Nome da Atividade
LITERATURA BRASILEIRA III
CÓDIGO
20000489
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina parte do princípio de que os Direitos Humanos e a construção da cidadania através do pensamento democrático e da liberdade de ideias são elementos fundamentais para o processo formativo. Dentro desse contexto é que se desenvolvem as relações entre literatura (com a sua diversidade conceitual) e as questões étnico-raciais, de gênero, sobre a sexualidade; tudo isso marcado pelo respeito às diferenças e aos recursos naturais que não são exclusividade de uma única geração. Nesse sentido, o componente curricular de Literatura Brasileira prevê o estudo de textos literários produzidos a partir do processo de redemocratização do país até a cena cultural da atualidade.

Objetivos

Objetivo Geral:

Propiciar ao aluno a leitura e discussão de textos literários, produzidos a partir do processo de redemocratização do país até a cena cultural da atualidade, relacionando teoria e prática.


Propiciar ao aluno a leitura e discussão de textos literários do período assinalado, articulando-os com aspectos teóricos e críticos da sua produção, criculação e interpretação, bem como a aspectos da cultura, história e política brasileiras.

Conteúdo Programático

a. Poéticas e contextos culturais pós-ditadura
95
b. Novas vozes e novas linguagens na cena literária e cultural
c. Poéticas do século XXI
d. Leitura e estudo de textos
e. Relação entre teoria e prática

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • PERRONE-MOISÉS, Leyla. Inútil poesia: e outros ensaios. São Paulo: Cia das Letras, 2000. DALCASTAGNÉ, Regina. Entre fronteiras e cercado de armadilhas: problemas da representação na narrativa brasileira contemporânea. Brasília: Universidade de Brasília, 2005 SANTIAGO, Silviano. O cosmopolitismo do pobre: crítica literária e crítica cultural. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2004. PELLEGRINI, Tania. A imagem e a letra: aspectos da ficção brasileira contemporânea. Campinas: Mercado de letras, FAPESP, 1999.

Bibliografia Complementar:

  • Periódicos de acesso livre, tais como Estudos da Literatura Brasileira (UNB) e Literatura e Sociedade (USP). BOSI, Alfredo. História Concisa da literatura brasileira. 38 ed. São Paulo: Editora Cultrix, 1994. ___________. Literatura e resistência. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. LEENHARDT, J; PESAVENTO, S. J. (Orgs.). Discurso histórico e narrativa literária. Campinas: Ed. Unicamp, 1998. PAES, José Paulo. O lugar do outro. Rio de Janeiro: TopBooks, 1999.

Página gerada em 24/04/2024 08:50:55 (consulta levou 0.052381s)