesa, Linguística, Língua e Literatura Latina e Produção Textual.
II Eixo da Literatura em Língua Portuguesa — LIT
Conteúdos curriculares e atividades práticas que visam à aquisição de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades pertinentes às áreas da Teoria da Literatura, Crítica Literária, Literatura Comparada, Literatura Brasileira, Literaturas Portuguesa e Lusófonas.
III Eixo da Educação — EDUC
Conteúdos curriculares e atividades práticas que visam à aquisição de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades pertinentes às áreas de Pedagogia, Didática, Aprendizagem e Política de Ensino.
IV Eixo da Formação Pedagógica em Língua Portuguesa e Literatura — LPLIT
Conteúdos curriculares e atividades práticas que visam à aquisição de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades pertinentes à formação pedagógica do futuro docente de Língua Portuguesa e Literatura, com ênfase nas áreas da Leitura, Linguística Aplicada, Ensino da Língua Portuguesa e Ensino da Literatura.
V Eixo do Estágio em Língua Portuguesa e Literatura — ELPLIT
Práticas de ensino e atuação pedagógica, com ênfase na atuação profissional do docente de Língua Portuguesa e Literatura.
VI Eixo da Língua Estrangeira / Língua Francesa - LE
Conteúdos curriculares e atividades práticas que visam à aquisição de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades pertinentes às áreas da Língua e da Fonética e Fonologia de Língua Estrangeira.
VII Eixo da Formação Pedagógica em Língua Estrangeira e Literaturas/Língua Francesa — LELIT
Conteúdos curriculares e atividades práticas que visam à aquisição de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades pertinentes à formação pedagógica do futuro docente de Língua Estrangeira e Literaturas de Língua Estrangeiras, com ênfase na Linguística Aplicada e no ensino de língua e literaturas de língua estrangeira.
VIII Eixo do Estágio em Língua Estrangeira e Literatura/Língua Francesa — ELELIT
Práticas de ensino e atuação pedagógica, com ênfase na atuação profissional do docente de Língua Estrangeira e Literaturas.
IX Eixo da Literatura em Língua Estrangeira/Língua Francesa — LITLE
Conteúdos curriculares e atividades práticas que visam à aquisição de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades pertinentes às áreas da Cultura, Civilização e Literaturas de Língua Estrangeira.
X Eixo Curricular da Formação Complementar – CLET
Conteúdos curriculares e atividades práticas que visam à aquisição de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades pertinentes à área de Letras, com foco na Língua Portuguesa, Linguística, Latim e Literatura.
O fluxograma do curso pode ser encontrado no site do Curso de Letras - Português e Francês do CLC http://wp.ufpel.edu.br/frances/grade-curricular/
Além dessa modalidade de optativas, oferece-se ao aluno a possibilidade de cursar disciplinas cuja carga horária não é somada à carga horária obrigatória do curso, mas sim às horas relativas à formação livre ou opcional. Essas disciplinas são classificadas como “Optativas B” e compõem a “Formação Livre ou opcional”.
I Eixo da Língua Portuguesa, Linguística e Latim — LPLL
Conteúdos curriculares e atividades práticas que visam à aquisição de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades pertinentes às áreas da Língua Portuguesa, Linguística, Língua e Literatura Latina e Produção Textual.
II Eixo da Literatura em Língua Portuguesa — LIT
Conteúdos curriculares e atividades práticas que visam à aquisição de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades pertinentes às áreas da Teoria da Literatura, Crítica Literária, Literatura Comparada, Literatura Brasileira, Literaturas Portuguesa e Lusófonas.
III Eixo da Educação — EDUC
Conteúdos curriculares e atividades práticas que visam à aquisição de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades pertinentes às áreas de Pedagogia, Didática, Aprendizagem e Política de Ensino.
IV Eixo da Formação Pedagógica em Língua Portuguesa e Literatura — LPLIT
Conteúdos curriculares e atividades práticas que visam à aquisição de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades pertinentes à formação pedagógica do futuro docente de Língua Portuguesa e Literatura, com ênfase nas áreas da Leitura, Linguística Aplicada, Ensino da Língua Portuguesa e Ensino da Literatura.
V Eixo do Estágio em Língua Portuguesa e Literatura — ELPLIT
Práticas de ensino e atuação pedagógica, com ênfase na atuação profissional do docente de Língua Portuguesa e Literatura.
VI Eixo da Língua Estrangeira / Língua Francesa - LE
Conteúdos curriculares e atividades práticas que visam à aquisição de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades pertinentes às áreas da Língua e da Fonética e Fonologia de Língua Estrangeira.
VII Eixo da Formação Pedagógica em Língua Estrangeira e Literaturas/Língua Francesa — LELIT
Conteúdos curriculares e atividades práticas que visam à aquisição de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades pertinentes à formação pedagógica do futuro docente de Língua Estrangeira e Literaturas de Língua Estrangeiras, com ênfase na Linguística Aplicada e no ensino de língua e literaturas de língua estrangeira.
VIII Eixo do Estágio em Língua Estrangeira e Literatura/Língua Francesa — ELELIT
Práticas de ensino e atuação pedagógica, com ênfase na atuação profissional do docente de Língua Estrangeira e Literaturas.
IX Eixo da Literatura em Língua Estrangeira/Língua Francesa — LITLE
Conteúdos curriculares e atividades práticas que visam à aquisição de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades pertinentes às áreas da Cultura, Civilização e Literaturas de Língua Estrangeira.
X Eixo Curricular da Formação Complementar – CLET
Conteúdos curriculares e atividades práticas que visam à aquisição de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades pertinentes à área de Letras, com foco na Língua Portuguesa, Linguística, Latim e Literatura.
O fluxograma do curso pode ser encontrado no site do Curso de Letras - Português e Francês do CLC http://wp.ufpel.edu.br/frances/grade-curricular/
Procedimentos e metodologias de ensino
Partindo do pressuposto de que a sala de aula é um espaço de interação para a construção do conhecimento e para a reflexão sobre a transposição didática, é necessário que haja diversas formas de abordagem em relação ao trabalho desenvolvido nas diferentes disciplinas do Curso. As aulas podem acontecer por meio de exposições dialogadas, debates, seminários, apresentação e discussão de filmes e documentários, pesquisa bibliográfica e de campo, etc. A metodologia é pensada a partir das necessidades específicas de cada disciplina e de cada grupo de trabalho, buscando estimular o discente como sujeito de seu próprio processo de construção de conhecimento. Dessa forma, espera-se que o graduando desenvolva autonomia e senso crítico no trabalho com as diferentes linguagens.
Avaliação do ensino e da aprendizagem
Concebe-se o processo de ensino-aprendizagem como complexo e contínuo, o qual deve vincular a teoria à prática e a educação ao ensino, além de considerar aspectos éticos, sociais, psicológicos, filosóficos e políticos. Partindo dessa compreensão, os instrumentos de avaliação desse processo também são percebidos como contínuos e complexos.
As práticas avaliativas visam a diagnosticar os avanços e a detectar as dificuldades, para levar o discente a superar problemas e obstáculos nos processos de assimilação, construção e aplicação de conhecimentos, bem como no desenvolvimento das competências, habilidades, atitudes e posturas que promovam a inclusão social. Em outras palavras, as práticas avaliativas visam a diagnosticar “o saber, o saber fazer e o saber ser”, para promover o exercício consciente e competente da profissão de professor e da cidadania (BARROS, 2010, p. 12).
As avaliações são diversificadas e fundamentadas em critérios flexíveis às especificidades das diferentes disciplinas e áreas de conhecimento. Entre outros aspectos, visam a identificar interesses, aptidões, traços de personalidade e graus de envolvimento, para facilitar a aprendizagem e a aplicação dos conhecimentos através de atividades de ensino, pesquisa e extensão.
As avaliações do processo ensino-aprendizagem seguirão o disposto nos artigos 65, 66, 67, 68, 69 e 70 do Regulamento do Ensino de Graduação da UFPel. Acrescenta-se ainda que será considerado aprovado o aluno que, com pelo menos 75% de presenças na disciplina, obtiver média 7,0, resultado da soma e divisão pelo número de avaliações presenciais (no mínimo 2 e com o mesmo peso) realizadas durante o semestre e cujo peso será estabelecido pelo professor da disciplina. O aluno que não frequentar no mínimo 75% da disciplina será considerado reprovado, independentemente da média obtida. Aquele que tiver a frequência mínima e atingir a média entre 3,0 e 6,9 poderá prestar exame, que consistirá na realização de uma prova (peso dez) sobre o conteúdo desenvolvido no semestre. A nota do exame será somada à nota final do semestre e dividida por 2. O resultado para aprovação deverá ser igual ou superior a 5.
O docente apresenta à turma no início do período letivo os instrumentos, critérios e conceitos de avaliação, conforme o plano de ensino. Além disso, discute os resultados de cada avaliação parcial antes do próximo processo avaliativo, conforme o estipulado no artigo 67 do regulamento do ensino de graduação da UFPel.
O objetivo central dos processos de avaliação consiste na formação acadêmica e cidadã do discente, visando a sua emancipação social e profissional, a partir de reflexões sobre as práticas pedagógicas e o significado social do trabalho docente, levando-o a tomar decisões e a buscar alternativas, para atender às necessidades dos diferentes contextos socioculturais e educacionais.
A avaliação no Curso de Licenciatura em Letras - Português e Francês tem um caráter permanente e fundamenta-se nos planos de ensino e nas práticas sociais e pedagógicas dos professores, cujo papel é facilitar e mediar a aprendizagem e estimular o discente a desenvolver seus próprios meios de assimilação e aprendizagem. Parte-se do entendimento de que a avaliação da docência no ensino superior envolve questões éticas, ideológicas, políticas, culturais, didático-pedagógicas e técnicas. Além disso, deve voltar-se para o que a sociedade espera do futuro professorado e da educação institucionalizada, que deve acompanhar as constantes mudanças políticas, sociais e mercadológicas.
As práticas avaliativas visam a diagnosticar os avanços e a detectar as dificuldades, para levar o discente a superar problemas e obstáculos nos processos de assimilação, construção e aplicação de conhecimentos, bem como no desenvolvimento das competências, habilidades, atitudes e posturas que promovam a inclusão social. Em outras palavras, as práticas avaliativas visam a diagnosticar “o saber, o saber fazer e o saber ser”, para promover o exercício consciente e competente da profissão de professor e da cidadania (BARROS, 2010, p. 12).
As avaliações são diversificadas e fundamentadas em critérios flexíveis às especificidades das diferentes disciplinas e áreas de conhecimento. Entre outros aspectos, visam a identificar interesses, aptidões, traços de personalidade e graus de envolvimento, para facilitar a aprendizagem e a aplicação dos conhecimentos através de atividades de ensino, pesquisa e extensão.
As avaliações do processo ensino-aprendizagem seguirão o disposto nos artigos 65, 66, 67, 68, 69 e 70 do Regulamento do Ensino de Graduação da UFPel. Acrescenta-se ainda que será considerado aprovado o aluno que, com pelo menos 75% de presenças na disciplina, obtiver média 7,0, resultado da soma e divisão pelo número de avaliações presenciais (no mínimo 2 e com o mesmo peso) realizadas durante o semestre e cujo peso será estabelecido pelo professor da disciplina. O aluno que não frequentar no mínimo 75% da disciplina será considerado reprovado, independentemente da média obtida. Aquele que tiver a frequência mínima e atingir a média entre 3,0 e 6,9 poderá prestar exame, que consistirá na realização de uma prova (peso dez) sobre o conteúdo desenvolvido no semestre. A nota do exame será somada à nota final do semestre e dividida por 2. O resultado para aprovação deverá ser igual ou superior a 5.
O docente apresenta à turma no início do período letivo os instrumentos, critérios e conceitos de avaliação, conforme o plano de ensino. Além disso, discute os resultados de cada avaliação parcial antes do próximo processo avaliativo, conforme o estipulado no artigo 67 do regulamento do ensino de graduação da UFPel.
O objetivo central dos processos de avaliação consiste na formação acadêmica e cidadã do discente, visando a sua emancipação social e profissional, a partir de reflexões sobre as práticas pedagógicas e o significado social do trabalho docente, levando-o a tomar decisões e a buscar alternativas, para atender às necessidades dos diferentes contextos socioculturais e educacionais.
A avaliação no Curso de Licenciatura em Letras - Português e Francês tem um caráter permanente e fundamenta-se nos planos de ensino e nas práticas sociais e pedagógicas dos professores, cujo papel é facilitar e mediar a aprendizagem e estimular o discente a desenvolver seus próprios meios de assimilação e aprendizagem. Parte-se do entendimento de que a avaliação da docência no ensino superior envolve questões éticas, ideológicas, políticas, culturais, didático-pedagógicas e técnicas. Além disso, deve voltar-se para o que a sociedade espera do futuro professorado e da educação institucionalizada, que deve acompanhar as constantes mudanças políticas, sociais e mercadológicas.
Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação
A Câmara de Pesquisa do CLC desenvolve, de modo consistente, um número relevante de projetos, em sua maioria articulados a linhas de pesquisa e vinculados a grupos de pesquisa do CNPq. Há, no momento, diversos projetos de pesquisa em andamento, os quais contam com a participação de inúmeros alunos de graduação e pós-graduação.
1) Atuação de todos os professores da Especialização e do Mestrado também na graduação.
2) Inclusão de alunos da graduação nas linhas de pesquisa desenvolvidas na pós-graduação.
3) Participação de professores pesquisadores da graduação em grupos de pesquisa do CNPq liderados por professores da Especialização e do Mestrado.
4) Organização de eventos científicos em parceria entre a graduação e a pós-graduação.
O Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado conta com duas áreas de concentração (Estudos da Linguagem e Literatura Comparada) e quatro linhas de pesquisa (Descrição e Análise dos Fenômenos Linguísticos, Ensino e Aprendizagem de Línguas, Estudos de Intertextualidade e Estudos de Literatura e História).Nesse sentido também, existe no CLC uma forte integração entre os cursos de graduação e de pós-graduação stricto e lato sensu. Tal integração ocorre de diversas formas:
1) Atuação de todos os professores da Especialização e do Mestrado também na graduação.
2) Inclusão de alunos da graduação nas linhas de pesquisa desenvolvidas na pós-graduação.
3) Participação de professores pesquisadores da graduação em grupos de pesquisa do CNPq liderados por professores da Especialização e do Mestrado.
4) Organização de eventos científicos em parceria entre a graduação e a pós-graduação.
Acompanhamento de Egressos
O ideal é poder acompanhar os profissionais formados pelo Curso e, através das informações registradas por nossos ex-alunos, identificar o índice de sucesso da instituição com base na inserção de seus egressos no mercado de trabalho.
A UFPel institui em 2016 uma “pesquisa do egresso” para proporcionar um diagnóstico que irá auxiliar na identificação de potenciais melhorias nos cursos de graduação e pós-graduação.
A partir do diagnóstico a ser extraído da Pesquisa do Egresso será possível planejar e promover a oferta de cursos de formação continuada adequada às necessidades profissionais de cada área de atuação.
A UFPel institui em 2016 uma “pesquisa do egresso” para proporcionar um diagnóstico que irá auxiliar na identificação de potenciais melhorias nos cursos de graduação e pós-graduação.
A partir do diagnóstico a ser extraído da Pesquisa do Egresso será possível planejar e promover a oferta de cursos de formação continuada adequada às necessidades profissionais de cada área de atuação.
Matriz Curricular
1º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
20000739 | COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS EM LÍNGUA FRANCESA | Obrigatória | 4 | 60 |
17350028 | EDUCAÇÃO BRASILEIRA:ORGANIZ. E POLÍT.PÚBLICAS | Obrigatória | 4 | 60 |
20000473 | INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS GRAMATICAIS E LINGUÍSTICOS | Obrigatória | 4 | 60 |
20000476 | INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS | Obrigatória | 4 | 60 |
20000738 | LÍNGUA FRANCESA I | Obrigatória | 6 | 90 |
20000474 | PRODUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITURA EM LÍNGUA PORTUGUESA I | Obrigatória | 4 | 60 |
2º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
17360022 | FUND. SÓCIO-HISTÓRICO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO | Obrigatória | 4 | 60 |
20000740 | LÍNGUA FRANCESA II20000738 - LÍNGUA FRANCESA I20000739 - COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS EM LÍNGUA FRANCESA | Obrigatória | 6 | 90 |
20000662 | LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIA | Obrigatória | 4 | 60 |
20000741 | LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DA LÍNGUA FRANCESA I20000738 - LÍNGUA FRANCESA I20000739 - COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS EM LÍNGUA FRANCESA | Obrigatória | 4 | 60 |
20000664 | LINGUÍSTICA GERAL I | Obrigatória | 4 | 60 |
20000665 | LITERATURA BRASILEIRA I | Obrigatória | 4 | 60 |
3º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
17360021 | FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO | Obrigatória | 4 | 60 |
20000482 | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I (LIBRAS I) | Obrigatória | 4 | 60 |
20000742 | LÍNGUA FRANCESA III20000740 - LÍNGUA FRANCESA II | Obrigatória | 6 | 90 |
20000666 | LÍNGUA PORTUGUESA: MORFOLOGIA | Obrigatória | 4 | 60 |
20000743 | LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DA LÍNGUA FRANCESA II20000740 - LÍNGUA FRANCESA II20000741 - LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DA LÍNGUA FRANCESA I | Obrigatória | 4 | 60 |
20000667 | LINGUÍSTICA GERAL II20000664 - LINGUÍSTICA GERAL I | Obrigatória | 4 | 60 |
20000668 | LITERATURA BRASILEIRA II | Obrigatória | 4 | 60 |
4º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
20000746 | ESTUDOS DE CULTURAS FRANCÓFONAS20000742 - LÍNGUA FRANCESA III | Obrigatória | 4 | 60 |
20000745 | FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA FRANCESA20000742 - LÍNGUA FRANCESA III | Obrigatória | 4 | 60 |
20000744 | LÍNGUA FRANCESA IV20000742 - LÍNGUA FRANCESA III | Obrigatória | 6 | 90 |
20000669 | LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE I | Obrigatória | 4 | 60 |
20000671 | LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA | Obrigatória | 4 | 60 |
20000489 | LITERATURA BRASILEIRA III | Obrigatória | 4 | 60 |
20000672 | SOCIOLINGUÍSTICA | Obrigatória | 4 | 60 |
5º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
20000675 | ENSINO DA LITERATURA20000476 - INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS | Obrigatória | 4 | 60 |
20000674 | ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA I20000671 - LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA | Obrigatória | 4 | 60 |
20000747 | ESTÁGIO I – LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA20000671 - LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA | Obrigatória | 2 | 30 |
20000748 | LÍNGUA FRANCESA V20000744 - LÍNGUA FRANCESA IV | Obrigatória | 6 | 90 |
20000673 | LÍNGUA LATINA I | Obrigatória | 4 | 60 |
20000486 | LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE II20000669 - LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE I | Obrigatória | 4 | 60 |
20000749 | LITERATURAS DE LÍNGUA FRANCESA I20000744 - LÍNGUA FRANCESA IV20000746 - ESTUDOS DE CULTURAS FRANCÓFONAS | Obrigatória | 4 | 60 |
6º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
20000750 | ESTÁGIO II – LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA20000747 - ESTÁGIO I – LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA | Obrigatória | 6 | 90 |
20000751 | ESTÁGIO I – LÍNGUA FRANCESA20000743 - LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DA LÍNGUA FRANCESA II20000748 - LÍNGUA FRANCESA V | Obrigatória | 2 | 30 |
20000752 | LÍNGUA FRANCESA VI20000748 - LÍNGUA FRANCESA V | Obrigatória | 6 | 90 |
20000496 | LÍNGUA LATINA II20000673 - LÍNGUA LATINA I | Obrigatória | 4 | 60 |
20000753 | LITERATURAS DE LÍNGUA FRANCESA II20000748 - LÍNGUA FRANCESA V20000746 - ESTUDOS DE CULTURAS FRANCÓFONAS | Obrigatória | 4 | 60 |
20000677 | TEORIA E CRÍTICA LITERÁRIA20000476 - INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS | Obrigatória | 4 | 60 |
20000676 | TEORIAS DO TEXTO E DO DISCURSO | Obrigatória | 4 | 60 |
7º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
20000755 | ESTÁGIO II – LÍNGUA FRANCESA20000751 - ESTÁGIO I – LÍNGUA FRANCESA20000752 - LÍNGUA FRANCESA VI | Obrigatória | 6 | 90 |
20000756 | LÍNGUA FRANCESA VII20000752 - LÍNGUA FRANCESA VI | Obrigatória | 6 | 90 |
20000678 | LÍNGUA PORTUGUESA: SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA | Obrigatória | 4 | 60 |
20000502 | LITERATURA PORTUGUESA | Obrigatória | 4 | 60 |
20000757 | LITERATURAS DE LÍNGUA FRANCESA III20000748 - LÍNGUA FRANCESA V20000746 - ESTUDOS DE CULTURAS FRANCÓFONAS | Obrigatória | 4 | 60 |
20000754 | SEMINÁRIO DE PESQUISA I20000750 - ESTÁGIO II – LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA20000751 - ESTÁGIO I – LÍNGUA FRANCESA | Obrigatória | 4 | 60 |
8º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
20000760 | ESTÁGIO III– LÍNGUA FRANCESA20000755 - ESTÁGIO II – LÍNGUA FRANCESA20000756 - LÍNGUA FRANCESA VII | Obrigatória | 8 | 120 |
20000759 | ESTÁGIO III – LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA20000750 - ESTÁGIO II – LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA | Obrigatória | 8 | 120 |
20000761 | LÍNGUA FRANCESA VIII20000756 - LÍNGUA FRANCESA VII | Obrigatória | 6 | 90 |
20000680 | LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA | Obrigatória | 4 | 60 |
20000762 | LITERATURAS DE LÍNGUA FRANCESA IV20000748 - LÍNGUA FRANCESA V20000746 - ESTUDOS DE CULTURAS FRANCÓFONAS | Obrigatória | 4 | 60 |
20000758 | SEMINÁRIO DE PESQUISA II20000754 - SEMINÁRIO DE PESQUISA I | Obrigatória | 2 | 30 |
Optativas
Professores que ministraram disciplinas no Curso nos últimos três semestres
Turmas ofertadas em 2024 / 2
Versão do Currículo: 1007
4º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
20000290 - CRÍTICA LITERÁRIAProfessor responsável pela turma: JOAO LUIS PEREIRA OURIQUE Horários
| M1 | 15 | 42 | ||||||
20000114 - CULTURA E CIVILIZAÇÃO FRANCÓFONAProfessor responsável pela turma: RENATA LOPES ARAUJO Horários
| M1 | 20 | 9 | ||||||
20000134 - ENSINO DA LÍNGUA FRANCESA INSTRUMENTALProfessor responsável pela turma: RENATA LOPES ARAUJO Horários
| M1 | 20 | 9 | ||||||
20000284 - LATIM BÁSICO IProfessor responsável pela turma: PAULO RICARDO SILVEIRA BORGES Horários
| M1 | 16 | 46 | ||||||
20000109 - LÍNGUA FRANCESA IVProfessor responsável pela turma: MARISTELA GONCALVES SOUSA MACHADO Horários
| M1 | 20 | 11 | ||||||
20000197 - LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIAProfessor responsável pela turma: AMANDA CANTERLE BOCHETT Horários
| M1 | 15 | 41 | ||||||
20000291 - LINGUÍSTICA TEXTUALProfessor responsável pela turma: MARCIA DRESCH Horários
| M1 | 15 | 45 |
6º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
20000111 - LÍNGUA FRANCESA VIProfessor responsável pela turma: ANA MARIA DA SILVA CAVALHEIRO Horários
| M1 | 20 | 8 | ||||||
20000115 - LITERATURAS DE LÍNGUA FRANCESA IIProfessor responsável pela turma: MARISTELA GONCALVES SOUSA MACHADO Horários
| M1 | 20 | 8 |
8º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
20000251 - ESTÁGIO DE REGÊNCIA / LÍNG PORT E LITERATProfessor responsável pela turma: LUCIANE BOTELHO MARTINS | P1 | 5 | 5 | ||||||
20000113 - LÍNGUA FRANCESA VIIIProfessor responsável pela turma: RENATA LOPES ARAUJO Horários
| M1 | 20 | 8 | ||||||
20000117 - LITERATURAS DE LÍNGUA FRANCESA IVProfessor responsável pela turma: DEIVIDI SILVA BLANK Horários
| M1 | 20 | 9 |
Optativas
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
20000279 - ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA IIProfessor responsável pela turma: ANA PAULA NOBRE DA CUNHA Horários
| M1 | 8 | 26 | ||||||
20000458 - ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL (PLA)Professor responsável pela turma: HELENA VITALINA SELBACH Horários
| T1 | 8 | 39 | ||||||
20000215 - ESTUDOS DA LITERATURA BRASILEIRA - POESIAProfessor responsável pela turma: ALINE CUNHA DE ANDRADE SILVA Horários
| T1 | 2 | 34 | ||||||
20000274 - FICÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA IProfessor responsável pela turma: MITIZI DE MIRANDA GOMES Horários
| M1 | 11 | 34 | ||||||
20000286 - LEITURAS DIRIGIDAS: AUTORES E OBRASProfessor responsável pela turma: VIRGÍNEA NOVACK SANTOS DA ROCHA Horários
| M1 | 10 | 16 | ||||||
20000271 - LÍNGUA PORTUGUESA: SEMÂNTICA E PRAGMÁTICAProfessor responsável pela turma: JANAINA CARDOSO BRUM Horários
| M1 | 8 | 23 | ||||||
20000270 - PSICOLINGUÍSTICAProfessor responsável pela turma: TAIS BOPP DA SILVA Horários
| M1 | 5 | 31 |
Versão do Currículo: 1322 (ATUAL)
2º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
20000740 - LÍNGUA FRANCESA IIProfessor responsável pela turma: ISABELLA FERREIRA MOZZILLO Horários
| M1 | 20 | 10 | ||||||
20000662 - LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIAProfessor responsável pela turma: GIOVANA FERREIRA GONCALVES Horários
| T1 | 20 | 11 | ||||||
20000741 - LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DA LÍNGUA FRANCESA IProfessor responsável pela turma: ANA MARIA DA SILVA CAVALHEIRO Horários
| M1 | 20 | 11 | ||||||
20000664 - LINGUÍSTICA GERAL IProfessor responsável pela turma: DAIANE NEUMANN Horários
| T1 | 20 | 10 | ||||||
20000665 - LITERATURA BRASILEIRA IProfessor responsável pela turma: VIRGÍNEA NOVACK SANTOS DA ROCHA Horários
| T3 | 20 | 10 |
Optativas
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
20000215 - ESTUDOS DA LITERATURA BRASILEIRA - POESIAProfessor responsável pela turma: ALINE CUNHA DE ANDRADE SILVA Horários
| T1 | 2 | 34 |
Alunos Matriculados
Nome | Ano de ingresso | Semestre de ingresso |
---|---|---|
Amanda Nunes Moreira | 2024 | 2 |
Nanin Loustau Oyambure | 2024 | 2 |
Vladimir Aguilar Antunes | 2024 | 2 |
ALICE GARSKE ESCOBAR | 2024 | 1 |
CAROLINE SANCHES DIAS | 2024 | 1 |
GUSTAVO CONTREIRA ISLABAO | 2024 | 1 |
INDAYA ACUNHA RODRIGUES | 2024 | 1 |
KIONYS JAVIER PEREZ SUAREZ | 2024 | 1 |
LIANE VITORIA ESLABAO SIAS | 2024 | 1 |
LUCAS DE SOUZA SIMOES | 2024 | 1 |
RAISSA MAGALHAES MORAES | 2024 | 1 |
Jonatas Silva do Nascimento | 2023 | 2 |
Rita de Cássia de Souza Soares Ramos | 2023 | 2 |
AMANDA RAMIRES LUCCHETTA | 2023 | 1 |
CARLA GABRIELA MAGALHAES DE MORAIS | 2023 | 1 |
DIONATTAN ORTIZ NUNES | 2023 | 1 |
ERIOVAN APARECIDO TOLEDO DE MORAES | 2023 | 1 |
FERNANDA VIEIRA FERNANDES | 2023 | 1 |
GIOVANNA ROCHA PACHECO | 2023 | 1 |
GUILHERME VIEIRA DUARTE | 2023 | 1 |
ISABELLE DE BORBA MARRINHAS DE ABREU | 2023 | 1 |
LEONARDO GONCALVES TEIXEIRA | 2023 | 1 |
MÁRVIN MACHADO DOS SANTOS | 2023 | 1 |
NATHAN BATISTA SALES | 2023 | 1 |
PAULO EDUARDO SILVA LINS CAJAZEIRA | 2023 | 1 |
ROSA MARIA CARRASCO VIEIRA | 2023 | 1 |
YASMIN JOCASTA PEREIRA DO PRADO | 2023 | 1 |
HENRIQUE DE MATTOS GONCALVES | 2022 | 2 |
AIME VICTORIA DUTRA LUCAS | 2022 | 1 |
BARBARA CARDOZO CORREA | 2022 | 1 |
CARLOS EDUARDO NUNES AZZOLIN BARROS DE ALMEIDA | 2022 | 1 |
CAROLINA OLIVEIRA MACEDO | 2022 | 1 |
KAILANY BOLZONI DAMIANI | 2022 | 1 |
LARA SOUZA BORGES | 2022 | 1 |
Luiza Ribeiro Meirelles | 2022 | 1 |
REBECA DA FONSECA BARBOSA | 2022 | 1 |
BRUNA DA SILVA LOUZADA | 2021 | 2 |
JAQUELINE MACHADO DA SILVA | 2021 | 2 |
LUIZA MÜLLER DA ROSA | 2021 | 2 |
Nisia Marilane Martins Braz | 2021 | 2 |
ANDREA CLASEN GIMENES | 2021 | 1 |
ANGELICA MACKEDANZ MARON | 2021 | 1 |
CLARA BONFANTE DE BARROS | 2021 | 1 |
JEAN FRANCHESCO GONCALVES LUNKES | 2021 | 1 |
LUIZ GUSTAVO DE JESUS BARROSO | 2021 | 1 |
MATEUS ROCHA CAMARGO | 2021 | 1 |
BARBARA SILVA RODRIGUES | 2020 | 1 |
MARIANA SANTANA FALKOWSKI | 2020 | 1 |
RAFAELA SIQUEIRA LUCAS | 2020 | 1 |
SARA ARRUDA DE OLIVEIRA | 2020 | 1 |
Dirceu Arno Krüger Junior | 2019 | 2 |
FELIPE DE OLIVEIRA GARCIA | 2019 | 1 |
GILSON HARTWIG JUNIOR | 2019 | 1 |
LILIAN BORGES DA SILVA MAIA | 2019 | 1 |
THAYANE VASCONCELLOS DOS SANTOS DANTAS | 2018 | 2 |
CAMILA ZURCHIMITTEN BARBACHÃ | 2018 | 1 |
MARA KARAM DA CONCEIÇÃO | 2018 | 1 |
NARA BEATRIZ SCHUCH BORGES | 2017 | 1 |
ROBERTA TAVARES DA SILVA | 2017 | 1 |
Alunos Egressos
Nome | Ano de ingresso | Ano de conclusão |
---|---|---|
GILNEI OLEIRO CORREA | 1992 | 1994 |
NIVIA SIMONE LIRA ESLABAO | 1991 | 1994 |
ADRIANA RAQUEL BUTZEN | 1993 | 1996 |
DANI RODRIGUES MOREIRA | 1993 | 1996 |
ELISANE PINTO DA SILVA | 1993 | 1996 |
MARIO LUIS STUDZINKI DOS REIS | 1993 | 1996 |
MARNE RODRIGUES DE RODRIGUES | 1992 | 1996 |
TARCISIO LOBATO KALTBACH | 1993 | 1996 |
VERA ALICE HOFFMANN BRUSCATTO | 1992 | 1996 |
CLAUDIA SUSANA DIAS CRESPI | 1993 | 1997 |
DORIS HELENA DE LA ROCHA LADEIRA | 1992 | 1997 |
SIMONE BILHALVA DOS SANTOS | 1993 | 1997 |
CLAUDIA LORENA DA FONSECA PINTOS | 1985 | 1998 |
CLAUDIA REGINA MINOSSI ROMBALDI | 1995 | 1998 |
PATRICIA ADNA ESCHEVANI TAKEHISA | 1995 | 1998 |
ROSANE ALVES ARAUJO | 1995 | 1998 |
ANA PAULA NOBRE DA CUNHA | 1995 | 1999 |
MARCIA DE VASCONCELOS PEREIRA | 1994 | 1999 |
ARLINDA SOARES LAMEIRAO | 1997 | 2000 |
CARLA SIQUEIRA UGOSKI | 1997 | 2000 |
GISELE MUNHOZ DO SACRAMENTO BOEIRA | 1992 | 2000 |
GRAZIELA BERNARDI | 1997 | 2000 |
JAQUELINE FONSECA DA FONSECA | 1997 | 2000 |
MARCELO GONI BRAGA | 1996 | 2000 |
MARIZA FERNANDA ZIGLIA BUENO | 1996 | 2000 |
SANDRA MARA DUTRA DA CUNHA | 1997 | 2000 |
ANA CRISTINA RODRIGUES OTTO | 1997 | 2001 |
HELOISA CANTARELI DA ROSA | 1998 | 2001 |
MARIA BACHINI HALFEN | 1998 | 2001 |
ANDRÉ NOGUEIRA ALVES | 1998 | 2002 |
DANIELLE SILVEIRA DE ALMEIDA | 1999 | 2002 |
MARIELAINE MARQUES JACQUES | 1998 | 2002 |
TATIANA CRISTINA RODRIGUES MAGALHÃES | 1999 | 2002 |
MARCOS RONEI PEVERADA FERNANDES | 1999 | 2003 |
MARISA ALCANTARA GOULART | 1999 | 2003 |
MARTTA JEANE DOS SANTOS SILVA | 1998 | 2003 |
RAISSA KEGLES TORRES | 1998 | 2003 |
SONIA MARA ROCHEDO FOSTER | 2000 | 2003 |
STELA MARINA NUNES DE CASTRO | 2000 | 2003 |
CAROLINA PEREIRA BARCELLOS | 2001 | 2004 |
DEIVIDI SILVA BLANK | 2002 | 2004 |
DOUGLAS FERREIRA DUTRA | 2002 | 2004 |
CAMILO CARDOSO HISÉ RODRIGUES | 2002 | 2005 |
HANICA DINIZ PEREIRA | 2002 | 2005 |
IVANA DE MIRANDA GOMES | 2002 | 2005 |
JOSE ELINALDO RODRIGUES DE SOUSA | 2001 | 2005 |
MARLISE MAURENTE MACHADO | 2001 | 2005 |
NARDÂNIA DE MEDEIROS LOPES | 2002 | 2005 |
TATIANE BEATRIZ MORAES BRAHM | 2002 | 2005 |
ANA SANTOS MAIA | 2001 | 2006 |
DANIELE RODRIGUES TAVARES | 2002 | 2006 |
PABLO DIEGO NIEDERAUER BERNARDI | 2003 | 2006 |
TUIZE MENDES | 2002 | 2006 |
AMANDA IOOST DA COSTA | 2004 | 2008 |
JULIANA ISAURA AIRES DA ROCHA | 2005 | 2009 |
LUÍSA FORMOSO ASSUNÇÃO | 2004 | 2009 |
MÁRCIA ANDRÉA GOMES MACIEL | 2005 | 2009 |
RAFAEL DIAS FERREIRA | 2005 | 2009 |
SILVANE RIBEIRO GOVEIA | 2005 | 2009 |
FRANCINE REINHARDT ROMANO | 2007 | 2010 |
KAROL STEFANIE SOUZA GARCIA | 2007 | 2010 |
LISIANE WOLLMANN DE FRANCESCHI | 2006 | 2010 |
MURIEL DUARTE WASIELESKI | 2006 | 2010 |
PRISCILA MONTEIRO CHAVES | 2007 | 2010 |
RAFAEL PIRES CARUS | 2005 | 2010 |
CLAUDETE MARI DA COSTA MACEDO | 2008 | 2011 |
ISABELA DA SILVA MAZZINI | 2008 | 2011 |
VALÉRIA ROSA DA CRUZ | 2008 | 2011 |
ANA CLÁUDIA SAMPAIO MARTINS | 2009 | 2012 |
GRAZIELA SARAY SOLIDÁRIO | 2008 | 2012 |
JINGFANG YU | 2009 | 2012 |
LUIZA DE SOUZA HYPÓLITO | 2008 | 2012 |
RAFAEL COSTA MENDES | 2008 | 2012 |
THAIS GRAVATO KUNZE | 2009 | 2012 |
BRUNO BEHLING OLIVEIRA | 2008 | 2013 |
GIULIAN DA SILVA PINTO | 2010 | 2013 |
Renata Ferreira Silveira e Silva | 2009 | 2013 |
TAIANE MEIRELLES DAMACENO | 2010 | 2013 |
WILLIAM JOSÉ DA SILVA MARTINS | 2010 | 2013 |
BEATRIZ RIBEIRO BORGES | 2011 | 2014 |
BRUNA TEIXEIRA CORRÊA | 2011 | 2014 |
CAROLINA PEIXOTO PIOVESAN | 2011 | 2014 |
EDUARDA DA SILVEIRA MOURA | 2009 | 2014 |
FERNANDA MACHADO PLAMER | 2010 | 2014 |
JÚLIA COSTA MENDES | 2011 | 2014 |
LUA GILL DA CRUZ | 2010 | 2014 |
LUIZA ANDRADE LUZ NOGUEIRA DOS SANTOS | 2010 | 2014 |
Thamires de Carvalho Marchezini | 2010 | 2014 |
GILSON RAMOS LOPES NETO | 2012 | 2015 |
LUÍSA ZANINI VARGAS | 2011 | 2015 |
INGRID ISLABÃO DA ROSA | 2012 | 2016 |
ISABELLE SILVEIRA MARQUES | 2013 | 2016 |
LUIZA VASSELAI DA VEIGA | 2011 | 2016 |
MARIA JOILMA FERREIRA DOS REIS | 2013 | 2016 |
MARIANA MÜLLER DE ÁVILA | 2012 | 2016 |
ADRIANO BELMUDES ANTUNES | 2011 | 2017 |
ALESSANDRA ZANIOL | 2012 | 2017 |
BRENDA DA SILVA RODRIGUES | 2013 | 2017 |
GRACIELE DE PAULA SANTOS CORDEIRO | 2014 | 2017 |
CARINA PEIXOTO MACIEL | 2013 | 2018 |
ERIVELTON DE LIMA DA CRUZ | 2014 | 2018 |
IAN GILL DE MELLO | 2014 | 2018 |
ISABELLA DE PAIVA GONÇALVES DO CARMO | 2014 | 2018 |
LARISSA D'AVILA BIANCHI | 2014 | 2018 |
RAFAEL FELIPE DOS SANTOS | 2015 | 2018 |
SHAIANE DA SILVA NEVES | 2015 | 2018 |
VINICIUS BORGES DE ALMEIDA | 2015 | 2018 |
Cristian Borba da Silveira | 2016 | 2019 |
JOÃO HENRIQUE BARBOSA SANTOS | 2013 | 2019 |
LETÍCIA SILVEIRA DE OLIVEIRA | 2015 | 2019 |
LUCAS ZANELLA DE OLIVEIRA | 2016 | 2019 |
MARIANA LUÍZA NEY PRADO | 2013 | 2019 |
BARBARA MALDONADO BARBOSA DA SILVA | 2016 | 2020 |
BEATRIZ HYGINO DIADAMO | 2015 | 2020 |
FERNANDA SILVESTRE DA SILVA | 2017 | 2020 |
ISABELLA ORLANDINI SARACCHINI | 2016 | 2020 |
JAQUELINE GARCIA MACHADO | 2013 | 2020 |
MAURICIO GIORDANO RIBEIRO | 2016 | 2020 |
NATÁLIA ARGOUD DIAS | 2017 | 2020 |
STEPHANY MACHADO BARBOSA | 2017 | 2020 |
CHRISTOPHER RIVE ST VIL | 2018 | 2021 |
LILIAN BECKER OLIVEIRA | 2018 | 2022 |
MARIA EDUARDA DE SOUZA VELHO | 2018 | 2022 |
Ana Beatriz Reinoso Rosse | 2018 | 2023 |
CAMILA PILOTTO FIGUEIREDO | 2019 | 2023 |
CRISTIAN DA ROSA MASI | 2019 | 2023 |
HELENA FERREIRA KUHN | 2019 | 2023 |
LAIZ SANTOS DO NASCIMENTO | 2015 | 2023 |
LUIZA PEREIRA HOLBIG | 2018 | 2023 |
MICHELE DA ROSA VILELA URRUTIA | 2019 | 2023 |
TALITA PAPINI DE BRITO | 2017 | 2023 |
THALISSON DOS SANTOS | 2018 | 2023 |
(*) Conceitos de curso:
(**) Formas de ingresso:
AC | Ampla concorrência |
LB_EP | Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PCD | Candidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_EP | Candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PCD | Candidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
VR | Vaga reservada |
AC | Ampla concorrência |
L01 | Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L02 | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L05 | Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L06 | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L09 | Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L10 | Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012) |
L13 | Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L14 | Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
AC | Ampla concorrência |
LB_EP | Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PCD | Candidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_EP | Candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PCD | Candidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
Localização e contatos
- Rua Gomes Carneiro, 1 Anexo B
96010-610 Pelotas, Rio Grande do Sul - Horário de Atendimento:
Das 10 às 22 horas - (53) 3921-1391
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