Nome do Curso / Conceitos (*)
Letras - Português e Alemão
CC (2016)4
Nível / Grau
Graduação / Licenciatura
Modalidade
Presencial
Turno
VESPERTINO
Código UFPel
3670
Código e-MEC
1102190
Unidade
Coordenador
ACL01L02L05L06L09L10L13L14Total
PAVE 2024/11111111119
ACLB_EPLB_PCDLB_PPILB_QLI_EPLI_PCDLI_PPILI_QTotal
SISU 2024/112113121324
Criação e Reconhecimento
CURSO CRIADO PELO CONSELHO SUPERIOR CONFORME PORTARIA Nº 1.557 DE 06/10/2010.
Curso reconhecido pela Portaria nº 75 de 10/02/2017. Publicada na Seção 1, página 26 do D.O.U de 13/02/2017.

Contextualização

O Curso de Licenciatura em Português e Alemão e respectivas Literaturas foi implementado pelo Centro de Letras e Comunicação, em 2009. O curso é oferecido como licenciatura dupla alemão/português e somente no turno diurno. A criação do curso atende tanto a uma antiga aspiração acadêmica do Centro de Letras e Comunicação, no sentido de ampliar a vocação do Curso de Letras na formação de professores de línguas estrangeiras, quanto reivindicação da comunidade, sobretudo, naturalmente, dos descendentes germânicos radicados em Pelotas e na Região. Para além desses aspectos, a crescente retomada da importância da língua alemã no mundo acadêmico e empresarial legitima a oferta dessa licenciatura, a fim de formar profissionais habilitados para atuar nos postos de trabalhos decorrentes do contexto mencionado. Nesse sentido, o CLC de Letras cumpre e defende os objetivos da própria Universidade, de seu compromisso com a sociedade, oferecendo um espaço de aprendizagem atento às necessidades da comunidade. Afinal de contas, o conhecimento de língua estrangeira é válido não só para “disputas” no mercado de trabalho, mas, sobretudo, pela necessidade crescente de se lidar com um universo heterogêneo de informações e com as constantes inovações nas mais diferentes áreas do conhecimento.

Objetivos

Objetivos gerais do curso
  • Proporcionar ao aluno uma formação linguística, pedagógica e literária que o capacite para atuar desde o Ensino Fundamental II e Ensino Médio até os cursos livres, ensino técnico e superior.
  • Contribuir, através do ensino, da pesquisa e da extensão, para o desenvolvimento dos estudos linguísticos e literários, bem como da metodologia relacionada com o ensino de línguas e literaturas.
Objetivos específicos do curso
  • Capacitar o aluno para que possa lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos orais e escritos.
  • Conscientizar o aluno acerca da sua inserção na sociedade e do papel sociopolítico do professor de língua(s) e de literatura(s).
  • Possibilitar ao aluno o domínio estrutural e funcional das línguas estudadas, nas suas manifestações orais e escritas, em termos de recepção e produção de textos.
  • Conscientizar o aluno da existência de variedades linguísticas e culturais de ambos os idiomas.  
  • Despertar a consciência sobre a inter-relação entre os fatos histórico-sociais, socioculturais e as manifestações literárias, ampliando assim sua  a visão de mundo.
  • Estimular a reflexão teórica sobre as diferentes concepções de linguagem e os seus usos, bem como sobre a literatura enquanto forma de expressão cultural, artística e ideológica.
  • Propiciar o uso de novas tecnologias relacionadas ao ensino.
  • Fazer com que o aluno assuma sua formação acadêmico-profissional como processo contínuo, autônomo e permanente.  
  • Motivar o aluno a participar de projetos que articulem ensino, pesquisa e extensão.

Perfil do Egresso

O Curso de Letras proposto neste Projeto Pedagógico deverá proporcionar aos alunos condições que lhes favoreçam o desenvolvimento de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades necessárias para que se tornem professores de língua(s) e/ou literatura(s) capazes de:
a)dominar o uso das línguas portuguesa e alemã, na modalidade culta, em manifestações orais e escritas;
b)compreender que a língua, produto e instrumento dos processos interlocutivos que se dão no interior de espaços sociais, apresenta “heterogeneidade sistemática” e uma gramática variável, capaz de aplicar os diferentes aspectos fonológicos, morfológicos e sistemáticos que se observam nas variedades tanto cultas quanto populares;
c)empenhar-se no combate a todo e qualquer preconceito, em especial o preconceito linguístico, que constrange a livre expressão e a atuação social das classes populares, tanto na aprendizagem quanto no ensino da língua padrão;
d)dominar o uso da língua alemã, na modalidade culta, em manifestações orais e escritas e reconhecer as variações regionais e sociais;
e)aplicar teorias linguísticas à análise dos diversos níveis das línguas portuguesa e alemã;
f)analisar obras representativas das literaturas em língua alemã e em língua portuguesa, como forma de conhecimento de culturas diversas, de engajamento social, de punição, de compreensão de sentimentos, paixões e comportamentos humanos, que possam concorrer para o desenvolvimento da sensibilidade ética e estética;
g)dominar princípios técnico-metodológicos de ensino de línguas e literaturas que fundamentem atividades levadas à sala de aula, formas de avaliação e planejamento de curso;
h)analisar e utilizar criticamente materiais didáticos e paradidáticos;
i)utilizar multimeios como recursos didáticos;
j)executar planos de ação interdisciplinar;
k)conscientizar-se de sua responsabilidade no processo de educação para a cidadania;
l)conscientizar-se de que sua formação global e crítica deve ser um processo continuado e autônomo.

 

Competências e habilidades

Curso de Licenciatura em Letras – Português e Alemão e Respectivas Literaturas, de acordo com a proposta de seu Projeto Pedagógico atual, deverá proporcionar aos alunos condições que lhes favoreçam o desenvolvimento de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades necessárias para que se tornem professores de língua (s) e/ou literatura (s) capazes de:

a) dominar o uso da língua portuguesa, na modalidade culta, em manifestações orais e escritas;
b) compreender que a língua, produto e instrumento dos processos interlocutivos que se dão no interior de espaços sociais, apresenta “heterogeneidade sistemática” e uma gramática variável, capaz de explicar os diferentes aspectos fonológicos, morfológicos e sistemáticos que se observam nas variedades tanto cultas quanto populares;
c) empenhar-se no combate ao preconceito linguístico, que constrange a livre expressão e a atuação social das classes populares, tanto quanto no ensino da língua padrão;
d) dominar o uso da língua estrangeira objeto de seu curso, em manifestações orais e escritas;
e) aplicar teorias lingüísticas à análise dos diversos níveis da (s) língua (s) objeto de seu estudo;
f) analisar obras representativas da literatura correspondente à língua objeto de estudo, como forma de conhecimento de culturas diversas, engajamento social, compreensão de sentimentos, paixões e comportamentos humanos, ou como forma de punição, que possa concorrer para o desenvolvimento de sua sensibilidade estética;
g) dominar princípios técnico-metodológicos de ensino de línguas e literaturas que fundamentem atividades levadas à sala de aula, formas de avaliação e planejamento de curso;
h) analisar criticamente materiais didáticos e paradidáticos;
i) utilizar multimeios como recursos didáticos;
j) executar planos de ação interdisciplinar;
k) conscientizar-se de sua responsabilidade no processo de educação para a cidadania;
l) conscientizar-se de que sua formação global e crítica deve ser um processo continuado e autônomo.

Organização Curricular

Os conteúdos curriculares, as atividades práticas e de estágio da Licenciatura em Letras Português e Alemão organizam-se em eixos, que traduzem os aspectos relevantes da formação docente dos professores de Língua Portuguesa, Literaturas e Língua Alemã. Cada eixo materializa-se, no fluxograma, em disciplinas e carga horária, que se constituem nos componentes imprescindíveis à integralização curricular.
A estrutura curricular por eixos redesenha o Curso de Letras, apontando pelo menos para duas direções significativas: (a) garante-se ao aluno uma formação melhor centrada nos aspectos teóricos e práticos específicos de sua formação; (b) propicia-se ao aluno a flexibilização e a interdisciplinaridade. Em relação a esse último aspecto, é importante salientar que o Eixo da Formação Pedagógica em Letras (ver abaixo) caracteriza-se, sobretudo, pela interdisciplinaridade dos conteúdos da Língua Portuguesa e da Literatura de Língua Portuguesa. Na mesma direção, o Eixo da Formação Complementar em Letras possibilita ao aluno a integralização de conteúdos e carga horária a partir das disciplinas descritas no item 7.1, sob a categoria “Optativas A”, facultando ao acadêmico a complementação de seus estudos em áreas de maior interesse pessoal.
Além dessa modalidade de optativas, oferece-se ao aluno a possibilidade de cursar disciplinas cuja carga horária não é somada à carga horária obrigatória do curso, mas sim às horas relativas à formação livre ou opcional. Essas disciplinas são classificadas como “Optativas B” e estão descritas no item 6.5, “Formação Livre ou opcional”.

Procedimentos e metodologias de ensino

Partindo do pressuposto de que a sala de aula é um espaço de interação para a construção do conhecimento e para a reflexão sobre a transposição didática, é necessário que haja diversas formas de abordagem em relação ao trabalho desenvolvido nas diferentes disciplinas do Curso. As aulas podem acontecer por meio de exposições dialogadas, debates, seminários, apresentação e discussão de filmes e documentários, pesquisa bibliográfica e de campo, etc. A metodologia é pensada a partir das necessidades específicas de cada disciplina e de cada grupo de trabalho, buscando estimular o discente como sujeito de seu próprio processo de construção de conhecimento. Dessa forma, espera-se que o graduando desenvolva autonomia e senso crítico no trabalho com as diferentes linguagens.

Avaliação do ensino e da aprendizagem

Concebe-se o processo de ensino-aprendizagem como complexo e contínuo, o qual deve vincular a teoria à prática e a educação ao ensino, além de considerar aspectos éticos, sociais, psicológicos, filosóficos e políticos. Partindo dessa compreensão, os instrumentos de avaliação desse processo também são percebidos como contínuos e complexos.
As práticas avaliativas visam a diagnosticar os avanços e a detectar as dificuldades, para levar o discente a superar problemas e obstáculos nos processos de assimilação, construção e aplicação de conhecimentos, bem como no desenvolvimento das competências, habilidades, atitudes e posturas que promovam a inclusão social. Em outras palavras, as práticas avaliativas visam a diagnosticar “o saber, o saber fazer e o saber ser”, para promover o exercício consciente e competente da profissão de professor e da cidadania (BARROS, 2010, p. 12).
As avaliações são diversificadas e fundamentadas em critérios flexíveis às especificidades das diferentes disciplinas e áreas de conhecimento. Entre outros aspectos, visam a identificar interesses, aptidões, traços de personalidade e graus de envolvimento, para facilitar a aprendizagem e a aplicação dos conhecimentos através de atividades de ensino, pesquisa e extensão.
As avaliações do processo ensino-aprendizagem seguirão o disposto nos artigos 65, 66, 67, 68, 69 e 70 do Regulamento do Ensino de Graduação da UFPel. Acrescenta-se ainda que será considerado aprovado o aluno que, com pelo menos 75% de presenças na disciplina, obtiver média 7,0, resultado da soma e divisão pelo número de avaliações presenciais (no mínimo 2) realizadas durante o semestre e cujo peso será estabelecido pelo professor da disciplina. O aluno que não frequentar no mínimo 75% da disciplina será considerado reprovado, independentemente da média obtida. Aquele que tiver a frequência mínima e atingir a média entre 3,0 e 6,9 poderá prestar exame, que consistirá na realização de uma prova (peso dez) sobre o conteúdo desenvolvido no semestre. A nota do exame será somada à nota final do semestre e dividida por 2. O resultado para aprovação deverá ser igual ou superior a 5.
O objetivo central dos processos de avaliação consiste na formação acadêmica e cidadã do discente, visando a sua emancipação social e profissional, a partir de reflexões sobre as práticas pedagógicas e o significado social do trabalho docente, levando-o a tomar decisões e a buscar alternativas, para atender às necessidades dos diferentes contextos socioculturais e educacionais.
A avaliação no Curso de Licenciatura em Letras Português e Alemão tem um caráter permanente e fundamenta-se nos planos de ensino e nas práticas sociais e pedagógicas dos professores, cujo papel é facilitar e mediar a aprendizagem e estimular o discente a desenvolver seus próprios meios de assimilação e aprendizagem. Parte-se do entendimento de que a avaliação da docência no ensino superior envolve questões éticas, ideológicas, políticas, culturais, didático-pedagógicas e técnicas. Além disso, deve voltar-se para o que a sociedade espera do futuro professorado e da educação institucionalizada, que deve acompanhar as constantes mudanças políticas, sociais e mercadológicas.
Nas próximas avaliações também serão considerados os seguintes aspectos:
- adequação de recursos materiais (funcionamento de laboratórios, da biblioteca, dos aparelhos multimídia, do mobiliário, do espaço físico);
- adequação dos recursos humanos (número de professores e de técnicos-administrativos);
- acompanhamento da taxa de evasão;
- acompanhamento do efetivo cumprimento dos planos de ensino pelos docentes;
- acompanhamento das práticas de estágio obrigatório.

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

Há no CLC uma forte integração entre os cursos de graduação e de pós-graduação stricto e lato sensu. Tal integração ocorre de diversas formas:
1)Atuação de todos os professores da Especialização e do Mestrado também na graduação.
2)Inclusão de alunos da graduação nas linhas de pesquisa desenvolvidas na pós-graduação.
3)Participação de professores pesquisadores da graduação em grupos de pesquisa do CNPq liderados por professores da Especialização e do Mestrado.
4)Organização de eventos científicos em parceria entre a graduação e a pós-graduação.

Acompanhamento de Egressos

 O ideal é poder acompanhar os profissionais formados pelo Curso e, através das informações registradas por nossos ex-alunos, identificar o índice de sucesso da instituição com base na inserção de seus egressos no mercado de trabalho.
A UFPel institui em 2016 uma “pesquisa do egresso” para proporcionar um diagnóstico que irá auxiliar na identificação de potenciais melhorias nos cursos de graduação e pós-graduação.
A partir do diagnóstico a ser extraído da Pesquisa do Egresso será possível planejar e promover a oferta de cursos de formação continuada adequada às necessidades profissionais de cada área de atuação. 

Matriz Curricular

2º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
17360022FUND. SÓCIO-HISTÓRICO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃOObrigatória460
20000800LÍNGUA ALEMÃ II20000771 - COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS EM LÍNGUA ALEMÃ20000770 - LÍNGUA ALEMÃ IObrigatória690
20000477LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIAObrigatória460
20000772LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DA LÍNGUA ALEMÃ I20000770 - LÍNGUA ALEMÃ I20000771 - COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS EM LÍNGUA ALEMÃObrigatória460
20000479LINGUÍSTICA GERAL IObrigatória460
20000480LITERATURA BRASILEIRA IObrigatória460

3º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
17360021FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃOObrigatória460
20000801LÍNGUA ALEMÃ III20000800 - LÍNGUA ALEMÃ IIObrigatória690
20000084LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )Obrigatória460
20000481LÍNGUA PORTUGUESA: MORFOLOGIAObrigatória460
20000773LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DA LÍNGUA ALEMÃ II20000772 - LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DA LÍNGUA ALEMÃ I20000138 - LÍNGUA ALEMÃ IIObrigatória460
20000483LINGUÍSTICA GERAL II20000479 - LINGUÍSTICA GERAL IObrigatória460
20000484LITERATURA BRASILEIRA IIObrigatória460

4º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
20000783ESTUDOS DE CULTURAS GERMANÓFONAS20000139 - LÍNGUA ALEMÃ IIIObrigatória460
20000145FONÉTICA E FONOLOGIA DA L. ALEMÃ Obrigatória575
20000774FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA ALEMÃ20000139 - LÍNGUA ALEMÃ IIIObrigatória460
20000802LÍNGUA ALEMÃ IV20000801 - LÍNGUA ALEMÃ IIIObrigatória690
20000485LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE IObrigatória460
20000488LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESAObrigatória460
20000489LITERATURA BRASILEIRA IIIObrigatória460
20000490SOCIOLINGUÍSTICAObrigatória460

5º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
20000492ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA IObrigatória460
20000493ENSINO DA LITERATURA20000476 - INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOSObrigatória460
20000747ESTÁGIO I – LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESAObrigatória230
20000803LÍNGUA ALEMÃ V20000802 - LÍNGUA ALEMÃ IVObrigatória690
20000491LÍNGUA LATINA IObrigatória460
20000486LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE II20000485 - LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE IObrigatória460
20000804LITERATURAS DE LÍNGUA ALEMÃ I20000783 - ESTUDOS DE CULTURAS GERMANÓFONAS20000802 - LÍNGUA ALEMÃ IVObrigatória460

6º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
20000750ESTÁGIO II – LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA20000747 - ESTÁGIO I – LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESAObrigatória690
20000776ESTÁGIO I – LÍNGUA ALEMÃ20000773 - LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DA LÍNGUA ALEMÃ II20000140 - LÍNGUA ALEMÃ IVObrigatória230
20000805LÍNGUA ALEMÃ VI20000803 - LÍNGUA ALEMÃ VObrigatória690
20000496LÍNGUA LATINA II20000491 - LÍNGUA LATINA IObrigatória460
20000806LITERATURAS DE LÍNGUA ALEMÃ II20000783 - ESTUDOS DE CULTURAS GERMANÓFONAS20000803 - LÍNGUA ALEMÃ VObrigatória460
20000498TEORIA E CRÍTICA LITERÁRIA20000476 - INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOSObrigatória460
20000497TEORIAS DO TEXTO E DO DISCURSOObrigatória460

7º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
20000778ESTÁGIO II – LÍNGUA ALEMÃ20000776 - ESTÁGIO I – LÍNGUA ALEMÃ20000142 - LÍNGUA ALEMÃ VIObrigatória690
20000807LÍNGUA ALEMÃ VII20000805 - LÍNGUA ALEMÃ VIObrigatória690
20000500LÍNGUA PORTUGUESA: SEMÂNTICA E PRAGMÁTICAObrigatória460
20000502LITERATURA PORTUGUESAObrigatória460
20000808LITERATURAS DE LÍNGUA ALEMÃ III20000783 - ESTUDOS DE CULTURAS GERMANÓFONAS20000803 - LÍNGUA ALEMÃ VObrigatória460
20000777TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I20000473 - INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS GRAMATICAIS E LINGUÍSTICOS20000476 - INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS20000750 - ESTÁGIO II – LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA20000776 - ESTÁGIO I – LÍNGUA ALEMÃObrigatória460

8º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
20000781ESTÁGIO III – LÍNGUA ALEMÃ20000778 - ESTÁGIO II – LÍNGUA ALEMÃ20000143 - LÍNGUA ALEMÃ VIIObrigatória8120
20000759ESTÁGIO III – LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA20000750 - ESTÁGIO II – LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESAObrigatória8120
20000782LÍNGUA ALEMÃ VIII20000807 - LÍNGUA ALEMÃ VII20000807 - LÍNGUA ALEMÃ VIIObrigatória690
20000506LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESAObrigatória460
20000809LITERATURAS DE LÍNGUA ALEMÃ IV20000783 - ESTUDOS DE CULTURAS GERMANÓFONAS20000803 - LÍNGUA ALEMÃ VObrigatória460
20000779TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II20000777 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IObrigatória230

Complementares

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
20000780ATIVIDADES COMPLEMENTARESAtividade complementar14210
20000775ATIVIDADES CURRICULARES DE EXTENSÃOObrigatória18270

Optativas

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
20000509A MORFOLOGIA VERBAL PORTUGUESAOptativa460
20000510ANÁLISE DO DISCURSOOptativa460
20000504DIDÁTICA EM LETRASOptativa460
17360077EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PEDAGOGIA DA DIFERENÇAOptativa460
20000511ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO LÍNGUA ESTRANGEIRAOptativa460
20000512ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA IIOptativa460
20000513ESTUDO DE AUTOR E OBRAOptativa460
20000215ESTUDOS DA LITERATURA BRASILEIRA - POESIAOptativa460
20000514FICÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA IOptativa460
20000515FONÉTICAOptativa460
17350119GESTÃO EDUCACIONALOptativa460
20000398LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS II (LIBRAS II)20000084 - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )Optativa460
20000523LINGUAGEM E SUBJETIVIDADEOptativa460
20000520LÍNGUA LATINA III20000496 - LÍNGUA LATINA IIOptativa460
20000521LÍNGUA LATINA IV20000520 - LÍNGUA LATINA IIIOptativa460
20000522LÍNGUA PORTUGUESA: PERSPECTIVA HISTÓRICAOptativa460
20000524LINGUÍSTICA COGNITIVAOptativa460
20000525LINGUÍSTICA HISTÓRICAOptativa460
20000526LINGUÍSTICA, LITERATURA E ARTEOptativa460
20000527LITERATURA E RACISMOOptativa460
20000495LITERATURA INFANTO-JUVENILOptativa460
20000528LITERATURA LATINA I20000496 - LÍNGUA LATINA IIOptativa460
20000529LITERATURA LATINA II20000528 - LITERATURA LATINA IOptativa460
20000530NARRATIVA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEAOptativa460
20000531POESIA EM LÍNGUA PORTUGUESA IOptativa460
20000532POESIA EM LÍNGUA PORTUGUESA IIOptativa460
20000533POÉTICAS CONTEMPORÂNEAS NO BRASIL Optativa460
20000478PRODUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITURA EM LÍNGUA PORTUGUESA II20000474 - PRODUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITURA EM LÍNGUA PORTUGUESA IOptativa460
20000534PSICOLINGUÍSTICAOptativa460
20000535RETORNO A SAUSSURE20000479 - LINGUÍSTICA GERAL IOptativa460
20000536SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL20000490 - SOCIOLINGUÍSTICAOptativa460
20000537TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO E ENSINOOptativa460
20000538TEORIA DO CONTO: ABORDAGEM LATINO AMERICANAOptativa460
20000539TEORIA GERATIVISTAOptativa460
20000475TEORIAS E PRÁTICAS DE LEITURAOptativa460
20000540TEXTO MULTIMODAL E ENSINO DE LÍNGUAOptativa460
20000541TÓPICOS DE LÍNGUA ALEMÃ IOptativa460
20000542TÓPICOS DE LÍNGUA ALEMÃ IIOptativa460
20000543TÓPICOS DE LÍNGUA ALEMÃ IIIOptativa460
20000547TÓPICOS DE LITERATURA BRASILEIRAOptativa460
20000544TÓPICOS DE LITERATURAS EM LÍNGUA ALEMÃ IOptativa460
20000545TÓPICOS DE LITERATURAS EM LÍNGUA ALEMÃ IIOptativa460
20000546TÓPICOS DE LITERATURAS EM LÍNGUA ALEMÃ IIIOptativa460
20000548TÓPICOS DO PORTUGUÊS BRASILEIROOptativa460

Professores que ministraram disciplinas no Curso nos últimos três semestres

Nome
ALFEU SPAREMBERGERCentro de Letras e Comunicação
ALINE CUNHA DE ANDRADE SILVACentro de Letras e Comunicação
ALINE DE CASTRO E KASTERCentro de Letras e Comunicação
ALINE NEUSCHRANKCentro de Letras e Comunicação
ANA PAULA NOBRE DA CUNHACentro de Letras e Comunicação
ANGELA INES KLEINCentro de Letras e Comunicação
ANTONIELLE CANTARELLI MARTINSCentro de Letras e Comunicação
AULUS MANDAGARA MARTINSCentro de Letras e Comunicação
BERNARDO KOLLING LIMBERGERCentro de Letras e Comunicação
CINTIA DA COSTA ALCANTARACentro de Letras e Comunicação
CLAUDIA LORENA VOUTO DA FONSECACentro de Letras e Comunicação
GIOVANA FERREIRA GONCALVESCentro de Letras e Comunicação
GUSTAVO HENRIQUE RÜCKERTCentro de Letras e Comunicação
HELENA VITALINA SELBACHCentro de Letras e Comunicação
Jael Sânera Sigales GonçalvesCentro de Letras e Comunicação
JANAINA CARDOSO BRUMCentro de Letras e Comunicação
JOAO LUIS PEREIRA OURIQUECentro de Letras e Comunicação
JORAMA DE QUADROS STEINCentro de Letras e Comunicação
LUCAS LOFF MACHADOCentro de Letras e Comunicação
LUCIANE LEIPNITZCentro de Letras e Comunicação
MARCIA DRESCHCentro de Letras e Comunicação
MILENA HOFFMANN KUNRATHCentro de Letras e Comunicação
MIRIAN ROSE BRUM DE PAULACentro de Letras e Comunicação
MITIZI DE MIRANDA GOMESCentro de Letras e Comunicação
PATRÍCIA DOS SANTOS SILVEIRACentro de Letras e Comunicação
PAULA BRANCO DE ARAUJO BRAUNERCentro de Letras e Comunicação
PAULA FERNANDA EICK CARDOSOCentro de Letras e Comunicação
PAULO RICARDO SILVEIRA BORGESCentro de Letras e Comunicação
SANDRA MARIA LEAL ALVESCentro de Letras e Comunicação
TAIS BOPP DA SILVACentro de Letras e Comunicação
VANESSA DOUMID DAMASCENOCentro de Letras e Comunicação

Turmas ofertadas em 2023 / 2

Versão do Currículo: 1011

2º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
20000145 - FONÉTICA E FONOLOGIA DA L. ALEMÃ Professor responsável pela turma: BERNARDO KOLLING LIMBERGER
Horários
ManhãTardeNoite
QUI15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M1337
20000138 - LÍNGUA ALEMÃ IIProfessor responsável pela turma: LUCIANE LEIPNITZ
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
TER15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1338
20000273 - LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE IIProfessor responsável pela turma: PAULA FERNANDA EICK CARDOSO
Horários
ManhãTardeNoite
TER17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
QUI17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M4355
20000269 - LINGÜÍSTICA GERALProfessor Regente: GIOVANA FERREIRA GONCALVES
Professor responsável pela turma: MIRIAN ROSE BRUM DE PAULA
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M4339
20000293 - PANORAMA CULTURAL DA LIT. BRASILEIRA IProfessor responsável pela turma: JOAO LUIS PEREIRA OURIQUE
Horários
ManhãTardeNoite
SEG17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
QUA17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M22517

4º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
20000290 - CRÍTICA LITERÁRIAProfessor responsável pela turma: CLAUDIA LORENA VOUTO DA FONSECA
Horários
ManhãTardeNoite
QUA15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
SEX15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M22521
20000149 - CULTURA E CIVILIZAÇÃO GERMANÓFONAProfessor responsável pela turma: MILENA HOFFMANN KUNRATH
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
TER15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M12513
20000148 - ENSINO DA LÍNGUA ALEMÃ INSTRUMENTALProfessor responsável pela turma: BERNARDO KOLLING LIMBERGER
Professor Regente: ANGELA INES KLEIN
Horários
ManhãTardeNoite
QUA17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
SEX17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M12511
20000284 - LATIM BÁSICO IProfessor responsável pela turma: ALINE NEUSCHRANK
Horários
ManhãTardeNoite
TER17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
QUI17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M22527
20000140 - LÍNGUA ALEMÃ IVProfessor responsável pela turma: ANGELA INES KLEIN
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
QUI15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M12513
20000197 - LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIAProfessor responsável pela turma: CINTIA DA COSTA ALCANTARA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M22521
20000291 - LINGUÍSTICA TEXTUALProfessor responsável pela turma: JORAMA DE QUADROS STEIN
Horários
ManhãTardeNoite
SEG15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M22523

6º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
20000142 - LÍNGUA ALEMÃ VIProfessor responsável pela turma: LUCIANE LEIPNITZ
Professor Regente: BERNARDO KOLLING LIMBERGER
Horários
ManhãTardeNoite
SEG17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
TER17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
QUI17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M1204
20000151 - LITERATURAS DE LÍNGUA ALEMÃ IIProfessor responsável pela turma: MILENA HOFFMANN KUNRATH
Horários
ManhãTardeNoite
SEG15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
QUA15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1205

8º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
20000144 - LÍNGUA ALEMÃ VIIIProfessor responsável pela turma: LUCAS LOFF MACHADO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1203
20000153 - LITERATURAS DE LÍNGUA ALEMÃ IVProfessor responsável pela turma: MILENA HOFFMANN KUNRATH
Horários
ManhãTardeNoite
SEG17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
TER17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M1204

Optativas

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
20000279 - ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA IIProfessor responsável pela turma: ANA PAULA NOBRE DA CUNHA
Horários
ManhãTardeNoite
QUA15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M1824
20000458 - ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL (PLA)Professor responsável pela turma: HELENA VITALINA SELBACH
Horários
ManhãTardeNoite
QUI19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
T1537
20000274 - FICÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA IProfessor responsável pela turma: MITIZI DE MIRANDA GOMES
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1733
20000286 - LEITURAS DIRIGIDAS: AUTORES E OBRASProfessor responsável pela turma: ALFEU SPAREMBERGER
Horários
ManhãTardeNoite
QUI19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
M11032
20000271 - LÍNGUA PORTUGUESA: SEMÂNTICA E PRAGMÁTICAProfessor responsável pela turma: JANAINA CARDOSO BRUM
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1444
20000041 - RECEPÇÃO E PRODUÇÃO ORAL EM LÍNGUA ALEMÃProfessor responsável pela turma: ANGELA INES KLEIN
Horários
ManhãTardeNoite
QUA10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
11:40 - 12:30
P1209

Versão do Currículo: 1337 (ATUAL)

4º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
20000145 - FONÉTICA E FONOLOGIA DA L. ALEMÃ Professor responsável pela turma: BERNARDO KOLLING LIMBERGER
Horários
ManhãTardeNoite
QUI15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M1337

Alunos Matriculados

Nome Ano de ingresso Semestre de ingresso
Bernardo Casagrande20232
João Rúrick Araújo Silva20232
Rogers Rocha20232
William Cristiano dos Santos Rodrigues20232
ALANA KAHMANN20231
AMANDA DE MORAES MACHADO20231
ANA JULIA ALVES DA CRUZ20231
AUGUSTO EYLER FLORES20231
EDUARDA DOS SANTOS RIBEIRO20231
GIULIA NUNCIATO NUNES20231
KAUANE DE OLIVEIRA RIBEIRO20231
MATHEUS MOL ALVIM GOMES20231
RICARDO HAMMES STONE20231
PAULO RICARDO DE OLIVEIRA RANGEL20222
BARBARA FERREIRA WIDTHAUPER20221
CAROLINE VARGAS SOARES20221
IVANA DE MIRANDA GOMES20221
JOAO VITOR VIEIRA NORNBERG20221
LAIS BARBOSA SILVA20221
LUIZ EDUARDO DIAS PIRES20221
MARIA EDUARDA GOMES LEMOS20221
MURILO PEGLOW BILHARVA20221
RIAM FAGUNDES DE AVILA20221
GABRIELA CORDEIRO CASSIANO20211
GABRIEL SANTOS DE OLIVEIRA20211
NATASHA FERNANDES WILLMS20211
ALISSON MORAES MARTINS20201
BARBARA DE LIMA SOBRAL20201
Evelin Nascimento Lima20201
GIOVANNA ARRUDA CORREA BUENO20201
MARCELE MATTOS AFONSO20201
ROGERIO FREDES LEMES20201
YAGO BADARO SANTINO RIBEIRO20201
CAROLINE DORST NACHTIGALL20191
HELENA MORALES GENTILINI20191
DANIELE EBEL20181
MARCOS KRUGER LUTZ20181
CARLOS ALFREDO BUCHWEITZ20171
NEIVA EDI KICKHOFEL DE OLIVEIRA20171
GENES BILHARVA ROSSALES20161
MIRIAN ELIZANGELA LOPES MARTINS20161
VERIDIANA MARLOW DE SOUZA20161

Alunos Egressos

Nome Ano de ingresso Ano de conclusão
KEIDE JAEKEL DA SILVEIRA20092012
PATRÍCIA WENDT SCHMIDT20092012
RICHARD JESKE WAGNER20092012
CRISTINE BARSEWISCH HOBUSS20102013
DAIANE MACKEDANZ20102013
FRANCIELE DA SILVEIRA ROCKE20102013
ANA PAULA GIEHL DE OLIVEIRA20112014
FRANCIELE LIMA DE OLIVEIRA MENDES20112014
GABRIEL FELIPE PAUTZ MUNSBERG20102014
GUSTAVO BALANSIN NEUMANN20092014
SIRLEI SCHUMACHER20112015
MARIANE LOPES KRÜGER20122016
RAVI FESTA ROSSI20132016
FERNANDO LUIZ KROTH20122017
GRACE DE BRUM CARDOSO20132017
MARIANA WASKOW RADÜNZ20142017
VERA REGINA BRAGA MAURICIO20152017
IURI KARNOPP BUBOLZ20112018
LUAN BALCIUNAS20142018
MATEUS KLUMB20152018
VIVIAN CRISTINE SANTOS DOS ANJOS20152018
GABRIEL DUTRA SILVEIRA20162019
JEFFERSON FONSÊCA DE SOUZA20152019
JENNIFER DE AVILA BESKOW20152019
JORGE JASON DE LA CRUZ RINCON20162019
THALYTA BRUNA COSTA DO LAGO20152019
LARISSA CAROLINE FERREIRA20162020
ANDRIELI KURZ HOLZ20172021
CLEICE DALLA NORA20162021
JHULY NOLASCO MADRUGA20172021
LARISSA DIAS TABORDA20172021
LOURDES HELENA DA ROSA DALLMANN20162021
MESSIAS DOS SANTOS CORREIA20172021
Rafaela Resende Nunes20172021
RAFAELA SCHNEIDER RÖDER20172021
ELIZANDRA SCHWANZ DA SILVA NETTO20182022
Isabella Hoffmann Dörr20172022
Jonatas Silva do Nascimento20172022
THOMAS DE JULIO20182022
CHRISTIAN KLUG MARTINS20192023
ÍTALO DA SILVA20192023
LISANDRO MIRITZ VÖLZ20182023
REBECA CRUZ20192023

(*) Conceitos de curso:

(**) Formas de ingresso:

ACAmpla concorrência
L01Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L02Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L05Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L06Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L09Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L10Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
L13Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L14Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
ACAmpla concorrência
LB_EPCandidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_PCDCandidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_QCandidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_EPCandidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_PCDCandidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_QCandidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).

Localização e contatos

Página gerada em 19/03/2024 00:56:26 (consulta levou 3.869408s)