Nome da Atividade
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA
CÓDIGO
17350029
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Compreensão dos sentidos e das representações sociais de escola. Profissão e identidade docente. Formação de professores. Teorias de currículo. Planejamento educacional e do ensino. Avaliação escolar. A sala de aula como espaço multicultural de experiências, conflitos e aprendizagens múltiplas.
Objetivos
Objetivo Geral:
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. São Paulo: Papirus, 2002. LUCKESI, Cipriano. Avaliação da Aprendizagem Escolar. SP, Cortez, 10 ed. 1994. TARDIF, Maurice; LESSARD, Claud. O Trabalho Docente - Elementos para uma Teoria da Docência Como Profissão de Interações Humanas. Rio de Janeiro, Petrópolis: Vozes, 2005. PEREIRA, Júlio Emílio Diniz. Formação de Professores: pesquisas, representações e poder. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. 1.17. Bibliografia
Bibliografia Complementar:
- FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014. DAYRELL, J. A Escola como Espaço Cultural. Múltiplos Olhares sobre a Educação e Cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG. 1996. ESTEBAN, Maria Teresa. Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. RJ: DP&A, 1999. SACRISTÀN, J. Gimeno. Currículo e diversidade cultural. In: SILVA, Tomaz Tadeu & MOREIRA, António Flávio. Territórios contestados. Petrópolis, Vozes, 1995. VASCONCELLOS, Celso S. Planejamento. Projeto de Ensino-Aprendizagem e projeto Político-Pedagógico. São Paulo: Libertad, 2004. GANDIN, Danilo. Escola e Transformação Social. Petrópolis: Editora Vozes, 1988. LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F. de; TOSCHI, M. S. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2017.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
T5 | 2021 / 2 | 40 | 10 |
Física (Licenciatura) Horários
|
HELENARA PLASZEWSKI Professor responsável pela turma |
||||||
T4 | 2021 / 2 | 40 | 13 |
Química (Licenciatura) Horários
|
MAURO AUGUSTO BURKERT DEL PINO Professor responsável pela turma |
||||||
T6 | 2021 / 2 | 30 | 19 |
Música (Licenciatura) Todos Os Cursos Horários
|
GEORGINA HELENA LIMA NUNES Professor responsável pela turma |
||||||
T1 | 2021 / 2 | 40 | 31 |
Geografia (Licenciatura - Noturno) Horários
|
MARCELO OLIVEIRA DA SILVA Professor responsável pela turma |
||||||
T2 | 2021 / 2 | 40 | 13 |
Geografia (Licenciatura - Noturno) Horários
|
DIANA PAULA SALOMÃO DE FREITAS Professor responsável pela turma |
||||||
T3 | 2021 / 2 | 40 | 33 |
História (Licenciatura - Noturno) Horários
|
CAROLINE TERRA DE OLIVEIRA Professor responsável pela turma |