Nome da Atividade
ANTROPOLOGIA DO CONSUMO
CÓDIGO
10910038
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Estudo de teorias e abordagens pertinentes à prática da investigação
antropológica dos fenômenos sócioculturais relacionados ao consumo

Objetivos

Objetivo Geral:

- Oportunizar uma introdução a perspectivas teórico-metodológicas de análise de sistemas simbólicos.
Específico:
- Subsidiar projetos, análises e reflexões pertinentes a temas associados ao consumo.

Conteúdo Programático

1. O consumo nas Ciências Sociais contemporâneas
2. Sociedade de Consumo
3. Os usos dos bens: cultura, consumo e identidade
4. Globalização e consumo
4.1. Politização e ambientalização do consumo
4.2. Juventude e consumo
4.3. Consumo étnico
5. Um olhar antropológico sobre a publicidade
6. A vida social das coisas

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • APPADURAI, Arjun. A vida social das coisas: as mercadorias sob uma perspectiva cultural. Rio de Janeiro: Eduff, 2008.
  • BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp, 2007.
  • DE CERTEAU, Michel; GIARD, L.; MAYOL, P. A invenção do cotidiano. Petrópolis: Vozes, 2009.

Bibliografia Complementar:

  • CAMPBELL, Colin. A ética romântica e o espírito do consumismo moderno. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.
  • BARBOSA, L.; CAMPBELL, C.(Org.). Cultura, consumo e identidade. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 2006
  • DOUGLAS, M.; ISHERWOOD, B.. O mundo dos bens: para uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2004.
  • LIMA, D. N. de O. Consumo: uma perspectiva antropológica. Petrópolis: Vozes, 2010.
  • MILLER, D. Teoria das compras: o que orienta as escolhas dos consumidores. São Paulo: Ed. Nobel, 2002.

Página gerada em 03/12/2024 14:13:24 (consulta levou 0.124780s)