Nome da Atividade
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA II
CÓDIGO
20000512
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Visão aprofundada sobre o desenvolvimento de práticas pedagógicas de língua portuguesa no ensino fundamental e médio, com base nos pressupostos teóricos da linguística aplicada.

Objetivos

Objetivo Geral:

Proporcionar ao aluno aprofundamento entre a relação teoria e prática, a fim de avaliar e de elaborar diferentes propostas pedagógicas adequadas ao ensino fundamental e médio.

Conteúdo Programático

1. Sobre a oralidade: ensino da oralidade na escola; elaboração de material didático.
2. Sobre a leitura: ensino da leitura na escola; elaboração de material didático.
3. Sobre a produção escrita: ensino da produção escrita na escola; elaboração de material didático.
4. Sobre a análise linguística: ensino da análise linguística na escola; elaboração de material didático.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ANTUNES, I. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003. AZEREDO, José Carlos de. Ensino de português: fundamentos, percursos, objetos. Rio de Janeiro: Zahar, 2007. GERALDI, J. W. (org.) O texto na sala de aula. 3. ed. São Paulo: Ática, 2004. MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. 2. ed. São Paulo: Parábola, 2008. VIEIRA, J. A. et al. Reflexões sobre a Língua Portuguesa: uma abordagem multimodal. Petrópolis: Vozes, 2007

Bibliografia Complementar:

  • ANTUNES, Irandé. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. CHIAPPINI, L. (Org.) Aprender e Ensinar com Textos Didáticos e Paradidáticos. São Paulo: Cortez, 2001. GERALDI, J.W. Portos de Passagem. São Paulo: Martins Fontes, 2003. FARACO, C. A. Norma Culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola, 2008. TRAVAGLIA, L.C. Gramática e Interação: uma Proposta para o Ensino de Gramática. São Paulo: Cortez, 2003(a).

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA II Letras - Português (Licenciatura - Noturno)

Página gerada em 04/12/2020 11:49:58 (consulta levou 0.213052s)