Nome da Atividade
ENSINO DA LITERATURA
CÓDIGO
20000493
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A disciplina parte do princípio de que os Direitos Humanos e a construção da cidadania através do pensamento democrático e da liberdade de ideias são
104
elementos fundamentais para o processo formativo. Dentro desse contexto é que se desenvolvem as relações entre literatura (com a sua diversidade conceitual) e as questões étnico-raciais, de gênero, sobre a sexualidade; tudo isso marcado pelo respeito às diferenças e aos recursos naturais que não são exclusividade de uma única geração. Nesse sentido, o componente curricular Ensino da Literatura prevê abordagens críticas e metodológicas para o ensino da leitura e da literatura nos ensinos Fundamental, Médio e Superior. A constituição de repertório para uma política de leitura evidencia o necessário pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, fundamentais para o exercício da atividade docente, amparado em uma reflexão metadidática e atuação pedagógica junto ao/s grupo/s de trabalho.
104
elementos fundamentais para o processo formativo. Dentro desse contexto é que se desenvolvem as relações entre literatura (com a sua diversidade conceitual) e as questões étnico-raciais, de gênero, sobre a sexualidade; tudo isso marcado pelo respeito às diferenças e aos recursos naturais que não são exclusividade de uma única geração. Nesse sentido, o componente curricular Ensino da Literatura prevê abordagens críticas e metodológicas para o ensino da leitura e da literatura nos ensinos Fundamental, Médio e Superior. A constituição de repertório para uma política de leitura evidencia o necessário pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, fundamentais para o exercício da atividade docente, amparado em uma reflexão metadidática e atuação pedagógica junto ao/s grupo/s de trabalho.
Objetivos
Objetivo Geral:
Oportunizar ao aluno a discussão crítica sobre metodologias do ensino e de aprendizagem da leitura e da literatura e colaborar para a ampliação de repertório específico.Conteúdo Programático
1. A aquisição da leitura, o sujeito leitor, percepção e cognição da leitura.
2. A leitura: processos e práticas na história; suportes de escrituras e uma história de leituras.
3. A literatura e a recepção da literatura.
4. O texto literário infanto-juvenil e o cânone.
5. Relação entre teoria e prática.
2. A leitura: processos e práticas na história; suportes de escrituras e uma história de leituras.
3. A literatura e a recepção da literatura.
4. O texto literário infanto-juvenil e o cânone.
5. Relação entre teoria e prática.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BORDINI, Maria da Glória e AGUIAR, Vera Teixeira de. Literatura: a formação do 105 leitor; alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988. CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. E outros ensaios. Coimbra: Angelus Novos, 2004. ISER, W. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. São Paulo, Editora 34. v.1: 1996. 192 p.; v.2: 1999. JOUVE, Vincent. A leitura. São Paulo, Ed. UNESP, 2002. KLEIMAN, Ângela. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas: Pontes Ed., 2000.
Bibliografia Complementar:
- CHARTIER, Roger. A aventura do livro. Do leitor ao navegador. São Paulo: ed. da UNESP. 1998. _____. Inscrever e apagar. Cultura escrita e literatura. Tradução: Luzmara Curcino Ferreira. São Paulo: Editora UNESP, 2007. FAILLA, Zoara. (Org.) Retratos de leitura no Brasil 3. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo; Instituto Pró-livro, 2012. LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 1993. MICHELETTI, Guaraciaba (org.). Leitura e construção do real: o lugar da poesia e da ficção. São Paulo: Cortez, 2000.