Nome da Atividade
LITERATURA BRASILEIRA I
CÓDIGO
20000480
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina parte do princípio de que os Direitos Humanos e a construção da cidadania através do pensamento democrático e da liberdade de ideias são elementos fundamentais para o processo formativo. Dentro desse contexto é que se desenvolvem as relações entre literatura (com a sua diversidade conceitual) e as questões étnico-raciais, de gênero, sobre a sexualidade; tudo isso marcado pelo respeito às diferenças e aos recursos naturais que não são exclusividade de uma única geração. Nesse sentido, o componente curricular de Literatura Brasileira prevê o estudo da construção da ideia de uma “literatura brasileira”, desde os textos formativos até o final do realismo, relacionando teoria e prática.

Objetivos

Objetivo Geral:

Propiciar ao aluno a leitura e discussão de textos literários, de suas manifestações iniciais até o Realismo.


Propiciar ao aluno a leitura e discussão de textos literários do período assinalado, articulando-os com aspectos teóricos e críticos de sua produção, circulação e interpretação, bem como a aspectos da cultura, história e política brasileiras.

Conteúdo Programático

a. A condição colonial e a formação do sistema literário
b. Literatura, cultura e nacionalidade: Barroco e Arcadismo
c. Literatura e a ideia de Nação: Romantismo e Realismo
d. Leitura e análise de textos
e. Reflexão sobre a relação entre teoria e prática

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. Belo Horizonte: Itatiaia, 1981. CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. São Paulo: Nacional, 1965. MERQUIOR, José Guilherme. De Anchieta a Euclides; breve história da literatura brasileira. Rio de Janeiro: José Olympio, 1977. RONCARI, Luiz. Literatura Brasileira: dos primeiros cronistas aos últimos românticos. São Paulo: Edusp, 1995.

Bibliografia Complementar:

  • CANDIDO, Antonio, CASTELO, José Aderaldo. Presença da Literatura Brasileira: das origens ao Realismo. Rio de Janeiro: Bertrand, 2005. SANTIAGO, Silviano. Vale quanto pesa: ensaios sobre questões político-culturais. Rio 75 de Janeiro: Paz e Terra, 1982. SCHWARZ, Roberto. Ao vencedor, as batatas. São Paulo: Duas Cidades, 1988. SCHWARZ, Roberto. Um mestre na periferia do capitalismo. São Paulo: Duas Cidades, 1990. SODRÉ, Nelson Werneck. História da Literatura Brasileira. São Paulo: Bertrand Brasil, 1988.

Página gerada em 28/03/2024 23:09:59 (consulta levou 0.048692s)