Nome da Atividade
LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIA
CÓDIGO
20000477
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Fonética e fonologia sincrônica; conceitos teóricos básicos; descrição do sistema fonológico da língua portuguesa. Fonologia e ensino de língua portuguesa. Estudo da diversidade fonético-fonológica do português atentando para os seus determinantes sociais (questões de gênero e/ou de classe e/ou étnico-raciais e/ou sócio-ambientais. Relação entre teoria e prática.
Objetivos
Objetivo Geral:
Oferecer aos alunos condições que lhes permitam: compreender a necessidade do conhecimento sobre o sistema linguístico do Português, relativamente aos processos que regem o mecanismo e o funcionamento da fonologia da língua; refletir sobre as distinções entre língua falada e língua escrita.O aluno deverá ser capaz de: diferenciar conceitos básicos da Fonética e da Fonologia; reconhecer os mecanismos de produção dos sons da fala; analisar o sistema fonológico do português; identificar processos fonológicos; explicitar regras fonológicas; verificar aspectos fonológicos relacionados à ortografia.
Conteúdo Programático
Unidade 1: Fonética e fonologia: questões gerais; língua falada e língua escrita; aparelho fonador; classificação articulatória das vogais e das consoantes
Unidade 2: Fonologia: fonemas e alofones; neutralização
Unidade 3: Sistema fonológico do Português - o sistema vocálico e o sistema consonantal; processos fonológicos
Unidade 4: Estrutura da sílaba
Unidade 5: Relações entre fonologia e ortografia
Unidade 6: Reflexão sobre a relação entre teoria e prática
Unidade 2: Fonologia: fonemas e alofones; neutralização
Unidade 3: Sistema fonológico do Português - o sistema vocálico e o sistema consonantal; processos fonológicos
Unidade 4: Estrutura da sílaba
Unidade 5: Relações entre fonologia e ortografia
Unidade 6: Reflexão sobre a relação entre teoria e prática
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BISOL, Leda. (org) Introdução a Estudos de Fonologia do Português Brasileiro. 4ª ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2005. ILARI, R.; BASSO, R. O português da gente. São Paulo: Contexto, 2006. LEMLE, M. Guia teórico do alfabetizador. São Paulo: Ática, 1988. 69 MASSINI-CAGLIARI, Gladis; CAGLIARI, Luiz Carlos. Fonética. In: MUSSALIN, Fernanda; BENTES, Anna Christina. (org). Introdução à lingüística: domínios e fronteiras. Vol. 1. São Paulo: Cortez, 2001. SEARA, Izabel Cristina; NUNES, Vanessa G.; LAZZAROTO-VOLCÃO, Christiane. Fonética e fonologia do português brasileiro: 2º. período. Florianópolis: LLV/CCE/UFSC, 2011.
Bibliografia Complementar:
- CÂMARA Jr., J. M. Estrutura da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Vozes, 1995. HORA, Dermeval da. Fonética e Fonologia. In:http://biblioteca.virtual.ufpb.br/files/fonatica_e_fonologia_1360068796.pdf
MATZENAUER, C. L. B. Introdução à teoria fonológica. In: Bisol, L. (org.). Introdução a estudos de fonologia do português brasileiro, 2005. SILVA, Thaís Cristófaro. Fonética e fonologia do Português. São Paulo: Contexto, 2001. SOUZA, Paulo C.; SANTOS, Raquel S. Fonologia. In: FIORIN, José Luiz (org.). Introdução à linguística. II Princípios de análise. São Paulo: Contexto, 2003.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
M3 | 2024 / 2 | 25 | 5 |
Letras - Português e Alemão (Licenciatura) Horários
|
GIOVANA FERREIRA GONCALVES Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIA | Letras - Tradução Inglês - Português (Bacharelado) |