Nome do Curso / Conceitos (*)
Letras - Português e Alemão
CC (2016)4
Nível / Grau
GRADUAÇÃO / Licenciatura
Modalidade
Presencial
Turno
VESPERTINO
Código UFPel
3670
Código e-MEC
1102190
Unidade
Coordenador
A0L1L2L5L6L9L10L13L14Total
PAVE 2019/11111111119
SISU 2019/1163333111132
Criação e Reconhecimento
CURSO CRIADO PELO CONSELHO SUPERIOR CONFORME PORTARIA Nº 1.557 DE 06/10/2010.
Curso reconhecido pela Portaria nº 75 de 10/02/2017. Publicada no D.O.U de 13/02/2017.

Contextualização

O Curso de Licenciatura em Português e Alemão e respectivas Literaturas foi implementado pelo Centro de Letras e Comunicação, em 2009. O curso é oferecido como licenciatura dupla alemão/português e somente no turno diurno. A criação do curso atende tanto a uma antiga aspiração acadêmica do Centro de Letras e Comunicação, no sentido de ampliar a vocação do Curso de Letras na formação de professores de línguas estrangeiras, quanto reivindicação da comunidade, sobretudo, naturalmente, dos descendentes germânicos radicados em Pelotas e na Região. Para além desses aspectos, a crescente retomada da importância da língua alemã no mundo acadêmico e empresarial legitima a oferta dessa licenciatura, a fim de formar profissionais habilitados para atuar nos postos de trabalhos decorrentes do contexto mencionado. Nesse sentido, o CLC de Letras cumpre e defende os objetivos da própria Universidade, de seu compromisso com a sociedade, oferecendo um espaço de aprendizagem atento às necessidades da comunidade. Afinal de contas, o conhecimento de língua estrangeira é válido não só para “disputas” no mercado de trabalho, mas, sobretudo, pela necessidade crescente de se lidar com um universo heterogêneo de informações e com as constantes inovações nas mais diferentes áreas do conhecimento.

Objetivos

Objetivos gerais do curso
  • Proporcionar ao aluno uma formação linguística, pedagógica e literária que o capacite para atuar desde o Ensino Fundamental II e Ensino Médio até os cursos livres, ensino técnico e superior.
  • Contribuir, através do ensino, da pesquisa e da extensão, para o desenvolvimento dos estudos linguísticos e literários, bem como da metodologia relacionada com o ensino de línguas e literaturas.
Objetivos específicos do curso
  • Capacitar o aluno para que possa lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos orais e escritos.
  • Conscientizar o aluno acerca da sua inserção na sociedade e do papel sociopolítico do professor de língua(s) e de literatura(s).
  • Possibilitar ao aluno o domínio estrutural e funcional das línguas estudadas, nas suas manifestações orais e escritas, em termos de recepção e produção de textos.
  • Conscientizar o aluno da existência de variedades linguísticas e culturais de ambos os idiomas.  
  • Despertar a consciência sobre a inter-relação entre os fatos histórico-sociais, socioculturais e as manifestações literárias, ampliando assim sua  a visão de mundo.
  • Estimular a reflexão teórica sobre as diferentes concepções de linguagem e os seus usos, bem como sobre a literatura enquanto forma de expressão cultural, artística e ideológica.
  • Propiciar o uso de novas tecnologias relacionadas ao ensino.
  • Fazer com que o aluno assuma sua formação acadêmico-profissional como processo contínuo, autônomo e permanente.  
  • Motivar o aluno a participar de projetos que articulem ensino, pesquisa e extensão.

Perfil do Egresso

O Curso de Letras proposto neste Projeto Pedagógico deverá proporcionar aos alunos condições que lhes favoreçam o desenvolvimento de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades necessárias para que se tornem professores de língua(s) e/ou literatura(s) capazes de:
a)dominar o uso das línguas portuguesa e alemã, na modalidade culta, em manifestações orais e escritas;
b)compreender que a língua, produto e instrumento dos processos interlocutivos que se dão no interior de espaços sociais, apresenta “heterogeneidade sistemática” e uma gramática variável, capaz de aplicar os diferentes aspectos fonológicos, morfológicos e sistemáticos que se observam nas variedades tanto cultas quanto populares;
c)empenhar-se no combate a todo e qualquer preconceito, em especial o preconceito linguístico, que constrange a livre expressão e a atuação social das classes populares, tanto na aprendizagem quanto no ensino da língua padrão;
d)dominar o uso da língua alemã, na modalidade culta, em manifestações orais e escritas e reconhecer as variações regionais e sociais;
e)aplicar teorias linguísticas à análise dos diversos níveis das línguas portuguesa e alemã;
f)analisar obras representativas das literaturas em língua alemã e em língua portuguesa, como forma de conhecimento de culturas diversas, de engajamento social, de punição, de compreensão de sentimentos, paixões e comportamentos humanos, que possam concorrer para o desenvolvimento da sensibilidade ética e estética;
g)dominar princípios técnico-metodológicos de ensino de línguas e literaturas que fundamentem atividades levadas à sala de aula, formas de avaliação e planejamento de curso;
h)analisar e utilizar criticamente materiais didáticos e paradidáticos;
i)utilizar multimeios como recursos didáticos;
j)executar planos de ação interdisciplinar;
k)conscientizar-se de sua responsabilidade no processo de educação para a cidadania;
l)conscientizar-se de que sua formação global e crítica deve ser um processo continuado e autônomo.

 

Competências e habilidades

Curso de Licenciatura em Letras – Português e Alemão e Respectivas Literaturas, de acordo com a proposta de seu Projeto Pedagógico atual, deverá proporcionar aos alunos condições que lhes favoreçam o desenvolvimento de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades necessárias para que se tornem professores de língua (s) e/ou literatura (s) capazes de:

a) dominar o uso da língua portuguesa, na modalidade culta, em manifestações orais e escritas;
b) compreender que a língua, produto e instrumento dos processos interlocutivos que se dão no interior de espaços sociais, apresenta “heterogeneidade sistemática” e uma gramática variável, capaz de explicar os diferentes aspectos fonológicos, morfológicos e sistemáticos que se observam nas variedades tanto cultas quanto populares;
c) empenhar-se no combate ao preconceito linguístico, que constrange a livre expressão e a atuação social das classes populares, tanto quanto no ensino da língua padrão;
d) dominar o uso da língua estrangeira objeto de seu curso, em manifestações orais e escritas;
e) aplicar teorias lingüísticas à análise dos diversos níveis da (s) língua (s) objeto de seu estudo;
f) analisar obras representativas da literatura correspondente à língua objeto de estudo, como forma de conhecimento de culturas diversas, engajamento social, compreensão de sentimentos, paixões e comportamentos humanos, ou como forma de punição, que possa concorrer para o desenvolvimento de sua sensibilidade estética;
g) dominar princípios técnico-metodológicos de ensino de línguas e literaturas que fundamentem atividades levadas à sala de aula, formas de avaliação e planejamento de curso;
h) analisar criticamente materiais didáticos e paradidáticos;
i) utilizar multimeios como recursos didáticos;
j) executar planos de ação interdisciplinar;
k) conscientizar-se de sua responsabilidade no processo de educação para a cidadania;
l) conscientizar-se de que sua formação global e crítica deve ser um processo continuado e autônomo.

Organização Curricular

Os conteúdos curriculares, as atividades práticas e de estágio da Licenciatura em Letras Português e Alemão organizam-se em eixos, que traduzem os aspectos relevantes da formação docente dos professores de Língua Portuguesa, Literaturas e Língua Alemã. Cada eixo materializa-se, no fluxograma, em disciplinas e carga horária, que se constituem nos componentes imprescindíveis à integralização curricular.
A estrutura curricular por eixos redesenha o Curso de Letras, apontando pelo menos para duas direções significativas: (a) garante-se ao aluno uma formação melhor centrada nos aspectos teóricos e práticos específicos de sua formação; (b) propicia-se ao aluno a flexibilização e a interdisciplinaridade. Em relação a esse último aspecto, é importante salientar que o Eixo da Formação Pedagógica em Letras (ver abaixo) caracteriza-se, sobretudo, pela interdisciplinaridade dos conteúdos da Língua Portuguesa e da Literatura de Língua Portuguesa. Na mesma direção, o Eixo da Formação Complementar em Letras possibilita ao aluno a integralização de conteúdos e carga horária a partir das disciplinas descritas no item 7.1, sob a categoria “Optativas A”, facultando ao acadêmico a complementação de seus estudos em áreas de maior interesse pessoal.
Além dessa modalidade de optativas, oferece-se ao aluno a possibilidade de cursar disciplinas cuja carga horária não é somada à carga horária obrigatória do curso, mas sim às horas relativas à formação livre ou opcional. Essas disciplinas são classificadas como “Optativas B” e estão descritas no item 6.5, “Formação Livre ou opcional”.

Procedimentos e metodologias de ensino

Partindo do pressuposto de que a sala de aula é um espaço de interação para a construção do conhecimento e para a reflexão sobre a transposição didática, é necessário que haja diversas formas de abordagem em relação ao trabalho desenvolvido nas diferentes disciplinas do Curso. As aulas podem acontecer por meio de exposições dialogadas, debates, seminários, apresentação e discussão de filmes e documentários, pesquisa bibliográfica e de campo, etc. A metodologia é pensada a partir das necessidades específicas de cada disciplina e de cada grupo de trabalho, buscando estimular o discente como sujeito de seu próprio processo de construção de conhecimento. Dessa forma, espera-se que o graduando desenvolva autonomia e senso crítico no trabalho com as diferentes linguagens.

Avaliação do ensino e da aprendizagem

Concebe-se o processo de ensino-aprendizagem como complexo e contínuo, o qual deve vincular a teoria à prática e a educação ao ensino, além de considerar aspectos éticos, sociais, psicológicos, filosóficos e políticos. Partindo dessa compreensão, os instrumentos de avaliação desse processo também são percebidos como contínuos e complexos.
As práticas avaliativas visam a diagnosticar os avanços e a detectar as dificuldades, para levar o discente a superar problemas e obstáculos nos processos de assimilação, construção e aplicação de conhecimentos, bem como no desenvolvimento das competências, habilidades, atitudes e posturas que promovam a inclusão social. Em outras palavras, as práticas avaliativas visam a diagnosticar “o saber, o saber fazer e o saber ser”, para promover o exercício consciente e competente da profissão de professor e da cidadania (BARROS, 2010, p. 12).
As avaliações são diversificadas e fundamentadas em critérios flexíveis às especificidades das diferentes disciplinas e áreas de conhecimento. Entre outros aspectos, visam a identificar interesses, aptidões, traços de personalidade e graus de envolvimento, para facilitar a aprendizagem e a aplicação dos conhecimentos através de atividades de ensino, pesquisa e extensão.
As avaliações do processo ensino-aprendizagem seguirão o disposto nos artigos 65, 66, 67, 68, 69 e 70 do Regulamento do Ensino de Graduação da UFPel. Acrescenta-se ainda que será considerado aprovado o aluno que, com pelo menos 75% de presenças na disciplina, obtiver média 7,0, resultado da soma e divisão pelo número de avaliações presenciais (no mínimo 2) realizadas durante o semestre e cujo peso será estabelecido pelo professor da disciplina. O aluno que não frequentar no mínimo 75% da disciplina será considerado reprovado, independentemente da média obtida. Aquele que tiver a frequência mínima e atingir a média entre 3,0 e 6,9 poderá prestar exame, que consistirá na realização de uma prova (peso dez) sobre o conteúdo desenvolvido no semestre. A nota do exame será somada à nota final do semestre e dividida por 2. O resultado para aprovação deverá ser igual ou superior a 5.
O objetivo central dos processos de avaliação consiste na formação acadêmica e cidadã do discente, visando a sua emancipação social e profissional, a partir de reflexões sobre as práticas pedagógicas e o significado social do trabalho docente, levando-o a tomar decisões e a buscar alternativas, para atender às necessidades dos diferentes contextos socioculturais e educacionais.
A avaliação no Curso de Licenciatura em Letras Português e Alemão tem um caráter permanente e fundamenta-se nos planos de ensino e nas práticas sociais e pedagógicas dos professores, cujo papel é facilitar e mediar a aprendizagem e estimular o discente a desenvolver seus próprios meios de assimilação e aprendizagem. Parte-se do entendimento de que a avaliação da docência no ensino superior envolve questões éticas, ideológicas, políticas, culturais, didático-pedagógicas e técnicas. Além disso, deve voltar-se para o que a sociedade espera do futuro professorado e da educação institucionalizada, que deve acompanhar as constantes mudanças políticas, sociais e mercadológicas.
Nas próximas avaliações também serão considerados os seguintes aspectos:
- adequação de recursos materiais (funcionamento de laboratórios, da biblioteca, dos aparelhos multimídia, do mobiliário, do espaço físico);
- adequação dos recursos humanos (número de professores e de técnicos-administrativos);
- acompanhamento da taxa de evasão;
- acompanhamento do efetivo cumprimento dos planos de ensino pelos docentes;
- acompanhamento das práticas de estágio obrigatório.

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

Há no CLC uma forte integração entre os cursos de graduação e de pós-graduação stricto e lato sensu. Tal integração ocorre de diversas formas:
1)Atuação de todos os professores da Especialização e do Mestrado também na graduação.
2)Inclusão de alunos da graduação nas linhas de pesquisa desenvolvidas na pós-graduação.
3)Participação de professores pesquisadores da graduação em grupos de pesquisa do CNPq liderados por professores da Especialização e do Mestrado.
4)Organização de eventos científicos em parceria entre a graduação e a pós-graduação.

Acompanhamento de Egressos

 O ideal é poder acompanhar os profissionais formados pelo Curso e, através das informações registradas por nossos ex-alunos, identificar o índice de sucesso da instituição com base na inserção de seus egressos no mercado de trabalho.
A UFPel institui em 2016 uma “pesquisa do egresso” para proporcionar um diagnóstico que irá auxiliar na identificação de potenciais melhorias nos cursos de graduação e pós-graduação.
A partir do diagnóstico a ser extraído da Pesquisa do Egresso será possível planejar e promover a oferta de cursos de formação continuada adequada às necessidades profissionais de cada área de atuação. 

Matriz Curricular

2º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
17350028EDUCAÇÃO BRASILEIRA:ORGANIZ. E POLÍT.PÚBLICASObrigatória460
20000145FONÉTICA E FONOLOGIA DA L. ALEMÃ 20000137 - LÍNGUA ALEMÃ IObrigatória575
20000138LÍNGUA ALEMÃ II20000137 - LÍNGUA ALEMÃ IObrigatória7105
20000273LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE II20000265 - LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE IObrigatória575
20000269LINGÜÍSTICA GERALObrigatória575
20000293PANORAMA CULTURAL DA LIT. BRASILEIRA I20000267 - INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOSObrigatória575

3º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
17360021FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃOObrigatória460
20000139LÍNGUA ALEMÃ III20000138 - LÍNGUA ALEMÃ IIObrigatória7105
20000263LÍNGUA PORTUGUESA: MORFOLOGIA20000273 - LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE IIObrigatória575
20000201LINGÜÍSTICA APLICADA AO ENSINO DA L PORTUGUESA20000166 - TEORIAS E PRÁTICAS DE LEITURAObrigatória575
20000146LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DA L ALEMÃ I20000138 - LÍNGUA ALEMÃ IIObrigatória575
20000294PANORAMA CULTURAL DA LIT. BRASILEIRA II20000293 - PANORAMA CULTURAL DA LIT. BRASILEIRA IObrigatória575
20000200SOCIOLINGÜÍSTICA20000269 - LINGÜÍSTICA GERALObrigatória575

4º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
20000290CRÍTICA LITERÁRIA20000294 - PANORAMA CULTURAL DA LIT. BRASILEIRA IIObrigatória575
20000149CULTURA E CIVILIZAÇÃO GERMANÓFONA20000139 - LÍNGUA ALEMÃ IIIObrigatória575
20000148ENSINO DA LÍNGUA ALEMÃ INSTRUMENTAL20000139 - LÍNGUA ALEMÃ III20000146 - LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DA L ALEMÃ IObrigatória575
20000284LATIM BÁSICO I20000273 - LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE IIObrigatória575
20000140LÍNGUA ALEMÃ IV20000139 - LÍNGUA ALEMÃ IIIObrigatória7105
20000197LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIA20000263 - LÍNGUA PORTUGUESA: MORFOLOGIAObrigatória575
20000291LINGUÍSTICA TEXTUAL20000269 - LINGÜÍSTICA GERALObrigatória575

5º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
20000278ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA I20000197 - LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIAObrigatória575
20000292ENSINO DA LITERATURA20000290 - CRÍTICA LITERÁRIAObrigatória575
20000158ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO / LÍNG. ALEMÃ20000140 - LÍNGUA ALEMÃ IVObrigatória230
20000303ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO / LING. PORT. E LIT.20000197 - LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIA20000290 - CRÍTICA LITERÁRIAObrigatória230
20000285LATIM BÁSICO II20000284 - LATIM BÁSICO IObrigatória575
20000141LÍNGUA ALEMÃ V20000140 - LÍNGUA ALEMÃ IVObrigatória7105
20000084LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )Obrigatória460
20000150LITERATURAS DE LÍNGUA ALEMÃ I20000140 - LÍNGUA ALEMÃ IV20000149 - CULTURA E CIVILIZAÇÃO GERMANÓFONAObrigatória575

6º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
20000249ESTÁGIO DE INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA LÍNG PORT E LIT20000197 - LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIA20000290 - CRÍTICA LITERÁRIAObrigatória690
20000142LÍNGUA ALEMÃ VI20000141 - LÍNGUA ALEMÃ VObrigatória7105
20000151LITERATURAS DE LÍNGUA ALEMÃ II20000141 - LÍNGUA ALEMÃ V20000149 - CULTURA E CIVILIZAÇÃO GERMANÓFONAObrigatória575

7º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
20000159ESTÁGIO INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA L. ALEMÃ20000142 - LÍNGUA ALEMÃ VIObrigatória690
20000143LÍNGUA ALEMÃ VII20000142 - LÍNGUA ALEMÃ VIObrigatória7105
20000152LITERATURAS DE LÍNGUA ALEMÃ III20000141 - LÍNGUA ALEMÃ V20000149 - CULTURA E CIVILIZAÇÃO GERMANÓFONAObrigatória575

8º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
20000160ESTÁGIO DE REGÊNCIA / LING. ALEMÃ20000143 - LÍNGUA ALEMÃ VII20000159 - ESTÁGIO INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA L. ALEMÃObrigatória8120
20000251ESTÁGIO DE REGÊNCIA / LÍNG PORT E LITERAT20000249 - ESTÁGIO DE INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA LÍNG PORT E LITObrigatória8120
20000144LÍNGUA ALEMÃ VIII20000143 - LÍNGUA ALEMÃ VIIObrigatória575
20000153LITERATURAS DE LÍNGUA ALEMÃ IV20000141 - LÍNGUA ALEMÃ V20000149 - CULTURA E CIVILIZAÇÃO GERMANÓFONAObrigatória575

Optativas

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
20000305ANÁLISE DO DISCURSO E LINGUÍSTICA TEXTUAL20000269 - LINGÜÍSTICA GERALOptativa460
20000164DIDÁTICA EM LETRASOptativa575
20000279ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA II20000278 - ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA IOptativa575
20000044ENSINO DE LÍNGUA ALEMÃ I20000142 - LÍNGUA ALEMÃ VI20000146 - LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DA L ALEMÃ IOptativa575
20000189ESTUDOS DA LITERATURA BRASILEIRA: FICÇÃO20000267 - INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOSOptativa460
20000215ESTUDOS DA LITERATURA BRASILEIRA - POESIA20000294 - PANORAMA CULTURAL DA LIT. BRASILEIRA IIOptativa460
20000295ESTUDOS GRAMATICAIS IOptativa460
20000297ESTUDOS GRAMATICAIS II20000295 - ESTUDOS GRAMATICAIS IOptativa460
20000298ESTUDOS LITERÁRIOS II20000267 - INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOSOptativa460
20000274FICÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA I20000290 - CRÍTICA LITERÁRIAOptativa575
20000275FICÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA II20000290 - CRÍTICA LITERÁRIAOptativa575
05000103HISTÓRIA DA ARTE OCIDENTALOptativa460
20000301INTRODUÇÃO À TERMINOLOGIAOptativa460
20000286LEITURAS DIRIGIDAS: AUTORES E OBRAS20000290 - CRÍTICA LITERÁRIAOptativa575
20000282LÍNG PORTUG:PERSPECTIVA ESTILÍSTICO-DISCURSIVA20000197 - LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIAOptativa575
20000131LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS III ( LIBRAS III )Optativa460
20000121LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS II ( LIBRAS II )20000084 - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )Optativa460
20000130LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS IV ( LIBRAS IV )Optativa460
20000246LÍNGUA E LITERATURA LATINA I20000285 - LATIM BÁSICO IIOptativa575
20000247LÍNGUA E LITERATURA LATINA II20000246 - LÍNGUA E LITERATURA LATINA IOptativa575
20000188LÍNGUA PORTUGUESA: PERSPECTIVA ESTILÍSTICAOptativa460
20000272LÍNGUA PORTUGUESA: PERSPECTIVA HISTÓRICA20000197 - LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIAOptativa575
20000271LÍNGUA PORTUGUESA: SEMÂNTICA E PRAGMÁTICAOptativa575
20000147LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DA L ALEMÃ II20000142 - LÍNGUA ALEMÃ VI20000146 - LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DA L ALEMÃ IOptativa575
20000056Linguística Aplicada e Ensino da Língua Alemã II20000142 - LÍNGUA ALEMÃ VI20000146 - LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DA L ALEMÃ IOptativa230
20000245LINGUÍSTICA II20000269 - LINGÜÍSTICA GERALOptativa460
20000043LITERATURA NA AULA DE LÍNGUA ALEMÃ20000150 - LITERATURAS DE LÍNGUA ALEMÃ IOptativa345
20000289NARRATIVA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA20000290 - CRÍTICA LITERÁRIAOptativa575
20000300NORMAS TÉCNICAS IOptativa460
20000306NORMAS TÉCNICAS II20000300 - NORMAS TÉCNICAS IOptativa460
20000167PANORAMA CULT. DAS LIT PORTUGUESA E AFRICANA20000290 - CRÍTICA LITERÁRIAOptativa575
20000315PESQUISA EM LETRAS IOptativa460
20000338PESQUISA EM LETRAS IIOptativa460
20000276POESIA EM LÍNGUA PORTUGUESA I20000290 - CRÍTICA LITERÁRIAOptativa575
20000171POESIA EM LÍNGUA PORTUGUESA II20000290 - CRÍTICA LITERÁRIAOptativa575
20000288POÉTICAS CONTEMPORÂNEAS NO BRASIL20000290 - CRÍTICA LITERÁRIAOptativa575
20000264PRODUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITURA II20000266 - PRODUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITURA IOptativa575
20000287PRODUÇÃO DO TEXTO ACADÊMICOOptativa575
20000304PRODUÇÃO E REVISÃO DO TEXTO ACADÊMICOOptativa460
20000316PRODUÇÃO E REVISÃO DO TEXTO CRIATIVOOptativa460
20000314PRODUÇÃO E REVISÃO DO TEXTO JURÍDICOOptativa460
20000270PSICOLINGUÍSTICA20000197 - LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIAOptativa575
20000042RECEPÇÃO E PRODUÇÃO ESCRITA EM LÍNGUA ALEMÃ20000141 - LÍNGUA ALEMÃ VOptativa345
20000041RECEPÇÃO E PRODUÇÃO ORAL EM LÍNGUA ALEMÃ20000140 - LÍNGUA ALEMÃ IV20000145 - FONÉTICA E FONOLOGIA DA L. ALEMÃ Optativa345
20000299REVISÃO GRAMATICAL E LINGUÍSTICA Optativa460
20000277SOCIOLINGÜÍSTICA EDUCACIONAL20000200 - SOCIOLINGÜÍSTICAOptativa575
20000280TÓPICOS DE LITERATURA BRASILEIRA20000290 - CRÍTICA LITERÁRIAOptativa575
20000281TÓPICOS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO20000200 - SOCIOLINGÜÍSTICAOptativa575
20000318TRADUÇÃO: ASPECTOS TEÓRICOSOptativa460
20000340TRADUÇÃO - HISTÓRIA E ÉTICAOptativa460

Optativas

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
20000283ATIVIDADES COMPLEMENTARESObrigatória200

Turmas ofertadas em 2019 / 1

1º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
20000267 - INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS
Horários
ManhãTardeNoite
TER17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
QUI15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M23053
20000137 - LÍNGUA ALEMÃ I
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
QUA17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M13522
20000265 - LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE I
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
SEX15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M43522
20000266 - PRODUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITURA I
Horários
ManhãTardeNoite
SEG15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M33053
20000166 - TEORIAS E PRÁTICAS DE LEITURA
Horários
ManhãTardeNoite
QUI17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
SEX17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M23053

3º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
20000139 - LÍNGUA ALEMÃ III
Horários
ManhãTardeNoite
SEG15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
QUI17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M1300
20000263 - LÍNGUA PORTUGUESA: MORFOLOGIA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M2250
20000201 - LINGÜÍSTICA APLICADA AO ENSINO DA L PORTUGUESA
Horários
ManhãTardeNoite
QUA15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M2250
20000146 - LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DA L ALEMÃ I
Horários
ManhãTardeNoite
TER17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M1300
20000294 - PANORAMA CULTURAL DA LIT. BRASILEIRA II
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
TER15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M2250
20000200 - SOCIOLINGÜÍSTICA
Horários
ManhãTardeNoite
SEX15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M2250

5º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
20000278 - ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA I
Horários
ManhãTardeNoite
SEG15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
SEX17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M2250
20000292 - ENSINO DA LITERATURA
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M2200
20000158 - ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO / LÍNG. ALEMÃ
Horários
ManhãTardeNoite
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
P1250
20000303 - ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO / LING. PORT. E LIT.
Horários
ManhãTardeNoite
QUI17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
P2250
20000285 - LATIM BÁSICO II
Horários
ManhãTardeNoite
TER17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
SEX15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M2200
20000141 - LÍNGUA ALEMÃ V
Horários
ManhãTardeNoite
SEG17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
TER15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
QUI15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1250
20000084 - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )
Horários
ManhãTardeNoite
QUA15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
T8130
20000150 - LITERATURAS DE LÍNGUA ALEMÃ I
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M1250

7º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
20000159 - ESTÁGIO INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA L. ALEMÃ
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
P1200
20000143 - LÍNGUA ALEMÃ VII
Horários
ManhãTardeNoite
QUA17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
QUI17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
SEX17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M1200
20000152 - LITERATURAS DE LÍNGUA ALEMÃ III
Horários
ManhãTardeNoite
SEG17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
QUA15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1200

Optativas

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
20000215 - ESTUDOS DA LITERATURA BRASILEIRA - POESIA
Horários
ManhãTardeNoite
QUA18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
T130
20000215 - ESTUDOS DA LITERATURA BRASILEIRA - POESIA
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T270
20000188 - LÍNGUA PORTUGUESA: PERSPECTIVA ESTILÍSTICA
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T170
20000167 - PANORAMA CULT. DAS LIT PORTUGUESA E AFRICANA
Horários
ManhãTardeNoite
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M180
20000270 - PSICOLINGUÍSTICA
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M180
20000280 - TÓPICOS DE LITERATURA BRASILEIRA
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M170
20000280 - TÓPICOS DE LITERATURA BRASILEIRA
Horários
ManhãTardeNoite
QUI18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M230

Alunos Matriculados

Nome Ano de ingresso Semestre de ingresso
ANA LUIZA SCHNEIDER20191
ANDRE JAIME RANGEL20191
BEATRIZ DE MOURA CORTES20191
CAROLINE DORST NACHTIGALL20191
CAROLINE SILVA DA COSTA20191
CASSANDRA COELHO SANT ANNA20191
CHRISTIAN KLUG MARTINS20191
DIENIFER GOULART DUARTE20191
EDILBERTO RADUAN GARCIA CARVALHO20191
ITALO DA SILVA20191
IVONIL GOULART20191
JENNIFER DA SILVA ALMEIDA20191
JESSICA RENATA DA CRUZ20191
JULIANA VASQUES MOURA20191
LOUISE DOS SANTOS ANDERSON20191
NATALIA APARECIDA NAZARIO20191
NATHALIA DE CERQUEIRA LEMOS VIEIRA20191
REBECA CRUZ20191
TABATA FRANCIELE DA SILVA PEREIRA20191
THAYLOR GABRIEL AMARILLO SOUZA20191
VANESSA CORTEZ VALERIO20191
VERIDIANA RIBEIRO CELENTE20191

Alunos Egressos

Nome Ano de ingresso Ano de conclusão
KEIDE JAEKEL DA SILVEIRA20092012
PATRÍCIA WENDT SCHMIDT20092012
RICHARD JESKE WAGNER20092012
CRISTINE BARSEWISCH HOBUSS20102013
DAIANE MACKEDANZ20102013
FRANCIELE DA SILVEIRA ROCKE20102013
ANA PAULA GIEHL DE OLIVEIRA20112014
FRANCIELE LIMA DE OLIVEIRA MENDES20112014
GABRIEL FELIPE PAUTZ MUNSBERG20102014
GUSTAVO BALANSIN NEUMANN20092014
SIRLEI SCHUMACHER20112015
MARIANE LOPES KRÜGER20122016
RAVI FESTA ROSSI20132016
FERNANDO LUIZ KROTH20122017
GRACE DE BRUM CARDOSO20132017
MARIANA WASKOW RADÜNZ20142017
VERA REGINA BRAGA MAURICIO20152017
IURI KARNOPP BUBOLZ20112018
LUAN BALCIUNAS20142018

(*) Conceitos de curso:

(**) Vagas e formas de ingresso:

  • A0 - Ampla concorrência;
  • L1 - Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L2 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L5 - Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L6 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L9 - Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L10 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012
  • L13 - Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L14 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)

Localização e contatos

Página gerada em 24/02/2019 00:19:45 (consulta levou 0.742438s)