Nome da Atividade
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
CÓDIGO
06560094
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Ementa: A visão da educação nas teorias sociológicas da educação, reprodutivistas, críticas, sociologia política da educação, ideologia, cultura e educação, sociologia da educação no Brasil. Os desafios da educação ante a cidadania, democracia, participação, trabalho, mercado e ambiente.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo(s) geral(ais):
- Analisar como os precursores da sociologia desenvolveram as análises sobre a educação na sociedade moderna.
- Analisar como as transformações educacionais na sociedade contemporânea transformaram as concepções de educação na sociologia e as novas demandas sociais.
- Analisar a relação Estado e Educação na sociedade brasileira e mundial, trabalhando as principais concepções de política pública.

Conteúdo Programático

1. A Sociologia como Ciência
1.1. Contexto histórico, construção do objeto e principais concepções teóricas
2. Sociologia e Educação
2.1. Sociedade, educação e vida moral
2.2. Sociedade, educação e emancipação
2.3. Sociedade, educação e desencantamento
2.4. A análise sociológica da educação contemporânea
3. Sociedade e Estado
3.1. Políticas Públicas de Educação
3.2. Sociologia política da Educação
3.3. Educação, trabalho e mercado.
3.4. Educação ambiental
3.5. Ações Afirmativas

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ABRAMOVAY, Miriam (coord.). Cotidiano das escolas: entre violências. Brasília: UNESCO, Observatório da Violência nas Escolas, Ministério da Educação, 2005. BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 2010. 251 p. CARNOY, Martin. Educação, economia e estado. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1990. _______________. Estado e teoria política. 17. ed. Campinas: Papirus, 2014. 352 DEMO, Pedro. Politica social, educação e cidadania. Campinas: Papirus, 1994. _______. Desafios modernos da Educação. SP: Cortez, 1998. DURKHEIM. Educação e sociologia. 11a. ed. SP: Melhoramentos; RJ: Fundação Nacional de material escolar, 1978. DA SILVA, Tadeu Tomaz (org.) NEOBERALISMO, qualidade total e educação: visoes criticas. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1996 _________________________O que produz e o que reproduz em educação: ensaios de sociologia da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992. GADOTTI, Moacir. A concepção Dialética da educação. SP: Cortez, 1990. ______. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre:Artmed, 2003. GONÇALVES, Nadia G.; GONÇALVES, Sandro A. Pierre Bourdieu: educação para além da reprodução. Petrópolis: Vozes, 2010. 118 p. GOMES, Candido. A educação em perspectiva sociológica. SP: EPU, 1985. LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: Uma perspectiva pós estruturalista. Petropolis, Vozes, 1997. TORRES, Carlos Alberto. Sociologia política da educação. SP: Cortez, 1989, WEBER, Max. Ciência e política: duas vocações. 18. ed. São Paulo: Cultrix, 2011. 157

Bibliografia Complementar:

  • BRANDÃO, Carlos. O que é Educação. São Paulo: Brasilense, 1992. HOFLING, Eloisa de Mattos. Estado e Políticas públicas. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622001000300003 KRAWCZYK, Nora Rut. Políticas de regulação e mercantilização da educação: socialização para uma nova cidadania? http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302005000300005&script=sci_arttext SOBRAL, Fernanda A. Fonseca. Educação para a competitividade ou para a cidadania ou para a cidadania social? Texto eletrônico (texto 13): http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-88392000000100002&script=sci_arttext

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