Nome da Atividade
FICÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA I
CÓDIGO
20000514
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina parte do princípio de que os Direitos Humanos e a construção da cidadania através do pensamento democrático e da liberdade de ideias são elementos fundamentais para o processo formativo. Dentro desse contexto é que se desenvolvem as relações entre literatura (com a sua diversidade conceitual) e as questões étnico-raciais, de gênero, sobre a sexualidade; tudo isso marcado pelo respeito às diferenças e aos recursos naturais que não são exclusividade de uma única geração. Nesse sentido, o componente curricular Ficção em língua portuguesa I estuda e discute temas, obras, autores e tendências da narrativa em língua portuguesa do século XIX, considerando os aspectos estéticos, sociais, históricos e culturais envolvidos na produção e circulação de um texto “periférico”.

Objetivos

Objetivo Geral:

Propiciar ao aluno o estudo comparativo da narrativa em língua portuguesa do século XIX, através de suas principais vertentes e tendências.

Conteúdo Programático

Panorama da narrativa em língua portuguesa do século XIX. Estudo crítico de narrativas em língua portuguesa do século XIX.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ABDALA JR., Benjamin. Ecos do Brasil: Eça de Queirós, leituras brasileiras e portuguesas. São Paulo: Senac, 2000. ABDALA JR., Benjamin. Incertas relações: Brasil-Portugal no século XX. São Paulo: Senac, 2003. GOMES, Álvaro Cardoso. A voz itinerante: ensaio sobre o romance português contemporâneo. São Paulo: EDUSP, 1993. LARANJEIRA, Pires. Literaturas africanas de expressão portuguesa. Lisboa: Universidade Aberta, 1995. FERREIRA, Manuel. Literaturas africanas de expressão portuguesa. São Paulo: Ática, 1987. 546 p. (Série Fundamentos; 13).

Bibliografia Complementar:

  • ABDALA Jr, Benjamin. De vôos e de ilhas. São Paulo: Ateliê, 2004. LOURENÇO, Eduardo. A nau de Ícaro e imagem e miragem da lusofonia. Lisboa: Gradiva, 1999. LUCCHESI, Ivo. Crise e escritura. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1987. MEDINA, Cremilda de Araújo. Viagem à literatura portuguesa contemporânea. Rio de Janeiro: Nórdica, 1983. SANTILLI, Maria Aparecida. Entre linhas: desvendando textos portugueses. São Paulo: Ática, 1984.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
FICÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA I Letras - Português (Licenciatura - Noturno)

Página gerada em 18/04/2024 22:55:25 (consulta levou 0.111050s)