Nome do Curso / Conceitos (*)
Letras - Português e Espanhol
Enade (2021)3CPC (2021)3
Nível / Grau
Graduação / Licenciatura
Modalidade
Presencial
Turno
VESPERTINO
Código UFPel
3660
Código e-MEC
1102186
Unidade
Coordenador
AC | LB_EP | LB_PCD | LB_PPI | LB_Q | LI_EP | LI_PCD | LI_PPI | LI_Q | VR | Total | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
NOTA DO ENEM 2024/1 | 8 | 1 | 1 | 2 | 1 | 1 | 1 | 2 | 17 |
AC | L01 | L02 | L05 | L06 | L09 | L10 | L13 | L14 | Total | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
PAVE 2024/1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 9 |
AC | LB_EP | LB_PCD | LB_PPI | LB_Q | LI_EP | LI_PCD | LI_PPI | LI_Q | Total | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
SISU 2024/1 | 12 | 1 | 1 | 3 | 1 | 2 | 1 | 3 | 24 |
Criação e Reconhecimento
Curso reconhecido pela Portaria nº 235 de 24/04/1989. Publicada no D.O.U. de 26/04/1989.
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 153 de 21/06/2023. Publicada na Seção 1, página 210 do D.O.U. de 22/06/2023.
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 153 de 21/06/2023. Publicada na Seção 1, página 210 do D.O.U. de 22/06/2023.
Contextualização
O Curso de Licenciatura em Letras – Português e Espanhol, de acordo com a proposta de seu Projeto Pedagógico atual, deverá proporcionar aos alunos condições que lhes favoreçam o desenvolvimento de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades necessárias para que se tornem professores de língua (s) e/ou literatura (s) capazes de:
a) dominar o uso da língua portuguesa, na modalidade culta, em manifestações orais e escritas;
b) compreender que a língua, produto e instrumento dos processos interlocutivos que se dão no interior de espaços sociais, apresenta “heterogeneidade sistemática” e uma gramática variável, capaz de explicar os diferentes aspectos fonológicos, morfológicos e sistemáticos que se observam nas variedades tanto cultas quanto populares;
c) empenhar-se no combate ao preconceito lingüístico, que constrange a livre expressão e a atuação social das classes populares, tanto quanto no ensino da língua padrão;
d) dominar o uso da língua estrangeira objeto de seu curso, em manifestações orais e escritas;
e) aplicar teorias lingüísticas à análise dos diversos níveis da (s) língua (s) objeto de seu estudo;
f) analisar obras representativas da literatura correspondente à língua objeto de estudo, como forma de conhecimento de culturas diversas, engajamento social, compreensão de sentimentos, paixões e comportamentos humanos, ou como forma de punição, que possa concorrer para o desenvolvimento de sua sensibilidade estética;
g) dominar princípios técnico-metodológicos de ensino de línguas e literaturas que fundamentem atividades levadas à sala de aula, formas de avaliação e planejamento de curso;
h) analisar criticamente materiais didáticos e paradidáticos;
i) utilizar multimeios como recursos didáticos;
j) executar planos de ação interdisciplinar;
k) conscientizar-se de sua responsabilidade no processo de educação para a cidadania;
l) conscientizar-se de que sua formação global e crítica deve ser um processo continuado e autônomo.
a) dominar o uso da língua portuguesa, na modalidade culta, em manifestações orais e escritas;
b) compreender que a língua, produto e instrumento dos processos interlocutivos que se dão no interior de espaços sociais, apresenta “heterogeneidade sistemática” e uma gramática variável, capaz de explicar os diferentes aspectos fonológicos, morfológicos e sistemáticos que se observam nas variedades tanto cultas quanto populares;
c) empenhar-se no combate ao preconceito lingüístico, que constrange a livre expressão e a atuação social das classes populares, tanto quanto no ensino da língua padrão;
d) dominar o uso da língua estrangeira objeto de seu curso, em manifestações orais e escritas;
e) aplicar teorias lingüísticas à análise dos diversos níveis da (s) língua (s) objeto de seu estudo;
f) analisar obras representativas da literatura correspondente à língua objeto de estudo, como forma de conhecimento de culturas diversas, engajamento social, compreensão de sentimentos, paixões e comportamentos humanos, ou como forma de punição, que possa concorrer para o desenvolvimento de sua sensibilidade estética;
g) dominar princípios técnico-metodológicos de ensino de línguas e literaturas que fundamentem atividades levadas à sala de aula, formas de avaliação e planejamento de curso;
h) analisar criticamente materiais didáticos e paradidáticos;
i) utilizar multimeios como recursos didáticos;
j) executar planos de ação interdisciplinar;
k) conscientizar-se de sua responsabilidade no processo de educação para a cidadania;
l) conscientizar-se de que sua formação global e crítica deve ser um processo continuado e autônomo.
Objetivos
Objetivos gerais do curso
- Proporcionar ao aluno uma formação lingüística, pedagógica e literária que o capacite para atuar desde o Ensino Fundamental II e Ensino Médio até os cursos livres, ensino técnico e superior.
- Contribuir, através do ensino, da pesquisa e da extensão, para o desenvolvimento dos estudos lingüísticos e literários, bem como da metodologia relacionada com o ensino de línguas e literaturas.
- Capacitar o aluno para que possa lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos orais e escritos.
- Conscientizar o aluno acerca da sua inserção na sociedade e do papel sociopolítico do professor de língua(s) e de literatura(s).
- Possibilitar ao aluno o domínio estrutural e funcional das línguas estudadas, nas suas manifestações orais e escrita, em termos de recepção e produção de textos.
- Conscientizar o aluno da existência de variedades lingüísticas e culturais de ambos os idiomas.
- Despertar a consciência sobre a inter-relação entre os fatos histórico-sociais, sócio-culturais e as manifestações literárias, ampliando assim sua a visão de mundo.
- Estimular a reflexão teórica sobre as diferentes concepções de linguagem e os seus usos, bem como sobre a literatura enquanto forma de expressão cultural, artística e ideológica.
- Propiciar o uso de novas tecnologias relacionadas ao ensino.
- Fazer com que o aluno assuma sua formação acadêmico-profissional como processo contínuo, autônomo e permanente.
- Motivar o aluno a participar de projetos de que articulem ensino, pesquisa e extensão.
Perfil do Egresso
O Curso de Letras proposto neste Projeto Pedagógico deverá proporcionar aos alunos condições que lhes favoreçam o desenvolvimento de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades necessárias para que se tornem professores de língua(s) e/ou literatura(s) capazes de:
- compreender a linguagem como fenômeno histórico, social, cultural, político e ideológico;
- dominar o uso das línguas portuguesa e espanhola, na modalidade culta, em manifestações orais e escritas e reconhecer suas variações e variedades regionais e sociais;
- compreender que a língua, produto e instrumento dos processos interlocutivos que se dão no interior de espaços sociais, apresenta “heterogeneidade sistemática” e uma gramática variável, capaz de aplicar os diferentes aspectos fonológicos, morfológicos e sistemáticos que se observam nas variedades tanto cultas quanto populares;
- empenhar-se no combate a todo e qualquer preconceito, entre eles o preconceito linguístico, que constrange a livre expressão e a atuação social das classes populares, tanto na aprendizagem quanto no ensino da língua padrão;
- dominar o uso da língua espanhol, na modalidade culta, em manifestações orais e escritas e reconhecer as variações regionais e sociais;
- aplicar teorias linguísticas à análise dos diversos níveis das línguas portuguesa e espanhol ;
- analisar obras representativas das literaturas em língua espanhol e em língua portuguesa e estabelecer relações extratextuais com outros códigos e discursos, tendo em vista que estudos literários e linguísticos são indissociáveis, posto que a língua representa a dimensão histórica e ideológica da literatura, o código comum a todos os escritores de uma época, um horizonte delimitador do fazer literário;
- compreender que as obras literárias, longe de serem objetos de erudição, possibilitam, através dos tempos, a reflexão sobre as identidades culturais, a evolução das formas do saber e das sensibilidades, e a expressão individual dos estilos;
- dominar princípios técnico-metodológicos de ensino de línguas e literaturas que fundamentem atividades levadas à sala de aula, formas de avaliação e planejamento de curso;
- dominar os aspectos metalinguísticos relativos à língua e à literatura;
- analisar e utilizar criticamente materiais didáticos e paradidáticos;
- utilizar multimeios como recursos didáticos;
- executar planos de ação interdisciplinar;
- conscientizar-se de sua responsabilidade no processo de educação para a cidadania;
- conscientizar-se de que sua formação global e crítica deve ser um processo continuado e autônomo.
- desenvolver pesquisa nas áreas de letras, linguística e literatura, no âmbito dos diversos níveis de ensino e outros contextos.
Competências e habilidades
O objetivo do Curso de Licenciatura em Letras: Português e Espanhol é formar profissionais interculturalmente competentes, capazes de lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos oral e escrito, e conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com o outro.
O profissional em Letras: Português e Espanhol deve ter domínio do uso da Língua Portuguesa e Espanhola, em termos de sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais, além de ter consciência das variedades linguísticas e culturais. Deve ser capaz de refletir teoricamente sobre a linguagem, de fazer uso de novas tecnologias e de compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente. A pesquisa e a extensão, além do ensino, devem articular-se neste processo. O profissional deve, ainda, ter capacidade de reflexão crítica sobre os temas e questões relativas aos conhecimentos linguísticos e literários.
O profissional em Letras: Português e Espanhol deve ter domínio do uso da Língua Portuguesa e Espanhola, em termos de sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais, além de ter consciência das variedades linguísticas e culturais. Deve ser capaz de refletir teoricamente sobre a linguagem, de fazer uso de novas tecnologias e de compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente. A pesquisa e a extensão, além do ensino, devem articular-se neste processo. O profissional deve, ainda, ter capacidade de reflexão crítica sobre os temas e questões relativas aos conhecimentos linguísticos e literários.
Organização Curricular
Os conteúdos curriculares, as atividades práticas e de estágio da Licenciatura em Letras Português e Espanhol organizam-se em eixos. A estrutura curricular por eixos redesenha o Curso de Letras, apontando pelo menos para duas direções significativas:
(a) garante-se ao aluno uma formação melhor centrada nos aspectos teóricos e práticos específicos de sua formação;
(b) propicia-se ao aluno a flexibilização e a interdisciplinaridade.
O Eixo da Formação Complementar em Letras possibilita ao aluno a integralização de conteúdos e carga horária a partir das disciplinas “disciplinas Optativas A”, facultando ao acadêmico a complementação de seus estudos em áreas de maior interesse pessoal.
Além dessa modalidade de optativas, oferece-se ao aluno a possibilidade de cursar disciplinas cuja carga horária não é somada à carga horária obrigatória do curso, mas sim às horas relativas à formação livre ou opcional. Essas disciplinas são classificadas como “Optativas B” e estão descritas no item 6.5, “Formação Livre ou opcional”.
Eixos Curriculares
I Eixo da Língua Portuguesa, Linguística e Latim — LPLL
Conteúdos curriculares e atividades práticas que visam à aquisição de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades pertinentes às áreas da Língua Portuguesa, Linguística, Língua e Literatura Latina e Produção Textual.
II Eixo da Literatura em Língua Portuguesa — LIT
Conteúdos curriculares e atividades práticas que visam à aquisição de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades pertinentes às áreas da Teoria da Literatura, Crítica Literária, Literatura Comparada, Literatura Brasileira, Literaturas Portuguesa e Lusófonas.
III Eixo da Educação — EDUC
Conteúdos curriculares e atividades práticas que visam à aquisição de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades pertinentes às áreas de Pedagogia, Didática, Aprendizagem e Política de Ensino.
IV Eixo da Formação Pedagógica em Língua Portuguesa e Literatura — LPLIT
Conteúdos curriculares e atividades práticas que visam à aquisição de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades pertinentes à formação pedagógica do futuro docente de Língua Portuguesa e Literatura, com ênfase nas áreas da Leitura, Linguística Aplicada, Ensino da Língua Portuguesa e Ensino da Literatura.
V Eixo do Estágio em Língua Portuguesa e Literatura — ELPLIT
Práticas de ensino e atuação pedagógica, com ênfase na atuação profissional do docente de Língua Portuguesa e Literatura.
VI Eixo da Língua Estrangeira / Língua Espanhol- LE
Conteúdos curriculares e atividades práticas que visam à aquisição de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades pertinentes às áreas da Língua e da Fonética e Fonologia de Língua Estrangeira.
VII Eixo da Formação Pedagógica em Língua Estrangeira e Literaturas/Língua Espanhola— LELIT
Conteúdos curriculares e atividades práticas que visam à aquisição de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades pertinentes à formação pedagógica do futuro docente de Língua Estrangeira e Literaturas de Língua Estrangeiras, com ênfase na Linguística Aplicada e no ensino de língua e literaturas de língua estrangeira.
VIII Eixo do Estágio em Língua Estrangeira e Literatura/Língua Espanhola— ELELIT
Práticas de ensino e atuação pedagógica, com ênfase na atuação profissional do docente de Língua Estrangeira e Literaturas.
IX Eixo da Literatura em Língua Estrangeira/Língua Espanhola — LITLE
Conteúdos curriculares e atividades práticas que visam à aquisição de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades pertinentes às áreas da Cultura, Civilização e Literaturas de Língua Estrangeira.
X Eixo Curricular da Formação Complementar – CLET
Conteúdos curriculares e atividades práticas que visam à aquisição de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades pertinentes à área de Letras, com foco na Língua Portuguesa, Linguística, Latim e Literatura
O fluxograma do curso pode ser encontrado no site do Curso de Letras Português e Espanhol do CLC :http://wp.ufpel.edu.br/espanhol/grade-curricular/
(a) garante-se ao aluno uma formação melhor centrada nos aspectos teóricos e práticos específicos de sua formação;
(b) propicia-se ao aluno a flexibilização e a interdisciplinaridade.
O Eixo da Formação Complementar em Letras possibilita ao aluno a integralização de conteúdos e carga horária a partir das disciplinas “disciplinas Optativas A”, facultando ao acadêmico a complementação de seus estudos em áreas de maior interesse pessoal.
Além dessa modalidade de optativas, oferece-se ao aluno a possibilidade de cursar disciplinas cuja carga horária não é somada à carga horária obrigatória do curso, mas sim às horas relativas à formação livre ou opcional. Essas disciplinas são classificadas como “Optativas B” e estão descritas no item 6.5, “Formação Livre ou opcional”.
Eixos Curriculares
I Eixo da Língua Portuguesa, Linguística e Latim — LPLL
Conteúdos curriculares e atividades práticas que visam à aquisição de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades pertinentes às áreas da Língua Portuguesa, Linguística, Língua e Literatura Latina e Produção Textual.
II Eixo da Literatura em Língua Portuguesa — LIT
Conteúdos curriculares e atividades práticas que visam à aquisição de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades pertinentes às áreas da Teoria da Literatura, Crítica Literária, Literatura Comparada, Literatura Brasileira, Literaturas Portuguesa e Lusófonas.
III Eixo da Educação — EDUC
Conteúdos curriculares e atividades práticas que visam à aquisição de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades pertinentes às áreas de Pedagogia, Didática, Aprendizagem e Política de Ensino.
IV Eixo da Formação Pedagógica em Língua Portuguesa e Literatura — LPLIT
Conteúdos curriculares e atividades práticas que visam à aquisição de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades pertinentes à formação pedagógica do futuro docente de Língua Portuguesa e Literatura, com ênfase nas áreas da Leitura, Linguística Aplicada, Ensino da Língua Portuguesa e Ensino da Literatura.
V Eixo do Estágio em Língua Portuguesa e Literatura — ELPLIT
Práticas de ensino e atuação pedagógica, com ênfase na atuação profissional do docente de Língua Portuguesa e Literatura.
VI Eixo da Língua Estrangeira / Língua Espanhol- LE
Conteúdos curriculares e atividades práticas que visam à aquisição de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades pertinentes às áreas da Língua e da Fonética e Fonologia de Língua Estrangeira.
VII Eixo da Formação Pedagógica em Língua Estrangeira e Literaturas/Língua Espanhola— LELIT
Conteúdos curriculares e atividades práticas que visam à aquisição de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades pertinentes à formação pedagógica do futuro docente de Língua Estrangeira e Literaturas de Língua Estrangeiras, com ênfase na Linguística Aplicada e no ensino de língua e literaturas de língua estrangeira.
VIII Eixo do Estágio em Língua Estrangeira e Literatura/Língua Espanhola— ELELIT
Práticas de ensino e atuação pedagógica, com ênfase na atuação profissional do docente de Língua Estrangeira e Literaturas.
IX Eixo da Literatura em Língua Estrangeira/Língua Espanhola — LITLE
Conteúdos curriculares e atividades práticas que visam à aquisição de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades pertinentes às áreas da Cultura, Civilização e Literaturas de Língua Estrangeira.
X Eixo Curricular da Formação Complementar – CLET
Conteúdos curriculares e atividades práticas que visam à aquisição de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades pertinentes à área de Letras, com foco na Língua Portuguesa, Linguística, Latim e Literatura
O fluxograma do curso pode ser encontrado no site do Curso de Letras Português e Espanhol do CLC :http://wp.ufpel.edu.br/espanhol/grade-curricular/
Procedimentos e metodologias de ensino
Partindo do pressuposto de que a sala de aula é um espaço de interação para a construção do conhecimento e para a reflexão sobre a transposição didática, é necessário que haja diversas formas de abordagem em relação ao trabalho desenvolvido nas diferentes disciplinas do curso. As aulas podem acontecer por meio de exposições dialogadas, debates, seminários, apresentação e discussão de filmes e documentários, pesquisa bibliográfica e de campo, etc. A metodologia é pensada a partir das necessidades específicas de cada disciplina e de cada grupo de trabalho, buscando estimular o discente como sujeito de seu próprio processo de construção de conhecimento. Dessa forma, espera-se que o graduando desenvolva autonomia e senso crítico no trabalho com as diferentes linguagens.
Avaliação do ensino e da aprendizagem
Concebe-se o processo de ensino-aprendizagem como complexo e contínuo, o qual deve vincular a teoria à prática e a educação ao ensino, além de considerar aspectos éticos, sociais, psicológicos, filosóficos e políticos. Partindo dessa compreensão, os instrumentos de avaliação desse processo também são percebidos como contínuos e complexos.
As práticas avaliativas visam a diagnosticar os avanços e a detectar as dificuldades, para levar o discente a superar problemas e obstáculos nos processos de assimilação, construção e aplicação de conhecimentos, bem como no desenvolvimento das competências, habilidades, atitudes e posturas que promovam a inclusão social. Em outras palavras, as práticas avaliativas visam a diagnosticar “o saber, o saber fazer e o saber ser”, para promover o exercício consciente e competente da profissão de professor e da cidadania (BARROS, 2010, p. 12).
As avaliações são diversificadas e fundamentadas em critérios flexíveis às especificidades das diferentes disciplinas e áreas de conhecimento. Entre outros aspectos, visam a identificar interesses, aptidões, traços de personalidade e graus de envolvimento, para facilitar a aprendizagem e a aplicação dos conhecimentos através de atividades de ensino, pesquisa e extensão.
As avaliações do processo ensino-aprendizagem seguirão o disposto nos artigos 65, 66, 67, 68, 69 e 70 do Regulamento do Ensino de Graduação da UFPel. Acrescenta-se ainda que será considerado aprovado o aluno que, com pelo menos 75% de presenças na disciplina, obtiver média 7,0, resultado da soma e divisão pelo número de avaliações presenciais (no mínimo 2 e com o mesmo peso) realizadas durante o semestre e cujo peso será estabelecido pelo professor da disciplina. O aluno que não frequentar no mínimo 75% da disciplina será considerado reprovado, independentemente da média obtida. Aquele que tiver a frequência mínima e atingir a média entre 3,0 e 6,9 poderá prestar exame, que consistirá na realização de uma prova (peso dez) sobre o conteúdo desenvolvido no semestre. A nota do exame será somada à nota final do semestre e dividida por 2. O resultado para aprovação deverá ser igual ou superior a 5.
O docente apresenta à turma no início do período letivo os instrumentos, critérios e conceitos de avaliação, conforme o plano de ensino. Além disso, discute os resultados de cada avaliação parcial antes do próximo processo avaliativo, conforme o estipulado no artigo 67 do regulamento do ensino de graduação da UFPel.
O objetivo central dos processos de avaliação consiste na formação acadêmica e cidadã do discente, visando a sua emancipação social e profissional, a partir de reflexões sobre as práticas pedagógicas e o significado social do trabalho docente, levando-o a tomar decisões e a buscar alternativas, para atender às necessidades dos diferentes contextos socioculturais e educacionais.
A avaliação no Curso de Licenciatura em Letras - Português e Espanhol tem um caráter permanente e fundamenta-se nos planos de ensino e nas práticas sociais e pedagógicas dos professores, cujo papel é facilitar e mediar a aprendizagem e estimular o discente a desenvolver seus próprios meios de assimilação e aprendizagem. Parte-se do entendimento de que a avaliação da docência no ensino superior envolve questões éticas, ideológicas, políticas, culturais, didático-pedagógicas e técnicas. Além disso, deve voltar-se para o que a sociedade espera do futuro professorado e da educação institucionalizada, que deve acompanhar as constantes mudanças políticas, sociais e mercadológicas.
As práticas avaliativas visam a diagnosticar os avanços e a detectar as dificuldades, para levar o discente a superar problemas e obstáculos nos processos de assimilação, construção e aplicação de conhecimentos, bem como no desenvolvimento das competências, habilidades, atitudes e posturas que promovam a inclusão social. Em outras palavras, as práticas avaliativas visam a diagnosticar “o saber, o saber fazer e o saber ser”, para promover o exercício consciente e competente da profissão de professor e da cidadania (BARROS, 2010, p. 12).
As avaliações são diversificadas e fundamentadas em critérios flexíveis às especificidades das diferentes disciplinas e áreas de conhecimento. Entre outros aspectos, visam a identificar interesses, aptidões, traços de personalidade e graus de envolvimento, para facilitar a aprendizagem e a aplicação dos conhecimentos através de atividades de ensino, pesquisa e extensão.
As avaliações do processo ensino-aprendizagem seguirão o disposto nos artigos 65, 66, 67, 68, 69 e 70 do Regulamento do Ensino de Graduação da UFPel. Acrescenta-se ainda que será considerado aprovado o aluno que, com pelo menos 75% de presenças na disciplina, obtiver média 7,0, resultado da soma e divisão pelo número de avaliações presenciais (no mínimo 2 e com o mesmo peso) realizadas durante o semestre e cujo peso será estabelecido pelo professor da disciplina. O aluno que não frequentar no mínimo 75% da disciplina será considerado reprovado, independentemente da média obtida. Aquele que tiver a frequência mínima e atingir a média entre 3,0 e 6,9 poderá prestar exame, que consistirá na realização de uma prova (peso dez) sobre o conteúdo desenvolvido no semestre. A nota do exame será somada à nota final do semestre e dividida por 2. O resultado para aprovação deverá ser igual ou superior a 5.
O docente apresenta à turma no início do período letivo os instrumentos, critérios e conceitos de avaliação, conforme o plano de ensino. Além disso, discute os resultados de cada avaliação parcial antes do próximo processo avaliativo, conforme o estipulado no artigo 67 do regulamento do ensino de graduação da UFPel.
O objetivo central dos processos de avaliação consiste na formação acadêmica e cidadã do discente, visando a sua emancipação social e profissional, a partir de reflexões sobre as práticas pedagógicas e o significado social do trabalho docente, levando-o a tomar decisões e a buscar alternativas, para atender às necessidades dos diferentes contextos socioculturais e educacionais.
A avaliação no Curso de Licenciatura em Letras - Português e Espanhol tem um caráter permanente e fundamenta-se nos planos de ensino e nas práticas sociais e pedagógicas dos professores, cujo papel é facilitar e mediar a aprendizagem e estimular o discente a desenvolver seus próprios meios de assimilação e aprendizagem. Parte-se do entendimento de que a avaliação da docência no ensino superior envolve questões éticas, ideológicas, políticas, culturais, didático-pedagógicas e técnicas. Além disso, deve voltar-se para o que a sociedade espera do futuro professorado e da educação institucionalizada, que deve acompanhar as constantes mudanças políticas, sociais e mercadológicas.
Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação
A Câmara de Pesquisa do CLC desenvolve, de modo consistente, um número relevante de projetos, em sua maioria articulados a linhas de pesquisa e vinculados a grupos de pesquisa do CNPq. Há, no momento, un número expressivo de projetos de pesquisa em andamento, os quais contam com a participação de inúmeros alunos de graduação e pós-graduação. Os nomes e coordenadores de cada um desses projetos estão descritos na tabela seguinte.
Sistema Literário, História da Literatura e Descolonização nos Países Africanos de Língua (Oficial) Portuguesa
Coordenador: Alfeu Sparemberger
Vozes de aprendizagem E/LE e fronteiras linguísticas
Coordenador: Ana Lourdes da Rosa Nieves Brochi Fernández
O ritmo linguístico em dados de escrita do PB e do PE: a relação entre grupos rítmicos e domínios prosódicos
Período: 01/06/2013 a 01/06/2017
Ana Paula Nobre da Cunha
Orações Interrogativas no Latim Tardio: Comparações com o Latim Clássico e o Português
Período: 01/01/2014 a 31/12/2017
André Luís Antonelli
Literatura de cárcere: o testemunho histórico-político e a escrita de si
Período: 01/07/2011 – 31/12/2014
Aulus Mandagará Martins
Literatura e experiência histórica
Período: 05/2013 a 06/2017
Aulus Mandagará Martins
Teoria da Relevância e a tradução do humor em Shakespeare
Período: 18/08/2014 – 17/08/2015
Beatriz Viegas Faria
Tradução Teatral – Shakespeare em back-translation
Período: 26/05/2014 – 27/07/2018
Beatriz Viegas Faria
Descrição do sistema linguístico do português, com ênfase na fonologia e na morfologia
Período: 30/11/2008 – 30/12/2014
Cintia da Costa Alcântara
Sobre o conhecimento linguístico de L2/LE e sua (inter)relação com o PB como língua materna
Período: 18/03/2012 – 18/03/2016
Cintia da Costa Alcântara
Intertexto e Latinoamérica – vozes e estilhaços mais
Período: 02/10/2012 – 03/10/2017
Claudia Lorena Vouto da Fonseca
Competências e habilidades do Redator e Revisor de Textos – perspectiva profissional
Período: 21/05/2014 a 31/07/2015
Cleide Inês Wittke
O texto/gênero textual como objeto de estudo no ensino de língua: estratégias para desenvolver a capacidade leitora e seus efeitos na expressão escrita
Período: 19/07/2013 a 17/07/2015
Cleide Inês Wittke
Releituras do medievo: a recepção da Idade Média (Mittelalterrezeption) do século XIX ao XXI
Período: 01/03/2013 – 01/03/2017
Daniele Gallindo Goncalves Silva
O mundo que (des)conhecemos: examinando as distopias pós-modernas nas literaturas anglófonas contemporâneas
Período: 01/04/2013 – 02/04/2015
Eduardo Marks de Marques
O Onze de Setembro nas literaturas de língua inglesa
Período: 11/09/2008 – 11/09/2014
Eduardo Marks de Marques
A realidade da UFPEL “Zerolibras” e o desafio da produção de uma disciplina de libras na modalidade a distância
Período: 18/05/2011 a 31/12/2015
Fabiano Souto Rosa
Cultura da mídia, rock e recepção
Período: 23/06/2014 a 20/06/2016
Fábio Souza da Cruz
A investigação de aspectos culturais e sociais em atividades de leitura disponibilizadas em portais educacionais para professores de língua inglesa
Período: 05/05/2012 – 06/09/2015
Flávia Medianeira de Oliveira
Ultrassonografia aplicada ao ensino de línguas
Período: 19/05/2014 – 19/05/2017
Giovana Ferreira Gonçalves
Aquisição da fonologia – emergência de gestos articulatórios como unidades representacionais
Período: 01/11/2010 – 01/11/2014
Giovana Ferreira Gonçalves
O que resta do mito nazista: leitura críticas sobre o nacional-socialismo no contemporâneo
Período: 22/04/2014 a 02/05/2017
Helano Jader Cavalcante Ribeiro
Intelectuais, identidade e cultura: Karl von Koseritz (1830-1890)
Período: 01/07/2012 – 01/01/2016
Imgart Grutzmann
Comércio livreiro e acesso à literatura alemã e a outras obras oriundas da Alemanha entre os imigrantes eseus descendentes no Rio Grande do Sul (1877-1941)- Parte II
Período: 01/05/2014 a 30/04/2018
Imgart Grutzmann
O contato linguístico em situação artificial e natural
Período: 15/01/2012 – 15/01/2015
Isabella Mozzillo
A literatura dramática de João Simões Lopes Neto: a face do escritor gaúcho
Período: 02/06/2014 a 30/12/2016
João Luis Pereira Ourique
Um olhar sobre o ensino de literatura: entraves e possibilidades na formação do leitor
Período: 01/02/2009 – 02/01/2015
João Luis Pereira Ourique
Literatura Brasileira Contemporânea: fluxos e influxos transtextuais
Período: 01/03/2007 – 31/07/2015
João Manuel dos Santos Cunha
Ficção brasileira do século XXI: intertextualidade e interdiscursividade
Período: 01/03/2013 a 01/03/2016
João Manuel dos Santos Cunha
William Blake em tradução: The Four Zoas
Período: 01/10/2013 a 01/10/2015
Juliana Steil Tenfen
O tratamento discursivo da linguagem nos livros didáticos de português
Período: 06/05/2013 a 07/05/2015
Karina Giacomelli
Linguagem, narrativas e identidades no contexto de formação e de atuação de professores de línguas
Período: 01/08/2012 – 02/08/2015
Leticia Fonseca Richthofen de Freitas
Marcadores linguísticos de identidade
Período: 01/05/2013 a 11/05/2018
Luís Isaías Centeno do Amaral
Mídias e tecnologias no contexto escolar
Período: 13/01/2013 – 31/07/2015
Marcia Dresch
Variação fonológica – produção e percepção
Período: 01/11/2008 – 31/10/2015
Maria Jose Blaskovski Vieira
O contato linguístico e o ensino-aprendizagem de línguas
Período: 20/11/2009 – 21/11/2015
Maria Nilse Schneider
Processamento de leitura: planejamento, tomadas de decisão e procedimentos de leitura para a tradução e em tradução
Período: 02/02/2014 – 20/02/2016
Marisa Helena Degasperi Gasperazzo
A experiência extensionista na formação do professor de francês na UFPel. Estudo dos impactos sobre a formação para o ensino da língua-cultura-literatura estrangeira
Período: 27/08/2010 – 17/10/2014
Mariza Pereira Zanini
O texto em sala de aula: práticas docentes e formativas em Frances Língua Estrangeira (FLE)
Período: 10/05/2013 a 11/05/2015
Mariza Pereira Zanini
A identidade cultural do pelotense no programa Jornal do Almoço
Período: 01/05/2013 a 010/07/2017
Michele Negrini
Dinâmica dos movimentos articulatórios: padrões de vogais e consoantes líquidas do português Brasileiro
Período: 01/05/2013 a 01/12/2015
Mirian Rose Brum-de-Paula
Introdução, tradução e notas dos livros XXV a XXVII da História Natural de Plínio, o Velho
Período: 01/09/2014 a 30/09/2017
Paula Branco de Araujo Brauner
A investigação de fenômenos sintáticos em redações produzidas por candidatos ao vestibular da UFPEL
Período: 01/07/2013 a 01/07/2017
Paula Fernanda Eick Cardoso
Descrição e análise das produções escritas de alunos de duas escolas municipais do ensino fundamental de Santana do Livramento: como trabalhar as dificuldades recorrentes na escrita dos alunos
Período: 24/03/2014 a 31/01/2015
Paulo Ricardo Silveira Borges
Programa Escolas Interculturais de Fronteira – UFPel-PEIF
Período: 26/05/2014 – 31/01/2015
Paulo Ricardo Silveira Borges
Línguas estrangeiras: perspectivas emergentes em aprendizagem de línguas, elaboração de materiais e formação de professores
Período: 25/04/2013 a 25/01/2016
Rafael Vetromille de Castro
O estudo dos gêneros textuais sob uma perspectiva funcionalista
Período: 01/12/2008 – 02/12/2014
Rejane Flor Machado
Percepção da representação da mulher em obras da literatura de língua inglesa
Período: 12/05/2014 – 12/05/2016
Renata Kabke Pinheiro
Da centralidade dos dispositivos midiáticos nos processos de midiatização
Período: 08/01/2013 – 09/01/2016
Ricardo Zimmermann Fiegenbaum
Teoria e prática em tradução para tradutores em formação
Período: 02/05/2011 a 30/11/2015
Roberta Rego Rodrigues
Análise comparativa entre gramáticas normativas e de usos da Língua Portuguesa e as formas mais recorrentes de suas efetivas aplicações em textos de universitários
Período: 01/10/2013 a 30/07/2015
Sandra Maria Leal Alves
Conhecimento linguístico e comportamento verbal: aproximações e distanciamentos nas obras de N.Chomsky e B. F. Skinner
Período: 01/12/2013 a 01/12/2016
Taís Bopp da Silva
Sistema Literário, História da Literatura e Descolonização nos Países Africanos de Língua (Oficial) Portuguesa
Coordenador: Alfeu Sparemberger
Vozes de aprendizagem E/LE e fronteiras linguísticas
Coordenador: Ana Lourdes da Rosa Nieves Brochi Fernández
O ritmo linguístico em dados de escrita do PB e do PE: a relação entre grupos rítmicos e domínios prosódicos
Período: 01/06/2013 a 01/06/2017
Ana Paula Nobre da Cunha
Orações Interrogativas no Latim Tardio: Comparações com o Latim Clássico e o Português
Período: 01/01/2014 a 31/12/2017
André Luís Antonelli
Literatura de cárcere: o testemunho histórico-político e a escrita de si
Período: 01/07/2011 – 31/12/2014
Aulus Mandagará Martins
Literatura e experiência histórica
Período: 05/2013 a 06/2017
Aulus Mandagará Martins
Teoria da Relevância e a tradução do humor em Shakespeare
Período: 18/08/2014 – 17/08/2015
Beatriz Viegas Faria
Tradução Teatral – Shakespeare em back-translation
Período: 26/05/2014 – 27/07/2018
Beatriz Viegas Faria
Descrição do sistema linguístico do português, com ênfase na fonologia e na morfologia
Período: 30/11/2008 – 30/12/2014
Cintia da Costa Alcântara
Sobre o conhecimento linguístico de L2/LE e sua (inter)relação com o PB como língua materna
Período: 18/03/2012 – 18/03/2016
Cintia da Costa Alcântara
Intertexto e Latinoamérica – vozes e estilhaços mais
Período: 02/10/2012 – 03/10/2017
Claudia Lorena Vouto da Fonseca
Competências e habilidades do Redator e Revisor de Textos – perspectiva profissional
Período: 21/05/2014 a 31/07/2015
Cleide Inês Wittke
O texto/gênero textual como objeto de estudo no ensino de língua: estratégias para desenvolver a capacidade leitora e seus efeitos na expressão escrita
Período: 19/07/2013 a 17/07/2015
Cleide Inês Wittke
Releituras do medievo: a recepção da Idade Média (Mittelalterrezeption) do século XIX ao XXI
Período: 01/03/2013 – 01/03/2017
Daniele Gallindo Goncalves Silva
O mundo que (des)conhecemos: examinando as distopias pós-modernas nas literaturas anglófonas contemporâneas
Período: 01/04/2013 – 02/04/2015
Eduardo Marks de Marques
O Onze de Setembro nas literaturas de língua inglesa
Período: 11/09/2008 – 11/09/2014
Eduardo Marks de Marques
A realidade da UFPEL “Zerolibras” e o desafio da produção de uma disciplina de libras na modalidade a distância
Período: 18/05/2011 a 31/12/2015
Fabiano Souto Rosa
Cultura da mídia, rock e recepção
Período: 23/06/2014 a 20/06/2016
Fábio Souza da Cruz
A investigação de aspectos culturais e sociais em atividades de leitura disponibilizadas em portais educacionais para professores de língua inglesa
Período: 05/05/2012 – 06/09/2015
Flávia Medianeira de Oliveira
Ultrassonografia aplicada ao ensino de línguas
Período: 19/05/2014 – 19/05/2017
Giovana Ferreira Gonçalves
Aquisição da fonologia – emergência de gestos articulatórios como unidades representacionais
Período: 01/11/2010 – 01/11/2014
Giovana Ferreira Gonçalves
O que resta do mito nazista: leitura críticas sobre o nacional-socialismo no contemporâneo
Período: 22/04/2014 a 02/05/2017
Helano Jader Cavalcante Ribeiro
Intelectuais, identidade e cultura: Karl von Koseritz (1830-1890)
Período: 01/07/2012 – 01/01/2016
Imgart Grutzmann
Comércio livreiro e acesso à literatura alemã e a outras obras oriundas da Alemanha entre os imigrantes eseus descendentes no Rio Grande do Sul (1877-1941)- Parte II
Período: 01/05/2014 a 30/04/2018
Imgart Grutzmann
O contato linguístico em situação artificial e natural
Período: 15/01/2012 – 15/01/2015
Isabella Mozzillo
A literatura dramática de João Simões Lopes Neto: a face do escritor gaúcho
Período: 02/06/2014 a 30/12/2016
João Luis Pereira Ourique
Um olhar sobre o ensino de literatura: entraves e possibilidades na formação do leitor
Período: 01/02/2009 – 02/01/2015
João Luis Pereira Ourique
Literatura Brasileira Contemporânea: fluxos e influxos transtextuais
Período: 01/03/2007 – 31/07/2015
João Manuel dos Santos Cunha
Ficção brasileira do século XXI: intertextualidade e interdiscursividade
Período: 01/03/2013 a 01/03/2016
João Manuel dos Santos Cunha
William Blake em tradução: The Four Zoas
Período: 01/10/2013 a 01/10/2015
Juliana Steil Tenfen
O tratamento discursivo da linguagem nos livros didáticos de português
Período: 06/05/2013 a 07/05/2015
Karina Giacomelli
Linguagem, narrativas e identidades no contexto de formação e de atuação de professores de línguas
Período: 01/08/2012 – 02/08/2015
Leticia Fonseca Richthofen de Freitas
Marcadores linguísticos de identidade
Período: 01/05/2013 a 11/05/2018
Luís Isaías Centeno do Amaral
Mídias e tecnologias no contexto escolar
Período: 13/01/2013 – 31/07/2015
Marcia Dresch
Variação fonológica – produção e percepção
Período: 01/11/2008 – 31/10/2015
Maria Jose Blaskovski Vieira
O contato linguístico e o ensino-aprendizagem de línguas
Período: 20/11/2009 – 21/11/2015
Maria Nilse Schneider
Processamento de leitura: planejamento, tomadas de decisão e procedimentos de leitura para a tradução e em tradução
Período: 02/02/2014 – 20/02/2016
Marisa Helena Degasperi Gasperazzo
A experiência extensionista na formação do professor de francês na UFPel. Estudo dos impactos sobre a formação para o ensino da língua-cultura-literatura estrangeira
Período: 27/08/2010 – 17/10/2014
Mariza Pereira Zanini
O texto em sala de aula: práticas docentes e formativas em Frances Língua Estrangeira (FLE)
Período: 10/05/2013 a 11/05/2015
Mariza Pereira Zanini
A identidade cultural do pelotense no programa Jornal do Almoço
Período: 01/05/2013 a 010/07/2017
Michele Negrini
Dinâmica dos movimentos articulatórios: padrões de vogais e consoantes líquidas do português Brasileiro
Período: 01/05/2013 a 01/12/2015
Mirian Rose Brum-de-Paula
Introdução, tradução e notas dos livros XXV a XXVII da História Natural de Plínio, o Velho
Período: 01/09/2014 a 30/09/2017
Paula Branco de Araujo Brauner
A investigação de fenômenos sintáticos em redações produzidas por candidatos ao vestibular da UFPEL
Período: 01/07/2013 a 01/07/2017
Paula Fernanda Eick Cardoso
Descrição e análise das produções escritas de alunos de duas escolas municipais do ensino fundamental de Santana do Livramento: como trabalhar as dificuldades recorrentes na escrita dos alunos
Período: 24/03/2014 a 31/01/2015
Paulo Ricardo Silveira Borges
Programa Escolas Interculturais de Fronteira – UFPel-PEIF
Período: 26/05/2014 – 31/01/2015
Paulo Ricardo Silveira Borges
Línguas estrangeiras: perspectivas emergentes em aprendizagem de línguas, elaboração de materiais e formação de professores
Período: 25/04/2013 a 25/01/2016
Rafael Vetromille de Castro
O estudo dos gêneros textuais sob uma perspectiva funcionalista
Período: 01/12/2008 – 02/12/2014
Rejane Flor Machado
Percepção da representação da mulher em obras da literatura de língua inglesa
Período: 12/05/2014 – 12/05/2016
Renata Kabke Pinheiro
Da centralidade dos dispositivos midiáticos nos processos de midiatização
Período: 08/01/2013 – 09/01/2016
Ricardo Zimmermann Fiegenbaum
Teoria e prática em tradução para tradutores em formação
Período: 02/05/2011 a 30/11/2015
Roberta Rego Rodrigues
Análise comparativa entre gramáticas normativas e de usos da Língua Portuguesa e as formas mais recorrentes de suas efetivas aplicações em textos de universitários
Período: 01/10/2013 a 30/07/2015
Sandra Maria Leal Alves
Conhecimento linguístico e comportamento verbal: aproximações e distanciamentos nas obras de N.Chomsky e B. F. Skinner
Período: 01/12/2013 a 01/12/2016
Taís Bopp da Silva
Acompanhamento de Egressos
O ideal é poder acompanhar os profissionais formados pelo curso e, através das informações registradas por nossos ex-alunos, identificar o índice de sucesso da instituição com base na inserção de seus egressos no mercado de trabalho.
A UFPel institui em 2016 uma “pesquisa do egresso” para proporcionar um diagnóstico que irá auxiliar na identificação de potenciais melhorias nos cursos de graduação e pós-graduação.
A partir do diagnóstico a ser extraído da Pesquisa do Egresso será possível planejar e promover a oferta de cursos de formação continuada adequada às necessidades profissionais de cada área de atuação.
A UFPel institui em 2016 uma “pesquisa do egresso” para proporcionar um diagnóstico que irá auxiliar na identificação de potenciais melhorias nos cursos de graduação e pós-graduação.
A partir do diagnóstico a ser extraído da Pesquisa do Egresso será possível planejar e promover a oferta de cursos de formação continuada adequada às necessidades profissionais de cada área de atuação.
Matriz Curricular
1º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
17360022 | FUND. SÓCIO-HISTÓRICO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO | Obrigatória | 4 | 60 |
20000267 | INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS | Obrigatória | 5 | 75 |
20000075 | LÍNGUA ESPANHOLA I | Obrigatória | 11 | 165 |
20000265 | LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE I | Obrigatória | 5 | 75 |
20000266 | PRODUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITURA I | Obrigatória | 5 | 75 |
20000166 | TEORIAS E PRÁTICAS DE LEITURA | Obrigatória | 5 | 75 |
2º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
17350230 | EDUCAÇÃO BRASILEIRA: ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS (EBOPP) | Obrigatória | 4 | 60 |
20000087 | FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA ESPANHOLA20000075 - LÍNGUA ESPANHOLA I | Obrigatória | 5 | 75 |
20000078 | LÍNGUA ESPANHOLA II20000075 - LÍNGUA ESPANHOLA I | Obrigatória | 7 | 105 |
20000273 | LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE II20000265 - LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE I | Obrigatória | 5 | 75 |
20000269 | LINGÜÍSTICA GERAL | Obrigatória | 5 | 75 |
20000293 | PANORAMA CULTURAL DA LIT. BRASILEIRA I20000267 - INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS | Obrigatória | 5 | 75 |
3º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
17360021 | FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO | Obrigatória | 4 | 60 |
20000083 | LÍNGUA ESPANHOLA III20000078 - LÍNGUA ESPANHOLA II | Obrigatória | 7 | 105 |
20000263 | LÍNGUA PORTUGUESA: MORFOLOGIA20000273 - LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE II | Obrigatória | 5 | 75 |
20000088 | LINGÜÍSTICA APLICADA AO ENSINO DA L ESPANHOLA I20000078 - LÍNGUA ESPANHOLA II | Obrigatória | 5 | 75 |
20000201 | LINGÜÍSTICA APLICADA AO ENSINO DA L PORTUGUESA20000166 - TEORIAS E PRÁTICAS DE LEITURA | Obrigatória | 5 | 75 |
20000294 | PANORAMA CULTURAL DA LIT. BRASILEIRA II20000293 - PANORAMA CULTURAL DA LIT. BRASILEIRA I | Obrigatória | 5 | 75 |
20000200 | SOCIOLINGÜÍSTICA20000269 - LINGÜÍSTICA GERAL | Obrigatória | 5 | 75 |
4º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
20000290 | CRÍTICA LITERÁRIA20000294 - PANORAMA CULTURAL DA LIT. BRASILEIRA II | Obrigatória | 5 | 75 |
20000093 | CULTURA E CIVILIZAÇÃO HISPÂNICA20000083 - LÍNGUA ESPANHOLA III | Obrigatória | 5 | 75 |
20000136 | ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA INSTRUMENTAL20000083 - LÍNGUA ESPANHOLA III20000088 - LINGÜÍSTICA APLICADA AO ENSINO DA L ESPANHOLA I | Obrigatória | 5 | 75 |
20000284 | LATIM BÁSICO I20000273 - LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE II | Obrigatória | 5 | 75 |
20000085 | LÍNGUA ESPANHOLA IV20000083 - LÍNGUA ESPANHOLA III | Obrigatória | 7 | 105 |
20000197 | LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIA20000263 - LÍNGUA PORTUGUESA: MORFOLOGIA | Obrigatória | 5 | 75 |
20000291 | LINGUÍSTICA TEXTUAL20000269 - LINGÜÍSTICA GERAL | Obrigatória | 5 | 75 |
5º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
20000278 | ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA I20000197 - LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIA | Obrigatória | 5 | 75 |
20000292 | ENSINO DA LITERATURA20000290 - CRÍTICA LITERÁRIA | Obrigatória | 5 | 75 |
20000157 | ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO / LING. ESPANHOLA20000085 - LÍNGUA ESPANHOLA IV | Obrigatória | 2 | 30 |
20000303 | ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO / LING. PORT. E LIT.20000197 - LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIA20000290 - CRÍTICA LITERÁRIA | Obrigatória | 2 | 30 |
20000285 | LATIM BÁSICO II20000284 - LATIM BÁSICO I | Obrigatória | 5 | 75 |
20000084 | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I ) | Obrigatória | 4 | 60 |
20000086 | LÍNGUA ESPANHOLA V20000085 - LÍNGUA ESPANHOLA IV | Obrigatória | 7 | 105 |
20000064 | LITERATURAS DE LÍNGUA ESPANHOLA I20000085 - LÍNGUA ESPANHOLA IV20000093 - CULTURA E CIVILIZAÇÃO HISPÂNICA | Obrigatória | 5 | 75 |
6º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
20000249 | ESTÁGIO DE INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA LÍNG PORT E LIT20000303 - ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO / LING. PORT. E LIT. | Obrigatória | 6 | 90 |
20000089 | LÍNGUA ESPANHOLA VI20000086 - LÍNGUA ESPANHOLA V | Obrigatória | 7 | 105 |
20000065 | LITERATURAS DE LÍNGUA ESPANHOLA II20000086 - LÍNGUA ESPANHOLA V20000093 - CULTURA E CIVILIZAÇÃO HISPÂNICA | Obrigatória | 5 | 75 |
7º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
20000052 | ESTÁGIO INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA L. ESPANHOL20000089 - LÍNGUA ESPANHOLA VI20000157 - ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO / LING. ESPANHOLA | Obrigatória | 6 | 90 |
20000090 | LÍNGUA ESPANHOLA VII20000089 - LÍNGUA ESPANHOLA VI | Obrigatória | 7 | 105 |
20000066 | LITERATURAS DE LÍNGUA ESPANHOLA III20000086 - LÍNGUA ESPANHOLA V20000093 - CULTURA E CIVILIZAÇÃO HISPÂNICA | Obrigatória | 5 | 75 |
8º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
20000251 | ESTÁGIO DE REGÊNCIA / LÍNG PORT E LITERAT20000249 - ESTÁGIO DE INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA LÍNG PORT E LIT | Obrigatória | 8 | 120 |
20000053 | ESTÁGIO DE REGÊNCIA LÍNGUA ESPANHOLA20000052 - ESTÁGIO INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA L. ESPANHOL20000090 - LÍNGUA ESPANHOLA VII | Obrigatória | 8 | 120 |
20000091 | LÍNGUA ESPANHOLA VIII20000090 - LÍNGUA ESPANHOLA VII | Obrigatória | 5 | 75 |
20000067 | LITERATURAS DE LÍNGUA ESPANHOLA IV20000086 - LÍNGUA ESPANHOLA V20000093 - CULTURA E CIVILIZAÇÃO HISPÂNICA | Obrigatória | 5 | 75 |
Complementares
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
20000283 | ATIVIDADES COMPLEMENTARES | Atividade complementar | 200 |
Optativas
Professores que ministraram disciplinas no Curso nos últimos três semestres
Turmas ofertadas em 2024 / 2
Versão do Currículo: 1010 (ATUAL)
2º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
20000087 - FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA ESPANHOLAProfessor responsável pela turma: ANA LOURDES DA ROSA NIEVES BROCHI FERNANDEZ Horários
| M1 | 35 | 20 | ||||||
20000078 - LÍNGUA ESPANHOLA IIProfessor responsável pela turma: JOAO LUIS ROCHA PAIXAO CORTES Horários
| M1 | 35 | 19 | ||||||
20000273 - LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE IIProfessor responsável pela turma: PAULA FERNANDA EICK CARDOSO Horários
| M2 | 35 | 17 | ||||||
20000269 - LINGÜÍSTICA GERALProfessor responsável pela turma: DAIANE NEUMANN Horários
| M2 | 35 | 24 | ||||||
20000293 - PANORAMA CULTURAL DA LIT. BRASILEIRA IProfessor responsável pela turma: MITIZI DE MIRANDA GOMES Horários
| M1 | 30 | 53 |
4º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
20000290 - CRÍTICA LITERÁRIAProfessor responsável pela turma: MITIZI DE MIRANDA GOMES Horários
| M2 | 25 | 18 | ||||||
20000093 - CULTURA E CIVILIZAÇÃO HISPÂNICAProfessor responsável pela turma: ALINE COELHO DA SILVA Horários
| M1 | 25 | 12 | ||||||
20000136 - ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA INSTRUMENTALProfessor responsável pela turma: JOAO LUIS ROCHA PAIXAO CORTES Horários
| M1 | 25 | 13 | ||||||
20000284 - LATIM BÁSICO IProfessor responsável pela turma: PAULO RICARDO SILVEIRA BORGES Horários
| M2 | 25 | 17 | ||||||
20000085 - LÍNGUA ESPANHOLA IVProfessor responsável pela turma: URUGUAY CORTAZZO GONZALEZ Horários
| M1 | 25 | 14 | ||||||
20000197 - LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIAProfessor responsável pela turma: AMANDA CANTERLE BOCHETT Horários
| M2 | 25 | 17 | ||||||
20000291 - LINGUÍSTICA TEXTUALProfessor responsável pela turma: ANDRÉ FIRPO BEVILÁQUA Horários
| M2 | 25 | 17 |
6º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
20000089 - LÍNGUA ESPANHOLA VIProfessor responsável pela turma: ANA LOURDES DA ROSA NIEVES BROCHI FERNANDEZ Horários
| M1 | 25 | 20 | ||||||
20000065 - LITERATURAS DE LÍNGUA ESPANHOLA IIProfessor responsável pela turma: ALINE COELHO DA SILVA Horários
| M1 | 25 | 16 |
8º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
20000091 - LÍNGUA ESPANHOLA VIIIProfessor responsável pela turma: URUGUAY CORTAZZO GONZALEZ Horários
| M1 | 25 | 15 | ||||||
20000067 - LITERATURAS DE LÍNGUA ESPANHOLA IVProfessor responsável pela turma: ALINE COELHO DA SILVA Horários
| M1 | 25 | 18 |
Optativas
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
20000279 - ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA IIProfessor responsável pela turma: ANA PAULA NOBRE DA CUNHA Horários
| M1 | 15 | 27 | ||||||
20000458 - ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL (PLA)Professor responsável pela turma: HELENA VITALINA SELBACH Horários
| T1 | 15 | 31 | ||||||
20000215 - ESTUDOS DA LITERATURA BRASILEIRA - POESIAProfessor responsável pela turma: ALINE CUNHA DE ANDRADE SILVA Horários
| T1 | 5 | 32 | ||||||
20000274 - FICÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA IProfessor responsável pela turma: MITIZI DE MIRANDA GOMES Horários
| M1 | 17 | 33 | ||||||
20000271 - LÍNGUA PORTUGUESA: SEMÂNTICA E PRAGMÁTICAProfessor responsável pela turma: JANAINA CARDOSO BRUM Horários
| M1 | 15 | 24 | ||||||
20000270 - PSICOLINGUÍSTICAProfessor responsável pela turma: TAIS BOPP DA SILVA Horários
| M1 | 15 | 29 |
Alunos Matriculados
Nome | Ano de ingresso | Semestre de ingresso |
---|---|---|
ALESSANDRA GOUVEA muller | 2024 | 2 |
Alex Rodrigues dos Santos | 2024 | 2 |
Danielle Soares Jesus | 2024 | 2 |
Denise Petrucci Gigante | 2024 | 2 |
João Felipe Carvalho Uebel | 2024 | 2 |
Luciana Viegas de Ávila | 2024 | 2 |
Maitê Santos de Lima | 2024 | 2 |
MICHELE DA ROSA VILELA URRUTIA | 2024 | 2 |
Rafael Domingues Boeira | 2024 | 2 |
Vicente Souza Garcia | 2024 | 2 |
AMANDA DE MORAES MACHADO | 2024 | 1 |
CARLA REJANE NOGUEIRA TRINDADE | 2024 | 1 |
ELITOM HENRY BORAGINI DA SILVA | 2024 | 1 |
ERIKA ABREU PAULI | 2024 | 1 |
EVELLYN TEIXEIRA DILL | 2024 | 1 |
GABRIELA DUTRA RAMOS | 2024 | 1 |
JULIA BIANCA LEMES DA SILVA | 2024 | 1 |
KAUANI DA COSTA DUARTE | 2024 | 1 |
LIZABEL MACHADO | 2024 | 1 |
LUCIELE DE CARVALHO MARQUES | 2024 | 1 |
LUDIMILA HARTER DE MORAES | 2024 | 1 |
NATALIA LOPES BRAGA | 2024 | 1 |
ROBERTA FURTADO MUNIZ | 2024 | 1 |
ROBERTA KAMILLE DA CUNHA BORGES | 2024 | 1 |
Rosimeri do Amaral Dias Abreu | 2024 | 1 |
STEFANI ORTEGA DA SILVA | 2024 | 1 |
SUZIANE LOPES PIRES DA ROSA | 2024 | 1 |
Camila Giovana Lemos Casarin | 2023 | 2 |
Érica Goulart Da Silva | 2023 | 2 |
ANA PAULA MACHADO PAES E SILVA | 2023 | 1 |
BERNARDO PIRES PETRUCCI SOUTO | 2023 | 1 |
FERNANDA PIZARRO DE MAGALHÃES | 2023 | 1 |
Jardel Mendes de Freitas | 2023 | 1 |
JOKASTA MARQUES PORTO | 2023 | 1 |
RAFAELA MENA PINTO | 2023 | 1 |
Rogerio lucas | 2023 | 1 |
SIBELE LEAL DE OLIVEIRA | 2023 | 1 |
STEPHANIE FEIJO CARDOSO MARTINEZ | 2023 | 1 |
TAIS FONSECA DA FONSECA | 2023 | 1 |
TAMIRES CASCAES BRAGA | 2023 | 1 |
YASMYN CABISTANY DOS SANTOS GARCIA | 2023 | 1 |
ELISANGELA MOLINA REDMER | 2022 | 2 |
ERIKA REICHOW DOS SANTOS | 2022 | 2 |
GABRIELA DOMINGUES RODRIGUES | 2022 | 2 |
JULIA JESKE DA SILVA | 2022 | 2 |
LARISSA GONÇALVES MEDEIROS | 2022 | 2 |
MAIARA BARBOSA FANKA AGUIAR | 2022 | 2 |
NICOLE MAUREL DA CUNHA | 2022 | 2 |
SAMANTA DA ROSA OLIVEIRA | 2022 | 2 |
AIRTON BORGES | 2022 | 1 |
AKEMY AFRODITE BELCHOR PIERZCHALSKI | 2022 | 1 |
EDUARDA SILVEIRA VEBER | 2022 | 1 |
FABIANO OTERO VAZ | 2022 | 1 |
Gisela de Albuquerque Frattini | 2022 | 1 |
LISIANE DE AGUIAR RODRIGUES | 2022 | 1 |
MIRIAM ELISABETE FERREIRA DE LIMA | 2022 | 1 |
NATHALY SILVA NALERIO | 2022 | 1 |
ROBERTA LOUZADA DE FREITAS | 2022 | 1 |
SAMIRA ANGEL SILVEIRA CAVALHEIRO | 2022 | 1 |
Vanessa Rocha Teixeira | 2022 | 1 |
ZANI FURTADO DE BORBA | 2022 | 1 |
Isabelly Felipe Marques | 2021 | 2 |
MARTA DA ROSA E SILVA | 2021 | 2 |
ROSALIA GARCIA HERNANDEZ | 2021 | 2 |
BRUNA DE CAMPOS SIMOES | 2021 | 1 |
CAMILE SCHULTZ SIEFERT | 2021 | 1 |
CHAIANA LETICIA ELEUTERIO | 2021 | 1 |
DANIELE CAROLINE AGUIAR DOS SANTOS | 2021 | 1 |
JULIANA GARCIA LOPES | 2021 | 1 |
LARISSA CUNHA DA SILVA | 2021 | 1 |
MARCELLE DA SILVA VON PFEIL RODRIGUES | 2021 | 1 |
SIMONE MARQUES PEREIRA | 2021 | 1 |
SIMONE SANTOS DE SOUZA | 2021 | 1 |
STEPHANY DA SILVA PEREIRA | 2021 | 1 |
Andréia Luisa Lima Nunes Silva | 2020 | 1 |
CARLOS RAFAEL BRAGA ALVES | 2020 | 1 |
DEBORA DA ROSA DIAS | 2020 | 1 |
FERNANDA ESPERANCA DA FONSECA | 2020 | 1 |
FRANCINE NUNES DE SOUZA | 2020 | 1 |
GIOVANA CANEZ VALERÃO | 2020 | 1 |
LAVINIA MOREIRA LUCERO | 2020 | 1 |
LUANA PERES GULARTE | 2020 | 1 |
EMANUELE CAMARGO VIEIRA | 2019 | 1 |
JULIA FERNANDES RUAS | 2019 | 1 |
LEANDRO GARCIA TAVARES | 2019 | 1 |
LISSANDRA FERREIRA TURNES | 2019 | 1 |
MATHEUS DE AVILA LUIZ BATISTA | 2019 | 1 |
NATHALIELE DOS SANTOS VELEDA | 2019 | 1 |
PATRICK COUTINHO LEMOS | 2019 | 1 |
RENAN GOMES LEMOS | 2018 | 2 |
RICARDO PEREIRA SANCHEZ | 2016 | 1 |
Alunos Egressos
Nome | Ano de ingresso | Ano de conclusão |
---|---|---|
GABRIELLE DA SILVA FORSTER | 2004 | 2008 |
JOSIANE TEIXEIRA POZZEDIN | 2004 | 2008 |
LALINE BROMBILA BLUMENTRITT | 2004 | 2008 |
MÔNICA FERREIRA CASSANA | 2005 | 2008 |
PATRÍCIA BERSCH BARBOSA | 2004 | 2008 |
DICIANE BOTELHO ROCHA | 2005 | 2009 |
GILCIANE TORRES SANDRINI | 2004 | 2009 |
JOICE DA SILVA VIEIRA | 2005 | 2009 |
MANOELA FARIAS AVILA | 2004 | 2009 |
MARIA INEZ QUEVEDO RIVAS | 2005 | 2009 |
MICHELE DUARTE ALMEIDA | 2005 | 2009 |
VÍVIAN PEREIRA FIALHO | 2006 | 2009 |
ADRIANA BARBOZA CARDOSO | 2007 | 2010 |
CAMILA DA COSTA FONSECA | 2007 | 2010 |
CÍNTIA VICTORIA DE AZAMBUJA | 2007 | 2010 |
DÉBORA MEDEIROS DA ROSA AIRES | 2006 | 2010 |
FABRÍCIA DA CRUZ CZERMAINSKI | 2007 | 2010 |
FABRÍCIO DA COSTA RODRIGUES | 2005 | 2010 |
IVONICE MESQUITA SIGALES | 2007 | 2010 |
JAIRES ANDERSON SOARES PORCIUNCULA | 2006 | 2010 |
JOSIANE CONRADO PINHO | 2006 | 2010 |
KELEN AVILA DOS SANTOS | 2007 | 2010 |
LUANA BORGES EVALDT | 2007 | 2010 |
LÚCIA MOREIRA PEREIRA | 2007 | 2010 |
LUZIANE FERNANDES MÜLLER | 2006 | 2010 |
MÁRCIA DE AVILA EVANGELISTA | 2007 | 2010 |
MÁRCIO PEREIRA CORRÊA | 2007 | 2010 |
MONICA IZABEL MACEDO MACHADO | 2007 | 2010 |
NATÁLIA MEDEIROS OLIVEIRA DIAS | 2006 | 2010 |
RICELI VALADÃO DA SILVA | 2007 | 2010 |
ROSSITA VERIDIANA DE LIMA LUCATELLI | 2007 | 2010 |
SIMONE SCHWADE | 2007 | 2010 |
Valquiria Rosler Zschornack | 2006 | 2010 |
Aline De Mare Aires | 2008 | 2011 |
CARLOS ANTÔNIO DA SILVA CAMARGO | 2008 | 2011 |
DEBORA REGINA DIAS MACEDO | 2008 | 2011 |
ELISANGELA BRANDÃO SILVA DE MATOS | 2006 | 2011 |
FERNANDA CRISTINA RUTZ RAATZ | 2008 | 2011 |
JOSIARA RIBEIRO VINHOLES MACHADO | 2008 | 2011 |
JULIANA TERRA MOROSINO | 2008 | 2011 |
SUZANNE BERNEIRA DA SILVEIRA | 2008 | 2011 |
TEREZINHA ROCHA DA SILVA | 2005 | 2011 |
VERIDIANA WEINERT | 2008 | 2011 |
ZILÁ PEREIRA DAS NEVES SENNA | 2007 | 2011 |
ALINE BIERHALS KONFLANZ | 2007 | 2012 |
ELIZÂNGELA FISCHER KLUG | 2009 | 2012 |
EVELIN SOUZA DA SILVA | 2008 | 2012 |
HELENA CRISTINA WEIRICH | 2009 | 2012 |
KHIGLER RAMOS CORRÊA | 2008 | 2012 |
LUANA CENTENA MENDES | 2007 | 2012 |
MARILEI BORGES MASTRANTONIO | 2008 | 2012 |
PABLO JUAN ZAFFARONI ELOLA | 2009 | 2012 |
PAULA DA COSTA CORRÊA CAÑIZARES | 2010 | 2012 |
PAULA PENTEADO DE DAVID | 2009 | 2012 |
TIETA AFRA NEITZKE | 2009 | 2012 |
VALESKA MONTEBLANCO LEAL | 2009 | 2012 |
ANGELITA CARVALHO DE OLIVEIRA DE FREITAS | 2009 | 2013 |
BRUNA SANTANA DIAS CAVALHEIRO | 2010 | 2013 |
ISADORA NUÑEZ DE MATTOS | 2010 | 2013 |
NATIELE COUTO KOLOSQUE | 2010 | 2013 |
PAMELA RUTZ DA ROCHA | 2010 | 2013 |
RUAN ARAMIS DIAS PINTO | 2010 | 2013 |
SILVANA LUCERO DINEGRI | 2010 | 2013 |
ADRIANA LOPES DA SILVA | 2011 | 2014 |
ANA PAULA SANTOS DE OLIVEIRA BATISTA | 2009 | 2014 |
ANGELA MARIA KOLESNY | 2011 | 2014 |
CARLA LUCIELE MATOZO AIRES | 2011 | 2014 |
ELENYR CAVADAS | 2010 | 2014 |
GRAZIELE SOUZA DA SILVA | 2008 | 2014 |
Jackelline Leite Silveira | 2011 | 2014 |
JÉSSICA NUNES DA SILVA | 2010 | 2014 |
SEILA MARISA DA CUNHA ISLABÃO | 2009 | 2014 |
MILENA ALVES BORBA | 2012 | 2015 |
PIERRE MOREIRA DOS SANTOS | 2009 | 2015 |
SUZANA SCHMECHEL DE AVILA | 2012 | 2015 |
CLARISSE SAMPAIO RECUERO | 2011 | 2016 |
DELIANE LEIVAS TAVARES | 2012 | 2016 |
ERICK ROSA HERNANDES | 2013 | 2016 |
FERNANDA FERRARI MÜLLER | 2009 | 2016 |
ISABEL BARCELLOS NUNES | 2013 | 2016 |
JAQUELINE MOREDA NEVES | 2011 | 2016 |
JOSIANE GONSALVES PORTO | 2011 | 2016 |
KEILA DUARTE DOS ANJOS | 2012 | 2016 |
MAICON PETER BEDUHN | 2013 | 2016 |
MAURÍCIO BEMUR NUNES DE AZAMBUJA | 2013 | 2016 |
PATRÍCIA CONCEIÇÃO BOLOGNA SOTO VIEIRA | 2012 | 2016 |
Rodrigo de Paula Oliveira | 2011 | 2016 |
TEREZINHA CAMPOS DA CRUZ | 2013 | 2016 |
ANA FLÁVIA RODRIGUES DUARTE | 2012 | 2017 |
BRUNA AIRES PINTO | 2013 | 2017 |
DENISE BLANK CORRÊA | 2013 | 2017 |
Edgardo Piriz Milano | 2011 | 2017 |
ELIZANGILA GONÇALVES CAETANO | 2014 | 2017 |
ISABELA BRITO OLIVEIRA | 2012 | 2017 |
JESSÉ CARVALHO LEBKUCHEN | 2014 | 2017 |
MÁRCIA DOS SANTOS SOARES DA ROCHA | 2014 | 2017 |
NATÁLIA RUTZ | 2014 | 2017 |
PRISCILA COSTA MACHADO | 2014 | 2017 |
AIDANA SCARPARO VALENTE | 2015 | 2018 |
ALEXANDRA SOARES DE OLIVEIRA | 2015 | 2018 |
CARLOS EDUARDO MACEDO MEIRELES | 2014 | 2018 |
GISELE OLIVEIRA DIAS | 2014 | 2018 |
JÉSSICA PORCIUNCULA IUNG DA SILVA | 2015 | 2018 |
JÉSSICA VILELA ACOSTA | 2015 | 2018 |
JULIO CÉSAR INSAURRIAGA DUARTE | 2014 | 2018 |
LAÍS SILVA GARCIA | 2015 | 2018 |
LEANDRO DURO RAMOS | 2013 | 2018 |
LISIANE BESKOW BOTTERMUND | 2014 | 2018 |
RAPHAELA PALOMBO BICA DE FREITAS | 2015 | 2018 |
ROSINETE VOSS DE MEDEIROS MARQUES | 2015 | 2018 |
VÍVIAN RECUERO RODRIGUES | 2014 | 2018 |
AMANDA APARECIDA SILVA DA COSTA | 2015 | 2019 |
BIANCA FERNANDA LEAL DUARTE | 2016 | 2019 |
CAMILA ALEJANDRA LOAYZA VILLENA | 2016 | 2019 |
CAROLINE HARILIUK DA FONSECA | 2015 | 2019 |
CRISTIANE NIEVES DA COSTA | 2015 | 2019 |
Deiviti Rodrigues Barcelos | 2016 | 2019 |
ELISÂNGELA MONTES DE OLIVEIRA JORGE | 2013 | 2019 |
JAIME LUCAS CARAMAO DE MATTOS | 2016 | 2019 |
JAÍSE JESKE VERGARA BEHLING | 2016 | 2019 |
JANAÍNA DA CRUZ PIEDRAS | 2016 | 2019 |
MICHELLE PIRES SILVEIRA | 2015 | 2019 |
OLMA REGINA RODRIGUES GONÇALVES | 2015 | 2019 |
STEFANIE NUNES BRISOLARA | 2014 | 2019 |
STEFANO DOS SANTOS MARQUES | 2015 | 2019 |
Vanessa Boettge da Silva | 2014 | 2019 |
Vanessa de Oliveira Martins | 2015 | 2019 |
BIANCA BECKER PERTUZATTI | 2016 | 2020 |
BRISA DO AMARAL RODRIGUES | 2016 | 2020 |
DANIEL FAGUNDES FARIAS | 2020 | 2020 |
MARLIZE BARBOSA INÁCIO | 2016 | 2020 |
VANICE ANTUNEZ COSTA | 2016 | 2020 |
AMANDA DURO DOS SANTOS | 2017 | 2021 |
ANA CLARA MOLINA DOS SANTOS | 2018 | 2021 |
CAROLINA DE MACEDO MARTINS CRESTANI | 2018 | 2021 |
DJULIANA BORGES ZURSCHIMITTEN | 2017 | 2021 |
ÉRIX BARROS MIRANDA | 2015 | 2021 |
FERNANDO MACHADO FOLHA NETO | 2013 | 2021 |
FRANCYNE DE OLIVEIRA DIAS | 2018 | 2021 |
GABRIELA MARTINS KLEIN | 2018 | 2021 |
GEÓRGIA GIAMPAOLI FERREIRA | 2017 | 2021 |
JÉSSICA FERNANDA ANTUNES DA SILVA | 2017 | 2021 |
JÚLIA IARA HENSE | 2017 | 2021 |
KAUANA DA ROSA BIALVES | 2017 | 2021 |
MILENE GOMES ROMERO | 2017 | 2021 |
THIERSE SOUZA MENEZES | 2017 | 2021 |
ANDREI GIMENES HARDTKE | 2018 | 2022 |
AUGUSTO GONÇALVES SOUZA | 2019 | 2022 |
FABIANE SOUZA LEIVAS | 2018 | 2022 |
GIALES RAÍ BLODORN RUTZ | 2018 | 2022 |
ISMAEL FELIPE DE PAULA ANGELI | 2018 | 2022 |
JEFFERSON AJALA GONÇALVES | 2011 | 2022 |
JÚLIA KARINA OLIVEIRA DUARTE | 2015 | 2022 |
JULIANO MENDIETA MARQUES | 2016 | 2022 |
LAUREN AIRES CORREA | 2018 | 2022 |
Letícia Garcia Silva | 2018 | 2022 |
LUCAS RÖPKE DA SILVA | 2019 | 2022 |
Maria de Cássia Specht Pintanel | 2016 | 2022 |
ROBERTA SILVA SOHNE | 2018 | 2022 |
RODRIGO ALVES | 2018 | 2022 |
RUBENS GONÇALVES E SILVA | 2018 | 2022 |
Thaís de Lima Pietzsch | 2018 | 2022 |
ANAÍS DOS SANTOS | 2019 | 2023 |
CAROLINA SALDANHA NUNES | 2019 | 2023 |
DINAMARA CENTENO FARIAS | 2018 | 2023 |
GABRIELI MACHADO XAVIER | 2016 | 2023 |
GEANE DANIELE RÖPKE ZITZKE | 2019 | 2023 |
IGOR MOLINARI CEZAR | 2019 | 2023 |
LUCIMARA DOS SANTOS BRUM | 2019 | 2023 |
(*) Conceitos de curso:
(**) Formas de ingresso:
AC | Ampla concorrência |
LB_EP | Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PCD | Candidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_EP | Candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PCD | Candidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
VR | Vaga reservada |
AC | Ampla concorrência |
L01 | Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L02 | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L05 | Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L06 | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L09 | Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L10 | Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012) |
L13 | Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L14 | Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
AC | Ampla concorrência |
LB_EP | Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PCD | Candidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_EP | Candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PCD | Candidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
Localização e contatos
- Gomes Carneiro, N1 Anexo B
96010-610 Pelotas, Rio Grande do Sul - Horário de Atendimento:
Das 10 ás 22h - (53) 3921-1391
- clique para ver o e-mail