Nome do Curso / Conceitos (*)
Letras - Português e Alemão
CC (2016)4
Nível / Grau
GRADUAÇÃO / Licenciatura
Modalidade
Presencial
Turno
VESPERTINO
Código UFPel
3670
Código e-MEC
1102190
Unidade
Coordenador
A0L1L2L5L6L9L10L13L14Total
SISU 2018/1132323111127
Criação e Reconhecimento
CURSO CRIADO PELO CONSELHO SUPERIOR CONFORME PORTARIA Nº 1.557 DE 06/10/2010.
Curso reconhecido pela Portaria nº 75 de 10/02/2017. Publicada no D.O.U de 13/02/2017.

Contextualização

O Curso de Licenciatura em Português e Alemão e respectivas Literaturas foi implementado pelo Centro de Letras e Comunicação, em 2009. O curso é oferecido como licenciatura dupla alemão/português e somente no turno diurno. A criação do curso atende tanto a uma antiga aspiração acadêmica do Centro de Letras e Comunicação, no sentido de ampliar a vocação do Curso de Letras na formação de professores de línguas estrangeiras, quanto reivindicação da comunidade, sobretudo, naturalmente, dos descendentes germânicos radicados em Pelotas e na Região. Para além desses aspectos, a crescente retomada da importância da língua alemã no mundo acadêmico e empresarial legitima a oferta dessa licenciatura, a fim de formar profissionais habilitados para atuar nos postos de trabalhos decorrentes do contexto mencionado. Nesse sentido, o CLC de Letras cumpre e defende os objetivos da própria Universidade, de seu compromisso com a sociedade, oferecendo um espaço de aprendizagem atento às necessidades da comunidade. Afinal de contas, o conhecimento de língua estrangeira é válido não só para “disputas” no mercado de trabalho, mas, sobretudo, pela necessidade crescente de se lidar com um universo heterogêneo de informações e com as constantes inovações nas mais diferentes áreas do conhecimento.

Objetivos

Objetivos gerais do curso
  • Proporcionar ao aluno uma formação linguística, pedagógica e literária que o capacite para atuar desde o Ensino Fundamental II e Ensino Médio até os cursos livres, ensino técnico e superior.
  • Contribuir, através do ensino, da pesquisa e da extensão, para o desenvolvimento dos estudos linguísticos e literários, bem como da metodologia relacionada com o ensino de línguas e literaturas.
Objetivos específicos do curso
  • Capacitar o aluno para que possa lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos orais e escritos.
  • Conscientizar o aluno acerca da sua inserção na sociedade e do papel sociopolítico do professor de língua(s) e de literatura(s).
  • Possibilitar ao aluno o domínio estrutural e funcional das línguas estudadas, nas suas manifestações orais e escritas, em termos de recepção e produção de textos.
  • Conscientizar o aluno da existência de variedades linguísticas e culturais de ambos os idiomas.  
  • Despertar a consciência sobre a inter-relação entre os fatos histórico-sociais, socioculturais e as manifestações literárias, ampliando assim sua  a visão de mundo.
  • Estimular a reflexão teórica sobre as diferentes concepções de linguagem e os seus usos, bem como sobre a literatura enquanto forma de expressão cultural, artística e ideológica.
  • Propiciar o uso de novas tecnologias relacionadas ao ensino.
  • Fazer com que o aluno assuma sua formação acadêmico-profissional como processo contínuo, autônomo e permanente.  
  • Motivar o aluno a participar de projetos que articulem ensino, pesquisa e extensão.

Perfil do Egresso

O Curso de Letras proposto neste Projeto Pedagógico deverá proporcionar aos alunos condições que lhes favoreçam o desenvolvimento de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades necessárias para que se tornem professores de língua(s) e/ou literatura(s) capazes de:
a)dominar o uso das línguas portuguesa e alemã, na modalidade culta, em manifestações orais e escritas;
b)compreender que a língua, produto e instrumento dos processos interlocutivos que se dão no interior de espaços sociais, apresenta “heterogeneidade sistemática” e uma gramática variável, capaz de aplicar os diferentes aspectos fonológicos, morfológicos e sistemáticos que se observam nas variedades tanto cultas quanto populares;
c)empenhar-se no combate a todo e qualquer preconceito, em especial o preconceito linguístico, que constrange a livre expressão e a atuação social das classes populares, tanto na aprendizagem quanto no ensino da língua padrão;
d)dominar o uso da língua alemã, na modalidade culta, em manifestações orais e escritas e reconhecer as variações regionais e sociais;
e)aplicar teorias linguísticas à análise dos diversos níveis das línguas portuguesa e alemã;
f)analisar obras representativas das literaturas em língua alemã e em língua portuguesa, como forma de conhecimento de culturas diversas, de engajamento social, de punição, de compreensão de sentimentos, paixões e comportamentos humanos, que possam concorrer para o desenvolvimento da sensibilidade ética e estética;
g)dominar princípios técnico-metodológicos de ensino de línguas e literaturas que fundamentem atividades levadas à sala de aula, formas de avaliação e planejamento de curso;
h)analisar e utilizar criticamente materiais didáticos e paradidáticos;
i)utilizar multimeios como recursos didáticos;
j)executar planos de ação interdisciplinar;
k)conscientizar-se de sua responsabilidade no processo de educação para a cidadania;
l)conscientizar-se de que sua formação global e crítica deve ser um processo continuado e autônomo.

 

Competências e habilidades

Curso de Licenciatura em Letras – Português e Alemão e Respectivas Literaturas, de acordo com a proposta de seu Projeto Pedagógico atual, deverá proporcionar aos alunos condições que lhes favoreçam o desenvolvimento de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades necessárias para que se tornem professores de língua (s) e/ou literatura (s) capazes de:

a) dominar o uso da língua portuguesa, na modalidade culta, em manifestações orais e escritas;
b) compreender que a língua, produto e instrumento dos processos interlocutivos que se dão no interior de espaços sociais, apresenta “heterogeneidade sistemática” e uma gramática variável, capaz de explicar os diferentes aspectos fonológicos, morfológicos e sistemáticos que se observam nas variedades tanto cultas quanto populares;
c) empenhar-se no combate ao preconceito linguístico, que constrange a livre expressão e a atuação social das classes populares, tanto quanto no ensino da língua padrão;
d) dominar o uso da língua estrangeira objeto de seu curso, em manifestações orais e escritas;
e) aplicar teorias lingüísticas à análise dos diversos níveis da (s) língua (s) objeto de seu estudo;
f) analisar obras representativas da literatura correspondente à língua objeto de estudo, como forma de conhecimento de culturas diversas, engajamento social, compreensão de sentimentos, paixões e comportamentos humanos, ou como forma de punição, que possa concorrer para o desenvolvimento de sua sensibilidade estética;
g) dominar princípios técnico-metodológicos de ensino de línguas e literaturas que fundamentem atividades levadas à sala de aula, formas de avaliação e planejamento de curso;
h) analisar criticamente materiais didáticos e paradidáticos;
i) utilizar multimeios como recursos didáticos;
j) executar planos de ação interdisciplinar;
k) conscientizar-se de sua responsabilidade no processo de educação para a cidadania;
l) conscientizar-se de que sua formação global e crítica deve ser um processo continuado e autônomo.

Organização Curricular

Os conteúdos curriculares, as atividades práticas e de estágio da Licenciatura em Letras Português e Alemão organizam-se em eixos, que traduzem os aspectos relevantes da formação docente dos professores de Língua Portuguesa, Literaturas e Língua Alemã. Cada eixo materializa-se, no fluxograma, em disciplinas e carga horária, que se constituem nos componentes imprescindíveis à integralização curricular.
A estrutura curricular por eixos redesenha o Curso de Letras, apontando pelo menos para duas direções significativas: (a) garante-se ao aluno uma formação melhor centrada nos aspectos teóricos e práticos específicos de sua formação; (b) propicia-se ao aluno a flexibilização e a interdisciplinaridade. Em relação a esse último aspecto, é importante salientar que o Eixo da Formação Pedagógica em Letras (ver abaixo) caracteriza-se, sobretudo, pela interdisciplinaridade dos conteúdos da Língua Portuguesa e da Literatura de Língua Portuguesa. Na mesma direção, o Eixo da Formação Complementar em Letras possibilita ao aluno a integralização de conteúdos e carga horária a partir das disciplinas descritas no item 7.1, sob a categoria “Optativas A”, facultando ao acadêmico a complementação de seus estudos em áreas de maior interesse pessoal.
Além dessa modalidade de optativas, oferece-se ao aluno a possibilidade de cursar disciplinas cuja carga horária não é somada à carga horária obrigatória do curso, mas sim às horas relativas à formação livre ou opcional. Essas disciplinas são classificadas como “Optativas B” e estão descritas no item 6.5, “Formação Livre ou opcional”.

Procedimentos e metodologias de ensino

Partindo do pressuposto de que a sala de aula é um espaço de interação para a construção do conhecimento e para a reflexão sobre a transposição didática, é necessário que haja diversas formas de abordagem em relação ao trabalho desenvolvido nas diferentes disciplinas do Curso. As aulas podem acontecer por meio de exposições dialogadas, debates, seminários, apresentação e discussão de filmes e documentários, pesquisa bibliográfica e de campo, etc. A metodologia é pensada a partir das necessidades específicas de cada disciplina e de cada grupo de trabalho, buscando estimular o discente como sujeito de seu próprio processo de construção de conhecimento. Dessa forma, espera-se que o graduando desenvolva autonomia e senso crítico no trabalho com as diferentes linguagens.

Avaliação do ensino e da aprendizagem

Concebe-se o processo de ensino-aprendizagem como complexo e contínuo, o qual deve vincular a teoria à prática e a educação ao ensino, além de considerar aspectos éticos, sociais, psicológicos, filosóficos e políticos. Partindo dessa compreensão, os instrumentos de avaliação desse processo também são percebidos como contínuos e complexos.
As práticas avaliativas visam a diagnosticar os avanços e a detectar as dificuldades, para levar o discente a superar problemas e obstáculos nos processos de assimilação, construção e aplicação de conhecimentos, bem como no desenvolvimento das competências, habilidades, atitudes e posturas que promovam a inclusão social. Em outras palavras, as práticas avaliativas visam a diagnosticar “o saber, o saber fazer e o saber ser”, para promover o exercício consciente e competente da profissão de professor e da cidadania (BARROS, 2010, p. 12).
As avaliações são diversificadas e fundamentadas em critérios flexíveis às especificidades das diferentes disciplinas e áreas de conhecimento. Entre outros aspectos, visam a identificar interesses, aptidões, traços de personalidade e graus de envolvimento, para facilitar a aprendizagem e a aplicação dos conhecimentos através de atividades de ensino, pesquisa e extensão.
As avaliações do processo ensino-aprendizagem seguirão o disposto nos artigos 65, 66, 67, 68, 69 e 70 do Regulamento do Ensino de Graduação da UFPel. Acrescenta-se ainda que será considerado aprovado o aluno que, com pelo menos 75% de presenças na disciplina, obtiver média 7,0, resultado da soma e divisão pelo número de avaliações presenciais (no mínimo 2) realizadas durante o semestre e cujo peso será estabelecido pelo professor da disciplina. O aluno que não frequentar no mínimo 75% da disciplina será considerado reprovado, independentemente da média obtida. Aquele que tiver a frequência mínima e atingir a média entre 3,0 e 6,9 poderá prestar exame, que consistirá na realização de uma prova (peso dez) sobre o conteúdo desenvolvido no semestre. A nota do exame será somada à nota final do semestre e dividida por 2. O resultado para aprovação deverá ser igual ou superior a 5.
O objetivo central dos processos de avaliação consiste na formação acadêmica e cidadã do discente, visando a sua emancipação social e profissional, a partir de reflexões sobre as práticas pedagógicas e o significado social do trabalho docente, levando-o a tomar decisões e a buscar alternativas, para atender às necessidades dos diferentes contextos socioculturais e educacionais.
A avaliação no Curso de Licenciatura em Letras Português e Alemão tem um caráter permanente e fundamenta-se nos planos de ensino e nas práticas sociais e pedagógicas dos professores, cujo papel é facilitar e mediar a aprendizagem e estimular o discente a desenvolver seus próprios meios de assimilação e aprendizagem. Parte-se do entendimento de que a avaliação da docência no ensino superior envolve questões éticas, ideológicas, políticas, culturais, didático-pedagógicas e técnicas. Além disso, deve voltar-se para o que a sociedade espera do futuro professorado e da educação institucionalizada, que deve acompanhar as constantes mudanças políticas, sociais e mercadológicas.
Nas próximas avaliações também serão considerados os seguintes aspectos:
- adequação de recursos materiais (funcionamento de laboratórios, da biblioteca, dos aparelhos multimídia, do mobiliário, do espaço físico);
- adequação dos recursos humanos (número de professores e de técnicos-administrativos);
- acompanhamento da taxa de evasão;
- acompanhamento do efetivo cumprimento dos planos de ensino pelos docentes;
- acompanhamento das práticas de estágio obrigatório.

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

Há no CLC uma forte integração entre os cursos de graduação e de pós-graduação stricto e lato sensu. Tal integração ocorre de diversas formas:
1)Atuação de todos os professores da Especialização e do Mestrado também na graduação.
2)Inclusão de alunos da graduação nas linhas de pesquisa desenvolvidas na pós-graduação.
3)Participação de professores pesquisadores da graduação em grupos de pesquisa do CNPq liderados por professores da Especialização e do Mestrado.
4)Organização de eventos científicos em parceria entre a graduação e a pós-graduação.

Acompanhamento de Egressos

 O ideal é poder acompanhar os profissionais formados pelo Curso e, através das informações registradas por nossos ex-alunos, identificar o índice de sucesso da instituição com base na inserção de seus egressos no mercado de trabalho.
A UFPel institui em 2016 uma “pesquisa do egresso” para proporcionar um diagnóstico que irá auxiliar na identificação de potenciais melhorias nos cursos de graduação e pós-graduação.
A partir do diagnóstico a ser extraído da Pesquisa do Egresso será possível planejar e promover a oferta de cursos de formação continuada adequada às necessidades profissionais de cada área de atuação. 

Matriz Curricular

1º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0360246FUND. SÓCIO-HISTÓRICO-FILOSÓFICOS EDUCAÇÃOObrigatória468
1320261INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOSObrigatória585
1310432LÍNGUA ALEMÃ IObrigatória11187
1320259LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE IObrigatória585
1320260PRODUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITURA IObrigatória585
1320002TEORIAS E PRÁTICAS DE LEITURAObrigatória585
2º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0350233EDUCAÇÃO BRASILEIRA:ORGANIZ. E POLÍT.PÚBLICASObrigatória468
1310440FONÉTICA E FONOLOGIA DA L. ALEMÃ 1310432 - LÍNGUA ALEMÃ IObrigatória585
1310433LÍNGUA ALEMÃ II1310432 - LÍNGUA ALEMÃ IObrigatória7119
1320314LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE II1320259 - LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE IObrigatória585
1320268LINGÜÍSTICA GERALObrigatória585
1320427PANORAMA CULTURAL DA LIT. BRASILEIRA I1320261 - INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOSObrigatória585
3º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0360245FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃOObrigatória468
1310434LÍNGUA ALEMÃ III1310433 - LÍNGUA ALEMÃ IIObrigatória7119
1320255LÍNGUA PORTUGUESA: MORFOLOGIA1320314 - LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE IIObrigatória585
1320044LINGÜÍSTICA APLICADA AO ENSINO DA L PORTUGUESA1320002 - TEORIAS E PRÁTICAS DE LEITURAObrigatória585
1310445LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DA L ALEMÃ I1310433 - LÍNGUA ALEMÃ IIObrigatória585
1320428PANORAMA CULTURAL DA LIT. BRASILEIRA II1320427 - PANORAMA CULTURAL DA LIT. BRASILEIRA IObrigatória585
1320043SOCIOLINGÜÍSTICA1320268 - LINGÜÍSTICA GERALObrigatória585
4º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1320424CRÍTICA LITERÁRIA1320428 - PANORAMA CULTURAL DA LIT. BRASILEIRA IIObrigatória585
1310448CULTURA E CIVILIZAÇÃO GERMANÓFONA1310434 - LÍNGUA ALEMÃ IIIObrigatória585
1310447ENSINO DA LÍNGUA ALEMÃ INSTRUMENTAL1310434 - LÍNGUA ALEMÃ III1310445 - LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DA L ALEMÃ IObrigatória585
1320385LATIM BÁSICO I1320314 - LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE IIObrigatória585
1310435LÍNGUA ALEMÃ IV1310434 - LÍNGUA ALEMÃ IIIObrigatória7119
1320039LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIA1320255 - LÍNGUA PORTUGUESA: MORFOLOGIAObrigatória585
1320425LINGUÍSTICA TEXTUAL1320268 - LINGÜÍSTICA GERALObrigatória585
5º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1320323ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA I1320039 - LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIAObrigatória585
1320426ENSINO DA LITERATURA1320424 - CRÍTICA LITERÁRIAObrigatória585
1310457ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO / LÍNG. ALEMÃ1310435 - LÍNGUA ALEMÃ IVObrigatória234
1320437ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO / LING. PORT. E LIT.1320039 - LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIA1320424 - CRÍTICA LITERÁRIAObrigatória234
1320386LATIM BÁSICO II1320385 - LATIM BÁSICO IObrigatória585
1310436LÍNGUA ALEMÃ V1310435 - LÍNGUA ALEMÃ IVObrigatória7119
1310277LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )Obrigatória468
1310449LITERATURAS DE LÍNGUA ALEMÃ I1310435 - LÍNGUA ALEMÃ IV1310448 - CULTURA E CIVILIZAÇÃO GERMANÓFONAObrigatória585
6º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1320094ESTÁGIO DE INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA LÍNG PORT E LIT1320039 - LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIA1320424 - CRÍTICA LITERÁRIAObrigatória6102
1310437LÍNGUA ALEMÃ VI1310436 - LÍNGUA ALEMÃ VObrigatória7119
1310450LITERATURAS DE LÍNGUA ALEMÃ II1310436 - LÍNGUA ALEMÃ V1310448 - CULTURA E CIVILIZAÇÃO GERMANÓFONAObrigatória585
7º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1310461ESTÁGIO INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA L. ALEMÃ1310437 - LÍNGUA ALEMÃ VIObrigatória6102
1310438LÍNGUA ALEMÃ VII1310437 - LÍNGUA ALEMÃ VIObrigatória7119
1310451LITERATURAS DE LÍNGUA ALEMÃ III1310436 - LÍNGUA ALEMÃ V1310448 - CULTURA E CIVILIZAÇÃO GERMANÓFONAObrigatória585
8º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1310465ESTÁGIO DE REGÊNCIA / LING. ALEMÃ1310438 - LÍNGUA ALEMÃ VII1310461 - ESTÁGIO INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA L. ALEMÃObrigatória8136
1320100ESTÁGIO DE REGÊNCIA / LÍNG PORT E LITERAT1320094 - ESTÁGIO DE INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA LÍNG PORT E LITObrigatória8136
1310439LÍNGUA ALEMÃ VIII1310438 - LÍNGUA ALEMÃ VIIObrigatória585
1310452LITERATURAS DE LÍNGUA ALEMÃ IV1310436 - LÍNGUA ALEMÃ V1310448 - CULTURA E CIVILIZAÇÃO GERMANÓFONAObrigatória585
OPTATIVAS
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1320446ANÁLISE DO DISCURSO E LINGUÍSTICA TEXTUAL1320268 - LINGÜÍSTICA GERALOptativa468
1310470DIDÁTICA EM LETRASOptativa585
1320324ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA II1320323 - ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA IOptativa585
1310023ENSINO DE LÍNGUA ALEMÃ I1310437 - LÍNGUA ALEMÃ VI1310445 - LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DA L ALEMÃ IOptativa585
1320031ESTUDOS DA LITERATURA BRASILEIRA: FICÇÃO1320261 - INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOSOptativa468
1320059ESTUDOS DA LITERATURA BRASILEIRA - POESIA1320428 - PANORAMA CULTURAL DA LIT. BRASILEIRA IIOptativa468
1320429ESTUDOS GRAMATICAIS IOptativa468
1320431ESTUDOS GRAMATICAIS II1320429 - ESTUDOS GRAMATICAIS IOptativa468
1320432ESTUDOS LITERÁRIOS II1320261 - INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOSOptativa468
1320315FICÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA I1320424 - CRÍTICA LITERÁRIAOptativa585
1320316FICÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA II1320424 - CRÍTICA LITERÁRIAOptativa585
0110246HISTÓRIA DA ARTE OCIDENTALOptativa468
1320435INTRODUÇÃO À TERMINOLOGIAOptativa468
1320389LEITURAS DIRIGIDAS: AUTORES E OBRAS1320424 - CRÍTICA LITERÁRIAOptativa585
1320376LÍNG PORTUG:PERSPECTIVA ESTILÍSTICO-DISCURSIVA1320039 - LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIAOptativa585
1310409LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS III ( LIBRAS III )Optativa468
1310371LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS II ( LIBRAS II )1310277 - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )Optativa468
1310408LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS IV ( LIBRAS IV )Optativa468
1320091LÍNGUA E LITERATURA LATINA I1320386 - LATIM BÁSICO IIOptativa585
1320092LÍNGUA E LITERATURA LATINA II1320091 - LÍNGUA E LITERATURA LATINA IOptativa585
1320030LÍNGUA PORTUGUESA: PERSPECTIVA ESTILÍSTICAOptativa468
1320313LÍNGUA PORTUGUESA: PERSPECTIVA HISTÓRICA1320039 - LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIAOptativa585
1320312LÍNGUA PORTUGUESA: SEMÂNTICA E PRAGMÁTICAOptativa585
1310446LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DA L ALEMÃ II1310437 - LÍNGUA ALEMÃ VI1310445 - LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DA L ALEMÃ IOptativa585
1310037Linguística Aplicada e Ensino da Língua Alemã II1310437 - LÍNGUA ALEMÃ VI1310445 - LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DA L ALEMÃ IOptativa234
1320090LINGUÍSTICA II1320268 - LINGÜÍSTICA GERALOptativa468
1310022LITERATURA NA AULA DE LÍNGUA ALEMÃ1310449 - LITERATURAS DE LÍNGUA ALEMÃ IOptativa351
1320416NARRATIVA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA1320424 - CRÍTICA LITERÁRIAOptativa585
1320434NORMAS TÉCNICAS IOptativa468
1320447NORMAS TÉCNICAS II1320434 - NORMAS TÉCNICAS IOptativa468
1320003PANORAMA CULT. DAS LIT PORTUGUESA E AFRICANA1320424 - CRÍTICA LITERÁRIAOptativa585
1320457PESQUISA EM LETRAS IOptativa468
1320481PESQUISA EM LETRAS IIOptativa468
1320318POESIA EM LÍNGUA PORTUGUESA I1320424 - CRÍTICA LITERÁRIAOptativa585
1320007POESIA EM LÍNGUA PORTUGUESA II1320424 - CRÍTICA LITERÁRIAOptativa585
1320393POÉTICAS CONTEMPORÂNEAS NO BRASIL1320424 - CRÍTICA LITERÁRIAOptativa585
1320256PRODUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITURA II1320260 - PRODUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITURA IOptativa585
1320390PRODUÇÃO DO TEXTO ACADÊMICOOptativa585
1320445PRODUÇÃO E REVISÃO DO TEXTO ACADÊMICOOptativa468
1320458PRODUÇÃO E REVISÃO DO TEXTO CRIATIVOOptativa468
1320456PRODUÇÃO E REVISÃO DO TEXTO JURÍDICOOptativa468
1320289PSICOLINGUÍSTICA1320039 - LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIAOptativa585
1310021RECEPÇÃO E PRODUÇÃO ESCRITA EM LÍNGUA ALEMÃ1310436 - LÍNGUA ALEMÃ VOptativa351
1310020RECEPÇÃO E PRODUÇÃO ORAL EM LÍNGUA ALEMÃ1310435 - LÍNGUA ALEMÃ IV1310440 - FONÉTICA E FONOLOGIA DA L. ALEMÃ Optativa351
1320433REVISÃO GRAMATICAL E LINGUÍSTICA Optativa468
1320321SOCIOLINGÜÍSTICA EDUCACIONAL1320043 - SOCIOLINGÜÍSTICAOptativa585
1320374TÓPICOS DE LITERATURA BRASILEIRA1320424 - CRÍTICA LITERÁRIAOptativa585
1320375TÓPICOS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO1320043 - SOCIOLINGÜÍSTICAOptativa585
1320460TRADUÇÃO: ASPECTOS TEÓRICOSOptativa468
1320483TRADUÇÃO - HISTÓRIA E ÉTICAOptativa468
99
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1320383ATIVIDADES COMPLEMENTARESObrigatória200

Turmas ofertadas em 2018 / 1

1º Semestre
Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
1320261 - INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOSProfessor responsável pela turma: ANDREA CZARNOBAY PERROT
TER (17:10-18:00) TER (18:00-18:50) QUI (15:10-16:00) QUI (16:00-16:50)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30
14:20
15:10X
16:00X
17:10X
18:00X
M13050
1310432 - LÍNGUA ALEMÃ IProfessor responsável pela turma: MONIQUE CUNHA DE ARAUJO
TER (13:30-14:20) TER (14:20-15:10) TER (15:10-16:00) TER (16:00-16:50) QUA (17:10-18:00) QUA (18:00-18:50) QUI (13:30-14:20) QUI (14:20-15:10) SEX (13:30-14:20) SEX (14:20-15:10)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30XXX
14:20XXX
15:10X
16:00X
17:10X
18:00X
M13518
1320259 - LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE IProfessor responsável pela turma: JOSSEMAR DE MATOS THEISEN
SEG (13:30-14:20) SEG (14:20-15:10) SEX (15:10-16:00) SEX (16:00-16:50)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30X
14:20X
15:10X
16:00X
17:10
18:00
M14021
1320260 - PRODUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITURA IProfessor responsável pela turma: Felipe Alves Pereira Avila
SEG (17:10-18:00) SEG (18:00-18:50) QUI (17:10-18:00) QUI (18:00-18:50)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30
14:20
15:10
16:00
17:10XX
18:00XX
M14017
1320002 - TEORIAS E PRÁTICAS DE LEITURAProfessor responsável pela turma: Felipe Alves Pereira Avila
SEG (15:10-16:00) SEG (16:00-16:50) SEX (17:10-18:00) SEX (18:00-18:50)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30
14:20
15:10X
16:00X
17:10X
18:00X
M14022
3º Semestre
Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
1310434 - LÍNGUA ALEMÃ IIIProfessor responsável pela turma: Bernardo Kolling Limberger
SEG (15:10-16:00) SEG (16:00-16:50) TER (17:10-18:00) TER (18:00-18:50) QUA (13:30-14:20) QUA (14:20-15:10)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30X
14:20X
15:10X
16:00X
17:10X
18:00X
M12511
1320255 - LÍNGUA PORTUGUESA: MORFOLOGIAProfessor responsável pela turma: CINTIA DA COSTA ALCANTARA
SEG (17:10-18:00) SEG (18:00-18:50) TER (13:30-14:20) TER (14:20-15:10)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30X
14:20X
15:10
16:00
17:10X
18:00X
M12534
1320044 - LINGÜÍSTICA APLICADA AO ENSINO DA L PORTUGUESAProfessor responsável pela turma: LETICIA FONSECA RICHTHOFEN DE FREITAS
QUA (17:10-18:00) QUA (18:00-18:50) SEX (15:10-16:00) SEX (16:00-16:50)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30
14:20
15:10X
16:00X
17:10X
18:00X
M12533
1310445 - LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DA L ALEMÃ IProfessor responsável pela turma: MILENA HOFFMANN KUNRATH
QUI (17:10-18:00) QUI (18:00-18:50) SEX (13:30-14:20) SEX (14:20-15:10)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30X
14:20X
15:10
16:00
17:10X
18:00X
M1259
1320428 - PANORAMA CULTURAL DA LIT. BRASILEIRA IIProfessor responsável pela turma: IMGART GRUTZMANN
Professor Regente: Fabio Bortolazzo Pinto
SEG (13:30-14:20) SEG (14:20-15:10) TER (15:10-16:00) TER (16:00-16:50)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30X
14:20X
15:10X
16:00X
17:10
18:00
M12532
1320043 - SOCIOLINGÜÍSTICAProfessor responsável pela turma: MIRIAN ROSE BRUM DE PAULA
QUA (15:10-16:00) QUA (16:00-16:50) SEX (17:10-18:00) SEX (18:00-18:50)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30
14:20
15:10X
16:00X
17:10X
18:00X
M12531
5º Semestre
Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
1320323 - ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA IProfessor responsável pela turma: JOSSEMAR DE MATOS THEISEN
SEG (15:10-16:00) SEG (16:00-16:50) SEX (17:10-18:00) SEX (18:00-18:50)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30
14:20
15:10X
16:00X
17:10X
18:00X
M12522
1320426 - ENSINO DA LITERATURAProfessor responsável pela turma: CLAUDIA LORENA VOUTO DA FONSECA
TER (13:30-14:20) TER (14:20-15:10) QUI (13:30-14:20) QUI (14:20-15:10)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30XX
14:20XX
15:10
16:00
17:10
18:00
M12526
1310457 - ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO / LÍNG. ALEMÃProfessor responsável pela turma: Bernardo Kolling Limberger
SEX (13:30-14:20) SEX (14:20-15:10)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30X
14:20X
15:10
16:00
17:10
18:00
P11811
1320437 - ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO / LING. PORT. E LIT.Professor responsável pela turma: LETICIA FONSECA RICHTHOFEN DE FREITAS
QUI (17:10-18:00) QUI (18:00-18:50)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30
14:20
15:10
16:00
17:10X
18:00X
P12528
1320386 - LATIM BÁSICO IIProfessor responsável pela turma: PAULA BRANCO DE ARAUJO BRAUNER
TER (17:10-18:00) TER (18:00-18:50) SEX (15:10-16:00) SEX (16:00-16:50)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30
14:20
15:10X
16:00X
17:10X
18:00X
M12522
1310436 - LÍNGUA ALEMÃ VProfessor responsável pela turma: Bernardo Kolling Limberger
SEG (17:10-18:00) SEG (18:00-18:50) TER (15:10-16:00) TER (16:00-16:50) QUI (15:10-16:00) QUI (16:00-16:50)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30
14:20
15:10XX
16:00XX
17:10X
18:00X
M11813
1310277 - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )Professor responsável pela turma: TATIANA BOLIVAR LEBEDEFF
QUA (15:10-16:00) QUA (16:00-16:50) QUA (17:10-18:00) QUA (18:00-18:50)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30
14:20
15:10X
16:00X
17:10X
18:00X
T11328
1310449 - LITERATURAS DE LÍNGUA ALEMÃ IProfessor responsável pela turma: DANIELE GALLINDO GONCALVES SILVA
SEG (13:30-14:20) SEG (14:20-15:10) QUA (13:30-14:20) QUA (14:20-15:10)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30XX
14:20XX
15:10
16:00
17:10
18:00
M1189
7º Semestre
Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
1310461 - ESTÁGIO INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA L. ALEMÃProfessor responsável pela turma: MILENA HOFFMANN KUNRATH
SEG (13:30-14:20) SEG (14:20-15:10) SEG (15:10-16:00) SEG (16:00-16:50)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30X
14:20X
15:10X
16:00X
17:10
18:00
P1106
1310438 - LÍNGUA ALEMÃ VIIProfessor responsável pela turma: MONIQUE CUNHA DE ARAUJO
TER (17:10-18:00) TER (18:00-18:50) QUA (13:30-14:20) QUA (14:20-15:10) QUA (15:10-16:00) QUA (16:00-16:50)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30X
14:20X
15:10X
16:00X
17:10X
18:00X
M1107
1310451 - LITERATURAS DE LÍNGUA ALEMÃ IIIProfessor responsável pela turma: DANIELE GALLINDO GONCALVES SILVA
SEG (17:10-18:00) SEG (18:00-18:50) QUA (17:10-18:00) QUA (18:00-18:50)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30
14:20
15:10
16:00
17:10XX
18:00XX
M1106
88
Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
1320030 - LÍNGUA PORTUGUESA: PERSPECTIVA ESTILÍSTICAProfessor responsável pela turma: LUCIANA IOST VINHAS
TER (13:30-14:20) TER (14:20-15:10) SEX (15:10-16:00) SEX (16:00-16:50)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30X
14:20X
15:10X
16:00X
17:10
18:00
T1719
1320289 - PSICOLINGUÍSTICAProfessor responsável pela turma: TAIS BOPP DA SILVA
QUI (15:10-16:00) QUI (16:00-16:50) SEX (13:30-14:20) SEX (14:20-15:10)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30X
14:20X
15:10X
16:00X
17:10
18:00
M1832
1320321 - SOCIOLINGÜÍSTICA EDUCACIONALProfessor responsável pela turma: TAIS BOPP DA SILVA
TER (15:10-16:00) TER (16:00-16:50) QUI (13:30-14:20) QUI (14:20-15:10)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30X
14:20X
15:10X
16:00X
17:10
18:00
M1726

Alunos Matriculados

Nome Ano de ingresso Semestre de ingresso
BRUNA CAMPOS LOBO20181
BRUNA NEUSCHRANK20181
CARLA ROSANE DOS SANTOS VIEIRA20181
CAROLINE NASCIMENTO NUNES20181
DANIELE EBEL20181
Elizandra Schwanz da Silva Netto20181
EMILYN DA SILVA SILVEIRA20181
FERNANDA FARIAS DE SOUZA MAILLO20181
KEVIN SILVA BLANK20181
LAURA DA SILVA PINEIRO20181
LETICIA CARVALHO20181
LUIZ EDUARDO DIAS PIRES20181
MARCOS KRUGER LUTZ20181
MATHEUS MARTINS DE OLIVEIRA20181
PAULO RICARDO DE OLIVEIRA RANGEL20181
RUTE DE ARAUJO SANTIAGO20181
SAMILA DE VARGAS RESTANO20181
Thomas de Julio Hopfengartner20181
WAGNER ROBERTO TIMM20181
WILLIAM RICARDO SOUZA PEREIRA20181
ANA BEATRIZ FERREIRA MUNHOZ20171
ANDRESSA DO SACRAMENTO DELGADO20171
Andrieli Kurz Holz20171
CARLOS ALFREDO BUCHWEITZ20171
CAROLINA SCHAFFER DOS SANTOS20171
CAUANA NEUJAHR VALADAO20171
ESTEFANE DE OLIVEIRA FERREIRA20171
Isabella Hoffmann Dörr20171
JHULY NOLASCO MADRUGA20171
JONATAS SILVA DO NASCIMENTO20171
LARISSA DIAS TABORDA20171
Messias dos Santos Correia20171
NATHALIA DA SILVA SANTANA20171
NEIVA EDI KICKHOFEL TAVARES20171
PEDRO URRUTIA TORRES20171
RAFAELA RESENDE NUNES20171
Rafaela Schneider Röder20171
William Cristiano dos santos rodrigues20171
AMANDA CASTRO AFONSO20161
BERNARDO CASAGRANDE20161
Cleice Dalla Nora20161
EDNA GONZALES GONCALVES20161
FERNANDA DE MELO FRANCA20161
GABRIEL DUTRA SILVEIRA20161
GENES BILHARVA ROSSALES20161
JEANY TESSELE20161
JESSICA GOMES DE MELO20161
JOAO PEDRO EBLING DOS SANTOS20161
JORGE JASON DE LA CRUZ RINCON20161
JORGE LUIZ KUHN20161
LARISSA CAROLINE FERREIRA20161
LOURDES HELENA DA ROSA DALLMANN20161
MARIANE BITENCOURT DA SILVA20161
Mariliza dos Santos Gomes20161
MIRIAN ELIZANGELA LOPES MARTINS20161
MURILO NEVES DOS SANTOS20161
Veridiana Marlow de Souza20161
Bruna Cortês Teixeira20151
JEFFERSON FONSECA DE SOUZA20151
Jennifer de Avila Beskow20151
MATEUS KLUMB20151
THALYTA BRUNA COSTA DO LAGO20151
VIVIAN CRISTINE SANTOS DOS ANJOS20151
HELENA MACEDO DE FREITAS20142
LUAN BALCIUNAS20141
INGRID CASSIA GARCIA20131
MARIA NEURA CONCEIÇÃO DE LIMA20131
NISIA MARILANE MARTINS BRAZ20131
IURI KARNOPP BUBOLZ20111

Alunos Egressos

Nome Ano de ingresso Ano de conclusão
KEIDE JAEKEL DA SILVEIRA20092012
PATRÍCIA WENDT SCHMIDT20092012
RICHARD JESKE WAGNER20092012
CRISTINE BARSEWISCH HOBUSS20102013
DAIANE MACKEDANZ20102013
FRANCIELE DA SILVEIRA ROCKE20102013
ANA PAULA GIEHL DE OLIVEIRA20112014
FRANCIELE LIMA DE OLIVEIRA MENDES20112014
GABRIEL FELIPE PAUTZ MUNSBERG20102014
GUSTAVO BALANSIN NEUMANN20092014
SIRLEI SCHUMACHER20112015
MARIANE LOPES KRÜGER20122016
RAVI FESTA ROSSI20132016
FERNANDO LUIZ KROTH20122017
GRACE DE BRUM CARDOSO20132017
MARIANA WASKOW RADÜNZ20142017
VERA REGINA BRAGA MAURICIO20152017

(*) Conceitos de curso:

(**) Vagas e formas de ingresso:

  • A0 - Ampla concorrência;
  • L1 - Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L2 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L5 - Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L6 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L9 - Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L10 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012
  • L13 - Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L14 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)

Localização e contatos

Página dinâmica gerada em 0.785515s.