Nome da Atividade
GESTÃO EDUCACIONAL
CÓDIGO
17350119
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudos sobre a relação entre Estado, Sociedade e Política Educacional; Reformas do Ensino; Sistemas e Redes de Ensino; Gestão
Escolar e financiamento; Projeto Político Pedagógico.

Objetivos

Objetivo Geral:

Conhecer, analisar e compreender os processos de gestão da educação nacional e da escola pública em perspectiva histórica, bem como a formação dos sistemas e redes de ensino e suas relações com a legislação, financiamento e políticas educacionais.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BALL, Stephen J.; MAINARDES, Jefferson (Org.). Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011. HYPOLITO, Alvaro Moreira (Org.). Gestão Educacional e Democracia Participativa. Porto Alegre: UFRGS, 2008. SHIROMA, E. O.; MORAES, M. C. M. de; EVANGELISTA, O. Política Educacional. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. PARO, Vitor. Gestão Democrática da Escola Pública. São Paulo: Ática, 2006. PARO, Vitor Henrique. Administração escolar: introdução crítica. 16 ed. São Paulo: Cortez, 2010. LIBÂNEO, J.C.; OLIVEIRA, J.F.; TOSCHI, M. S. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003

Bibliografia Complementar:

  • PARO, Vitor. Por dentro da escola pública. São Paulo: Xamã, 1995. PERONI, Vera Maria Vidal; BAZZO, Vera Lúcia. PEGORARO, Ludimar (Org.). Dilemas da educação brasileira em tempos de globalização neoliberal: entre o público e o privado. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2006. OLIVEIRA, Romualdo. Gestão, financiamento e direito à educação: análise da Constituição Federal e da LDB. São Paulo: Xamã; 2007. OLIVEIRA, Dalila Andrade. Nova Gestão Pública e Governos Democrático-Populares: contradições entre a busca da eficiência e a ampliação do direito à educação. Educação e Sociedade, Campinas, v. 36, n. 132, p. 625-646, jul./set. 2015. PARO, Vitor Henrique. O princípio da gestão escolar democrática no contexto da LDB. In: OLIVEIRA, Romualdo Portela de; ADRIÃO, Theresa (Orgs). Gestão financiamento e direito à educação: análise da LDB e da Constituição Federal. São Paulo: Xamã, 2001, p.79-88. PERONI, Vera. Política Educacional e Papel do Estado: no Brasil dos anos 1990. São Paulo: Xamã, 2003. PINTO, José Marcelino de Rezende; ALVES, Thiago. Ampliação da obrigatoriedade na educação básica: Como garantir o direito sem comprometer a qualidade? Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 4, n. 7, p. 211-229, jul./dez. 2010.

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