A0 | L1 | L2 | L5 | L6 | L9 | L10 | L13 | L14 | L30 | Total | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
PAVE 2023/1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 9 | |
SISU 2023/1 | 12 | 2 | 2 | 2 | 2 | 1 | 1 | 1 | 1 | 24 |
Curso reconhecido pela Portaria nº 75 de 10/02/2017. Publicada na Seção 1, página 26 do D.O.U de 13/02/2017.
Contextualização
Objetivos
- Proporcionar ao aluno uma formação linguística, pedagógica e literária que o capacite para atuar desde o Ensino Fundamental II e Ensino Médio até os cursos livres, ensino técnico e superior.
- Contribuir, através do ensino, da pesquisa e da extensão, para o desenvolvimento dos estudos linguísticos e literários, bem como da metodologia relacionada com o ensino de línguas e literaturas.
- Capacitar o aluno para que possa lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos orais e escritos.
- Conscientizar o aluno acerca da sua inserção na sociedade e do papel sociopolítico do professor de língua(s) e de literatura(s).
- Possibilitar ao aluno o domínio estrutural e funcional das línguas estudadas, nas suas manifestações orais e escritas, em termos de recepção e produção de textos.
- Conscientizar o aluno da existência de variedades linguísticas e culturais de ambos os idiomas.
- Despertar a consciência sobre a inter-relação entre os fatos histórico-sociais, socioculturais e as manifestações literárias, ampliando assim sua a visão de mundo.
- Estimular a reflexão teórica sobre as diferentes concepções de linguagem e os seus usos, bem como sobre a literatura enquanto forma de expressão cultural, artística e ideológica.
- Propiciar o uso de novas tecnologias relacionadas ao ensino.
- Fazer com que o aluno assuma sua formação acadêmico-profissional como processo contínuo, autônomo e permanente.
- Motivar o aluno a participar de projetos que articulem ensino, pesquisa e extensão.
Perfil do Egresso
a)dominar o uso das línguas portuguesa e alemã, na modalidade culta, em manifestações orais e escritas;
b)compreender que a língua, produto e instrumento dos processos interlocutivos que se dão no interior de espaços sociais, apresenta “heterogeneidade sistemática” e uma gramática variável, capaz de aplicar os diferentes aspectos fonológicos, morfológicos e sistemáticos que se observam nas variedades tanto cultas quanto populares;
c)empenhar-se no combate a todo e qualquer preconceito, em especial o preconceito linguístico, que constrange a livre expressão e a atuação social das classes populares, tanto na aprendizagem quanto no ensino da língua padrão;
d)dominar o uso da língua alemã, na modalidade culta, em manifestações orais e escritas e reconhecer as variações regionais e sociais;
e)aplicar teorias linguísticas à análise dos diversos níveis das línguas portuguesa e alemã;
f)analisar obras representativas das literaturas em língua alemã e em língua portuguesa, como forma de conhecimento de culturas diversas, de engajamento social, de punição, de compreensão de sentimentos, paixões e comportamentos humanos, que possam concorrer para o desenvolvimento da sensibilidade ética e estética;
g)dominar princípios técnico-metodológicos de ensino de línguas e literaturas que fundamentem atividades levadas à sala de aula, formas de avaliação e planejamento de curso;
h)analisar e utilizar criticamente materiais didáticos e paradidáticos;
i)utilizar multimeios como recursos didáticos;
j)executar planos de ação interdisciplinar;
k)conscientizar-se de sua responsabilidade no processo de educação para a cidadania;
l)conscientizar-se de que sua formação global e crítica deve ser um processo continuado e autônomo.
Competências e habilidades
O Curso de Licenciatura em Letras – Português e Alemão e Respectivas Literaturas, de acordo com a proposta de seu Projeto Pedagógico atual, deverá proporcionar aos alunos condições que lhes favoreçam o desenvolvimento de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades necessárias para que se tornem professores de língua (s) e/ou literatura (s) capazes de:
a) dominar o uso da língua portuguesa, na modalidade culta, em manifestações orais e escritas;
b) compreender que a língua, produto e instrumento dos processos interlocutivos que se dão no interior de espaços sociais, apresenta “heterogeneidade sistemática” e uma gramática variável, capaz de explicar os diferentes aspectos fonológicos, morfológicos e sistemáticos que se observam nas variedades tanto cultas quanto populares;
c) empenhar-se no combate ao preconceito linguístico, que constrange a livre expressão e a atuação social das classes populares, tanto quanto no ensino da língua padrão;
d) dominar o uso da língua estrangeira objeto de seu curso, em manifestações orais e escritas;
e) aplicar teorias lingüísticas à análise dos diversos níveis da (s) língua (s) objeto de seu estudo;
f) analisar obras representativas da literatura correspondente à língua objeto de estudo, como forma de conhecimento de culturas diversas, engajamento social, compreensão de sentimentos, paixões e comportamentos humanos, ou como forma de punição, que possa concorrer para o desenvolvimento de sua sensibilidade estética;
g) dominar princípios técnico-metodológicos de ensino de línguas e literaturas que fundamentem atividades levadas à sala de aula, formas de avaliação e planejamento de curso;
h) analisar criticamente materiais didáticos e paradidáticos;
i) utilizar multimeios como recursos didáticos;
j) executar planos de ação interdisciplinar;
k) conscientizar-se de sua responsabilidade no processo de educação para a cidadania;
l) conscientizar-se de que sua formação global e crítica deve ser um processo continuado e autônomo.
Organização Curricular
A estrutura curricular por eixos redesenha o Curso de Letras, apontando pelo menos para duas direções significativas: (a) garante-se ao aluno uma formação melhor centrada nos aspectos teóricos e práticos específicos de sua formação; (b) propicia-se ao aluno a flexibilização e a interdisciplinaridade. Em relação a esse último aspecto, é importante salientar que o Eixo da Formação Pedagógica em Letras (ver abaixo) caracteriza-se, sobretudo, pela interdisciplinaridade dos conteúdos da Língua Portuguesa e da Literatura de Língua Portuguesa. Na mesma direção, o Eixo da Formação Complementar em Letras possibilita ao aluno a integralização de conteúdos e carga horária a partir das disciplinas descritas no item 7.1, sob a categoria “Optativas A”, facultando ao acadêmico a complementação de seus estudos em áreas de maior interesse pessoal.
Além dessa modalidade de optativas, oferece-se ao aluno a possibilidade de cursar disciplinas cuja carga horária não é somada à carga horária obrigatória do curso, mas sim às horas relativas à formação livre ou opcional. Essas disciplinas são classificadas como “Optativas B” e estão descritas no item 6.5, “Formação Livre ou opcional”.
Procedimentos e metodologias de ensino
Avaliação do ensino e da aprendizagem
As práticas avaliativas visam a diagnosticar os avanços e a detectar as dificuldades, para levar o discente a superar problemas e obstáculos nos processos de assimilação, construção e aplicação de conhecimentos, bem como no desenvolvimento das competências, habilidades, atitudes e posturas que promovam a inclusão social. Em outras palavras, as práticas avaliativas visam a diagnosticar “o saber, o saber fazer e o saber ser”, para promover o exercício consciente e competente da profissão de professor e da cidadania (BARROS, 2010, p. 12).
As avaliações são diversificadas e fundamentadas em critérios flexíveis às especificidades das diferentes disciplinas e áreas de conhecimento. Entre outros aspectos, visam a identificar interesses, aptidões, traços de personalidade e graus de envolvimento, para facilitar a aprendizagem e a aplicação dos conhecimentos através de atividades de ensino, pesquisa e extensão.
As avaliações do processo ensino-aprendizagem seguirão o disposto nos artigos 65, 66, 67, 68, 69 e 70 do Regulamento do Ensino de Graduação da UFPel. Acrescenta-se ainda que será considerado aprovado o aluno que, com pelo menos 75% de presenças na disciplina, obtiver média 7,0, resultado da soma e divisão pelo número de avaliações presenciais (no mínimo 2) realizadas durante o semestre e cujo peso será estabelecido pelo professor da disciplina. O aluno que não frequentar no mínimo 75% da disciplina será considerado reprovado, independentemente da média obtida. Aquele que tiver a frequência mínima e atingir a média entre 3,0 e 6,9 poderá prestar exame, que consistirá na realização de uma prova (peso dez) sobre o conteúdo desenvolvido no semestre. A nota do exame será somada à nota final do semestre e dividida por 2. O resultado para aprovação deverá ser igual ou superior a 5.
O objetivo central dos processos de avaliação consiste na formação acadêmica e cidadã do discente, visando a sua emancipação social e profissional, a partir de reflexões sobre as práticas pedagógicas e o significado social do trabalho docente, levando-o a tomar decisões e a buscar alternativas, para atender às necessidades dos diferentes contextos socioculturais e educacionais.
A avaliação no Curso de Licenciatura em Letras Português e Alemão tem um caráter permanente e fundamenta-se nos planos de ensino e nas práticas sociais e pedagógicas dos professores, cujo papel é facilitar e mediar a aprendizagem e estimular o discente a desenvolver seus próprios meios de assimilação e aprendizagem. Parte-se do entendimento de que a avaliação da docência no ensino superior envolve questões éticas, ideológicas, políticas, culturais, didático-pedagógicas e técnicas. Além disso, deve voltar-se para o que a sociedade espera do futuro professorado e da educação institucionalizada, que deve acompanhar as constantes mudanças políticas, sociais e mercadológicas.
Nas próximas avaliações também serão considerados os seguintes aspectos:
- adequação de recursos materiais (funcionamento de laboratórios, da biblioteca, dos aparelhos multimídia, do mobiliário, do espaço físico);
- adequação dos recursos humanos (número de professores e de técnicos-administrativos);
- acompanhamento da taxa de evasão;
- acompanhamento do efetivo cumprimento dos planos de ensino pelos docentes;
- acompanhamento das práticas de estágio obrigatório.
Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação
1)Atuação de todos os professores da Especialização e do Mestrado também na graduação.
2)Inclusão de alunos da graduação nas linhas de pesquisa desenvolvidas na pós-graduação.
3)Participação de professores pesquisadores da graduação em grupos de pesquisa do CNPq liderados por professores da Especialização e do Mestrado.
4)Organização de eventos científicos em parceria entre a graduação e a pós-graduação.
Acompanhamento de Egressos
A UFPel institui em 2016 uma “pesquisa do egresso” para proporcionar um diagnóstico que irá auxiliar na identificação de potenciais melhorias nos cursos de graduação e pós-graduação.
A partir do diagnóstico a ser extraído da Pesquisa do Egresso será possível planejar e promover a oferta de cursos de formação continuada adequada às necessidades profissionais de cada área de atuação.
Matriz Curricular
1º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
17360022 | FUND. SÓCIO-HISTÓRICO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO | Obrigatória | 4 | 60 |
20000267 | INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS | Obrigatória | 5 | 75 |
20000137 | LÍNGUA ALEMÃ I | Obrigatória | 11 | 165 |
20000265 | LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE I | Obrigatória | 5 | 75 |
20000266 | PRODUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITURA I | Obrigatória | 5 | 75 |
20000166 | TEORIAS E PRÁTICAS DE LEITURA | Obrigatória | 5 | 75 |
2º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
17350230 | EDUCAÇÃO BRASILEIRA: ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS (EBOPP) | Obrigatória | 4 | 60 |
20000145 | FONÉTICA E FONOLOGIA DA L. ALEMÃ 20000137 - LÍNGUA ALEMÃ I | Obrigatória | 5 | 75 |
20000138 | LÍNGUA ALEMÃ II20000137 - LÍNGUA ALEMÃ I | Obrigatória | 7 | 105 |
20000273 | LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE II20000265 - LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE I | Obrigatória | 5 | 75 |
20000269 | LINGÜÍSTICA GERAL | Obrigatória | 5 | 75 |
20000293 | PANORAMA CULTURAL DA LIT. BRASILEIRA I20000267 - INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS | Obrigatória | 5 | 75 |
3º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
17360021 | FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO | Obrigatória | 4 | 60 |
20000139 | LÍNGUA ALEMÃ III20000138 - LÍNGUA ALEMÃ II | Obrigatória | 7 | 105 |
20000263 | LÍNGUA PORTUGUESA: MORFOLOGIA20000273 - LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE II | Obrigatória | 5 | 75 |
20000201 | LINGÜÍSTICA APLICADA AO ENSINO DA L PORTUGUESA20000166 - TEORIAS E PRÁTICAS DE LEITURA | Obrigatória | 5 | 75 |
20000146 | LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DA L ALEMÃ I20000138 - LÍNGUA ALEMÃ II | Obrigatória | 5 | 75 |
20000294 | PANORAMA CULTURAL DA LIT. BRASILEIRA II20000293 - PANORAMA CULTURAL DA LIT. BRASILEIRA I | Obrigatória | 5 | 75 |
20000200 | SOCIOLINGÜÍSTICA20000269 - LINGÜÍSTICA GERAL | Obrigatória | 5 | 75 |
4º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
20000290 | CRÍTICA LITERÁRIA20000294 - PANORAMA CULTURAL DA LIT. BRASILEIRA II | Obrigatória | 5 | 75 |
20000149 | CULTURA E CIVILIZAÇÃO GERMANÓFONA20000139 - LÍNGUA ALEMÃ III | Obrigatória | 5 | 75 |
20000148 | ENSINO DA LÍNGUA ALEMÃ INSTRUMENTAL20000139 - LÍNGUA ALEMÃ III20000146 - LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DA L ALEMÃ I | Obrigatória | 5 | 75 |
20000284 | LATIM BÁSICO I20000273 - LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE II | Obrigatória | 5 | 75 |
20000140 | LÍNGUA ALEMÃ IV20000139 - LÍNGUA ALEMÃ III | Obrigatória | 7 | 105 |
20000197 | LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIA20000263 - LÍNGUA PORTUGUESA: MORFOLOGIA | Obrigatória | 5 | 75 |
20000291 | LINGUÍSTICA TEXTUAL20000269 - LINGÜÍSTICA GERAL | Obrigatória | 5 | 75 |
5º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
20000278 | ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA I20000197 - LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIA | Obrigatória | 5 | 75 |
20000292 | ENSINO DA LITERATURA20000290 - CRÍTICA LITERÁRIA | Obrigatória | 5 | 75 |
20000158 | ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO / LÍNG. ALEMÃ20000140 - LÍNGUA ALEMÃ IV | Obrigatória | 2 | 30 |
20000303 | ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO / LING. PORT. E LIT.20000197 - LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIA20000290 - CRÍTICA LITERÁRIA | Obrigatória | 2 | 30 |
20000285 | LATIM BÁSICO II20000284 - LATIM BÁSICO I | Obrigatória | 5 | 75 |
20000141 | LÍNGUA ALEMÃ V20000140 - LÍNGUA ALEMÃ IV | Obrigatória | 7 | 105 |
20000084 | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I ) | Obrigatória | 4 | 60 |
20000150 | LITERATURAS DE LÍNGUA ALEMÃ I20000140 - LÍNGUA ALEMÃ IV20000149 - CULTURA E CIVILIZAÇÃO GERMANÓFONA | Obrigatória | 5 | 75 |
6º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
20000249 | ESTÁGIO DE INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA LÍNG PORT E LIT20000290 - CRÍTICA LITERÁRIA20000197 - LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIA | Obrigatória | 6 | 90 |
20000142 | LÍNGUA ALEMÃ VI20000141 - LÍNGUA ALEMÃ V | Obrigatória | 7 | 105 |
20000151 | LITERATURAS DE LÍNGUA ALEMÃ II20000141 - LÍNGUA ALEMÃ V20000149 - CULTURA E CIVILIZAÇÃO GERMANÓFONA | Obrigatória | 5 | 75 |
7º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
20000159 | ESTÁGIO INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA L. ALEMÃ20000142 - LÍNGUA ALEMÃ VI | Obrigatória | 6 | 90 |
20000143 | LÍNGUA ALEMÃ VII20000142 - LÍNGUA ALEMÃ VI | Obrigatória | 7 | 105 |
20000152 | LITERATURAS DE LÍNGUA ALEMÃ III20000141 - LÍNGUA ALEMÃ V20000149 - CULTURA E CIVILIZAÇÃO GERMANÓFONA | Obrigatória | 5 | 75 |
8º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
20000160 | ESTÁGIO DE REGÊNCIA / LING. ALEMÃ20000159 - ESTÁGIO INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA L. ALEMÃ20000143 - LÍNGUA ALEMÃ VII | Obrigatória | 8 | 120 |
20000251 | ESTÁGIO DE REGÊNCIA / LÍNG PORT E LITERAT20000249 - ESTÁGIO DE INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA LÍNG PORT E LIT | Obrigatória | 8 | 120 |
20000144 | LÍNGUA ALEMÃ VIII20000143 - LÍNGUA ALEMÃ VII | Obrigatória | 5 | 75 |
20000153 | LITERATURAS DE LÍNGUA ALEMÃ IV20000141 - LÍNGUA ALEMÃ V20000149 - CULTURA E CIVILIZAÇÃO GERMANÓFONA | Obrigatória | 5 | 75 |
Complementares
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
20000283 | ATIVIDADES COMPLEMENTARES | Atividade complementar | 200 |
Optativas
Professores que ministraram disciplinas no Curso nos últimos três semestres
Turmas ofertadas em 2022 / 2
2º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
20000145 - FONÉTICA E FONOLOGIA DA L. ALEMÃ Professor responsável pela turma: BERNARDO KOLLING LIMBERGER Horários
| M1 | 35 | 15 | ||||||
20000138 - LÍNGUA ALEMÃ IIProfessor responsável pela turma: LUCIANE LEIPNITZ Horários
| M1 | 35 | 17 | ||||||
20000273 - LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE IIProfessor responsável pela turma: LUÍS ISAÍAS CENTENO DO AMARAL Horários
| M4 | 35 | 15 | ||||||
20000269 - LINGÜÍSTICA GERALProfessor responsável pela turma: KARINA GIACOMELLI Horários
| M4 | 35 | 22 | ||||||
20000293 - PANORAMA CULTURAL DA LIT. BRASILEIRA IProfessor responsável pela turma: JOAO LUIS PEREIRA OURIQUE Horários
| M2 | 20 | 28 |
4º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
20000290 - CRÍTICA LITERÁRIAProfessor responsável pela turma: CLAUDIA LORENA VOUTO DA FONSECA Professor Regente: PATRÍCIA DOS SANTOS SILVEIRA Horários
| M2 | 20 | 22 | ||||||
20000149 - CULTURA E CIVILIZAÇÃO GERMANÓFONAProfessor responsável pela turma: MILENA HOFFMANN KUNRATH Horários
| M1 | 20 | 8 | ||||||
20000148 - ENSINO DA LÍNGUA ALEMÃ INSTRUMENTALProfessor responsável pela turma: BERNARDO KOLLING LIMBERGER Horários
| M1 | 20 | 7 | ||||||
20000284 - LATIM BÁSICO IProfessor responsável pela turma: PAULA BRANCO DE ARAUJO BRAUNER Horários
| M2 | 20 | 24 | ||||||
20000140 - LÍNGUA ALEMÃ IVProfessor responsável pela turma: LUCAS LOFF MACHADO Horários
| M1 | 25 | 4 | ||||||
20000197 - LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIAProfessor responsável pela turma: CINTIA DA COSTA ALCANTARA Horários
| M2 | 20 | 24 | ||||||
20000291 - LINGUÍSTICA TEXTUALProfessor responsável pela turma: MÔNICA FERREIRA CASSANA Horários
| M2 | 20 | 18 |
5º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
20000141 - LÍNGUA ALEMÃ VProfessor responsável pela turma: ANGELA INES KLEIN Horários
| M1 | 15 | 3 |
6º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
20000249 - ESTÁGIO DE INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA LÍNG PORT E LITProfessor responsável pela turma: ANA PAULA NOBRE DA CUNHA Horários
| P1 | 10 | 36 | ||||||
20000142 - LÍNGUA ALEMÃ VIProfessor responsável pela turma: LUCIANE LEIPNITZ Horários
| M1 | 20 | 3 | ||||||
20000151 - LITERATURAS DE LÍNGUA ALEMÃ IIProfessor responsável pela turma: MILENA HOFFMANN KUNRATH Horários
| M1 | 20 | 7 |
7º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
20000143 - LÍNGUA ALEMÃ VIIProfessor responsável pela turma: LUCAS LOFF MACHADO Horários
| M1 | 20 | 5 |
8º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
20000251 - ESTÁGIO DE REGÊNCIA / LÍNG PORT E LITERATProfessor responsável pela turma: VANESSA DOUMID DAMASCENO Horários
| P1 | 10 | 21 | ||||||
20000153 - LITERATURAS DE LÍNGUA ALEMÃ IVProfessor responsável pela turma: MILENA HOFFMANN KUNRATH Horários
| M1 | 20 | 5 |
Optativas
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
20000458 - ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL (PLA)Professor responsável pela turma: HELENA VITALINA SELBACH Horários
| T1 | 6 | 27 | ||||||
20000295 - ESTUDOS GRAMATICAIS IProfessor responsável pela turma: TAIS BOPP DA SILVA Horários
| T1 | 8 | 15 | ||||||
20000275 - FICÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA IIProfessor responsável pela turma: GUSTAVO HENRIQUE RÜCKERT Horários
| M1 | 3 | 8 | ||||||
20000286 - LEITURAS DIRIGIDAS: AUTORES E OBRASProfessor responsável pela turma: ALFEU SPAREMBERGER Horários
| M1 | 10 | 17 | ||||||
20000271 - LÍNGUA PORTUGUESA: SEMÂNTICA E PRAGMÁTICAProfessor Regente: LUCIANE BOTELHO MARTINS Professor responsável pela turma: MARCIA DRESCH Horários
| M1 | 8 | 17 | ||||||
20000289 - NARRATIVA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEAProfessor responsável pela turma: MITIZI DE MIRANDA GOMES Professor Regente: PATRÍCIA DOS SANTOS SILVEIRA Horários
| M1 | 5 | 18 | ||||||
20000289 - NARRATIVA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEAProfessor responsável pela turma: CLAUDIA LORENA VOUTO DA FONSECA Professor Regente: PATRÍCIA DOS SANTOS SILVEIRA Horários
| M2 | 3 | 18 | ||||||
20000042 - RECEPÇÃO E PRODUÇÃO ESCRITA EM LÍNGUA ALEMÃProfessor responsável pela turma: ANGELA INES KLEIN Horários
| P1 | 20 | 7 | ||||||
20000277 - SOCIOLINGÜÍSTICA EDUCACIONALProfessor responsável pela turma: PAULO RICARDO SILVEIRA BORGES Horários
| M2 | 8 | 31 |
Alunos Matriculados
Nome | Ano de ingresso | Semestre de ingresso |
---|---|---|
PAULO RICARDO DE OLIVEIRA RANGEL | 2022 | 2 |
BARBARA FERREIRA WIDTHAUPER | 2022 | 1 |
CAROLINE VARGAS SOARES | 2022 | 1 |
Cíntia Centeno Moreira | 2022 | 1 |
IVANA DE MIRANDA GOMES | 2022 | 1 |
JOAO VITOR VIEIRA NORNBERG | 2022 | 1 |
LAIS BARBOSA SILVA | 2022 | 1 |
LUCIANA RODRIGUES BRISOLARA | 2022 | 1 |
LUIZ EDUARDO DIAS PIRES | 2022 | 1 |
MARIA EDUARDA GOMES LEMOS | 2022 | 1 |
MURILO PEGLOW BILHARVA | 2022 | 1 |
RIAM FAGUNDES DE AVILA | 2022 | 1 |
ANDREA CRISTIANE KAHMANN | 2021 | 1 |
CARLA PATRICIA MAIA SCHMIDT | 2021 | 1 |
EDSON DE TOLEDO PIZA FILHO | 2021 | 1 |
GABRIELA CORDEIRO CASSIANO | 2021 | 1 |
GABRIEL SANTOS DE OLIVEIRA | 2021 | 1 |
NATASHA FERNANDES WILLMS | 2021 | 1 |
RAUL SALOMÃO DE SOUZA | 2021 | 1 |
ALISSON MORAES MARTINS | 2020 | 1 |
ALUA FERREIRA VIANA DE FARIA | 2020 | 1 |
BARBARA DE LIMA SOBRAL | 2020 | 1 |
Evelin Nascimento Lima | 2020 | 1 |
GIOVANNA ARRUDA CORREA BUENO | 2020 | 1 |
MARCELE MATTOS AFONSO | 2020 | 1 |
ROGERIO FREDES LEMES | 2020 | 1 |
YAGO BADARO SANTINO RIBEIRO | 2020 | 1 |
CAROLINE DORST NACHTIGALL | 2019 | 1 |
CHRISTIAN KLUG MARTINS | 2019 | 1 |
HELENA MORALES GENTILINI | 2019 | 1 |
ITALO DA SILVA | 2019 | 1 |
REBECA CRUZ | 2019 | 1 |
TABATA FRANCIELE DA SILVA PEREIRA | 2019 | 1 |
LISANDRO MIRITZ VÖLZ | 2018 | 2 |
DANIELE EBEL | 2018 | 1 |
MARCOS KRUGER LUTZ | 2018 | 1 |
CARLOS ALFREDO BUCHWEITZ | 2017 | 1 |
NEIVA EDI KICKHOFEL TAVARES | 2017 | 1 |
MIRIAN ELIZANGELA LOPES MARTINS | 2016 | 1 |
VERIDIANA MARLOW DE SOUZA | 2016 | 1 |
Alunos Egressos
Nome | Ano de ingresso | Ano de conclusão |
---|---|---|
KEIDE JAEKEL DA SILVEIRA | 2009 | 2012 |
PATRÍCIA WENDT SCHMIDT | 2009 | 2012 |
RICHARD JESKE WAGNER | 2009 | 2012 |
CRISTINE BARSEWISCH HOBUSS | 2010 | 2013 |
DAIANE MACKEDANZ | 2010 | 2013 |
FRANCIELE DA SILVEIRA ROCKE | 2010 | 2013 |
ANA PAULA GIEHL DE OLIVEIRA | 2011 | 2014 |
FRANCIELE LIMA DE OLIVEIRA MENDES | 2011 | 2014 |
GABRIEL FELIPE PAUTZ MUNSBERG | 2010 | 2014 |
GUSTAVO BALANSIN NEUMANN | 2009 | 2014 |
SIRLEI SCHUMACHER | 2011 | 2015 |
MARIANE LOPES KRÜGER | 2012 | 2016 |
RAVI FESTA ROSSI | 2013 | 2016 |
FERNANDO LUIZ KROTH | 2012 | 2017 |
GRACE DE BRUM CARDOSO | 2013 | 2017 |
MARIANA WASKOW RADÜNZ | 2014 | 2017 |
VERA REGINA BRAGA MAURICIO | 2015 | 2017 |
IURI KARNOPP BUBOLZ | 2011 | 2018 |
LUAN BALCIUNAS | 2014 | 2018 |
MATEUS KLUMB | 2015 | 2018 |
VIVIAN CRISTINE SANTOS DOS ANJOS | 2015 | 2018 |
GABRIEL DUTRA SILVEIRA | 2016 | 2019 |
JEFFERSON FONSÊCA DE SOUZA | 2015 | 2019 |
JENNIFER DE AVILA BESKOW | 2015 | 2019 |
JORGE JASON DE LA CRUZ RINCON | 2016 | 2019 |
THALYTA BRUNA COSTA DO LAGO | 2015 | 2019 |
LARISSA CAROLINE FERREIRA | 2016 | 2020 |
ANDRIELI KURZ HOLZ | 2017 | 2021 |
CLEICE DALLA NORA | 2016 | 2021 |
JHULY NOLASCO MADRUGA | 2017 | 2021 |
LARISSA DIAS TABORDA | 2017 | 2021 |
LOURDES HELENA DA ROSA DALLMANN | 2016 | 2021 |
MESSIAS DOS SANTOS CORREIA | 2017 | 2021 |
RAFAELA RESENDE NUNES | 2017 | 2021 |
RAFAELA SCHNEIDER RÖDER | 2017 | 2021 |
ELIZANDRA SCHWANZ DA SILVA NETTO | 2018 | 2022 |
ISABELLA HOFFMANN DÖRR | 2017 | 2022 |
JONATAS SILVA DO NASCIMENTO | 2017 | 2022 |
THOMAS DE JULIO | 2018 | 2022 |
(*) Conceitos de curso:
(**) Vagas e formas de ingresso:
- A0 - Ampla concorrência;
- L1 - Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
- L2 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
- L5 - Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
- L6 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
- L9 - Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
- L10 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012
- L13 - Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
- L14 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
Localização e contatos
- Rua Gomes Carneiro, nº 1 Anexo B
96010-610 Pelotas, Rio Grande do Sul - (53) 3921-1391
- clique para ver o e-mail