Nome do Curso / Conceitos (*)
Letras - Português e Espanhol
Enade (2014)3CPC (2014)4
Nível / Grau
GRADUAÇÃO / Licenciatura
Modalidade
Presencial
Turno
VESPERTINO
Código UFPel
3660
Código e-MEC
1102186
Unidade
Coordenador
A0L1L2L5L6L9L10L13L14Total
PAVE 2019/11111111119
SISU 2019/1153333111131
Criação e Reconhecimento
Curso reconhecido pela Portaria nº 235 de 24/04/1989. Publicada no D.O.U. de 26/04/1989.
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 921 de 27/12/2018. Publicada no D.O.U. de 28/12/2018.

Contextualização

O Curso de Licenciatura em Letras – Português e Espanhol, de acordo com a proposta de seu Projeto Pedagógico atual, deverá proporcionar aos alunos condições que lhes favoreçam o desenvolvimento de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades necessárias para que se tornem professores de língua (s) e/ou literatura (s) capazes de:
a) dominar o uso da língua portuguesa, na modalidade culta, em manifestações orais e escritas;
b) compreender que a língua, produto e instrumento dos processos interlocutivos que se dão no interior de espaços sociais, apresenta “heterogeneidade sistemática” e uma gramática variável, capaz de explicar os diferentes aspectos fonológicos, morfológicos e sistemáticos que se observam nas variedades tanto cultas quanto populares;
c) empenhar-se no combate ao preconceito lingüístico, que constrange a livre expressão e a atuação social das classes populares, tanto quanto no ensino da língua padrão;
d) dominar o uso da língua estrangeira objeto de seu curso, em manifestações orais e escritas;
e) aplicar teorias lingüísticas à análise dos diversos níveis da (s) língua (s) objeto de seu estudo;
f) analisar obras representativas da literatura correspondente à língua objeto de estudo, como forma de conhecimento de culturas diversas, engajamento social, compreensão de sentimentos, paixões e comportamentos humanos, ou como forma de punição, que possa concorrer para o desenvolvimento de sua sensibilidade estética;
g) dominar princípios técnico-metodológicos de ensino de línguas e literaturas que fundamentem atividades levadas à sala de aula, formas de avaliação e planejamento de curso;
h) analisar criticamente materiais didáticos e paradidáticos;
i) utilizar multimeios como recursos didáticos;
j) executar planos de ação interdisciplinar;
k) conscientizar-se de sua responsabilidade no processo de educação para a cidadania;
l) conscientizar-se de que sua formação global e crítica deve ser um processo continuado e autônomo.

Objetivos

Objetivos gerais do curso
  • Proporcionar ao aluno uma formação lingüística, pedagógica e literária  que o capacite para atuar desde o Ensino Fundamental II e Ensino Médio até os cursos livres, ensino técnico e superior.
  • Contribuir, através do ensino, da pesquisa e da extensão, para o desenvolvimento dos estudos lingüísticos e literários, bem como da metodologia relacionada com o ensino de línguas e literaturas.
 Objetivos específicos do curso
  • Capacitar o aluno para que possa lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos orais e escritos.
  • Conscientizar o aluno acerca da sua inserção na sociedade e do papel sociopolítico do professor de língua(s) e de literatura(s).
  •   Possibilitar ao aluno o domínio estrutural e funcional das línguas estudadas, nas suas manifestações orais e escrita, em termos de recepção e produção de textos.
  •    Conscientizar o aluno da existência de variedades lingüísticas e culturais de ambos os idiomas.  
  •  Despertar a consciência sobre a inter-relação entre os fatos histórico-sociais, sócio-culturais e as manifestações literárias, ampliando assim sua  a visão de mundo.
  •   Estimular a reflexão teórica sobre as diferentes concepções de linguagem e os seus usos, bem como sobre a literatura enquanto forma de expressão cultural, artística e ideológica.
  •   Propiciar o uso de novas tecnologias relacionadas ao ensino.
  •   Fazer com que o aluno assuma sua formação acadêmico-profissional como processo contínuo, autônomo e permanente.  
  •   Motivar o aluno a participar  de projetos de que articulem ensino, pesquisa e extensão.
 

Perfil do Egresso

O Curso de Letras proposto neste Projeto Pedagógico deverá proporcionar aos alunos condições que lhes favoreçam o desenvolvimento de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades necessárias para que se tornem professores de língua(s) e/ou literatura(s) capazes de:
  1.  compreender a linguagem como fenômeno histórico, social, cultural, político e ideológico; 
  2. dominar o uso das línguas portuguesa e espanhola, na modalidade culta, em manifestações orais e escritas e reconhecer suas variações e variedades regionais e sociais;
  3. compreender que a língua, produto e instrumento dos processos interlocutivos que se dão no interior de espaços sociais, apresenta “heterogeneidade sistemática” e uma gramática variável, capaz de aplicar os diferentes aspectos fonológicos, morfológicos e sistemáticos que se observam nas variedades tanto cultas quanto populares;
  4. empenhar-se no combate a todo e qualquer preconceito, entre eles o preconceito linguístico, que constrange a livre expressão e a atuação social das classes populares, tanto na aprendizagem quanto no ensino da língua padrão;
  5. dominar o uso da língua espanhol, na modalidade culta, em manifestações orais e escritas e reconhecer as variações  regionais e sociais; 
  6. aplicar teorias linguísticas à análise dos diversos níveis das línguas portuguesa e espanhol ;
  7. analisar obras representativas das literaturas em língua espanhol e em língua portuguesa e estabelecer relações extratextuais com outros códigos e discursos, tendo em vista que estudos literários e linguísticos são indissociáveis, posto que a língua representa a dimensão histórica e ideológica da literatura, o código comum a todos os escritores de uma época, um horizonte delimitador do fazer literário; 
  8. compreender que as obras literárias, longe de serem objetos de erudição, possibilitam, através dos tempos, a reflexão sobre as identidades culturais, a evolução das formas do saber e das sensibilidades, e a expressão individual dos estilos;
  9. dominar princípios técnico-metodológicos de ensino de línguas e literaturas que fundamentem atividades levadas à sala de aula, formas de avaliação e planejamento de curso;
  10. dominar os aspectos metalinguísticos relativos à língua e à literatura;
  11. analisar e utilizar criticamente materiais didáticos e paradidáticos;
  12. utilizar multimeios como recursos didáticos;
  13. executar planos de ação interdisciplinar;
  14. conscientizar-se de sua responsabilidade no processo de educação para a cidadania;
  15. conscientizar-se de que sua formação global e crítica deve ser um processo continuado e autônomo.
  16. desenvolver pesquisa nas áreas de letras, linguística e literatura, no âmbito dos diversos níveis de ensino e outros contextos.

Competências e habilidades

O objetivo do Curso de Licenciatura em Letras: Português e Espanhol é formar profissionais interculturalmente competentes, capazes de lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos oral e escrito, e conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com o outro. 
O profissional em Letras: Português e Espanhol deve ter domínio do uso da Língua Portuguesa e Espanhola, em termos de sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais, além de ter consciência das variedades linguísticas e culturais. Deve ser capaz de refletir teoricamente sobre a linguagem, de fazer uso de novas tecnologias e de compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente. A pesquisa e a extensão, além do ensino, devem articular-se neste processo. O profissional deve, ainda, ter capacidade de reflexão crítica sobre os temas e questões relativas aos conhecimentos linguísticos e literários.
 

Organização Curricular

Os conteúdos curriculares, as atividades práticas e de estágio da Licenciatura em Letras Português e Espanhol  organizam-se em eixos. A estrutura curricular por eixos redesenha o Curso de Letras, apontando pelo menos para duas direções significativas:
(a) garante-se ao aluno uma formação melhor centrada nos aspectos teóricos e práticos específicos de sua formação;
(b) propicia-se ao aluno a flexibilização e a interdisciplinaridade.
O Eixo da Formação Complementar em Letras possibilita ao aluno a integralização de conteúdos e carga horária a partir das disciplinas “disciplinas Optativas A”, facultando ao acadêmico a complementação de seus estudos em áreas de maior interesse pessoal.
                Além dessa modalidade de optativas, oferece-se ao aluno a possibilidade de cursar disciplinas cuja carga horária não é somada à carga horária obrigatória do curso, mas sim às horas relativas à formação livre ou opcional. Essas disciplinas são classificadas como “Optativas B” e estão descritas no item 6.5, “Formação Livre ou opcional”.
 
Eixos Curriculares
 
I Eixo da Língua Portuguesa, Linguística e Latim — LPLL
                Conteúdos curriculares e atividades práticas que visam à aquisição de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades pertinentes às áreas da Língua Portuguesa, Linguística, Língua e Literatura Latina e Produção Textual.
 
II Eixo da Literatura em Língua Portuguesa — LIT
                Conteúdos curriculares e atividades práticas que visam à aquisição de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades pertinentes às áreas da Teoria da Literatura, Crítica Literária, Literatura Comparada, Literatura Brasileira, Literaturas Portuguesa e Lusófonas.
 
III Eixo da Educação — EDUC
                Conteúdos curriculares e atividades práticas que visam à aquisição de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades pertinentes às áreas de Pedagogia, Didática, Aprendizagem e Política de Ensino.
 
IV Eixo da Formação Pedagógica em Língua Portuguesa e Literatura — LPLIT
                Conteúdos curriculares e atividades práticas que visam à aquisição de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades pertinentes à formação pedagógica do futuro docente de Língua Portuguesa e Literatura, com ênfase nas áreas da Leitura, Linguística Aplicada, Ensino da Língua Portuguesa e Ensino da Literatura.
 
V Eixo do Estágio em Língua Portuguesa e Literatura — ELPLIT
                Práticas de ensino e atuação pedagógica, com ênfase na atuação profissional do docente de Língua Portuguesa e Literatura.
 
VI Eixo da Língua Estrangeira / Língua Espanhol- LE
                Conteúdos curriculares e atividades práticas que visam à aquisição de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades pertinentes às áreas da Língua e da Fonética e Fonologia de Língua Estrangeira.
 
VII Eixo da Formação Pedagógica em Língua Estrangeira e Literaturas/Língua Espanhola— LELIT
                Conteúdos curriculares e atividades práticas que visam à aquisição de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades pertinentes à formação pedagógica do futuro docente de Língua Estrangeira e Literaturas de Língua Estrangeiras, com ênfase na Linguística Aplicada e no ensino de língua e literaturas de língua estrangeira.
 
VIII Eixo do Estágio em Língua Estrangeira e Literatura/Língua Espanhola— ELELIT
                Práticas de ensino e atuação pedagógica, com ênfase na atuação profissional do docente de Língua Estrangeira e Literaturas.
 
IX Eixo da Literatura em Língua Estrangeira/Língua Espanhola — LITLE
                Conteúdos curriculares e atividades práticas que visam à aquisição de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades pertinentes às áreas da Cultura, Civilização e Literaturas de Língua Estrangeira.
 
X Eixo Curricular da Formação Complementar – CLET
                Conteúdos curriculares e atividades práticas que visam à aquisição de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades pertinentes à área de Letras, com foco na Língua Portuguesa, Linguística, Latim e Literatura
O fluxograma do curso pode ser encontrado no site do Curso de Letras Português e Espanhol do CLC :http://wp.ufpel.edu.br/espanhol/grade-curricular/

Procedimentos e metodologias de ensino

Partindo do pressuposto de que a sala de aula é um espaço de interação para a construção do conhecimento e para a reflexão sobre a transposição didática, é necessário que haja diversas formas de abordagem em relação ao trabalho desenvolvido nas diferentes disciplinas do curso. As aulas podem acontecer por meio de exposições dialogadas, debates, seminários, apresentação e discussão de filmes e documentários, pesquisa bibliográfica e de campo, etc. A metodologia é pensada a partir das necessidades específicas de cada disciplina e de cada grupo de trabalho, buscando estimular o discente como sujeito de seu próprio processo de construção de conhecimento. Dessa forma, espera-se que o graduando desenvolva autonomia e senso crítico no trabalho com as diferentes linguagens.

Avaliação do ensino e da aprendizagem

Concebe-se o processo de ensino-aprendizagem como complexo e contínuo, o qual deve vincular a teoria à prática e a educação ao ensino, além de considerar aspectos éticos, sociais, psicológicos, filosóficos e políticos. Partindo dessa compreensão, os instrumentos de avaliação desse processo também são percebidos como contínuos e complexos.
As práticas avaliativas visam a diagnosticar os avanços e a detectar as dificuldades, para levar o discente a superar problemas e obstáculos nos processos de assimilação, construção e aplicação de conhecimentos, bem como no desenvolvimento das competências, habilidades, atitudes e posturas que promovam a inclusão social. Em outras palavras, as práticas avaliativas visam a diagnosticar “o saber, o saber fazer e o saber ser”, para promover o exercício consciente e competente da profissão de professor e da cidadania (BARROS, 2010, p. 12).
As avaliações são diversificadas e fundamentadas em critérios flexíveis às especificidades das diferentes disciplinas e áreas de conhecimento. Entre outros aspectos, visam a identificar interesses, aptidões, traços de personalidade e graus de envolvimento, para facilitar a aprendizagem e a aplicação dos conhecimentos através de atividades de ensino, pesquisa e extensão.
                As avaliações do processo ensino-aprendizagem seguirão o disposto nos artigos 65, 66, 67, 68, 69 e 70 do Regulamento do Ensino de Graduação da UFPel. Acrescenta-se ainda que será considerado aprovado o aluno que, com pelo menos 75% de presenças na disciplina, obtiver média 7,0, resultado da soma e divisão pelo número de avaliações presenciais (no mínimo 2 e com o mesmo peso) realizadas durante o semestre e cujo peso será estabelecido pelo professor da disciplina. O aluno que não frequentar no mínimo 75% da disciplina será considerado reprovado, independentemente da média obtida. Aquele que tiver a frequência mínima e atingir a média entre 3,0 e 6,9 poderá prestar exame, que consistirá na realização de uma prova (peso dez) sobre o conteúdo desenvolvido no semestre. A nota do exame será somada à nota final do semestre e dividida por 2. O resultado para aprovação deverá ser igual ou superior a 5.
O docente apresenta à turma no início do período letivo os instrumentos, critérios e conceitos de avaliação, conforme o plano de ensino. Além disso, discute os resultados de cada avaliação parcial antes do próximo processo avaliativo, conforme o estipulado no artigo 67 do regulamento do ensino de graduação da UFPel.
O objetivo central dos processos de avaliação consiste na formação acadêmica e cidadã do discente, visando a sua emancipação social e profissional, a partir de reflexões sobre as práticas pedagógicas e o significado social do trabalho docente, levando-o a tomar decisões e a buscar alternativas, para atender às necessidades dos diferentes contextos socioculturais e educacionais.
A avaliação no Curso de Licenciatura em Letras - Português e Espanhol tem um caráter permanente e fundamenta-se nos planos de ensino e nas práticas sociais e pedagógicas dos professores, cujo papel é facilitar e mediar a aprendizagem e estimular o discente a desenvolver seus próprios meios de assimilação e aprendizagem. Parte-se do entendimento de que a avaliação da docência no ensino superior envolve questões éticas, ideológicas, políticas, culturais, didático-pedagógicas e técnicas. Além disso, deve voltar-se para o que a sociedade espera do futuro professorado e da educação institucionalizada, que deve acompanhar as constantes mudanças políticas, sociais e mercadológicas.

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

A Câmara de Pesquisa do CLC desenvolve, de modo consistente, um número relevante de projetos, em sua maioria articulados a linhas de pesquisa e vinculados a grupos de pesquisa do CNPq. Há, no momento,  un número expressivo de  projetos de pesquisa em andamento, os quais contam com a participação de inúmeros alunos de graduação e pós-graduação. Os nomes e coordenadores de cada um desses projetos estão descritos na tabela seguinte.
 
 
Sistema Literário, História da Literatura e Descolonização nos Países Africanos de Língua (Oficial) Portuguesa
 Coordenador: Alfeu Sparemberger
 
Vozes de aprendizagem E/LE e fronteiras linguísticas 

Coordenador: Ana Lourdes da Rosa Nieves Brochi Fernández 
 
O ritmo linguístico em dados de escrita do PB e do PE: a relação entre grupos rítmicos e domínios prosódicos
 
Período: 01/06/2013 a 01/06/2017
Ana Paula Nobre da Cunha 
 
Orações Interrogativas no Latim Tardio: Comparações com o Latim Clássico e o Português

Período: 01/01/2014 a 31/12/2017
André Luís Antonelli
 
Literatura de cárcere: o testemunho histórico-político e a escrita de si

Período: 01/07/2011 – 31/12/2014
Aulus Mandagará Martins  
 
Literatura e experiência histórica

Período: 05/2013 a 06/2017
Aulus Mandagará Martins  
 
Teoria da Relevância e a tradução do humor em Shakespeare

Período: 18/08/2014 – 17/08/2015
Beatriz Viegas Faria 
 
Tradução Teatral – Shakespeare em back-translation

Período: 26/05/2014 – 27/07/2018
Beatriz Viegas Faria 
 
Descrição do sistema linguístico do português, com ênfase na fonologia e na morfologia 

Período: 30/11/2008 – 30/12/2014
Cintia da Costa Alcântara

Sobre o conhecimento linguístico de L2/LE e sua (inter)relação com o PB como língua materna

Período: 18/03/2012 – 18/03/2016
Cintia da Costa Alcântara
 
Intertexto e Latinoamérica – vozes e estilhaços mais

Período: 02/10/2012 – 03/10/2017
Claudia Lorena Vouto da Fonseca 
 
Competências e habilidades do Redator e Revisor de Textos – perspectiva profissional
 
Período: 21/05/2014 a 31/07/2015
Cleide Inês Wittke
 
O texto/gênero textual como objeto de estudo no ensino de língua: estratégias para desenvolver a capacidade leitora e seus efeitos na expressão escrita

Período: 19/07/2013 a 17/07/2015
Cleide Inês Wittke
 
Releituras do medievo: a recepção da Idade Média (Mittelalterrezeption) do século XIX ao XXI

Período: 01/03/2013 – 01/03/2017
Daniele Gallindo Goncalves Silva 
 
 O mundo que (des)conhecemos: examinando as distopias pós-modernas nas literaturas anglófonas contemporâneas

Período: 01/04/2013 – 02/04/2015
Eduardo Marks de Marques
 
O Onze de Setembro nas literaturas de língua inglesa

Período: 11/09/2008 – 11/09/2014
Eduardo Marks de Marques
 
A realidade da UFPEL “Zerolibras” e o desafio da produção de uma disciplina de libras na modalidade a distância
 
Período: 18/05/2011 a 31/12/2015
Fabiano Souto Rosa
 
Cultura da mídia, rock e recepção

Período: 23/06/2014 a 20/06/2016
Fábio Souza da Cruz
 
 A investigação de aspectos culturais e sociais em atividades de leitura disponibilizadas em portais educacionais para professores de língua inglesa

Período: 05/05/2012 – 06/09/2015
Flávia Medianeira de Oliveira
 
Ultrassonografia aplicada ao ensino de línguas

Período: 19/05/2014 – 19/05/2017
Giovana Ferreira Gonçalves 
 
Aquisição da fonologia – emergência de gestos articulatórios como unidades representacionais

Período: 01/11/2010 – 01/11/2014
Giovana Ferreira Gonçalves 
 
 O que resta do mito nazista: leitura críticas sobre o nacional-socialismo no contemporâneo
 
Período: 22/04/2014 a 02/05/2017
Helano Jader Cavalcante Ribeiro
 
Intelectuais, identidade e cultura: Karl von Koseritz (1830-1890)

Período: 01/07/2012 – 01/01/2016
Imgart Grutzmann 
 
Comércio livreiro e acesso à literatura alemã e a outras obras oriundas da Alemanha entre os imigrantes eseus descendentes no Rio Grande do Sul (1877-1941)- Parte II
 
Período: 01/05/2014 a 30/04/2018
Imgart Grutzmann 
 
O contato linguístico em situação artificial e natural

Período: 15/01/2012 – 15/01/2015
Isabella Mozzillo
 
A literatura dramática de João Simões Lopes Neto: a face do escritor gaúcho

Período: 02/06/2014 a 30/12/2016
João Luis Pereira Ourique 

Um olhar sobre o ensino de literatura: entraves e possibilidades na formação do leitor

Período: 01/02/2009 – 02/01/2015
João Luis Pereira Ourique 
 
 Literatura Brasileira Contemporânea: fluxos e influxos transtextuais

Período: 01/03/2007 – 31/07/2015
João Manuel dos Santos Cunha  

Ficção brasileira do século XXI: intertextualidade e interdiscursividade

Período: 01/03/2013 a 01/03/2016
João Manuel dos Santos Cunha  
 
William Blake em tradução: The Four Zoas
 
Período: 01/10/2013 a 01/10/2015
Juliana Steil Tenfen
 
O tratamento discursivo da linguagem nos livros didáticos de português
 
Período: 06/05/2013 a 07/05/2015
Karina Giacomelli
 
Linguagem, narrativas e identidades no contexto de formação e de atuação de professores de línguas

Período: 01/08/2012 – 02/08/2015
Leticia Fonseca Richthofen de Freitas
 
Marcadores linguísticos de identidade

Período: 01/05/2013 a 11/05/2018
Luís Isaías Centeno do Amaral
 
Mídias e tecnologias no contexto escolar

Período: 13/01/2013 – 31/07/2015
Marcia Dresch 
 
Variação fonológica – produção e percepção

Período: 01/11/2008 – 31/10/2015
Maria Jose Blaskovski Vieira 
 
 O contato linguístico e o ensino-aprendizagem de línguas

Período: 20/11/2009 – 21/11/2015
Maria Nilse Schneider 
 
Processamento de leitura: planejamento, tomadas de decisão e procedimentos de leitura para a tradução e em tradução 

Período: 02/02/2014 – 20/02/2016
Marisa Helena Degasperi Gasperazzo
 
 A experiência extensionista na formação do professor de francês na UFPel. Estudo dos impactos sobre a formação para o ensino da língua-cultura-literatura estrangeira

Período: 27/08/2010 – 17/10/2014
Mariza Pereira Zanini  

O texto em sala de aula: práticas docentes e formativas em Frances Língua Estrangeira (FLE)

Período: 10/05/2013 a 11/05/2015
Mariza Pereira Zanini  
 
A identidade cultural do pelotense no programa Jornal do Almoço

Período: 01/05/2013 a 010/07/2017
Michele Negrini
 
Dinâmica dos movimentos articulatórios: padrões de vogais e consoantes líquidas do português Brasileiro 
 
Período: 01/05/2013 a 01/12/2015
Mirian Rose Brum-de-Paula
 
 Introdução, tradução e notas dos livros XXV a XXVII da História Natural de Plínio, o Velho

Período: 01/09/2014 a 30/09/2017
Paula Branco de Araujo Brauner
 
A investigação de fenômenos sintáticos em redações produzidas por candidatos ao vestibular da UFPEL
 
Período: 01/07/2013 a 01/07/2017
Paula Fernanda Eick Cardoso
 
 Descrição e análise das produções escritas de alunos de duas escolas municipais do ensino fundamental de Santana do Livramento: como trabalhar as dificuldades recorrentes na escrita dos alunos
 
Período: 24/03/2014 a 31/01/2015
Paulo Ricardo Silveira Borges
 
Programa Escolas Interculturais de Fronteira – UFPel-PEIF

Período: 26/05/2014 – 31/01/2015
Paulo Ricardo Silveira Borges
 
 Línguas estrangeiras: perspectivas emergentes em aprendizagem de línguas, elaboração de materiais e formação de professores

Período: 25/04/2013 a 25/01/2016
Rafael Vetromille de Castro
 
O estudo dos gêneros textuais sob uma perspectiva funcionalista

Período: 01/12/2008 – 02/12/2014
Rejane Flor Machado 
 
Percepção da representação da mulher em obras da literatura de língua inglesa

Período: 12/05/2014 – 12/05/2016
Renata Kabke Pinheiro
 
Da centralidade dos dispositivos midiáticos nos processos de midiatização

Período: 08/01/2013 – 09/01/2016
Ricardo Zimmermann Fiegenbaum 
 
Teoria e prática em tradução para tradutores em formação

Período: 02/05/2011 a 30/11/2015
Roberta Rego Rodrigues
 
Análise comparativa entre gramáticas normativas e de usos da Língua Portuguesa e as formas mais recorrentes de suas efetivas aplicações em textos de universitários

Período: 01/10/2013 a 30/07/2015
Sandra Maria Leal Alves
 
Conhecimento linguístico e comportamento verbal: aproximações e distanciamentos nas obras de N.Chomsky e B. F. Skinner
 
Período: 01/12/2013 a 01/12/2016
Taís Bopp da Silva
 
               
 
 

Acompanhamento de Egressos

O ideal é poder acompanhar os profissionais formados pelo curso e, através das informações registradas por nossos ex-alunos, identificar o índice de sucesso da instituição com base na inserção de seus egressos no mercado de trabalho.
A UFPel institui em 2016 uma “pesquisa do egresso” para proporcionar um diagnóstico que irá auxiliar na identificação de potenciais melhorias nos cursos de graduação e pós-graduação.
A partir do diagnóstico a ser extraído da Pesquisa do Egresso será possível planejar e promover a oferta de cursos de formação continuada adequada às necessidades profissionais de cada área de atuação. 

Matriz Curricular

2º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
17350028EDUCAÇÃO BRASILEIRA:ORGANIZ. E POLÍT.PÚBLICASObrigatória460
20000087FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA ESPANHOLA20000075 - LÍNGUA ESPANHOLA IObrigatória575
20000078LÍNGUA ESPANHOLA II20000075 - LÍNGUA ESPANHOLA IObrigatória7105
20000273LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE II20000265 - LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE IObrigatória575
20000269LINGÜÍSTICA GERALObrigatória575
20000293PANORAMA CULTURAL DA LIT. BRASILEIRA I20000267 - INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOSObrigatória575

3º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
17360021FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃOObrigatória460
20000083LÍNGUA ESPANHOLA III20000078 - LÍNGUA ESPANHOLA IIObrigatória7105
20000263LÍNGUA PORTUGUESA: MORFOLOGIA20000273 - LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE IIObrigatória575
20000088LINGÜÍSTICA APLICADA AO ENSINO DA L ESPANHOLA I20000078 - LÍNGUA ESPANHOLA IIObrigatória575
20000201LINGÜÍSTICA APLICADA AO ENSINO DA L PORTUGUESA20000166 - TEORIAS E PRÁTICAS DE LEITURAObrigatória575
20000294PANORAMA CULTURAL DA LIT. BRASILEIRA II20000293 - PANORAMA CULTURAL DA LIT. BRASILEIRA IObrigatória575
20000200SOCIOLINGÜÍSTICA20000269 - LINGÜÍSTICA GERALObrigatória575

4º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
20000290CRÍTICA LITERÁRIA20000294 - PANORAMA CULTURAL DA LIT. BRASILEIRA IIObrigatória575
20000093CULTURA E CIVILIZAÇÃO HISPÂNICA20000083 - LÍNGUA ESPANHOLA IIIObrigatória575
20000136ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA INSTRUMENTAL20000083 - LÍNGUA ESPANHOLA III20000088 - LINGÜÍSTICA APLICADA AO ENSINO DA L ESPANHOLA IObrigatória575
20000284LATIM BÁSICO I20000273 - LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE IIObrigatória575
20000085LÍNGUA ESPANHOLA IV20000083 - LÍNGUA ESPANHOLA IIIObrigatória7105
20000197LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIA20000263 - LÍNGUA PORTUGUESA: MORFOLOGIAObrigatória575
20000291LINGUÍSTICA TEXTUAL20000269 - LINGÜÍSTICA GERALObrigatória575

5º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
20000278ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA I20000197 - LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIAObrigatória575
20000292ENSINO DA LITERATURA20000290 - CRÍTICA LITERÁRIAObrigatória575
20000157ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO / LING. ESPANHOLA20000085 - LÍNGUA ESPANHOLA IVObrigatória230
20000303ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO / LING. PORT. E LIT.20000197 - LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIA20000290 - CRÍTICA LITERÁRIAObrigatória230
20000285LATIM BÁSICO II20000284 - LATIM BÁSICO IObrigatória575
20000084LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )Obrigatória460
20000086LÍNGUA ESPANHOLA V20000085 - LÍNGUA ESPANHOLA IVObrigatória7105
20000064LITERATURAS DE LÍNGUA ESPANHOLA I20000085 - LÍNGUA ESPANHOLA IV20000093 - CULTURA E CIVILIZAÇÃO HISPÂNICAObrigatória575

6º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
20000249ESTÁGIO DE INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA LÍNG PORT E LIT20000303 - ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO / LING. PORT. E LIT.Obrigatória690
20000089LÍNGUA ESPANHOLA VI20000086 - LÍNGUA ESPANHOLA VObrigatória7105
20000065LITERATURAS DE LÍNGUA ESPANHOLA II20000086 - LÍNGUA ESPANHOLA V20000093 - CULTURA E CIVILIZAÇÃO HISPÂNICAObrigatória575

7º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
20000052ESTÁGIO INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA L. ESPANHOL20000089 - LÍNGUA ESPANHOLA VI20000157 - ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO / LING. ESPANHOLAObrigatória690
20000090LÍNGUA ESPANHOLA VII20000089 - LÍNGUA ESPANHOLA VIObrigatória7105
20000066LITERATURAS DE LÍNGUA ESPANHOLA III20000086 - LÍNGUA ESPANHOLA V20000093 - CULTURA E CIVILIZAÇÃO HISPÂNICAObrigatória575

8º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
20000251ESTÁGIO DE REGÊNCIA / LÍNG PORT E LITERAT20000249 - ESTÁGIO DE INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA LÍNG PORT E LITObrigatória8120
20000053ESTÁGIO DE REGÊNCIA LÍNGUA ESPANHOLA20000052 - ESTÁGIO INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA L. ESPANHOL20000090 - LÍNGUA ESPANHOLA VIIObrigatória8120
20000091LÍNGUA ESPANHOLA VIII20000090 - LÍNGUA ESPANHOLA VIIObrigatória575
20000067LITERATURAS DE LÍNGUA ESPANHOLA IV20000086 - LÍNGUA ESPANHOLA V20000093 - CULTURA E CIVILIZAÇÃO HISPÂNICAObrigatória575

Optativas

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
20000305ANÁLISE DO DISCURSO E LINGUÍSTICA TEXTUAL20000269 - LINGÜÍSTICA GERALOptativa460
20000164DIDÁTICA EM LETRASOptativa575
20000279ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA II20000278 - ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA IOptativa575
20000189ESTUDOS DA LITERATURA BRASILEIRA: FICÇÃOOptativa460
20000215ESTUDOS DA LITERATURA BRASILEIRA - POESIAOptativa460
20000295ESTUDOS GRAMATICAIS IOptativa460
20000297ESTUDOS GRAMATICAIS II20000295 - ESTUDOS GRAMATICAIS IOptativa460
20000015ESTUDOS LITERÁRIOS II20000267 - INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOSOptativa575
20000298ESTUDOS LITERÁRIOS II20000267 - INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOSOptativa460
20000274FICÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA I20000290 - CRÍTICA LITERÁRIAOptativa575
20000275FICÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA II20000290 - CRÍTICA LITERÁRIAOptativa575
05000103HISTÓRIA DA ARTE OCIDENTALOptativa460
20000049HISTÓRIA DA LÍNGUA ESPANHOLAOptativa575
20000021INTRODUÇÃO À NARRATIVA DE JORGE BORGESOptativa575
20000014INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA POESIA HISPÂNICAOptativa575
20000371INTRODUÇÃO À SINTAXE DE LÍNGUA ESPANHOLAOptativa575
20000301INTRODUÇÃO À TERMINOLOGIAOptativa460
20000022LEITURAS DIRIGIDAS: AUTORES E OBRAS20000290 - CRÍTICA LITERÁRIAOptativa575
20000018LEITURAS EM DOM QUIXOTE DE LA MANCHAOptativa575
20000282LÍNG PORTUG:PERSPECTIVA ESTILÍSTICO-DISCURSIVA20000197 - LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIAOptativa575
20000131LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS III ( LIBRAS III )20000121 - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS II ( LIBRAS II )Optativa460
20000121LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS II ( LIBRAS II )20000084 - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )Optativa460
20000130LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS IV ( LIBRAS IV )20000131 - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS III ( LIBRAS III )Optativa460
20000019LÍNGUA E LITERATURA LATINA I20000285 - LATIM BÁSICO IIOptativa575
20000247LÍNGUA E LITERATURA LATINA II20000246 - LÍNGUA E LITERATURA LATINA IOptativa575
20000092LÍNGUA ESPANHOLA IXOptativa8120
20000188LÍNGUA PORTUGUESA: PERSPECTIVA ESTILÍSTICA20000269 - LINGÜÍSTICA GERALOptativa460
20000272LÍNGUA PORTUGUESA: PERSPECTIVA HISTÓRICA20000197 - LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIAOptativa575
20000271LÍNGUA PORTUGUESA: SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA20000269 - LINGÜÍSTICA GERALOptativa575
20000362LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA II20000088 - LINGÜÍSTICA APLICADA AO ENSINO DA L ESPANHOLA IOptativa460
20000016LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA III20000088 - LINGÜÍSTICA APLICADA AO ENSINO DA L ESPANHOLA IOptativa575
20000017LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA IV20000088 - LINGÜÍSTICA APLICADA AO ENSINO DA L ESPANHOLA IOptativa575
20000245LINGUÍSTICA II20000269 - LINGÜÍSTICA GERALOptativa460
20000203LITERATURA E HISTÓRIAOptativa575
20000289NARRATIVA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA20000290 - CRÍTICA LITERÁRIAOptativa575
20000300NORMAS TÉCNICAS IOptativa460
20000306NORMAS TÉCNICAS II20000300 - NORMAS TÉCNICAS IOptativa460
20000167PANORAMA CULT. DAS LIT PORTUGUESA E AFRICANA20000290 - CRÍTICA LITERÁRIAOptativa575
20000315PESQUISA EM LETRAS IOptativa460
20000338PESQUISA EM LETRAS II20000315 - PESQUISA EM LETRAS IOptativa460
20000276POESIA EM LÍNGUA PORTUGUESA I20000290 - CRÍTICA LITERÁRIAOptativa575
20000171POESIA EM LÍNGUA PORTUGUESA II20000290 - CRÍTICA LITERÁRIAOptativa575
20000288POÉTICAS CONTEMPORÂNEAS NO BRASIL20000290 - CRÍTICA LITERÁRIAOptativa575
20000264PRODUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITURA II20000266 - PRODUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITURA IOptativa575
20000287PRODUÇÃO DO TEXTO ACADÊMICOOptativa575
20000304PRODUÇÃO E REVISÃO DO TEXTO ACADÊMICOOptativa460
20000316PRODUÇÃO E REVISÃO DO TEXTO CRIATIVOEletiva460
20000314PRODUÇÃO E REVISÃO DO TEXTO JURÍDICOOptativa460
20000270PSICOLINGUÍSTICA20000197 - LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIAOptativa575
20000020RACISMO E LITERATURAOptativa575
20000299REVISÃO GRAMATICAL E LINGUÍSTICA 20000269 - LINGÜÍSTICA GERALOptativa460
20000277SOCIOLINGÜÍSTICA EDUCACIONAL20000200 - SOCIOLINGÜÍSTICAOptativa575
20000370TEORIA DO CONTO - UMA ABORDAGEM LATINO-AMERICANAOptativa575
20000280TÓPICOS DE LITERATURA BRASILEIRA20000290 - CRÍTICA LITERÁRIAOptativa575
20000281TÓPICOS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO20000200 - SOCIOLINGÜÍSTICAOptativa575
20000318TRADUÇÃO: ASPECTOS TEÓRICOS20000245 - LINGUÍSTICA II20000297 - ESTUDOS GRAMATICAIS II20000298 - ESTUDOS LITERÁRIOS II20000301 - INTRODUÇÃO À TERMINOLOGIAOptativa460
20000340TRADUÇÃO - HISTÓRIA E ÉTICAOptativa460

Optativas

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
20000283ATIVIDADES COMPLEMENTARESOptativa200

Professores que ministraram disciplinas no Curso nos últimos três semestres

Nome
ALFEU SPAREMBERGERCentro de Letras e Comunicação
ALINE COELHO DA SILVACentro de Letras e Comunicação
ANA LOURDES DA ROSA NIEVES BROCHI FERNANDEZCentro de Letras e Comunicação
ANA LUCIA PEDERZOLLI CAVALHEIRO RECUEROCentro de Letras e Comunicação
ANDREA CZARNOBAY PERROTCentro de Letras e Comunicação
CINTIA DA COSTA ALCANTARACentro de Letras e Comunicação
CLAUDIA LORENA VOUTO DA FONSECACentro de Letras e Comunicação
DAIANE NEUMANNCentro de Letras e Comunicação
DANIEL SOARES DUARTECentro de Letras e Comunicação
ELTON LUIZ VERGARA NUNESCentro de Letras e Comunicação
FABIO BORTOLAZZO PINTOCentro de Letras e Comunicação
GIOVANA FERREIRA GONCALVESCentro de Letras e Comunicação
IMGART GRUTZMANNCentro de Letras e Comunicação
JANAINA CARDOSO BRUMCentro de Letras e Comunicação
JOAO LUIS PEREIRA OURIQUECentro de Letras e Comunicação
JOSSEMAR DE MATOS THEISENCentro de Letras e Comunicação
LETICIA FONSECA RICHTHOFEN DE FREITASCentro de Letras e Comunicação
LUCIANA IOST VINHASCentro de Letras e Comunicação
LUCIANE BOTELHO MARTINSCentro de Letras e Comunicação
MARCIA DRESCHCentro de Letras e Comunicação
MIRIAN ROSE BRUM DE PAULACentro de Letras e Comunicação
PATRÍCIA DOS SANTOS SILVEIRACentro de Letras e Comunicação
PAULA BRANCO DE ARAUJO BRAUNERCentro de Letras e Comunicação
PAULA FERNANDA EICK CARDOSOCentro de Letras e Comunicação
TAIS BOPP DA SILVACentro de Letras e Comunicação
TATIANA BOLIVAR LEBEDEFFCentro de Letras e Comunicação
URUGUAY CORTAZZO GONZALEZCentro de Letras e Comunicação

Turmas ofertadas em 2019 / 1

1º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
20000267 - INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS
Horários
ManhãTardeNoite
TER17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
QUI15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M2350
20000075 - LÍNGUA ESPANHOLA I
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
QUA17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M1350
20000265 - LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE I
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
SEX15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M3350
20000266 - PRODUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITURA I
Horários
ManhãTardeNoite
SEG15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M3350
20000166 - TEORIAS E PRÁTICAS DE LEITURA
Horários
ManhãTardeNoite
QUI17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
SEX17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M2350

3º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
20000083 - LÍNGUA ESPANHOLA III
Horários
ManhãTardeNoite
SEG15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M1300
20000263 - LÍNGUA PORTUGUESA: MORFOLOGIA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M2350
20000088 - LINGÜÍSTICA APLICADA AO ENSINO DA L ESPANHOLA I
Horários
ManhãTardeNoite
TER17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
QUI17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M1350
20000201 - LINGÜÍSTICA APLICADA AO ENSINO DA L PORTUGUESA
Horários
ManhãTardeNoite
QUA15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M2350
20000294 - PANORAMA CULTURAL DA LIT. BRASILEIRA II
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
TER15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M2350
20000200 - SOCIOLINGÜÍSTICA
Horários
ManhãTardeNoite
SEX15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M2350

5º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
20000278 - ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA I
Horários
ManhãTardeNoite
SEG15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
SEX17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M2300
20000292 - ENSINO DA LITERATURA
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M2300
20000157 - ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO / LING. ESPANHOLA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
P1300
20000303 - ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO / LING. PORT. E LIT.
Horários
ManhãTardeNoite
QUI17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
P2300
20000285 - LATIM BÁSICO II
Horários
ManhãTardeNoite
TER17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
SEX15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M2300
20000084 - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )
Horários
ManhãTardeNoite
QUA15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
T8220
20000086 - LÍNGUA ESPANHOLA V
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
QUI15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M1300
20000064 - LITERATURAS DE LÍNGUA ESPANHOLA I
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
TER15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1300

7º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
20000052 - ESTÁGIO INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA L. ESPANHOL
Horários
ManhãTardeNoite
QUA15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
P1300
20000090 - LÍNGUA ESPANHOLA VII
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
TER17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M1250
20000066 - LITERATURAS DE LÍNGUA ESPANHOLA III
Horários
ManhãTardeNoite
SEG15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
QUA17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M1300

Optativas

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
20000215 - ESTUDOS DA LITERATURA BRASILEIRA - POESIA
Horários
ManhãTardeNoite
QUA18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
T160
20000215 - ESTUDOS DA LITERATURA BRASILEIRA - POESIA
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T2120
20000188 - LÍNGUA PORTUGUESA: PERSPECTIVA ESTILÍSTICA
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T1110
20000167 - PANORAMA CULT. DAS LIT PORTUGUESA E AFRICANA
Horários
ManhãTardeNoite
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1110
20000270 - PSICOLINGUÍSTICA
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1120
20000280 - TÓPICOS DE LITERATURA BRASILEIRA
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M190
20000280 - TÓPICOS DE LITERATURA BRASILEIRA
Horários
ManhãTardeNoite
QUI18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M260

Alunos Matriculados

Nome Ano de ingresso Semestre de ingresso

Alunos Egressos

Nome Ano de ingresso Ano de conclusão
GABRIELLE DA SILVA FORSTER20042008
JOSIANE TEIXEIRA POZZEDIN20042008
LALINE BROMBILA BLUMENTRITT20042008
MÔNICA FERREIRA CASSANA20052008
PATRÍCIA BERSCH BARBOSA20042008
DICIANE BOTELHO ROCHA20052009
GILCIANE TORRES SANDRINI20042009
JOICE DA SILVA VIEIRA20052009
MANOELA FARIAS AVILA20042009
MARIA INEZ QUEVEDO RIVAS20052009
MICHELE DUARTE ALMEIDA20052009
VIVIAN PEREIRA FIALHO20062009
ADRIANA BARBOZA CARDOSO20072010
CAMILA DA COSTA FONSECA20072010
CÍNTIA VICTORIA DE AZAMBUJA20072010
DÉBORA MEDEIROS DA ROSA AIRES20062010
FABRÍCIA DA CRUZ CZERMAINSKI20072010
FABRÍCIO DA COSTA RODRIGUES20052010
IVONICE MESQUITA SIGALES20072010
JAIRES ANDERSON SOARES PORCIUNCULA20062010
JOSIANE CONRADO PINHO20062010
KELEN AVILA DOS SANTOS20072010
LUANA BORGES EVALDT20072010
LÚCIA MOREIRA PEREIRA20072010
LUZIANE FERNANDES MÜLLER20062010
MÁRCIA DE AVILA EVANGELISTA20072010
MÁRCIO PEREIRA CORRÊA20072010
MONICA IZABEL MACEDO MACHADO20072010
NATÁLIA MEDEIROS OLIVEIRA20062010
RICELI VALADÃO DA SILVA20072010
ROSSITA VERIDIANA DE LIMA LUCATELLI20072010
SIMONE SCHWADE20072010
Valquiria Rosler Zschornack20062010
Aline De Mare Aires20082011
CARLOS ANTÔNIO DA SILVA CAMARGO20082011
DEBORA REGINA DIAS MACEDO20082011
ELISANGELA BRANDÃO SILVA DE MATOS20062011
FERNANDA CRISTINA RUTZ RAATZ20082011
JOSIARA RIBEIRO VINHOLES MACHADO20082011
JULIANA TERRA MOROSINO20082011
SUZANNE BERNEIRA DA SILVEIRA20082011
TEREZINHA ROCHA DA SILVA20052011
VERIDIANA WEINERT20082011
ZILÁ PEREIRA DAS NEVES SENNA20072011
ALINE BIERHALS KONFLANZ20072012
ELIZÂNGELA FISCHER KLUG20092012
EVELIN SOUZA DA SILVA20082012
HELENA CRISTINA WEIRICH20092012
KHIGLER RAMOS CORRÊA20082012
LUANA CENTENA MENDES20072012
MARILEI BORGES MASTRANTONIO20082012
PABLO JUAN ZAFFARONI ELOLA20092012
PAULA DA COSTA CORRÊA CAÑIZARES20102012
PAULA PENTEADO DE DAVID20092012
TIETA AFRA NEITZKE20092012
VALESKA MONTEBLANCO LEAL20092012
ANGELITA CARVALHO DE OLIVEIRA DE FREITAS20092013
BRUNA SANTANA DIAS CAVALHEIRO20102013
ISADORA NUÑEZ DE MATTOS20102013
NATIELE COUTO KOLOSQUE20102013
PAMELA RUTZ DA ROCHA20102013
RUAN ARAMIS DIAS PINTO20102013
SILVANA LUCERO DINEGRI20102013
ADRIANA LOPES DA SILVA20112014
ANA PAULA SANTOS DE OLIVEIRA BATISTA20092014
ANGELA MARIA KOLESNY20112014
CARLA LUCIELE MATOZO AIRES20112014
ELENYR CAVADAS20102014
GRAZIELE SOUZA DA SILVA20082014
JACKELLINE LEITE SILVEIRA20112014
JÉSSICA NUNES DA SILVA20102014
SEILA MARISA DA CUNHA ISLABÃO20092014
MILENA ALVES BORBA20122015
PIERRE MOREIRA DOS SANTOS20092015
SUZANA SCHMECHEL DE AVILA20122015
CLARISSE SAMPAIO RECUERO20112016
DELIANE LEIVAS TAVARES20122016
ERICK ROSA HERNANDES20132016
FERNANDA FERRARI MÜLLER20092016
ISABEL BARCELLOS NUNES20132016
JAQUELINE MOREDA NEVES20112016
JOSIANE GONSALVES PORTO20112016
KEILA DUARTE DOS ANJOS20122016
MAICON PETER BEDUHN20132016
MAURÍCIO BEMUR NUNES DE AZAMBUJA20132016
PATRÍCIA CONCEIÇÃO BOLOGNA SOTO VIEIRA20122016
RODRIGO DE PAULA OLIVEIRA20112016
TEREZINHA CAMPOS DA CRUZ20132016
ANA FLÁVIA RODRIGUES DUARTE20122017
BRUNA AIRES PINTO20132017
DENISE BLANK CORRÊA20132017
EDGARDO PIRIZ MILANO20112017
ELIZANGILA GONÇALVES CAETANO20142017
ISABELA BRITO OLIVEIRA20122017
JESSÉ CARVALHO LEBKUCHEN20142017
MÁRCIA DOS SANTOS SOARES DA ROCHA20142017
NATÁLIA RUTZ20142017
PRISCILA COSTA MACHADO20142017
GISELE OLIVEIRA DIAS20142018

(*) Conceitos de curso:

(**) Vagas e formas de ingresso:

  • A0 - Ampla concorrência;
  • L1 - Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L2 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L5 - Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L6 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L9 - Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L10 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012
  • L13 - Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L14 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)

Localização e contatos

Página gerada em 16/02/2019 01:34:05 (consulta levou 0.648783s)