Nome da Atividade
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO E ENSINO
CÓDIGO
20000537
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

As Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas ao ensino de línguas; O Uso das TIC e os Novos Paradigmas Educacionais: a Internet e o Ensino; As TIC e o Fazer Docente; O Ensino na educação básica e a Mediação Pedagógica através das TIC.

Objetivos

Objetivo Geral:

Proporcionar uma reflexão sobre as TIC no processo de ensino e de aprendizagem na educação básica.

Conteúdo Programático

• Metodologias de ensino e de aprendizagem em contexto digital
• Formação de professor e novas tecnologias
• Leitura e escrita no contexto digital
• Suporte tecnológico para apresentações orais: explorando o \PowerPoint
• Hipertextualidade; elaboração de páginas pessoais para a internet: Blogs
• Elaboração de aulas interativas, utilizando o computador como ferramenta
• Webquest como recurso pedagógico
• O Vídeo e as redes sociais na sala de aula

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • KENSKI, V. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007. MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas, São Paulo: Papirus, 2009. SILVA, Ezequiel Theodoro (Coord.). A leitura nos oceanos da internet. São Paulo: Cortez, 2003.

Bibliografia Complementar:

  • ARAÚJO.J.C. (Org.). Internet & Ensino: novos gêneros, outros desafios. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007. BELLONI, M. L. O que é Mídia – Educação? Campinas: Autores Associados, 2001 MORAN, J.M.; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2010. PEREIRA, A. T. C. Ambientes virtuais de aprendizagem em diferentes contextos. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda, 2007. TORI, Romero. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distância em ensino e aprendizagem. São Paulo: Editora Senac SP, 2010.

Página gerada em 04/12/2020 12:33:17 (consulta levou 0.096171s)