Nome da Atividade
POÉTICAS CONTEMPORÂNEAS NO BRASIL
CÓDIGO
20000533
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina parte do princípio de que os Direitos Humanos e a construção da cidadania através do pensamento democrático e da liberdade de ideias são elementos fundamentais para o processo formativo. Dentro desse contexto é que se desenvolvem as relações entre literatura (com a sua diversidade conceitual) e as questões étnico-raciais, de gênero, sobre a sexualidade; tudo isso marcado pelo respeito às diferenças e aos recursos naturais que não são exclusividade de uma única geração. Nesse sentido, o componente curricular Poéticas contemporâneas no Brasil analisa o panorama cultural da contemporaneidade brasileira, as particularidades e as generalidades das diversas expressões culturais, destacando aspectos como a percepção e a cognição das expressões culturais, a temporalidade e a espacialidade, as relações entre o público, o privado e a intimidade, possibilitando ao aluno a compreensão dos fenômenos da atualidade.

Objetivos

Objetivo Geral:

Oferecer aos alunos condições que lhes permitam pensar criticamente as expressões poéticas produzidas no Brasil hoje.

Conteúdo Programático

Panorama da literatura contemporânea. Panorama da cultura contemporânea. Algumas reflexões fundamentais: temporalidade, espacialidade, corpografia, aquisição da linguagem, tradução, leitura. Panorama da crítica contemporânea. Leituras intersemióticas: poesia, artes plásticas, fotografia, cinema, dança, música e arquitetura urbana.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ARRIGUCCI JR., Davi. Humildade, paixão e morte: a poesia de Manuel Bandeira. São Paulo: Cia das Letras, 1990. 301p. BARTHES, Roland. Barthes por Barthes. Paris: Seuil, 1995. 175p. BUORO, Anamelia Bueno. Olhos que pintam: a leitura da imagem e o ensino da arte. São Paulo: Educ, Fapesp, Cortez Ed., 2003. 252p. CAMARGO, Maria Lúcia B. e Pedrosa Célia (Orgs.) Poesia e contemporaneidade: leituras do presente. Chapecó: Argos, 2001. 203p. MENEZES, Philadelpho. Poética e visualidade: uma trajetória da poesia brasileira contemporânea. Campinas: Ed. da Unicamp, 1991. 198p.

Bibliografia Complementar:

  • CAMPOS, Haroldo (Org.). Ideograma. São Paulo: Edusp, 1994. 217p. CHALHUB, Samira. Animação da escrita: ensaios de psicanálise e semiótica aplicada. São Paulo: Hacker Ed., Cespuc, Fapesp, 1999. 158p. JAMESON, Fredric. Espaço e imagem – teorias do pós-moderno e outros ensaios. 3. ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2004. PERRONE-MOISÉS, Leyla. Mutações da literatura no século XXI. São Paulo: Companhia das Letras, 2016. SUSSEKIND, Flora. O Brasil não é longe daqui. São Paulo: Cia das Letras, 1990. 319p.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
POÉTICAS CONTEMPORÂNEAS NO BRASIL Letras - Português (Licenciatura - Noturno)

Página gerada em 04/12/2020 12:11:01 (consulta levou 0.305068s)