Nome do Curso / Conceitos (*)
Ciências Sociais
Enade (2014)3CPC (2014)3
Nível / Grau
GRADUAÇÃO / Licenciatura
Modalidade
Presencial
Turno
NOTURNO
Código UFPel
3220
Código e-MEC
113743
Unidade
Coordenador
A0L1L2L5L6L9L10L13L14Total
SISU 2018/1183434111136
Criação e Reconhecimento
Curso criado pela portaria 08 de 20/07/1990.
Curso reconhecido pela Portaria nº 52 de 26/05/2006. Publicada no D.O.U. de 29/05/2006.
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 628 de 23/06/2017. Publicada no D.O.U. de 26/06/2017.

Contextualização

O Curso de Ciências Sociais Licenciatura visa à formação de professores da educação básica e de pesquisadores na área de ciências sociais (Sociologia, Ciência Política e Antropologia) capacitados a produzir, refletir, criticar, transmitir e debater os conhecimentos, temas e problemas referentes a este campo disciplinar. Neste sentido, através da mobilização de suas habilidades e competências teóricas e metodológicas, os professores e pesquisadores das ciências sociais contribuem para a compreensão e interpretação da realidade social, para o debate teórico e o diálogo intra e interdisciplinar, bem como para a reflexão e o debate público a respeito dos problemas sociais. O campo privilegiado de atuação profissional dos licenciados em ciências sociais são as escolas da rede pública e privada de ensino básico e todas aquelas instituições ligadas às atividades educacionais.

Objetivos

a. GERAL:
Formar professores de ciências sociais para a educação básica com base no desenvolvimento da capacidade crítica e investigativa, da autonomia intelectual, do compromisso social, estimulando esses professores a intervirem de forma qualificada na melhoria da ensino básico e da vida escolar, com base numa educação para a cidadania.
b. ESPECÍFICOS:
- Garantir o pleno desenvolvimento do educando, seu aprimoramento como pessoa, o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;

- Estimular a conformação de um imaginário social comprometido com os ideais democráticos da justiça, com respeito aos direitos humanos e ao meio ambiente e da solidariedade sociais e com a prática política que consagre o Estado de Direito, a democracia e as políticas sociais que combatem as desigualdades e a discriminação sexual, racial e social;
 
- Desenvolver o senso de responsabilidade perante o social e o comprometimento com uma relação de respeito e convivência que rejeita toda a forma de preconceito, discriminação e exclusão e está orientada no sentido da superação das desigualdades sociais e na construção de uma sociedade solidária;

- Criar uma dinâmica de formação profissional de qualidade crescente, fundada na indissociável relação teoria-prática;

- Traduzir os conhecimentos sobre as pessoas, a sociedade, a economia, a história, as práticas sociais e culturais em condutas de indagação, problematizarão, análise e protagonismo diante de situações novas, problemas ou questões da vida pessoal, social, política e cultural, acionando-se os conhecimentos construídos para a resolução de problemas.

Perfil do Egresso

O Curso de Ciências Sociais Licenciatura visa à formação de professores da educação básica e de pesquisadores na área de ciências sociais (Sociologia, Ciência Política e Antropologia) capacitados a produzir, refletir, criticar, transmitir e debater os conhecimentos, temas e problemas referentes a este campo disciplinar. Neste sentido, através da mobilização de suas habilidades e competências teóricas e metodológicas, os professores e pesquisadores das ciências sociais contribuem para a compreensão e interpretação da realidade social, para o debate teórico e o diálogo intra e interdisciplinar, bem como para a reflexão e o debate público a respeito dos problemas sociais. O campo privilegiado de atuação profissional dos licenciados em ciências sociais são as escolas da rede pública e privada de ensino básico e todas aquelas instituições ligadas às atividades educacionais.

Competências e habilidades

Diante destas considerações o curso deverá desenvolver: a) capacidade de analisar e interpretar a realidade social, política e cultural do país; b) disposição para refletir sobre a problemática educacional brasileira; c) interesse em discutir o papel político pedagógico do educador na sociedade; d) compreensão de conhecimentos teóricos e técnicos relacionados ao processo social e político e ao processo ensino-aprendizagem; e) afinidade com a atividade de pesquisa social e disposição para investigar temáticas relacionadas à prática pedagógica. 

Organização Curricular

http://wp.ufpel.edu.br/cienciassociais/projeto-politico-pedagogico/grade-curricular/

Procedimentos e metodologias de ensino

A sociedade contemporânea caracteriza-se pelo irreversível e acelerado avanço da revolução científico-tecnológica e pela globalização das comunicações, da educação, da cultura e de todos os outros setores da vida humana. No entanto, ao lado desse avanço acelerado, observamos, em países como o nosso, a exclusão social de vastas parcelas da população que são empurradas para a periferia da ordem social. A escola, necessariamente, tem que se constituir num espaço de questionamento dessa ordem social, de tal forma que o aluno seja capaz de identificar os desafios colocados pela realidade e possa enfrentá-los através de uma formação humana e profissional na qual o domínio do conhecimento, articulado com criatividade e iniciativa, permita-lhe integrar-se e intervir na sociedade de forma eficiente e qualificada. Sabe-se, no entanto, que não poderá haver ensino de qualidade ou inovação pedagógica que tenha sucesso sem uma adequada formação de professores. Esta formação não poderá ser apenas inicial, mas também formação permanente e continuada para que os educadores, junto a seus alunos, construam uma educação que dialogue com os dilemas da sociedade do nosso tempo. Somente a existência de professores preparados e comprometidos com o contexto social poderá dar sustentação – a médio e longo prazos – à melhoria da qualidade na educação básica, o que implica instaurar e fortalecer processos de mudança, revendo os modelos de formação docente. Nesse sentido, o Curso de Licenciatura em Ciências Sociais será organizado na perspectiva de desenvolver-se centrado na realidade escolar, oferecendo atividades não só de ensino, como de pesquisa e extensão, de educação continuada, em processo concomitante, que procurem conhecer e responder às demandas da sociedade.   

Avaliação do ensino e da aprendizagem

Artigo 1º - A avaliação consiste em um processo permanente e contínuo de acompanhamento e monitoramento das atividades realizadas no âmbito do Curso de Ciências Sociais e tem como finalidade promover o desenvolvimento das qualificações e competências na formação dos cientistas sociais – bacharéis e licenciados, estimulando a reflexão crítica sobre o perfil desejável e o papel dos mesmos nas sociedades contemporâneas.
Artigo 2º - A avaliação tem como objetivo promover o debate sistemático e o diagnóstico detalhado, coletivamente construído, a respeito dos princípios e finalidades, dos objetivos e dos recursos pedagógicos implementados na formação dos cientistas sociais.
Parágrafo único – Na qualidade de atividade permanente, a avaliação deverá contribuir para o planejamento e para a definição de ações e políticas a serem implementadas no âmbito do Curso de Ciências Sociais.
Artigo 3º - A avaliação terá como princípios fundamentais a reflexão crítica e a participação democrática, aberta e plural de todos os segmentos envolvidos no processo de formação dos cientistas sociais, alicerçando-se no diálogo e na cooperação entre os mesmos e no respeito às diferenças. Neste sentido, entende-se que a avaliação é parte constitutiva do processo de formação dos cientistas sociais, pesquisadores e licenciados.

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

Desde 2015,  o Projeto de Ensino intitulado “Construção do Conhecimento, Metodologia e Prática Profissional nas Ciências Sociais” que tem como foco a melhoria da qualidade do ensino e da formação profissional dos Cientistas Sociais nos cursos de bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais da UFPel, vem proporcionando uma maior formação teórico-metodológica, a preparação para a docência e, para a atuação do egresso no mercado de trabalho.
Nessa proposta, atualmente estão vinculadas seis bolsas de monitoria, contemplando três discentes da licenciatura e três do bacharelado, cinco professores efetivos, e mais um bolsista do Programa de Pós-graduação em Sociologia, que atua como colaborador do projeto. Essa experiência em curso aponta para a possibilidade de institucionalização de um programa de tutoria e de apoio acadêmico aos alunos de graduação, sendo este fomentado pelos próprios alunos da pós-graduação e ex-alunos oriundos dos Cursos de Ciências Sociais vinculados aos Cursos de Mestrado em Sociologia e Ciência Política, conjuntamente com os PNPDs dos Programas de Pós-Graduação, como forma de promover tal interação.
Além deste projeto, existe um conjunto de eventos acadêmicos e científicos que estão sendo organizados de forma integrada, com o aval dos Programas de Pós-Graduação, Coordenação de Colegiados e Departamentos vinculados ao Instituto de Filosofia, Sociologia e Política da UFPel, como o Encontro Internacional de Ciências Sociais (EICS), Semanas Acadêmicas, Seminários e Jornadas.

Acompanhamento de Egressos

Para o acompanhamento dos egressos, a ideia é lançar em 2016 um Portal de Egressos dos alunos dos Cursos de Ciências Sociais da UFPel, momento em que o curso de Bacharelado completa 25 anos e a Licenciatura 20 anos de existência. O objetivo é manter um vínculo contínuo com nossos ex-alunos, saber de seus sucessos e dificuldades, e acompanhar os profissionais que formamos em seu ingresso no mercado de trabalho. Assim, poderemos melhorar nossos cursos de graduação e pós-graduação a cada ano, e direcionar nossos projetos de formação continuada às necessidades dos profissionais de cada área. Manter aberto este canal de comunicação é uma forma de continuar esta relação que começou nas salas de aula, estimulando o convívio universitário e a troca permanente de informações entre egressos, alunos e a universidade. Estar cadastrado ao portal trará alguns benefícios para os profissionais da área, pois a aprendizagem é um processo contínuo, que não acaba com a graduação e/ou pós-graduação. O portal de egressos dos Cursos em Ciências Sociais da UFPel com a sua atualização periódica é mais uma ferramenta para ajudá-los nessa caminhada.

Matriz Curricular

1º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1670093ANTROPOLOGIA I Obrigatória468
0560107CIÊNCIA POLÍTICA IObrigatória468
0060322GEOGRAFIAObrigatória234
0560113PRÁTICA DE ENSINO IObrigatória468
0560106SOCIOLOGIA IObrigatória468
0350234TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICAObrigatória468
2º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1670006ANTROPOLOGIA IIObrigatória468
1670103ANTROPOLOGIA IIObrigatória468
0560006CIÊNCIA POLÍTICA IIObrigatória468
0360246FUND. SÓCIO-HISTÓRICO-FILOSÓFICOS EDUCAÇÃOObrigatória468
1660086HISTÓRIAObrigatória234
0560152PRÁTICA DE ENSINO IIObrigatória468
0560064SOCIOLOGIA II0560106 - SOCIOLOGIA IObrigatória468
3º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1670100ANTROPOLOGIA IIIObrigatória468
0560022CIÊNCIA POLÍTICA IIIObrigatória468
0360245FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃOObrigatória468
0560153PRÁTICA DE ENSINO III0560152 - PRÁTICA DE ENSINO IIObrigatória06102
0560021SOCIOLOGIA III0560064 - SOCIOLOGIA IIObrigatória468
4º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1670101ANTROPOLOGIA IVObrigatória468
0560025CIÊNCIA POLÍTICA IVObrigatória468
0350233EDUCAÇÃO BRASILEIRA:ORGANIZ. E POLÍT.PÚBLICASObrigatória468
0560154PRÁTICA DE ENSINO IVObrigatória06102
0560026SOCIOLOGIA IV0560021 - SOCIOLOGIA IIIObrigatória468
5º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1670102ANTROPOLOGIA VObrigatória468
0560062CIÊNCIA POLÍTICA VObrigatória468
1310277LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )Obrigatória468
0560155PRÁTICA DE ENSINO VObrigatória08136
0560065SOCIOLOGIA V0560026 - SOCIOLOGIA IVObrigatória468
6º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0560085EPISTEMOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAISObrigatória468
0350365ESTÁGIO EM CIÊNCIAS SOCIAIS I0350234 - TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA0360246 - FUND. SÓCIO-HISTÓRICO-FILOSÓFICOS EDUCAÇÃO0360245 - FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO0350233 - EDUCAÇÃO BRASILEIRA:ORGANIZ. E POLÍT.PÚBLICAS0560113 - PRÁTICA DE ENSINO I0560152 - PRÁTICA DE ENSINO II0560153 - PRÁTICA DE ENSINO III0560154 - PRÁTICA DE ENSINO IV0560155 - PRÁTICA DE ENSINO VObrigatória8136
0560151SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃOObrigatória468
7º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0350366ESTÁGIO EM CIÊNCIAS SOCIAIS II0350365 - ESTÁGIO EM CIÊNCIAS SOCIAIS IObrigatória12204
0560131METODOLOGIA I 0560085 - EPISTEMOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAISObrigatória468
8º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0350218ESTÁGIO EM CIÊNCIAS SOCIAIS III0350366 - ESTÁGIO EM CIÊNCIAS SOCIAIS IIObrigatória8136
OPTATIVAS
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0560086ANÁLISE DE POLÍTICAS PÚBLICASOptativa468
1670033ANTROPOLOGIA DA ALIMENTAÇÃOOptativa468
1670035ANTROPOLOGIA DA RELIGIÃO IOptativa468
1670031ANTROPOLOGIA POLÍTICAOptativa468
0560148A SOCIOLOGIA DE HENRI LEFEBVREOptativa468
0560090COMPORTAMENTO ELEITORALOptativa468
0560091CULTURA POLÍTICAOptativa468
1670058ESTUDOS ANTROPO DE GÊNERO E TEORIA FEMINISTAOptativa468
0560108ESTUDOS DE CIÊNCIA POLÍTICA IOptativa468
0560144ETNOGRAFIA SOCIOLÓGICAOptativa468
1670003ETNOLOGIA AFRO-AMERICANA IOptativa468
1670017ETNOLOGIA AMERÍNDIA IOptativa468
0730086FILOSOFIAOptativa468
0560157INSTITUIÇÕES POLÍTICASOptativa0468
1670075LEITURAS ETNOGRÁFICAS IOptativa468
0730105MICHEL FOUCAULT E SUA PERSPECTIVA TEÓRICA ESTRUTURALISTA E PÓS-ESTRUTURALISTAOptativa468
0560136MOVIMENTOS SOCIAIS E CIDADANIAOptativa468
1670059OFICINA DE IMAGEM E SOM EM ANTROPOLOGIAOptativa468
0560158PARTIDOS POLÍTICOS NO BRASILOptativa0468
0560137PENSAMENTO POLÍTICO BRASILEIROOptativa468
0560138POLÍTICA COMPARADAOptativa468
0560033POLÍTICA SOCIALOptativa468
0730106PÓS-MOD, PÓS-ESTRUT, PÓS-MARX, PÓS-FUND: UM DEB. TEÓRICO EUROPEUOptativa468
0560150PRODUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS CIENTÍFICOSOptativa468
0560146RAÇA E GÊNERO NAS CIÊNCIAS SOCIAISOptativa468
0560087REGIMES E IDEOLOGIAS POLÍTICASOptativa468
0560156SISTEMA POLÍTICO BRASILEIROOptativa0468
0560143SOCIOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃOOptativa468
0560147SOCIOLOGIA DA GLOBALIZAÇÃOOptativa468
0560149SOCIOLOGIA DO TRABALHOOptativa468
0560145SOCIOLOGIA, SOCIEDADE E MEIO AMBIENTEOptativa468
0560093TEORIA DA REPRESENTAÇÃO POLÍTICAOptativa468
0560095TEORIAS DA DEMOCRACIAOptativa468
0560083TRABALHO, SOCIEDADE E DESIGUALDADESOptativa468
0560110TRABALHO, SOCIEDADE E DESIGUALDADES II0560083 - TRABALHO, SOCIEDADE E DESIGUALDADESOptativa468

Turmas ofertadas em 2018 / 1

1º Semestre
Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
1670093 - ANTROPOLOGIA I Professor responsável pela turma: LORI ALTMANN
TER (18:50-19:40) TER (19:40-20:30) TER (20:30-21:20) TER (21:20-22:10)
NOITE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
18:50X
19:40X
20:30X
21:20X
22:10
T25038
0560107 - CIÊNCIA POLÍTICA IProfessor responsável pela turma: DANIEL DE MENDONCA
QUA (18:50-19:40) QUA (19:40-20:30) QUA (20:30-21:20) QUA (21:20-22:10)
NOITE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
18:50X
19:40X
20:30X
21:20X
22:10
T25039
0060322 - GEOGRAFIAProfessor responsável pela turma: MARIA REGINA CAETANO COSTA
QUI (18:50-19:40) QUI (19:40-20:30)
NOITE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
18:50X
19:40X
20:30
21:20
22:10
T25040
0560113 - PRÁTICA DE ENSINO IProfessor responsável pela turma: ROMERIO JAIR KUNRATH
M15041
0560106 - SOCIOLOGIA IProfessor responsável pela turma: MARCUS VINICIUS SPOLLE
SEX (18:50-19:40) SEX (19:40-20:30) SEX (20:30-21:20) SEX (21:20-22:10)
NOITE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
18:50X
19:40X
20:30X
21:20X
22:10
T25042
3º Semestre
Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
1670100 - ANTROPOLOGIA IIIProfessor responsável pela turma: ROGERIO REUS GONCALVES DA ROSA
QUA (18:50-19:40) QUA (19:40-20:30) QUA (20:30-21:20) QUA (21:20-22:10)
NOITE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
18:50X
19:40X
20:30X
21:20X
22:10
T14063
0560022 - CIÊNCIA POLÍTICA IIIProfessor responsável pela turma: ROSANGELA MARIONE SCHULZ
QUI (18:50-19:40) QUI (19:40-20:30) QUI (20:30-21:20) QUI (21:20-22:10)
NOITE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
18:50X
19:40X
20:30X
21:20X
22:10
T14069
0360245 - FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃOProfessor responsável pela turma: DENISE MARCOS BUSSOLETTI
QUI (13:30-14:20) QUI (14:20-15:10) QUI (15:10-16:00) QUI (16:00-16:50)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30X
14:20X
15:10X
16:00X
17:10
18:00
T6339
0560153 - PRÁTICA DE ENSINO IIIProfessor responsável pela turma: LEO PEIXOTO RODRIGUES
SEG (18:50-19:40) SEG (19:40-20:30) SEG (20:30-21:20) SEG (21:20-22:10) SAB (10:00-10:50) SAB (10:50-11:40)
MANHÃ
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
08:00
08:50
10:00X
10:50X
11:40
NOITE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
18:50X
19:40X
20:30X
21:20X
22:10
M15026
0560021 - SOCIOLOGIA IIIProfessor responsável pela turma: PEDRO ALCIDES ROBERTT NIZ
SEX (18:50-19:40) SEX (19:40-20:30) SEX (20:30-21:20) SEX (21:20-22:10)
NOITE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
18:50X
19:40X
20:30X
21:20X
22:10
T14055
5º Semestre
Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
1670102 - ANTROPOLOGIA VProfessor responsável pela turma: FLAVIA MARIA SILVA RIETH
QUA (18:50-19:40) QUA (19:40-20:30) QUA (20:30-21:20) QUA (21:20-22:10)
NOITE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
18:50X
19:40X
20:30X
21:20X
22:10
T14032
0560062 - CIÊNCIA POLÍTICA VProfessor responsável pela turma: CARLOS ARTUR GALLO CABRERA
QUI (18:50-19:40) QUI (19:40-20:30) QUI (20:30-21:20) QUI (21:20-22:10)
NOITE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
18:50X
19:40X
20:30X
21:20X
22:10
T14033
1310277 - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )Professor responsável pela turma: Antonielle Cantarelli Martins
SEX (18:50-19:40) SEX (19:40-20:30) SEX (20:30-21:20) SEX (21:20-22:10)
NOITE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
18:50X
19:40X
20:30X
21:20X
22:10
T123030
0560155 - PRÁTICA DE ENSINO VProfessor responsável pela turma: FRANCISCO EDUARDO BECKENKAMP VARGAS
TER (18:50-19:40) TER (19:40-20:30) TER (20:30-21:20) TER (21:20-22:10) SAB (14:00-14:50) SAB (14:50-15:40) SAB (16:00-16:50) SAB (16:50-17:40)
TARDE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30X
14:20X
15:10X
16:00X
17:10
18:00
NOITE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
18:50X
19:40X
20:30X
21:20X
22:10
M15022
0560065 - SOCIOLOGIA VProfessor responsável pela turma: WILLIAM HECTOR GOMEZ SOTO
SEG (18:50-19:40) SEG (19:40-20:30) SEG (20:30-21:20) SEG (21:20-22:10)
NOITE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
18:50X
19:40X
20:30X
21:20X
22:10
T14020
88
Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
0560108 - ESTUDOS DE CIÊNCIA POLÍTICA IProfessor responsável pela turma: ALVARO AUGUSTO DE BORBA BARRETO
SEG (18:50-19:40) SEG (19:40-20:30) SEG (20:30-21:20) SEG (21:20-22:10)
NOITE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
18:50X
19:40X
20:30X
21:20X
22:10
T14028
0560138 - POLÍTICA COMPARADAProfessor responsável pela turma: ROMERIO JAIR KUNRATH
QUA (18:50-19:40) QUA (19:40-20:30) QUA (20:30-21:20) QUA (21:20-22:10)
NOITE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
18:50X
19:40X
20:30X
21:20X
22:10
T14016
0560033 - POLÍTICA SOCIALProfessor responsável pela turma: PATRICIA RODRIGUES CHAVES DA CUNHA
TER (18:50-19:40) TER (19:40-20:30) TER (20:30-21:20) TER (21:20-22:10)
NOITE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
18:50X
19:40X
20:30X
21:20X
22:10
T14050
0560110 - TRABALHO, SOCIEDADE E DESIGUALDADES IIProfessor responsável pela turma: FRANCISCO EDUARDO BECKENKAMP VARGAS
QUI (18:50-19:40) QUI (19:40-20:30) QUI (20:30-21:20) QUI (21:20-22:10)
NOITE
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
18:50X
19:40X
20:30X
21:20X
22:10
P1404

Alunos Matriculados

Nome Ano de ingresso Semestre de ingresso
ADAO RUBSMAR MELLO20181
ALINE CHAGAS DA SILVA20181
ANA CARLA DE SOUZA PERES20181
ANA CAROLINE ASSUNCAO BLANCO20181
ARLESON RENATO LUZ COSTA20181
BERNARDO CALDEIRA RAMOS20181
BRUNO DIAS FEIJO20181
CAIO MARCELO VIGHI VISCARDI JUNIOR20181
CARLA ROCIELE HARDTKE DUARTE DA SILVA20181
CARLOS EDUARDO NASCIMENTO VILELA20181
Carlos Guilherme Madeira20181
CAROLINA DOS SANTOS CARDOSO20181
CATIUSCIA DE PAULA MUNHOS20181
DAIELA NUNES MOREIRA20181
DANIELLY JARDIM MILANO20181
DANIEL RICARDO BELONI20181
EDUARDA MARTINS LAGES20181
ELAINE DE FATIMA NETTO PEREIRA20181
ERICA PETERS RODRIGUES20181
EVEN DA CUNHA SOARES20181
FABIANA HENKE20181
GABRIELE AIRES DA SILVA20181
GUSTAVO BENASSI SOARES20181
JESSICA BORGES DE LEMOS20181
JOHAN FONSECA LOSE20181
LAURA CAMILLE CORREA DE MORAES20181
LIANA MENEZES SOUTO20181
LILIANE OLIVEIRA DA SILVA20181
LUADNE AMORIM PORTO DE CASTRO20181
LUCAS RAMOS LOBO20181
LUCA WHITEHEAD HANSMANN LAGES20181
LUZIARA COELHO DA SILVA20181
MARCELO REZENDE RODRIGUES20181
MARCO AURELIO NUNES GOULARTE20181
MARIANA VICEREKI TRESCASTRO20181
MARILIA CORREA DOMINGUES20181
MARIZA BALHEGO20181
Mayara Gama Machado20181
MAYRA DE JESUS LUIZ20181
NICOLLE VERGARA DA SILVA20181
Obegair Barcellos Junior20181
PAOLA TREVISOL CARAVACA20181
RAMON DE REZENDE SILVEIRA20181
RAQUEL PERES MACEDO20181
RENATO SILVA DE AVILA20181
ROSANA DOS SANTOS NUNES20181
SAVIEL GETTENS DA SILVA20181
VERA NEIDE DA SILVA BIANCHI20181
BARBARA WOTTER DUTRA20171
BEATRIZ DA SILVA BEIRO20171
CARINE PETERS DUTRA20171
Carlos Eduardo Sarmento Burgo20171
CHRISTIAN BERNARDO BARBOSA DE SOUZA20171
CLAUDIA BEATRIZ FERREIRA DA SILVA MACHADO20171
EVELIN LOREM CHAGAS20171
FABIO ALMEIDA SACCO20171
GLADIS MARIA DE MARCOS FURTADO20171
Isabel Soares Campos20171
JANICE HELENA OLIVEIRA RIBEIRO REGO20171
JENIFER VENDRUSCULO20171
JOÃO MATHEUS SOARES MIRANDA20171
LAURA FEIJO DE SOUZA20171
LAZARO VARGAS DE AVILA20171
Luiza Correa Soares20171
MAITE ROCHA LARROZA20171
MAITE SANTOS DE LIMA20171
MARCIA HELENA DOS SANTOS BARNECHE20171
MARIANA DE LARA BUENO20171
MATHEUS ISLABAO MARTINS20171
MICHELLE MUHLENBERG BOESCHE20171
SANDRO LUIS DUARTE MESQUITA20171
SARAH LIA DOS SANTOS VIEIRA20171
Tainá Cardozo de Oliveira20171
VICTORIA PAULA SABBAG20171
AGNES BEZERRA MENDES20161
Alex Cardoso de Oliveira20162
BEATRIZ FRANTZ ALVES20161
Carolina Helena Ennes Schwonke20162
DORIS FATIMA DE ALMEIDA PARACY20161
FELIPE AURELIO EUZEBIO20161
GISLAINE PEDROZO PEIXOTO20161
HENRIQUE JESKE20161
HENRIQUE MÜLLER PRIEBBERNOW20161
HENRIQUE ROCKENBACH DE ALMEIDA20161
ILEIA LEITZKE EHLERT20161
IRENE MARIA CASTRO DA ROZA20161
IVANA DOS SANTOS PEREIRA20161
JEAN RODRIGO DE SOUZA20161
JENNIFER GUERREIRO NUNES20161
JORDANA GONCALVES RAMALHO20161
LUANA MENDES REAL20161
LUCAS FERNANDES TAVARES20161
Márcia da Silva Pereira20162
MARCIANO CARDOSO MATIAS20161
MARIANA BOSENBECKER DO SACRAMENTO20161
MONICA DA SILVA MEDINA20161
Pedro Henrique Correia de Andrade20161
RAFAEL BILHALVA SCHNEIDER20161
RAFAEL DE ALMEIDA NOGUEIRA20161
RAFAELLA EGUES DA ROSA20162
SAMARA DE DEUS FABRIS20161
TATIANE SANTOS KAEZYNSKI20161
VITOR DE MORAES KICKHOFEL20161
ANA CAROLINA SILVEIRA PAES20151
ANDRE LUIS RICARDO MARTINS20151
ANDRE PRIEBE HOLZ20151
CAIO SILVEIRA HARDTKE20151
CARMEN REGINA TEIXEIRA DA SILVA20151
DEIVID MENDONCA CARDOSO20151
DIEGO WEIMAR DOS SANTOS20151
EDMAR LUIS SOUZA MESQUITA20151
ESTER MARCELINO BATISTA20151
FERNANDA DA SILVA SILVEIRA20151
FRANCIELY COSTA BRAGA DA SILVA20151
GABRIEL CALEGARO20151
GIOVANNA ALLEGRETTI20151
ISABELA RAMOS DE SOUZA AMARAL20151
JOANNA MUNHOZ SEVAIO20151
JULIA ROCHA CLASEN20152
LUÃ RODRIGUES SILVEIRA20151
MARTA REGINA CAETANO GARCIA20151
MOIZETE GUERREIRO AMARO20151
ORION TADEU CORREA COELHO JUNIOR20151
OSCAR AUGUSTO OLIVEIRA DE ARRUDA20151
PATRICIA ELENA DE VARGAS SANCHES20152
QUEZIA GALARCA DE OLIVEIRA20151
BRUNA DA ROSA BERWALDT20141
BRUNA GABRIELE DOS ANJOS JARDIM20141
DENER ANDRADE RAYMUNDO20141
ELAINE AMARAL DA COSTA20141
JESSICA PINTO BRAGA RIBEIRO20141
JUNIOR HENRIQUE SILVEIRA KERBER20141
KALLEU SCHMIDT MENDES20142
PATRICIA FERREIRA DA SILVA20141
RENATA FERREIRA COELHO20141
RENATA VIEIRA RODRIGUES SEVERO20141
YURI AMORIM SANTOS20141
CARLOS WILLIAN SCHNAVANZ SALGADO20132
MARA GODOY PORTO20132
MARIA ANTONIETA CONCEIÇÃO GOMES20132
ANDRELIZA DE MORAES LIMA20131
ANDREZA GONÇALVES DOS SANTOS20131
CARLOS ALBERTO CRAVEIRO DOS SANTOS20131
CILDETE LENCINE FERRAZ20131
LETICIA DE AVILA PEREIRA20131
LUIZ CARLOS MACIEL JARA20131
MARA LIZETE DE SOUZA DUARTE20131
SERGIO LUIZ TAVARES ACOSTA20131
ALEXANDRE OLIVEIRA DOS SANTOS20121
INAIA PAULA OLEIRO20121

Alunos Egressos

Nome Ano de ingresso Ano de conclusão
ELISANDRA GIMENEZ VIEIRA20042007
MARIOSAN WITT DOS SANTOS20042007
PATRICK MACHADO KOVALSCKI20042007
VÂNIA MARIA DE MATTOS BARRETO20042007
CAROLINE WINKE AVILA20052008
CLENI DA LUZ MATOS20052008
HELDER PORTO OLIVEIRA20052008
RAFAEL BRUNO GONÇALVES20052008
ADRIANA CAMILA ACOSTA PLÁ20052009
ADRIANA CASANOVA DOS SANTOS20062009
ANGELA CONCEIÇÃO CORRÊA20062009
Camila Goulart de Campos20062009
CHARLENE SILVEIRA DE OLIVEIRA20062009
ELIANE DUARTE20052009
EVA LÚCIA DE OLIVEIRA BARROS20062009
FRANCISCO CARLOS SOARES KASTER20072009
JONATAN AMARILLO MARON20042009
JÚLIO CESAR FRANÇA DA SILVA20062009
JÚLIO CÉSAR PINTO DOMINGUES20052009
LETÍCIA NUNES BARBOZA PEREIRA20062009
LIDIANE OLIVEIRA DE OLIVEIRA20062009
LIOMAR SILVA DE SOUZA20062009
RAFAEL CESAR ILHA PINTO20042009
ROBSON BAUER ZILLI20072009
ROSEMERI BARBOSA NUNES20062009
TONI MAIQUEL DE SOUZA20062009
ALEXANDRA DOMINGUES20052010
ANA CARLA ISQUIERDO DA SILVA20072010
ANA CRISTINA LÜBKE MENDES20072010
CAMILA SIQUEIRA KATREIN20072010
CARLA MICHELE RECH20072010
CAROLINA VERGARA RODRIGUES20092010
CHRISTIAN PAZ SCHELIN20072010
DANIEL LUIS MOURA VERGARA20062010
DÉBORA SCHEIN MELLO20072010
FABIANE FERREIRA DE MORAES20072010
FLÁVIO LUÍS FARIAS GARCIAS20082010
JOSIELE FARIAS PEREIRA20072010
LETÍCIA DA SILVA GLORIA20082010
LUCAS LIGABUE PINTO20072010
NUBIA MIRAMAR SCHIRMER BONFIM20062010
RICHARD BORGES BETTANZOS20062010
ROBERTA SOARES ALMEIDA20082010
SAMANTA LETÍCIA KROLOW DE ÁVILA20062010
TACIANE AFFELDT GOULART20072010
VIVIANE PETRY DE VASCONCELLOS20092010
ALINE FERREIRA DA SILVA20082011
ANA CAROLINA BANDEIRA DE PAULA20082011
ANA PAULA FERREIRA D´ AVILA20082011
ANA PAULA SILVEIRA LEMOS20042011
ANDRÉ FELIPPI COSER20082011
CRISTIANE TROINA FERREIRA20102011
CRISTIANO LEMES DA SILVA20082011
GERMANNA DA COSTA LOPES20082011
ISADORA DE LEON TORRES20082011
ÍSIS OLIVEIRA BASTOS MATOS20082011
JACIARA VAZ LOPES20072011
LUÍS GUSTAVO TEIXEIRA DA SILVA20092011
MARCELO PINHEIRO CIGALES20072011
Marcos Liandro Lopes Alves Moraes20062011
MELINA MÖRSCHBÄCHER20082011
ODILOM JÚNIOR DA COSTA SEGOVIA20082011
RENATA AMARAL DOS SANTOS ALLEND20112011
ALAIDES CATARINA MONTEIRO DOS SANTOS20102012
ALESSANDRA TAVARES ROCHA20062012
ALINE MOURA GONÇALVES20112012
ANDRÉIA BEOR DOS SANTOS20102012
BRUNO QUILES BUENO20072012
CARLOS ANTONIO BOESCHE SILVEIRA20082012
CARLOS MÁRCIO DE QUADROS LEAL20092012
FABRÍCIO VELEDA CHIABOTTO DUARTE20052012
GABRIEL BANDEIRA COELHO20092012
HELENA DOS SANTOS CANDIOTA20112012
ISIDORO DE JESUS JORGE20082012
IVÂNIA SILVA DA ROSA20112012
JAIRO DA ROSA HERNANDES20092012
LETICIA CALDAS LOPES20082012
MARCELO CAMPELLO DA SILVA20092012
RAFAEL NUNES ALSINA20082012
SANDRA HARTWIG GONÇALVES20092012
TÂNIA TERESINHA ALDRIGHI DOS SANTOS SCHAUN20092012
VERA DE MENDONÇA DA SILVA20062012
ALINE DE FATIMA BORGES DA SILVA20102013
CATARINA MARAFIGA DA ROCHA20102013
ÉDNA ALICE DUARTE DA ROCHA20102013
Elisandra Cardoso de Oliveira20092013
ELOISA VEIGA PICANÇO20092013
JACQUELINE DIAS DOS SANTOS20092013
JULIA THEIL RADTKE20132013
LAIRTON DA SILVA OLIVEIRA20102013
LEONARDO SENA FURLAN20082013
Lígia Rosa Madruga20062013
LUAN DIEGO BADIA20072013
LUCIANA ALVES20082013
LUIZ EDUARDO DUTRA DE OLIVEIRA20102013
MARÍLIA MULLER BLANK20102013
MARTIRENE BOTÃO PEDROSO20092013
NICOLE SAN MARTIN SOARES20092013
PEDRO FRANCISCO MARCHIORO20102013
RAQUEL CORRÊA PINTO20092013
ROSANA ALVES GOMES20102013
SAMANTHA MEDEIROS BRAGA20082013
TATIANI MÜLLER KOHLS20092013
YURI DAYANANDA MEDEIROS20102013
ANDRÉA SILVA DE FREITAS CAMPOS20112014
BIANCA PEREIRA DA SILVA SINOTT20112014
CARLA ROSANE DA SILVA MOTA20102014
CAROLINE DA SILVA GARCIA20092014
Cláudia Rosana dos Santos Athaides20102014
CRISTIANO VIEIRA LEMOS20102014
DÉBORA DE OLIVEIRA LOPES20072014
FRANCISCO CARLOS PAIVA FERREIRA20112014
GILNEI RIBEIRO DE OLIVEIRA20132014
ILONE BEZERRA MÜLLER20122014
JASON DA SILVA BORBA20112014
LUCAS RECH DA SILVA20102014
MARLA GEIZE ALVES RIEMER20102014
PABLO CRESPO CARDOSO20112014
PIERRE QUIRINO CONCEIÇÃO OCHÔA20102014
RETIANI FERREIRA DE SOUZA20112014
ROSANEA SOUZA DE CAMPOS20112014
ALINE RODRIGUES DOBKE20122015
EUNICE LOPES DE MORAES20122015
EVA CRISTINA HOFSTÄTTER AZAMBUJA20122015
FERNANDO OSCAR DOS SANTOS20112015
GABRIEL FONTOURA PERALTA SILVA20092015
GILIANE DE OLIVEIRA20122015
JANICE BRETANHA RIBEIRO DE SOUZA20102015
JULIO MARINHO FERREIRA20122015
KATIA IARA DE OLIVEIRA SCHNEIDER20112015
MANOELA VIEIRA NEUTZLING20122015
MARINA DOS SANTOS LANDA20142015
MATEUS HENRIQUE PASSINI VILÉLA20112015
Máximo Ítalo D'Almeida Athayde Ávila20122015
SANDRA MÁRCIA GIMENES QUEVEDO20092015
SANDRA MARIA SILVEIRA ECHEVERRY FEIJÓ20142015
TALES FLORES DA FONSECA20122015
Vivian Pastorini Torchelsen20132015
ANA LÚCIA FURTADO SOUZA CORRÊA20122016
GILSELENE MEIRELES RIBEIRO FALCÃO20122016
JAIR LEIVAS PINTO20132016
JEAN MICHEL CARRETT FARIAS20122016
JOÃO VICENTE NASCIMENTO SILVEIRA20132016
LUCIANDRA OLIVEIRA DE OLIVEIRA20122016
LUIS FELIPE RIBEIRO20122016
MARIA GARCINDA DE BITENCOURT NOBRE20122016
PATRICIA ANDREIA PASSOS ALEIXO20092016
RENATA MARTINS TEIXEIRA20082016
SAMIRA MARQUES DA SILVEIRA20122016
SUELEN BORGES LOTH CORREA20132016
ALCIDES RENATO ROXO DA SILVA20102017
ALEXANDRE SILVEIRA VERGARA20142017
ANA CRISTINA PORTO FABRES20142017
BRUNA FERRER GOMES20132017
BRUNA GABRIELE DOS ANJOS JARDIM20142017
CARLOS EDUARDO SIMÕES DA SILVA20112017
CLÁUDIA CARDOSO GOULARTE20142017
EMERSON OLIVEIRA RODRIGUES20142017
FELIPE HORACIO LEITE DA SILVA20132017
GISÉLIA BARBOSA FERREIRA20132017
JEFFERSON SAMPAIO ALVES20102017
JESSICA RODRIGUES ARAUJO CUNHA20132017
JOÃO MANOEL FREITAS DE FREITAS20132017
JOSÉ ÁLVARO JACOBSEN20112017
KÉLEN ARAUJO DA SILVA20092017
LEON MCLOUIS BORGES DE LUCAS20142017
LÚCIA MARLEI FERREIRA VELLOZO20132017
MARIA ANGELICA XAVIER DIAS20142017
MARIELE AFONSO DOMINGUES20142017
MATHEUS DE SOUZA VIATROVSKI20122017
NELSON ANTÔNIO CANTOS MARTINS20132017
OLIVAN NUNES20122017
PAULA CRISTIANE LEITES DOBKE20122017
RAFAELA CARDOSO DA FONSECA20142017
RAFAEL GONÇALVES DA SILVEIRA20112017
TAINÁ MELO SILVEIRA20142017
TAVANE DE MORAES KRAUSE20142017

(*) Conceitos de curso:

(**) Vagas e formas de ingresso:

  • A0 - Ampla concorrência;
  • L1 - Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L2 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L5 - Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L6 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L9 - Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L10 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012
  • L13 - Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L14 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)

Localização e contatos

Página recuperada da cache em 0.003202s. Última atualização em 27/05/2018 00:06.