Nome da Disciplina
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PEDAGOGIA DA DIFERENÇA
CÓDIGO
17360009
Carga Horária
60 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Aborda os fundamentos da Educação Especial, analisando sua constituição como campo de saber sobre as alteridades deficientes. Problematiza os significados da normalidade e os discursos que produzem o “outro” e o “mesmo” na Educação. Analisa as recomendações e proposições da Política de Educação Inclusiva e suas implicações nas práticas educacionais nos espaços escolares.

Objetivos

Objetivo Geral:

Geral:
Proporcionar a aproximação ao campo da chamada Educação Especial, problematizando os diferentes discursos que permeiam a Educação e as Ciências Humanas e Sociais e que fundamentam as atuais diretrizes educacionais na perspectiva da educação inclusiva.

Específicos:
- Analisar os fundamentos da Educação Especial em suas implicações históricas, sociais, culturais e educacionais;
- Problematiza a constituição da anormalidade no discursos científico e educacional e as formas de nomeação e classificação que inventam a alteridade deficiente;
- Proporcionar aos alunos e às alunas uma aproximação às práticas educacionais pensadas e organizadas a partir da diferença, com ênfase nas necessidades educacionais especiais;
- Analisar o currículo e as possibilidades de uma pedagogia da diferença.

 

Objetivos Específicos:

- Analisar os fundamentos da Educação Especial em suas
implicações históricas, sociais, culturais e educacionais;
- Problematiza a constituição da anormalidade no discursos científico
e educacional e as formas de nomeação e classificação que
inventam a alteridade deficiente;
- Proporcionar aos alunos e às alunas uma aproximação às práticas
educacionais pensadas e organizadas a partir da diferença, com
ênfase nas necessidades educacionais especiais;
- Analisar o currículo e as possibilidades de uma pedagogia da
diferença.

Conteúdo Programático

A emergência da Educação Especial e a constituição de um campo de saber sobre a alteridade deficiente

- A Educação Especial e seus campos de saberes.
- A constituição da anormalidade: os usos escolares da diversidade e da diferença.
- As representações sociais do “outro” e do “mesmo”.

Educação Especial e Educação Inclusiva

- Implicações dos textos legais (internacionais e nacionais) na constituição da Política de Educação Inclusiva.
- A Política Nacional de Educação Inclusiva: estratégias de implementação nas redes de ensino.
- Os sujeitos da Educação Especial – as necessidades educacionais especiais e as condições pedagógicas, sociais e culturais na organização do espaço educativo.

Possibilidades da Pedagogia da Diferença

- O currículo na/para a diferença e a perspectiva da Educação Inclusiva.
- Adaptações curriculares ou novas formas de pensar a escola.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRASIL (2008). Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Inclusão, v.4, n.1, p. 7-17, 2008.
  • CARVALHO, Rosita Edler. Removendo barreiras para a aprendizagem. 4.ed. Porto Alegre: Mediação, 2004.
  • GOMES, M. (Org.). Construindo as trilhas para a inclusão, Petrópolis: Editora Vozes, 2009.
  • LARROSA, Jorge; SKLIAR, Carlos. Habitantes de Babel. Políticas e poéticas da diferença. Belo Horizonte: Autêntica, 2001, p. 105 – 118.
  • STAINBACK, S.; STAINBACK, W. Inclusão - Um guia para Educadores. Trad. M. Lopes. Porto Alegre: Artmed, 2007.

Bibliografia Complementar:

  • BEYER, Hugo Otto. A inclusão e avaliação na escola de alunos com necessidades educacionais especiais. Porto Alegre: Mediação, 2005.
  • CARVALHO, Rosita Edler. Educação Inclusiva. Com os pingos nos “is”. 3.ed. Porto Alegre: Mediação, 2005.
  • MIRANDA, A.A.B. Educação especial no Brasil: Desenvolvimento histórico. Cadernos de História da Educação, n. 7, 2008.
  • RODRIGUES, David (org). Inclusão e Educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo/SP: Summus, 2006.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
T1 2019 / 2 20 20 Pedagogia (Licenciatura)
Horários
ManhãTardeNoite
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
SIGLIA PIMENTEL HOHER CAMARGO
Professor responsável pela turma

T2 2019 / 2 42 35 Todos Os Cursos
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
MADALENA KLEIN
Professor responsável pela turma

T3 2019 / 2 40 33 Todos Os Cursos
Horários
ManhãTardeNoite
TER19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
MADALENA KLEIN
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PEDAGOGIA DA DIFERENÇA Pedagogia (Licenciatura)
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PEDAGOGIA DA DIFERENÇA Pedagogia (Licenciatura - Noturno)
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PEDAGOGIA DA DIFERENÇA História (Licenciatura - Noturno)
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PEDAGOGIA DA DIFERENÇA Química (Licenciatura)

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