Nome do Curso / Conceitos (*)
Letras - Português e Alemão
CC (2016)4
Nível / Grau
GRADUAÇÃO / Licenciatura
Modalidade
Presencial
Turno
VESPERTINO
Código UFPel
3670
Código e-MEC
1102190
Unidade
Coordenador
Criação e Reconhecimento
CURSO CRIADO PELO CONSELHO SUPERIOR CONFORME PORTARIA Nº 1.557 DE 06/10/2010.
Curso reconhecido pela Portaria nº 75 de 10/02/2017. Publicada no D.O.U de 13/02/2017.

Contextualização

O Curso de Licenciatura em Português e Alemão e respectivas Literaturas foi implementado pelo Centro de Letras e Comunicação, em 2009. O curso é oferecido como licenciatura dupla alemão/português e somente no turno diurno. A criação do curso atende tanto a uma antiga aspiração acadêmica do Centro de Letras e Comunicação, no sentido de ampliar a vocação do Curso de Letras na formação de professores de línguas estrangeiras, quanto reivindicação da comunidade, sobretudo, naturalmente, dos descendentes germânicos radicados em Pelotas e na Região. Para além desses aspectos, a crescente retomada da importância da língua alemã no mundo acadêmico e empresarial legitima a oferta dessa licenciatura, a fim de formar profissionais habilitados para atuar nos postos de trabalhos decorrentes do contexto mencionado. Nesse sentido, o CLC de Letras cumpre e defende os objetivos da própria Universidade, de seu compromisso com a sociedade, oferecendo um espaço de aprendizagem atento às necessidades da comunidade. Afinal de contas, o conhecimento de língua estrangeira é válido não só para “disputas” no mercado de trabalho, mas, sobretudo, pela necessidade crescente de se lidar com um universo heterogêneo de informações e com as constantes inovações nas mais diferentes áreas do conhecimento.

Objetivos

Objetivos gerais do curso
  • Proporcionar ao aluno uma formação linguística, pedagógica e literária que o capacite para atuar desde o Ensino Fundamental II e Ensino Médio até os cursos livres, ensino técnico e superior.
  • Contribuir, através do ensino, da pesquisa e da extensão, para o desenvolvimento dos estudos linguísticos e literários, bem como da metodologia relacionada com o ensino de línguas e literaturas.
Objetivos específicos do curso
  • Capacitar o aluno para que possa lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos orais e escritos.
  • Conscientizar o aluno acerca da sua inserção na sociedade e do papel sociopolítico do professor de língua(s) e de literatura(s).
  • Possibilitar ao aluno o domínio estrutural e funcional das línguas estudadas, nas suas manifestações orais e escritas, em termos de recepção e produção de textos.
  • Conscientizar o aluno da existência de variedades linguísticas e culturais de ambos os idiomas.  
  • Despertar a consciência sobre a inter-relação entre os fatos histórico-sociais, socioculturais e as manifestações literárias, ampliando assim sua  a visão de mundo.
  • Estimular a reflexão teórica sobre as diferentes concepções de linguagem e os seus usos, bem como sobre a literatura enquanto forma de expressão cultural, artística e ideológica.
  • Propiciar o uso de novas tecnologias relacionadas ao ensino.
  • Fazer com que o aluno assuma sua formação acadêmico-profissional como processo contínuo, autônomo e permanente.  
  • Motivar o aluno a participar de projetos que articulem ensino, pesquisa e extensão.

Perfil do Egresso

O Curso de Letras proposto neste Projeto Pedagógico deverá proporcionar aos alunos condições que lhes favoreçam o desenvolvimento de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades necessárias para que se tornem professores de língua(s) e/ou literatura(s) capazes de:
a)dominar o uso das línguas portuguesa e alemã, na modalidade culta, em manifestações orais e escritas;
b)compreender que a língua, produto e instrumento dos processos interlocutivos que se dão no interior de espaços sociais, apresenta “heterogeneidade sistemática” e uma gramática variável, capaz de aplicar os diferentes aspectos fonológicos, morfológicos e sistemáticos que se observam nas variedades tanto cultas quanto populares;
c)empenhar-se no combate a todo e qualquer preconceito, em especial o preconceito linguístico, que constrange a livre expressão e a atuação social das classes populares, tanto na aprendizagem quanto no ensino da língua padrão;
d)dominar o uso da língua alemã, na modalidade culta, em manifestações orais e escritas e reconhecer as variações regionais e sociais;
e)aplicar teorias linguísticas à análise dos diversos níveis das línguas portuguesa e alemã;
f)analisar obras representativas das literaturas em língua alemã e em língua portuguesa, como forma de conhecimento de culturas diversas, de engajamento social, de punição, de compreensão de sentimentos, paixões e comportamentos humanos, que possam concorrer para o desenvolvimento da sensibilidade ética e estética;
g)dominar princípios técnico-metodológicos de ensino de línguas e literaturas que fundamentem atividades levadas à sala de aula, formas de avaliação e planejamento de curso;
h)analisar e utilizar criticamente materiais didáticos e paradidáticos;
i)utilizar multimeios como recursos didáticos;
j)executar planos de ação interdisciplinar;
k)conscientizar-se de sua responsabilidade no processo de educação para a cidadania;
l)conscientizar-se de que sua formação global e crítica deve ser um processo continuado e autônomo.

 

Competências e habilidades

Curso de Licenciatura em Letras – Português e Alemão e Respectivas Literaturas, de acordo com a proposta de seu Projeto Pedagógico atual, deverá proporcionar aos alunos condições que lhes favoreçam o desenvolvimento de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades necessárias para que se tornem professores de língua (s) e/ou literatura (s) capazes de:

a) dominar o uso da língua portuguesa, na modalidade culta, em manifestações orais e escritas;
b) compreender que a língua, produto e instrumento dos processos interlocutivos que se dão no interior de espaços sociais, apresenta “heterogeneidade sistemática” e uma gramática variável, capaz de explicar os diferentes aspectos fonológicos, morfológicos e sistemáticos que se observam nas variedades tanto cultas quanto populares;
c) empenhar-se no combate ao preconceito linguístico, que constrange a livre expressão e a atuação social das classes populares, tanto quanto no ensino da língua padrão;
d) dominar o uso da língua estrangeira objeto de seu curso, em manifestações orais e escritas;
e) aplicar teorias lingüísticas à análise dos diversos níveis da (s) língua (s) objeto de seu estudo;
f) analisar obras representativas da literatura correspondente à língua objeto de estudo, como forma de conhecimento de culturas diversas, engajamento social, compreensão de sentimentos, paixões e comportamentos humanos, ou como forma de punição, que possa concorrer para o desenvolvimento de sua sensibilidade estética;
g) dominar princípios técnico-metodológicos de ensino de línguas e literaturas que fundamentem atividades levadas à sala de aula, formas de avaliação e planejamento de curso;
h) analisar criticamente materiais didáticos e paradidáticos;
i) utilizar multimeios como recursos didáticos;
j) executar planos de ação interdisciplinar;
k) conscientizar-se de sua responsabilidade no processo de educação para a cidadania;
l) conscientizar-se de que sua formação global e crítica deve ser um processo continuado e autônomo.

Organização Curricular

Os conteúdos curriculares, as atividades práticas e de estágio da Licenciatura em Letras Português e Alemão organizam-se em eixos, que traduzem os aspectos relevantes da formação docente dos professores de Língua Portuguesa, Literaturas e Língua Alemã. Cada eixo materializa-se, no fluxograma, em disciplinas e carga horária, que se constituem nos componentes imprescindíveis à integralização curricular.
A estrutura curricular por eixos redesenha o Curso de Letras, apontando pelo menos para duas direções significativas: (a) garante-se ao aluno uma formação melhor centrada nos aspectos teóricos e práticos específicos de sua formação; (b) propicia-se ao aluno a flexibilização e a interdisciplinaridade. Em relação a esse último aspecto, é importante salientar que o Eixo da Formação Pedagógica em Letras (ver abaixo) caracteriza-se, sobretudo, pela interdisciplinaridade dos conteúdos da Língua Portuguesa e da Literatura de Língua Portuguesa. Na mesma direção, o Eixo da Formação Complementar em Letras possibilita ao aluno a integralização de conteúdos e carga horária a partir das disciplinas descritas no item 7.1, sob a categoria “Optativas A”, facultando ao acadêmico a complementação de seus estudos em áreas de maior interesse pessoal.
Além dessa modalidade de optativas, oferece-se ao aluno a possibilidade de cursar disciplinas cuja carga horária não é somada à carga horária obrigatória do curso, mas sim às horas relativas à formação livre ou opcional. Essas disciplinas são classificadas como “Optativas B” e estão descritas no item 6.5, “Formação Livre ou opcional”.

Procedimentos e metodologias de ensino

Partindo do pressuposto de que a sala de aula é um espaço de interação para a construção do conhecimento e para a reflexão sobre a transposição didática, é necessário que haja diversas formas de abordagem em relação ao trabalho desenvolvido nas diferentes disciplinas do Curso. As aulas podem acontecer por meio de exposições dialogadas, debates, seminários, apresentação e discussão de filmes e documentários, pesquisa bibliográfica e de campo, etc. A metodologia é pensada a partir das necessidades específicas de cada disciplina e de cada grupo de trabalho, buscando estimular o discente como sujeito de seu próprio processo de construção de conhecimento. Dessa forma, espera-se que o graduando desenvolva autonomia e senso crítico no trabalho com as diferentes linguagens.

Avaliação do ensino e da aprendizagem

Concebe-se o processo de ensino-aprendizagem como complexo e contínuo, o qual deve vincular a teoria à prática e a educação ao ensino, além de considerar aspectos éticos, sociais, psicológicos, filosóficos e políticos. Partindo dessa compreensão, os instrumentos de avaliação desse processo também são percebidos como contínuos e complexos.
As práticas avaliativas visam a diagnosticar os avanços e a detectar as dificuldades, para levar o discente a superar problemas e obstáculos nos processos de assimilação, construção e aplicação de conhecimentos, bem como no desenvolvimento das competências, habilidades, atitudes e posturas que promovam a inclusão social. Em outras palavras, as práticas avaliativas visam a diagnosticar “o saber, o saber fazer e o saber ser”, para promover o exercício consciente e competente da profissão de professor e da cidadania (BARROS, 2010, p. 12).
As avaliações são diversificadas e fundamentadas em critérios flexíveis às especificidades das diferentes disciplinas e áreas de conhecimento. Entre outros aspectos, visam a identificar interesses, aptidões, traços de personalidade e graus de envolvimento, para facilitar a aprendizagem e a aplicação dos conhecimentos através de atividades de ensino, pesquisa e extensão.
As avaliações do processo ensino-aprendizagem seguirão o disposto nos artigos 65, 66, 67, 68, 69 e 70 do Regulamento do Ensino de Graduação da UFPel. Acrescenta-se ainda que será considerado aprovado o aluno que, com pelo menos 75% de presenças na disciplina, obtiver média 7,0, resultado da soma e divisão pelo número de avaliações presenciais (no mínimo 2) realizadas durante o semestre e cujo peso será estabelecido pelo professor da disciplina. O aluno que não frequentar no mínimo 75% da disciplina será considerado reprovado, independentemente da média obtida. Aquele que tiver a frequência mínima e atingir a média entre 3,0 e 6,9 poderá prestar exame, que consistirá na realização de uma prova (peso dez) sobre o conteúdo desenvolvido no semestre. A nota do exame será somada à nota final do semestre e dividida por 2. O resultado para aprovação deverá ser igual ou superior a 5.
O objetivo central dos processos de avaliação consiste na formação acadêmica e cidadã do discente, visando a sua emancipação social e profissional, a partir de reflexões sobre as práticas pedagógicas e o significado social do trabalho docente, levando-o a tomar decisões e a buscar alternativas, para atender às necessidades dos diferentes contextos socioculturais e educacionais.
A avaliação no Curso de Licenciatura em Letras Português e Alemão tem um caráter permanente e fundamenta-se nos planos de ensino e nas práticas sociais e pedagógicas dos professores, cujo papel é facilitar e mediar a aprendizagem e estimular o discente a desenvolver seus próprios meios de assimilação e aprendizagem. Parte-se do entendimento de que a avaliação da docência no ensino superior envolve questões éticas, ideológicas, políticas, culturais, didático-pedagógicas e técnicas. Além disso, deve voltar-se para o que a sociedade espera do futuro professorado e da educação institucionalizada, que deve acompanhar as constantes mudanças políticas, sociais e mercadológicas.
Nas próximas avaliações também serão considerados os seguintes aspectos:
- adequação de recursos materiais (funcionamento de laboratórios, da biblioteca, dos aparelhos multimídia, do mobiliário, do espaço físico);
- adequação dos recursos humanos (número de professores e de técnicos-administrativos);
- acompanhamento da taxa de evasão;
- acompanhamento do efetivo cumprimento dos planos de ensino pelos docentes;
- acompanhamento das práticas de estágio obrigatório.

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

Há no CLC uma forte integração entre os cursos de graduação e de pós-graduação stricto e lato sensu. Tal integração ocorre de diversas formas:
1)Atuação de todos os professores da Especialização e do Mestrado também na graduação.
2)Inclusão de alunos da graduação nas linhas de pesquisa desenvolvidas na pós-graduação.
3)Participação de professores pesquisadores da graduação em grupos de pesquisa do CNPq liderados por professores da Especialização e do Mestrado.
4)Organização de eventos científicos em parceria entre a graduação e a pós-graduação.

Acompanhamento de Egressos

 O ideal é poder acompanhar os profissionais formados pelo Curso e, através das informações registradas por nossos ex-alunos, identificar o índice de sucesso da instituição com base na inserção de seus egressos no mercado de trabalho.
A UFPel institui em 2016 uma “pesquisa do egresso” para proporcionar um diagnóstico que irá auxiliar na identificação de potenciais melhorias nos cursos de graduação e pós-graduação.
A partir do diagnóstico a ser extraído da Pesquisa do Egresso será possível planejar e promover a oferta de cursos de formação continuada adequada às necessidades profissionais de cada área de atuação. 

Matriz Curricular

2º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0350233EDUCAÇÃO BRASILEIRA:ORGANIZ. E POLÍT.PÚBLICASObrigatória468
1310440FONÉTICA E FONOLOGIA DA L. ALEMÃ 1310432 - LÍNGUA ALEMÃ IObrigatória585
1310433LÍNGUA ALEMÃ II1310432 - LÍNGUA ALEMÃ IObrigatória7119
1320314LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE II1320259 - LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE IObrigatória585
1320268LINGÜÍSTICA GERALObrigatória585
1320427PANORAMA CULTURAL DA LIT. BRASILEIRA I1320261 - INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOSObrigatória585

3º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0360245FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃOObrigatória468
1310434LÍNGUA ALEMÃ III1310433 - LÍNGUA ALEMÃ IIObrigatória7119
1320255LÍNGUA PORTUGUESA: MORFOLOGIA1320314 - LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE IIObrigatória585
1320044LINGÜÍSTICA APLICADA AO ENSINO DA L PORTUGUESA1320002 - TEORIAS E PRÁTICAS DE LEITURAObrigatória585
1310445LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DA L ALEMÃ I1310433 - LÍNGUA ALEMÃ IIObrigatória585
1320428PANORAMA CULTURAL DA LIT. BRASILEIRA II1320427 - PANORAMA CULTURAL DA LIT. BRASILEIRA IObrigatória585
1320043SOCIOLINGÜÍSTICA1320268 - LINGÜÍSTICA GERALObrigatória585

4º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1320424CRÍTICA LITERÁRIA1320428 - PANORAMA CULTURAL DA LIT. BRASILEIRA IIObrigatória585
1310448CULTURA E CIVILIZAÇÃO GERMANÓFONA1310434 - LÍNGUA ALEMÃ IIIObrigatória585
1310447ENSINO DA LÍNGUA ALEMÃ INSTRUMENTAL1310434 - LÍNGUA ALEMÃ III1310445 - LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DA L ALEMÃ IObrigatória585
1320385LATIM BÁSICO I1320314 - LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE IIObrigatória585
1310435LÍNGUA ALEMÃ IV1310434 - LÍNGUA ALEMÃ IIIObrigatória7119
1320039LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIA1320255 - LÍNGUA PORTUGUESA: MORFOLOGIAObrigatória585
1320425LINGUÍSTICA TEXTUAL1320268 - LINGÜÍSTICA GERALObrigatória585

5º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1320323ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA I1320039 - LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIAObrigatória585
1320426ENSINO DA LITERATURA1320424 - CRÍTICA LITERÁRIAObrigatória585
1310457ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO / LÍNG. ALEMÃ1310435 - LÍNGUA ALEMÃ IVObrigatória234
1320437ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO / LING. PORT. E LIT.1320039 - LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIA1320424 - CRÍTICA LITERÁRIAObrigatória234
1320386LATIM BÁSICO II1320385 - LATIM BÁSICO IObrigatória585
1310436LÍNGUA ALEMÃ V1310435 - LÍNGUA ALEMÃ IVObrigatória7119
1310277LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )Obrigatória468
1310449LITERATURAS DE LÍNGUA ALEMÃ I1310435 - LÍNGUA ALEMÃ IV1310448 - CULTURA E CIVILIZAÇÃO GERMANÓFONAObrigatória585

6º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1320094ESTÁGIO DE INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA LÍNG PORT E LIT1320039 - LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIA1320424 - CRÍTICA LITERÁRIAObrigatória6102
1310437LÍNGUA ALEMÃ VI1310436 - LÍNGUA ALEMÃ VObrigatória7119
1310450LITERATURAS DE LÍNGUA ALEMÃ II1310436 - LÍNGUA ALEMÃ V1310448 - CULTURA E CIVILIZAÇÃO GERMANÓFONAObrigatória585

7º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1310461ESTÁGIO INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA L. ALEMÃ1310437 - LÍNGUA ALEMÃ VIObrigatória6102
1310438LÍNGUA ALEMÃ VII1310437 - LÍNGUA ALEMÃ VIObrigatória7119
1310451LITERATURAS DE LÍNGUA ALEMÃ III1310436 - LÍNGUA ALEMÃ V1310448 - CULTURA E CIVILIZAÇÃO GERMANÓFONAObrigatória585

8º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1310465ESTÁGIO DE REGÊNCIA / LING. ALEMÃ1310438 - LÍNGUA ALEMÃ VII1310461 - ESTÁGIO INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA L. ALEMÃObrigatória8136
1320100ESTÁGIO DE REGÊNCIA / LÍNG PORT E LITERAT1320094 - ESTÁGIO DE INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA LÍNG PORT E LITObrigatória8136
1310439LÍNGUA ALEMÃ VIII1310438 - LÍNGUA ALEMÃ VIIObrigatória585
1310452LITERATURAS DE LÍNGUA ALEMÃ IV1310436 - LÍNGUA ALEMÃ V1310448 - CULTURA E CIVILIZAÇÃO GERMANÓFONAObrigatória585

Optativas

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1320446ANÁLISE DO DISCURSO E LINGUÍSTICA TEXTUAL1320268 - LINGÜÍSTICA GERALOptativa468
1310470DIDÁTICA EM LETRASOptativa585
1320324ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA II1320323 - ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA IOptativa585
1310023ENSINO DE LÍNGUA ALEMÃ I1310437 - LÍNGUA ALEMÃ VI1310445 - LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DA L ALEMÃ IOptativa585
1320031ESTUDOS DA LITERATURA BRASILEIRA: FICÇÃO1320261 - INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOSOptativa468
1320059ESTUDOS DA LITERATURA BRASILEIRA - POESIA1320428 - PANORAMA CULTURAL DA LIT. BRASILEIRA IIOptativa468
1320429ESTUDOS GRAMATICAIS IOptativa468
1320431ESTUDOS GRAMATICAIS II1320429 - ESTUDOS GRAMATICAIS IOptativa468
1320432ESTUDOS LITERÁRIOS II1320261 - INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOSOptativa468
1320315FICÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA I1320424 - CRÍTICA LITERÁRIAOptativa585
1320316FICÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA II1320424 - CRÍTICA LITERÁRIAOptativa585
0110246HISTÓRIA DA ARTE OCIDENTALOptativa468
1320435INTRODUÇÃO À TERMINOLOGIAOptativa468
1320389LEITURAS DIRIGIDAS: AUTORES E OBRAS1320424 - CRÍTICA LITERÁRIAOptativa585
1320376LÍNG PORTUG:PERSPECTIVA ESTILÍSTICO-DISCURSIVA1320039 - LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIAOptativa585
1310409LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS III ( LIBRAS III )Optativa468
1310371LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS II ( LIBRAS II )1310277 - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )Optativa468
1310408LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS IV ( LIBRAS IV )Optativa468
1320091LÍNGUA E LITERATURA LATINA I1320386 - LATIM BÁSICO IIOptativa585
1320092LÍNGUA E LITERATURA LATINA II1320091 - LÍNGUA E LITERATURA LATINA IOptativa585
1320030LÍNGUA PORTUGUESA: PERSPECTIVA ESTILÍSTICAOptativa468
1320313LÍNGUA PORTUGUESA: PERSPECTIVA HISTÓRICA1320039 - LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIAOptativa585
1320312LÍNGUA PORTUGUESA: SEMÂNTICA E PRAGMÁTICAOptativa585
1310446LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DA L ALEMÃ II1310437 - LÍNGUA ALEMÃ VI1310445 - LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DA L ALEMÃ IOptativa585
1310037Linguística Aplicada e Ensino da Língua Alemã II1310437 - LÍNGUA ALEMÃ VI1310445 - LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DA L ALEMÃ IOptativa234
1320090LINGUÍSTICA II1320268 - LINGÜÍSTICA GERALOptativa468
1310022LITERATURA NA AULA DE LÍNGUA ALEMÃ1310449 - LITERATURAS DE LÍNGUA ALEMÃ IOptativa351
1320416NARRATIVA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA1320424 - CRÍTICA LITERÁRIAOptativa585
1320434NORMAS TÉCNICAS IOptativa468
1320447NORMAS TÉCNICAS II1320434 - NORMAS TÉCNICAS IOptativa468
1320003PANORAMA CULT. DAS LIT PORTUGUESA E AFRICANA1320424 - CRÍTICA LITERÁRIAOptativa585
1320457PESQUISA EM LETRAS IOptativa468
1320481PESQUISA EM LETRAS IIOptativa468
1320318POESIA EM LÍNGUA PORTUGUESA I1320424 - CRÍTICA LITERÁRIAOptativa585
1320007POESIA EM LÍNGUA PORTUGUESA II1320424 - CRÍTICA LITERÁRIAOptativa585
1320393POÉTICAS CONTEMPORÂNEAS NO BRASIL1320424 - CRÍTICA LITERÁRIAOptativa585
1320256PRODUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITURA II1320260 - PRODUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITURA IOptativa585
1320390PRODUÇÃO DO TEXTO ACADÊMICOOptativa585
1320445PRODUÇÃO E REVISÃO DO TEXTO ACADÊMICOOptativa468
1320458PRODUÇÃO E REVISÃO DO TEXTO CRIATIVOOptativa468
1320456PRODUÇÃO E REVISÃO DO TEXTO JURÍDICOOptativa468
1320289PSICOLINGUÍSTICA1320039 - LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIAOptativa585
1310021RECEPÇÃO E PRODUÇÃO ESCRITA EM LÍNGUA ALEMÃ1310436 - LÍNGUA ALEMÃ VOptativa351
1310020RECEPÇÃO E PRODUÇÃO ORAL EM LÍNGUA ALEMÃ1310435 - LÍNGUA ALEMÃ IV1310440 - FONÉTICA E FONOLOGIA DA L. ALEMÃ Optativa351
1320433REVISÃO GRAMATICAL E LINGUÍSTICA Optativa468
1320321SOCIOLINGÜÍSTICA EDUCACIONAL1320043 - SOCIOLINGÜÍSTICAOptativa585
1320374TÓPICOS DE LITERATURA BRASILEIRA1320424 - CRÍTICA LITERÁRIAOptativa585
1320375TÓPICOS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO1320043 - SOCIOLINGÜÍSTICAOptativa585
1320460TRADUÇÃO: ASPECTOS TEÓRICOSOptativa468
1320483TRADUÇÃO - HISTÓRIA E ÉTICAOptativa468

Optativas

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1320383ATIVIDADES COMPLEMENTARESObrigatória200

Professores que ministraram disciplinas no Curso nos últimos três semestres

Nome
ALFEU SPAREMBERGERCentro de Letras e Comunicação
ANA PAULA NOBRE DA CUNHACentro de Letras e Comunicação
ANDREA CZARNOBAY PERROTCentro de Letras e Comunicação
ANGELA NEDIANE DOS SANTOSCentro de Letras e Comunicação
AULUS MANDAGARA MARTINSCentro de Letras e Comunicação
BERNARDO KOLLING LIMBERGERCentro de Letras e Comunicação
CINTIA DA COSTA ALCANTARACentro de Letras e Comunicação
CLAUDIA LORENA VOUTO DA FONSECACentro de Letras e Comunicação
DAIANE NEUMANNCentro de Letras e Comunicação
DANIELE GALLINDO GONCALVES SILVACentro de Letras e Comunicação
DIRLEI DE AZAMBUJA PEREIRAFaculdade de Educação
FABIO BORTOLAZZO PINTOCentro de Letras e Comunicação
FELIPE ALVES PEREIRA AVILA Centro de Letras e Comunicação
FRANCIELE LIMA DE OLIVEIRA MENDESCentro de Letras e Comunicação
HELANO JADER CAVALCANTE RIBEIROCentro de Letras e Comunicação
IMGART GRUTZMANNCentro de Letras e Comunicação
JANAINA CARDOSO BRUMCentro de Letras e Comunicação
JOAO LUIS PEREIRA OURIQUECentro de Letras e Comunicação
JOSSEMAR DE MATOS THEISENCentro de Letras e Comunicação
LETICIA FONSECA RICHTHOFEN DE FREITASCentro de Letras e Comunicação
LUCIANA IOST VINHASCentro de Letras e Comunicação
LUCIANE BOTELHO MARTINSCentro de Letras e Comunicação
MARCIA DRESCHCentro de Letras e Comunicação
MARIA JOSE BLASKOVSKI VIEIRACentro de Letras e Comunicação
MARIA NILSE SCHNEIDERCentro de Letras e Comunicação
MILENA HOFFMANN KUNRATHCentro de Letras e Comunicação
MIRIAN ROSE BRUM DE PAULACentro de Letras e Comunicação
MITIZI DE MIRANDA GOMESCentro de Letras e Comunicação
MONIQUE CUNHA DE ARAUJOCentro de Letras e Comunicação
PATRÍCIA DOS SANTOS SILVEIRACentro de Letras e Comunicação
PAULA BRANCO DE ARAUJO BRAUNERCentro de Letras e Comunicação
PAULA FERNANDA EICK CARDOSOCentro de Letras e Comunicação
PAULO RICARDO SILVEIRA BORGESCentro de Letras e Comunicação
SANDRA MARIA LEAL ALVESCentro de Letras e Comunicação
TAIS BOPP DA SILVACentro de Letras e Comunicação
TATIANA BOLIVAR LEBEDEFFCentro de Letras e Comunicação
WAGNER CORIOLANO DE ABREUCentro de Letras e Comunicação

Turmas ofertadas em 2018 / 2

2º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
1310440 - FONÉTICA E FONOLOGIA DA L. ALEMÃ Professor responsável pela turma: BERNARDO KOLLING LIMBERGER
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
TER15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M12211
1310433 - LÍNGUA ALEMÃ IIProfessor Regente: MONIQUE CUNHA DE ARAUJO
Professor responsável pela turma: MILENA HOFFMANN KUNRATH
Horários
ManhãTardeNoite
SEG15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
QUI15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M12213
1320314 - LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE IIProfessor responsável pela turma: FELIPE ALVES PEREIRA AVILA
Horários
ManhãTardeNoite
TER17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
QUI17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M43013
1320268 - LINGÜÍSTICA GERALProfessor responsável pela turma: FELIPE ALVES PEREIRA AVILA
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M43026
1320427 - PANORAMA CULTURAL DA LIT. BRASILEIRA IProfessor responsável pela turma: IMGART GRUTZMANN
Horários
ManhãTardeNoite
SEG17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
QUA17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M599

4º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
1320424 - CRÍTICA LITERÁRIAProfessor responsável pela turma: ANDREA CZARNOBAY PERROT
Horários
ManhãTardeNoite
QUA15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
SEX15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M22033
1310448 - CULTURA E CIVILIZAÇÃO GERMANÓFONAProfessor responsável pela turma: DANIELE GALLINDO GONCALVES SILVA
Horários
ManhãTardeNoite
TER15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M13011
1310447 - ENSINO DA LÍNGUA ALEMÃ INSTRUMENTALProfessor Regente: MONIQUE CUNHA DE ARAUJO
Professor responsável pela turma: MILENA HOFFMANN KUNRATH
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M1259
1320385 - LATIM BÁSICO IProfessor responsável pela turma: PAULA BRANCO DE ARAUJO BRAUNER
Horários
ManhãTardeNoite
TER17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
QUI17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M22033
1310435 - LÍNGUA ALEMÃ IVProfessor responsável pela turma: MILENA HOFFMANN KUNRATH
Horários
ManhãTardeNoite
QUA17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
QUI15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
SEX17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M1309
1320039 - LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIAProfessor responsável pela turma: CINTIA DA COSTA ALCANTARA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M22025
1320425 - LINGUÍSTICA TEXTUALProfessor responsável pela turma: JOSSEMAR DE MATOS THEISEN
Horários
ManhãTardeNoite
SEG17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M22034

6º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
1320094 - ESTÁGIO DE INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA LÍNG PORT E LITProfessor responsável pela turma: LETICIA FONSECA RICHTHOFEN DE FREITAS
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
P22032
1310437 - LÍNGUA ALEMÃ VIProfessor responsável pela turma: BERNARDO KOLLING LIMBERGER
Horários
ManhãTardeNoite
SEG15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
QUA15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M13012
1310450 - LITERATURAS DE LÍNGUA ALEMÃ IIProfessor responsável pela turma: DANIELE GALLINDO GONCALVES SILVA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
TER17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M13010

8º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
1310465 - ESTÁGIO DE REGÊNCIA / LING. ALEMÃProfessor responsável pela turma: MILENA HOFFMANN KUNRATH
Horários
ManhãTardeNoite
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
P1256
1320100 - ESTÁGIO DE REGÊNCIA / LÍNG PORT E LITERATProfessor responsável pela turma: JOSSEMAR DE MATOS THEISEN
Horários
ManhãTardeNoite
QUA15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
P22022
1310439 - LÍNGUA ALEMÃ VIIIProfessor responsável pela turma: BERNARDO KOLLING LIMBERGER
Horários
ManhãTardeNoite
SEG17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
TER17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M1256
1310452 - LITERATURAS DE LÍNGUA ALEMÃ IVProfessor responsável pela turma: DANIELE GALLINDO GONCALVES SILVA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
SEX17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M1256

Optativas

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
1310470 - DIDÁTICA EM LETRASProfessor responsável pela turma: LETICIA FONSECA RICHTHOFEN DE FREITAS
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
QUI15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1645
1320031 - ESTUDOS DA LITERATURA BRASILEIRA: FICÇÃOProfessor responsável pela turma: PATRÍCIA DOS SANTOS SILVEIRA
Horários
ManhãTardeNoite
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T11132
1320059 - ESTUDOS DA LITERATURA BRASILEIRA - POESIAProfessor responsável pela turma: IMGART GRUTZMANN
Horários
ManhãTardeNoite
TER15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
T1211
1320389 - LEITURAS DIRIGIDAS: AUTORES E OBRASProfessor Regente: FABIO BORTOLAZZO PINTO
Professor responsável pela turma: ANDREA CZARNOBAY PERROT
Horários
ManhãTardeNoite
TER18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M1536
1320312 - LÍNGUA PORTUGUESA: SEMÂNTICA E PRAGMÁTICAProfessor responsável pela turma: LUCIANE BOTELHO MARTINS
Horários
ManhãTardeNoite
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M11139
1320312 - LÍNGUA PORTUGUESA: SEMÂNTICA E PRAGMÁTICAProfessor responsável pela turma: LUCIANE BOTELHO MARTINS
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
QUI17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M2717
1320416 - NARRATIVA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEAProfessor responsável pela turma: ANDREA CZARNOBAY PERROT
Horários
ManhãTardeNoite
QUI15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M1733
1320374 - TÓPICOS DE LITERATURA BRASILEIRAProfessor responsável pela turma: IMGART GRUTZMANN
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M1511

Alunos Matriculados

Nome Ano de ingresso Semestre de ingresso
DANIELE EBEL20181
ELIZANDRA SCHWANZ DA SILVA NETTO20181
EMILYN DA SILVA SILVEIRA20181
FERNANDA FARIAS DE SOUZA MAILLO20181
JOSÉ ROBERTO ZANETTI SAMPAIO20182
KEVIN SILVA BLANK20181
LAUREN CARLA ESCOTTO MOREIRA20182
LETICIA CARVALHO20181
LISANDRO MIRITZ VÖLZ20182
LUIZ EDUARDO DIAS PIRES20181
MARCELO PADIAS DE MATOS20182
MARCOS KRUGER LUTZ20181
MAURÍCIO DA CUNHA ALBUQUERQUE20182
PAULO CÉSAR MACHADO NEVES20182
PAULO RICARDO DE OLIVEIRA RANGEL20181
RUTE DE ARAUJO SANTIAGO20181
THOMAS DE JULIO HOPFENGARTNER20181
WILLIAM RICARDO SOUZA PEREIRA20181
ANDRESSA DO SACRAMENTO DELGADO20171
ANDRIELI KURZ HOLZ20171
CARLOS ALFREDO BUCHWEITZ20171
CAROLINA SCHAFFER DOS SANTOS20171
ESTEFANE DE OLIVEIRA FERREIRA20171
ISABELLA HOFFMANN DÖRR20171
JHULY NOLASCO MADRUGA20171
JONATAS SILVA DO NASCIMENTO20171
LARISSA DIAS TABORDA20171
MESSIAS DOS SANTOS CORREIA20171
NATHALIA DA SILVA SANTANA20171
NEIVA EDI KICKHOFEL TAVARES20171
PEDRO URRUTIA TORRES20171
RAFAELA RESENDE NUNES20171
RAFAELA SCHNEIDER RÖDER20171
WILLIAM CRISTIANO DOS SANTOS RODRIGUES20171
AMANDA CASTRO AFONSO20161
BERNARDO CASAGRANDE20161
CLEICE DALLA NORA20161
EDNA GONZALES GONCALVES20161
GABRIEL DUTRA SILVEIRA20161
GENES BILHARVA ROSSALES20161
JEANY TESSELE20161
JESSICA GOMES DE MELO20161
JOAO PEDRO EBLING DOS SANTOS20161
JORGE JASON DE LA CRUZ RINCON20161
JORGE LUIZ KUHN20161
LARISSA CAROLINE FERREIRA20161
LOURDES HELENA DA ROSA DALLMANN20161
MARIANE BITENCOURT DA SILVA20161
MARILIZA DOS SANTOS GOMES20161
MIRIAN ELIZANGELA LOPES MARTINS20161
MURILO NEVES DOS SANTOS20161
VERIDIANA MARLOW DE SOUZA20161
BRUNA CORTÊS TEIXEIRA20151
JEFFERSON FONSECA DE SOUZA20151
JENNIFER DE AVILA BESKOW20151
MATEUS KLUMB20151
THALYTA BRUNA COSTA DO LAGO20151
VIVIAN CRISTINE SANTOS DOS ANJOS20151
HELENA MACEDO DE FREITAS20142
LUAN BALCIUNAS20141
MARIA NEURA CONCEIÇÃO DE LIMA20131
NISIA MARILANE MARTINS BRAZ20131

Alunos Egressos

Nome Ano de ingresso Ano de conclusão
KEIDE JAEKEL DA SILVEIRA20092012
PATRÍCIA WENDT SCHMIDT20092012
RICHARD JESKE WAGNER20092012
CRISTINE BARSEWISCH HOBUSS20102013
DAIANE MACKEDANZ20102013
FRANCIELE DA SILVEIRA ROCKE20102013
ANA PAULA GIEHL DE OLIVEIRA20112014
FRANCIELE LIMA DE OLIVEIRA MENDES20112014
GABRIEL FELIPE PAUTZ MUNSBERG20102014
GUSTAVO BALANSIN NEUMANN20092014
SIRLEI SCHUMACHER20112015
MARIANE LOPES KRÜGER20122016
RAVI FESTA ROSSI20132016
FERNANDO LUIZ KROTH20122017
GRACE DE BRUM CARDOSO20132017
MARIANA WASKOW RADÜNZ20142017
VERA REGINA BRAGA MAURICIO20152017
IURI KARNOPP BUBOLZ20112018

(*) Conceitos de curso:

(**) Vagas e formas de ingresso:

  • A0 - Ampla concorrência;
  • L1 - Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L2 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L5 - Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L6 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L9 - Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L10 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012
  • L13 - Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L14 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)

Localização e contatos

Página gerada em 12/12/2018 05:37:41 (consulta levou 0.921556s)