AC | LB_EP | LB_PCD | LB_PPI | LB_Q | LI_EP | LI_PCD | LI_PPI | LI_Q | VR | Total | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
NOTA DO ENEM 2024/1 | 13 | 2 | 1 | 3 | 1 | 2 | 1 | 3 | 26 |
AC | L01 | L02 | L05 | L06 | L09 | L10 | L13 | L14 | Total | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
PAVE 2024/1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 9 |
AC | LB_EP | LB_PCD | LB_PPI | LB_Q | LI_EP | LI_PCD | LI_PPI | LI_Q | Total | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
SISU 2024/1 | 12 | 1 | 1 | 3 | 1 | 2 | 1 | 3 | 24 |
Curso reconhecido pela Portaria nº 75 de 10/02/2017. Publicada na Seção 1, página 26 do D.O.U de 13/02/2017.
Contextualização
Objetivos
- Proporcionar ao aluno uma formação linguística, pedagógica e literária que o capacite para atuar desde o Ensino Fundamental II e Ensino Médio até os cursos livres, ensino técnico e superior.
- Contribuir, através do ensino, da pesquisa e da extensão, para o desenvolvimento dos estudos linguísticos e literários, bem como da metodologia relacionada com o ensino de línguas e literaturas.
- Capacitar o aluno para que possa lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos orais e escritos.
- Conscientizar o aluno acerca da sua inserção na sociedade e do papel sociopolítico do professor de língua(s) e de literatura(s).
- Possibilitar ao aluno o domínio estrutural e funcional das línguas estudadas, nas suas manifestações orais e escritas, em termos de recepção e produção de textos.
- Conscientizar o aluno da existência de variedades linguísticas e culturais de ambos os idiomas.
- Despertar a consciência sobre a inter-relação entre os fatos histórico-sociais, socioculturais e as manifestações literárias, ampliando assim sua a visão de mundo.
- Estimular a reflexão teórica sobre as diferentes concepções de linguagem e os seus usos, bem como sobre a literatura enquanto forma de expressão cultural, artística e ideológica.
- Propiciar o uso de novas tecnologias relacionadas ao ensino.
- Fazer com que o aluno assuma sua formação acadêmico-profissional como processo contínuo, autônomo e permanente.
- Motivar o aluno a participar de projetos que articulem ensino, pesquisa e extensão.
Perfil do Egresso
a)dominar o uso das línguas portuguesa e alemã, na modalidade culta, em manifestações orais e escritas;
b)compreender que a língua, produto e instrumento dos processos interlocutivos que se dão no interior de espaços sociais, apresenta “heterogeneidade sistemática” e uma gramática variável, capaz de aplicar os diferentes aspectos fonológicos, morfológicos e sistemáticos que se observam nas variedades tanto cultas quanto populares;
c)empenhar-se no combate a todo e qualquer preconceito, em especial o preconceito linguístico, que constrange a livre expressão e a atuação social das classes populares, tanto na aprendizagem quanto no ensino da língua padrão;
d)dominar o uso da língua alemã, na modalidade culta, em manifestações orais e escritas e reconhecer as variações regionais e sociais;
e)aplicar teorias linguísticas à análise dos diversos níveis das línguas portuguesa e alemã;
f)analisar obras representativas das literaturas em língua alemã e em língua portuguesa, como forma de conhecimento de culturas diversas, de engajamento social, de punição, de compreensão de sentimentos, paixões e comportamentos humanos, que possam concorrer para o desenvolvimento da sensibilidade ética e estética;
g)dominar princípios técnico-metodológicos de ensino de línguas e literaturas que fundamentem atividades levadas à sala de aula, formas de avaliação e planejamento de curso;
h)analisar e utilizar criticamente materiais didáticos e paradidáticos;
i)utilizar multimeios como recursos didáticos;
j)executar planos de ação interdisciplinar;
k)conscientizar-se de sua responsabilidade no processo de educação para a cidadania;
l)conscientizar-se de que sua formação global e crítica deve ser um processo continuado e autônomo.
Competências e habilidades
O Curso de Licenciatura em Letras – Português e Alemão e Respectivas Literaturas, de acordo com a proposta de seu Projeto Pedagógico atual, deverá proporcionar aos alunos condições que lhes favoreçam o desenvolvimento de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades necessárias para que se tornem professores de língua (s) e/ou literatura (s) capazes de:
a) dominar o uso da língua portuguesa, na modalidade culta, em manifestações orais e escritas;
b) compreender que a língua, produto e instrumento dos processos interlocutivos que se dão no interior de espaços sociais, apresenta “heterogeneidade sistemática” e uma gramática variável, capaz de explicar os diferentes aspectos fonológicos, morfológicos e sistemáticos que se observam nas variedades tanto cultas quanto populares;
c) empenhar-se no combate ao preconceito linguístico, que constrange a livre expressão e a atuação social das classes populares, tanto quanto no ensino da língua padrão;
d) dominar o uso da língua estrangeira objeto de seu curso, em manifestações orais e escritas;
e) aplicar teorias lingüísticas à análise dos diversos níveis da (s) língua (s) objeto de seu estudo;
f) analisar obras representativas da literatura correspondente à língua objeto de estudo, como forma de conhecimento de culturas diversas, engajamento social, compreensão de sentimentos, paixões e comportamentos humanos, ou como forma de punição, que possa concorrer para o desenvolvimento de sua sensibilidade estética;
g) dominar princípios técnico-metodológicos de ensino de línguas e literaturas que fundamentem atividades levadas à sala de aula, formas de avaliação e planejamento de curso;
h) analisar criticamente materiais didáticos e paradidáticos;
i) utilizar multimeios como recursos didáticos;
j) executar planos de ação interdisciplinar;
k) conscientizar-se de sua responsabilidade no processo de educação para a cidadania;
l) conscientizar-se de que sua formação global e crítica deve ser um processo continuado e autônomo.
Organização Curricular
A estrutura curricular por eixos redesenha o Curso de Letras, apontando pelo menos para duas direções significativas: (a) garante-se ao aluno uma formação melhor centrada nos aspectos teóricos e práticos específicos de sua formação; (b) propicia-se ao aluno a flexibilização e a interdisciplinaridade. Em relação a esse último aspecto, é importante salientar que o Eixo da Formação Pedagógica em Letras (ver abaixo) caracteriza-se, sobretudo, pela interdisciplinaridade dos conteúdos da Língua Portuguesa e da Literatura de Língua Portuguesa. Na mesma direção, o Eixo da Formação Complementar em Letras possibilita ao aluno a integralização de conteúdos e carga horária a partir das disciplinas descritas no item 7.1, sob a categoria “Optativas A”, facultando ao acadêmico a complementação de seus estudos em áreas de maior interesse pessoal.
Além dessa modalidade de optativas, oferece-se ao aluno a possibilidade de cursar disciplinas cuja carga horária não é somada à carga horária obrigatória do curso, mas sim às horas relativas à formação livre ou opcional. Essas disciplinas são classificadas como “Optativas B” e estão descritas no item 6.5, “Formação Livre ou opcional”.
Procedimentos e metodologias de ensino
Avaliação do ensino e da aprendizagem
As práticas avaliativas visam a diagnosticar os avanços e a detectar as dificuldades, para levar o discente a superar problemas e obstáculos nos processos de assimilação, construção e aplicação de conhecimentos, bem como no desenvolvimento das competências, habilidades, atitudes e posturas que promovam a inclusão social. Em outras palavras, as práticas avaliativas visam a diagnosticar “o saber, o saber fazer e o saber ser”, para promover o exercício consciente e competente da profissão de professor e da cidadania (BARROS, 2010, p. 12).
As avaliações são diversificadas e fundamentadas em critérios flexíveis às especificidades das diferentes disciplinas e áreas de conhecimento. Entre outros aspectos, visam a identificar interesses, aptidões, traços de personalidade e graus de envolvimento, para facilitar a aprendizagem e a aplicação dos conhecimentos através de atividades de ensino, pesquisa e extensão.
As avaliações do processo ensino-aprendizagem seguirão o disposto nos artigos 65, 66, 67, 68, 69 e 70 do Regulamento do Ensino de Graduação da UFPel. Acrescenta-se ainda que será considerado aprovado o aluno que, com pelo menos 75% de presenças na disciplina, obtiver média 7,0, resultado da soma e divisão pelo número de avaliações presenciais (no mínimo 2) realizadas durante o semestre e cujo peso será estabelecido pelo professor da disciplina. O aluno que não frequentar no mínimo 75% da disciplina será considerado reprovado, independentemente da média obtida. Aquele que tiver a frequência mínima e atingir a média entre 3,0 e 6,9 poderá prestar exame, que consistirá na realização de uma prova (peso dez) sobre o conteúdo desenvolvido no semestre. A nota do exame será somada à nota final do semestre e dividida por 2. O resultado para aprovação deverá ser igual ou superior a 5.
O objetivo central dos processos de avaliação consiste na formação acadêmica e cidadã do discente, visando a sua emancipação social e profissional, a partir de reflexões sobre as práticas pedagógicas e o significado social do trabalho docente, levando-o a tomar decisões e a buscar alternativas, para atender às necessidades dos diferentes contextos socioculturais e educacionais.
A avaliação no Curso de Licenciatura em Letras Português e Alemão tem um caráter permanente e fundamenta-se nos planos de ensino e nas práticas sociais e pedagógicas dos professores, cujo papel é facilitar e mediar a aprendizagem e estimular o discente a desenvolver seus próprios meios de assimilação e aprendizagem. Parte-se do entendimento de que a avaliação da docência no ensino superior envolve questões éticas, ideológicas, políticas, culturais, didático-pedagógicas e técnicas. Além disso, deve voltar-se para o que a sociedade espera do futuro professorado e da educação institucionalizada, que deve acompanhar as constantes mudanças políticas, sociais e mercadológicas.
Nas próximas avaliações também serão considerados os seguintes aspectos:
- adequação de recursos materiais (funcionamento de laboratórios, da biblioteca, dos aparelhos multimídia, do mobiliário, do espaço físico);
- adequação dos recursos humanos (número de professores e de técnicos-administrativos);
- acompanhamento da taxa de evasão;
- acompanhamento do efetivo cumprimento dos planos de ensino pelos docentes;
- acompanhamento das práticas de estágio obrigatório.
Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação
1)Atuação de todos os professores da Especialização e do Mestrado também na graduação.
2)Inclusão de alunos da graduação nas linhas de pesquisa desenvolvidas na pós-graduação.
3)Participação de professores pesquisadores da graduação em grupos de pesquisa do CNPq liderados por professores da Especialização e do Mestrado.
4)Organização de eventos científicos em parceria entre a graduação e a pós-graduação.
Acompanhamento de Egressos
A UFPel institui em 2016 uma “pesquisa do egresso” para proporcionar um diagnóstico que irá auxiliar na identificação de potenciais melhorias nos cursos de graduação e pós-graduação.
A partir do diagnóstico a ser extraído da Pesquisa do Egresso será possível planejar e promover a oferta de cursos de formação continuada adequada às necessidades profissionais de cada área de atuação.
Matriz Curricular
1º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
20000771 | COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS EM LÍNGUA ALEMÃ | Obrigatória | 4 | 60 |
17350230 | EDUCAÇÃO BRASILEIRA: ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS (EBOPP) | Obrigatória | 4 | 60 |
20000473 | INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS GRAMATICAIS E LINGUÍSTICOS | Obrigatória | 4 | 60 |
20000476 | INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS | Obrigatória | 4 | 60 |
20000770 | LÍNGUA ALEMÃ I | Obrigatória | 6 | 90 |
20000474 | PRODUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITURA EM LÍNGUA PORTUGUESA I | Obrigatória | 4 | 60 |
2º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
17360022 | FUND. SÓCIO-HISTÓRICO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO | Obrigatória | 4 | 60 |
20000800 | LÍNGUA ALEMÃ II20000770 - LÍNGUA ALEMÃ I20000771 - COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS EM LÍNGUA ALEMÃ | Obrigatória | 6 | 90 |
20000477 | LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIA | Obrigatória | 4 | 60 |
20000772 | LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DA LÍNGUA ALEMÃ I20000770 - LÍNGUA ALEMÃ I20000771 - COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS EM LÍNGUA ALEMÃ | Obrigatória | 4 | 60 |
20000479 | LINGUÍSTICA GERAL I | Obrigatória | 4 | 60 |
20000480 | LITERATURA BRASILEIRA I | Obrigatória | 4 | 60 |
3º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
17360021 | FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO | Obrigatória | 4 | 60 |
20000801 | LÍNGUA ALEMÃ III20000800 - LÍNGUA ALEMÃ II | Obrigatória | 6 | 90 |
20000084 | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I ) | Obrigatória | 4 | 60 |
20000481 | LÍNGUA PORTUGUESA: MORFOLOGIA | Obrigatória | 4 | 60 |
20000773 | LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DA LÍNGUA ALEMÃ II20000772 - LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DA LÍNGUA ALEMÃ I20000138 - LÍNGUA ALEMÃ II | Obrigatória | 4 | 60 |
20000483 | LINGUÍSTICA GERAL II20000479 - LINGUÍSTICA GERAL I | Obrigatória | 4 | 60 |
20000484 | LITERATURA BRASILEIRA II | Obrigatória | 4 | 60 |
4º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
20000783 | ESTUDOS DE CULTURAS GERMANÓFONAS20000139 - LÍNGUA ALEMÃ III | Obrigatória | 4 | 60 |
20000145 | FONÉTICA E FONOLOGIA DA L. ALEMÃ | Obrigatória | 5 | 75 |
20000774 | FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA ALEMÃ20000139 - LÍNGUA ALEMÃ III | Obrigatória | 4 | 60 |
20000802 | LÍNGUA ALEMÃ IV20000801 - LÍNGUA ALEMÃ III | Obrigatória | 6 | 90 |
20000485 | LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE I | Obrigatória | 4 | 60 |
20000488 | LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA | Obrigatória | 4 | 60 |
20000489 | LITERATURA BRASILEIRA III | Obrigatória | 4 | 60 |
20000490 | SOCIOLINGUÍSTICA | Obrigatória | 4 | 60 |
5º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
20000492 | ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA I | Obrigatória | 4 | 60 |
20000493 | ENSINO DA LITERATURA20000476 - INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS | Obrigatória | 4 | 60 |
20000747 | ESTÁGIO I – LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA | Obrigatória | 2 | 30 |
20000803 | LÍNGUA ALEMÃ V20000802 - LÍNGUA ALEMÃ IV | Obrigatória | 6 | 90 |
20000491 | LÍNGUA LATINA I | Obrigatória | 4 | 60 |
20000486 | LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE II20000485 - LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE I | Obrigatória | 4 | 60 |
20000804 | LITERATURAS DE LÍNGUA ALEMÃ I20000802 - LÍNGUA ALEMÃ IV20000783 - ESTUDOS DE CULTURAS GERMANÓFONAS | Obrigatória | 4 | 60 |
6º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
20000750 | ESTÁGIO II – LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA20000747 - ESTÁGIO I – LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA | Obrigatória | 6 | 90 |
20000776 | ESTÁGIO I – LÍNGUA ALEMÃ20000773 - LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DA LÍNGUA ALEMÃ II20000140 - LÍNGUA ALEMÃ IV | Obrigatória | 2 | 30 |
20000805 | LÍNGUA ALEMÃ VI20000803 - LÍNGUA ALEMÃ V | Obrigatória | 6 | 90 |
20000496 | LÍNGUA LATINA II20000491 - LÍNGUA LATINA I | Obrigatória | 4 | 60 |
20000806 | LITERATURAS DE LÍNGUA ALEMÃ II20000803 - LÍNGUA ALEMÃ V20000783 - ESTUDOS DE CULTURAS GERMANÓFONAS | Obrigatória | 4 | 60 |
20000498 | TEORIA E CRÍTICA LITERÁRIA20000476 - INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS | Obrigatória | 4 | 60 |
20000497 | TEORIAS DO TEXTO E DO DISCURSO | Obrigatória | 4 | 60 |
7º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
20000778 | ESTÁGIO II – LÍNGUA ALEMÃ20000776 - ESTÁGIO I – LÍNGUA ALEMÃ20000142 - LÍNGUA ALEMÃ VI | Obrigatória | 6 | 90 |
20000807 | LÍNGUA ALEMÃ VII20000805 - LÍNGUA ALEMÃ VI | Obrigatória | 6 | 90 |
20000500 | LÍNGUA PORTUGUESA: SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA | Obrigatória | 4 | 60 |
20000502 | LITERATURA PORTUGUESA | Obrigatória | 4 | 60 |
20000808 | LITERATURAS DE LÍNGUA ALEMÃ III20000803 - LÍNGUA ALEMÃ V20000783 - ESTUDOS DE CULTURAS GERMANÓFONAS | Obrigatória | 4 | 60 |
20000777 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I20000473 - INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS GRAMATICAIS E LINGUÍSTICOS20000476 - INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS20000750 - ESTÁGIO II – LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA20000776 - ESTÁGIO I – LÍNGUA ALEMÃ | Obrigatória | 4 | 60 |
8º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
20000781 | ESTÁGIO III – LÍNGUA ALEMÃ20000778 - ESTÁGIO II – LÍNGUA ALEMÃ20000143 - LÍNGUA ALEMÃ VII | Obrigatória | 8 | 120 |
20000759 | ESTÁGIO III – LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA20000750 - ESTÁGIO II – LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA | Obrigatória | 8 | 120 |
20000782 | LÍNGUA ALEMÃ VIII20000807 - LÍNGUA ALEMÃ VII20000807 - LÍNGUA ALEMÃ VII | Obrigatória | 6 | 90 |
20000506 | LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA | Obrigatória | 4 | 60 |
20000809 | LITERATURAS DE LÍNGUA ALEMÃ IV20000803 - LÍNGUA ALEMÃ V20000783 - ESTUDOS DE CULTURAS GERMANÓFONAS | Obrigatória | 4 | 60 |
20000779 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II20000777 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I | Obrigatória | 2 | 30 |
Complementares
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
20000780 | ATIVIDADES COMPLEMENTARES | Atividade complementar | 14 | 210 |
20000775 | ATIVIDADES CURRICULARES DE EXTENSÃO | Obrigatória | 18 | 270 |
Optativas
Professores que ministraram disciplinas no Curso nos últimos três semestres
Turmas ofertadas em 2024 / 2
Versão do Currículo: 1011
4º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
20000290 - CRÍTICA LITERÁRIAProfessor responsável pela turma: MITIZI DE MIRANDA GOMES Horários
| M2 | 20 | 21 | ||||||
20000149 - CULTURA E CIVILIZAÇÃO GERMANÓFONAProfessor responsável pela turma: MILENA HOFFMANN KUNRATH Horários
| M1 | 20 | 7 | ||||||
20000148 - ENSINO DA LÍNGUA ALEMÃ INSTRUMENTALProfessor responsável pela turma: ANGELA INES KLEIN Horários
| M1 | 20 | 7 | ||||||
20000284 - LATIM BÁSICO IProfessor responsável pela turma: PAULO RICARDO SILVEIRA BORGES Horários
| M2 | 20 | 20 | ||||||
20000140 - LÍNGUA ALEMÃ IVProfessor responsável pela turma: ANGELA INES KLEIN Horários
| M1 | 25 | 9 | ||||||
20000197 - LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIAProfessor responsável pela turma: AMANDA CANTERLE BOCHETT Horários
| M2 | 20 | 17 | ||||||
20000291 - LINGUÍSTICA TEXTUALProfessor responsável pela turma: ANDRÉ FIRPO BEVILÁQUA Horários
| M2 | 20 | 17 |
6º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
20000142 - LÍNGUA ALEMÃ VIProfessor responsável pela turma: BERNARDO KOLLING LIMBERGER Horários
| M1 | 20 | 9 | ||||||
20000151 - LITERATURAS DE LÍNGUA ALEMÃ IIProfessor responsável pela turma: MILENA HOFFMANN KUNRATH Horários
| M1 | 20 | 8 |
8º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
20000144 - LÍNGUA ALEMÃ VIIIProfessor responsável pela turma: LUCAS LOFF MACHADO Horários
| M1 | 20 | 6 | ||||||
20000153 - LITERATURAS DE LÍNGUA ALEMÃ IVProfessor responsável pela turma: MILENA HOFFMANN KUNRATH Horários
| M1 | 20 | 4 |
Optativas
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
20000279 - ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA IIProfessor responsável pela turma: ANA PAULA NOBRE DA CUNHA Horários
| M1 | 7 | 27 | ||||||
20000458 - ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL (PLA)Professor responsável pela turma: HELENA VITALINA SELBACH Horários
| T1 | 7 | 40 | ||||||
20000215 - ESTUDOS DA LITERATURA BRASILEIRA - POESIAProfessor responsável pela turma: ALINE CUNHA DE ANDRADE SILVA Horários
| T1 | 2 | 34 | ||||||
20000274 - FICÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA IProfessor responsável pela turma: MITIZI DE MIRANDA GOMES Horários
| M1 | 10 | 35 | ||||||
20000286 - LEITURAS DIRIGIDAS: AUTORES E OBRAS Horários
| M1 | 10 | 16 | ||||||
20000271 - LÍNGUA PORTUGUESA: SEMÂNTICA E PRAGMÁTICAProfessor responsável pela turma: JANAINA CARDOSO BRUM Horários
| M1 | 7 | 25 | ||||||
20000270 - PSICOLINGUÍSTICAProfessor responsável pela turma: TAIS BOPP DA SILVA Horários
| M1 | 5 | 32 |
Versão do Currículo: 1337 (ATUAL)
2º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
20000800 - LÍNGUA ALEMÃ IIProfessor responsável pela turma: LUCAS LOFF MACHADO Horários
| M1 | 25 | 5 | ||||||
20000477 - LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIAProfessor responsável pela turma: GIOVANA FERREIRA GONCALVES Horários
| M3 | 25 | 5 | ||||||
20000772 - LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DA LÍNGUA ALEMÃ IProfessor responsável pela turma: BERNARDO KOLLING LIMBERGER Horários
| M1 | 25 | 7 | ||||||
20000479 - LINGUÍSTICA GERAL IProfessor responsável pela turma: JANAINA CARDOSO BRUM Horários
| M1 | 25 | 5 | ||||||
20000480 - LITERATURA BRASILEIRA I Horários
| M3 | 25 | 4 |
Optativas
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
20000215 - ESTUDOS DA LITERATURA BRASILEIRA - POESIAProfessor responsável pela turma: ALINE CUNHA DE ANDRADE SILVA Horários
| T1 | 2 | 34 |
Alunos Matriculados
Nome | Ano de ingresso | Semestre de ingresso |
---|---|---|
LAIZ SANTOS DO NASCIMENTO | 2024 | 2 |
Victtória Soares Rodrigues | 2024 | 2 |
ALEXANDRE HENRIQUE DOS REIS | 2024 | 1 |
ALEXANDRE MELO GUIMARAES | 2024 | 1 |
BARBARA EVERLYN DOS SANTOS BATISTA | 2024 | 1 |
JOHANNA BENDER HELLWIG | 2024 | 1 |
STHEFANIE DOS SANTOS FERNANDES | 2024 | 1 |
William Cristiano dos Santos Rodrigues | 2023 | 2 |
EDUARDA DOS SANTOS RIBEIRO | 2023 | 1 |
GIULIA NUNCIATO NUNES | 2023 | 1 |
KAUANE DE OLIVEIRA RIBEIRO | 2023 | 1 |
MATHEUS MOL ALVIM GOMES | 2023 | 1 |
PAULO RICARDO DE OLIVEIRA RANGEL | 2022 | 2 |
BARBARA FERREIRA WIDTHAUPER | 2022 | 1 |
CAROLINE VARGAS SOARES | 2022 | 1 |
JOAO VITOR VIEIRA NORNBERG | 2022 | 1 |
LAIS BARBOSA SILVA | 2022 | 1 |
LUIZ EDUARDO DIAS PIRES | 2022 | 1 |
MARIA EDUARDA GOMES LEMOS | 2022 | 1 |
MURILO PEGLOW BILHARVA | 2022 | 1 |
RIAM FAGUNDES DE AVILA | 2022 | 1 |
ANDREA CRISTIANE KAHMANN | 2021 | 1 |
GABRIELA CORDEIRO CASSIANO | 2021 | 1 |
GABRIEL SANTOS DE OLIVEIRA | 2021 | 1 |
NATASHA FERNANDES WILLMS | 2021 | 1 |
BARBARA DE LIMA SOBRAL | 2020 | 1 |
Evelin Nascimento Lima | 2020 | 1 |
GIOVANNA ARRUDA CORREA BUENO | 2020 | 1 |
MARCELE MATTOS AFONSO | 2020 | 1 |
ROGERIO FREDES LEMES | 2020 | 1 |
YAGO BADARO SANTINO RIBEIRO | 2020 | 1 |
CAROLINE DORST NACHTIGALL | 2019 | 1 |
HELENA MORALES GENTILINI | 2019 | 1 |
DANIELE EBEL | 2018 | 1 |
MARCOS KRUGER LUTZ | 2018 | 1 |
GENES BILHARVA ROSSALES | 2016 | 1 |
MIRIAN ELIZANGELA LOPES MARTINS | 2016 | 1 |
VERIDIANA MARLOW DE SOUZA | 2016 | 1 |
Alunos Egressos
Nome | Ano de ingresso | Ano de conclusão |
---|---|---|
KEIDE JAEKEL DA SILVEIRA | 2009 | 2012 |
PATRÍCIA WENDT SCHMIDT | 2009 | 2012 |
RICHARD JESKE WAGNER | 2009 | 2012 |
CRISTINE BARSEWISCH HOBUSS | 2010 | 2013 |
DAIANE MACKEDANZ | 2010 | 2013 |
FRANCIELE DA SILVEIRA ROCKE | 2010 | 2013 |
ANA PAULA GIEHL DE OLIVEIRA | 2011 | 2014 |
FRANCIELE LIMA DE OLIVEIRA MENDES | 2011 | 2014 |
GABRIEL FELIPE PAUTZ MUNSBERG | 2010 | 2014 |
GUSTAVO BALANSIN NEUMANN | 2009 | 2014 |
SIRLEI SCHUMACHER | 2011 | 2015 |
MARIANE LOPES KRÜGER | 2012 | 2016 |
RAVI FESTA ROSSI | 2013 | 2016 |
FERNANDO LUIZ KROTH | 2012 | 2017 |
GRACE DE BRUM CARDOSO | 2013 | 2017 |
MARIANA WASKOW RADÜNZ | 2014 | 2017 |
VERA REGINA BRAGA MAURICIO | 2015 | 2017 |
IURI KARNOPP BUBOLZ | 2011 | 2018 |
LUAN BALCIUNAS | 2014 | 2018 |
MATEUS KLUMB | 2015 | 2018 |
VIVIAN CRISTINE SANTOS DOS ANJOS | 2015 | 2018 |
GABRIEL DUTRA SILVEIRA | 2016 | 2019 |
JEFFERSON FONSÊCA DE SOUZA | 2015 | 2019 |
JENNIFER DE AVILA BESKOW | 2015 | 2019 |
JORGE JASON DE LA CRUZ RINCON | 2016 | 2019 |
THALYTA BRUNA COSTA DO LAGO | 2015 | 2019 |
LARISSA CAROLINE FERREIRA | 2016 | 2020 |
ANDRIELI KURZ HOLZ | 2017 | 2021 |
CLEICE DALLA NORA | 2016 | 2021 |
JHULY NOLASCO MADRUGA | 2017 | 2021 |
LARISSA DIAS TABORDA | 2017 | 2021 |
LOURDES HELENA DA ROSA DALLMANN | 2016 | 2021 |
MESSIAS DOS SANTOS CORREIA | 2017 | 2021 |
Rafaela Resende Nunes | 2017 | 2021 |
RAFAELA SCHNEIDER RÖDER | 2017 | 2021 |
ELIZANDRA SCHWANZ DA SILVA NETTO | 2018 | 2022 |
Isabella Hoffmann Dörr | 2017 | 2022 |
Jonatas Silva do Nascimento | 2017 | 2022 |
THOMAS DE JULIO | 2018 | 2022 |
CHRISTIAN KLUG MARTINS | 2019 | 2023 |
ÍTALO DA SILVA | 2019 | 2023 |
LISANDRO MIRITZ VÖLZ | 2018 | 2023 |
REBECA CRUZ | 2019 | 2023 |
(*) Conceitos de curso:
(**) Formas de ingresso:
AC | Ampla concorrência |
LB_EP | Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PCD | Candidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_EP | Candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PCD | Candidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
VR | Vaga reservada |
AC | Ampla concorrência |
L01 | Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L02 | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L05 | Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L06 | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L09 | Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L10 | Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012) |
L13 | Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L14 | Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
AC | Ampla concorrência |
LB_EP | Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PCD | Candidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_EP | Candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PCD | Candidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
Localização e contatos
- Rua Gomes Carneiro, nº 1 Anexo B
96010-610 Pelotas, Rio Grande do Sul - (53) 3921-1391
- clique para ver o e-mail