Nome da Atividade
TÓPICOS DE LITERATURA BRASILEIRA
CÓDIGO
20000547
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina parte do princípio de que os Direitos Humanos e a construção da cidadania através do pensamento democrático e da liberdade de ideias são elementos fundamentais para o processo formativo. Dentro desse contexto é que se desenvolvem as relações entre literatura (com a sua diversidade conceitual) e as questões étnico-raciais, de gênero, sobre a sexualidade; tudo isso marcado pelo respeito às diferenças e aos recursos naturais que não são exclusividade de uma única geração. Nesse sentido, o componente curricular Tópicos de literatura brasileira estuda e discute temas, obras, autores e tendências da literatura brasileira, na intersecção com as questões da atualidade, vale dizer, da diversidade cultural brasileira como aspecto inerente à formação de um profissional capaz de compreender os fenômenos da contemporaneidade.

Objetivos

Objetivo Geral:

Propiciar ao aluno o estudo e a discussão de temas, obras, autores e tendências da literatura brasileira a partir dos anos 70, através de recortes epistemológicos sugeridos no programa.

Conteúdo Programático

Tópicos sugeridos: Literatura Brasileira dos Anos 70; Literatura Regional; Literatura Feminina; Literatura Negra; Literatura Popular; Literatura Infanto-Juvenil; Literatura Marginal; Vida literária on line.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • De acordo com o tópico escolhido.

Bibliografia Complementar:

  • De acordo com o tópico escolhido.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
TÓPICOS DE LITERATURA BRASILEIRA Letras - Português (Licenciatura - Noturno)

Página gerada em 04/12/2020 11:46:52 (consulta levou 0.163612s)